Actividade5 Iliteracia Digital

3
Iliteracia digital atinge portugueses De Cláudia Sargento, Julho de 2006 O nosso país está entre os quatro membros da União Europeia cujas populações apresentam menores conhecimentos de utilização de computadores Mais de metade da população portuguesa não apresenta as competências básicas para a utilização de um computador. Os dados são de um estudo do Eurostat e colocam Portugal nos últimos lugares da lista da Europa dos 25 no que à literacia digital diz respeito. Assim sendo, 54 por cento da população nacional não sabe mexer num computador, valor semelhante ao apresentado também pelo Chipre. Abaixo de Portugal, surgem apenas a Hungria (57%), a Itália (59%) e a Grécia (com 65%). Por outro lado, menos de um quarto da população dinamarquesa (10%), sueca (11%) e luxemburguesa (20%) apresentam características de não literacia digital. Nos primeiros lugares da lista, surgem ainda a Alemanha (21%) e o Reino Unido (25%). Na globalidade, mais de um terço da população dos países que fazem parte da União Europeia não apresenta qualquer tipo de competências básicas ao nível da utilização de computadores, verificando-se grandes diferenças entre gerações. ____________________________________________________________________ ___________ 1 CURSO EFA – NS Núcleo Gerador: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) STC UC5– DR2 Critérios de Evidência: Actuar em novas formas de aquisição de competências face às TIC, compreendendo os seus usos nas organizações e relacionando-os com as literacias e qualificações exigidas aos profissionais na sociedade da informação Actividade 5 Validação

description

STC

Transcript of Actividade5 Iliteracia Digital

O FILME DA MINHA VIDA

Iliteracia digital atinge portugueses

De Cludia Sargento, Julho de 2006

O nosso pas est entre os quatro membros da Unio Europeia cujas populaes apresentam menores conhecimentos de utilizao de computadores Mais de metade da populao portuguesa no apresenta as competncias bsicas para a utilizao de um computador. Os dados so de um estudo do Eurostat e colocam Portugal nos ltimos lugares da lista da Europa dos 25 no que literacia digital diz respeito.Assim sendo, 54 por cento da populao nacional no sabe mexer num computador, valor semelhante ao apresentado tambm pelo Chipre. Abaixo de Portugal, surgem apenas a Hungria (57%), a Itlia (59%) e a Grcia (com 65%).

Por outro lado, menos de um quarto da populao dinamarquesa (10%), sueca (11%) e luxemburguesa (20%) apresentam caractersticas de no literacia digital. Nos primeiros lugares da lista, surgem ainda a Alemanha (21%) e o Reino Unido (25%). Na globalidade, mais de um tero da populao dos pases que fazem parte da Unio Europeia no apresenta qualquer tipo de competncias bsicas ao nvel da utilizao de computadores, verificando-se grandes diferenas entre geraes.

De acordo com o estudo da Eurostat, 37% da populao com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos est longe de saber mexer num computador. Esta percentagem ligeiramente mais elevada para as mulheres do que para os homens - 39 contra 34%.Relativamente a classes etrias, o maior grau de iliteracia verifica-se na populao entre os 55 e os 74 anos, com 65% a no apresentar qualquer tipo de competncias para lidar com informtica. Uma anlise por Estados-membros deixa perceber que os valores vo dos 27% na Dinamarca e na Sucia at aos 93% na Grcia.

No grupo dos 25 aos 54 anos, 29% do total no tem qualquer tipo de literacia digital ao passo que 17% apresenta baixos nveis de conhecimento nesta matria. Com conhecimentos de ndice mdio est 29% da populao da actual UE ao passo que 25% se situa num nvel muito elevado. Numa diviso por pases, percebe-se que a Dinamarca e o Luxemburgo so os melhor classificados, com 45% da populao a apresentar bons conhecimentos, contra os 10% da Grcia e os 11% da Polnia.

J 10% da populao da Europa dos 25 mostrou-se incapaz de utilizar um PC para desenvolver at as tarefas mais bsicas. Neste caso, a taxa mais elevada chega da Hungria (34%), seguida da Grcia com 32% e da Itlia com 28%. O reverso da medalha cabe a pases como Eslovnia (67%), o Luxemburgo (64%) e a Dinamarca (59%). Na globalidade, so cerca de 40% os cidados da UE que, nesta faixa etria, apresentam conhecimentos de tecnologia.

O Eurostat concluiu ainda que, de uma maneira geral, a educao de base desempenha um importante papel, verificando-se uma queda dos nveis de iliteracia digital medida que os ndices de formao aumentam. Assim sendo, na Europa dos 25, em mdia, apenas 11% da populao com elevados nveis de formao no apresenta quaisquer conhecimentos informticos. Nesta matria, os valores vo desde os 2% registados na Sucia, aos 24% na Estnia. Entre os estudantes da Unio Europeia, apenas uma pequena percentagem no apresenta qualquer tipo de conhecimentos de informtica (4%) ou apresenta baixos nveis (11%). Por seu lado, 41% tem conhecimentos mdios e 43% situava-se numa faixa muito elevada de literacia digital.Adaptado de http://www.semanainformatica.xl.pt/796/act/100.shtmlCom base na leitura do texto e dos seus conhecimentos responda s seguintes questes:

1. Que medidas dever tomar o governo portugus para reverter a situao do nosso pas relativamente iliteracia digital?

2. O governo pretende implementar o preenchimento do IRS, exclusivamente atravs do site da DGCI (Direco Geral de Contribuies e Impostos), terminando com a opo preenchimento em papel. Que dificuldades podero vir a surgir com esta medida?

3. Sugira mecanismos de aquisio de competncias em TIC como forma de insero e reconverso profissional.CURSO EFA NS

Ncleo Gerador: Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC)STC UC5 DR2

Critrios de Evidncia: Actuar em novas formas de aquisio de competncias face s TIC, compreendendo os seus usos nas organizaes e relacionando-os com as literacias e qualificaes exigidas aos profissionais na sociedade da informao

Actividade 5

Nome: _______________________________________________ N ___ Curso: ___

Validao

PAGE 1 _______________________________________________________________________________