ADM Financeira Prova 2

16
7/23/2019 ADM Financeira Prova 2 http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 1/16  UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO  CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTABÉIS E ADMINISTRAÇÃO  CURSO CIÊNCIAS CONTABÉIS  DISCIPLINA: ADMINITRAÇÃO FINANCEIRA  Prof. GUIMARÃES PAULO VITOR DIAS SALDANHA ALAVANCAGEM PAYBACK VPL TIR AMORTIZACAO  São Lu! "#$%

Transcript of ADM Financeira Prova 2

Page 1: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 1/16

  UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

  CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTABÉIS E ADMINISTRAÇÃO

  CURSO CIÊNCIAS CONTABÉIS

  DISCIPLINA: ADMINITRAÇÃO FINANCEIRA

  Prof. GUIMARÃES

PAULO VITOR DIAS SALDANHA

ALAVANCAGEM

PAYBACK

VPL

TIR

AMORTIZACAO

 

São Lu!

"#$%

Page 2: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 2/16

1. ALAVANCAGEM

  A alavancagem de um modo geral é determinado por qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade por meio de endividamento istoé através de empréstimos, compra de ativos fixos e uso de recursos de custo

fixo.

1.2 ALAVANCAGEM FINANCEIRA  Define-se alavancagem financeira como a capacidade daempresa em trabalhar com recursos de terceiros (basicamente,empréstimos, debêntures, açes preferenciais, entre outros! demodo a maximi"ar os efeitos da variaç#o do lucro operacional($A%&'! sobre os lucros por aç#o dos proprietrios de uma empresa.

1.2.1 GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA

  ) o aumento de rentabilidade dos s*cios, em funç#o dautili"aç#o de capitais de terceiros. +omo cada empresa apresentaestruturas financeiras e operacionais pr*prias e individuali"adas, oemprego de capitais de terceiros em sociedades diferentes produ"resultados diferentes em termos de alavancagem. nt#o, grau dealavancagem financeira de um neg*cio é a relaç#o entre endividamentode longo pra"o e o capital empregado pela empresa, evidenciada peloquociente encontrado pela equaç#o ndividamento de $ongo ra"o /+apital 0otal mpregado1. 2uanto maior for o quociente, maior ser o

grau de alavancagem, isto é, quanto maior a proporç#o de capitais deterceiros em relaç#o ao capital pr*prio, mais elevado o grau dealavancagem financeira.

1.2.2 CALCULO DO GAF3ma das f*rmulas para calcular o 4A5 é 6

  4A5 7 $A%&'6 8$A&' 9 :D ; (<=< 9 &'!>?

 Admitindo que $A%&'7 

$ucro antes dos @uros e imposto de renda,

$A&'7 $ucro antes do imposto de renda, D7 $ucro disponvel paraos acionistas ordinrios e &'7 &mposto de 'enda.

+omo exemplo supe-se a seguinte demonstraç#o de umexerccio para melhor entendimento do calculo do gaf6

$A%&' 7 'BC., ($ucro antes dos @uros e imposto de renda!%3'EF 7 'BG.,$A&' 7 'BHG., ($ucro antes do imposto de renda!&' CI 7 'BJ.G, (&mposto de renda!$$D&' 7 'B<J.G, ($ucro lquido depois do imposto de renda!D 7 'BK.JG, ($ucro disponvel para os acionistas ordinrios!

Page 3: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 3/16

ara calcular o 4A5, tem que se compreender a seguintef*rmula64A5 7 $A%&'6 8$A&' 9 :D ; (<=< 9 &'!>?4A5 7 'BC.,6 8'BHG.,-:'BK.JG, ; (<=< 9 ,C!>?

  4A5 7 'BC.,6 8'BHG.,-:'BK.JG,; (< =,J>?

  4A5 7 'BC.,6 8'BHG.,-:'BK.JG,;<,J>?  4A5 7 'BC.,6 8'BHG.,- 'B<L.KJG,?  4A5 7 'BC.,6 'B<.<HG,  4A5 7 H,MN0omando este valor como conclus#o tem-se que6

<- Fe o 4A5 7 <, a alavancagem financeira ser considerada nula.Oesse caso, n#o h despesas financeiras, ou se@a, n#o h capital deterceiros (geralmente instituiçes financeiras! na estrutura de capital.Fe o grau de alavancagem financeira é igual a <, o risco financeiro é

baixo.H- Fe o 4A5 P <, a alavancagem financeira ser considerada favorvel6

o retorno do Ativo 0otal (con@unto de bens e direitos da empresa,expressos em moeda! ser ra"oavelmente maior que a remuneraç#opaga ao capital de terceiros.

