A Palavra Maio 2010

8
25 anos do episcopado de Dom Murilo Pág. 3 Vem aí, a festa do padroeiro, de 18 a 20 de junho Foto: J.R. Studios Edição 66 - Maio de 2010 - Distribuição gratuita A Palavra Paróquia São Luís Gonzaga Especial

description

Jornal A Palavra, edicao de maio de 2010, da Paróquia São Luis Gonzaga de Brusque.

Transcript of A Palavra Maio 2010

Page 1: A Palavra Maio 2010

25 anos do episcopado de Dom Murilo

Pág. 3Vem aí, a festa do padroeiro, de 18 a 20 de junhoFo

to: J

.R. S

tudi

os

Edição 66 - Maio de 2010 - Distribuição gratuitaAPalavra

Paróquia São Luís Gonzaga

Especial

Page 2: A Palavra Maio 2010

A Palavra02

Artigo do PárocoPe. Ari João Erthal, scj

Parabéns, Dom Murilo!

Opinião

Editorial

O Papa Bento XVI divul-gou recentemente a men-sagem do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais que ocorrerá no dia 16 de maio e terá como tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: as novas mídias a serviço da Pala-vra”.

O Pontífice convocou toda a Igreja a olhar a rede mundial de computadores com entusiasmo, audácia e exortar os sacerdotes a levar a Palavra de Deus ao grande “continente di-gital”. Ele anima todos os padres, no Ano Sacerdo-tal, a utilizarem as novas tecnologias para anunciar o Evangelho, a Boa-Nova, o Cristo que passou pela cruz e vivo está.

A mensagem não suge-riu incentivar o lado con-sumista com relação às novas tecnologias. Não pe-diu para os padres levarem laptops para os altares, ou utilizarem o PowerPoint nas homilias, a não ser em casos muito especiais, para um público específico.

“Através dos meios mo-dernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios – adquirido já no período de formação – com uma sólida prepara-ção teológica e uma espiri-tualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor”, afirma Bento XVI.

Diante deste apelo do nosso Pastor, vamos nos esforçar para cada vez mais utilizar os meios de comunicação, seja a inter-net, o rádio, a TV, ou a mí-dia impressa, como o nos-so jornal A Palavra, aqui da Paróquia São Luís Gonzaga, para anunciar um caminho de felicidade com Cristo e levar a paz.

É com imensa alegria que dia 28 de abril de 2010, a Paróquia São Luís Gonzaga se dispôs em receber Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, para a celebração litúrgica de sua Festa do Ju-bileu de Prata de Ordenação Episcopal.

Dom Murilo nasceu no dia 19 de setembro de 1943. É atual Arcebispo da Arquidio-cese de Florianópolis. Seus pais são Oscar Gustavo e Olga Teresa de C. Ramos Krieger. Dom Murilo é o sexto filho de uma família de nove.

Dom Murilo e um breve histórico sobre sua trajetó-ria de formação

Concluiu o Ensino Bási-co e Fundamental no Semi-nário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (1956 a 1962).

Após um ano de Novi-ciado, em Jaraguá do Sul, ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Co-ração de Jesus, professando os votos religiosos no dia 2 de fevereiro de 1964. Es-tudou filosofia em Brusque (1964 a 1965) e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Tau-baté (SP) de 1966 a 1969.

A ordenação presbite-ral aconteceu em sete de dezembro de 1969, na Pa-róquia São Luís Gonzaga.

Foi o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP), em 1970. De 1971 a 1973, dedicou-se ao Movimento Shalom, que ajudara a fundar. Fez licen-ciatura em letras português, na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (SP), em 1972.

De 1974 a 1979 foi Reitor do Instituto Teológico S.C.J., de Taubaté. Frequentou vá-rios cursos de espiritualidade, em Universidades Pontifícias de Roma, em 1980. De 1981 a 1985 foi Superior Provincial da Congregação, na Provín-cia Brasileira Meridional.

Em 1985, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Au-xiliar de Florianópolis, sendo ordenado na Paróquia São Luís Gonzaga, em Brusque, no dia 28 de abril daquele ano. Em 1991 é nomeado Bispo de Ponta Grossa, no Paraná. Seu lema para o episcopado é: “Deus cari-tas est” (Deus é Amor – 1Jo 4,16).

