Amazônia sou eu · está dividida em dois temas – “Trançados e Cores da Amazônia” e...

2
COMMUNITY NEWS BRAZILIAN TIMES Friday, Nov 20 2009 08 Primeira Coletiva Internacional de Artistas Amazônicos irá até dia 18 de dezembro.Arte da Amazônica em duas exposições simultâneas em New York. Ward Nasse Gallery e BEA Art Hall Gallery recebem neste mês de novembro e dezembro a 1ª Coletiva Internacional de Artistas Amazônicos. São 8 artistas brasileiros de 5 grupos étnicos da Amazônia. A Amazônia como uma matriz cultural no mundo pós-moderno é o destaque da 1ª Coletiva Internacional de Artistas Amazônicos produzida pela Galeria de Arte e Imaginário da Amazônia – GAIA, na cidade de Nova Iorque, EUA, no período de 07 de novembro a 18 de dezembro de 2009. A 1ª Coletiva é uma realização do Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura Amazônicas (IDC) e produção executiva da GAIA, ambos com sede em Manaus, Amazonas. Ao todo, estão em exibição 100 obras de arte, entre as técnicas acrílica sobre tela e arte-marchetaria (encaixe de pedaços de madeira em obra de arte). Os artistas são: Duhigó (grupo étnico: Tukano); Dhiani Pa’saro (grupo étnico: Wanano); Iwiri-ki (grupo étnico: Apurinã); Sãnipã (grupo étnico: Apurinã); Tóo Xac Wa (grupo étnico: Óro Náo); Yúpuri (grupo étnico: Tukano); Tchanpan (grupo étnico: Kokama) e Kawena (grupo étnico: Kokama). A coletiva está dividida em dois temas – “Trançados e Cores da Amazônia” e “Amazônia sou eu!”. A exposição “Trançados e Cores da Amazônia” acontece na galeria Ward Nasse, na Prince Street, no coração do artístico do Soho. Na Ward Nasse Gallery as obras expostas ficam até 6 de dezembro de 2009. Paralelamente, acontece a exposição “Amazônia sou eu!”, na Brazilian Endowment for the Arts – BEA Art Hall Gallery, na 240E, 52 street, no período de 13 de novembro a 18 de dezembro. A curadoria da Coletiva é assinada pelo artista plástico amazonense, Arnaldo Garcez, que destaca a construção dos desenhos e pinturas dos oito artistas expositores como o diferencial nas obras de arte. Maiores informações pelas websites: http://www .brasilianendowment.or g http://www .wardnasse.or g Amazônia sou eu Marconi Barbosa, Rene Nascimento, Alcinda Saphira Carlyson Sena, Domício Coutinho, Arnaldo Garcez, Rene Nascimento Maria Coutinho, Lívia Sandoval, Alcinda Saphira Alcinda Saphira, Noemia Duenias, Domício Coutinho Arnaldo Garcez, Aidalina Nascimento, Freida Bittencourt, Maria Socorro e Domício Coutinho Penny Greene, Dr.Ralph e Dra.Izilda Penteado Domício Coutinho e Arnaldo Garcez Arnaldo Garcez(artista plástico) Aidalina Nascimento (Instituto Dirson Costa) Freida Bittencourt e Aidalina Nascimento

Transcript of Amazônia sou eu · está dividida em dois temas – “Trançados e Cores da Amazônia” e...

Page 1: Amazônia sou eu · está dividida em dois temas – “Trançados e Cores da Amazônia” e “Amazônia sou eu!”. ... Ruy Ohtake, Claudinéia Santos e marido Igor Mitiavev Maristela

COMMUNITY NEWS BRAZILIAN TIMESFriday, Nov 20 200908

Primeira Coletiva Internacional de Artistas Amazônicos irá até dia 18 de dezembro.Arte da Amazônicaem duas exposições simultâneas em New York. Ward Nasse Gallery e BEA Art Hall Gallery recebem neste mêsde novembro e dezembro a 1ª Coletiva Internacional de Artistas Amazônicos. São 8 artistas brasileiros de 5grupos étnicos da Amazônia.

A Amazônia como uma matriz cultural no mundo pós-moderno é o destaque da 1ª Coletiva Internacionalde Artistas Amazônicos produzida pela Galeria de Arte e Imaginário da Amazônia – GAIA, na cidade de NovaIorque, EUA, no período de 07 de novembro a 18 de dezembro de 2009.

