A Semana Edição 10

12
Ano I - Nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com Pág. 4 Pág. 5 Receita testa sistema que evita que contribuinte caia várias vezes na malha fina. Pág. 7 IMPOSTO 81 quilos de drogas são apreendidas em Confresa Ação conjunta das Polícias Federal, Miltar e Civil, resulta em apreensão de drogas que seriam distribuídas nos estados do nordeste Pág. 5 A Polícia Federal (PF) de Barra do Garças desarticulou e prendeu, no último domingo (15), uma quadrilha especializada em tráfico de drogas que, pelo menos há cinco anos, agia nos Estados de Tocantins e Pará. A prisão dos acusados acon- teceu no último domingo (15) em Confresa, região nordeste do Estado de Mato Grosso. Na operação, seis pessoas foram presas em flagrante quando faziam des- carregamento de 81 quilos de pasta-base de cocaína no aeroporto da cidade. Aragarças sediará Seminário sobre o meio ambiente A advogada barra-garcense Clara de Holleben Leite Muniz é um dos seis nomes escolhidos para compor a lista sêxtupla a ser enca- minhada ao Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região. Advogada de BG compõe lista sêxtupla para vaga de desembargador no TRT Força e Ação arrecada 5 toneladas de alimentos Pág. 9 Neste domin- go (22), acontece em Aragarças o 1º Seminário sobre “Meio Ambiente e Turismo”. O even- to será realizado a partir das 9 h, no auditório da Câma- ra de Vereadores. Pág. 3 Está cada vez mais difícil manter o quorum necessário para a votação de matérias, principalmente apreciação de vetos, na Assembléia Legisla- tiva. Deputado que faltar a 1/3 das sessões plenárias pode ter mandato cassado O humor caipira será a grande atração cultural nes- te final de semana, a dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho apresenta um show nesta sex- ta-feira (20) e sábado (21), no Spasso Buffet. Nilton Pinto e Tom Carvalho realizam show em Barra do Garças Neste sábado (21) acontece mais uma eleição para Câmara de Dirigen- tes Lojistas de Barra do Garças, Ara- garças e Pontal do Araguaia (CDL). Serão eleitos pelos associados efeti- vos o presidente, vice-presidente, di- retores e conselho fiscal da entidade que comandarão as ações da CDL nos próximos dois anos. CDL realiza eleição para nova diretoria Pág. 4 Pág. 8

description

Jornal A Semana no Araguaia - Barra do Garças - MT

Transcript of A Semana Edição 10

Page 1: A Semana Edição 10

Ano I - Nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com Pág. 4

Pág. 5

Receita testa sistema que evita que contribuinte caia várias vezes na malha fina. Pág. 7IMPOSTO

81 quilos de drogas são apreendidas em Confresa

Ação conjunta das Polícias Federal, Miltar e Civil, resulta em apreensão de drogas que seriam distribuídas nos estados do nordeste

Pág. 5

A Polícia Federal (PF) de Barra do Garças desarticulou e prendeu, no último domingo (15), uma quadrilha especializada em tráfico de drogas que, pelo menos há cinco anos, agia nos Estados de Tocantins e Pará. A prisão dos acusados acon-teceu no último domingo (15) em Confresa, região nordeste do Estado de Mato Grosso. Na operação, seis pessoas foram presas em flagrante quando faziam des-carregamento de 81 quilos de pasta-base de cocaína no aeroporto da cidade.

Aragarças sediará Seminário sobre o meio ambiente

A advogada barra-garcense Clara de Holleben Leite Muniz é um dos seis nomes escolhidos para compor a lista sêxtupla a ser enca-minhada ao Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região.

Advogada de BG compõe lista sêxtupla para vaga de desembargador no TRT

Força e Ação arrecada 5 toneladas de alimentos

Pág. 9

Neste domin-go (22), acontece em Aragarças o 1º Seminário sobre “Meio Ambiente e Turismo”. O even-to será realizado a partir das 9 h, no auditório da Câma-ra de Vereadores.

Pág. 3

Está cada vez mais difícil manter o quorum necessário para a votação de matérias, principalmente apreciação de vetos, na Assembléia Legisla-tiva.

Deputado que faltar a 1/3 das sessões plenárias pode ter mandato cassado

O humor caipira será a grande atração cultural nes-te final de semana, a dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho apresenta um show nesta sex-ta-feira (20) e sábado (21), no Spasso Buffet.

Nilton Pinto e Tom Carvalho realizam show em Barra do Garças

Neste sábado (21) acontece mais uma eleição para Câmara de Dirigen-tes Lojistas de Barra do Garças, Ara-garças e Pontal do Araguaia (CDL). Serão eleitos pelos associados efeti-vos o presidente, vice-presidente, di-retores e conselho fiscal da entidade que comandarão as ações da CDL nos próximos dois anos.

CDL realiza eleição para nova diretoria

Pág. 4

Pág. 8

Page 2: A Semana Edição 10

2 • Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009

E X P E D I E N T E:

Diretor GeralRonan de Sá - 9213-4370Jornalista Responsável Lairce Campos - DRT/MT 797

Circulação: MT - Barra do Garças, Água Boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Araguainha, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confre-sa, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Luciara, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Querência, Ponte Branca, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Ribei-rãozinho, Ribeirão Cascalheira, Santo Antônio do Rio das Mortes, São Félix do Araguaia, São José do Couto, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Torixoréu e Vila Rica. GO - Aragarças, Bom Jardim de Goiás e Baliza.

RevisãoAlexandre RauhDepartamento ComercialJerusa Helena - 9202-5327

A Semana no Araguaia é uma publicação de Edição Publicidade. Rua Mato Grosso, 445 - Salas 11 e 12 - 2º Andar - Centro - Barra do Garças - Mato Grosso - CEP: 78.600-000 Fones (66) 3407-2976 - Email: [email protected] - www.asemananoaraguaia.com

Tiragem desta edição: 2.000 exemplares - Impressão e Acabamento: Gráfica Multicor

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste Jornal. Os originais recebidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvidos.

A Policia Federal em conjunto com a Civil e a Militar apreenderam mais de 80 quilos de cocaína, em Confresa. O fato demonstra o trabalho sério que a policia vem reali-zado. Mas, por outro lado expõe uma situação crítica que o Governo do Estado preciso estar atento à questão das regiões de fronteiras. Em Confresa, por exemplo, ainda não existe um número de efetivo para combater o tráfico, seja ela nacional e internacional. A questão de segurança precisa ser repensada e oferecer maior segurança aos ci-dadãos do município. A Policia na região de fronteira pre-cisa ter mais estrutura e apoio logístico, para realizar o seu trabalho com mais segurança.

No Brasil o combate às drogas desenvolveu em três frentes. Na primeira, tenta-se acabar com a oferta do pro-duto por meio do combate ao narcotraficante, que rece-be as maiores penas legais, quando preso e processado, tendo a mercadoria destruída ou apreendida. A segunda é a intimidação ao usuário, reprimindo-se desta forma a de-manda. Outra forma do combate é o tratamento daqueles que já estão dependentes das drogas. Destas três estraté-gias a que mais recebe atenção é recursos por parte das autoridades é o combate ao tráfico, muito embora a so-ciedade como um todo esteja unido em torno da idéia do combate por meio da educação, discutindo e relevando os riscos e danos que o uso da droga ocasiona ao indivíduo.

É isso que os Governos, das esferas municipal, estadual e federal precisam fazer. Mas para que isso aconteça é ne-cessário empenho e boa vontade política dos governantes. É preciso trabalhar o combate das drogas no preventivo, oferecendo clínicas especializadas para que o dependente químico possa realizar o tratamento.

Editorial

Carlos Magno Nery de Oliveira (www.araguaia.net/blog/technologia -

[email protected]) é gerente da Araguaia Networks e professor de In-

formática da Secitec Barra do Garças.

O Jornal A Semana no Araguaia saiu às ruas e fez o seguinte questionamento: O que você acha que o Poder Público poderia fazer para diminuir os crimes praticados por menores?

Enquete da Semana

Vanderléia Pereira, 22 anos, Auxiliar fiscal

“Diminuir a idade, no caso de 18 para 14 anos e permitir que eles trabalhem e tenha renda”.

“Investir mais na educação e no lazer, executar trabalhar sócio-

educativos e culturais".

Ester Cristina Cruz, 17 anos, Estudante

Kleiton de Jesus Queiroz, 25 anos, alinhador

“Investir na educação e ser mais duro na punição quendo eles cometeram algum crime".

Daniel Irineu, 27 anos, Eletrecista

“Seria arrumar ocupação, fezendo leis que permitam que eles possam trabalha realmen-

te”.

