Acomac 57

68

description

revista Acomac

Transcript of Acomac 57

Page 1: Acomac 57
Page 2: Acomac 57
Page 3: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 3

Page 4: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 4

Page 5: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 5

Page 6: Acomac 57

6 ACOMAC BAHIA

SumárioCanal 2 Comunicação e Eventos Ltda.Rua Rio de Janeiro, 365 - Pituba - Salvador-BACEP - 41830-401 - Telefone 3344-1911 / [email protected] - www.canal2.com.br

Diretor Executivo: Luciano Dórea

Editora-chefe: Cris Montenegro - DRT/BA - [email protected]

Textos: Aina Kaorner, Anaísa Freitas, Cris Montenegro e Márcia Ribeiro

Revisão: Felipe Vergile

Pro je to Grá fi co: Alan Alves

Editoração Eletrônica: Elaine Quirino

Capa: Adrien Tournillon

Fotografia da Capa: Lucas Silva

Dep. Financeiro:Carlos Dórea e Ornilda Fernandes

Circulação: Bahia e Sergipe

Distribuição: Gratuita

Tiragem: 8 mil exemplares

26

ArtigoTom Coelho

60

Até 2010Saiba tudo que aconteceu no 18% Ecomac/6ª Convenção da Acomac-Ba

16EconomiaBalanço de 2009 e perspectivas para 2010

20CapaGeraldo Cordeiro encerra sua gestão a frente da presidência da Acomac-Ba, dando lugar a José Barbosa

Presidente: GERALDO CORDEIRO1.º Vice-Presidente: ALFREDO GONZALEZ2.º Vice-Presidente: ALCEU ROBERTO HILTNER FILHO3.º Vice-Presidente: SÍLVIO CORREA1.º Secretário: JAMILE BARBOSA2.º Secretário: PABLO VINICIUSDir. Financeiro: OSMAR ARAÚJOTesoureiro: RUBEM SILVADir. Social: ALVARO VENTIN

DIRETORIA SETORIALMat. Bruto: EDIVALDO COELHOAmiantos: RUBEM SILVAPisos e Revestimentos: JOSÉ BARBOSAElétrica: LUÍS REISHidráulica: GILBERTO CERQUEIRATintas: JOSÉ NEWTONFerragens: ANTÔNIO JOSÉMadeira: ALEXANDRE COHIM

ASSESSORIAS TÉCNICAS

Eventos:DIEGO PAES / PABLO VINICIUS / JOELSON SILVA

Marketing:LUCIANO ARAÚJO / JAMILE BARBOSA / JOELSON SILVA

Interior:BENEDITA CAMPOS / CARLOS ALBERTO PEREIRA JOVENILSON MENESES /ORLEANS MENDONÇA / DEOLINO NERY

Planejamento Estratégico:GILBERTO CERQUEIRA / MILTON ALOI / SÍLVIO CORREA

Conselho Fiscal:Titulares: LUIS REIS / LUÍS ALONSO / JOÃO ANDRADE

Suplentes:MANUEL GONZALEZ / JOSÉ MANUEL MARTINEZMANUEL TRANCOSO

CONSELHO DELIBERATIVOPresidente LUCIANO ARAÚJOVice-Presidente JOSÉ ELOY

CONSELHEIROS:MANUEL BERNARDINO / ANTÔNIO BITTENCOURT / DEONILDO MARTINEZ /JOSÉ GARGUR / MANOEL DURAN /EDMUNDO SOUZA / EDIVALDO COELHOCARLOS ALBERTO PEREIRA

Tel.: (71) 3113-2481 Telefax: 3113-2480 Av. Tancredo Neves Ed. Salvador Trade CenterTorre Norte, sala 2215 - CEP 41820-020 - Sal va [email protected] / www.acomac-ba.com.br

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 6

Page 7: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 7

Page 8: Acomac 57

8 ACOMAC BAHIA

Palavra do Presidente

Histórico e boas perspectivas

Em dezembro deste ano termina o mandato do biênio 2008-9, daAcomac-BA, que tive a honra de presidir, em duas gestões. É o tempooportuno de se fazer um histórico das ações realizadas neste período.

Uma entidade classista, vale ressaltar, precisa estar atualizada e sintonizada comos interesses de seus representados, pois isso é o que a justifica e lhe dá a devidacredibilidade.

A diretoria definiu, no planejamento, prioridades convergentes com as demandasdos associados e o fortalecimento institucional da entidade: programas dequalificação, por meio de cursos e palestras; negociação com a indústria sobrevenda sem critério; fortalecimento dos eventos de integração, como o Ecomac-BAe eventos locais, e a ampliação dos canais de relacionamento com outrasentidades e o poder público.

Nestes dois anos, foi dado prosseguimento ao programa de capacitação, com asérie de cursos, elaborados conjuntamente com a Extensa/Unifacs, bem comopalestras e eventos temáticos e de integração. Ampliaram-se as opções deconvênios financeiros e jurídicos. Na comunicação, houve maior ênfase daabordagem técnico-profissional nos conteúdos da Revista Acomac-BA. Construiu-se uma nova etapa de diálogo com outras associações e com ogoverno estadual, que consolidou o entendimento da real importância que oramo representa para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. E aAcomac-BA foi uma das fundadoras do Fórum Empresarial da Bahia, umfórum estadual de debates e iniciativas em prol da economia baiana, integradopor outras dez organizações. Essas iniciativas comprovam a missão e o objetivo daAcomac-BA em criar e expandir serviços e oportunidades aos associados, para seudesenvolvimento e integração, pois o mercado dinâmico e complexo exigeprofissionalização e atualização.

Aproveito para agradecer aos associados, pela confiança; à minha diretoria,sempre dedicada; a Anamaco, Fecomacs e Acomacs; aos colaboradores eprofissionais que atuam para a associação; às indústrias parceiras, instituiçõesfinanceiras, empresas de comunicação, poder público e demais organizações declasse. E um agradecimento especial, em meu nome e de todos os diretores, àsnossas famílias, pelo apoio e compreensão, e a todos que de alguma maneiracontribuíram com a gestão 2008-9. Que a Acomac-BA continue em sua jornadade realizações e sucesso, pautada em valores de respeito, entendimento edinamismo. Meus votos de sucesso para o presidente José Barbosa e sua diretoria,e que sejam protagonistas de novos capítulos na história da Acomac-BA. Por fim,uma saudação de boas festas e que 2010 seja repleto de paz e sucesso a todos.

OBRIGADO E FELIZ 2010.

Geraldo CordeiroPresidente da Acomac-BA

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 8

Page 9: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 9

Page 10: Acomac 57

10 ACOMAC BAHIA

Editorial

Caro (a) leitor (a),

É com grande satisfação que encerramos mais um ano aolado de uma entidade tão séria e respeitada como aAcomac-Ba. Ao longo dessa parceria, é motivo desatisfação e orgulho estarmos presentes nos principaisacontecimentos do setor de materiais de construção doEstado. E este ano, repetimos mais uma vez a amplacobertura jornalística do 18º Ecomac/6ª Convenção daAcomac-Ba, com profissionais antenados de forma quenenhum registro fosse deixado de fora. Confira a nossamatéria especial acerca do evento.

Aproveito para saudar o novo presidente eleito, JoséBarbosa, e a nova mesa diretora (2010-2011) desejando-lhes uma gestão de sucesso, assim como tem sido aadministração dos últimos anos. Parabéns!

Agradeço, em nome de toda a equipe da Canal 2, aoatual presidente Geraldo Cordeiro que em todo o seumandato teve uma relação de respeito, amizade ecordialidade para com o trabalho desenvolvido pela Canal2 Comunicação e Eventos. Obrigado, presidente.

Como não poderia deixar de agradecer também aosnossos parceiros e anunciantes que acreditam nopotencial da Revista Acomac-Ba, fazendo desta um canalentre os seus produtos e serviços e o lojista ouconsumidor final. Assim como a todos os profissionaisque produzem a Revista Acomac-Ba, dedicando a estauma atenção mais do que especial.

Que em 2010 essas parcerias sejam renovadas e novasparcerias sejam firmadas em prol do setor.

DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL

E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

Luciano DóreaDiretor Executivo

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 10

Page 11: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 11

Page 12: Acomac 57

12 ACOMAC BAHIA

Informes Da Redação Fotos Divulgação

EventosO presidente Geraldo Cordeiro marcou presença em eventos de sumaimportância para o segmento. Dentre eles, destaque para:▪ Seminário 'Brasil na Era do Pré-Sal', promovido pelo jornal Correio daBahia, no espaço Unique, no dia 6 de novembro, em Salvador. O eventoabordou as novas oportunidades advindas da exploração do pré-sal, para oBrasil e a Bahia.▪ Salão de Negócios Imobiliários da Bahia 2009, realizado pela Ademi-BA,dia 11 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.▪ Apresentação sobre o projeto da nova Fonte Nova, evento promovido pelaSecretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) eSecretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa) com apoio daFIEB, no dia 12 de novembro.▪ X Convenção Anual da Ademi-Ba, realizada de 4 a 8 de dezembro no SuperClubsBreezes, em Costa do Sauípe.

AlteraçãoOrganizacional na presidência da BASF na América do Sul Dr. Alfred Hackenberger (58), atualmentePresidente da Divisão de Pesquisas deEspecialidades Químicas da BASF naAlemanha desde 2004, se tornaráPresidente da empresa na América do Sul,sediada em São Paulo, Brasil,efetivamente a partir de 01 de maio de2010. Hackenberger já teve passagem peloBrasil na década de 90, tendoexperimentado as responsabilidades pelasáreas Químicas. Nascido na Alemanha,no ano de 1951, tem formação emquímica pela Universidade de Saarland edoutorado em química orgânica por estamesma Universidade. O atual Presidente da região Dr. Rolf-Dieter Acker, se aposentará em 30 de abrilde 2010, após 30 anos de trabalhodedicados à BASF.

ReconhecimentoPelo segundo ano consecutivo, a Eifel Representações Ltda. recebeuo prêmio do 4º Mérito Lojista 2009 devido a transparência, parceriae trabalho desenvolvido ao longo dos seus 38 anos de existência. Oprêmio é resultado de uma pesquisa realizada pela ConectivMercado, com orientações da FCDL-BA e apoio do Sebrae,Federações das Indústrias e do Comércio e Governo do Estado.Nos meses de janeiro e fevereiro de 2009, 3.000 lojistas foram entre-vistados sobre questões das relações fabricantes-lojistas e prestadoresde serviços. Vale salientar que a FCDL-BA busca reconhecer empresaspreocupadas com o conceito de seus produtos/serviços e que man-têm boas relações com lojistas e consumidores.No estado da Bahia, os lojistas de material de construção premiarama Ecas Indústria Cerâmica Andradense e a Eifel Representações Ltda.

A premiação foi realizada no Hotel Pestana com a presença do governador JaquesWagner e outras autoridades.

Padrão para plugues e tomadas Desde outubro do ano passado a RomarMetais Sanitários está no mercado deSalvador. Através da representação damarca por Anselmo Luis, a empresa dacidade paulista Ferraz de Vasconcelos jácomemora a excelente aceitação nas lojasdo estado, estando presente em mais de20 pontos de vendas na capital. O objetivo, porém, é expandir ainda maisesse nicho de mercado e fortalecer amarca no estado através de planos demídia e grandes parcerias. O gerentecomercial da Romar, Jhonatan Rodrigues,que esteve no 18º Ecomac/6ª Convenção,se mostrou bastante empolgado com asnovas perspectivas para a empresa paulis-ta no estado. É a terceira vez que amarca participa do Ecomac. A Romar, fundada em 95, está hoje insta-lada em uma área com mais de 5000m²,fabricando e distribuindo cerca de 750itens em aproximadamente 2000 pontosde venda em todo o Brasil.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 12

Page 13: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 13

Sistemas integrados para potencializar setor de vendasA PolibrásNet oferece para a indústria, o distribuidor e aoatacado o FastSeller Pré-Venda, um sistema que englobadiversas ferramentas de mobilidade e automação para darsuporte as equipes de vendas. Além de possibilitar a criaçãoe acompanhamento de todo o processo, que vai desde adefinição da rotina de visitas até a entrega dos produtospara o cliente final, o sistema roda em multi plataformasnos principais dispositivos móveis existentes no mercado eutiliza diversas formas de comunicação para transmissãodas informações via telefonia fixa ou móvel, rede WiFi ousatélite. Entre as funcionalidades oferecidas destacam-se: agendade visitas e rota de atendimento, ficha dos clientes,registros de ocorrências, acompanhamento de metas ecotas, cadastro de novos clientes e lista de inadimplentes,produtos em oferta ou sem venda, pedidos deorçamento/cotação, estoque, histórico dos últimos pedidos,pesquisa de preços de produtos concorrentes eacompanhamento de comissão.Informações: www.polibrasnet.com.br

Setor de decoração ganhaespaço exclusivo O Espaço Dismel Decor agora está concentrado emuma só unidade - na Estrada do Coco. Com o objetivode oferecer ao cliente, em um só lugar, o que há demelhor entre os principais lançamentos e marcas, osetor de decoração da Dismel Center, localizado naavenida Tancredo Neves, vai mudar de unidade paraampliar o departamento de pisos, louças e metais.Agora na Estrada do Coco, possui mais de 15ambientes com móveis e acessórios para todos osgostos e estilos.No Espaço, que tem mais de 2.000 m², estão expostosem forma de showroom móveis para salas de jantar,home, quartos e varandas em ambientesindividualizados. É possível encontrar também objetosde decoração e presentes, tais como tapetes, cortinas,almofadas e peças de jantar. Além disso, arquitetos edecoradores proporcionam atendimentopersonalizado aos clientes, que têm à disposição osserviços de pronta entrega e entrega em domicílio.

