CNO Junho 2010

6
O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º Ciclo Fernando Namora continua a ser uma porta aberta para os que, sendo maiores de 18 anos e, por qualquer motivo, não concluíram a escolaridade de nível básico ou secundário, querem elevar os seus níveis de qualificação, bem como para todos os que querem melhorar as suas aprendizagens ao longo da vida. Centro Novas Oportunidades (CNO) Nº9/2010 III Sessão Pública de Entrega de Diplomas No dia 14 de Maio realizámos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a III Sessão Pública de Entrega de Diplomas, um momento marcante na vida dos 134 adultos certificados e da equipa técnico- pedagógica. Os convidados a usar da palavra na abertura solene desta cerimó- nia - Dr. Paulo Amaral, Director do CNO, Dra. Luísa Silva, Avaliadora Externa, Dra. Anabela Lemos, Directora da Escola, Dr. Fernando Pita, Presidente da Assembleia Municipal, e Eng. Jorge Bento, Presidente da Câmara, enaltece- ram e felicitaram os adultos presentes pelos sucessos alcançados, salientando a importância da aprendizagem ao longo da vida. Armando Jacob, adulto certificado, testemunhou a experiencia viven- ciada ao longo do processo de RVCC e a vontade de encetar uma nova etapa na sua formação. Margarida Freitas, candidata certificada com o nível secundário, presenteou- nos com um momento de poesia, acompanhado à guitarra pela Profissional de RVC, Maria João Vieira. O Grupo de Cantares de Anobra partilhou connosco os seus saberes musicais, proporcionando um agradável momento de convívio, que culminou com um “porto de honra” oferecido a todos presentes. Agradecemos ao Presidente e à Vice-Presidente da Câmara Municipal de Condeixa por, uma vez mais, colaborarem com o Centro Novas Oportunida- des na organização desta sessão, recebendo-nos no seu magnífico Salão Nobre, cujo simbolismo contribuirá para marcar ainda mais este dia na memó- ria dos nossos adultos. O Blogue do Centro Novas Oportunidades pretende ser um espaço de informação, divulgação e partilha da Iniciativa Novas Oportunidades. Visite o nosso blogue e participe! http://cnofernandonamora.blogspot.com/

description

Folha do CNO Jornal Junho 2010

Transcript of CNO Junho 2010

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º Ciclo Fernando Namora continua a ser uma porta aberta para os que, sendo maiores de 18 anos e, por qualquer motivo, não concluíram a escolaridade de nível básico ou secundário, querem elevar os seus níveis de qualificação, bem como para todos os que querem melhorar as suas aprendizagens ao longo da vida.

Centro Novas Oportunidades

(CNO) Nº9/2010

III Sessão Pública de Entrega de Diplomas

No dia 14 de Maio realizámos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a III Sessão Pública de Entrega de Diplomas, um momento marcante na vida dos 134 adultos certificados e da equipa técnico-pedagógica. Os convidados a usar da palavra na abertura solene desta cerimó-nia - Dr. Paulo Amaral, Director do CNO, Dra. Luísa Silva, Avaliadora Externa, Dra. Anabela Lemos, Directora da Escola, Dr. Fernando Pita, Presidente da Assembleia Municipal, e Eng. Jorge Bento, Presidente da Câmara, enaltece-ram e felicitaram os adultos presentes pelos sucessos alcançados, salientando a importância da aprendizagem ao longo da vida. Armando Jacob, adulto certificado, testemunhou a experiencia viven-ciada ao longo do processo de RVCC e a vontade de encetar uma nova etapa na sua formação. Margarida Freitas, candidata certificada com o nível secundário, presenteou-nos com um momento de poesia, acompanhado à guitarra pela Profissional de RVC, Maria João Vieira. O Grupo de Cantares de Anobra partilhou connosco os seus saberes musicais, proporcionando um agradável momento de convívio, que culminou com um “porto de honra” oferecido a todos presentes. Agradecemos ao Presidente e à Vice-Presidente da Câmara Municipal de Condeixa por, uma vez mais, colaborarem com o Centro Novas Oportunida-des na organização desta sessão, recebendo-nos no seu magnífico Salão Nobre, cujo simbolismo contribuirá para marcar ainda mais este dia na memó-ria dos nossos adultos.