Mesmo após um bom tempo que Blogs estão bom-bando na Web, ainda me perguntam: o que é mesmo um Blog? Como essa per-gunta já caiu até em concur-so do Banco do Brasil, vou aproveitar republicar nova-mente um artigo que escrevi há cerca de 2 anos para fazer uma breve explicação des-se formato de website cada vez mais popular, mas que, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ne-nhuma novidade.

Um Blog, acrônimo de Weblog, é uma página na Web que mantém as atuali-zações organizadas cronolo-gicamente. Alguma novidade nisso? Nenhuma, não é mes-mo? Afinal qualquer sistema

Blogs, Flogs e Vlogson-line atualizável tem este formato. Talvez pelo fato des-te formato de jornal on-line, muitos jor-nalistas e colunistas têm criados seus Blogs para manter suas opiniões sobre diversos assuntos.

A origem dos Blogs é datada de 1997, quando fo-ram criadas as primeiras “FAQs - Frequently Asked Questions”, do português “Perguntas Feitas Freqüente-mente”. Seu surgimento não extinguiram as FAQs, que ainda permanecem muito utilizadas em websites que prestam serviços on-line a fim de esclarecer as dúvidas mais freqüentes de seus usu-

ários.Não existem

regras sobre o con-teúdo, ou mesmo sobre atualização dos Blogs. Cada “proprietário” de Blog pode mantê-lo com diversos

assuntos diferentes ou um único, ou mesmo comparti-lhar sua atualização com um grupo de pessoas.

Um dos sistemas de Blo-gs gratuitos mais populares é o Blogger (www.blogger.com). Além de ter toda com-petência e “knowhow” de equipe Google por trás do sistema, ele oferece suporte a várias configurações e di-ferentes “skins” (peles) atra-vés de folhas de estilo.

O formato tornou-se tão popular que a NIC.br, res-ponsável pelo registro e ma-nutenção de domínios com a terminação “.br”, liberou em outubro de 2006 o regis-tro de domínios “.blog.br”, “.flog.br”, “.vlog.br”, junta-mente com o “.wiki.br”.

Os Flogs são uma varian-te dos Blogs, e têm ênfase em fotos. Muito utilizado pelos jovens e adolescentes. Tam-bém em formato semelhante são os Vlogs, utilizados para publicação de vídeo-tapes que, com a explosão dos ví-deos on-line, vêm ganhando cada vez mais adeptos.

OPINIÃO

Eu, reles mortal, depa-ro no dia a dia com situa-ções inusitadas, e em uma delas recentemente, me levou à reflexão: como é a arte de conviver à sombra da dúvida?

Levei-me à reflexão e pus-me a pensar, a con-fabular comigo mesma, e nessas divagações que o silêncio dá as mãos ao pensamento, comecei o raciocínio:

Como é que podemos conviver com as pessoas que adquirimos confiança

À sombra da dúvidae então, confiamos, pessoas que temos a “certeza” de que são “confiáveis”, adqui-rem a nossa simpa-tia, o nosso sorriso, o nosso abraço, nosso carinho e de repente, nos deparamos com a “sombra negra da dúvida” pairando consigo a incerte-za pesada.

O que era um sim hoje, em minutos já é um talvez, a volatilidade dos senti-mentos e das amizades, dos acontecimentos, esse

universo efêmero, transitório, incon-sistente, o tumulto silencioso que a simples e comple-xa dúvida acome-te o ser...

Uma palavra que evapora, uma

certeza que já não existe... E seguimos nosso caminho, com a incerteza dantes cer-teza, e a dúvida como um perfume forte impregnando o pensamento, o agir, até o ir e vir.

E pra finalizar esse pen-

samento, me forço a acre-ditar, a teimar que uma in-certeza é certeza, porque acreditar me traz ao solo, ao chão, seguramente me aquece aos pés como uma meia envolvendo os pés, abraçada aos meus dedos e comprimida pelos cal-çados.

E a dúvida eu expur-go, volto ao mundo real, com minhas certezas sem a sombra da dúvida.

Trabalho educacional no combate das drogas

Jornalista Beatriz Barbosa DRT/MT-1341

[email protected]

Page 3: A Semana Edição 10

Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 • 3 POLÍTICAMINISTÉRIO

Foto

: As

com

-Arq

uivo

ORDEM DO DIA

Foto

: W

idso

n M

arad

ona

O governador Blairo Maggi poderá abdicar do sonho de disputar o Sena-do Federal em 2010 para ser ministro do Transpor-tes a partir de outubro, abrindo espaço para que o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) assu-ma o governo do Estado e comece a construir sua vitória na eleição para o governo do Estado.

O governador recebeu na semana passada o con-vite do presidente Lula para ser um de seus minis-tros. Assessores de Maggi confirmam que ele foi son-dado, mas afirmam que o governador não confirmou que aceita o convite.

Segundo as infor-mações que chegam de Brasília e que foram dis-cutidos no encontro que o governador teve semana passada com o ministro Mangueira Umber, em Si-nop, é praticamente certo que Maggi vá aceitar o convite para ser ministro dos Transportes. Pessoas que participaram do en-

Está cada vez mais difícil manter o quorum necessário para a votação de matérias, principalmente apreciação de vetos, na Assembléia Legis-lativa. Muitos deputados não estão comparecendo às sessões deliberativas de quarta-feira, alegando compromissos agen-dados anteriormente.

Esse fato tem deixado des-contente o presidente da Casa, deputado José Riva (PP), que, reiteradas vezes, levou o assun-to para discussão no Colégio de Líderes e, mesmo assim, ainda não conseguiu organizar a reali-zação das sessões plenárias.

Nesta quarta-feira (18), ele afirmou aos jornalistas, em rá-pida entrevista, que pretende mudar a forma de considerar a presença dos parlamentares na sessão ordinária.

Ao invés de computar ape-

José Riva (PP) cobra presença de parlamentares na Ordem do Dia para votação

Deputado que faltar a 1/3 das sessões plenárias pode ter mandato cassadoLuiz Costa / Midia News

nas a inscrição no painel eletrô-nico, a Mesa Diretora vai de-terminar que a conferência em plenário seja feita na hora em que começar a Ordem do Dia, período da sessão em que ocor-rem as votações de matérias em plenário. Quem não estiver pre-sente naquele horário, mesmo com o nome inscrito no painel,

vai ser considerado como falto-so. “Já conversei com os líderes, já pedi aos próprios parlamenta-res para que não marquem ne-nhum compromisso no horário das sessões, principalmente na quarta-feita, que eu considero as duas sessões mais impor-tantes da semana e que podem ser transformadas em sessões apenas deliberativas. Mas, não tem jeito: muitos insistem em se ausentar da Assembléia para participar de uma solenidade, de

uma reunião, e isso tem preju-dicado o andamento dos nossos trabalhos”, afirmou Riva.

O presidente do Legislativo mato-grossense avisou que, a partir da adoção dessa nova me-dida - de considerar a presença somente dos que participarem da Ordem do Dia -, as faltas serão descontadas do salário dos faltosos. José Riva lem-brou ainda que, de acordo com o Regimento Interno do poder Legislativo e a Constituição Fe-deral, um número elevado de faltas (1/3 das sessões realiza-das) pode ocasionar a perda de mandato do parlamentar.

“É lamentável que tenha-mos que chegar a esse ponto, porém não nos resta outra saí-da. Afinal, todos sabem que as obrigações de plenário têm que ser respeitadas e que a pauta pode ser trancada indefinida-mente, se os vetos apostos pelo Executivo aos inúmeros proje-tos aprovados por esta Casa e encaminhados ao Governo não forem votados em plenário”, observou Riva.

Maggi é convidado por Lula para ser Ministro dos Transportes

O deputado estadual Adal-to de Freitas, Daltinho, esteve com o secretário de Tecnolo-gia do Estado de Mato Gros-so, Chico Daltro, pedindo a implantação do cursinho MT Pré-Vestibular na região do Vale do Araguaia. Segundo Daltinho, serão 10 mil vagas em todo Mato Grosso e das quais 300 vagas serão em Bar-ra do Garças, mais 300 para o município de Nova Xavantina e 100 vagas em Água Boa.

O secretário Chico Daltro agradeceu o apoio de Dalti-nho na aprovação do projeto na Assembléia Legislativa e explicou que o projeto dará oportunidade a população de baixa renda participar de um cursinho preparatório para vestibular e até mesmo con-curso público. “A idéia sur-

Daltinho consegue 700 vagas no MT Pré-Vestibular para o Araguaia

Ronaldo Couto - Assessoria

giu aqui mesmo em Cuiabá com a prefeitura que criou o

primeiro cursinho público e o governador Blairo Maggi

decidir copiar o projeto para todo estado de Mato Grosso” frisou Daltro.