Em 1997, o Papa João Paulo II o nomeou Arce-bispo da Arquidiocese de Maringá (PR). Em 2002, tornou-se Arce-bispo da Arquidioce-se de Florianópolis.

E x c e l ê n c i a Reverendíssima Dom Murilo, par-tindo o pão da vida e erguendo

o cálice da salvação, invoca-mos o nome do Senhor, com o coração agradecido pelo dom do ministério episcopal, concedido há 25 anos.

Ergue-se nosso louvor, acompanhado de nossa ação de graças, pois pela unção do Espírito Santo, o Pai constituiu seu Filho Je-sus, Pontífice da nova alian-ça. E, com inefável bondade, escolheu Exmo. e Revmo. Dom Murilo e lhe confiou o sagrado ministério. Cele-brando seu Jubileu de Prata de Episcopado, com o sal-mista, proclamamos jubilo-sos: “Senhor, quero cantar eternamente o vosso amor e vossa fidelidade de geração em geração” (Sl 88, 2). Pa-rabéns!

Horários de Missas

Título: Filme Desafiando GigantesDiretor: Alex KendrickGênero: Drama

Nunca desista, não volte atrás e nem perca a fé. O poder da crença proporciona a habilidade de vencer.

Técnico de futebol americano de uma escola norte-ame-ricana, Grant Taylor (Alex Kendrick) nunca conseguiu levar o time Shiloh Eagles a uma temporada de vitórias. Enfren-tando crises pessoais e profissionais, não desiste do sonho de tornar o time consagrado e notável.

É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé, que ele descobre a força da per-sistência para vencer. Alex Kendrick ultrapassa os limites e testa o público para transmitir perseverança.

Uma mensagem de esperança do começo ao fim. Difícil não chorar, vendo o que Deus pode fazer quando o coração está disponível a Ele!

Dica de Filme

Carol Denardi Matriz de São Luís GonzagaDe segunda-feira a sábado 19hDomingos 7h, 9h, 17h 19hMissa da SaúdeToda 2ª terça-feira do mês 15h30Adoração ao SantíssimoToda quinta-feira 6h30 às 18h30

Com. Nossa Senhora de FátimaSexta-feira 19hSábado 18hDomingo 9hDia 13 de cada mês 19h

Com. Santa Rita1ª sexta-feira do mês 19hSábado 19hDia 22 de cada mês 19h

Com. Cristo Rei1ª sexta-feira de cada mês 19hDomingo 8h30

Com. Nossa Senhora de Lourdes

1ª sexta-feira de cada mês 19h30Sábado 19h30Dia 11 de cada mês 19h30

Com. Nossa Senhora Aparecida

1ª Sexta-feira de cada mês 18hSábado 18h1º Domingo de cada mês 8h30Dia 12 de cada mês 18h

Com. Sagrado Coração de Jesus1ª Sexta-feira de cada mês 19hSábado 19hMissa da Esperança2ª Quarta-feira de cada mês 19h

Com. São João Batista

Sábado 18h

Com. Santo Antônio

Domingo 8h30Dia 13 de cada mês 19h1ª quinta-feira do mês 19h

Com. São José1ª Quinta-feira de cada mês 19hSábado 17h30

Com. Santa PaulinaSábado 19h

44º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Page 3: A Palavra Maio 2010

A Palavra Geral

Por: Anne Marie Christ Foppa

03

Quando Maria oraPensar, orar, agir!!!

Pe. Zezinho, scj

Prepare-se para a grandiosa festa do padroeiroParticipe da tradicio-

nal festa que completa 137 anos em 2010. Es-piritualidade, diversão, comida típica, momentos com a família e amigos. Estão envolvidas nesta edição todas as pastorais e movimentos, além das

De 15 a 17 de junho – Missa Tríduo em prepara-ção à festa, às 19h

18 de junho – Missa às 19h e após polenta com galinha e churrasco

19 de junho – Missa às 19h e após churrasco20 de junho – Missa às 9h, com a participação das

11 comunidades e os festeiros. Após pratos quentes, churrasco e bebidas em geral. À tarde, matinê com música ao vivo.