O Blogue do Centro Novas Oportunidades pretende ser um espaço de informação, divulgação e partilha da Iniciativa Novas Oportunidades.

Visite o nosso blogue e participe!

http://cnofernandonamora.blogspot.com/

Página 2 Aprender compensa Aprender compensa Aprender compensa Aprender compensa A todos, os nossos PARABÉNS!A todos, os nossos PARABÉNS!A todos, os nossos PARABÉNS!A todos, os nossos PARABÉNS!

OS NOSSOS CERTIFICADOS

Sessão de Júri - 28 de Abril

NÍVEL SECUNDÁRIO

É pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores,

que se concretizam muitos sonhos e que se conquistam vitórias...

Histórias de Vida ricas de sentido e de significado!

NÍVEL BÁSICO

Sessão de Júri - 26 de Maio

Sessão de Júri - 19 de Abril Sessão de Júri - 6 de Maio

Sessão de Júri - 15 Junho

Aprender compensa Aprender compensa Aprender compensa Aprender compensa

No âmbito da parceria estabelecida entre o nosso Centro Novas Oportunidades e o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), teve início no dia 12 de Abril, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa (Jardim de Infância Pezinhos de Lã) o curso de educação e formação de adultos de dupla certificação, Técnico Administrativo. Este curso destina-se a adultos em situação de desemprego e confere certificação escolar equivalente ao 12º ano e qualificação profissional de nível 3. Concretizamos, assim, mais um dos nossos objectivos que visa o combate ao desemprego e a melhoria dos níveis de qualificação da população do concelho de Condeixa A todos os formandos e formandas que integram o curso, desejamos os melhores sucessos.

O Centro Novas Oportunidades estabeleceu um protocolo de colabora-ção com a COLORISA - Indústria Cerâmica, Lda. com vista à qualificação escolar dos seus colaboradores. Neste âmbito, 11 candidatos estão a desenvol-ver o processo RVCC em regime de itinerância, nas instalações da empresa, sob a orientação da profis-sional de RVC Vera Alfaiate.

Foi, também, estabelecido um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Cernache, no sentido de promover a melhoria dos níveis de qualificação dos seus habitantes, privilegiando o desen-volvimento do processo formativo na sua área de residência. Assim, teve início no dia 9 de Junho a Uni-dade de Formação de Curta Duração (UFCD) na área de TIC - Processador de Texto, para os candida-tos que aguardam o início do processo RVCC de nível básico. No dia 17 de Junho iniciar-se-á a formação modular na área de Língua Estrangeira - Inglês inicia-ção,para os candidatos encaminhados para o processo RVCC de nível secundário. A formação modular certificada desenvolve-se em parceria com a entidade formadora Black Point e decorre nas instalações de Junta de Freguesia de Cernache. A todos os formandos desejamos um percurso formativo bem sucedido.

Protocolos de Colaboração, Itinerâncias e Formação Modular Certificada

Página 3

CURSO EFA -TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Mais Formação Mais Formação Mais Formação Mais Formação

Melhor FuturoMelhor FuturoMelhor FuturoMelhor Futuro

Je m’appelle Francisco Manuel Costa Ramos, je suis né le 14 mai 1963, je suis marié, j’ai trois enfants, j’habi-

te à Belide, je suis portugais et je suis chauffeur routier. Je travaille avec un camion de marchandises. Je fais

des services nationaux et européens. J’adore mon travail parce qu’il me permet de connâitre de nouvelles villes

et d’autres personnes et cultures.