O deputado Daltinho in-formou que somente pessoas que sejam carentes poderão concorrer as vagas do cursi-nho e caso tenha uma procura grande será feita uma prova seletiva dia 12 e o início das aulas deve acontecer dia 25 de abril. Quem estará responsá-vel pela aplicação do cursinho e seleção dos candidatos será a o Secitec, antigo Ceprotec aqui em Barra do Garças e nos outros municípios terá a contribuição da Assessoria Pedagógica da Seduc. O cur-sinho terá 4 meses de duração, com a participação de profes-sores qualificados e ambientes aconchegantes provavelmen-te nas escolas estaduais e até mesmo na sede do Ceprotec em Barra do Garças.

EDUCAÇÃO

VALDEMIR ROBERTO / MIDIA NEWS contro dizem que Lula quer Maggi em Brasília, trabalhando como minis-tro e fortalecendo o nome da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rous-seff como candidata do PT à presidência. “O go-vernador é muito admira-do pelo presidente pelo seu excelente trabalho em Mato Grosso, por sua visão política e pelo li-vre trânsito que tem com outros partidos. Ele no Ministério dos Transpor-tes tem tudo para ser um dos principais expoentes para que o governo con-siga emplacar o nome de Dilma Rousseff e garan-tir a vitória da base aliada do presidente”, justificou um secretário.

No Palácio Paiaguás, assessores diretos do go-vernador dizem, de forma tímida, que Blairo Maggi ficou feliz com o convite, mas que recusou ser mi-nistro. Procurado em seu celular, o governador não atendeu para confirmar se vai aceitar deixar o go-verno em outubro para ser ministro.

O vereador Messias di Caprio, do PP de Primavera do Leste, anunciou que vai ingressar com representação junto ao Ministério Público Federal denunciando a baixa qualidade na camada asfáltica da BR-070, feita pela empresa Sanches Tripoloni Ltda. Ele informou que vai pedir que a obra seja investigada. O vere-ador alega que o Governo Fe-deral investiu R$ 18 milhões, corresponde aos 82,4 km que passam pelo município. Se-gundo o vereador, o asfalto está “esfarinhando” e, por cau-sa do tráfego pesado e chuvas, vem se formando grandes cra-teras ao longo da rodovia.

O valor total da obra é estimado em mais de R$ 132 milhões para a recuperação do trecho total de cerca de 600 quilômetros, que com-preende desde a Serra de São Vicente até a cidade de Barra do Garças. Os valores desen-bolsados pelo DNIT exigem que o recapeamento asfáltico suportasse as intempéries do tempo por no mínimo dois

Recapeamento da BR-070 "esfarinha" e deve ser investigado pelo MPF

INFRA-ESTRUTURA

anos bem como o trafego de veículos, rota do escoamento da produção de soja e ou-tros.

Na sessão de segunda-feira, o vereador apresentou um vídeo sobre a situação da estrada. O trecho recapeado, de 82,4 km, não resistiu ao período de chuvas na região e abriu buracos que obrigam veículos a trafegar em velo-cidade muito reduzida, quase no passo humano. Messias se manifestou especialmente preocupado com os perigo-sos zigue-zagues realizados pelos veículos. A noite, os buracos se tranformam em verdadeiras armadilhas para os motoristas, já tendo cau-sado vários acidentes.

“O período atual de esco-amento de safra, é extrema-mente prejudicial ao produtor rural, que sufocado pela crise financeira internacional en-controu grandes dificuldades para produzir e no pouco que conseguiu agora vê, momento de escoar sua produção, seus custos elevados de manei-ra acentuada pelos riscos do transporte” - ele destacou.

24 Horas News

Page 4: A Semana Edição 10

4 • Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009GERALELEIÇÃO/CDLOAB

Neste sábado (21) acon-tece mais uma eleição para Câmara de Dirigentes Lojis-tas de Barra do Garças, Ara-garças e Pontal do Araguaia (CDL). Serão eleitos pelos as-sociados efetivos o presiden-te, vice-presidente, diretores e conselho fiscal da entidade que comandarão as ações da CDL nos próximos dois anos. A entidade conta com um to-tal de 423 filiados e gerencia recursos no valor de R$ 240 mil reais. O processo eleitoral será das 8h às 13h na sede da entidade, localizada na Aveni-da Mato Grosso, Centro, em Barra do Garças. A posse da nova diretoria está prevista para o próximo mês, no dia 25 de abril de 2009, durante a entrega do Prêmio Mérito Lojista.

O empresário José Alves Piedade lidera a chapa de con-senso articulada entre os asso-ciados e vai substituir o atual presidente da CDL, Lourival Feitosa Lima, que está a frente da entidade há dois mandatos. O candidato da nova diretoria é proprietário há mais de 20 anos da Livraria Brasiliana e já presidiu a CDL por quatro anos, de 2000 a 2004.

A chapa única denomina-da “Construção” tem como proposta de trabalho a im-plementação de uma gestão participativa e profissional. Dentre as ações propostas es-tão: “A construção da sede da CDL”; “Promoção de ações que fortaleçam os produtos e serviços da entidade” e “For-talecimento do relacionamen-to com os diversos órgãos pú-blicos”, entre outras. A chapa eleita pelos associados que definirá os novos rumos da entidade para o biênio 2009-2010 é formada por 26 em-

CDL realiza eleição para nova diretoria

O atual presidente da CDL, Lourival Feitosa Lima, está con-fiante e acredita que o pleito irá transcorrer dentro da normalidade de outras eleições. Ele ainda disse que não são todos os associa-dos que votam, somente os efetivos. Lima também acrescentou que a atual gestão está realizando um trabalho de continuidade do que há dez anos vem sendo feito pelos diretores atuantes na entidade. “O foco de prosseguimento do trabalho é usar a criati-vidade e inovação, realizando o trabalho na medida do possível”, disse ele. No entanto, Lima ressalta que neste último ano, a clas-se comercial enfrentou problemas de fiscalização e apreensão de mercadorias e retenção de cargas nos postos fiscais. “Intervimos da melhor maneira para tentar solucionar o problema da classe comercial” contou.

O presidente ainda destacou que o grande desafio da nova gestão será saber lidar com a crise mundial que vem atingindo o Brasil. “Todo dia você liga a TV ou qualquer outro veículo de comunicação e só vê a palavra desemprego e fechamento de empresas. Mesmo que o futuro presidente tenha novas metas ele vai precisar rever juntamente (com os associados) por causa da crise que não deixa de afetar todo mundo. O comércio tem seus fins lucrativos, mas sofre a mesma consequência ”, avaliou.

Entre os avanços da CDL nestes últimos dois anos estão a melhoria no convênio médico e a assinatura de convênios na área de educação, nos quais os servidores e empregados do comércio ganharam meia bolsa oportunizando a possibilidade de fazer um curso superior. Outro investimento realizado pela entidade é a qualificação da mão de obra local. “A cidade tem poucos empre-gos e aliado a isso temos mão de obra desqualificada e, por isso, atuamos também em cursos de qualificação voltados para os tra-balhadores e empresários do comércio local”, finaliza.

Lairce Campos / Redação

presários da região.Para tornar-se presidente

ou vice-presidente da entida-de o associado deve exercer atividade no comércio ataca-dista ou varejista, além de ser membro da CDL pelo menos há 12 meses, estando também de acordo com as regras do estatuto.

A CDL é uma entidade re-presentativa da classe lojista com grande importância para a Região do Araguaia, na qual participa dos movimentos político, econômico e social. A entidade trabalha no forta-lecimento e consolidação da classe comercial das cidades que representa.

Foi realizado na 1ª Com-panhia Independente de Bom-beiros Militar - 1ª CIBM, no período de 09 a 12 de março de 2009, o Estágio Básico de Análise de Processo de Segu-rança Contra Incêndio e Pâni-co (PSCIP) e Vistoria Técnica, bem como, divulgação e apre-sentação da Norma Técnica do Corpo de Bombeiros nº 01. Os instrutores do estágio foram a 1º Ten BM Luciana, 2º SGT BM Ribas Forte e o 2º SGT BM Amir, ambos da Diretoria de Serviços Técnicos do CBM/

Bombeiros da 1ª Cia recebem treinamentos

MT em Cuiabá. Participaram do estágio, militares que com-põe os Centros de Serviços Técnicos da 1ª CIBM (Barra do Garças), 4ª CIBM (Nova

Xavantina) e 6ª CIBM (Prima-vera do Leste). O estágio foi dividido em instruções teóri-cas e práticas sobre análise de PSCIP e Vistoria Técnica.

Da Assessoria

O deputado Carlos Be-zerra (PMDB-MT) criticou o “jogo de empurra-empur-ra” que vem sendo patroci-nado entre a Casa Civil da Presidência da República e a Receita Federal, a respei-to da regulamentação da lei que dispõe sobre o regime tributário, cambial e admi-nistrativo das Zonas de Pro-cessamento de Exportação - ZPE’s.

