A profissão do Social Media

29
“A PROFISSÃO SOCIAL MEDIA” Por @AlinneFernandes Planner e Analista de Redes e Mídias Sociais

description

O quê um profissional precisa para atuar nessa área? Dificuldades do mercado, alguns cases, etc.

Transcript of A profissão do Social Media

Page 1: A profissão do Social Media

“A PROFISSÃO SOCIAL MEDIA”

Por @AlinneFernandesPlanner e Analista de Redes e Mídias Sociais

Page 2: A profissão do Social Media

Um mercado em ascensão

Page 3: A profissão do Social Media

O perfil do #SocialMedia

Você tem esse perfil?

Page 4: A profissão do Social Media

As opiniões dos especialistas

“Um analista de mídias acima de tudo, deve gostar das pessoas e procurar entender o comportamento delas.Com esses atributos ele consegue identificar as necessidades e fornecer estímulos para suprí-las.” @DanilaDourado - Gerente de monitoramento e análise da @PaperCliQ (BA).

“O social media deve ter conhecimentos sobre marketing e não simplesmente propaganda. Existe uma diferença bem grande entre as duas áreas e isso se torna cada vez mais evidente nesse trabalho.”“Não basta só saber como utilizar as ferramentas, isso qualquer pessoa consegue. O segredo está no relacionamento e nas estratégias.”  @srchico - Diretor da Social Tag, Midiaboom e Café com Blogueiro (SP).

Page 5: A profissão do Social Media

Opiniões dos especialistas

“Um Social Media precisa ser #Redator #Criativo #Dinâmico #Interativo #Simpatico ter conhecimento sobre gestão de crise 2.0, saber gerenciar, ser #Estrategico #Habil #Analitico e ter conhecimento técnico de comunicação e marketing.”

@AndreTelles - Escritor, CEO da Mentes Digitais e Blogueiro #Hashtag (SE/SP)

"Ser social media nesse país é um desafio. É uma batalha entre vencer o preconceito de quem acha que você "passa o dia na Internet" e a desconfiança do mercado que ainda não está totalmente aberto para esse tipo de trabalho.” @Pollibud – Social Media da Balaio Ideias Digitais (RN).

Page 6: A profissão do Social Media

Áreas em que um #SocialMedia pode atuar

Produção de conteúdo (redator criativo + Domínio da língua ).

Criação de Campanhas (dinâmico, criativo, proativo, estratégico e objetivo).

Relacionamento e Seeding (interativo, simpático e conhecimentos relacionados a gestão de crise 2.0).

Planejamento e Gestão (estratégico + visão holística). Monitoramento, Mensuração e Análise (hábil, analítico,

conhecimento técnico e ótima capacidade de comunicação).

Page 7: A profissão do Social Media

Opiniões dos especialistas

“Além de exigir um vasto conhecimento acerca de muitas outras redes e de comunicação digital, é preciso conhecer também um pouco de marketing, antropologia, sobretudo o de relacionamento e também a parte de métricas, afinal, tudo na internet é mensurável.” @Eloy_Vieira – Social Media da Mentes Digitais (SE).

“Ser pró-ativo é o primeiro requisito para quem trabalha com mídias sociais. Ter alguma bagagem cultural para não falar bobagem é marketing digital em estado bruto.” @stellag19 - Jornalista, professora universitáriA (RN)

Page 8: A profissão do Social Media

Opiniões dos especialistas

"Um profissional das mídias sociais, mais do que entender de comunicação e de tecnologia, precisa interpretar como pensa o público-alvo de seu cliente e de que forma ele pode ser atingido.“ @_brunoliveira - Diretor da Wiib - Inteligência Competitiva (RN).

“Fazer com que o público se interesse e interaja e compartilhe com a marca são desafios para um Social Media.” @amandacardoso - Analista de mídias da Agência Iris e do Blog Ponto Marketing (PE).

Page 9: A profissão do Social Media

E o mercado Nacional?