De 18 a 20 de junho acontece a 137º Festa de São Luís Gonzaga

“Quando o Papa, os bis-pos, os padres, os pastores e os cristãos que cuidam do povo, oram a Deus, eles dizem:

- Concede-nos isso, ó Pai, em nome do teu Filho Jesus.

Quando os santos oram lá no céu, louvando a Deus e intercedendo por nós, os vi-vos, porque, caso você ainda não saiba, no céu se ora, eles dizem:

- Concede a eles esta gra-ça, ó Pai em nome do teu Fi-lho Jesus.

Maria, que é santa e está no céu, também ora por nós e ora mesmo! Se padre e pas-tor podem orar e interceder em nome de Jesus, ela tam-bém pode e o faz melhor do que todos nós juntos, já que de Jesus ela entende mais do que todos nós, somados e multiplicados.

Então, qual a diferença da oração de Maria, a mãe do Cristo e do resto dos san-tos do céu e dos santos e beatos da terra? É que nós dizemos:

- Ouve-nos ó Pai, em

nome do teu Filho Jesus.Ela diz:- Ouve-me ó Pai em nome

do Nosso Filho Jesus.Se isso não faz diferença

para você, lamento ter que dizer que está na religião er-rada, andou lendo a Bíblia errada e ouvindo pregadores errados. No cristianismo que eu conheço, mãe é importante. Ou admiramos e respeitamos a mãe de um filho como Jesus ou ofendemos o Filho. Depois de Jesus, nunca ninguém orou mais bonito do que Maria. O motivo é mais do que óbvio. Ninguém o carregou no ven-tre, nem passou tanto tempo ao lado dele!...”

Maria Imaculada nos aju-da a redescobrir e defender a profundidade das pessoas, pois nela se dá uma perfei-ta transparência da alma no corpo. É a pureza em pessoa, no sentido de que espírito, alma e corpo são nela plena-mente coerentes entre si e com a vontade de Deus.

A Virgem ensina a nos abrir à ação de Deus para ver os demais como Ele os vê: a

partir do coração. E ao vê-los com misericórdia, com amor, ternura infinita, es-pecialmente os mais sós, depreciados, os que sofrem abusos. “Onde se multipli-cou o pecado, transbordou a graça”.

A Paróquia São Luís Gonzaga deseja um feliz e abençoado Dia das Mães para todas àquelas que se doam incondicionalmente, como Maria, para nós, seus filhos!

comunidades. Todos os dias, música

ao vivo e diversas bar-racas com bolos e doces, cachorro quente, pinhão, quentão e roda da fortu-na. O lucro é revertido em benefício da Igreja Matriz.

Em 2009 participaram cerca de 10 mil pesso-as. Venha você também festejar o padroeiro da Paróquia. Confira a pro-gramação:

Pentecostes é a data mais importante para quem se pre-para para a Crisma. É por isso, que a catequese preparou um belíssimo encontro no dia 19 de maio, às 19h, no auditório paroquial, onde o tema será a importância do Espírito Santo em nossas vidas.

O palestrante será Jorge Bonamente, que além de ser uma pessoa extremamente ligada à nossa comunidade, é pai de uma adolescente da Crisma.

Para que o encontro seja ainda melhor, gostaríamos de contar com a presença dos pais para que juntos, em família, possamos pedir que o Espírito Santo aque-ça tudo aquilo que está frio em nós e enriqueça com sua presença santa, nossos ca-tequizandos.

PentecostesPentecostes, do grego pen-

tekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumpri-mento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Desta forma, Cristo continua presente na Igreja.

A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento como uma celebração da co-lheita (Êxodo 23,14), dia de alegria e ação de graças, por-tanto, uma festa agrária. Nes-ta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19,1-16).

No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acor-do com o relato, durante a celebração ouviu-se um ruído “como se soprasse um vento impetuoso”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. A vinda do Espírito sobre os discípu-los manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos escolhidos. O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo.

Vem, Espírito Santo!Catequese da Matriz em preparação para a Solenidade de Pentecostes

Page 4: A Palavra Maio 2010

A Palavra04 Especial

A Igreja Matriz da Paró-quia São Luís Gonzaga, em Brusque, ficou pequena para tantos fiéis e religio-sos, no último dia 28 de abril. Muitas pessoas vie-ram de vários estados bra-sileiros, especialmente das regiões de Santa Catarina, para celebrarem juntos a Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de episco-pado do Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger, scj.