Sancionada há mais de

Bezerra defende ZPE’s e critica jogo de empurrasete meses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 11.732/08, ainda não foi regulamentada e “dorme nas gavetas da burocracia”, à falta do decreto do Poder Legislativo que lhe dê vi-gência, disse o deputado.

Por ela, modificada a Lei 11.508/07, que dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Expor-tação, e a Lei 8.256/91, que cria áreas de livre comércio nos municípios de Boa Vista

e Bonfim, no Estado de Ro-raima.

“Custa crer que matéria de tal relevância seja sub-metida ao jogo de empurra-empurra a que habitualmen-te se recorre para esquecer problemas e adiar soluções. De acordo com a Receita Federal, o decreto encontra-se em análise final na Casa Civil. Segundo a própria Casa Civil, "hoje o Ministé-rio da Fazenda é quem está trabalhando nisso", como pu-blicou a Gazeta Mercantil”.

Para Carlos Bezerra, a situação põe em risco o fu-turo das ZPE’s, o instrumen-to mais utilizado no mundo para atrair investimentos estrangeiros voltados para as exportações. “Não pode-mos nem devemos ignorar tantos valores, desperdiçar tantos recursos. Acredito nas ZPE’s. Apelo, portanto, ao presidente Lula para que se apresse em regulamentar a Lei nº 11.732, de 2008”, defendeu.

No Brasil, 17 ZPE’s es-tão autorizadas, entre elas a de Cáceres, em Mato Gros-so. Sua criação remonta a 1990, quando Carlos Bezerra era Governador do Estado, mas só em 2007, com a Lei 11.508, e em 2008, com a Medida Provisória 418, es-tabeleceram-se as bases para que efetivamente saísse do papel.

Neste domingo (22), acon-tece em Aragarças o 1º Semi-nário sobre “Meio Ambiente e Turismo”. O evento será realizado a partir das 9 h, no auditório da Câmara de Vere-adores. O seminário contará com a presença do deputado federal Pedro Wilson (PT) que na oportunidade estará entregando uma ambulância ao município. Após a entrega o veiculo, o deputado falará sobre a exploração sustentável do meio ambiente com foco voltado ao turismo de Lazer em Aragarças. O prefeito de Aragarças Marco Antônio de Oliveira, o Marcão também estará prestigiando o evento.

Seminário sobre o meio-ambiente em Aragarças neste dia 22

Da Assessoria

A advogada barra-gar-cense Clara de Holleben Leite Muniz é um dos seis nomes escolhidos compor a lista sêxtupla a ser encami-nhada ao Tribunal Regional do Trabalho - 23 ª Região, para o preenchimento da vaga de desembargador pelo quinto constitucional. A escolha aconteceu na úl-tima segunda-feira (16), em sessão pública do Conselho Seccional da Ordem dos Ad-vogados do Brasil em Mato Grosso (OAB_MT). Ao todo, participaram da indi-cação 20 advogados, no qual foram submetidos a uma argüição feita pela banca

Advogada de BG compõe lista sêxtupla para vaga de desembargador no TRT

Da Redação composta pelos conselhei-ros federais - Ussiel Tavares da Silva, Francisco Esgaib, Almino Afonso Fernandes, Astor Rheinheimer e Dinara de Arruda Oliveira.

A partir da entrega da lista, a direção do TRT co-locará os seis nomes para apreciação do conjunto do pleno, que, após argüição dos candidatos, passará a relação para três nomes. A listra tríplice, posteriormen-te seguirá para a Presidência da República, a quem cabe-rá a indicação do nome para a vaga, aberta com o fale-cimento do desembargados Luis Eduardo Alcântara, no final de ano passado.

O presidente da OAB

Subseção de Barra do Gar-ça, Eudemar Quintino de Oliveira, e que foi uma vitó-ria muito grande da advoca-cia de Barra do Garças, pois segundo ele, é a primeira vez que acontece este tipo de fato. “Foi um conjunto de fatores que contribuíram para que ele vencessem a eleição e conseguissem obter um maior número de votos, até mesmo os dos ad-vogados cuiabanos que es-tão no seu reduto eleitoral. A advogada Clara Muniz tem um vasto trabalho na área trabalhista, são mais de 15 anos. E ela foi porque realmente tem condições de ocupar o cargo pleiteado, conclui Oliveira.

Da Redação

EXPORTAÇÃO

O deputado Pedro Wilson (PT) confirmou presença no evento

Foto

: A

Sem

ana

O atual presidente do CDL, Lorival Lima destaca os avanços da gestão

Continuidade de trabalho

Foto

: Ar

quiv

o

Militares de Barra do Garças recebem orientação sobre vistoria técnica

Page 5: A Semana Edição 10

Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 • 5 GERALTRÁFICO DE DROGAS

81 quilos de drogas são apreendida em Confresa

A Polícia Federal (PF) de Barra do Garças desarticulou e prendeu, no último domin-go (15), uma quadrilha espe-cializada em tráfico de drogas que, pelo menos há cinco anos, agia nos Estados de To-cantins e Pará. A prisão dos acusados aconteceu no último domingo (15) em Confresa, região nordeste do Estado de Mato Grosso. Na operação, seis pessoas foram presas em flagrante quando faziam des-carregamento de 81 quilos de pasta-base de cocaína no aeroporto da cidade. O entor-pecente estava dividido em tabletes de um quilo. A droga, que veio da Bolívia para ser distribuída via terrestre aos Estados do São Luis (MA) e Fortaleza (CE), foi retirada de uma aeronave monomotor PT - JUJ e colocada dentro de um veículo dos traficantes. Os suspeitos foram detidos e con-duzidos à delegacia de Polícia Federal de Barra do Garças, na última terça-feira. Além da droga, com o bando foram apreendidos R$ 2.500 reais,

Ação conjunta das Polícias Federal, Miltar e Civil, resulta em apreensão de droga que seria distribuída nos estados nordeste do País

Lairce Campos / Redação três fuzis 556, onze cédulas de dólares e dois veículos.

Foram presos e autuados em flagrantes por tráfico de drogas internacional, asso-ciação para o tráfico e porte ilegal de armas: o piloto e co-piloto da aeronave Wan-derley Rodrigues Lemes (34); Daniel Martins da Silva (36), de Anápolis (GO); os ocu-pantes do veículo EcoSport , Walter Martins da Silva e Pedro Martins Lopes (21); e os ocupantes do caminhonete F-500 Djorge Junqueira Lu-cas (34) e Dijone Fernando Costa (36).

De acordo com informa-ções da Polícia Militar de Barra do Garças, durante a apreensão, os suspeitos teriam tentando jogar contra a viatura o veículo usado para o trans-porte da cocaína e dispararam tiros na direção dos agentes, que revidaram ao tiroteio. “Os traficantes ficaram feri-dos e acabaram abandonando o veículo e fugindo a pé. Os acusados foram presos após invadir residências da cidade de Confresa. Com a troca de tiros um deles foi ferido e ao

fugir deixava marcas de san-gue, o que facilitou o trabalho dos policiais que trabalharam em conjunto e conseguiram prendê-los”, disse o coman-dante da V Regional Leste (Vale do Araguaia), Valdemir Benedito Barbosa.

Ele ainda disse que, de acordo com as investigações, a quadrilha deve ter contrata-do o avião em Nova Mutum com destino a Confresa, onde o entorpecente seria colocado em veículo com destino ao

estados do Nordeste. “Con-fresa é uma cidade com 30 mil habitantes e tem proximi-dade com Pára e Tocantins. É uma região de fronteira, o que facilita o tráfico de dro-gas internacional. Para coibir o tráfico, o Governo do Esta-do de Mato Grosso pretende criar um comando regional, estruturar o sistema prisional e força tática especializada no combate ao tráfico de dro-gas”, ressaltou o comandante Barbosa.

O delegado da Polícia Federal de Barra do Garças, Eder Magalhães, que coman-dou a operação, relatou que semana passada a PF recebeu informações de que na região de Confresa, São Félix do Araguaia e Vila Rica, seria descarregado um montante de entorpecentes. “A partir dessa informação, foram deslocados agentes federais para região do Araguaia, e pedimos apoio aos policiais para fazer a aborda-gem aos criminosos. Quando o avião pousou e o entorpe-cente foi colocado no veícu-lo, os acusados perceberam a presença da polícia e com isso tentaram lançar o veículo que conduziam contra a viatura da Polícia Militar e dispararam tiros contra os policiais que revidaram e acabaram atingin-do o carro em fuga. Mesmo feridos, os acusados furaram o bloqueio da polícia e fugiram a pé, mas foram presos após in-vadir residências de um bairro em Confresa. Eles (acusados)

que foram feridos não correm risco de vida e já foram con-duzidos à unidade da Policia Federal de Barra do Garças e serão encaminhados para Cuiabá, na maior brevidade possível”, contou o delegado.