C- Fe o 4A5 Q <, a alavancagem financeira ser consideradadesfavorvel. Oeste caso, h risco financeiro. Fe o '$ é menor doque o 'A0, o capital de terceiros est consumindo parte do patrimRniolquido. Sesmo se o Ativo 0otal gerar um retorno, parte desse retorno

est sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso,remunerado a uma taxa superior T taxa de retorno sobre o Ativo 0otal.Di"-se ent#o que o capital de terceiros est exercendo alavancagemnegativa.

1.3 ALAVANCAGEM OPERACIONAL

  Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento dexI nas vendas provoca um crescimento de n ve"es xI no lucrobruto. E efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custosfixos s#o distribudos por um volume maior de produç#o, fa"endocom que o custo unitrio da mercadoria se@a redu"ido.

1.3.1 GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONALE 4rau de Alavancagem Eperacional (4AE! é um conceito muitousado em contabilidade gerencial, finanças e até mesmo emanlise das demonstraçes contbeis. le possui doissignificados aparentemente distintos. E primeiro, mede a variaç#ono lucro em ra"#o de uma variaç#o nas vendas. Assim, se o lucroaumentou HI para um aumento de <I nas vendas, di"emos

que a alavancagem operacional é de H.

Page 4: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 4/16

Eutro sentido do 4AE é medir a distUncia que a empresa est doponto de equilbrio. m geral, quanto maior o 4AE, mais perto aempresa encontra-se do ponto de equilbrio. or este motivodi"emos que o 4AE é uma medida de risco operacional.

Oa realidade, os dois significados s#o iguais, pelo menosmatematicamente. +onsiderando a formular a seguir levando emconsideracao $<7 $ucro Eperacional do eriodo 3m, $7 $ucroEperacional do eriodo Vero, W<7 Wendas do periodo 3m e W7Wendas do periodo Vero.

4AE 7 :($< 9 $!/$> x :(W!/(W< - W!>

Concluso!

  A alavancagem resulta do uso de ativo de recursos de custos fixos paraaumentar os retornos aos proprietrios da empresa. E grau de alavancagemoperacional (4AE! é a medida numérica da alavancagem operacional daempresa, ou se@a, avaliar a variaç#o percentual do lucro operacional emrelaç#o Ts receitas operacionais. A alavancagem financeira se preocupa com orelacionamento entre o $A%&' ($ucro antes do %uro e do &mposto de 'enda! daempresa e seus resultados por açes sobre açes ordinria ou preferencial$A ($ucro por açes!.

  ode-se di"er que sempre que o percentual de variaç#o no $A ($ucro

por açes! resultante de uma variaç#o percentual dada no $A%&' ($ucro antesdo @uro e do imposto de renda! for maior do que a percentagem de variaç#o no$A%&', a alavancagem financeira existe. &sso significa que sempre que o 4A5 éigual ou maior que <, existe alavancagem financeira.

  ntretanto quanto maior for o grau de alavancagem operacional, maioresser#o os riscos, pois, o resultado operacional ficar muito sensvel a qualquer variaç#o na receita bruta, tanto para mais como para menos. m época dedificuldade de vendas, o distribuidor sente fortemente os reflexos.

1." ALAVANCAGEM COMBINADA  E estudo da alavancagem empresarial parte do princpio deque todos os neg*cios têm condiç#o de impulsionar sua produç#o evenda, com a utili"aç#o de capital de terceiros. Fe por um lado, ouso de recursos externos T empresa tem sido o modus operandi por excelência do sistema capitalista, por outro todas as organi"açespossuem custos operacionais fixos. Da porque todas apresentamcondiçes ideais para uma aç#o combinadas de alavancagemoperacional e alavancagem financeira, efeito que se conhece por 

 Alavancagem 0otal ou Alavancagem +ombinada (4A+!, que podeser encontrada pelas seguintes f*rmulas6

Page 5: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 5/16

4A+ 7 Wariaç#o I do $ucro $iquido / Wariaç#o I nas vendas 7 X$$ /X'0W (X da quantidade! 7 nY de ve"es

ou

4A+ 7 Sargem de +ontribuiç#o 0otal / $A%&' 9 Despesas5inanceiras 7 Sargem de +ontribuiç#o 0otal / X$ucro Antes do&mporto de 'enda 7 nY de ve"es

2. PAYBACKE aZbac[ é o tempo decorrido entre o investimento inicial, o

que est ligado ao momento no qual o lucro lquido financeiro

acumulado n#o se iguala ao valor desse investimento. E aZbac[pode ser calculado em base a um fluxo de caixa com valoresnominais, ou se@a, algo que este@a presente a um valor existente e épassado por um valor nominal e também calculado em base aopresente lquido.

