ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA...

16
ANÁLISE DE PAVIMENTOS ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São Paulo São Paulo Julho - 2009 Julho - 2009

Transcript of ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA...

Page 1: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

ANÁLISE DE PAVIMENTOS ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE PARA PASSAGENS DE

NÍVELNÍVEL

RENATA CRISTINA DO CARMOMRS Logística

VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOSInstituto Militar de Engenharia

São PauloSão Paulo

Julho - 2009Julho - 2009

Page 2: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Passagem de Nível (PN):

Cruzamentos de dois importantes modais de transporte: o rodoviário e o ferroviário.

A PN tem que ser revestida para trânsito rodoviário, pelo menos nas faixas destinadas aos veículos e nos trechos mínimos em tangente e nível. (NB 114)

SEGURANÇASEGURANÇA!!

Page 3: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Pavimento asfáltico

Deteriora nas regiões

próximas ao trilho.

Torna a manutenção

da PN demorada.

Risco para os usuários.

Impacto para a

comunidade.

Page 4: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

PISOS ALTERNATIVOSPISOS ALTERNATIVOS

Placas de borracha:

Sistema modular composto por placas de borracha conectadas por tirantes em toda a extensão da PN.

Placas de Concreto Pré-moldadas:

placas de concreto armado, pré-moldadas instaladas entre os trilhos e nas laterais, podendo ser removidas individualmente para substituição ou manutenção.

Page 5: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

CARACTERÍSTICAS AVALIADASCARACTERÍSTICAS AVALIADAS

Tempo de instalação

Tempo de remoção

Vida útil

Necessidade de equipamentos

Interferência com outras áreas

Material utilizado

Capacidade de adaptação

Acabamento final

Custos

Segurança

Page 6: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

ANÁLISE COMPARATIVAANÁLISE COMPARATIVA

Os dois tipos de piso foram instalados na cidade de Juiz de Fora, MG, na ferrovia MRS Logística S. A..

PN R. Benjamin Constant

PN R. Pinto de Moura

Page 7: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

ANÁLISE COMPARATIVAANÁLISE COMPARATIVA

Borracha ConcretoTempo de instalação

14 horas 14 horas

Tempo de remoção

Rapidamente executado.Máximo 10 minutos manualmente.

5 a 6 minutos, após o posicionamento do guindaste.

Vida útilDe acordo com o fabricante: 15 anos.Até o momento, 15 meses após a aplicação, livre de manutenção.

De acordo com o fabricante: 15 anos.As placas foram removidas 6 meses após a aplicação.

Necessidade de equipamentos

Aplicação manual, sem necessidade de equipamentos.

Devido ao alto peso unitário é necessária a utilização de guindaste para a aplicação.

Interferência com outras áreas

Baixa.

Alta.Interferência com a sinalização ferroviária. O fluxo ferroviário tem que ser interrompido durante a aplicação.

Page 8: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

Borracha Concreto

Material utilizado

Pneus reciclados - ambientalmente correto.Material importado.

Concreto armado, largamente utilizado no Brasil.

Capacidade de adaptação

Alta capacidade de adaptação às pequenas imperfeições da via permanente.

As placas são rígidas e não admitem nenhum tipo de deformação.

Acabamento final

A superfície de rolamento final é uniforme, nivelada com os trilhos, não havendo degraus ou descontinuidades. Não há espaços livres entre as placas e os trilhos, exceto o necessário a passagem dos rodeiros ferroviários.

Como houve movimentação entre as placas, tanto horizontal como vertical, a superfície final não estava nivelada, havendo degraus e descontinuidades. Há espaço vazio na parte externa aos trilhos.

Custos

4 vezes superior a pavimentação asfáltica. Contudo, após a instalação, não houve necessidade de nenhum tipo de recomposição.

3 vezes superior a pavimentação asfáltica. Porém, após a instalação, foi necessária a substituição total das placas pelo pavimento asfáltico.

ANÁLISE COMPARATIVAANÁLISE COMPARATIVA

Page 9: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

ANÁLISE COMPARATIVAANÁLISE COMPARATIVA

Borracha Concreto

Segurança

Superfície final do piso de borracha é regular e nivelada com os trilhos. Usuários podem cruzar a PN com a velocidade normal e sem necessidade de redução. A superfície antiderrapante também é um item que contribui para o aumento da segurança da PN.

A superfície final do piso de concreto irregular e desnivelada com os trilhos, fazendo com que os usuários reduzam a velocidade para cruzar a PN. Degraus e descontinuidades colocam em risco os usuários. A movimentação vertical e horizontal das placas pode provocar o fechamento da área necessária à passagem dos rodeiros, o que pode causar um acidente ferroviário.

Page 10: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

ANÁLISE COMPARATIVAANÁLISE COMPARATIVA

Instalação - Piso de borracha

Page 11: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

Instalação - Piso de concreto

ANÁLISE COMPARATIVAANÁLISE COMPARATIVA

Page 12: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

As condições do pavimento são muito importantes no que diz respeito à segurança dos usuários de uma PN.

O estado de conservação inadequado do pavimento pode provocar redução de velocidade nos veículos e até paradas indevidas sobre a via férrea, podendo causar um acidente.

O pavimento asfáltico apresenta baixa vida útil e se deteriora nas regiões mais próximas aos trilhos.

Dois tipos de piso foram instalados e seu comportamento foi avaliado por um período de seis meses.

Page 13: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

A literatura mostra que os pisos têm vida útil semelhante, sendo que o piso de concreto supera o piso de borracha em algumas circunstâncias.

Na experiência realizada o comportamento das placas de concreto não foi satisfatório. Seis meses após a instalação do piso de concreto ele foi totalmente removido e substituído pelo pavimento asfáltico.

O piso de borracha, durante o período de avaliação, não necessitou de nenhum tipo de manutenção.

Page 14: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

Os custos de aquisição são semelhantes. No curto prazo comparados aos custos da pavimentação asfáltica, os custos são superiores. Contudo, há ganhos com a instalação de pisos alternativos que não são mensuráveis, como:

• aumento da segurança,

• baixa necessidade de manutenção,

• diminuição do impacto para a população,

• melhoria da imagem da companhia ferroviária perante a comunidade.

Page 15: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

CONCLUSÕESCONCLUSÕES

O piso de borracha se mostrou uma alternativa ao uso do pavimento asfáltico em passagens de nível, pois é um piso de alta performance e segurança, com maior vida útil, livre de manutenção, possibilita uma manutenção na PN mais ágil e, acima de tudo, com menor impacto para a comunidade.

Page 16: ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São.

FIMFIM

OBRIGADA!OBRIGADA!