Magalhães também disse que inicialmente foram pre-sos os pilotos e os ocupantes do veículo que fariam a fun-ção de batedores das drogas em Fortaleza (CE). “Pela estrutura logística da ação criminosa, eles (acusados) estão traficando pelo menos há cinco anos e têm um pa-trimônio substancial consi-derável. Mas com o trabalho em conjunto das Policias Militar, Civil e Federal ti-vemos êxito na operação. E conseguimos prender esta quadrilha que, segundo in-formações, estaria transpor-tando 250 quilos de cocaína, mas acho que mudaram de plano ou então deixaram parte do entorpecente em outro lugar”, finaliza.

Delegado da PF, Éder Magalhães que comandou a operação Cel. Barbosa disse que a parceira rende bons resultados

Foto

: A

Sem

ana

Foto

: A

Sem

ana

A quadrilha usou uma ampla estrutura para transporte o entorpecente: veiculos de luxo e uma aeronave monomotor.

Page 6: A Semana Edição 10

6 • Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009

INVESTIMENTOS PROPOSTA

O ministro da Agricul-tura, Reinhold Stephanes, recebeu na última terça-feira (10), em encontro com os de-putados federais Paulo Piau (PMDB-MG) e Luis Carlos Heinze (PP-RS), um relató-rio prévio da subcomissão permanente para tratar da renda rural, política agrícola, propondo 14 ações estratégi-cas de curto, médio e longo prazo para melhorar a com-petitividade, rentabilidade e sustentabilidade da agrope-cuária nacional.

A proposta é fruto de vá-rias reuniões técnicas com representantes do executivo, universidades, fundações e de diferentes segmentos do agronegócio, e pretende, con-forme o parlamentar gaúcho, provocar o governo federal a pensar no produtor, no país e criar condições para que o homem do campo tenha renda. "Traçamos um diag-nóstico da agricultura tendo como foco a remuneração do agricultor. Agora queremos que o governo implemente algumas medidas para redu-zir custos e dar sustentação ao setor", ressalta Heinze.

A base do documento en-tregue a Stephanes tem como fundamento a ampliação da produção e das exportações agropecuárias, o aumento da participação do país no co-mércio mundial de produtos agrícolas e, ao mesmo tem-po, a geração de empregos e garantia de ganhos em todas as cadeias produtivas.

O relatório prioriza a necessidade de redução dos custos de produção, que no Brasil estão entre os mais caros do mundo, a começar pela carga tributária, com-bustíveis e insumos. Se-

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve libe-rar nesta semana R$ 700 mi-lhões para financiar o capi-tal de giro das cooperativas agrícolas, anunciou nesta se-gunda-feira (26/01) o minis-tro da Agricultura, Reinhold Stephanes. A liberação dos recursos foi definida durante reunião de duas horas entre Stephanes e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O dinheiro será liberado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES). No início do ano, Stephanes ti-nha anunciado a destinação de R$ 2 bilhões às coopera-tivas para facilitar a comer-cialização da safra.

De acordo com ele, o governo ainda não definiu a fonte de recursos para o R$ 1,3 bilhão restante. Re-

O Pleno do Tribunal de Jus-tiça de Mato Grosso manteve o bloqueio de R$ 22.579.217,01 das contas bancárias da Bayer Cropscience Ltda, valor a ser destinado a restituir produtores rurais que acusaram a multi-nacional de comercializar o fungicida Stratego de eficácia suspeita. Eles dizem que o pro-duto não funciona. A medida, de acordo com o entendimento de Segundo Grau, é necessária para cumprir a condenação ju-dicial imposta pelo juiz Mirko Vicenzo Gianote, da Comarca de Diamantino, que determi-nou o pagamento da indeniza-ção por danos materiais

No pleito, a Bayer alegou que a decisão seria equivocada e violaria a segurança jurídica. A multinacional, assim, reque-reu a concessão de mandado de segurança para cassar a decisão monocrática liberando em seu favor os valores bloqueados.

Governo vai liberar R$ 700 milhões para cooperativas agropecuárias

O ministro também anunciou que o governo prorrogará, o prazo para o débito da dívida rural dos produtores com os bancos.

Agência Brasil negociação das dívidas - O ministro também anunciou que o governo prorrogará, por 90 dias, o prazo para os bancos converterem os débitos dos produtores que aderiram à renegociação da dívida rural.

De acordo com Stepha-nes, a medida deve sair até a próxima semana. As ins-tituições financeiras tinham até 31 de dezembro para re-calcularem os juros e redefi-nirem as parcelas. Por causa da demora, diversos produ-tores que concordaram em renegociar a dívida rural não puderam começar a pagar as prestações e passaram a ser considerados inadimplentes. Detalhamento das medidas- Nesta terça-feira (27/01), o superintendente do Sis-tema Ocepar, José Roberto Ricken, participa de várias reuniões, em Brasília, onde serão detalhadas as medidas

de apoio do governo federal para a capitalização das co-operativas. Às 14 horas, o encontro será com o minis-tro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e com o deputado federal Moacir Micheletto.

Depois, às 15 horas, Ri-cken participa de outra reu-nião com representantes do BNDES e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e que contará ainda com a presença do deputado federal e presidente da Fren-te Parlamentar do Coopera-tivismo (Frencoop), Odacir Zonta. "Essas medidas que estamos negociando com o governo virão em boa hora para ajudar o setor coope-rativista a enfrentar a crise. Por isso, é importante que estejamos aqui participando ativamente das discussões, representando as nossas co-operativas junto ao governo federal", afirma.

Ruralistas apresentam 14 propostas para melhorar renda agrícola

AS AÇÕES APRESENTADAS• Estabelecer o Conselho Nacional de Política Agrícola – CNPA - como a instância legal para formular política e mecanismos de soluções de conflitos para todas as questões que envolvem a pro-dução agropecuária nacional;

• Criar política especifica de estímulo e fomento à interiorização de indústrias processadoras de matérias primas rurais, visando à geração de empregos adicionais no interior do país.

• Implantar um sistema integrado de defesa sanitária e segurança dos alimentos, com ações descentralizadas em nível de estados e municípios.

• Reconhecer que os benefícios produzidos pelos serviços ambien-tais prestados pelo setor rural possuem valor de mercado e devem ser remunerados.

• Redução do custo de produção, que pode ser feito através do estímulo à concorrência, com fortes parcerias público/privadas, e ações específicas.

• Redução do risco econômico de produzir e comercializar pela ampliação da política de garantia de preços, implantação efetiva do seguro agrícola e fortalecimento das opções de mercado.

• Disponibilização de recursos financeiros para custeio, investimen-to e comercialização em volume, condições e prazos adequados.

• Encontrar uma solução definitiva para as dívidas antigas do setor agrícola, tendo em vista que parte substancial desse débito é de-vido às transferências de renda para o setor urbano e industrial.

• Fortalecer o cooperativismo e associativismo ruraal e as revendas agropecuárias e cerealistas.

• Estabelecimento de políticas específicas econômicas e sociais para mini e pequenos produtores rurais excluídos do mercado.

• Estabelecimento de Sistemas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a integração de todos os atores públicos e privados a nível estadual.

• Implantação de medidas de proteção da renda rural com uso de salvaguardas às importações predatórias de produtos agropecuá-rios e derivados com subsídios e proteções nos países de origem, como base nas orientações da OMC.

• Estabelecimento de políticas específicas de abertura e conquista de novos mercados agrícolas, em parcerias públicas e privadas, com atuação forte e integrada do MAPA, MDIC e Ministério das Relações Exteriores e com a consolidação da atuação dos adidos agrícolas no exterior.

• Garantir orçamentos e recursos financeiros suficientes para pes-quisa e inovação para o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuá-ria (SNPA), coordenado pela Embrapa.

A partir do encontro com o ministro, os ruralistas pretendem en-volver no debate da proposta que vai a votação pela Comissão de Agricultura na próxima semana, os ministros Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), com presidentes da CNA, Kátia Abreu e o presidente da OCB, Márcio Freitas.

LUIZ FLORENTINO gundo Heinze, Os Estados Unidos cultivam mais de 200 milhões de hectares, o Brasil chega a 60 milhões de hectares. O gasto dos americanos com defensivos na safra passada foi de US$ 6,8 bilhões e os brasileiros, com 1/3 da área, desembol-saram US$ 7,1 bilhões. "Há

uma transferência de renda muito grande. Por que para nós é mais caro? Por falta de uma política agrícola sé-ria capaz de promover o de-senvolvimento do campo. Essa é a causa principal das constantes renegociações de dívidas dos agriculto-res”, afirma.