A Unidade de Formação de Curta Duração de Francês que frequento é uma grande oportunidade que tenho para aprender mais um pouco desta língua, já que me é muito necessária nas frequentes viagens que costumo fazer a países de língua oficial francesa, permitindo-me comunicar melhor com as pessoas que falam esta língua. Sabendo mais um pouco de Francês, quando me desloco a países onde se fala esta língua, é-me mais fácil ler jornais e revistas, assim como perceber a informação que é publicada nos painéis das auto-estradas, das zonas industriais e das fábricas onde vou carregar e descarregar. Além de tudo isto, permi-te-me ainda compreender as informações de trânsito, as notícias e a música difundidas pela rádio.

Francisco Ramos (Candidato em processo RVCC-NS)

Aprendizagem ao longo da vida

Página 4

Composição, revisão e processamento de texto/Equipa do CNO

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

Promovida pelo Centro Novas Oportunida-des em parceria com o CECOA e Black-Point está a decorrer, na Escola e na Junta de Freguesia de Cernache, Formação Modu-lar (UFCD) nas áreas de: . Língua Estrangeira Iniciação - Inglês . Língua Estrangeira Iniciação - Francês . TIC - Processador de Texto A partir de Setembro há mais novidades.

Inscreva-se já!

Estão abertas as inscrições no Centro Novas Oportunidades para:

♦ RVCC de Nível Básico

♦ RVCC de Nível Secundário

♦ Cursos EFA de Nível Básico e Secundário

♦ Formação Modular Certificada

♦ Português para Estrangeiros

Telefone - 239 940 200/ 239 940 206

Fax - 239 940 209

E-mail [email protected]

15 de Abril - Dia do Patrono

2ª Mostra de Talentos

Conhecer melhor a vida e a obra do homem que deu o nome à nossa Escola e divulgar e promover a Escola para além dos seus “muros” foram os objectivos das activi-dades levadas a efeito no dia 15 de Abril. O Centro Novas Oportunidades aderiu à iniciativa e transformou o seu espaço numa pequena mostra das suas actividades, a qual foi apreciada pelos visitantes. Toda a equipa foi unânime em considerar que as actividades concretizadas atingiram o seu objec-tivo. A Tertúlia Literária – Fernando Namora, o homem e o escritor foi disso exemplo. Apesar da noite pouco convidativa, devidos às condições meteorológicas, o evento levou à Biblioteca Municipal cerca de 62 participantes (candidatos em processo RVCC dos vários grupos e diferentes itinerâncias, formandos dos cursos EFA e respectivas equipas). José Fanha e a professora bibliotecária, Helena Araújo, cativa-ram a atenção de todos, sendo visível a satisfação pelo momento de partilha enriquecedor da história de vida de cada um dos presentes.

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a Mostra de Talentos a decorrer no átrio da escola de 16 a 23 de Junho.

O nosso bem-haja a todos os adultos que responderam ao nosso desafio e connosco partilharam as sua competências artísticas.

Especialidade da casa

Palavras de:

Almeida Garrett

Álvaro de Campos

Andra Valladares

Camões

Carlos Paião

Cesário Verde

Eça de Queirós

Eugénio de Andrade

Fernando Pessoa

Gilberto Mendonça Teles

Ibel

Jornal de Notícias, 09/02/2000

Mário Quintana

Pablo Neruda

Padre António Vieira

Paulo Alexandre

Paulo Gonzo

Teófilo Braga

Página 5

No próximo dia 24 de Junho, às 20:30h, na Biblioteca Municipal de Condeixa, vai ter lugar mais um encontro com José Fanha.

A leitura dos contos “O Tombo da Lua” do livro Casas do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho e “Uma História de Tanto Amor” do livro A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector, será o ponto de partida para mais um agradável serão à volta das palavras.

No âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+ as actividades sucedem-se.

Deixamos aqui o convite para os próximos eventos

Preço

Apetite

Curiosidade

Imaginação

Disponibilidade

Determinação

Jantar Poético

A realizar no dia 16 de Julho, às

21:00h, no restaurante do átrio da

nossa escola

De Ler e Chorar por Mais

Ementa sugestiva para um momento de

troca de palavras, saberes e emoções,

condimentos necessários a uma boa ali-

mentação do espírito...

A um preço acessível a qualquer bolso!