Aproximadamente cem padres, 14 bispos, 25 di-áconos, várias congrega-

ções, comunidades católicas, instituições, movimentos, pastorais, centenas de semi-naristas, empresários, auto-ridades municipais e esta-duais e os fiéis. Uma noite para ficar gravada no cora-ção de todos.

Na procissão de entra-da os bispos, sacerdotes, diáconos e alguns fami-liares de Dom Murilo. Quem abriu a celebração representando os bis-pos catarinenses foi Dom Manoel João Francisco, Vice-Presidente da CNBB

“Sinto-me muito pequeno, diante da imensidão da misericórdia de Deus”Emocionado e agradecido, Dom Murilo presidiu a Missa em ação de graças pelos seus 25 anos de episcopado

(Regional Sul 4) e Bispo de Chapecó, que saudou o aniversariante da noite. “A presença de Dom Murilo é lúcida e discreta. Copiosas bênçãos de Deus é o que lhe desejamos neste dia”, afirmou sobre uma caloro-sa salva de palmas.

“Votos de muito obri-gado e de saúde física e espiritual”, disse o Bispo Emérito de Florianópolis, Dom Vito Schlickmann.

O Coral Santa Cecília, da Catedral Metropolitana, conferiu um brilho todo

especial na celebração, ao cantar o lema episcopal de Dom Murilo, “Deus é amor”.

Dom Murilo presidiu a homilia e deu a comunhão para seus familiares. Em seguida, o coordenador Pastoral da Arquidiocese, Pe. Vitor Galdino Feller, agradeceu o apoio do Ar-cebispo nos mais diversos trabalhos pastorais e de evangelização, no mesmo instante em que crianças entregavam flores ao ho-menageado.

Após a Missa, todos fo-ram recepcionar o Arce-bispo no salão paroquial da Paróquia e puderam saborear um delicioso coquetel. “Hoje me sinto muito pequeno, diante da imensidão da misericórdia de Deus. Sou grato a Ele. Senhor, obrigado, e que sua bênção continue sobre mim”, disse emocionado Dom Murilo, na entrevis-ta para o Jornal A Palavra, momentos antes da Missa.

A Arquidiocese de Florianópolis deseja

ao Arcebis-po Metropo-litano, muita saúde e felici-dades! Que Deus o abençoe sempre mais. Obrigado por tudo, Dom Murilo!

Foto

s: J.

R. S

tudi

os

Page 5: A Palavra Maio 2010

A Palavra 05Especial

Maria do Carmo R. Krieger - irmã de Dom Murilo“Das agradáveis lembranças que tenho, uma das que conside-

ro mais significativas é que Murilo escreveu em todos os aniver-sários, uma mensagem de alegria e de saudação. Os nascimentos dos filhos, batizados, Crisma, Primeira Comunhão, em tudo, ele sempre estava presente, apesar da distância. Murilo adora os sobrinhos. É pontual no cumprimento de suas obrigações. É um irmão carinhoso, presente e bem família”.

Maria Teresinha R. Krieger Merico – irmã mais velha de Dom Murilo

“É uma emoção muito grande. Sinto saudades do papai e da mamãe, que estariam muito felizes com este momento, se aqui estivessem. O Murilo vive para a Igreja, com dedicação total para anunciar o Evangelho. Ele se sente um apóstolo. Há 25 anos foi ordenado no dia do Bom Pastor e, desde então, conduz as ovelhas com carinho. Hoje estamos aqui, cinco irmãos, além dos sobri-nhos e todos muito emocionados”.

Pe. Ari João Erthal, scj, pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, de Brusque“Tudo foi possível com a autorização e permissão de Dom Murilo. O projeto de adequação litúrgica da Matriz

mexeu com a questão afetiva da Paróquia. É uma proposta que vem lá do Concílio Vaticano II, desde 1964. É um casamento perfeito para este dia: a reabertura da Igreja e o Jubileu de Prata do nosso arcebispo. É uma honra, entre tantas Igrejas e Paróquias da Arquidiocese, Dom Murilo ter escolhido a nossa, para este momento tão único na sua vida doada. Obrigado, Dom Murilo Krieger por tudo”.