“Na primeira previsão sobre investimento publicitário do ano de 2011, a internet já desponta como preferida. De acordo com a Zenith Optimedia, os gastos gerais com anúncios vão crescer 4,5% - o dobro do ano passado - e isso só será possível graças ao destaque da web” (Fonte: Adnews).

Page 10: A profissão do Social Media

E o mercado local?

Apesar de ser uma febre, as redes e mídias sociais (aqui no RN) nem sempre dão o retorno que as agências esperam. Isso as vezes desanima o empresário.

As agências ainda não sabem cobrar. O cliente impõe o preço e o trabalho (que é grande) acaba dando prejuízo.

Os salários aqui ainda são bem inferiores em relação ao mercado nacional.

Poucas agências possuem estrutura e equipe para oferecer o serviço de marketing digital.

Esse mito de que as ações feitas na Internet saem quase de graça tem que acabar.

Page 11: A profissão do Social Media

Opiniões dos especialistas

“Para que as mídias sociais possam de fato ter um destaque maior aqui no RN, elas devem ser vistas como uma mídia efetiva, e não uma mídia "para completar o orçamento do cliente“@hmdantas - Blogueiro do

Comunicadores (RN).

“É preciso ter cuidado porque esse mercado ainda está em expansão. Em muitos lugares do nordeste um analista de mídias sociais ganha entre R$ 600 e R$ 3.000, o que irá fazer ele ganhar mais ou menos é basicamente a experiência.”

@DanilaDourado - Gerente de monitoramento e análise da @PaperCliQ (BA)

Page 12: A profissão do Social Media

Opiniões dos especialistas

“O mercado está “acordando”, muitas agências tradicionais não tem setor digital, preferem terceirizar. E muitas agências digitais ainda não sabem fazer o diferencial nas redes.” @amandacardoso - Analista de mídias da Agência

Iris e do Blog Ponto Marketing (PE).

“Como é tudo muito novo e não é possível mesurar o retorno em vendas (são raras as exceções), é complicado fazer o cliente entender que existe o trabalho fundamentado e o feito sem

nenhuma estratégia. Eles só percebem isso quando vêem os relatórios com os resultados, ao fim de cada ação.”- @alinnefernandes – Consultora de Marketing Digital (RN)

Page 13: A profissão do Social Media

Oportunidades para os profissionais de marketing digital 94% dos internautas fazem compras online no Brasil

(ComScore). Consumidores acessam a internet três vezes em média para

pesquisar o produto que pretendem comprar (McKinsey). Na nova classe média digital na América Latina, 33% das

mulheres preferem internet à TV (Razorfish/Terra). 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes

sociais (Ibope Mídia) para divulgar seus produtos e serviços. Para 25% dos usuários, redes sociais ajudam na decisão de

compra (Ibope Mídia).  Mesmo que as empresas não estejam nas redes e mídias

sociais, os internautas estão falando BEM e MAL delas por lá.

Page 14: A profissão do Social Media

A Internet é um novo nicho de relacionamento entre a marca e o consumidor (onde fica o social media nessa história?)

Se você vai representar uma marca e conseqüentemente uma empresa em um canal, é necessário que você a conheça muito bem.

Relaciona-se com os colaboradores dessa empresa e estar em contato direto com os assessores de comunicação e mkt também são de vital importância.

Nunca responda a um questionamento sem antes se certificar (com um responsável pela empresa) de que a resposta representa o ponto de vista da empresa.

Qualquer que seja a crítica recebida por meio das redes e mídias sociais deve ser analisada e discutida com a equipe de comunicação da empresa para, só então se posicionar a respeito.

Lembrem-se o social media é apenas um canal de informação entre o público e a empresa.

Page 15: A profissão do Social Media

A pressão do trabalho

O segredo está no planejamento e na pro atividade. Quando estiver criando, coloque-se no lugar dos

clientes, mas também no lugar dos chatos de plantão... Você vai ser criticado. Quando acontecer, se pergunte

se tem fundamento. Se tiver corrija o que está errado e se não tiver IGNORE.