MOTIVA Máquinas pretendechegar ao final de 2009 comfaturamento de R$ 100milhõesApesar da produção industrial e das exportaçõesbrasileiras terem se retraído nos últimos meses (amédia de retração do mercado foi na ordem dos18%) devido ao impacto da crise mundial, adistribuição de máquinas de escavação,carregamento e transporte de produtos sofreu menorretração. A atuação em áreas diversas, comoconstrução, mineração, indústria, florestal, locação eagricultura, explica, em parte, a manutenção dovolume de vendas das empresas que atuam na área.“Nosso faturamento este ano deve ser igual ou maiorque a do ano passado, em torno de R$ 100 milhões.Ao invés de demitirmos, contratamos, e atualmenteempregamos diretamente mais de 100 pessoas nosestados em que atuamos (Bahia, Sergipe, Alagoas,Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).Faturamos mais de 300 equipamentos em 2008, eno primeiro semestre de 2009 entregamos o mesmovolume no mesmo período de 2008”, comemora opresidente da Motiva, Gil Mottin. A Motiva distribuimáquinas da marcas VOLVO e YALE e pneus daMICHELIN há 30 anos.

Expambox inicia nova faseadministrativa e comercialA Expambox inicia uma nova fase administrativa,tornando-se uma empresa mais profissionalizada.Esse processo envolve a contratação de profissionaisaltamente especializados nas áreas Comercial,Industrial, Administrativa, Marketing e Exportações.O gerente comercial, Antonio Luiz Simão, ressaltaque a empresa manterá uma sintonia plena entretodos os setores, promovendo maior flexibilidade nasvendas, seguindo diretrizes objetivas eproporcionando ao PDV soluções inovadoras,serviços e atendimento. “Eliminamos qualquerbarreira existente entre nossos departamentos, eestamos organizando treinamentos que permitemadaptação de nossa equipe diante das necessidadesapontadas pelo cliente”, esclarece Simão.A nova gerência comercial da Expambox enfatizará ovalor do representante, estabelecendo um canal decomunicação mais ágil, para levar motivação àequipe comercial. São ações planejadas que visamrecuperar clientes inativos e diminuir distâncias entreempresa e lojista.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 13

Page 14: Acomac 57

Informes Da Redação Fotos Divulgação

Celular e o câncerUm renomado jornal britânico divulgou recentepesquisa que associa alguns tipos de câncer como uso de aparelhos celulares. Preliminarmente, osresultados atestam que há grande risco de tumorcerebral entre pessoas que fizeram uso de tele-

fones celulares durante mais de dez anos. Emboraainda careça de objetividade, a pesquisa frisa a

importância de evitar o uso excessivo do aparelho, espe-cialmente entre crianças.

UOL compra a InsiteO Universo Online (UOL) anunciou a compra da paulista Insite, quarta maiorempresa de hospedagem de sites do Brasil. Essa é a quinta aquisição do UOLnos últimos dois anos e hoje o grupo possui 2,5 milhões de assinantes.

Internet para recolocação no mercado

Uma recente pesquisa constatou que28% dentre 13 mil brasileiros foramcontratados através de amigos da redede contatos (networking). Os dadosenfatizam a tendência de que cada vezmais os jovens profissionais utilizem asferramentas da internet paracrescimento profissional.

Mercado de mobilidade ganha portal de e-commerce Nos últimos anos, o varejo on-line ganhou destaque no cenário econômicoe começaram a surgir portais de e-commerce especializados, como oMundo Móvel (www.mundomovel.com.br), focado em soluções e produ-tos de mobilidade. O portal possui 11,8 mil visitantes únicos por mês, umamédia de 470 visitas diárias. “Nosso público-alvo são os consumidores detecnologia e o que mais os atrai é a facilidade de encontrar, em um únicocanal, novidades e tendências do mercado de mobilidade no Brasil e nomundo”, afirma Jefferson Assis, gerente de e-commerce do Mundo Móvel.

Alteração no Códigode Defesa doConsumidorDesde o dia 1º de outubro, uma alter-ação feita no Código de Defesa doConsumidor torna obrigatório quetodos boletos de cobrança apresentemo nome, endereço e o número deinscrição no Cadastro de PessoasFísicas ou no Cadastro Nacional dePessoa Jurídica (CNPJ) do fornecedordo produto ou do serviço. A medidadeve reduzir os problemas para os con-sumidores que são vítimas dascobranças indevidas.

Fusão cria 2ª maior processadora de cana-de-açúcar do mundoNo final de outubro, a unidade brasileira do grupo francês de commodities,Louis Dreyfus, assumiu o controle da Santelisa Vale. Com isso, fica criada amega processadora de cana e as intenções claras de atuar de formaexpansiva no Brasil.

Entenda o nome de cada tributo pagoQuer saber para onde vai o dinheiro dos tributos e impostos? Acesse olink www.migre.me/a7ck e confira o glossário explicativo do portal R7.

Construção civil muda de eixoRecente pesquisa do IBGE revelou que a participação dasindústrias de construção civil está maior nas regiões Norte eNordeste. Enquanto os estados Bahia e Pará obtiveram osmaiores ganhos, São Paulo e Rio de Janeiro registraram asmaiores perdas de investimentos do setor.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 14

Page 15: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 15

Page 16: Acomac 57

16 ACOMAC BAHIA

Economia PorAina Kaorner e Anaísa Freitas

Balanço da economia em 2009 e perspectivas para 2010

No final de 2008, todos osjornais noticiavam a previ-são de maus ventos para a

economia mundial no ano que se ini-ciava. Com a quebra do bancoLehman Brothers, teve início a crisefinanceira global e o desespero dediversos setores do mercado. Por faltade financiamento o setor automobilís-tico também fora afetado. As vendasde veículos recuaram para o nívelmais baixo dos últimos quinze anos,nos EUA. A estimativa de aumento doPIB, em 2009, de acordo com aSecretaria de Política Econômica (SPE)do Ministério da Fazenda, seria de4,5%; pouco tempo depois a avalia-ção passou para 3,5%, e em marçofora anunciado 2%. O pânico tomouconta do mundo dos negócios, maisparecia o apocalipse econômico.

Em verdade, 2009 foi um ano derecuperação desse cenário anterior,com um amargurado primeiro semes-

tre de perdas, como explica o econo-mista e ex-secretário de planejamen-to, Armando Avena. A pressão sobreo governo para que fossem implanta-das iniciativas de estímulo ao cresci-mento da economia, como a reduçãodo IPI, especialmente de automóveis ede bens da linha branca, favoreceu aretomada do crescimento. Para 2010,Armando fala em uma perspectiva decrescimento de cerca de 5% ao ano,para o país. E, para ele, cumprir essameta deve exigir das esferas estaduale federal de governo investimentosnas indústrias, nas formas de escoa-mento da produção, além de iniciati-vas para redução na carga tributária.“No momento em que o governofederal reduziu os impostos (IPI) efechou suas contas, ficou comprova-do que o Brasil não precisa de umacarga tributária tão alta”, ressalta.

Diante das projeções e perspecti-vas, o setor de materiais de constru-ção manteve-se confiante e discutiu otema no 17º Ecomac, em Praia do

Armando Avena

Valdir Saraiva

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 16

Page 17: Acomac 57

Forte (BA). Na ocasião, mesmo diantede maus presságios, as perspectivaspositivas foram anunciadas por pales-trantes e representantes de associa-ções, com resultados acima do espe-rado. “Só temos a comemorar diantedas expectativas iniciais em relação àcrise, no início do ano. As previsõeseram péssimas e, felizmente, não seconcretizaram. As ações do governo,como a redução do IPI, incentivarambastante o crescimento do nossosetor e o resultado foi bem melhor doque o esperado”, afirma o presidenteda Acomac-Ba, Geraldo Cordeiro.Para 2010, ele espera um crescimen-to elevado, principalmente depois daconsolidação de financiamentoscomo o “Minha Casa Minha Vida”.

Dados da Anamaco (AssociaçãoNacional dos Comerciantes deMaterial de Construção) mantém aexpectativa de crescimento em 2009de 6,5% sobre 2008, quando o setorbateu recorde de faturamento (R$43,23 bilhões). Para Cláudio Conz,presidente da entidade, o volume devendas deve crescer em 20% até ofinal desse ano, motivado pela primei-ra parcela do 13º salário. “As própriaslojas já sabem desse aumento demovimento, então fazem promoções,tentam atrair o consumidor. Depoisda primeira quinzena de dezembro, jáentra o período de férias escolares ecriança em casa não combina comreforma, por isso o momento dereformar é agora”, completa. Para2010, a Anamaco projeta um cresci-mento de 10% sobre 2009”.

Reflexos e expectativassobre lojistas

“O mercado de 2009 foi muito atí-pico com relação aos anos anteriores.Houve uma oscilação muito grandeno consumo nas revendas na Bahia,pois primeiro veio a crise mundial queassustou a todos de forma inespera-da. Mesmo as pessoas com dinheiroestavam resistentes ao consumo emsuas residências”, analisa José

Barbosa, proprietário do Nordestão.Para ele, o que mais prejudicou osetor de materiais de construção em2009 foi o consumo exacerbado deautomóveis, eletrodomésticos e ele-trônicos. “O financiamento para essessetores estava muito mais fácil e aspessoas focaram suas despesas emutensílios domésticos, não no bemestar da moradia”, avalia. Para rever-ter esse quadro, foram efetivadas

ações de fortalecimento de parceriascom fornecedores e financeiras, a fimde facilitar o consumo de materiais deconstrução no Nordestão. “Nós esta-mos atentos aos nossos clientes todotempo. Temos procurado incentivodos Governos Federal e Estadual atra-vés da Acomac e as expectativas para2010 são boas”.

Na rede Construpiso, o clima para opróximo ano também é de otimismo.Para o diretor Márcio Nascimento, arede pretende ampliar o crescimento,repetindo o sucesso desse ano. “Em2009, crescemos cerca de 9 a 10%em vendas”, afirma. Só em agosto, arede abriu uma filial no bairro dePernambués e contratou 20 novosfuncionários. A projeção de Márciovai mais longe. Ele acredita que ospróximos cinco anos devem ser exce-lentes para o varejo de construçãocivil, especialmente pela ampliação nonúmero de reformas e da aquisiçãode novos empreendimentos.

“Esse ano está sendo de grandesacontecimentos para Dimacol”, resu-me o gerente administrativo, ArnaldoRibeiro. As metas da rede foram supe-radas, possibilitando a implementa-ção de novos projetos para o próximoano. Arnaldo destaca dois deles,sendo o primeiro a mudança no siste-ma de gestão, visando comportar ocrescimento da empresa, e o outro, oinício das obras para construção danova sede da rede, em um projetoque inclui tecnologia de ponta e gera-ção de emprego. “Aliando a essasmudanças, estamos investindo naqualificação de nossos profissionais eaumentando o número de represen-tantes, além do investimento na pros-pecção de novos mercados para alémda Bahia”, explica.

Armando Avena também é Especialistaem Planejamento Global e PolíticaEconômica pela Cepal/ ONU e em ContasNacionais. Atualmente é professor daUFBa e da UCSal, além de atuar comoconsultor e palestrante e escrever noportal www.bahiaeconomica.com.br

Arnaldo Ribeiro

Claudio Conz

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 17

Page 18: Acomac 57

18 ACOMAC BAHIA

Economia PorAnaísa Freitas - [email protected]

Novo sistema de SubstituiçãoTributária na Bahia

Todos os contribuintes quecomercializam mercadoriasinseridas no anexo único do

Protocolo ICMS 104/09 (veja o sitewww.migre.me/bIsa) devem estaratentos às mudanças para o próximoano. A implementação desse protoco-lo entre Bahia e São Paulo, que tratadas operações com materiais de cons-trução, se dará de modo similar ao jáverificado entre São Paulo e MinasGerais.

De acordo com José Jorge SantosSousa, gerente de SubstituiçãoTributária da Secretaria da Fazenda doEstado da Bahia (SEFAZ), a nova medi-da encerra a tributação do ICMS noinício da cadeia de comercialização etorna possível ao imposto estadual sairdo modelo plurifásico tradicional dedébito/crédito para o monofásico. Naprática, um contribuinte paulista, porexemplo, que realize uma operação devenda a outro localizado na Bahia,reterá o ICMS (Imposto sobreOperações relativas à Circulação deMercadorias e Prestação de Serviços deTransporte Interestadual eIntermunicipal e de Comunicação) porsubstituição tributária e repassará aeste Estado, caracterizando como con-tribuinte substituto o eleito para efe-tuar a retenção e/ou recolhimento doICMS e o destinatário como contri-buinte substituído. “A substituição tri-butária, ao transferir para a origem aarrecadação do imposto, facilita oacompanhamento do recolhimento dotributo e garante a justiça fiscal, evitan-do a concorrência desleal de empresasque não recolhem adequadamente oICMS, tornando assim o ambiente denegócios menos burocrático e dispen-dioso, tudo isso sem aumentar a cargatributária”, aponta José Jorge.

Apesar do otimismo, a implementa-ção do novo sistema requer cuidadosob o aspecto da forma como o cálcu-lo se dará. Como lembra CláudioConz, presidente da Anamaco(Associação Nacional dosComerciantes de Material deConstrução), é o modelo paulista deSubstituição Tributária que está servin-do como referência para os demaisestados, o que implica em dizer quecada um utilizará sua MVA (Margemde Valor Agregado) em vigor, muitasdas quais com valores decimais quetornam o cálculo operacional compli-cado. “Se os 27 Estados da Federaçãoresolverem implementar 27 regimes desubstituição tributária diferentes, issoaumentará ainda mais a burocratiza-ção do sistema”, alerta. Ele ressaltaque não há oposição da Anamaco aonovo sistema, mas sim uma tentativade simplificar a adoção do regime. Emdiálogo com o governo paulista, a ins-tituição espera que haja um agrupa-mento dos produtos em grupos de

MVAs comuns, reduzindo o númerode cálculos.

A mudança, que deve entrar emvigor em 2010, em relação às opera-ções destinadas à Bahia, vem sendobem recepcionada também porGeraldo Cordeiro, presidente da ACO-MAC-BA (Associação dosComerciantes de Materiais deConstrução da Bahia). Para ele, oimportante no momento é manter odiálogo com o Governo sobre a ques-tão das alíquotas e das margens paraessa aplicação, para gerar o mínimo deimpacto possível para o setor de cons-trução civil. “O Sistema pretende criarum equilíbrio na concorrência, redu-zindo a informalidade”, explica. Eleaponta, ainda, os efeitos em cadeiadessa redução, como o aumento dearrecadação e aumento da empregabi-lidade com vínculos trabalhistas. Anova medida pretende, também, resol-ver a situação de empresas que seencontram na informalidade e dese-jam a regularização fiscal e tributária.

