A Redação Nos Vestibulares - Critérios de Correção

5
Na correção da redação, serão examinados três aspectos (Tipo de texto e abordagem do tema, Estrutura e Expressão), sendo que a cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos. 1- TIPO DE TEXTO E ABORDAGEM DO TEMA Considera-se aqui se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto . É fundamental, na elaboração do texto dissertativo solicitado, que o candidato demonstre a habilidade de ler e articular adequadamente os textos da coletânea para abordar o tema. A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema serão tomadas como pressupostos inquestionáveis para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero. No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do candidato, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam. 2- ESTRUTURA Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e de coerência das idéias. Maior ou menor coerência reflete a capacidade do candidato em relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, a habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Serão considerados aspectos negativos a cópia de trechos da coletânea , ou a simples paráfrase , bem como a presença de contradições entre frases ou parágrafos, a falta de encadeamento das idéias , a circularidade ou quebra de progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto. Serão tidos também como fatos negativos referentes à coesão, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras e expressões, bem como o uso inadequado de conectivos . 3- EXPRESSÃO Consideram-se nesse item o domínio do padrão culto escrito da língua e a clareza na expressão das idéias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês ou frases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos são ocorrências, em princípio, negativas. Espera-se que o candidato revele competência em expor com precisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado e demonstre capacidade de escolher e usar expressivamente o vocabulário . 1

description

teoria

Transcript of A Redação Nos Vestibulares - Critérios de Correção

Page 1: A Redação Nos Vestibulares - Critérios de Correção

Na correção da redação, serão examinados três aspectos (Tipo de texto e abordagem do tema, Estrutura e Expressão), sendo que a cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos.

1- TIPO DE TEXTO E ABORDAGEM DO TEMA

Considera-se aqui se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto. É fundamental, na elaboração do texto dissertativo solicitado, que o candidato demonstre a habilidade de ler e articular adequadamente os textos da coletânea para abordar o tema. A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema serão tomadas como pressupostos inquestionáveis para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero.No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do candidato, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam.

2- ESTRUTURA

Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e de coerência das idéias. Maior ou menor coerência reflete a capacidade do candidato em relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, a habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Serão considerados aspectos negativos a cópia de trechos da coletânea, ou a simples paráfrase, bem como a presença de contradições entre frases ou parágrafos, a falta de encadeamento das idéias, a circularidade ou quebra de progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto. Serão tidos também como fatos negativos referentes à coesão, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras e expressões, bem como o uso inadequado de conectivos.

3- EXPRESSÃO

Consideram-se nesse item o domínio do padrão culto escrito da língua e a clareza na expressão das idéias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês ou frases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos são ocorrências, em princípio, negativas. Espera-se que o candidato revele competência em expor com precisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado e demonstre capacidade de escolher e usar expressivamente o vocabulário.

* Redação feita na Segunda Fase

A redação, de gênero dissertativo, deverá desenvolver o tema proposto e apresentar as propriedades de coesão, coerência e progressão temática.

Gênero – estrutura, propriedade, estética Tema – de cauteloso a categórigo, repertório

cultural Extensão dos argumentos - focalização

Norma culta – repertório lingüístico Criatividade Textualização Intertextualidade

1

Page 2: A Redação Nos Vestibulares - Critérios de Correção

1 – CONSISTÊNCIA TEMÁTICA

Trabalhar o recorte temático e articular novas idéias; Elaborar um projeto de texto explorando as relações suscitadas pela proposta e demonstrando domínio

sobre a complexidade do tema.

2 – COLETÂNEA

Integrar a coletânea ao longo de todo o texto, de forma que sustente o projeto de texto. A coletânea não deve ser copiada ou parafraseada: a discussão que ela suscita é que deve ser

utilizada.

3 – TIPO DE TEXTO

A – Dissertação Argumentos articulados que sustentam uma tese; Domínio das estratégias argumentativas.

B – Narração Voz narrativa definida; Enredo bem organizado; Articulação dos elementos narrativos (tempo, espaço, descrições, narrador, planos...); Direcionamento claro do enredo.

C – Carta Há interlocução clara com formulações definidas; Utilização ampla de ethos e pathos.

4 – COESÃO E MODALIDADE

Adequação ao padrão normativo e culto da língua portuguesa; Uso de recursos coesivos que garantam a estrutura sintática e semântica. Problemas:

o Proparoxítonas, acentos diferenciais e crase;o Problemas recorrentes de ortografia;o Separação de sílabas;o Concordâncias e regências;o Flexões;o Pronomilização;o Hipercorreção;o Conjunto lexical;o Informalidade,coloquialismo e inadequação;o Imprecisões.

Redação feita na Primeira Fase Atentar para as instruções relativas a cada proposta.

2

Page 3: A Redação Nos Vestibulares - Critérios de Correção

Tema Tipo de texto – dissertação ou narração Nível de linguagem – padrão e formal Coesão Coerência

O objetivo da prova de redação é avaliar a capacidade de o candidato expressar seu pensamento por escrito, utilizando-se da norma culta da língua portuguesa. Isso significa avaliar as habilidades de ler e interpretar dados do enunciado, relacioná-los logicamente, posicionar-se frente a eles e argumentar na defesa de seu ponto de vista.

A banca analisará a redação levando em conta:a) a estética (legibilidade, alinhamento, asseio, recuo de paragrafação); b) a expressão (utilização da norma culta da língua portuguesa); c) a organização (adequação à proposta temática e discursiva, unidade, coesão, coerência, concisão, clareza, paragrafação adequada); d) o conteúdo (argumentação pertinente e significativa, criticidade).

A banca atribuirá nota zero às redações que:a) fugirem à proposta temática e/ou discursiva; b) apresentarem acentuada desestruturação e/ou divagação no desenvolvimento das idéias; c) forem consideradas ilegíveis; d) forem estruturadas em verso ou em código alheio à língua portuguesa; e) forem escritas a lápis.

Espera-se que o candidato produza um texto dissertativo em prosa a partir da leitura de textos auxiliares, que devem ser analisados e utilizados como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

Em resumo: Tipo de texto, tema (considerando a coletânea), modalidade lingüística, coesão e coerência.

3

Page 4: A Redação Nos Vestibulares - Critérios de Correção

A produção de textos deverá avaliar a capacidade de desenvolver e organizar as idéias, expondo-as criticamente; de apresentar teses e argumentos de maneira lógica; de abordar criativamente o tema proposto.

A variante culta da língua portuguesa, com suas estruturas gramaticais, será o padrão para avaliar a redação; portanto, deverão ser observados os princípios de coesão e coerência do texto e a propriedade das soluções lingüísticas em nível sintático-semântico. Destaca-se que a prova de redação tem valor de 0 a 100 pontos, o que demonstra sua significativa importância na composição da nota final do candidato.

NARRAÇÃO - adequação ao tema - adequação às características específicas do gênero narrativo- título compatível com o texto produzido.

DISSERTAÇÃO - espírito crítico;- padrão culto da língua;- adequação de título e texto ao desenvolvimento do tema;- estrutura textual compatível com o tipo de texto proposto.

4