Adm Estudo de Caso

4
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/DECOM ADMINISTRAÇÃO II DOCENTE: GERUZA DE FÁTIMA TOMÉ SABINO DISCENTE:MARIANA APARECIDA DOS SANTOS Questões para o artigo: Um estudo de aplicação de modelagem de processo de negócio para apoiar a especificação de requisitos de um sistema. 1- Qual a missão ou propósito do projeto? O que o fornecedor necessitava compreender? R: Apresentar ao cliente – instituição pública do estado de Minas Gerais - uma solução de informatização para seus processos internos, permitindo a integração entre suas áreas. Com esse propósito o fornecedor necessitava compreender a estrutura e a dinâmica da organização, levantar os problemas atuais, identificar oportunidades de melhoria e promover o entendimento comum quanto à situação desejada para a organização. 2- Quais os problemas diagnosticados? R: A lentidão de vários processos executados manualmente, inclusive transferência de informações entre sistemas; o retrabalho; o consumo excessivo de papel e conseqüente acúmulo de documentos em arquivos físicos; e a descentralização, replicação e inconsistência de dados.

Transcript of Adm Estudo de Caso

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

SISTEMAS DE INFORMAO/DECOMADMINISTRAO II

DOCENTE: GERUZA DE FTIMA TOM SABINODISCENTE:MARIANA APARECIDA DOS SANTOS

Questes para o artigo: Um estudo de aplicao de modelagem de processo de negcio para apoiar a especificao de requisitos de um sistema.

1- Qual a misso ou propsito do projeto? O que o fornecedor necessitava compreender? R: Apresentar ao cliente instituio pblica do estado de Minas Gerais - uma soluo de informatizao para seus processos internos, permitindo a integrao entre suas reas. Com esse propsito o fornecedor necessitava compreender a estrutura e a dinmica da organizao, levantar os problemas atuais, identificar oportunidades de melhoria e promover o entendimento comum quanto situao desejada para a organizao.

2- Quais os problemas diagnosticados? R: A lentido de vrios processos executados manualmente, inclusive transferncia de informaes entre sistemas; o retrabalho; o consumo excessivo de papel e conseqente acmulo de documentos em arquivos fsicos; e a descentralizao, replicao e inconsistncia de dados.

3- Explique quais as diferenas metodolgicas entre as ferramentas: diagrama ULM e os fluxogramas.R: Diagrama- Para documentar um processo de negcio o modelo apresenta duas vises, uma externa e outra interna. A primeira feita atravs da descrio dos casos de uso, que consiste no detalhamento passo a passo da interao entre os atores e a organizao, durante a execuo do processo em questo. Esse detalhamento pode ser feito por meio de descries textuais (para processos mais simples) ou por diagramas de atividades, em notao UML. UML - A viso interna modelada atravs da realizao dos casos de uso, que detalha como os agentes de negcio (funcionrios ou sistemas informatizados existentes na organizao) interagem entre si e como as entidades de negcio (recursos fsicos, abstratos ou de informao) so manipuladas durante a realizao do processo.A realizao dos casos de uso apresentada atravs dos diagramas de interao (seqncia ou colaborao) da UML.

4- Quais as principais resultados obtidos? R: O cliente pde ter uma viso melhor do seu negcio, identificando as reas que realmente seriam beneficiadas pela construo do sistema, evitando assim o desperdcio de recursos. Para o fornecedor, a execuo da modelagem de processos de negcio resultou em maior facilidade na gesto dos requisitos do sistema, o processos de negcio fez com que o consenso fosse alcanado antes do incio do levantamento dos requisitos do sistema, tornando esta etapa mais eficiente. A identificao dos casos de uso do sistema tambm foi bastante facilitada. Como passaram a conhecer melhor a realidade do cliente, os engenheiros de requisitos puderam ser mais pr-ativos nesta atividade, contribuindo com sugestes e ponderaes baseadas em conhecimento mais slido. Outro benefcio trazido pela modelagem de processos de negcio diz respeito rastreabilidade dos requisitos, a facilidade em se determinar os resultados do desenvolvimento que sero afetados por cada requisito (rastreabilidade para frente), bem como a origem de cada um (rastreabilidade para trs). Como os requisitos foram derivados diretamente do Modelo de Processos de Negcio, a rastreabilidade para trs foi garantida documentando-se, para cada requisito, o processo de negcio que o gerou. Artefato resultante da modelagem de processos de negcio. Esse documento importante para o cliente, j que a documentao dos processos da organizao. Mas tambm do ponto de vista do fornecedor o documento foi de grande utilidade, pois serviu para dar uma viso geral s pessoas que entravam no projeto depois de seu incio. Foi uma forma simples e barata de integrar novas pessoas equipe.

5- Porque a modelagem ou mapeamento de um processo de negcio importante? R: A deciso por utilizar essa notao apoiou-se no fato de que ela, alm de utilizar diagramas simples o suficiente para serem compreendidos por clientes e usurios, a mesma empregada na modelagem de software - o que facilitaria posteriormente o entendimento pelos desenvolvedores do sistema.