“A substituição tributária facilita o

acompanhamento dorecolhimento do tributo

e garante a justiça fiscal”JOSÉ JORGE SANTOS SOUSA

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 18

Page 19: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:38 Página 19

Page 20: Acomac 57

20 ACOMAC BAHIA

Capa PorAnaísa Freitas [email protected] Fotos Lucas Silva

Resultados positivos e novas expectativasGERALDO CORDEIRO ENCERRA SUA GESTÃO A FRENTE DA PRESIDÊNCIADA ACOMAC-BA, DANDO LUGAR A JOSÉ BARBOSA.

Momento de renovação na Associaçãodos Comerciantes de Materiais deConstrução da Bahia (ACOMAC-BA). Aatual gestão de Geraldo Cordeiro darálugar à administração que será conduzida,a partir de 2010, por José Barbosa quetem pela frente o desafio de gerir umadas maiores entidades de classedo país. Nessa matériaespecial, o atualpresidente fala dasconquistas edificuldades deliderança e opresidente eleitocomenta sobre suasexpectativas.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 20

Page 21: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 21

Page 22: Acomac 57

22 ACOMAC BAHIA

Capa PorAnaísa Freitas [email protected] Fotos Lucas Silva

Os dois biênios consecutivosde Geraldo Cordeiro(Comampac) à frente da presi-dência da ACOMAC-BA (2006-2009) consolidaram-se pelasnovas idéias e práticas na relaçãocom o associado, em constantesavaliações do setor de materiaisde construção. Em regra, o vare-jo do segmento começa comoum comércio menor de bairro ese expande ao longo dos anos, oque aumenta também a dificul-dade em gerir com maior profis-sionalismo. E, tendo em menteesse modelo, a gestão deGeraldo contemplou ações quepermitissem ao associado acom-panhar as inovações tecnológi-cas que atingem seu negócio,especialmente na área tributária.A associação investiu nos treina-mentos dos varejistas, em parce-ria com universidades, paragarantir cursos rápidos e queagregassem conhecimento aosassociados.

Outra preocupação que mere-ceu atenção da entidade foi osproblemas oriundos da vendadireta da fábrica ao consumidor,com a quebra da participação docomércio varejista na cadeia. Parareverter esse quadro, a conversacom segmentos do setor defini-ram regras mínimas de negocia-ção, garantindo ganho de toda aprodução. A competência do pre-sidente Cordeiro em manter diá-logos também favoreceu a aproxi-mação da entidade junto aoGoverno Estadual, discutindofrancamente os interesses dosetor de construção civil, semprerelembrando a importância dessepara a economia.

Ao longo dos mais de 30anos, a ACOMAC-BA foi for-mada por gestões que traba-lharam intensamente namudança de paradigma doassociativismo no Estado. Adificuldade em romper o indivi-dualismo generalizado e esti-mular o crescimento no núme-ro de associados registrouavanços positivos na gestão deGeraldo. “Para isso, estivemossempre prestando um serviçocada vez maior ao associado,incluído cursos, atendimentonas áreas jurídica e trabalhista,com custo zero”, enfatiza.Com essas práticas, o pequenolojista, mais resistente a essasmudanças, percebeu a impor-tância de sua atuação junto aACOMAC-BA. O melhor exem-plo do aspecto positivo dessasmodificações é que, em média,70%, 80% dos participantesdos cursos promovidos pelaACOMAC-BA são pequenosempresários do varejo.

Mesmo diante dos saldospositivos de crescimento eganhos junto à associação, parao atual presidente, o desafio deprofissionalizar o varejo deconstrução civil deve permane-cer para a nova diretoria. E, paraauxiliar nesse novo momento,ele pretende continuar atuandona Associação, auxiliando nosdiálogos futuros. “Eu aproveitopara agradecer a toda equipeque contribuiu para nosso tra-balho e que continuem assimnas próximas gestões, de formaque a ACOMAC-BA cresça cadavez mais”, frisou GeraldoCordeiro.

Geraldo Cordeiro: gestão focada na força do associativismo

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 22

Page 23: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 23

O pernambucano de Caruaruque tem espírito e bom humorde baiano, José Barbosa, 49anos, casado e pai de doisfilhos, iniciou cedo a trajetóriade sucesso. Quando começou atrabalhar aos 13 anos de idadejá tinha definido que sua metaseria batalhar para ter o próprionegócio no futuro. A habilida-de com a gestão se iniciou em1984, quando formou a pri-meira loja do Nordestão, doramo de materiais de constru-ção. A modesta venda logoampliaria em tamanho, graçasao trabalho do sonhador José.Hoje, além da matriz (Av. SanMartim), a rede conta comduas filias, uma em Feira deSantana e outra no bairro deMatatu. Sob a gerência de Joséhá, ainda, uma loja que atendeespecificamente o segmentode madeira. “Trabalhando comfé em Deus e acreditando quesó se vence com trabalho”,assim define José Barbosa osegredo para que seus projetostornem-se realidade e mante-nham-se em crescimento, comatitudes positivas para superaras dificuldades da gestão.

Ela avalia diariamente odesempenho em suas lojas,mas confessa que gosta dosmomentos em que desfruta narede de sua casa. Associado daACOMAC-BA há 15 anos, olojista foi eleito no dia 8 deoutubro para a presidência daentidade. Desde a sua associa-ção até o momento atual, eleaponta evolução na entidade,especialmente no quesito pro-

fissionalização, em crescimentonas lojas integrantes da entida-de. No desafio da presidênciade uma das maiores ACOMACsdo país, José ressalta a satisfa-ção com o trabalho já existen-te, advindo de outras gestões.“O que foi feito pelos presiden-tes que me antecederam servede modelo para o país”, enfati-za. Para ele, todos contribuíramde algum modo para a melho-ria, mas ficam em destaqueACM (atual diretor executivo),Álvaro Ventin, Luciano (Dismel)e Geraldo Cordeiro. .

Como consequência do tra-balho sério desenvolvido pelaACOMAC-BA, tem sido cres-cente a ação de associativismodo setor. Segundo a estimativado novo presidente, a credibili-dade da ACOMAC-BA deverender um aumento de 50%em número de associados até ofinal de seu mandato.

À frente da presidência, JoséBarbosa afirma que pretendemanter o que já existe e imple-mentar novas idéias, atuandoespecialmente na divulgaçãode benefícios aos associados etrabalhando para encurtar adistância entre representantesdo segmento de materiais deconstrução e a ACOMAC-BA.“Isso estreitaria ainda mais oelo entre a indústria e a reven-da”, destaca. No futuro próxi-mo, ele deseja, ainda, estimularaos associados a lançarem umolhar de responsabilidade sobreo papel social de cada empresa,desenvolvendo, para isso, pro-jetos direcionados.

José BarbosaIrmão: renovação para o biênio 2010-11

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 23

Page 24: Acomac 57

24 ACOMAC BAHIA

Capa PorAnaísa Freitas [email protected] Fotos Lucas Silva

Presidente: Jose Barbosa - Nordestão

1° Vice: Silvio Correia - Comercial Ramos

2° Vice: Osmar Araújo - Dismel

3° Vice: Manuel Garcia Martinez - Novolar

Diretor financeiro: Marcio Nascimento - Construpiso

Diretor tesoureiro: Joelson Silva - Casa Pronta

Diretor social: Álvaro Ventin - O Brasileiro

1° Diretor secretário: Diego Paz - Casa Popular

2º Diretor secretário: Alonso Souza - Nogueira

CONSELHO FISCAL:

Deusdedith Queiroz Filho - Irmãos Queiroz Ltda.

Julio Cezar - Construmix

José Nilson Andrade – Comercial Ramos

SUPLENTES:

João Carlos Andrade - Casa São João

Carlos Eduardo da Silva - Portinári

Manuel Porto Trancoso - Madeireira Cristo Rei

DIRETORIA SETORIAL:

Pisos e revestimentos: Gilberto Cerqueira – O Fazendão

Louças e metais: Silvio Correia – Comercial Ramos

Tintas e derivados: José Nilton - Vapt Blue

PVC e Elétrica: Osmar Araujo - Dismel

Madeiras: Alexandre Cohim - Léo Madeiras

Cimento: Pablo Tobler de Souza - DCB

Ação social: Jamile Barbosa - Nordestão

Relação da nova diretoria: DIRETORIA ACOMAC BAHIA – BIÊNIO 2010-11

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 24

Page 25: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 25

Massacom Tecnologia

Um ano difícil! Assim foi 2009 para e econo-mia mundial, um ano que se iniciou jáenvolto em uma crise econômica que colo-

cou o mundo inteiro em alerta e que ocasionou umaretração muito forte do mercado em geral. Diantede um quadro assim o que fazer? Como sobrevivernesse mercado e conquistar novos clientes? Comonão deixar a crise derrotar o desenvolvimento?

A Massacom / Texturar tem muita satisfação emafirmar que, com muita luta, alcançou vitóriasimportantes nesse ano, onde à ação coerente, dire-ta e positiva de sua Diretoria foi fundamental paraalcançar os resultados almejados. Findamos o anocom nossa marca consolidada na capital baiana eem toda região metropolitana, o volume de vendasaumenta mês a mês, temos 2 novas filiais (Ceará eAlagoas) que vem expandir nossa área de atuação enovos mercados têm aberto suas portas para os pro-dutos Massacom / Texturar. Obras importantes têm

nosso serviço de produção de concreto e argamas-sas em canteiro de obras presente e ótimas perspec-tivas se firmam no horizonte.

Nesse cenário queremos agradecer aos clientes,fornecedores, colaboradores e amigos em geral queacreditam no trabalho sério e consciente quedesenvolvemos, entendemos a importância de cadabloco, cada janela, cada pintura, cada teto textura-do, enfim, cada conquista e melhoria realizada noslares de nosso povo e que juntos buscaremos cres-cer e tornar sempre melhor a vida de cada um.

Desejamos a todos um ano novo vitorioso e degrandes realizações, Feliz 2010!

Colocamos nossa Equipe Técnica sempre à disposi-ção através de nossos e-mails: [email protected] / [email protected] e nos telefo-nes: Salvador/BA: (71) 3381-8924 / 3244-1265,Fortaleza/CE: (85) 3295-5088 e Maceió/AL: (82)3359-1040 / 3355-7277.

MASSACOM TECNOLOGIA – PRODUTOS QUE ACELERAM SUA OBRA –CRESCIMENTO EM MEIO À CRISE.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 25

Page 26: Acomac 57

26 ACOMAC BAHIA

Especial Por Cris Montenegro [email protected] e Márcia Ribeiro [email protected]

18º Ecomac/6ª Convenção da Acomac-BaSUCESSO SE REPETE E JÁ É GRANDE A EXPECTATIVA PARA O PRÓXIMO ANO

O Iberostar Praia do Forte Hotel foi mais uma vez o local escolhidopara a realização do evento

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 26

Page 27: Acomac 57

Oburburinho na recepção do Iberostar Praia do Fortena primeira noite do 18º Ecomac/6ª Convenção daAcomac-Ba já anunciava o que estava por vir nos

próximos dias. Pessoas de toda parte do país prestigiarammais uma vez o maior evento do segmento na AméricaLatina que assim como nas edições anteriores, deixou sau-dades. Na noite de abertura, Geraldo Cordeiro, GetúlioNogueira de Sá, Claudio Conz, José Olavo Nogueira, MelvinFox, Evaldo Dreher, Luciano Araujo e José Barbosa Irmãocompuseram a mesa, dando início ao evento.

“Saúdo a todos integrantes desta mesa, assim como par-ticipantes e patrocinadores. Este evento se tornou uma tra-dição e é um privilégio para a Acomac-Ba promovê-lo”, fri-sou o presidente da Acomac-Ba, Geraldo Cordeiro aolembrar do pessimismo que tomou conta do início do ano efez com que todos percebessem a importância daORGANIZAÇÃO em uma empresa. “Foi-se o tempo queapostávamos somente na intuição empresarial, pautando asnossas ações de acordo com esta. Precisamos de empresascapazes de desenvolverem ações que agreguem valor. Esteé o nosso foco e o dos nossos parceiros ao promovermoseste evento”, acrescentou.

Abertura oficial

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:39 Página 27

Page 28: Acomac 57

Especial Por Cris Montenegro [email protected] e Márcia Ribeiro [email protected]

28 ACOMAC BAHIA

Já Luciano Araújo (Marketing/Acomac-Ba e Dismel) falou da forçado setor de materiais de construção.“Para o sucesso tem sido fundamentala participação dos diretores, associa-dos e patrocinadores. Este encontromovimenta a economia baiana e trazmais de 1.200 pessoas. Isto é o resul-tado de um associativismo idealista ede resultados. A associação é a somado ideal comunitário que valoriza aparceria em prol do desenvolvimentoe mercado. Para fortalecer o empreen-dimento e o setor como todo.Também para manter e formar parce-rias algo de grande valor que levamospara a vida inteira”, destacou.

O presidente do ConselhoDeliberativo da Anamaco, GetúlioNogueira de Sá, compartilhando omesmo sentimento explanado porGeraldo e Luciano, atentou para aconsagração do evento ao longo dassuas edições. “Um evento desse portechega há 18 anos junto com os 25anos da Anamaco. A rotina não per-mite que a gente conheça a todos

que atuam na construção civil. Aqui éuma oportunidade de estreitar rela-cionamento com as peças que fazemparte do segmento. Novas idéias paraenfrentarmos novos desafios e sair-mos daqui mais experientes”, ressal-tou. Na mesma linha de pensamento,Cláudio Conz, presidente daAnamaco, que ministrou palestradurante o evento citou os avanços dosegmento em relação aos meses ante-riores, o que leva todos a acreditar nofechamento do ano com um balançopositivo.

Excepcionalmente nesta edição porconta de compromissos já agenda-dos, o governador do Estado daBahia, Jaques Wagner, não podecomparecer ao evento, mas gravouum vídeo especialmente para a oca-sião onde salientou acerca do exce-lente momento vivenciado pela cons-trução civil – onde há registro doaumento na geração de empregoscom relação ao ano de 2008, sendo aconstrução civil grande responsávelpor este índice.