Depoimentos

Dom Eusébio Oscar Scheid, Cardeal-Arce-bispo do Rio de Janeiro

“Murilo foi meu primei-ro aluno, quando lecionei teologia em Taubaté (SP). Ele sempre foi aberto e disponível. Sou amigo da família. Como padre e bispo, ele só tem páginas iluminadas. Teologica-mente muito centrado, característica dos padres deonianos”.

Dom Sérgio Braschi, Bispo de Ponta Grossa (PR)

“Dom Murilo foi bispo de Ponta Grossa em 1991. Fui sucessor dele. Eu era bispo au-xiliar em Curitiba e secretário do Regional Sul 2. E Murilo era o presidente dos bispos do Paraná – Sul 2. Hoje, vim com alguns padres lá do Para-ná para estes 25 anos. Tenho uma profunda admiração por ele, que também é muito que-rido pelo povo de lá”.

Maria de Lourdes Locks

Page 6: A Palavra Maio 2010

A Palavra06 Comunidades

A festa na comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Jardim Maluche, co-meçou no dia 5 de maio, com a Missa Tríduo e se-guiu até sexta-feira, dia 07, onde foi servida uma

De 13 a 21 de maio acontece a Missa com no-vena em honra a Santa Rita de Cássia, às 19h. Os nove-neiros diários são repre-sentantes de cada uma das 11 comunidades da Matriz São Luís Gonzaga. No últi-mo dia da Missa com no-vena, 21, será servida uma deliciosa polenta com gali-nha, churrasco e terá ain-

A festa em honra a Nossa Senhora Aparecida começa neste sábado, 08, com Missa às 18h, na comunidade do bairro Steffen. Após saboro-so churrasco, roda da fortuna e música ao vivo.

No domingo, a Missa será às 09h30, com a presença dos

A tradicional Festa de Santo Antônio que acontece há 25 anos será no dia 13 de junho. Inicia às 10h com a Missa, após churrasco e roda da fortuna, com músi-ca ao vivo.

Uma Ação Entre Amigos já está sendo vendida, ao preço de dois reais, onde os seguintes prêmios serão sorteados no dia da festa, a partir das 19h:1°Prêmio – Uma Moto CG Ti-tan 150C2°Prêmio – Uma TV de 42’’3°Prêmio – Um computador4°Prêmio – Um microondas5°Prêmio – Um forno elétrico6°Prêmio – Um aparelho de DVD7°Prêmio – Uma bicicleta8°Prêmio – Uma bicicleta

Breve históricoA comunidade Santo An-

tônio teve início em 1976, através da iniciativa de al-guns moradores e com o aval do então vigário, Pe. Henrique Boeing.

As reuniões e celebra-ções aconteciam em casas particulares (na maioria das vezes, embaixo de uma figueira) e na Escola Isola-da Municipal Rotary Club Volta Grande.

Com a construção da nova escola municipal, a diretoria da capela solici-tou junto ao prefeito, na

13 de maio: Nossa Senhora de FátimaComunidade em festa para honrar a padroeira

deliciosa polenta com ga-linha, acompanhada de música ao vivo.

No sábado, 08, Missa com os festeiros às 18h. Em seguida, roda de prê-mios, música ao vivo, chur-

rasco e cachorro quente. Segundo Osnildo Maça-

neiro, vice-presidente do CPC, o lucro será em be-nefício do novo forro da Igreja e a pintura. São es-peradas em torno de oito

Gruta de Nossa Senhora de Fátima construída recentemente junto à Igreja

mil pessoas. A festa em honra a pa-

droeira é realizada há mais de 30 anos na comu-nidade, sempre no domin-go que antecede ao Dia das Mães.

A Igreja de Nossa Se-nhora de Fátima foi criada em 1974. Em 2007 passou por reformas. Hoje tem uma capela para adoração ao Santíssimo Sacramen-to, uma gruta e oito apa-relhos de ar condicionado. No fundo do altar, um pai-nel do Cristo Pantocrator e 541 lugares para sentar. A cozinha do salão comuni-tário também passou por melhorias.