E#EMPLO PAYBACK $IMPLE$!

Ano % 1 2 3 " &

Flu'o

()

C*'

+1&%%% ,%%% -%%% 3%%% 2%%% 1%%%

Tol

E/

G*0o

+1&%%% +%%% +2%%% 1%%% 3%%% "%%%

$ogo mais se tem6

Faldo Oegativo / 5luxo de caixa do Ano do equilibrio 7 -H / C 7 ,NNx<H

7 J,MH aproximando para K igual a H anos e K meses para o paZbac[.

Oota6 E paZbac[ simples n#o leva em consideraç#o a taxa de @uros, nem ainflaç#o do perodo ou o custo de oportunidade. Além disso, nem sempre osfluxos esperados s#o constantes. %o#o poderia receber os 'BN, doprimeiro site em duas ve"es. Assim uma anlise mais apurada deve levar emconta outros aspectos.

Page 6: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 6/16

2.1 PAYBACK DE$CONTADO

) quase o mesmo que o paZbac[ simples, mas antes de calcul-lo,

primeirodescontamos seu fluxo de caixa\ redu"os pagamentos futuros pelo seu

custo de capital. orque é dinheiro que você vai ganhar no futuro, e ter menos

valor que o dinheiro ho@e.

 Ano < H C L G

5luxo De

caixa -<G J N C H <

5luxo de

caixa

descontad

o

NCGC LMGM HHGL <CNN NH<

0otat em

giro -<G -KNCJ -CNJK -<LHL -GK GNC

5inalmente obtem-se6

Faldo Oegativo / 5luxo do caixa do ano do equilibro 7 -GK/NH<7.MCx<H7 <,<<N

7 < mes logo o paZbac[ vai ocorrer aproximadamente em L anos e < mes.

3. VPL OU VALOR PRE$ENTE LIUIDO

  E Walor resente $quido (W$! é uma f*rmula matemtica-

financeira utili"ada para calcular o valor presente de uma série de

pagamentos futuros descontando um taxa de custo de capital

estipulada. le existe, pois, naturalmente, o dinheiro que vamos

receber no futuro n#o vale a mesma coisa que o dinheiro no tempo

presente. &sso pode parecer um pouco abstrato, mas n#o é. &sso

acontece pela mesma maneira que existe o pr*prio @uros, a incerte"a

do amanh#. E dinheiro no futuro, vale menos, @ustamente por n#o

termos certe"a de que vamos recebê-lo. ortanto, esse clculo

 @ustamente fa" esse a@uste, descontando as devidas taxas do fluxo

de caixa futuro.

 

Page 7: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 7/16

  3sa-se Oormalmente, o clculo do W$ para fa"er anlises de

retorno de pro@etos ou valoraç#o de empresas.

xemplo6

ro@eto Wem 2ue 0em &sland

Ses < Ses H Ses C Ses L Ses G Ses N

ro@eto -H < < < < <

 

Oeste caso, o pro@eto teve um investimento inicial de

'BH., e depois gerou 'B<., de lucro nos cinco meses

seguintes. ara calcular o W$, neste caso, basta escolher a célula

na qual você quer ver o resultado e optar pela f*rmula W$,

selecionar as células do fluxo de caixa dese@ado e inserir a taxa de

desconto (a taxa deve estar na mesma periodicidade do fluxo, ou

se@a, diria, mensal, anual, etc.!.

Oeste caso, coloque uma taxa de <I ao mês e obtém-se o W$ de

valor6 'B<N.HJM,KK

&nterpretando ste resultado significa que, embora exista um ganho

financeiro de 'BC., (0otal de receitas menos o investimento!,

o valor presente desse fluxo de caixa futuro vale 'B<N.HJM,KK. Fendoassim, valeria comprar1 esse neg*cio ou pro@eto por qualquer valor 

abaixo do W$ e, n#o valeria, em qualquer valor acima.

