Anne Frank

3
1 Anne Frank Anne Frank, foi uma adolescente judia que morreu aos 15 anos num campo de concentração. O seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947 e é actualmente um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Anne e a sua família, junto com mais quatro pessoas, viveram escondidos durante 25 meses, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório de seu pai, em Amesterdão, nos Países Baixos, denominado Anexo Secreto. Enquanto vivia no Anexo Secreto, Anne escreveu o seu diário, a que deu o nome de Kitty. Os longos meses de silêncio e de medo aterrorizante acabaram para Anne Frank ao ser denunciada a existência do Anexo Secreto aos nazis, sendo seguidamente deportada para os campos de concentração, onde viria a falecer. O Anexo Secreto tornou-se no famoso museu Casa de Anne Frank após a publicação do diário. A Familia A Família Frank era Alemã. Anne e a irmã Margot nasceram em Frankfurt am Main uma grande cidade no sul da Alemanha. Os seus pais ali tinham crescido, e a família residia lá desde há muito tempo. A mãe, Edith Holländer, era de Aachen, uma cidade alemã próxima da fronteira holandesa. Quando esta se casa com Otto Frank em 1925 mudaram-se para Frankfurt. Segunda Guerra Mundial A Europa entrou em Guerra quando o exército alemão invadiu a Polónia. Em 1941 a Alemanha atacou a Rússia e o Japão bombardeou a frota Americana, em Pearl Harbour. O Mundo estava em Guerra. Dois grupos de países lutaram entre si, durante a II Guerra Mundial. De um lado, a Alemanha, Itália e Japão (Eixo); do outro, os Aliados que incluiam os Estados Unidos, a Rússia, a Grã-Bretanha e a França. A Alemanha deu início à Guerra. Os Alemães ocuparam muitos países europeus e a armada japonesa invadiu vários países asiáticos. Os Aliados queriam libertar esses países.

Transcript of Anne Frank

Page 1: Anne Frank

1

Anne Frank Anne Frank, foi uma adolescente judia que morreu aos 15 anos num campo de concentração. O seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947 e é actualmente um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Anne e a sua família, junto com mais quatro pessoas, viveram escondidos durante 25 meses, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, num anexo de quartos por cima do escritório de seu pai, em Amesterdão, nos Países Baixos, denominado Anexo Secreto. Enquanto vivia no Anexo Secreto, Anne escreveu o seu diário, a que deu o nome de Kitty. Os longos meses de silêncio e de medo aterrorizante acabaram para Anne Frank ao ser denunciada a existência do Anexo Secreto aos nazis, sendo seguidamente deportada para os campos de concentração, onde viria a falecer. O Anexo Secreto tornou-se no famoso museu Casa de Anne Frank após a publicação do diário.

A Familia

A Família Frank era Alemã. Anne e a irmã Margot nasceram em Frankfurt am Main uma grande cidade no sul da Alemanha. Os seus pais ali tinham crescido, e a família residia lá desde há muito tempo. A mãe, Edith Holländer, era de Aachen, uma cidade alemã próxima da fronteira holandesa. Quando esta se casa com Otto Frank em 1925 mudaram-se para Frankfurt.

Segunda Guerra Mundial A Europa entrou em Guerra quando o exército alemão invadiu a Polónia. Em 1941 a Alemanha atacou a Rússia e o Japão bombardeou a frota Americana, em Pearl Harbour. O Mundo estava em Guerra.

Dois grupos de países lutaram entre si, durante a II Guerra Mundial. De um lado, a Alemanha, Itália e Japão (Eixo); do outro, os Aliados que incluiam os Estados Unidos, a Rússia, a Grã-Bretanha e a França. A Alemanha deu início à Guerra. Os Alemães ocuparam muitos países europeus e a armada japonesa invadiu vários países asiáticos. Os Aliados queriam libertar esses países.

Page 2: Anne Frank

2

Adolf Hitler Nas eleições de 1932 o partido de Adolfo Hitler, o NSDAP, venceu por maioria. Na Alemanha

a situação política e económica não era das melhores pois havia muito desemprego e pobreza. Hitler e os seus seguidores, os Nazis, sonhavam com uma Alemanha grande e poderosa. Na campanha, foram prometidas soluções para os problemas do País. Para os Nazis os problemas da Alemanha eram criados pelos Judeus. Se estes fossem expulsos, a situação ficaria resolvida. Para os Nazis, os Judeus eram os grandes inimigos do povo alemão mas outros grupos de pessoas foram também alvo de perseguição. Para os Nazis, os ciganos, deficientes, homossexuais e pessoas de etnia africana, eram inferiores, assim como os Judeus e, como tal, o lugar deles

era fora da Alemanha.

Milhões de Judeus Assassinados Os Judeus faziam parte do grupo mais perseguido pelos Alemães, não só na Alemanha mas, também, nos territórios ocupados. Em 1941, o Partido Nazi decidiu que os 11 milhões de Judeus, a viver na Alemanha e nos países ocupados na Europa, deviam ser mortos. Começaram a construir campos de concentração. Ali, podiam acabar com os Judeus e

Ciganos, rapidamente. Estes campos foram construídos em lugares remotos na Polónia ocupada. As vítimas eram trasportadas para ali de combóio. Nos campos, milhões de pessoas foram assassinadas, assim que chegavam ou, mais tarde, morriam de exaustão ou doença.

A nossa Missão A missão do Projecto “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente / Utilizar a história de Anne Frank para inspirar os jovens hoje” é a de reforçar a compreensão dos direitos humanos, a construção de um pensamento crítico e de uma cidadania analítica e participativa. Baseamo-nos na influência que a história de Anne Frank e o seu diário têm, ainda hoje, para desafiar o preconceito e reduzir o ódio, inspirando e incentivando as pessoas a adoptar atitudes positivas, responsabilidade e respeito pelos outros.

Page 3: Anne Frank

3

O Projecto Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente É um projecto educativo e cultural desenvolvido em Portugal coordenado pelo INTER-CULTURAL:círculo de eventos (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Universidade do Porto) em parceria com a Anne Frank House, Amnistia Internacional Portugal e Instituto Paulo Freire Portugal, com um apoio inicial da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Portugal. Este Projecto multidimensional tem como cerne o ensino crítico dos Direitos Humanos. Visa, fundamentalmente, construir e trabalhar iniciativas educativas para que os Direitos Humanos possam ser apresentados, discutidos e interiorizados pelos jovens portugueses. Pretende para isso envolvê-los activamente nas questões relativas aos Direitos Humanos através de algumas acções específicas: exposições, formação de guias, workshops, formação de professores, realização de clips de vídeo, Assembleia Geral sobre Direitos Humanos, etc.

Anne Frank, Uma História para Hoje A Exposição "Anne Frank: uma história para hoje" apresenta-se como um instrumento educativo, com o objectivo de manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário a transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de analisar o período durante o qual o regime Nazi esteve no poder. A exposição oferece um conteúdo extremamente actual para a reflexão. A história é contada através da perspectiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos no mundo actual, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como liberdade, respeito mútuo, Direitos Humanos e democracia. Acrescenta-se a importância, para os dias actuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos Direitos Humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e democráticas. As palavras de Anne, ainda hoje, inspiram-nos a agir: "Como seria maravilhoso que ninguém

tivesse que esperar um único momento antes de começar a melhorar o mundo".

Info: http://direitoshumanos.up.pt/ e.mail: [email protected]

AGENDAR A EXPOSIÇÃO NA SUA INSTITUIÇÃO CONTACTAR: [email protected] ou telef. +351.962663925