Aparição de Nossa Se-nhora de Fátima

Em 1917, três humildes crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, filhos de famílias

da, roda da fortuna e bazar de prêmios.

A festa prossegue no dia 22, sábado, com Santa Mis-sa às 18h seguido dos fes-tejos e deliciosas comidas.

A festa em honra à pa-droeira é realizada há cer-ca de 40 anos. Começou na rua e depois no galpão, até ser construído o atual salão comunitário. Com o lucro

Dia 13 de junho, festa de Santo Antônio

época Alexandre Merico, o antigo prédio escolar para construir o galpão para a comunidade, em terreno doado pela Metalúrgica Zen, onde fica a capela. Es-teve presente para a confir-mação do terreno, o então Arcebispo Metropolitano, Dom Afonso Niehus.

Uma curiosidade deste período foi a escolha do padroeiro. Alguns mem-bros da diretoria e cola-boradores tinham São Ju-das Tadeu, até foi doado uma imagem do mesmo que ainda está guardada na capela. Do outro lado, as promessas a Santo An-tônio (a diretoria contava com três membros chamados “An-tônio”) e a sim-patia de outros colaboradores, que acabaram vencendo a pre-ferência pelo p a d r o e i r o atual.

D u r a n t e anos no gal-pão foram realizadas c e l e b r a -ções, fes-tas e em anexo funcionava uma cancha de bo-cha, construída pela comunidade e aluga-

da a terceiros, para gerar uma renda a capela. Em novembro de 1989, con-forme ordem do Arcebispo da época foi proibido este tipo de estabelecimento comercial em terrenos da Mitra. Neste mesmo perío-do iniciou-se a construção da capela atual.

Atualmente, a comuni-dade Santo Antônio tem uma média de 100 famí-lias. No local há também um Centro Catequético e uma área para festas e eventos em geral.

Andrea Lucia Schlindweida Silva

desta festa serão adquiri-dos novos bancos, clima-tização da Igreja e compra de um aparelho data show.

A data comemorativa em honra à Santa Rita de Cás-sia ou também conhecida como a Santa dos Impossí-veis é 22 de maio, o dia que ela nasceu, no ano de 1381, em Rocca Porena, próximo à Cássia, na Itália.

Venha para a festa na Comunidade Santa Rita

pobres, simples e católi-cas, começaram a receber a visita de Nossa Senhora, em Portugal.

Ela pede que os peque-nos rezem o terço inteiri-nho e que venham àquele mesmo local todo dia 13 de cada mês. O encontro acontece pelos sete meses seguintes.

As crianças mudam radicalmente. Passam a rezar e a fazer sacrifícios diários. Logo, uma multi-

dão começa a acompanhar o encontro das crianças com Nossa Senhora.

As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, con-versão, fé e previsões para o futuro.

Poucos anos depois, os primos Francisco e Jacinta morreram. Lúcia tornou-se religiosa e permaneceu sem contato com o mundo por anos.

Festa na comunidade de Aparecidafesteiros. Ao meio-dia, almo-ço com cozinha completa. À tarde, matinê com música ao vivo e sorteio de 10 prêmios de R$ 150 entre os festeiros. Às 18h é a vez do sorteio dos 10 prêmios da Ação entre Amigos, que foi vendida an-tecipadamente.

A comunidade promove a festa há 28 anos e o lucro des-ta edição está destinado para a continuidade das obras da Igreja e a nova cozinha.

Aproximadamente oito mil famílias fazem parte da comunidade, que existe há 32 anos.

Page 7: A Palavra Maio 2010

A Palavra Evangelização 07

Catequistas mais preparadas para a missãoRetiro renova forças e resgata a importância da formação e oração diárias

Aconteceu de 23 a 25 de abril, o retiro de cate-quistas, na Casa Pe. Dehon. Estiveram presentes 86 ca-tequistas da Paróquia São Luís Gonzaga e das comuni-dades.

O pregador, Pe. Cláudio Zimermam, da Paróquia de Camboriu, fez uma reflexão

sobre a obediência à Igreja e a caminhada de fé. Mos-trou que para ser discípulo missionário de Jesus Cris-to precisa-se diariamente reservar um tempo para a oração e uma profunda in-timidade com a Palavra de Deus. Estudar os documen-tos da Igreja é essencial.