Justiça de MT bloqueia R$ 22 milhões da BayerPorém, conforme a relatora do recurso, desembargadora Shelma Lombardi de Kato, na decisão não ocorreu equívocos nem foi proferida com abuso de poder ou ilegalidade.

A magistrada explicou que a decisão considerou o pro-nunciamento feito pelo próprio Judiciário Estadual na questão, impondo-se a obrigação repa-ratória. Embora a decisão ainda fosse passível de revisão por meio de recurso especial, a ma-gistrada pontuou que a elevada quantia bloqueada não ficará a disposição das partes, o que afastaria a alegação de prejuízo irreparável ou de difícil repara-ção. Um dos advogados envol-vidos nas contestações é Flávio Bertin, que está à frente de uma ação que pede R$ 40 milhões em indenização. Bertin desta-ca que todo produtor que está acionando a multinacional na Justiça tem se “fartado de inú-meros tipos de provas, como pesquisas, classificações, lau-

dos de entidades de pesquisa, uma infinidade de documentos que possam provar a ineficiên-cia do químico no combate à ferrugem asiática. E do outro lado a Bayer vem levando tudo na conversa. Agora, fica mais fácil para o produtor lesado conduzir a ação indenizatória”, avalia.

A relatora esclareceu ain-da que o Tribunal já admite a liquidação antecipada da sen-tença na pendência de recurso, seja ele apelação, embargos infringentes, recurso especial ou recurso extraordinário, em clara afirmação ao princípio da efetividade.

Midia News

DECISÃO

Page 7: A Semana Edição 10

Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 • 7 ECONOMIAIMPOSTO

A Receita Federal afir-mou, nesta quarta-feira (18), que está testando um novo sistema para evitar que o contribuinte caia na malha fina várias vezes.

"A gente quer utilizar já este ano, se os testes fun-cionarem, no sentido de que se tenha um sistema inteli-

Receita testa sistema que evita que contribuinte caia várias vezes na malha fina

Da Redação gente que estude o padrão do contribuinte", afirmou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Henri-que Jorge Freitas, segundo a Agência Brasil. Ele afirmou que o novo sistema pode tra-balhar no sentido de evitar si-tuações em que o contribuin-te é retido na malha fina no ano seguinte, mesmo depois

de já ter apresentado todos os documentos e ser liberado pela Receita.

Expectativa: De acordo com Freitas, o novo sistema também ajudará a Receita a desenvolver sua estratégia de se concentrar na fiscaliza-ção de grandes contribuintes, como o setor financeiro. O objetivo é se concentrar nas grandes fiscalizações e dei-xar a malha fina para os de-mais contribuintes.

"O setor financeiro é composto de grandes contri-buintes e responde por cerca de 30% da arrecadação [sem considerar a receita previ-denciária]. Então, tem de ter um tratamento diferenciado", afirmou Freitas.

O subsecretário de Fisca-lização afirmou que a seleção de bancos que serão fiscali-zados e a coleta de informa-ções já começaram. Porém, os nomes não podem ser di-vulgados, para não atrapalhar as investigações e preservar o sigilo fiscal garantido por lei.

Quatro vereadores acom-panhados de funcionários da Câmara Municipal de Que-rência estiveram com o se-cretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Neldo Egon Weirich, pedin-do apoio para a implantação da CooperQuer no município. Eles solicitaram a pre-sença de técnicos da secretaria para que seja realiza-do um diagnós-tico da produção da agricultura fa-miliar e permitir que os pequenos produtores possam se orga-nizar e revender os produtos produzidos nos assentamentos do município.

Na primeira semana de março, o assessor técnico da Seder, Luís Carlos Bernar-des, esteve no município e ministrou palestras apontan-do a necessidade da integra-ção dos pequenos agriculto-

QUERÊNCIA

Produtores querem formar cooperativaDa Redação res para organizar a produção

para revender e gerar renda às famílias. No relatório, Bernardes apontou que em Querência há os assenta-mentos Pingo D´Água, Brasil Novo, São Manoel e Coutinho União e juntos detém a área de

106.927 hectares para desenvolver as atividades de bovinocultura de leite, fruticultu-ra, piscicultura e apicultura. Nos assentamentos há energia elé-trica e, portanto, tem condições de desenvolver projetos de irri-gação.

Weirich ponderou que a Seder apoia o projeto, mas os vereadores também devem procurar Banco do Brasil e conhecer o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) para que seja formatado um plano de negócio. “Primei-ro é necessário que vocês saibam o que é produzido, qual a produtividade e o que

o mercado espera. A Seder pode apoiar, mas vocês tem que continuar o processo”, explicou o secretário.

Ele apontou que a região do Araguaia é um merca-do consumidor de produtos derivados do leite e horti-frutigranjeiro. A agricultura familiar pode se organizar para atender o mercado con-sumidor. A produção de leite pode também ser inserida no programa Copo Cheio e fornecer o produto para me-renda escolar para as escolas públicas da região. “As insti-tuições financeiras financiam projetos desde que exista o tripé produção, industriali-zação e comercialização. Os próprios cooperados podem instalar um pequeno laticí-nio”, sugeriu o secretário.

O vereador Valério Fer-nandes comentou que estava muito entusiasmado com a idéia. “Os produtores rurais precisam de alternativas para se manter na terra e fa-zer com que o assentamento seja produtivo e traga retor-no financeiro”. O novo sistema da RF deve ser implantado ainda este ano

“Os produtores rurais precisam de alternativas para se man-ter na terra e fazer com que

o assentamento seja produtivo e traga retorno

financeiro”

Page 8: A Semana Edição 10

8 • Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009VARIEDADESOPINIÃO

A catarata e um processo de opacificaçao do cristalino (lente natural do olho), que e responsável pela formação e focalização das imagens.

Dentre os sinais e sintomas pode-se citar:

• à falta de nitidez para vi-são de longe ou perto;

• à dificuldade para reco-nhecer pessoas a determinadas distancias

• à visão embaçada, mes-mo usando óculos

• à aspecto esbranquiçado ou amarelado da área pupilar.

Pode apresentar varias origens - senil, congênita, trau-mática, medicamentosa, se-cundaria a patologias sistêmi-cas, etc – sendo a origem senil a mais comum. A opacificaçao do cristalino e responsável por 50% dos casos de cegueira no mundo. Em torno de 50% das pessoas acima de 60 anos apresentam algum grau desta patologia. Em pessoas acima dos 80 anos, a incidência de catarata e de quase 100%.

A cegueira por Catarata e a cirurgia de Facoemulsificação

Jefferson Marques Agnesini, médico oftalmologista - CRM 4572 - MT, atende na Oftalmo Clínica, Rua Amaro Leite, 412 - Centro - Barra do Garças-MT

Esta importante causa de cegueira apresenta o tratamen-to cirúrgico como única forma de reversão dos sintomas. Atu-almente a catarata tem como técnica cirúrgica consagra-da a facoemulsificaçao. Esta técnica consiste na utilização de energia ultrassonica para emulsificar (“derreter”) o cris-talino opacificado.

Permite a realização do procedimento com anestesia local ou tópica (colírios), me-nor tempo cirúrgico (10-20 minutos) e uma rápida recupe-ração pós - operatória . Estes fatores contribuem para mi-nimizar os riscos inerentes a qualquer cirurgia intra ocular e diminuem os custos hospitala-res por não exigir internação.

O humor caipira será a grande atração cultural nes-te final de semana, em Barra do Garças. A dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho apre-senta um show nesta sexta-feira (20) e sábado (21), no Spasso Buffet, localizado no Bairro Anchieta, Barra do Garças., com ingresso vendidos a preço único R$ 15,00. Eles vão subir ao pal-co a partir das 20h30 com uma seleção de melhores quadros de paródias, causos e piadas criados nos últimos anos. O evento é uma rea-lização da Rádio Araguaia FM e Spasso Buttef.

Nilton Pinto e Tom Car-valho é dupla de comedian-tes que há mais de dezesseis trabalham juntos, na baga-gem muito humor e alegria.

Nilton Pinto e Tom Carvalho realizam show em BGDIVERSÃO

O evento acontece nos dias 20 e 21 de março, no Spasso BuffetLairce Campos

De acordo com informa-ções em site especializados em cultura, o show dos co-mediantes tem como tema: auto-estima, motivação, entre outros. O grupo tam-bém há onze anos atuam no programa de TV Frutos da

Terra, da TV Anhanguera (Globo). A dupla já lançou três filmes em vídeo e DVD e CDS todos voltados a veia do riso.

Serviço: Show Nilton Pinto e Tom Carvalho. In-formações: (66) 3405-1001.