". TIR

  A 0axa &nterna de 'etorno (0&'! é outra medida de

investimento, porém, diferentemente do W$, a 0&' n#o retorna um

valor monetrio. la retorna um percentual. or Eutras palavras,

representa uma taxa que quando utili"ada torna o W$ igual a "ero.

$ogo, a 0&' é a taxa necessria para igualar o valor de uminvestimento com seus respectivos saldos de caixa gerados em cada

perodo. Assim sendo um meio para analise de pro@etos.

+onsidere o seguinte exemplo6

3m ro@eto ] com custo inicial de < reais com vida ^til de G

anos (ap*s isto ele ser descontinuado! e @uros de <I a.a.

 Ano < H C L G

Page 8: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 8/16

Walor -< < H C L G

< 7 </(<=0&'!_< = H/(<=0&'!_H = C/(< =0&'!_C =

L/(<=0&'!_L = G/(<=0&'!_G

+u@o resultado final da 0&' é igual a <H,<I a.a.`

ero

do

< H C L G

5luxo

De

+aixa

-

<

< H C L G

5luxo A@ust

ado

-<

</(<=,<H

<!_<

H/(<=,<H

<!_H

C/(<=,<H

<!_C

L/(<=,<H

<!_L

G/(<=,<H

<!_G

Walor -

<

KMH,JJ <GML,< H<CL,JN HGL<,<N HKCG,KN

&.AMORTIZACAO

In0o(u4o A A/o0*54o Amorti"aç#o é um processo de extinç#o de uma dvida

através de pagamentos peri*dicos, que s#o reali"ados em funç#o deum plane@amento, de modo que cada prestaç#o corresponde T somado reembolso do +apital ou do pagamento dos @uros do saldodevedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os @uross#o sempre calculados sobre o saldo devedor.

Es principais sistemas de amorti"aç#o s#o6

&.1 $*s)/s () P6/)no 7n*co!

3m ^nico pagamento no final.

&.2 $*s)/ () P6/)nos 80*98)*s!

Wrios pagamentos diferenciados.

&.3 $*s)/ A/)0*cno!

agamento no final com @uros calculados perodo a perodo.

Page 9: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 9/16

&." $*s)/s () A/o0*54o Consn) :$AC;!

 A amorti"aç#o da dvida é constante e igual em cada perodo.

&.& $*s)/ P0*c) ou F0nc<s :PRICE;!

Es pagamentos (prestaçes! s#o iguais.

&.- $*s)/s () A/o0*54o M*s :$AM;!

Es pagamentos s#o as médias dos sistemas FA+ e rice.

&., $*s)/ Al)/4o!

Es @uros s#o pagos antecipadamente com prestaçes iguais, exceto oprimeiro pagamento que corresponde aos @uros cobrados no momento

da operaç#o.

m todos os sistemas de amorti"aç#o, cada pagamento é a soma do valor amorti"ado com os @uros do saldo devedor, isto é6

  agamento 7 Amorti"aç#o = %uros

m todas as nossas anlises, utili"aremos um financiamento hipotético de'BC., que ser pago ao final de G meses T taxa mensal de LI.

Oa sequência, ser essencial o uso de tabelas consolidadas com os dados decada problema e com informaçes essenciais sobre o sistema de amorti"aç#o.m todas as anlises, utili"aremos a mesma tabela bsica que est indicadaabaixo, com os elementos indicados6

Fistema de Amorti"aç#o

O %uros Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor  

C.,

<

HC

L

G

0otais C.,

SISTEMA DE PAGAMENTO ÚNICO

E devedor paga o Sontante7+apital = %uros compostos da dvida em um ^nicopagamento ao final de n7G perodos. E Sontante pode ser calculado pelaf*rmula6

Page 10: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 10/16

  S 7 + (<=i!n

3so comum6 $etras de cUmbio, 0tulos descontados em bancos, +ertificados apra"o fixo com renda final.