Para Eva Fonseca, esse retiro foi uma graça muito grande. “Estou com uma paz interior inexplicável”, afirma a catequista. Luiza Lijra disse que estava mui-to ansiosa para que o reti-ro acontece-se, porque ele fortalece a caminhada de todos.

Este retiro de catequistas foi além do esperado. A nos-sa gratidão a Deus por tudo. Agradeço a Sandra e a Irene pela ajuda. E ao pároco, Pe. Ari, pelo apoio e a confiança a mim depositada.

Adelir R. Kohler – Coord. Paroquial da catequese

Carta de agradecimento do Pároco

No dia 3 de abril foi sorteado o veículo Ford Ká, prêmio da Ação Entre Amigos que a Paróquia São Luís Gonzaga promoveu, para custear as Adequa-ções Litúrgicas da Matriz.

O grande sorteado foi o jovem de Brusque, Gabriel Ristow Cavalca, compra-dor do número 598. As 200 cartelas da Ação En-tre Amigos só puderam ser vendidas, graças à colabo-ração de toda a população de Brusque e dos empresá-rios. Abaixo, você acompa-nha na íntegra, a carta de agradecimento do pároco, Pe. Ari João Erthal, scj.

“Eu, Pe. Ari Erthal, pá-roco da Paróquia São Luís Gonzaga, quero agradecer a você que adquiriu uma ou mais cartelas da Ação En-tre Amigos. O número sor-teado foi 598. O ganhador é Gabriel Ristow Cavalca.

Você empresário, mem-bro de alguma pastoral ou movimento da Paróquia, brusquense ou da região. Você, que simpatizou com esse projeto e acreditou na execução deste trabalho, venho manifestar meus sentimentos de gratidão, carinho e bênção.

E dizer que nossa Igreja Matriz, esse belíssimo tem-plo de arquitetura moder-

na, recebeu o maior arqui-teto de arte sacra do Brasil, Cláudio Pastro. Gostaria que os demais brusquenses aprendessem a valorizar a Casa de Deus, como você que adquiriu uma cartela, que custou sacrifício e re-núncia, para deixar a Casa do Senhor ainda mais bela e solene. Como diz Madre Teresa de Calcutá: ‘para Deus precisamos dar o me-lhor altar, o melhor ambão e o melhor sacrário’.

Deus abençoe, guarde, conceda saúde, paz, pros-peridade e muita alegria ao longo deste ano de 2010!

Grande abraço!”

Favor deixe a Liturgia falar...

Catequistas abastecidos, para levar o Cristo Ressuscitado às crianças e adolescentes da Paróquia

Pároco Pe. Ari entrega as chaves do Ford Ká para o ganhador da Ação Entre Amigos, Gabriel R. Cavalca

Com o lema “Vocês são testemunhas dessas coisas” (Lc 24,48), é celebrado, de 16 a 23 de maio, em todas as congregações e paró-quias que fazem parte do Conselho Nacional de Igre-jas Cristãs do Brasil (CO-NIC), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc).

Esta Semana de Ora-ção 2010 é marcada pelo centenário da Conferência Missionária de Edimburgo, marco inicial do movimento ecumênico contemporâneo. Tinha como objetivo princi-pal ajudar os missionários

Recentemente fui con-vidado a falar sobre Li-turgia. Preparei diversas matérias, a cada semana vinha uma idéia. Pergun-tas sobre as razões da vida litúrgica nas comu-nidades e o por quê das diferentes manifestações, suscitaram inúmeras re-flexões.

Outras pessoas talvez gostassem de saber por que nossas celebrações, muitas vezes, chegam a ser entediantes. Como vou dizer para aquelas pesso-as que é necessário em primeiro lugar aprender a celebrar a liturgia de uma forma diferente, esquecer os porquês. Partir para a

compreensão do que cha-mamos de celebração.

Mas o Espírito Santo me iluminou e veio o tema: Deixe a Liturgia falar. Mas o que é mesmo celebrar? É tornar célebre um acon-tecimento, uma festa, um bom diálogo, uma ação que praticamos, a vida em sua plenitude, cheia de emoções e alegrias.

