Aneurisma da Ao - denascenca.com.brƒªnito-da-Aorta.pdfInCor Criança Correção de aneurisma...

5
InCor Criança Correção de aneurisma congênito da aorta Técnica operatória A correção cirúrgica foi realizada em dois estágios. No primeiro, a operação foi realizada por via transesternal, em circulação extracorpórea (CEC), à 22ºC, com perfusão do tronco braquiocefálico (enxerto de PTFE) e canulação bicaval. A proteção miocárdica foi com Custodiol. A correção da insuficiência aórtica foi corrigida com implante de homoenxerto aórtico com a técnica de substituição total da raiz. A reconstrução do arco aórtico foi realizada por meio de implante de segmento de croça aórtica (homoenxerto). Para reconstrução do arco aórtico foi utilizada parada circulatória com perfusão cerebral seletiva por meio do tubo de PTFE, anastomosado no tronco braquiocefálico. O segundo estágio, da correção, aconteceu 6 meses após a primeira intervenção. Foi realizada por toracotomia lateral esquerda. Após dissecção da aorta descendente, no sítio do aneurisma, obteve-se cotos proximal e distal suficientes para interrupção do fluxo. Ressecado o aneurisma, foi realizada a interposição de tubo de dacron. BLOG DENASCENÇA www.denascenca.com.br Aneurisma da aorta Define-se dilatação aneurismática da aorta quando o diâmetro excede 50% do esperado para a idade e superfície corpórea.

Transcript of Aneurisma da Ao - denascenca.com.brƒªnito-da-Aorta.pdfInCor Criança Correção de aneurisma...

InCor Criança

Correção de aneurisma congênito da aorta

Técnica operatória

A correção cirúrgica foi realizada em dois estágios. No primeiro, a operação foi realizada por via transesternal, em circulação extracorpórea (CEC), à 22ºC, com perfusão do tronco braquiocefálico (enxerto de PTFE) e canulação bicaval. A proteção miocárdica foi com Custodiol.

A correção da insuficiência aórtica foi corrigida com implante de homoenxerto aórtico com a técnica de substituição total da raiz. A reconstrução do arco aórtico foi realizada por meio de implante de segmento de croça aórtica (homoenxerto).

Para reconstrução do arco aórtico foi utilizada parada circulatória com perfusão cerebral seletiva por meio do tubo de PTFE, anastomosado no tronco braquiocefálico.

O segundo estágio, da correção, aconteceu 6 meses após a primeira intervenção. Foi realizada por toracotomia lateral esquerda. Após dissecção da aorta descendente, no sítio do aneurisma, obteve-se cotos proximal e distal suficientes para interrupção do fluxo. Ressecado o aneurisma, foi realizada a interposição de tubo de dacron.

BLOG DENASCENÇA www.denascenca.com.br

Aneurisma da aorta

Define-se dilatação aneurismática da aorta quando o diâmetro excede 50% do esperado para a idade e superfície corpórea.

InCor Criança

Técnica operatória

(C) Canulação do tronco braquiocefálico (TBC), com PTFE (seta), para perfusão cerebral seletiva durante parada circulatória distal.

A

B

(A) Aortografia revela dilatação da aorta ascendente e croça. Presença de insuficiência valvar aórtica

(B) Dilatação da aorta ascendente e raiz. Compressão da veia inominada.(seta)

C

D

(D) Observar cuff de arco aórtico onde se visualiza orifício do TBC, carótida esquerda (CE) e aorta descendente (AoD). Raiz da aorta com fios de ethibond passados em “U”. (seta)

homoenxerto

TBC

CE

AoD

Ao

AP

InCor Criança

(F) Anastomose de cuff de homoenxerto concluído. (seta) Homoenxerto aórtico (HAo) implantado na raiz da aorta.

(G) Reconstrução da raiz da aorta com homoenxerto aórtico com a técnica de substituição total. Arco aórtico reconstruído com homoenxerto. Observar plastia do tronco baquiocefálico. (seta)

(H) Operação concluída

AoD

CE

SE

(E) Anastomose de segmento de homoenxerto aórtico (croça) em cuff de arco aórtico. (seta)

E F

G

H

HAo

InCor Criança

(I) Aortografia revela dilatação da aorta descendente após a subclávia esquerda.

(L) Aspecto cirúrgico de aneurisma da aorta na porção descendente.(M) Ressecado porção aneurismática da aorta, com

interposição de tubo de dacron.(N) Peça de aneurisma da aorta descendente.

IJ

L

M

N

(J) Aspecto cirúrgico de aneurisma da aorta na porção descendente.

InCor Criança

FABIO TAVORA CRM 8504 Patologista 14/02/2011

AP 280 /2011

!"#$%&'()*+,$%)#$-.&$,/*Segmento de aorta medindo 4.1cm de comprimento, 2,6cm em diâmetro e 8,3cm de perímetro interno, com superfície luminal lisa e superfície adventícia com tecido pardo-gorduroso aderido.

!"#$%&'()*+&$%)#$-.&$,/**Cortes histológicos da aorta ascendente mostram desorganização da camada elástica com foco de degeneração e fragmentação lamelar, associada a deposição de material mixóide. Nota-se perda de músculo liso.

0)1$23#()*- Aneurisma de aorta ascendente, congênito, associado a desorganização da camada

média e fibrose leve da adventícia. - Ausência de sinais de inflamação crônica (aortite), granulomas ou neoplasia.

Nota: Os achados são inespecíficos, e a natureza da lesão é considerada idiopática. Referências: Vuksanaj, D., S. A. Shenaq, et al. (1992). "Thoracoabdominal aortic aneurysm repair in a 15-month-old child." J Clin Anesth 4(5): 402-5. Ko, Y., Y. Nakamura, et al. (2003). "Congenital thoracoabdominal aortic aneurysm." J Thorac Cardiovasc Surg 126(3): 897-9.

SESA HOSPITAL DE MESSEJANA LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLOGICA

H. M.

Iden

tific

ação

Nome FRANCISCA NAIANE SOUSA COSTA Prontuário 224.396

Médico solicitante WALDEMIRO GOMES CRM 1556 Data da coleta 03/02/11

Natureza e sede do material realizado: AORTA ASCENDENTE

Secção de aorta ascendente mostrando desorganização medial e fibrose leve da adventícia (abaixo) da adventícia.

Coloração elástica (Verhoff) mostra necrose medial e quebra de fibras.