“Há 45 anos atrás oempresariado não tinhaesse conceito associativo,o relacionamento eradifícil, todos temiam aconcorrência. Quando eudisse que ia juntar aspessoas que atuavam nosetor me chamavam delouco, mas muitos forampor curiosidade. Daítodos foram percebendoque o associativismo estáligado aocompanheirismo. Todosconhecem o problema detodos. E é nesse espíritoque as Acomacs vêmevoluindo ao longo dotempo, fato que pode sercomprovado peladimensão que esteevento se tornou”

JOSÉ OLAVO NOGUEIRA

A oportunidade para estreitarrelacionamento e conhecer um poucomais as pessoas que atuam no segmentoforam alguns dos fatores ressaltadosdurante a abertura oficial

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 28

Page 29: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 29

Page 30: Acomac 57

30 ACOMAC BAHIA30 ACOMAC BAHIA

Ana Virgínia, Rey e Flávia Anderson,Neyla e Sílvio Maribel e Ventim

Beatriz, Waltinho,Marília e Walter ACM, Fátima, Teresa e Carlos Getúlio Nogueira e Geraldo Cordeiro

Show de abertura

Depois de acomodados em seus quartos e da abertura oficial do 18ºEcomac/6ª Convenção da Acomac-BA, seguido por um jantar, os participan-tes do evento e seus familiares se reuniram no final da noite para curtir oshow de abertura, este ano comandado pelo cantor baiano Alexandre Peixe,que levantou o astral dos convidados até de madrugada. O ambiente era dedescontração e reencontros.

Este ano, o evento contou com a presença de 1197 participantes, dentreeles 193 revendas, 12 entidades e 29 empresas patrocinadoras.

“Há 12 anosparticipamos desteevento que nospermite estreitarrelacionamento comoutras pessoas dosegmento”

RICARDO MAIA, ETERNIT, GERENTE NACIONAL DE VENDAS

Alexandre Peixe

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 30

Page 31: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 31

Cassia,Gabriel,Tito,Helena e Rafaela Edith, Emilia e Luciano Araújo Geraldo e esposa

Dora e Marilza Fátima e José Barbosa Manoel Duran e Claudio Conz

Rey,Virgínia, Aloi e Iara Di e Cau Frutos e Jacira

Belo e Rúbia Bráulio e Juliana Carlos e Arthurzinho Daniela Pinho e Renato Gonzales

“Uma ótimaoportunidade para“olharmos para dentro”das nossas empresas”

SILVIO CORREA, COMERCIAL RAMOS

“O começo do ano foi marcado pela crise, porém, na área comercial não sentimos os efeitos desta.Tivemos um crescimento de 20% em relação ao anoanterior. Agradecemos ao setor, que é o principalresponsável por este crescimento”

MARCELO BASTOS, VEDACIT

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 31

Page 32: Acomac 57

32 ACOMAC BAHIA

Especial Por Cris Montenegro [email protected] e Márcia Ribeiro [email protected]

“Organizando a própria casa”

A primeira palestra do 18º Ecomac/6ªConvenção da Acomac-Ba foi realizadapelo presidente da Anamaco CláudioConz. Sob o tema “Organizando a pró-pria casa”, o mesmo do evento, Conzapresentou um panorama atual do setorde materiais de construção no país eperspectivas para o mercado.

De acordo com pesquisa apresentadapelo palestrante, existem hoje em todoo país 138 mil lojas de materiais de cons-trução, sendo 78% delas de pequenoporte, com até 1 mil m² de área de ven-das, e mais de 50% com até 10 funcio-nários. A pesquisa também mostra quea maioria dos consumidores costumacomprar materiais básicos como cimen-to, areia, tijolo, entre outros em lojas debairro (52%), enquanto que 41% costu-mam comprar em lojas especializadas eo restante (8%) em Home Center eoutros estabelecimentos.

DURANTE A PALESTRA, O PRESIDENTE DA

ANAMACO APRESENTOU O SEGUINTE CENÁRIO:• As vendas no varejo de material de

construção cresceram 4% em setembro,na comparação com setembro de 2008.

• Setores de cerâmica e acabamentos

em geral, incluindo tintas, cresceram6,5% no período.

• Na relação setembro sobre agostode 2009, o crescimento foi de 4,5%.

• No acumulado de janeiro a setem-bro o desempenho foi de 3%

• A expectativa de crescimento para2009 é de 6,5% sobre 2008, quando osetor faturou R$ 43,23 bilhões.

Conz também afirmou que um estu-do da Anamaco desenvolvido em parce-ria com a Latin Panel revelou que doisterços das residências do país necessi-tam efetivamente de algum tipo dereforma ou construção. A necessidade,porém, é maior do que o poder de con-sumo: 77% necessitam reformar, 39%pretendem reformar e 12% pretendemconstruir. Outro dado importante apre-sentado é que a população domiciliarcresce numa proporção bem acima dapopulação de indivíduos, o que significaque mais pessoas estão morando sozi-nhas, ou seja, mais lares. De 1970 a2000, houve um aumento de 82% nonúmero de indivíduos na população bra-sileira, enquanto que o crescimento nonúmero de domicílios na mesma época

PRESIDENTE DA ANAMACO, CLÁUDIO CONZ, APRESENTOU PANORAMA DOSETOR DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO.

“Estamosintensificando as açõesde marketing para opróximo ano e eventosdesta natureza são desuma importância”

CARLOS BERTIOL, MEBER

“Viemos com um grupode 17 pessoas poracharmos que estemomento é defundamentalimportância para osetor”

EDUARDO CASTRO, GERENTE

REGIÃO NE CORAL

“É a primeira que vezque participo. O temaescolhido para estaedição não poderia tersido melhor”

MARCELO CARANI,ACOMAC/LONDRINA

Acomac/Campinas“É a segunda vez queparticipo. As palestrasestão ótimas, maisuma vez a organizaçãoestá de parabéns”PAOLO PLACHE, VICE-PRESIDENTE

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 32

Page 33: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 33

foi de 152%. “Isso é muito bom para omercado da construção civil e da vendade materiais de construção”, afirmouConz.

Ele também lembrou dois fatos muitoimportantes para o setor: 2,15 milhõesde famílias ascenderam na pirâmide doconsumo e o projeto do GovernoFederal Minha Casa Minha Vida vaientregar até dezembro deste ano 400mil casas para a população com rendade até 10 salários mínimos.

Conz aproveitou a oportunidade paraapresentar algumas conquistas do setorem parcerias com instituições financeirasimportantes:

• Cartão BNDS, onde as compraspodem ser feitas em até 48X a juros de1% ao mês.

• O Banco do Brasil está oferecendoàs lojas associadas da Anamaco acesso alinhas de crédito (capital de giro e inves-timentos) e tarifas de serviços em condi-ções exclusivas.

• A Anamaco e o Banco Bradescoestão disponibilizando no site da entida-de a versão 2.0 do simulador do convê-nio “João de Barro”. Mais simplificada ede fácil instalação, a nova versão agilizaa liberação de créditos da linha de finan-ciamentos de material de construção,facilitando a comunicação da loja asso-ciada com o Bradesco.

Além dessas parcerias, a entidadeestá buscando uma nova sistemática deempréstimos da Caixa EconômicaFederal, com o objetivo de que a apro-

vação e emissão de empréstimos sejamfeitas dentro da loja conveniada.

Para finalizar, o presidente daAnamaco deu alguns conselhos signifi-cantes:

• É importante perceber as mudançasde comportamento dos clientes para sediferenciar no mercado;

• Escute e coloque em prática os con-selhos dos consultores externos, poissão pessoas com experiência. Se nãofizer isso, a sua imagem de gestorempresarial pode ficar seriamente com-prometida;

• Não estar verdadeiramente informa-do pode trazer sérios inconvenientes. Ainformação atualizada e exata é funda-mental para ter sucesso em um eventualataque de competência desleal e, assim,evitar surpresas desagradáveis;

• Seja inovador, aproveite as oportuni-dades;

• A criatividade é o que faz a diferen-ça na hora de atingirmos nossos objeti-vos mais rapidamente;

• Não comente os planos estratégicosda empresa com desconhecidos, poisisso pode destruir a sua própria organi-zação;

• Lembre-se de que clientes compramapenas duas coisas: satisfação pessoal esolução para os problemas;

• Estamos vivendo uma nova fase,onde há a valorização da qualidade, daeficiência e do atendimento e não maisapenas do preço.

“Esta é uma ocasião degrande valor para o setor.O crescimento ordenado éindispensável para aevolução” GRASIELA MARIA KLEIN, FECOMAC/RS

“Foi ótima esta edição doevento. Parabéns!”JARBAS MEURER, ACOMAC/TO

“O evento foi maravilhosoe permitiu o acesso apalestras muitointeressantes”SILVIA PIMENTEL, DOUTORES DA CONSTRUÇÃO

“Muito pertinente o temaescolhido: “O tempopassa, a empresa organi-zada fica”, com certeza,nos auxiliará para futurascaminhadas”HIROSHI SHIMUTA, PRESIDENTE DA NICOM

“É um momento de revermos paradigmas e de grande contribuiçãopara o lojista”ADRIANO LIMA, PRESIDENTE DA GYOTOKU

Cláudio Conz

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 33

Page 34: Acomac 57

34 ACOMAC BAHIA

Especial Por Cris Montenegro [email protected] e Márcia Ribeiro [email protected]

Oportunidade e MotivaçãoHumor e emoção estiveram presen-

tes em todos os momentos da palestraproferida pelo professor Gilclér Reginaque arrancou sorrisos e lágrimas daplateia. Com o tema “Motivação devendas – impulso para o sucesso”,Gilclér iniciou a explanação falandoque o mundo é dividido em otimistase pessimistas. “Os otimistas enxergamoportunidades nas dificuldades, já ospessimistas só veem dificuldades nasoportunidades”, frisou ao lembrar dobombardeio por parte da mídia sobrea crise mundial e aproveitou paraexplanar a Teoria da Oportunidade:“muita gente pisa no freio quando vêcrise, sai do mercado, diminui a con-corrência. Em japonês crise significa“ki ki”. O primeiro caractere destapalavra significa medo, já o segundooportunidade. O impulso para fazersucesso é uma decisão de cadaempresa. Enquanto uns choram,outros vendem lenços”.

Palavras e frases motivacionais pren-deram a atenção da plateia, fazendouso deste e de outros elementos, opalestrante transmitiu, a cada exem-

plo citado ou explanado a importânciade aproveitar as oportunidades e usá-las ao nosso favor. “Quando a oportu-nidade bater a sua porta convide-apara jantar, não para entrar. Quandochamamos alguém para jantar, nospreparamos melhor”, afirmou. Gilclértambém lembrou da importância dasmetas e objetivos bem definidos parauma organização. “A pessoa que nãotem um ideal na vida, nem um guin-daste a tira da cama de manhã. Aspessoas têm sonhos grandes e saláriospequenos – diminuem os sonhos, masnão buscam um salário maior”, falouo professor.

Em perfeita sintonia com o temadesta edição, foi enfático ao salientarque “se não organizamos a casa cai.Fazer sucesso sim, mas não às custasdos outros. Você não pode fazer cor-tesia com o chapéu alheio”, ponde-rou. “A principal ferramenta é você,você é o diferencial que seus concor-rentes não possuem. O ser humano émovido por metas. O sucesso tam-bém. O sucesso é dar um passoextra”, concluiu.

“O evento foiexcepcional, bemorganizado, compalestras ótimas e aestrutura do hotel éfantástica. Eu, queparticipo desde aprimeira edição daConvenção, achei queessa foi a melhor detodas”PEDRO AMÂNCIO, PEDRO AMÂNCIO

REPRESENTAÇÕES

“O evento está evoluindoa cada ano. A integraçãoentre indústria, comércioe representantes é oponto forte do encontro,pois toda a cadeia estáno mesmo lugar” FRANCISCO CARLOS DA SILVEIRA –GERENTE INSTITUCIONAL DA

VOTORANTIM

Gilclér Regina

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 34

Page 35: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 35

Atitude eCriatividade

Max Gehringer é um contador dehistórias. Famoso por participar emprogramas de televisão comoFantástico, da Rede Globo, e colunistada Revista Época, sua palestra no 18ºEcomac/6ª Convenção da Acomac-Bafoi bastante disputada pelos participan-tes. Com o auditório lotado, Max falousobre mudanças e a importância deentendê-las. “Um dos objetivos de umevento como esse é comunicar mudan-ças”, disse. Ele lembrou que em outu-bro do ano passado as previsões eramdesastrosas. “Segundo analistas, a criseduraria anos e o cenário seria de redu-ções e contratações suspensas. Hojeestamos aqui, alegres e felizes”, disse.

Para mostrar como as coisasmudam, ele deu como exemplo asdiferentes intenções em escrever sobrea história de cada um ao longo dosanos. “Se fôssemos escrever um livropara contar a nossa história aos 20anos, seria uma enciclopédia, porquenesta idade tudo é importante. Aos 40seria apenas um livro, já que passamosa definir o que é importante do quenão é. Aos 60, tudo se resume a umafrase”, comparou. Max também pon-tuou o que são as principais coisas queprecisamos aprender na vida:

1. Entender quem manda;2. Entender gente (“é a coisa mais

divertida e dramática que existe numaorganização”);

3. Entender mudança.

Com o foco em ‘entender mudan-ças’, Max, em tom de brincadeira, afir-mou que as pessoas podem ser dividi-das em dois grupos: os que tomaramleite de magnésia quando crianças e osque não sabem o que é. Isso para mos-trar como em pouco tempo, um com-portamento que era bastante comumem anos anteriores, hoje em dia nem éde conhecimento dos mais jovens. Ele

também apresentou alguns exemplosde marcas que não entenderam aimportância das mudanças e acaba-ram bastante prejudicadas, como ocaso do Flit, um antigo inseticida quehá algumas décadas esteve presenteem 100% das casas brasileiras. Foi aúnica vez que uma marca conseguiuesse feito. O Flit, porém, acabou por-que não se adaptou às novas tecnolo-gias. “Patentearam o aerosol e ofere-ceram ao Flit, mas eles não quiseram.Um ano depois perdeu a liderança eapós cinco anos, desapareceu do mer-cado. Depois do aerosol, surgiram osprodutos à base de água, e quem nãose adaptou, também ficou de fora”,explicou o palestrante. Outro caso queMax apresentou foi o de um refrige-rante de segunda linha da marcaPepsi, cujo nome era Josta. Ele contouque nos Estados Unidos o refrigerantechegou a fazer sucesso, mas nos paí-ses de língua latina não foi aceito. “Orefrigerante era bom, mas o nomeatrapalhou. Virou piada e saiu delinha”, contou ao som das risadas dosparticipantes.