Quando celebramos a Santa Missa, fazemos me-mória da Páscoa do Se-nhor, recordamos aquele ato que Ele fez, “tomai e comei”. Mas antes de tudo é preciso conhecer, saber toda a simbologia falan-do por si. São os símbolos que nos deixam presos

com nossos pensamentos, temos que estar atentos a tudo.

É preciso voltar ao Concilio Vaticano II, que nos conclama a celebrar a Liturgia de uma forma consciente, ativa e plena (SC14).

Porque todas as vezes que tentamos humanizar a liturgia, nós a destru-ímos e a deformamos. A Liturgia é Divina, é Mis-tério. Portanto, jovens e adultos, pastorais e movi-mentos, enfim, todos nós: deixemos a Liturgia falar!

Osnildo Maçaneiro – Pastoral Litúrgica da Com.

Nossa Sra. de Fátima

a construir um espírito co-mum e coordenar seu traba-lho. Foi assim que surgiu a primeira Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em Edimburgo, Escócia, em 1910.

Durante os dias 16 a 23 de maio, os cristãos de todo o mundo escutarão juntos a promessa e o encargo que fazem parte das palavras fi-nais de Cristo, antes de sua Ascensão: “Vós sois teste-munhas de todas as coisas”. Serão oito dias que os cris-tãos vão promover a unida-de, através de encontros de oração, partilha e reflexão.

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

De 13 a 16 de maio, a Capital Federal vai se-diar mais uma edição do Congresso Eucarístico Nacional, que este ano terá como tema “Euca-ristia, pão da unidade dos discípulos missio-nários” e por lema, “Fica conosco, Senhor!” (cf Lc 24,29).

Na programação, ado-ração Eucarística, Mis-sas dos bispos em todas as Paróquias do Distrito Federal, Simpósios Te-ológico e de Bioética, Primeira Comunhão de mil crianças, procissão

e vigília. Ainda terá Missa especial para a juventude, feira católica e exposição artística.

Para esta festa, toda a Igreja é convocada. A XVI edição do Congresso Euca-rístico deverá contar com a presença de cardeais, bis-pos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanen-tes, membros de institutos de vida consa-grada, leigos e r e p r e -

sentantes de todas as dioceses do país.

Monte sua caravana, ainda dá tempo e vá até Brasília viver mais este momento importante da fé católica, o Dom da Sa-grada Eucaristia.

XVI Congresso Eucarístico Nacional

Page 8: A Palavra Maio 2010

APalavra

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

Um novo espaço litúrgico-celebrativo

Na ocasião da Missa dos 25 anos de episcopa-do de Dom Murilo, todo o povo que compareceu pode admirar a beleza do novo espaço litúrgico-ce-lebrativo da Igreja Matriz. As obras foram feitas pelo arquiteto Cláudio Pastro, indicado pelo Arcebispo. “É uma alegria receber todos os irmãos religiosos e o povo da Arquidiocese, neste casamento perfeito,

que é a reabertura da Matriz com as adequações litúrgi-cas e o Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal”, afir-mou o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, de Brus-que, Pe. Ari João Erthal, scj.

Dom Murilo foi o pri-meiro a sentar-se na sedia (cadeira do celebrante). Já alguns bispos inauguraram as sedilhas e os leitores o ambão. Tudo feito em grani-to cinza, o mesmo do altar e

confeccionados por Manoel Bittencourt, o Maneca da Pedra e o filho Lindomar. As bases das imagens de Nossa Senhora e de São Luís tam-bém foram colocadas, à di-reita do altar.

O sacrário, com três me-tros de altura, está localiza-do à esquerda. Nas laterais, dois painéis em azulejo e ao fundo, o Cristo Pantocrator, com seis metros de altura.

A readequação segue a

proposta do Concílio Vatica-no II e só foi possível graças à colaboração de toda comu-nidade brusquense e o apoio incondicional do Arcebispo.

“Agradeço novamente a to-dos que participam da Paró-quia São Luís Gonzaga e ao povo de Brusque, que nos ajudaram nos custos das

obras da Matriz. Ao nosso Arcebispo, obrigado pela confiança”, disse Pe. Ari. A dedicação da Igreja será no dia 30 de setembro.

Foto

s: J.

R. S

tudi

osFo

tos:

J. R

. Stu

dios

Foto

s: J.

R. S

tudi

os