Abstracionismo

7
Abstracioni smo Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Transcript of Abstracionismo

Page 1: Abstracionismo

Abstracionismo

Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Page 2: Abstracionismo

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.

W. Kandinsky, Cossacos, 1920 K. Malevich., Black Suprematic Square, 1915

Page 3: Abstracionismo

A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.

Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

P. Mondrian, Tempestade Cézanne, Monte Sainte-Victoire, c. 1890

Page 4: Abstracionismo

Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

P. Klee, Olhando as sombras P. Klee, Senecio

Page 5: Abstracionismo

Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.

Waldemar da Costa, Estático, 1966

Page 6: Abstracionismo

Abstracionismo lírico

O abstracionismo lírico designa uma corrente da pintura norte-americana surgida na segunda metade do século XX, integrada por pintores que viviam em Nova Iorque, como Jackson Pollock (1912-56) e Willem de Kooning (1904-97). Trata-se de uma designação imprecisa já que, por vezes, as obras não são tipicamente abstratas, nem caracterizadamente expressionistas e, em certos casos, confundem-se com a Action painting.

Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição.

Kandinsky, Amarelo-vermelho-azul

Page 7: Abstracionismo

Abstracionismo geométrico

Em 1920 surgiu um manifesto Realista inspirado por Kazimir Malevich (1878-1935), o qual advogava uma estética comprometida somente com seus aspectos visuais, desligada das finalidades práticas. A natureza, as cores, a luz e a perseguição do naturalismo deveriam ser abandonadas, limitando-se às cores com sobriedade, para abordar as estruturas das imagens com uma geometria básica fundamentada em triângulos, retângulos, círculos e quadrados. Esta tendência chamou-se Suprematismo, o qual Malevich pôs em prática a partir de 1914.

T. von Doesburg, Composição aritmética, 1930 K. Malevich, Suprematismo dinâmico, 1915 Mondrian, Composição, 1929