Outro fator que Max lembrou ser deextrema importância para as mudan-ças no mundo atual é o uso da tecno-logia. Ele chama a atenção, por exem-plo, de como o celular mudou a vidado homem moderno. Hoje são 162milhões de celulares só no Brasil (numapopulação de 190 milhões de habitan-tes). “É quase um por pessoa. Antes,só filho era ‘um por pessoa’. Há 15anos não existia celular. Saímos donada, depois virou objeto de luxo ehoje é um instrumento essencial navida cotidiana”, afirma.

Segundo Max, mudanças aconte-cem todos os dias e todos gostariamde prevê-las, mas é impossível. Eletambém pontuou que as mudançasestão ficando cada vez mais caras e,por isso, as pessoas são pressionadasa não errar, porque custa caro epode acabar com a empresa. “Não éter uma idéia na vida, mas sim umaidéia por dia. Não é uma idéia de ummilhão, são várias idéias de 10. Épreciso mudar bem e perceber asmudanças enquanto elas ocorrem”,finalizou.

Max Gehringer

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:43 Página 35

Page 36: Acomac 57

“É um ambiente bastante interessante, onde podemos estreitar nosso relacionamento com pessoas importantes do ramo de

materiais de construção. Este ano comemoramos 48% de aumentodas vendas na Bahia e esperamos crescer ainda mais, pois

acreditamos no potencial do Estado”JUAREZ JUNIOR – ELIZABETH - É A PRIMEIRA VEZ QUE A ELIZABETH PATROCINA O ECOMAC,

MAS HÁ NOVE ANOS A MARCA PARTICIPA DO EVENTO.

Max Gehringer, Geraldo Cordeiro e Alvaro VentimO público lotou o auditório paraconferir a palestra de Max G.

Equipe da Acomac-Ba

Rita Batista Cláudio Conz, Antonio Carlos Martinez e Gilclér Regina

Geraldo Cordeiro e Jamile Barbosa Carlos, Barbosa e Silvio

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:44 Página 36

Page 37: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:44 Página 37

Page 38: Acomac 57

38 ACOMAC BAHIA

Especial Por Cris Montenegro [email protected] e Márcia Ribeiro [email protected]

Reunião das AcomacsAdriano Montanari, José Olavo Nogueira, Alvaro Ventim, Afonso João Ramos,Cássio Tucunduva, Getúlio Nogueira Sá, Cláudio Conz, Jailson Meneses, RuiFidélis, Írio Piva, Sérgio Bacarat Monteiro e Aurê Guerra

Copa de Tênis Coral

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:44 Página 38

Page 39: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 39

2ª Copa de Tênisde mesa Vedacit

2º Campeonato deFutebol Votorantim

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:44 Página 39

Page 40: Acomac 57

Adeniran Jr. e Adeniran Aiana e Celson Alessandra e Eldo Ana, Dudú e Marcelo

Artur Henrique Ana Júlia Ana Paula e Ana Carolina

Bárbara e Graziella Vitor e Helena Sionara e Cláudio

Belo e Rúbia

“É sempre maravilhoso. A Suvinil estápresente desde o início da Ecomac,pois consideramos um eventoimportante para rever pessoas e fazero networking, que é essencial” ABRAÃO COSTA – GERENTE REGIONAL NORTE-NORDESTE DA

SUVINIL

“Participamos há cinco anos eestamos muito satisfeitos. Todo anose renova e conseguimos alcançarnossos objetivos que sãorelacionamento e prospecção denegócios” SÍLVIO BARONE JUNIOR – SIL

Lazer, entretenimento e esporte também fizeram parte da programação

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:44 Página 40

Page 41: Acomac 57

Daiana e Davi Daniele, Marcela, Raquel e Manoela Divaldo, Floriano e Juarez Jr.

Diego, Eduardo, Anderson, Elisa, Gildson, Leo e Jean Carlinhos, Manolo, Gerson e Gargur entre amigos Carlos, Marcos, Martha

Edmundo Souza Edson Arruda Edson Batistela e Fatima

Dora e Cida Fátima Margo e Cristineide Dantas Fátima, Aura, Cássia, Tito, ACM e Loução

Eduardo e Luna

“Há quatro anos a Iquine participa desse encontro. Aspalestras são muito boas e temos a oportunidade de rever

clientes num momento de lazer, o que é bem interessante. Umevento como este é 100% relacionamento. Além disso, é umencontro democrático, onde os concorrentes se conversam e

confraternizam de forma amigável” MIGUEL SALEZAR – IQUINE

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:45 Página 41

Page 42: Acomac 57

Especial Por Cris Montenegro [email protected] e Márcia Ribeiro [email protected]

Flavia, Almir, José, Josefi Maria do Socorro, Jeane e Camila Lucas, Vicente e Mateus

Maísa Manoel Sampaio e Luis Reis Marcos Antônio Napolitano e Eloísa

Érica Fabiano,Henrique e Flávia Luís e Anailton Marcos e Carlos

Pedro Paulo, Rodrigo, Camila, Pedro e Cláudia Miguel, Ronaldo, Jesse, Antônio, Rogério e Carlos Paulinho, Emerson,Álvaro, Fernando e João Paulo

“É a primeira vez que participamos e estamos bastante empolgados. O evento é espetacular. É um excelente momento para estreitar as relações comerciais e de

interação com clientes. As palestras também são ótimas, de cunho motivacional e técnico”

SÓLON JUNIOR – GERENTE REGIONAL NORDESTE DA PADO

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:45 Página 42

Page 43: Acomac 57

Victor, Larissa e Bruno Rafael,Maria Luiza e Roberta Rafael, Ademar

Soraia e Munzer Neto Salua e Munzer

Grupo Firme e Forte

Ruy Espinheira Rafael e Enzo

Sidneia Pizzini, Zé Carlos e Wenzel Rego Murilo, Arlene e Felipe Mônica e Alexandre

“O evento é bem organizado,o local é excelente e aspalestras muito boas”

ADEMIR KURTEN (ACOMAC CURITIBA)

“Maravilhoso, melhorando a cada ano”

RITA MÁRCIA GRISOTTI (ACOMAC

JUNDIAÍ/SP)

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:46 Página 43

Page 44: Acomac 57

44 ACOMAC BAHIA

Antonio, Leonardo e Marcelo Ana Paula Alves e Evelin Rodrigues Euclésio e Márcia

Girlande, Jerfeson e Jerfeson Jr. Guilherme, Itamar, Victor e Mateus José, Maria do Socorro, Juliana, Erica, Carlinhos e Jeane I

“Momento bacana e uma dinâmica muito boa,onde interagimos e afinamos no ramo. Porisso sempre que podemos, voltamos”

RAFAEL ANTONUCCI

Show temáticolevou algumasdas maravilhasda Bahia para

o palco

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:48 Página 44

Page 45: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 45

Jenides e Aline João e Cristina José Carlos e Marta Guerra

Iasmim Ítalo,Eduardo,Maira Castro Jeane e Carlos

Iana Gabriella e Rafaella Gargur Gilson e Fabia

Flávio, Jaime, Victor, Waldir e Roberta Meire, Xavier,Eloísa e ManoelRita e Joanne Batista

Equipe Elizabeth

Carlos Bertoul, Luis Oliveira, Marcos Trevisani, Sonia, Carlos Sá, Mozart Guanaes, Leandro Barbosa

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:48 Página 45

Page 46: Acomac 57

46 ACOMAC BAHIA

Manoel Duran e Ivana Duran Marcus e Ruth Margor e Junior

Zé, Marcio, Ivan, Carboni, Mário, Juliane,Abraão e Marquito Meire, Xavier,Eloísa e Manoel Marcelo, Ana, Dudú, Elvira, Luciana e Halley

“É a primeira vez que participamos. Está tudo ótimo, o serviço é profissional e aindapodemos aproveitar com a nossa família”

EDUARDO JUSTINO (ACOMAC DIADEMA/SP)

BandaAnonymous

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:49 Página 46

Page 47: Acomac 57

Manuela Duran Erick Salles Pipoca da Sil

Odemir e Suellem Roberta e Wladir GomesBabi Hamaji, Cris Montenegro, Márcia Ribeiro, Luciano Dórea, Luis Amorim e Elaine Quirino

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:49 Página 47

Page 48: Acomac 57

José Carlos, Brenda e Marta Juliane, Mário, Júlia, Maria Luiza e Kau Karine Paz, Tayná e Cláudia

Joao Ximenes, Conceição, Lícia, Marcus e Ruth Laudio, Mônica, Moacyr e Sônia Carlos, Luís e Leonardo

Juliana,Bruno,Mila e Érica Pedro Amancio e Graziella Emília e Luciano Araújo

Juliana e José Dantas Juliana e Malu Juliane e Artur Luciana Barone e Camila Spaziani

Manoel Duran e Wanderley Rey Maria do Socorro e José Eustáquio Mônica e Claudio Torres Nara Alves e Tiago

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:50 Página 48

Page 49: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 49

Equipe da Acomac-Ba celebra o sucesso de mais uma edição

Entrega de prêmios dos torneios realizadosdurante o evento e homenagens.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:55 Página 49

Page 50: Acomac 57

50 ACOMAC BAHIA

Abrafati

A Abrafati, AssociaçãoBrasileira dos Fabri -cantes de Tintas, es -

teve pre sente no 18º Ecomac/6ªConvenção da Acomac-Barepresentada pelo presidenteexecutivo da entidade, DilsonFerreira. Para ele, o evento éimportante porque se trata deum fórum onde os revendedo-res de materiais de construçãodo Brasil todo, juntamente comas organizações de classe e ogoverno, se reúnem para discu-tir a situação do mercado, pro-blemas comuns, perspectivas eprincipalmente desenvolverplanos de ação que são essen-ciais para permitir o contínuocrescimento do setor. “Comosabemos, o mercado da cons-trução civil e de materiais deconstrução é bastante dinâmi-co e precisa de contínua adap-tação da cadeia produtiva paraatender bem e deixar o consu-midor final satisfeito”, afirma.

Segundo Ferreira, a organiza-ção do evento foi muito com-petente e atingiu o seu objeti-vo, que é permitir a interação.“O fato de propiciar lazer ebem estar a todos os partici-pantes torna o evento aindamais eficiente do que se fossesó profissional e cheio de ativi-dades, sem ter a oportunidadede compartilhar momentoscom a família, o que comple-menta muito. Muitas dasempresas aqui presentes sãofamiliares, onde a segunda ou

terceira geração já toma contado negócio”, pontua.

O presidente conta que aAbrafati, juntamente comoutras entidades e associaçõesdo ramo de matérias de cons-trução como Abramat eAnamaco, tem feito ações emdefesa dos interesses do setorjunto aos governos federal eestaduais. Ele também chamaatenção para o alto grau deconfiança na continuidade docrescimento da construçãocivil no Brasil, não apenas por-que é um bom negócio, masporque é um ramo de ativida-de econômica essencial para asustentabilidade da economiae seu crescimento. “A constru-ção civil permite esse cresci-mento, pois ainda há um défi-cit habitacional muito grandeque precisa ser suprido. Alémdisso, ela traz benefíciossociais, tanto pelo número deempregos que gera, comopelas famílias que precisam tercondições dignas de moradia.Como consequência disso,ainda há o benefício da saúdepública, já que uma das princi-pais causas de mortalidadeinfantil é a falta de saneamen-to básico. Se as casas tivessemesgoto e água encanada, mui-tos problemas de saúde pode-riam ser evitados. Isso trazuma economia financeira egera um aspecto humanitáriopara a população”, finaliza opresidente.

Abrafati prestigia 18º Ecomac/ 6ª Convenção da Acomac-Ba

Dilson Ferreira, presidente da Abrafati

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:50 Página 50

Page 51: Acomac 57

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:50 Página 51

Page 52: Acomac 57

52 ACOMAC BAHIA

Artigo PorVanessa Trad*

Overão vem chegando, e ahora é de pensar em comodecorar e trazer mais vida a

casa de praia. Antes de mais nada,devemos lembrar que o mais impor-tante para esses locais é explorar aomáximo a luz natural e projetar adecoração de uma maneira que acasa fique arejada e com áreas enso-laradas. Não há como negar, noverão a vida flui de forma mais sim-ples e descontraída, e a decoraçãodeve seguir essa linha de férias.

Para o piso, é sempre bom usar-mos pedras, sejam elas cerâmicas,porcelanas, mármores ou qualqueroutro tipo, o cimento queimadotambém é uma opção boa, pratica ebarata para quem está construindo.A madeira, por ser um elementonatural, ao longo dos anos apodre-cerá por conta da umidade produzi-da pela maresia, não é um materialconfiável para esse tipo de morada.

O interessante mesmo é abusardas cores e texturas dos tecidos.Claro, que o branco e o areia serãosempre bem-vindos para serem utili-zados como a cor básica da casa,refletindo ainda mais a luz natural.Mas não tenha medo de ousar nascores fortes. Assim como na moda, overão pede cores vibrantes comoamarelo, verde, rosa e ainda muitasestampas. O maior cuidado é esco-lher o tipo de tecido a ser usado.Geralmente, os melhores são aque-les impermeáveis, fáceis de limpar eque não sofrem com a umidade.

Falando em umidade, que é umfator muito acentuado numa resi-dência, há alguns materiais que nãosão indicados como espelho, alumí-

nio e madeira. Com o tempo, essesmateriais vão sendo corroídos pelamaresia e certamente terão de sertrocados.

Aposte nos móveis em fibra sinté-tica, em redes e poltronas confortá-veis. São opções práticas, de altaresistência e que podem ser trocadoscom facilidade.