Inscreva-se no Centro Novas Oportunidades

até ao dia 9 de Julho

Convite

Novas Oportunidades a Ler+

Ler é um prazer

Para os rostos obrigatórios em cada nova oportunidade de reunião, a noite de 15 de Abril foi ocasião para acorre-

rem à Biblioteca Municipal - muitos pela primeira vez -, e para, numa antecipação do protagonismo da palavra dita,

se aventurarem nesse espaço amplo de livros, muitos, palavra escrita à espera de se dar, sempre e generosamen-

te. Como a chuva dessa noite, quase obrigatória dos já muitos serões em que o grupo responde à convocatória do

Centro Novas Oportunidades e da Biblioteca Escolar, e a sua melodia parece indispensável pano de fundo ao mur-

múrio prazenteiro das vozes, ao conforto iluminado da sala onde se (re)inventa a arte.

Sobrepondo-se à cadência das gotas, em reencontro com a terra, a interferência da voz experiente de José Fanha

foi acordando o íntimo, agarrando as atenções, ganhando a noite. Timbrada, desde início segura, apaixonada, feliz.

Trilhando gostosamente os caminhos de cada palavra e entregando-as à avidez curiosa dos muitos que as apete-

ciam. Também ele escritor, também ele poeta, assumiu orgulhosamente a nobre tarefa pedida: a de vir saber, junto

das gentes da terra de Fernando Namora, acerca do conhecimento que têm das letras do (seu) escritor. E todos,

encantados no convívio e na partilha, talvez algo culpados, cada um a seu modo, fomos estabelecendo cá no íntimo

o compromisso do encontro marcado com a leitura.

Assim, nessa noite singular, (re)conhecendo Fernando Namora, com ele recuperámos pedaços de um passado

comum. Celebrar o escritor, o poeta seria suficiente, mas conhecer o homem, o seu rosto, assim, na voz de quem

com ele conviveu, foi pretexto para pensar o real, repensar o que se foi e o que se é, acarinhar o que de indelével a

memória preservou.

O confronto entre o antes e o depois, a constatação da(s) mudança(s), vencendo esse conhecido pessimismo

generalizado, actualizaram as conquistas que Abril iniciou e – claro - também esta, a de progressivamente demo-

cratizar as letras, o conhecimento, bem inestimável a difundir, partilhar, fazer aprender a amar.

Compareceu também outro grande: António Aleixo, poeta popular tão pouco acarinhado e, no entanto, tão inteligen-

te e certeiro na arte de analisar o mundo e de, provocando o sorriso, o riso, à sua maneira, «castigar costumes».

Dos momentos da noite, ficam-nos ainda o rosto da professora bibliotecária, Helena Araújo, os seus olhos brilhan-

tes perante a (in)esperada sala cheia, as suas palavras, a voz quase embargada pelo tom intimista de um passado

contado, de um tempo de vidas que agora se recordam. Comovida ela pela recordação de Fernando Namora, mis-

turada com as memórias dos seus; comovidos todos, comungando essa imensa pena perante a efemeridade da

vida, a tal, que para aqueles que a arte beneficia, antecede a eternidade.

A verdade é que os muitos que ali estiveram, pelo deleite que ao fim da noite estampava os rostos, pelo que ficou

do comentário murmurado após as palavras de Alice Santos, Coordenadora do Centro Novas Oportunidades, a pôr

termo ao encontro, deram por ganha a tertúlia. Essa primeira (promessa de outras futuras), que devolveu Fernando

Namora aos seus, que afastou um pouco o véu do estranhamento e espreitou o prazer e o saber das palavras do

escritor. Esse, o mesmo de quem disse José Fanha ser – para além de grande na arte – uma boa pessoa. Neste

caso, uma pessoa da terra. E que bem que fica orgulharmo-nos dos nossos, saber de cor – pelo coração – palavras

raras de pessoas ímpares, «coisas, pequenas [grandes] coisas» de pessoas boas da nossa terra. Sandra Galante - Formadora de LC/CE

Página 6

Tertúlia Literária - Fernando Namora, o homem e o escritor