De repente, uma dor muito forte na cabeça e dormência em um dos lados do corpo. Depois do atendimento médico, o diag-nóstico: Acidente Vascular Ce-rebral (AVC), o responsável por 10% das mortes em todo o mun-do. Segundo a Organização Mun-dial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de pessoas têm AVC por ano no planeta. Destas, cinco milhões morrem e outras cinco milhões ficam com sequelas fí-sicas e mentais. De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC é a doença que mais mata no Bra-sil. Popularmente conhecido por derrame, o Acidente Vascular Cerebral é causado pelo entupi-mento ou rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais. De acordo com o neurologista do Hospital Universitário da UFMA, Achil-les Câmara Ribeiro, uma vez estabelecido o quadro da doen-

AVC é a doença que mais mata no BrasilSAÚDE

ça, o paciente tem um intervalo de cinco horas – chamado janela terapêutica - para procurar o ser-viço de atendimento médico es-pecializado e desobstruir o vaso sanguíneo bloqueado. A rápida identificação dos sintomas e a ação da equipe médica são fun-damentais para diminuir a possi-bilidade de morte.

O neurologista explica que as manifestações ocorrem, ge-ralmente, em pessoas acima de 50 anos. É necessário realizar atividades físicas regulares, ter uma alimentação equilibrada e controlar a pressão arterial, a diabetes e o colesterol. “Os sin-tomas mais frequentes do AVC são a dificuldade para falar, dor-mência nos membros, alterações na visão e boca torta”, destaca Achilles, professor do Departa-mento de Medicina I da UFMA. De acordo com o Ministério da

Saúde, o AVC é responsável por 40% das aposentadorias preco-ces no país. A reversão da lesão causada no cérebro quase nunca é completa. “Se a população to-mar consciência dos fatores de risco, a doença pode ser evitada”, ressalta o neurologista. Existem dois grandes tipos de AVC: is-quêmico (responsável por 80% dos casos da doença) e hemorrá-gico (20%). Segundo o Neurolo-gista, o isquêmico ocorre quando os vasos cerebrais são entupidos devido à formação de placas que impedem a passagem do sangue ao cérebro, que necessita de um fluxo de 700ml a 900ml de san-gue por minuto. O hemorrágico (sangramento) ocorre quando há o rompimento dos vasos san-guíneos do cérebro. “O AVC he-morrágico é o mais grave e tem altos índices de mortalidade”, diz Achilles. (Fonte: Ascom UFMA)

A dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho prometem boas risadas ao público cativo

Page 9: A Semana Edição 10

Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 • 9 ESPORTEESPORTE RADICAL CAMPEONATO ESTADUAL

Um recorde de público e arrecadação no show de acro-bacias e manobras da equipe Força e Ação, de São Paulo, na arena do Porto do Baé, em Barra do Garças, domingo dia 15/03. O show marcou tam-bém o aniversário da equipe que está nas estrada há 19 anos e tem o piloto Dentinho como o mais conhecido. Ele embalou a galera na arquiban-cada com manobras de tirar o fôlego. Ao final, a equipe da

Força e Ação arrecada 5 toneladas de alimentos

Ronaldo Couto - Assessoria Motogarças comemorou o sucesso do evento. “Nós esta-mos satisfeitos com a resposta do povo que veio e contribuiu com a festa” destacou o geren-te Roberto, da Motogarças.

Cerca de 5 mil pessoas lotaram a arena e como resul-tado ajudaram na arrecadação de 5 toneladas de alimentos. O deputado Adalto de Freitas, o Daltinho, que foi parceiro na organização do evento, agradeceu o comparecimento do público e destacou a admi-ração dos brasileiros à moto-

cicleta. “A habilidade dessa equipe encanta qualquer pes-soa. Foi assim também nas outras cidades por onde eles passaram” destacou Daltinho. Nesse giro pelo Araguaia, a equipe Força e Ação da Honda também esteve em Canarana, Água Boa e Nova Xavantina atendendo convite do depu-tado Daltinho e da empresa Motogarças.

O gerente comercial da Motogarças, Roberto, agra-deceu também a parceria da Rádio Araguaia FM e da TV

Centro Oeste (SBT) na orga-nização do evento e disse que os alimentos serão distribuídos entre as entidades filantrópicas de Barra, Pontal e Aragarças-GO. “Nós faremos essa distri-buição na segunda-feira dia 23 com a presença do deputado Daltinho” acrescentou.

O show Força e Ação acelera o batimento cardíaco de qualquer um. São motos potentes de 250, 1.000 ci-lindradas e até mesmo um quatriciclo é utilizado nas manobras. O piloto Dentinho arrancou suspiro do povo nas acrobacias onde pulotou 4 motos passando por um arco de fogo. Ele ainda mostrou habilidade ao empinar a moto carregando outro piloto na frente enclinado para baixo ao ponto de tocar o capacete no chão. “Nós alertamos que esse show foi feito por pro-fissionais que vivem disso e treinam todos os dias e não aconselhamos que outras pes-soas tentem imita-los e reco-mendamos o uso continuo do capacete” completou o geren-te Roberto.

BEC bate o Cáceres por 4 x 0

Wesley Alves - Redação

Em um jogo bastante disputado no 1º tempo com uma grande movimentação do ataque do Galinho da Serra (BEC). O Cáceres sen-tiu que o Barra não chegava, ensaiou uma reação que não aconteceu nada, e em uma bola falta de longe Wagner bateu forte a bola estorou na barreira e na volta ele chutou com dois jogadores do Bar-ra empedido o bandeira não anolou, mas a bola foi para o fundo da rede, terminando o 1º tempo com Barra 1 e Cá-ceres 0.

No início do 2º tempo, o Barra marcou mais uma vez gol de num cruzando de le-andro Paulista a bola tocou no jagueiro do Cáceres e 2º gol do Barra. E assim o Bar-ra continou a partida dando pressão conseguiu fazer mais dois gols um de Coelho e ou-tro de Diego. Uma bela apre-sentação do Galinho da Ser-ra, que segue muito bem no campeonato. "Vamos fazer de tudo que for possível para que o Barra chegue na final e seja campeão do Mato-gros-sense", disse Sávio Carvalho, presidente do BEC.

Foto

: Bo

squi

nho

Rodr

igue

s -

O In

tern

acio

nal

Page 10: A Semana Edição 10

10 • Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009

Interessados comparecer no SINE, Rua Presidente Vargas, Nº 598 - Cen-tro - Fone: (66) 3401-1351 -Barra do Garças - MT, munidos de carteira de trabalho e documentos pessoais

B A L C Ã O D E E M P R E G O S

VENDE-SE ou TROCA um caminhão basculante MB 1313 ano 82, todo revisado 6 pneus novos, carga seca. Tratar no fone: 9208-3100.VENDE-SE uma casa no asfalto ou troca-se por carro. Rua Vaticano, 3075 - Jardim Nova Barra. Tratar fone: 9953-3975 ou 9233-3557. VENDED-SE um imóvel com dois pisos (sobrado), na rua 17, no Jardim Amazonas 1 - saída para a usina Clube do Maçons. Preço a combinar- Fone: (66) 3401-2077 ou 9282-6209.VENDE-SE uma confecção montada e com clientela feita, com modelagem completa, motivo mudança. Fone: 9282-6209 ou 3401-2077.VENDE-SE 02 (dois) lotes em Pontal do Araguaia, próximo ao Posto Fiscal. Motivo mudança. Fone: 9282-6209 ou 3401-2077.VENDE-SE uma Casa no Dermat, tratar pelo fone: (66) 9221-6747 / 3401-7978 ou na Rua Amaro Leite, 795, Cen-tro - Barra do Garças - MT.VENSE-SE CASA no Jardim Ouro Fino, frente para Clube da PRF, casa de esquina. Tratar no fone: 3401-5815 / 9281-0144 VENDE-SE TERRENO no Jardim Universitário, falar com Nú-bia no fone: (66) 3401-5815 - 9281-3509.VENDE-SE BRINQUEDO: Casa de Bolinhas, novinha em fo-lha, no plástico, ideal para creche, berçário ou escola infan-til, Tratar com Núbia pelo fone: (66) 9209-0302.VENDE-SE CARRO, Gol 1000, Branco, Gasolina, ano 97/97, ótimo estado, livre do IPVA, Tratar com Jerusa Helena fone: (66) 9202-5327.VENDE-SE COMPUTADORES prontos para lan-house, todos com monitores com 17 polegadas. Tratar com Kelly no fone: (66) 9225-0662 (preço de ocasião).SERVIÇO DE BUFFET: DM Eventos: casamentos, formatu-ras, eventos em geral. Falar com Damares pelo fone: (66) 9906-6314.