Geralmente, os mais engajados em uma ação se frustram quando não ganham. Esteja preparado para o bombardeio e mostre a transparência da ação desde o

regulamento. Se a empresa tiver falha no atendimento, produtos ou

serviços, elas podem refletir nas redes sociais. Uma crise de imagem pode pintar. Esteja preparado.

Page 16: A profissão do Social Media

Opiniões dos profissionais

“Em uma crise de imagem 2.0 o social media deve atuar como vetor para a solução ou diminuição da CRISE! Procurando entender o que houve e traçando um plano de ação baseado no guia de uso da empresa. Nào perdendo o "timing" e sendo verdadeiro!” @Fredalecrim - Palestrante da Ponto de Referência (RN).

“Sabemos que qualquer deslize ou omissão pode levar a marca a um #FAIL.” @amandacardoso Analista de mídias da Agência Iris e do Blog Ponto Marketing (PE).

"A melhor ferramenta do social media é o relacionamento. Saber a hora de falar, o que dizer, manter contato com as pessoas.. o relacionamento é o verdadeiro trabalho."

@Tiago_Nogueira Blogueiro do webdiálogos (AL).

Page 17: A profissão do Social Media

Opiniões dos profissionais

“Muitas vezes existe uma hierarquia na empresa, e por mais que o social media queira se posicionar diante de uma crise e até elaborar uma estratégia para revertê-la, não é possível. Ele também é criticado por isso.” @alinnefernandes – Consultora de Mkt digital (RN).

“E como qualquer profissão, nem tudo são flores. Você precisa estar #foreveronline pra resolver todo e qualquer problema que aparecer, até porque qualquer #fail seu pode reverberar muito fortemente nas mídias sociais e isso é algo que você não quer que aconteça” @annekarolines - Planejamento Estratégico em Mídias Sociais e Facebook Girl da @mentesdigitais.(SE)

Page 18: A profissão do Social Media

A diferença entre Mkt Digital e promoções no Twitter

Marketing digital compreende todas as estratégias utilizadas para promover uma marca na Internet. Ou seja, em todos os canais da rede, independente do dispositivo utilizado (pelo

internauta) para a navegação.

“Ações em Redes Sociais são legais, mas quando elas não pensam o negócio do cliente, não trazem um benefício ao anunciante, são ações para fazer barulho em sites voltados ao mercado publicitário. Ações em redes devem ter objetivo, foco e trazer retornos.” @plannefelipe Especialista em Planejamento estratégico digital (SP)

Page 19: A profissão do Social Media

Quanto engajamento se consegue com um “RT”?

Page 20: A profissão do Social Media

Quanta emoção, com relação a uma marca, um “RT” pode causar?

Page 21: A profissão do Social Media

É esse o objetivo da sua ação?

Durante Depois

Page 22: A profissão do Social Media

Qual a receita para ser um bom profissional?

Faça o diagnóstico. Identifique as necessidades. Trace uma meta. Desenvolva estratégias para atingi-las. Inove para manter a audiência. Use e abuse de todos os canais. Mensure. Aprenda com seus erros. Estude, se atualize diariamente, mude de opinião,

conheça coisas novas, pense como consumidor.

Page 23: A profissão do Social Media

Cases

#NoForumComAFARN

Page 24: A profissão do Social Media

Cases

“Bata um bolão com a Botton”

Page 25: A profissão do Social Media

“Bata um bolão com a Botton”

Page 26: A profissão do Social Media

Cases

“Qual o Aroma do Natal?”

Page 27: A profissão do Social Media

Cases

#MilEmocoesHarabello

Page 28: A profissão do Social Media

#MilEmocoesHarabello

Page 29: A profissão do Social Media

Agradecimentos

Agradeço a vocês, que vieram discutir conosco todas as transformações desse mercado em constante transição.

Agradeço também a todos os profissionais que contribuíram para enriquecer o conteúdo dessa apresentação.

www.alinnefernandes.com.br