Fistema de agamento nico

O %uros Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor 

C.,

< <H., C<H.,

H <H.LK, CHL.LK,

C <H.MJM,H CCJ.LGM,H

L <C.LMK,CJ CG.MGJ,GJ

G <L.CK,C C., CNL.MMG,KJ

0otais NL.MMG,KJ C., CNL.MMG,KJ

$I$TEMA DE PAGAMENTO VARIAVEI$

E devedor paga o periodicamente valores variveis de acordo com a suacondiç#o e de acordo com a combinaç#o reali"ada inicialmente, sendo que os @uros do Faldo devedor s#o pagos sempre ao final de cada perodo.

3so comum6 +artes de crédito.

Dado6 E devedor pagar a dvida da seguinte forma6

Oo final do <o.mês6 'B C., = @uros

Oo final do Ho.mês6 'B LG., = @uros

Oo final do Co.mês6 'B N., = @uros

Oo final do Lo.mês6 'B JG., = @uros

Oo final do Go.mês6 'B M., = @uros

Fistema de agamentos Wariveis

O %uros Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor 

C.,

< <H., C., LH., HJ.,H <.K, LG., GG.K, HHG.,

Page 11: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 11/16

C M., N., NM., <NG.,

L N.N, JG., K<.N, M.,

G C.N, M., MC.N,

0otais LH., C., CLH.,

$I$TEMA AMERICANO

E devedor paga o rincipal em um ^nico pagamento no final e no final de cadaperodo, reali"a o pagamento dos @uros do Faldo devedor do perodo. Oo finaldos G perodos, o devedor paga também os @uros do Go. perodo.

Fistema Americano

O %uros Amorti"aç#o doFaldo devedor  agamento Faldo devedor 

C.,

< <H., <H., C.,

H <H., <H., C.,

C <H., <H., C.,

L <H., <H., C.,

G <H., C., C<H.,

0otais N., C., CN.,

$I$TEMA DE AMORTIZACAO CON$TANTE :$AC;

E devedor paga o rincipal em n7G pagamentos sendo que as amorti"açess#o sempre constantes e iguais.

3so comum6 Fistema 5inanceiro da abitaç#o

Fistema de Amorti"aç#o +onstante (FA+!

O %uros  Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor 

C.,

< <H., N., JH., HL.,

H M.N, N., NM.N, <K.,

C J.H, N., NJ.H, <H.,

L L.K, N., NL.K, N.,

G H.L, N., NH.L,

0otais CN., C., CCN.,

Page 12: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 12/16

  $I$TEMA PRICE OU $I$TEMA FRANCE$

0odas as prestaçes (pagamentos! s#o iguais. 3so comum6 5inanciamentosem geral de bens de consumo.

+lculo6 E clculo da prestaç#o é o produto do valor financiadoW= 7C., pelo coeficiente dado pela f*rmula

onde i é a taxa ao perodo e n é o n^mero de perodos. ara esta tabela, oclculo fornece6

7 W=  7 NJ.CKK,<C

Fistema rice (ou Fistema 5rancês!

O %uros Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor 

C.,

< <H., GG.CKK,<C NJ.CKK,<C HLL.N<<,KJ

H M.JKL,LJ GJ.NC,NN NJ.CKK,<C <KJ.K,H<

C J.LK,CH GM.MJ,K< NJ.CKK,<C <HJ.<,L

L G.KL,< NH.CL,<H NJ.CKK,<C NL.JMN,HK

G H.GM<,KG NL.JMN,HK NJ.CKK,<C

0otais CN.ML,NG C., CCN.ML,NG

SISTEMA DE AMORTIZACAO MISTO

+ada prestaç#o (pagamento! é a média aritmética das prestaçes respectivasno Fistema rice e no Fistema de Amorti"aç#o +onstante (FA+!. 

3so6 5inanciamentos do Fistema 5inanceiro da abitaç#o.

+lculo6

$AM 7 (P0*c) = $AC! H

n $AC P0*c) $AM

< JH., NJ.CKK,<C NM.NML,N

H NM.N, NJ.CKK,<C NK.LML,JC NJ.H, NJ.CKK,<C NJ.HML,J

Page 13: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 13/16

L NL.K, NJ.CKK,<C NN.ML,J

G NH.L, NJ.CKK,<C NL.KML,J

Fistema de Amorti"aç#o Sisto (FAS!