A 1ª Coletiva é uma realização do Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura Amazônicas (IDC) eprodução executiva da GAIA, ambos com sede em Manaus, Amazonas. Ao todo, estão em exibição 100 obrasde arte, entre as técnicas acrílica sobre tela e arte-marchetaria (encaixe de pedaços de madeira em obra dearte).

Os artistas são: Duhigó (grupo étnico: Tukano); Dhiani Pa’saro (grupo étnico: Wanano); Iwiri-ki(grupo étnico: Apurinã); Sãnipã (grupo étnico: Apurinã); Tóo Xac Wa (grupo étnico: Óro Náo); Yúpuri(grupo étnico: Tukano); Tchanpan (grupo étnico: Kokama) e Kawena (grupo étnico: Kokama). A coletivaestá dividida em dois temas – “Trançados e Cores da Amazônia” e “Amazônia sou eu!”.

A exposição “Trançados e Cores da Amazônia” acontece na galeria Ward Nasse, na Prince Street, nocoração do artístico do Soho. Na Ward Nasse Gallery as obras expostas ficam até 6 de dezembro de 2009.Paralelamente, acontece a exposição “Amazônia sou eu!”, na Brazilian Endowment for the Arts – BEA ArtHall Gallery, na 240E, 52 street, no período de 13 de novembro a 18 de dezembro.

A curadoria da Coletiva é assinada pelo artista plástico amazonense, Arnaldo Garcez, que destaca aconstrução dos desenhos e pinturas dos oito artistas expositores como o diferencial nas obras de arte.Maiores informações pelas websites: http://www.brasilianendowment.org http://www.wardnasse.org

Amazônia sou eu

Marconi Barbosa, Rene Nascimento, Alcinda Saphira

Carlyson Sena, Domício Coutinho, Arnaldo Garcez, Rene Nascimento

Maria Coutinho, Lívia Sandoval, Alcinda Saphira

Alcinda Saphira, Noemia Duenias, Domício Coutinho

Arnaldo Garcez, Aidalina Nascimento, FreidaBittencourt, Maria Socorro e Domício Coutinho

Penny Greene, Dr.Ralph e Dra.Izilda Penteado

Domício Coutinho e Arnaldo Garcez

Arnaldo Garcez(artista plástico)

Aidalina Nascimento (Instituto Dirson Costa)

Freida Bittencourt e Aidalina Nascimento

Page 2: Amazônia sou eu · está dividida em dois temas – “Trançados e Cores da Amazônia” e “Amazônia sou eu!”. ... Ruy Ohtake, Claudinéia Santos e marido Igor Mitiavev Maristela

COMMUNITY NEWSBRAZILIAN TIMES Friday, Nov 20, 200911

Representante da ONU, Rosely Saad

Embaixador Osmar Chohfi e o artista Artur Moreira

Maria Oliveira e Ruy Ohtake

Ruy Ohtake, Claudinéia Santos e marido Igor Mitiavev Maristela Monticelli e Alex Lage

Maristela Monticelli e Julio Chacur(proprietário daGaleria Chacur NY)

Paulo Kubler e Alessandra Emanuel

O arquiteto brasileirom Ruy Ohtake realizou exibiçãode seu trabalho no centro de arquitetura e também recebeuconvidados para a assinatura de seu livro.

RUY OHTAKE é um dos maiores arquitetoscontemporários e iniciou sua carreira em 1960, quando mostrouseus grandes projetos inovadores com idéais modernas sobreo planejamento de construções e desenhos arquitetônicos.

Dando assim o início há uma nova era da arquiteturabrasileira influenciando novas gerações de arquitetos no Brasile no mundo. No Japão, o arquiteto Ruy Ohtake colaboroucom o novo projeto da Embaixada do Brasil e a EXPO de 90.

Na sua Literatura, o arquiteto destaca um novoconceito envolvendo o lado ecológico de Parques eprogramas sociais de habitação das favelas e transportepúblicos em São Paulo, como também o planejamento de umEstádio de futebol para a Copa do Mundo de 20014 em SãoPaulo. Todos seus projetos são bem elaborados e seguroscomo o Hotel Renascença, o arquiteto mostra a vida dosresidentes em grandes cidades como São Paulo. O eventorealizado recentemente no Centro de Arquitetura de New Yorkseguiu de um coquetel e recepção e a assinatura de seu livropara os conviados especiais. Com o patrocínio do ConsuladoGeral do Brasil em NY, AIA NY (Cultural Facilities Commitie)Tam airlines, Banco do Brasil, Vita Coco,

Arquiteto brasileiroexibe em NY