*Vanessa Trad é Designer deinteriores. Para saber mais,

acesse: www.vanessatrad.com.br.

NO VERÃO É PERMITIDO BRINCARCOM CORES VIBRANTES EESTAMPAS NA DECORAÇÃO

Casa de praia de cara nova

”Assim como namoda, o verão

pede coresvibrantes comoamarelo, verde,

rosa e aindamuitas

estampas”

Vanessa Trad

Vanessa acredita que o interessante mesmo seja abusar das cores e texturas dos tecidos.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 52

Page 53: Acomac 57

PorAnaísa Freitas [email protected] Tecnologia

OS APARELHOS UTILIZADOS PARA FILTRAR TENSÃO SERVEM

PARA GARANTIR A INTEGRIDADE DOS ITENS ALIMENTADOS

PELA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA. ELES TRABALHAM

EQUILIBRANDO POSSÍVEIS OSCILAÇÕES EXCESSIVAS DE

ONDAS QUE SÃO ENVIADAS DA REDE LOCAL ATÉ A

RESIDÊNCIA. DENTRE OS PROBLEMAS MAIS COMUNS

ENFRENTADOS PELOS USUÁRIOS ESTÃO OS BROWNOUTS

(QUEDA DE TENSÃO), SURTOS (SOBRE-TENSÃO, CASO

MAIS COMUM) E OS SPIKES (DESCARGAS). NO MERCADO,HÁ BASICAMENTE TRÊS TIPOS DE MATERIAIS QUE

CUMPREM ESSE PAPEL DE PROTETOR. CONHEÇA UM

POUCO SOBRE CADA UM DELES:

Para que servem esses aparelhos?

Filtros de linha - não conseguem equilibrar a ener-gia elétrica, apenas desviam a tensão para outro ponto.Normalmente, esse outro ponto fica na estrutura do filtro eatende pelo nome de fusível. Podem ser encontrados emsupermercados ou locais de artigos eletrônicos e tem umcusto médio de R$ 20,00.

No-breaks – no inglês, é chamado UPS, Uninterruptible Power Supply,que além de fazer o papel do estabilizador, acumula energia elétrica para omicro. O sistema funciona com uma bateria, que costuma oferecer uma auto-nomia de 10 e 15 minutos, apenas para permitir ao usuário salvar tarefasimportantes. É recomendado que se conecte somente o micro e o monitor devídeo nele. O custo desse aparelho varia de acordo com a velocidade de acio-namento e capacidade de armazenamento da energia, algo em torno de R$600,00.

Estabilizadores – atuam diretamente na voltagem da rede elétricae equilibram a tensão, evitando estragos no aparelho. Um estabilizador deenergia com selo de garantia confiável deve fornecer ao consumidor dadoscomo a tensão máxima, que deve ser sempre baixa, o que indica uma melhorproteção. Outro item importante é o índice de absorção/dissipação de ener-gia, cujo úmero mais alto indica maior proteção (entre 200 e 400 joules). Porfim, o tempo de resposta, aconselhável sempre menor que 1 nanosegundo,evitando que o aparelho protegido fique exposto por um tempo mais longo.Estabilizadores de confiança custam, em média, R$ 200,00.

ACOMAC BAHIA 53

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 53

Page 54: Acomac 57

54 ACOMAC BAHIA

Ensino

Atualmente, iniciar uma car-reira e até se manter nomercado de trabalho não

tem sido uma tarefa fácil para jovensqualificados e muito menos para pes-soas acima dos 40 anos. Mais do queter qualidades que o diferencie dosdemais, um profissional com idademais avançada deve conhecer a novadinâmica da “empregabilidade”.Falar um segundo idioma, por exem-plo, deixou de ser um diferencial.“Além de competência, domínio dasnovas ferramentas tecnológicas eadequação aos novos perfis buscadospelas empresas, hoje em dia o profis-sional precisa levar em consideraçãomais um fator que, em muitos casos,é determinante para sua contrataçãoou permanência em um determinadocargo: o domínio da língua inglesa”,

diz Pérsio de Luca, gerente geral daEnglishtown, maior escola de inglêsonline do mundo.

Língua chave para o mundo dosnegócios, o inglês é, geralmente, oprimeiro idioma solicitado por umaempresa contratante. Com a globali-zação, o domínio da língua inglesatornou-se essencial para negociarcom outros países e participar dereuniões com profissionais estrangei-ros. A fluência no idioma oferecevantagem competitiva para os fun-cionários que o dominam e costumagarantir destaque na hora de umapromoção, colocação em um postomelhor ou até em uma experiênciaprofissional dentro da matriz daempresa no exterior.

No entanto, o número de profis-sionais que possui fluência no idioma

ainda é pequeno no Brasil. Segundoa pesquisa “A Contratação,Demissão e Carreira dos ExecutivosBrasileiros”, realizada recentementepela Catho com mais de 16 milentrevistados, apenas 24,5% dosbrasileiros falam fluentemente oinglês, com alguns erros, ou falam eescrevem corretamente.

Para se manter no mercado e com-petir com os jovens recém saídos dasuniversidades, com currículosrecheados de viagens e fluência emdiversos idiomas, o profissional maisexperiente precisa se reciclar eampliar seus conhecimentos. Mas,em muitos casos, não basta falaringlês. É preciso conhecer a fundo asexpressões e o vocabulário da áreaem que se atua. Desta forma, ocurso regular de inglês dá espaço

Profissionais investem na capacitação após os 40ESTUDAR UM IDIOMA PELA INTERNET E REALIZAR UM INTERCÂMBIO AUMENTAMO NÍVEL DE EMPREGABILIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 54

Page 55: Acomac 57

para o curso específico em determi-nadas profissões, como advogados,administradores, bancários, enge-nheiros, entre outros. “Além decapacitá-los para que adquiram afluência do idioma de forma eficien-te e no menor espaço de tempo pos-sível, o objetivo do curso direcionadoda Englishtown é fazer com que osprofissionais compreendam melhoros termos técnicos da sua área deatuação”, destaca De Luca.

Além disso, os cursos pela Internet,como os oferecidos pelaEnglishtown, são uma ótima opçãopara os profissionais acima dos 40,que geralmente já têm uma rotinacomplicada, trabalham o dia inteiroe, muitas vezes, ainda precisam viajara negócios e conciliar o trabalho coma família. O profissional com esseperfil precisa de uma maior flexibili-dade de horário para estudar, porisso o e-learning surge como umasolução diferenciada, com ferramen-

tas interativas de estudo de inglês eaulas de conversação.

O estudante pode, ainda, realizaraulas particulares ou de inglês paranegócios, cursos preparatórios paraTOEIC e TOEFL, teste de fluência ver-bal e tutoria personalizada. “Toda ametodologia utilizada pelaEnglishtown foi desenvolvida interna-mente, após anos de pesquisa, espe-cificamente para um curso eficientepor meio do sistema de e-learning.Ou seja, nossas aulas foram comple-tamente criadas para a realização docurso online”, explica o executivo.

As opções de aulas de inglês on-line e de ter uma escola “aberta 24horas” permitem que o aluno estu-de no intervalo do trabalho, emcasa ou em qualquer local comacesso à Internet, aproveitando,inclusive, horas de insônia namadrugada. É possível, ainda, fugirdo trânsito, ter menos estresse emais qualidade de vida.

Intercâmbio para adultos

Outra alternativa para os profissio-nais acima dos 40 que precisam inves-tir na carreira é a imersão no exterior erealização de cursos intensivos de idio-mas. A EF Corporate oferece cursos deimersão exclusivos para profissionais eexecutivos em seus núcleos de estudoslocalizados em Boston, nos EstadosUnidos, e em Cambridge, naInglaterra. Nestes centros, novas clas-ses se iniciam todas as segundas-feirasdo ano, e os cursos são totalmentefocados na prática do inglês paranegócios. O profissional pode escolherentre fazer aulas em pequenos grupos,em duplas ou trios, ou, se preferir,pode optar pelo curso individual e cus-tomizado para atender cada necessi-dade. A idade mínima para se matricu-lar no curso é 28 anos. Podemparticipar desde profissionais em iníciode carreira até presidentes e vice-presi-dentes de grandes companhias.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 55

Page 56: Acomac 57

56 ACOMAC BAHIA

Espaço Anamaco Por Cláudio Elias Conz * Foto Divulgação

Aumento de vendas e redução de IPI

*Cláudio Elias Conz é

presidente da Anamaco

(Associação Nacional dos

Comerciantes de Material de

Construção), do Sincomaco

(Sindicato do Comércio

Atacadista de Materiais de

Construção do Estado de São

Paulo), do IBSTH (Instituto

Brasileiro de Serviços e

Tecnologia na Habitação) e do

CTECH (Comitê Nacional de

Desenvolvimento Tecnológico

da Habitação - ligado ao

Ministério das Cidades). É

também membro do Conselho

Curador do FGTS, representando

a Confederação Nacional do

Comércio (CNC) e recentemente

assumiu a presidência da

Câmara da Construção da

Fecomércio de São Paulo.

Mais um ano está terminando e a Anamaco continua comuma ótima expectativa para o setor de material de construção.Analisando todos os dados fornecidos pelos lojistas, a entidadeespera um crescimento de 6,5% sobre 2008, quando o setorbateu recorde de faturamento (R$ 43,23 bilhões).

Este índice é muito positivo, principalmente porquecomeçamos o ano com uma queda de 12% nas vendas nosprimeiros dois meses, reflexo da crise econômica mundial.Com a economia de volta à estabilidade e os incentivos dogoverno, projetamos em 2010 um crescimento de 10% sobreeste ano.

No último trimestre de 2009, os setores de cerâmica eacabamentos em geral, incluindo tintas, apresentaramdesempenho superior à média, o que indica retomada deobras. As pessoas já começaram a preparar a casa para asfestas de fim de ano. Elas querem receber a família com aparede pintada, a casa bonita. Quem vai viajar e tem casa napraia ou sítio também quer deixar tudo em ordem para curtiras férias, então é natural que as vendas aumentem nestaépoca do ano.

A primeira parcela do 13º salário também aquece estemomento de compras. As próprias lojas já sabem desseaumento de movimento, e então fazem promoções para atrairo consumidor. Depois da primeira quinzena de dezembro jáentramos no período de férias escolares e as vendas sofremuma leve queda.

Para o ano que vem, a prorrogação da redução de IPI parajunho de 2010 dá mais fôlego ao setor. É importante ressaltarque 2010 terá uma série de projetos em andamento: o MinhaCasa Minha Vida e o início das obras para a Copa de 2014 e asOlimpíadas de 2016. Todas essas obras ajudarão nofortalecimento do setor de material de construção, quepromete apresentar resultados cada vez mais satisfatórios,batendo recordes de número de empregos criados, vendas efaturamento.

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 56

Page 57: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 57

Foto: Divulgação TI

Carreira: Segurança da Informação

Um tema que parecia restrito àsinstituições financeiras, hojeemprega executivos em larga

escala e em diversas áreas. Também cha-mados de Chief Information SecurityOfficers (CISOs), esses profissionais daSegurança de Informação são cada vezmais solicitados por empresas com dife-renciais de mercado que as tornamcompetitivas e preocupadas em investirnessa segurança. “Toda empresa quedetém algum tipo de diferencial temque se preocupar em guardar essa infor-mação de modo seguro”, explica oespecialista Edgar D'Andrea, que atuana área há 25 anos. Segundo ele, aspossibilidades de preservação vão desdebanco de dados até segurança pessoaldos executivos. No caso, por exemplo,das empresas que oferecem produtos eserviços via internet, é necessário umprofissional que se ocupe com a garan-tia de uma transação segura para clien-te e empresa.

Se antes os CISOs possuíam profundoconhecimento em segurança e estruturade Tecnologia de Informação (TI),incluindo a do computador e da rede, omercado atual não se contenta e exigemais. Além de mais conhecimento, acapacidade de entender toda a estrutu-ra da empresa e de se relacionar bemcom os setores são elementos funda-mentais para permanecer na carreira deSegurança de Informação. “O profissio-nal do futuro precisa ter essa perspecti-va de maior interação”, enfatiza Edgar.Gostar de interagir com os problemas deforma dinâmica e ter habilidade para osestudos na área de Segurança deInformação são alguns dos pré-requisi-tos para esse profissional.

O mercado para a área está aquecido,especialmente pelo fato de pequenas e

médias empresas passarem a se preocu-par com o tema, acompanhando umatendência global. No setor de constru-ção civil, a realidade não é diferente,como explica o Diretor de Tecnologia daInformação do Grupo EncalsoConstruções, Carlos Vargas. “As gran-des corporações voltadas para constru-ção civil estão também ampliando seushorizontes de atuação. Até algumtempo atrás, o foco era, por exemplo,

construir uma hidrelétrica ou uma estra-da. Hoje, as grandes empresas já seestruturam tanto para construir comopara operar depois”, compara. Para ele,muitas empresas ainda estão associandoa necessidade de ter Segurança deInformação à de ter Tecnologia deInformação, mas já há sinais evidentesde esclarecimento sobre um panoramamais real das necessidades de imple-mentação para cada empresa.

”O mercado para aárea está aquecido,especialmente pelofato de pequenas emédias empresas

passarem a sepreocupar com o

tema,acompanhando umatendência global”

Edgar D'Andrea

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 57

Page 58: Acomac 57

58 ACOMAC BAHIA

Entrevista Por Anaísa Freitas e Felipe Vergili

Ciro Bottini

Abusca por um emprego querendesse bem estar fez comque Ciro Bottini atuasse em

várias áreas e até se arriscasse comovocalista de uma banda de rock. Comcarisma e bela voz, o paulistano de 44anos, radicado no Rio de Janeiro,começou a se encontrar com sua realvocação quando passou a trabalharcomo locutor interno de um shop-ping. Depois veio o período em rádiospaulistas até a primeira experiência natelevisão, com um programa comvendas de automóveis. Hoje, Bottini éum dos vendedores mais popularesdo país, à frente do canal e comprasShoptime já há 14 anos. Sempre commarcas originais (bordões como“Compre! Compre! Compre!” e“Música para quem ligou a TV nestemomento”), ele é destaque na artede vender qualquer coisa.