01 VAGA P/ OPERADOR DE CAIXA, para o seguinte perfil: para homem, ter experiência, ter CNH-AB01 VAGA P/ OFFICE-BOY, para o seguinte perfil: para ho-mem, ter experiência, CNH-A01 VAGA P/ AUXILIAR CONTÁBIL, para o seguinte perfil: para mulher, ter experiência, ter 2° grau completo01 VAGA P/ ALINHADOR E BALANCEADOR DE AUTOMO-VEIS, para o seguinte perfil: para homem, ter experiência01 VAGA P/ PEDREIRO, para o seguinte perfil: para homem, ter experiência01 VAGA P/ GARÇOM, para o seguinte perfil: para homem, ter experiência ou curso01 VAGA P/ CASEIRO, para o seguinte perfil: para o casal, ter experiência com ordenha mecânica, pode ter filhos em idade escolar01 VAGA P/ VAQUEIRO, para o seguinte perfil: Para ho-mem, ter experiência com leite e inseminação artificial01 VAGA P/ MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MAQUINAS, para o seguinte: para homem, ter experiência01 VAGA P/ EMPREGADA DOMESTICA, para o seguinte perfil: para mulher, ter referência.

CLAFISSICADOS

Já aconteceu de você, ao olhar pessoas da sua idade e pensar:

não posso estar assim tão velho(a) !!!!???? Veja o que conta uma amiga: - Estava sentada na sala de espera para a

minha primeira consulta com um novo dentis-ta, quando observei que o seu diploma estava dependurado na parede.

Estava escrito o seu nome e, de repente, recordei de um moreno alto, que tinha esse mesmo nome. Era da minha classe do colegial, uns 30 anos atrás, e eu me perguntava: pode-ria ser o mesmo rapaz por quem eu tinha me apaixonado à época?

Quando entrei na sala de atendimento ime-diatamente afastei esse pensamento do meu espírito. Este homem grisalho, quase calvo, gordo, com um rosto marcado, profundamente enrugado, era demasiadamente velho pra ter sido o meu amor secreto.

Depois que ele examinou o meu dente, perguntei-lhe se ele estudou no Colégio Sacré-Coeur.

- Sim, respondeu-me.- Quando se formou? perguntei.- 1965 . Por que esta pergunta? respondeu.- É que... bem... você era da minha classe,

eu exclamei.E então, este velho horrível, cretino,

careca, barrigudo, flácido, filho da p..., me perguntou:

- A Sra. era professora de quê?

QUEM ESTÁ MAIS ACABADO?

Page 11: A Semana Edição 10

Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009 • 11

ÁRIES Com tato e inteligência, seu êxito será total, neste perío-do, principalmente no trabalho

e na vida social. Período feliz ao casa-mento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Amizades bem sucedidas.

TOURO Está beneficiado em questões de ordem sentimental, principalmente tratando com

pessoas conhecidas. É o seu melhor período do ano. Busque o aprimora-mento das suas qualidades.

GÊMEOS Um feliz resultado em novas associações, melhor ain-da se com pessoas da família.

Um pouco de desarmonia em sua vida conjugal, mas com compreensão, tudo acabará bem. Algum mal estar passa-geiro.

CÂNCER Conte agora com a pro-teção de pessoas amigas. Boas influências para revelar planos

para o futuro, fazer amigos, obter re-sultados positivos e práticos. Cuidado com discussões.

LEÃO Os astros deverão trazer as melhores influências possíveis para você. Terá sucesso ao dis-

cutir questões com a Justiça ou com o governo e terá inúmeras possibilidades de realizar bons negócios.

VIRGEM Período dos mais apro-priados para cuidar dos assuntos familiares sociais e pessoais. Re-

ceberá proteção inesperada e sua inte-ligência e capacidade criadora se eleva-rão. Êxito em viagens e no romance.

LIBRA Fase pouco agradável e com probabilidades de oposição por parte de falsos amigos e até

mesmo de parentes. Contudo, aja com otimismo e confiança em si e se sairá muito bem. Cuide da saúde e de seu crédito.

ESCORPIÃO Criaturas ou ocor-rências dispersivas poderão des-viar sua atenção dos compro-

missos e problemas mais importantes do período. Não permita que isto acon-teça. Fluxo excelente para o trabalho e o amor.

SAGITÁRIO notícias, aparente-mente exageradas ou formula-das com o intuito de pressioná-lo,

deverão ser pura e simplesmente desa-creditadas. Faça ouvidos de mercador. Esteja alerta para o que vier. Bom fluxo ao amor e ao casamento.

CAPRICÓRNIO Muita harmonia familiar, conjugal e na vida sen-timental estão previstas para

você nesta fase. Muito favorável tam-bém, aos negócios, às especulações e as novas empresas. Viagens e contatos pessoais bem sucedidos.

AQUÁRIO Pessoas amigas e conhecidas irão colaborar com seus projetos e com suas idéias.

Receberá informações úteis e promis-soras. Fase feliz para a vida amorosa.

PEIXES Ótimo fluxo astral para o tratamento de sua beleza físi-ca, e para impor mais moral em

seu ambiente social. Sucesso no amor. Aproveite a fase para divertir-se mais.

SOCIAL

Os cantores Eudes e Cantinho homenageando as Mulheres de Talento 2009, abrinlhantaram a noite com suas músicas regionais.

Equipe da Araguaia FM - Beto Bandeira, Wagner Benevides, Celinha Bombom, Josiel Campos e Alberto Costa, animando a galera no show da equipe Força e Ação.

social da Semana

Primeira-dama de Barra do Garças, Laura Be-atriz, na inauguração de reforma do CSU, no bairro Santo Antônio, acompanhada dos verea-dores Celson Sousa e Mirian Lacerda e também o diretor da Rádio Aruanã, Cândido Teles. A so-lenidade ocorreu nesta quinta-feira (19).

Repórter e apresentadora de TV, Val Lopes vem se destacando. Todos os dias a moça está alegrando com sua simpatia o jornalis-mo da TV Cidade. Ela vai longe!!!

Deputado Daltinho e sua esposa a apresen-tadora Lilian Karla presentes no Show da Equipe Força e Ação, ocorrido em Barra do Garças no último final de semana.

Claudeci Uemura, fotógrafa tem feito sucesso com os seus clicks. Ela sempre bem focada consegue fazer seu trabalho com perfeição e muita qualida-de. Ela também é Mulher de Talento.

Dupla de peso: O presidente do Sindicato Rural Vilmondes Tomain e o diretor da Rádio Aruanã, Cândito Teles em recente evento em Barra do Garças. O primeiro sempre atento às ações do agronegócio regional. O segundo tem uma pos-tura de deputado, certamente vai chegar lá e sucesso fará.

Piloto Dentinho da equipe Força e Ação Moto Show há 19 anos na estrada e seu pupilo o jovem piloto Alex. Eles tiraram o fôlego dos presentes no Porto do Baé.

Quem também recebeu o Mérito de Mulher de Talento da AGVPPEL, foi a jornalista e radialista Beatriz Barbosa, a Bia. Com quase quatro anos em Barra do Garcas, seu talento pode ser conferido na tela da Band ou pelas ondas do seu "Perpectiva Saúsde" na Aruanã. Recebendo o prêmio Bia estava ao lado de seus pais Adão e Iza e o irmão Rodrigo e sua esposa Elizania.

Quem está com o sorrido atravessado é Rozania Magali com o seu netinho João Vitor que acaba de chegar. Parabens!!!

Page 12: A Semana Edição 10

12 • Ano I - nº 10 - Barra do Garças - MT, 20 a 27 de Março de 2009GERALNa sexta-feira á noite (13) um seleto grupo de mulheres da Região Araguaia foi agraciado com o Prêmio Mulher de Talento.

O evento realizado pela Agência de Pesquisa Politica (AGVPPEL) homenageou as mulheres que se destacaram nas áreas de - Ciência, Cultura, Políticas Públicas, Trabalho Social e Negócios. A festividade que aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil (ABB) mostrou a trajetória da mulher do século 21, pautada na coragem, inteligência e imensa dedicação. O Difícil é, a cada ano, percorrer a região toda e escolher, entre as mais de milhares de mulheres, as histórias de sucesso.

Prêmio Mulher de Talento 2009

Prefeita Magali Vilela recebeu a comenda Mulher de Talento das mãos do vereador Celson Souza.

Dalzija Lopes (Dallas Vision) recebeu a comenda Mulher de Talento das mãos do vereador Celson Souza.

Tânia Moraes, diretora da escola de idiomas FISK Adriana Rabelo recebeu mais uma comendaRisalva Carvalho, da Drogaria Santa Maria

Linda da WAP, com sua equipe Prefeita Magali entrega comenda à Juliana SousaMaria Helena Noiva, também é Mulher de Talento

Marilene (Jornal A Gazeta) também recebeu a comenda Célia Rita sócia da Fox Tinta também foi homenageadaA família Pharma Vida foi uma das homenageadas...