O %uros  Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor 

C.,

< <H., GJ.NML,N NM.NML,N HLH.CG,ML

H M.NMH,HL GK.K<,KC NK.LML,J <KC.GL,<<

C J.CL,<N GM.MGC,M< NJ.HML,J <HC.GG,H

L L.MLH,< N<.<GH,N NN.ML,<J NH.CMK,<L

G H.LMG,MC NH.CMK,<L NL.KML,J

0otais CN.LJ,CL C., CCN.LJ,ML

SISTEMA ALEMAO

E sistema Alem#o consiste em liquidar uma dvida onde os @uros s#o pagosantecipadamente com prestaçes iguais, exceto o primeiro pagamento quecorresponde aos @uros cobrados no momento da operaç#o financeira. )necessrio conhecer o valor de cada pagamento e os valores  das

amorti"açes A>, [7<,H,C,...,n.

3so comum6 Alguns financiamentos.

5*rmulas necessrias6 ara [7<,H,...,n.

 A prestaç#o mensal do financiamento pode ser calculada com as f*rmulasacima.

7 (C.,L!:<-(<-,L!&>7NL.MMG,K A1 7 NL.MMG,K (<-,L!" 7 GG.HC,MN A2 7 GG.HC,MN (<-,L! 7 GJ.GL,<C A3 7 GJ.GL,<C (<-,L! 7 GM.M,<C A" 7 GM.M,<C (<-,L! 7 NH.CMG,MJ A& 7 NH.CMG,MJ (<-,L! 7 NL.MMG,K

Fistema Alem#o

Page 14: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 14/16

O %uros Amorti"aç#o doFaldo devedor 

agamento Faldo devedor 

<H., <H., C.,

< M.JM<,KL GG.HC,MN NL.MMG,K HLL.JMN,L

H J.LM<,NK GJ.GL,<C NL.MMG,K <KJ.HM<,M<C G.MG,NJ GM.M,<C NL.MMG,K <HJ.CM<,JK

L H.GMM,KC NH.CMG,MJ NL.MMG,K NL.MMG,K

G NL.MMG,K NL.MMG,K

0otais CN.MJM,H C., CCN.MJM,H

-. Clculo (o VPL E TIR PELA ?P12c

xemplo<63sando o método do W$ e uma taxa de desconto de <HI a.a.,

determine se o pro@eto é aceitvel.

 

ANO Flu'o () C*'

% +11%%%%@%%

1 21%%%

2 2&%%%3 2,%%%

" 3%%%%

& 3&%%%

ela <H+

f '4

<< +F g +5o

H< g +5@HG g +5@

HJ g +5@

C g +5@

CG g +5@

<Hi

f +5o

'esultado 7 'B -<C.<JN,N

E pro@eto n#o vivel, pois tem W$ Oegativo.

Page 15: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 15/16

xemploH6

3sando o método 0&'6 3m pro@eto tem fluxos de caixas lquidos

anuais de 'B<G,, Durante oito anos. E investimento inicial é de

'B N,.

2ual é a 0&' deste pro@eto

 AOE 5$3]E D +A&]A

-N,

< <G,

H <G,C <G,

L <G,

G <G,

N <G,

J <G,

K <G,

ela <H+6f '4

N +F g +5o

<G g +5@

K g O@ (ois s#o oito retornos iguais!

5 &''

'esultado 0&'7 <K,NHI

+onsideraçes finais sobre W$ e 0&'6

xemploC6

 A companhia ra""ers tem de escolher entre o pro@eto A . Es

pro@etos têm os seguintes fluxos de caixa6

ro@eto A ro@eto

 Ano 5luxo de +aixa Ano 5luxo de +aixa

-KG -KG

< L< <

H L< H

Page 16: ADM Financeira Prova 2

7/23/2019 ADM Financeira Prova 2

http://slidepdf.com/reader/full/adm-financeira-prova-2 16/16

C L< C

L L< L <KK

ela <H+ calcula-se o W$ do pro@eto A 0&' do ro@eto A

f '4 f 'eg

KG +F g +5o KG +F g +5o

L< g +5@ L< g +5@

L g O@ L g O@

<<i f &''

f +5o 'esultado 0&' 7 CH,NNI

'esultado W$ 7 LHH,HJ

W$ do pro@eto 0&' pro@eto

f '4 f '4

KG +F g +5o KG +F g +5o

g +5@ g +5@

C g O@ C g O@

<KK g +f@ <KK g +5@

<<i f &''

f +5o 'esultado 0&'7 H<,MG

'esultado W$7 CKKL<,LH

 Ap*s esta analise o pro@eto A é prefervel ao pois o mesmo tem W$ e 0&'

maior que o pro@eto .