O animado comunicador, de passa-gem pela cidade de Salvador, conce-deu essa entrevista especial para falarsobre o segredo do marketing e donovo cenário varejista, com a guerrade preços entre lojas físicas e virtuais.

Como foi a mudança de umlocutor comum para o postode vendedor de TV maisconhecido do Brasil?

Eu queria me vender mais e procureia televisão. A pergunta era “o que euia fazer na TV?”. Então surgiu a idéiade tentar vender carros pela televisão,e eu liguei na cara de pau e marqueiuma entrevista. Com uma semana elesme ligaram para marcar um teste.Peguei terno emprestado de umamigo, falei rápido e de forma anima-da, ai o pessoal gostou e me contra-tou, isso em 1992. Já em 1995, surgiuo Shoptime, e naquele momento ven-dedor televisivo era algo poucocomum. Depois do teste, eu fiquei e,depois de um tempo, não pude conci-liar e acabei ficando apenas no canal.

Como você acha que o comér-cio varejista terá que se adap-tar para concorrer com as ven-das pela internet e televisão?

Nesse momento, as vendas do e-commerce representam um percen-tual pequeno, mas, por outro lado, ocrescimento é, proporcionalmentefalando, muito acima do varejo físico.

É um sinal de que o consumidor bra-sileiro já comprou a idéia de fazercompras à distância, o que é muitobom. Hoje, o varejista está caminhan-do para proporcionar ao consumidoruma experiência de uso do produtono ponto de venda. Cada vez maisterá que ser mais agradável ir à lojaporque os consumidores que estão

“Cada pessoa tem um brilho especial, pena que

nem todo mundo descobre”

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 58

Page 59: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 59

comprando pela internet não queremsaber de outra coisa. Vai ter que serum programa legal, como ir ao cine-ma. Outro detalhe é que a internetnão tem custos da loja física, o quepuxa os preços para baixo.

Todo mundo pode ser umbom vendedor?

Vender não é Marte, não se nascecom um dom. O vendedor é um caraque vai cuidar do problema do consu-midor e a venda pode ser aprendidacom regras simples que só precisamser aplicadas.

E o que é preciso para isso?Gostar de vender, gostar de ter

contato com as pessoas, conhecerbem o produto, ser simpático, entu-siasmado, estar de bem com a vida,ouvir o cliente, ser criativo. Mesmopara as pessoas que estão vendendoporque foi o emprego que conseguiuessa é uma oportunidade de conhe-cer gente nova e de ganhar maisdinheiro.

Como encontrar e manter umbom vendedor para o pontode venda?

Na hora de contratar, a empresaprecisa ter sensibilidade para perceberquando o candidato é um bom ven-

dedor. Mas, claro, acontece da lojaprecisar de pessoal com urgência e aseleção acaba sendo menos criteriosa.Como em qualquer profissão, a mino-ria é boa pra caramba e a grandemassa é mediana. Essa minoria preci-sa ser elogiada, deve receber bem,manter animado. O mediano vocêtem que tentar manter no nível razoá-vel. O ruim não deve ficar no negócio.

Dedão Bottini de qualidadefunciona?

(risos). Esses bordões servem parachamar a atenção. Minha primeiramissão ali é reter a audiência e, emseguida, mesclando brincadeiras, eumostro a ele que aquele produto é

bom. Eu cito, normalmente, seis pon-tos principais do produto, trabalhoem cima deles, mesclando com oapelo de preço e estimulando a com-pra por impulso.

Como o vendedor de lojapode chamar a atenção semser apelativo demais?

Cada pessoa tem um brilho espe-cial, pena que nem todo mundo des-cobre. O negócio é ser original, pen-sar sempre em ser diferente, pensarem ser o melhor, o que mais vende. Obom humor, com uma tiradinhaengraçada, é interessante. Não temfórmula, as coisas vão acontecendoenquanto o vendedor tenta.

Fala um pouco do trabalho daBottini Comunicação em Vendas

Tem uns cinco anos que eu comeceia fazer muitas palestras e treinamen-tos em todo o país. Concilio isso coma televisão, acabo saindo da rotina,tenho contato direto com o público,trabalho que eu adoro.

Ciro Bottini é autor do livro GuiaBottini: Vendas - Dicas para VenderBem na Vida, da Editora Zit.

* Ciro Bottini esteve em Salvadorno mês de novembro para participardo Ciclo de Palestras da Associaçãodos Lojistas do Shopping Iguatemi.

”Cada vez maisterá que ser

mais agradávelir à loja porque

os consumidoresque estão

comprando pelainternet não

querem saber deoutra coisa”

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 59

Page 60: Acomac 57

60 ACOMAC BAHIA

Negócios PorTom Coelho

Vida Associativa

Passamos por mais uma crise. Falo sobre a crise econô-mica mundial cujo início ficou registrado com a que-bra do banco norte-americano Lehman Brothers em

setembro de 2008. Vários países entraram em recessão, situa-ção na qual tecnicamente ocorre redução do nível de atividadepor dois trimestres seguidos.Contudo, no último trimestre, muitasnações conseguiram reverter estequadro, anotando crescimento emsuas economias.

O fato é que falar em crise estásempre na moda. O assunto égarantia de audiência, habitando osnoticiários de jornais, revistas e pro-gramas televisivos. Para alguns, éfato e não especulação, ilustradopor vendas em queda e desempre-go em alta. Para outros, oportuni-dade ímpar e inesperada.

Em momentos como este o associa-tivismo surge renovado como instrumento de apoio, mediaçãoe promoção do desenvolvimento. Um bom exemplo são ospróprios sindicatos de trabalhadores, outrora vinculados à pro-teção de direitos e garantias, atualmente envolvidos com amanutenção do emprego sob um ponto de vista macroeconô-mico e social.

Para as empresas, as associações também evoluíramde meras defensoras de interesses corporativos para umambiente de troca de experiências, debate de ideias ebusca de soluções para problemas que se assemelhamindependentemente do porte e área de atuação dascompanhias.

As associações representam um fórum legítimo para adiscussão de temas relacionados ao universo das relaçõesempresariais. Quando bem conduzidas, podem assumiruma postura de vanguarda e pioneirismo, reunindo espe-

cialistas de elevada qualificação para semear discussões eapontar caminhos para novas e instigantes questões.

A vida associativa é um instrumento de exercício da sociabilida-de. Por meio dela você conquista novos amigos, expande seusconhecimentos, exercita a liderança e atua como agente transfor-

mador da sociedade. Adicionalmente,aprende que por mais restrita que sejasua agenda, é sempre possível conciliarseu tempo com atividades que nãogeram ganhos financeiros, mas queplantam sementes para a posteridade.

No entanto, o bom proveito ocorrequando a atuação é efetiva, ou seja, nãose limita à mera formalização da afiliaçãopor meio de uma ficha de inscrição e aobtenção de uma carteirinha ou crachá.Integrar-se à gestão é, inclusive, praticar acidadania.

Por isso, procure participar! Vocêpoderá escolher associações industriais,

como os Centro e Federações da Indústria; associações comerciais,como os CDLs; entidades de classe, como a AAPSA e a ABRH; orga-nizações setoriais, como a Fundação Abrinq e o Instituto Ethos;organizações não governamentais, sindicatos diversos e outros.

Este é um bom caminho para enfrentar um mundo que segura-mente ainda presenciará muitas e muitas crises, as quais serão supe-radas com maior desenvoltura por pessoas e companhias com visãocooperativista e associativa.

* Tom Coelho é professor universitário, palestrante e escri-tor com artigos publicados por mais de 400 veículos da mídia

em 14 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construirseu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, ecoautor de outros quatro livros. Contatos através do e-mail

[email protected]. Visite:www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.

A VIDA ASSOCIATIVA É UM INSTRUMENTO DE EXERCÍCIO DA SOCIABILIDADE. POR MEIO DELA VOCÊ CONQUISTA NOVOS AMIGOS,EXPANDE SEUS CONHECIMENTOS, EXERCITA A LIDERANÇA E ATUA COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE.

“Quando dizemos que ohomem é responsável porsi próprio, não queremos

dizer que o homem éresponsável pela sua

restrita individualidade,mas que é responsável por

todos os homens.”(JEAN-PAUL SARTRE)

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 60

Page 61: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 61

LFC Espiral, GoldenGolden lança lâmpada fluorescente com bulbo espiral ainda mais compacto que a EspiralTradicional. Disponível nas potências 20 e 25W, o novo item vem complementar a linha delâmpada eletrônica no formato espiral que já conta com as mini compactas de 9, 11, 13 e 15 W.Mais compactas que as espirais tradicionais, elas oferecem maiores possibilidades de aplicaçãodevido ao tamanho reduzido e design moderno propiciado pelo bulbo em formato T3. A LFCespiral tem as mesmas vantagens das outras lâmpadas eletrônicas. Mais econômica que umalâmpada comum, chega a proporcionar cerca de 80% de economia de energia. O novo modelo de20W, por exemplo, equivale a uma lâmpada incandescente de 80W e o de 25W pode substituiruma de 90W. Informações: [email protected]

Novos Discos Diamantadoscomplementam mix deprodutos da Fischer BrasilA liderança da marca Fischer ganha mais umaliado. A empresa lançou uma linha com trêsmodelos de Discos de Cortes Diamantados,produto indispensável para manter a precisãoe o desempenho do corte em diferentesmateriais deacabamento econstrução. Principalacessório para a serramármore, os discosdiamantados exigemqualidade edesempenho paraexecutar cortes dediferentes materiais.Para atender às solicitações do mercado, aFischer Brasil lança os Discos de CorteDiamantados Fischer em três modelos:Contínuo, Turbo e Segmentado, atendendoa toda gama de aplicações e necessidades.

Serra Tico-Tico Dual Cut™Exclusivo encaixe unificado™; Melhor acabamento durante o corte ; Suaexclusiva geometria evita lascas nas arestas de corte superior e inferiorem materiais revestidos em ambas as faces; Reduz excesso de rebarbas;Corta qualquer tipo de madeira; Acabamento impecável nas duas faces;Rendimento 25% superior às serras convencionais; Lâminas de serra àprova de estilhaçamento e cortes muito mais precisos

Nova Linha Portuguesa, da Tecnogrés Uma releitura da decoração geométrica dos azulejosantigos trazidos pela elite portuguesa ao Brasil. É dessaforma, que pode ser descrita a nova Linha Portuguesa10x10 da Tecnogrés do Grupo Incefra. Com 4 modelosencontrados no tamanho 10x10 cm e nas cores texturabrilhante e azul cobalto, os traços desenhados nas peçasda Linha Portuguesa possuem um toque clássico e asformas delicadas da renda. Feita de massa cerâmica tipo grés, a linha Portuguesaapresenta pequenas medidas e cores vibrantes que nãodescolorem com o tempo. Essa característica é resultadode dupla camada de esmaltes aplicados pelo sistemacampana, utilizada em revestimentos de alto padrão.Informações: www.tecnogres.com.br

Fixdura: um produto líder nasregiões Norte e Nordeste

Para atender à demanda do segmento defixação, dos mercados do Norte e Nordeste, a

Fixdura inicia a distribuição da Bucha D emembalagens com 1.000 peças. Líder de vendas

em ambas as regiões, o produto ganhouembalagens novas atendendo à solicitação dos

revendedores locais.

Por Cris Monte negro Novidades

acomac57:Layout 1 09/12/2009 21:56 Página 61

Page 62: Acomac 57

62 ACOMAC BAHIA

Associados

CAPITALA & B TINTAS3213-5773 - [email protected]

A LUMINÁRIA3312-5447 - [email protected]

BAHIACABOS3277-6222 - [email protected]

BARREIRAS MAT CONST3257-6250/5458 - [email protected]

BOM DE PREÇO3461-8566 - 3230-1459 [email protected]

BRIMAFE3395-1430 - [email protected]

C&M MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO71-3408-0989

CASA AMÉRICA 3356-7055 - [email protected]

CASA ELOY3186-7780 - [email protected]

CASA POPULAR3306-0253 - 3306-4160 [email protected]

CASA PRONTA3388-1002 - 3388-1057 [email protected]

CASA SÃO JOÃO3248-1033 - 3248-1027

CASARÃO DO PISO3381-5927/5810 - 3244-6831/[email protected]

COMAMPAC2109-3900 - [email protected]

COMERCIAL NOVOLAR3398-2743 - 3218-5129

COMERCIAL RAMOS2102-7199 [email protected]

CONSTRUMIX3462-8453 - 3231-8484/[email protected]

CONSTRUPISO3255-8033 - [email protected]

CONSTRUSOUZA3393-3055 - [email protected]

CORINGA MATERIAIS 71 3301-0235 - 71 [email protected]

CSA COM. FERRO3385-6308 - [email protected]

DCB DISTR. CIMENTO3301-7999 - 3301-7999 - [email protected]

DEP. SÃO JERONIMO3215-2180 - 3215-2179

DISMEL3340-0401 - [email protected]

DR MAT DE CONST.3376-3322 - 3376-7910 [email protected]

ELEMATEC3356-7588 - 3357-7580 [email protected]

ESCALA MAT DE CONST.71-3304-4725 - [email protected]

ESCALA MAT DE CONST.71-3304-2965 - 71-3304-2965

ESCALA MAT DE CONST.71-3213-6688 - 71-3393-1376

FARMAC3244-4155 - 3244-5289

FERRAGENS BOM PREÇO3322-7756 - 3322-1412

GARGUR3281-7600 - 3281-7608 [email protected]

GOYA MAT CONSTR3241-0903 - 3241-7916 [email protected]

IRMÃOS QUEIROZ71- 3503-8080 - [email protected]

LEO MADEIRAS 71-3255-3000 - 3255-3030/[email protected]

LOJA DO TOTY3521-2168 - [email protected]

MAD. CRISTO REY3255-5353 - [email protected]

MADEIREIRA BROTAS3418-9999 - [email protected]

MADEIREIRA ITAPON3286-8800 - [email protected]

MADEIREIRA SÃO FELIPE3256-2114 - [email protected]

MADEIREIRAS E TELHAS71-3362-2922 - [email protected]

MANGUEIRÃO3215-2212 - [email protected]

MASTER MATERIAIS3356-3982 - 3232-6609

N. P TEXEIRA MAT COST32857132 - 3286-0866

NERI COML DE TINTAS3521-0098

NOGUEIRÃO3395-0722 - [email protected]

NORDESTÃO3255-2150 - [email protected]

NOVOLAR3521-1573 - [email protected]

O BAIANÃO3381-1605 - [email protected]

O BRASILEIRO3388-1001 - [email protected]

O FAZENDÃO3616-3586 - [email protected]

O REI DA CONSTRUÇÃO3377-6019 - [email protected]

O TIJOLINHO3359-1479 - 3353-1769

OGUNJÁ3276-8666 - [email protected]

PARFEL 3316-8700 - [email protected]

PISOS E CIA 71-3389-6706 - [email protected]

PORTINARI3246-8244 - [email protected]

SETÚBAL MATERIAIS3521-1229 - [email protected]

SHOW DE PISOS3257-2992 - 3385-6314

SILFERMA 71-3305-0728 - o mesmo

SJT MADEIREIRA3244-1825 - [email protected]

SUPER D2105-2277 - [email protected]

SUPER LOJA JB3371-4523 - o mesmo

TEA TINTAS3234-0355 - [email protected]

TEND TUDO2108-5000 - [email protected]

TERWAL MÁQUINAS3326-8801 - 3326-8899 [email protected]

TORRES MAT. DE CONST. 71-3395-1384 - [email protected]

VAREJÃO DAS CORES71-3555-9619 - [email protected]

VIVENDA3244-3399 - 3244-3454

BELLO FERRAGENS3379-3446 - 3379-0302/[email protected]

BRANDÃO DISTRIBUIDORA [email protected]

CASA AMORIM 3378-8009 - [email protected]

CASA DOS SOLVENTES [email protected]

CKL3379-0980 - 3379-0336

COMTEBRA COML71-3377-0528 - [email protected]

IMPACTO CIMENTOS3379-9329 - [email protected]

MAD. SIMONICA3617-3870 - [email protected]

PORTÃO MATERIAIS3379-2040 - [email protected]

SCHRAMM MATERIAIS3377-1155 - [email protected]

TOTAL MAT [email protected]

VAPT BLUE3378-2025 - 3378-2771/[email protected]

O JOELHÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO71-3233-0347

INTERIORCONC. A CASA DO CONSTRUTORConc. do Jacuipe75 3243-2412 - 75 3243-1413

AGROSHOPPING Morro do Chapeu - [email protected]

ALO BAHIA Tabocas do Brejo Velho - 77-3657-220977-3657-2174 - [email protected]

ANDAIME Barreiras - 77-3614-7000 - [email protected]

APOIO DA CONSTAmargosa - 75 3634-2009 3634-3430

ATAKE MAT CONSTItabuna - 73 3617-3322 - 73 [email protected]

B. RODRIGUESSimões Filho - [email protected]

BELLOLARSimões Filho - 71 3396-31743396-6204 - [email protected]

BLOCOLARIlhéus - 73 [email protected]

CAÇULINHA MAT CONSTItabuna - 73 [email protected]

CAJAZEIRACamacan - 73-3283-1665/[email protected]

CANTEIRO DE OBRASPetrolina - 87 3864-4000 - [email protected]

CAPRI TINTAS Itabuna - [email protected]

CARNEIRO MAT.DE CONSTCotegipe - 77-3621-2245 - [email protected]

CASA AVENIDAJequié - 73 3525-2062 - [email protected]

CASA BAHIANACamp Formoso - 74 3641-1455 - 3645-2404

CASA CAMPOSBarreiras - 77 [email protected]

CASA FÁCIL Itabuna - 73-3612-5326

CASA GARRIDOSr do Bonfim - 74 3541-4110

CASA J. BARROSEntre Rios - 75 3420-220775 3420-2705 - [email protected]

CASA MAIA Conceição do Almeida - 75-3629-225975-3629-2744 - [email protected]

CASA O FERRAGEIROPaulo Afonso - 75 3281-3030

CASA PAULINO MAT. Jequié - 73-3525-9814 - [email protected]

CASASHOP SHOP. DA CONST. Vitória da Conquista - 3421-4276 - 2628

CASTELOFORTE Bom J. da Lapa - 3481-5331 - 4083

CDC ACABAMENTOSTx. de Freitas - 73 [email protected]

CENTRAL DA CONST. F.de Santana - 75 [email protected]

CHALÉ BELA VISTA Mucuri - 73-3206-1187 - [email protected]

CIMENTAL MAT CONST.Canavieiras - 73 [email protected]

COFETVit. Consquista - 77 [email protected]

COMAPELSto Ant. Jesus - 75 [email protected]

COMERCIAL MARKO Luiz Eduardo Magalhães77-3628-2756 - [email protected]

COMONTE Itabuna - 73-3617-2933

acomac57:Layout 1 09/12/2009 22:19 Página 62

Page 63: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 63

CONLARItabuna - 73 3214-8300 73 [email protected]

CONSTR. COSTA E SILVAMedeiros Neto - 73 [email protected]

CONSTROLUX Ipirá - 75-3254-1515 - [email protected]

CONSTRU CASA Cristopolis - 73-3618-1151

CONSTRUFÁCIL Itabuna - 73-3612-2651 - 3612-2651

CONSTRUFORT (GLAUBER)Jaguarari - 74-3532-1231 - 74-3532-1231

CONSTRULAJE MAT Ipira - 75-3254-2222 - 75-3254-1473

CONSTRUMADCamaçari - 71 3621-7144 - [email protected]

CONSTRUSHOPEuc. da Cunha - [email protected]

CORTES E RAMOS Boquira - 77-6345-2590 - [email protected]

DIMACOL MAT CONSTRcacule - 77 3455-1320 - [email protected]

DISMACONAlagoinhas - 75 3422-1903 - [email protected]

EXTRA CONSTRUÇÃOItabatã - 73 [email protected]

FERMACON MAT. CONSTR.Barreiras - 77 3611-4057 - [email protected]

GUILHERME MATERIAL Poções - 77-3431-1645 [email protected]

HIPERLAJECamaçari - 71 3678-1145 - 2021

J R MAT. DE CONSTRUÇÃOLuiz Eduardo Magalhães - [email protected]

JAÚ MATERIAIS Luis Eduardo Magalhães [email protected]

LOBO RURALCamaçari - 3674-0011 - [email protected]

LOJA AVENIDAIpiau - 73 3531-4129 - 73 [email protected]

LOJÃO MATERIAIS Itabuna 73-3617-3000 - [email protected]

LOJAS BURITIItabuna 73 [email protected]

MADEIREIRA MARAVILHA Bom J. da Lapa 77-3481-2032 - [email protected]

MADEIREIRA MIRENNA Jaguarari - [email protected]

MADEIREIRA SERAFIM Juazeiro74-3612-4301 - [email protected]

MADEIROLEsplanada - 75 3427-1413 - [email protected]

MADEMILGuanambi - 77 [email protected]

MAGOLCansanção - 75 [email protected]

MANSÃO DA CONSTR.Simões Filho [email protected]

MASTER MATERIAISSalvador 3356-3982 3232-6609

MATECOLS. Mig. das Matas - 75-3676-2106

MERCANTE Feira de Santana - [email protected]

MONIC HIPERS Sebast do Passé - 3655-4193 - [email protected]

MP CONSTRUÇÕESCandeias - [email protected]

NOGSto Ant. Jesus - 75 -3311-297775 3631-2675 - [email protected]

O CASARÃOEunápolis - 73 [email protected]

O CASARÃOItabela - 73-3270-2227 - 3000

O CASARÃOGuaratinga - 73-3277-2000

ORGANIZAÇÃO MACEDOIrecê - 74 3641-3914 - [email protected]

PAI MENDONÇAItabuna - [email protected]

PASSOS CONSTRUÇÕESRibeira Pombal - 75 [email protected]

PJ CONSTRUÇÕESItabuna - 73 3612-7600 - [email protected]

POPULAGE MAT CONSTRCamaçari - 3621-2272 - [email protected]

POPULAR MAT CONSTR.Porto Seguro - 73 [email protected]

PORTAL DA CONSTRUÇÃO Itaberaba - 75-3251-5487 - [email protected]

PORTAL DA ILHA MAT.Vera Cruz - 71 3682-1752 - 1009 [email protected]

PREDICASA MAT. PARA CONST. Luis Eduardo Magalhães - 77-3628-1994 - [email protected]

SAMOM Barreiras - 77-3611-5222 - [email protected]

SANTA RITA MAT. DE CONST.Camaçari71-3624-1060 - 3624-3426

SÃO LUIS MAT. CONSTRSanto Amaro 75 [email protected]

SOPISOS Ilhéus 73-3633-3698 - [email protected]

TELEBLOCOS MATERIAISCandeias - 3605-3601 - 3605-2329

TINTAS ALVESF. de Santana - [email protected]

VIÇOSA MAT. DE CONSTRUÇÃO Nova Viçosa73-3208-1435

VILAS BOASJacobina74 3621-3123 - [email protected]

WEBER MAT CONSTRCanavieiras73 3284-1672 - [email protected]

XL DA CONST LTDA Vera Cruz71-3633-1703 - 75-3633-3525 [email protected]

Guia do RepresentanteWAL TER ME LO RE PRE SEN TA ÇÕES

Rua João B. Cer quei ra, 251 - 1002 - Bl. C - Pi tu ba Cep.: 41.830-580 - Sal va dor - BA

Te le fax.: (71)3353-8404 Cel.: 8778-8404e-mail: [email protected]

AL TE NA BRA SIL, AL TE NA PLUS, VEN TI LA DO RESSPI RIT - Con ta to: WAL TER ME LO

IN BA HIA RE PRE SEN TA ÇÕES LTDA.R. Wal de mar Fal cão, 227 - Shop ping Hor to Cen ter - Sa la 210

Bro tas - Cep.: 40.296-710 Sal va dor - BA-Te le fax.: (71) 3276-0234 Tel.: 3492-8804 - Cel.: 9168-1221

email: in ba hia@ uol. com.br

Contato: ITA MAR MAR QUES / LUCIA

STAM UNIÃO MUN DIAL VEN TI SOL(Fe cha du ras / Ca dea dos) (Do bra di ças / Fer ra gens) (Ven ti la do res / Exaus to res)

MANTAC MACX/CO LA(mangueiras / tubos) (Ar ga mas sa / re jun tes)

DÍ NA MO RE PRE SEN TA ÇÕES LTDA.Lo tea men to Ma ris sol II, Q. 12 Rua Ita gi Cep.: 42.700-000 Lau ro de Frei tas - BA

Te le fax (71) 3378-7330 Cel.: (71) 9967-6721e- mail: di na mo rep@gmail. com

CE RÂ MI CA IN CE SA - BAS SA NI MA DEI RASCon ta to: CEL SO SOA RES

D MAR TINS REPR. LTDAR. Pris ci la B. Du tra, 263 - Vi las do Atlân ti co - Quadra

A Lote 24 - CEP - 42700-000Fone / Fax:(71) 3369-0104 - Cel:9982-1510/8127-2277

e- mail: dmar tins ltda@ter ra. com.brVEDACIT (Impermeabilizantes), VIQUA (Torneiras e

Plasticos de engenharia), MAGNET (Haste de aterramento), INTRAL (Reatores e Luminárias), PRYSMIAN

Con ta to: MAR TINS

PUMA REPRESENTAÇÕES LTDAAv. Paulo Filadelfor, nº 30 - Vitória da Conquista-BA -CEP: 45050-020 - Telefax: 77 3421-2063 / 77 9135-4860

email.: [email protected] DECA METAIS / SICMOL S.A. / COTTO BAHIA (Cerâmica

Fenix) / VISTA BELLA (Cerâmicas)Con ta to: JÚNIOR ALMEIDA

CARLOS CALDAS REPRESENTAÇÕES LTDARua Bombeiro Eliezer de Alexandrino, 144 - Bloco C -

Ap. 202 - Boca do Rio - Salvador-BATelefax: 71 3231-3797 / 71 9987-2220 / 8771-2220

email.: [email protected] - AMANCO - STOC METAIS SANITÁRIOS - REDDIAMOND (Discos e Brocas)- Con ta to: CARLOS CALDAS

AGRESSIVA REPRESENTAÇÕESRua Djalma Dutra - nº 350 - loja 113 - Cep.: 40255-000

Shopping Sete Portas - Telefax: (71) 3312-6836 Cel: (71) 9195-0271 - Email: [email protected] - ( Ferramentas ), Herc - ( torneiras, armários,

filtros, assentos ), MomFort - (ferramentas p/ pintores epedreiros), Alumasa- (caixa de descarga e escadas de

alumínio), Forusi - ( fios e cabos), F.C.- (extensões e mat. elétri-cos, telefonia), Hidropal - (metais), D'Tools - (ferramentas),

Contato: Antonio Carlos (ACM) e D. Yolanda

LEANDRO DO OESTE REPRESENTAÇÕESTelefone: 75 3223-1780 / 7280 / 77 9115-9788

email.: [email protected] EXPAMBOX (Armários de Banheiro)

UNOCANN (Tubos e Conexões) / ARGALIT

Con ta to: JORGE LEANDRO

ROBERT REPRESENTAÇÕES LTDARua Arthur de Azevedo Machado, 317 - Sala 101

Telefax: 71 3342-7293 / 7284 - 71 8133-2699email.: [email protected]

EUCATEX / FORMICA / BASE COMPONENTES

Con ta to: ROBERT

acomac57:Layout 1 09/12/2009 22:19 Página 63

Page 64: Acomac 57

64 ACOMAC BAHIA

Guia do Representante

acomac57:Layout 1 09/12/2009 22:19 Página 64

Page 65: Acomac 57

ACOMAC BAHIA 65

acomac57:Layout 1 09/12/2009 22:19 Página 65

Page 66: Acomac 57

66 ACOMAC BAHIA

Guia do Representante

PARA ANUNCIAR: (71) 3344-1911 / 1624CEL: (71) 9207-4337

CONTATO:

MARA MACHADO

acomac57:Layout 1 09/12/2009 22:19 Página 66

Page 67: Acomac 57
Page 68: Acomac 57