Ano 18, nº 809 Embrapa Clima Temperado 15/12 a 21/12/2012 ... · José recebe prêmio por Andressa...

4
Ano 18, nº 809 Pesquisa em 2050 Embrapa Clima Temperado 15/12 a 21/12/2012 Pesquisadores e bolsistas valorizam iniciação científica Durante três dias os bolsistas de pesquisa foram destacados no IV Congresso de Iniciação Cientí- fica da Embrapa Clima Tempera- do. Foram 138 trabalhos técnico- científicos de diversas áreas do conhecimento, em especial, a das Ciências Agrárias. O evento é realizado de dois em dois anos e estimula a renovação de pesqui- sadores e contribui para melhoria da programação de pesquisa da Empresa. A temática desta edição trouxe Ciência e Inovação para 2050: Qual o futuro que quere- mos? O chefe-geral Clenio Pillon destacou:“Nossa responsabilidade não é somente na produção de alimentos a qualquer custo, mas com tecnologias sustentáveis e de qualidade. Os estagiários e bolsis- tas são uma força de trabalho que dão riqueza a nossa missão”. Já, a coordenadora do evento e pesqui- sadora Caroline Castro disse: “A sociedade espera da Agricultura novos papéis e as bases técnico- científicas da agricultura sustentá- Paulo Lanzetta Paulo Lanzetta vel impõe discutir questões emer- gentes, a pesquisa está sempre trabalhando para o futuro”. As acadêmicas de Agrono- mia da UFPel, Taise Carbonari, da Graduação e Daniela Priori, do Doutorado, concordaram que é possível discutir abordagens para os próximos anos. “Temos que pensar nas atividades que estamos realizando agora, e daqui a cinco ou seis anos. E tem sim, como pro- jetar para 40 anos”, falou Daniela. “O planejamento é fundamental, mesmo que se tenha insegurança, o método de pesquisa sempre vai exigir essa condição: planejar”, co- mentou Daniela. A pesquisadora Angela Campos Diniz sempre participa do Congresso. “Todo mundo fica igualmente nervoso, é uma opor- tunidade de contemplar, também, o nosso trabalho”, falou. Entre as novidades, o Con- gresso contou com a maioria de apresentações orais, e a divulga- ção técnica, através de vídeos, atendendo as áreas de Cultura de Tecidos, Produção de Cebola Or- gânica e Arroz Irrigado. Dos trabalhos apresenta- dos no Congresso, receberam o certificado de Trabalho Destaque neste ano, as acadêmicas Andres- sa Curtinaz e Tainã Figueiredo Cardoso, na categoria Iniciação Científica, orientadas pela pes- quisadora Lígia Cantarelli Pe- goraro; e a acadêmica Marene Machado Marchi, na categoria Pós-Graduação, orientada pela pesquisadora Rosa Lia Barbieri. Paulo Lanzetta José recebe prêmio por Andressa e Tainã Marene representa Pós-Graduação

Transcript of Ano 18, nº 809 Embrapa Clima Temperado 15/12 a 21/12/2012 ... · José recebe prêmio por Andressa...

Ano 18, nº 809

Pesquisa em 2050Embrapa Clima Temperado 15/12 a 21/12/2012

Pesquisadores e bolsistas valorizam iniciação científica

Durante três dias os bolsistas de pesquisa foram destacados no IV Congresso de Iniciação Cientí-fica da Embrapa Clima Tempera-do. Foram 138 trabalhos técnico-científicos de diversas áreas do conhecimento, em especial, a das Ciências Agrárias. O evento é realizado de dois em dois anos e estimula a renovação de pesqui-sadores e contribui para melhoria da programação de pesquisa da Empresa.

A temática desta edição trouxe Ciência e Inovação para 2050: Qual o futuro que quere-mos? O chefe-geral Clenio Pillon destacou:“Nossa responsabilidade não é somente na produção de alimentos a qualquer custo, mas com tecnologias sustentáveis e de qualidade. Os estagiários e bolsis-tas são uma força de trabalho que dão riqueza a nossa missão”. Já, a coordenadora do evento e pesqui-sadora Caroline Castro disse: “A sociedade espera da Agricultura novos papéis e as bases técnico-científicas da agricultura sustentá-

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

vel impõe discutir questões emer-gentes, a pesquisa está sempre trabalhando para o futuro”.

As acadêmicas de Agrono-mia da UFPel, Taise Carbonari, da Graduação e Daniela Priori, do Doutorado, concordaram que é possível discutir abordagens para os próximos anos. “Temos que pensar nas atividades que estamos realizando agora, e daqui a cinco ou seis anos. E tem sim, como pro-jetar para 40 anos”, falou Daniela. “O planejamento é fundamental, mesmo que se tenha insegurança, o método de pesquisa sempre vai exigir essa condição: planejar”, co-mentou Daniela.

A pesquisadora Angela Campos Diniz sempre participa do Congresso. “Todo mundo fica igualmente nervoso, é uma opor-tunidade de contemplar, também, o nosso trabalho”, falou.

Entre as novidades, o Con-gresso contou com a maioria de apresentações orais, e a divulga-ção técnica, através de vídeos, atendendo as áreas de Cultura de

Tecidos, Produção de Cebola Or-gânica e Arroz Irrigado.

Dos trabalhos apresenta-dos no Congresso, receberam o certificado de Trabalho Destaque neste ano, as acadêmicas Andres-sa Curtinaz e Tainã Figueiredo Cardoso, na categoria Iniciação Científica, orientadas pela pes-quisadora Lígia Cantarelli Pe-goraro; e a acadêmica Marene Machado Marchi, na categoria Pós-Graduação, orientada pela pesquisadora Rosa Lia Barbieri.

Pau

lo L

anze

tta

José recebe prêmio por Andressa e Tainã

Marene representa Pós-Graduação

Linha Aberta nº 809, de 15/12 a 21/12/2012

2

O Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) é com-posto por 15 membros. São eles: Adão Nogues Gonçalves, Ana Luiza Viegas, Apes Falcão Perera (supervisor), Carmem Pauletto Chemello, Cíntia Brenner Fran-

Pau

lo L

anze

tta

Gestão à Vista

co, Cláudio Ruas Schmulfening, Cristiane Betemps da Silva, Elton Teixeira dos Santos, Francisco Lima, Hilda Machado, João Car-los Leite, Luiz Fernando Jackson, Paulo Lanzetta Aguiar, Rubilar Cruciel Afonso e Sérgio Silva.

Conheça o NCO

- criar e manter fluxos de infor-mação e influência, elaborar o plano anual e projetos de comu-nicação da UD, integrando ações para os diversos públicos de in-teresses (internos e externos), em alinhamento à Política de Comunicação e às diretrizes da Embrapa e da UD;- implementar e avaliar as ações do plano e dos projetos de comu-nicação da UD;- realizar e supervisionar levan-tamento de informações e ce-nários que fundamentem pro-postas, melhorias e arranjos no campo da comunicação, como pesquisas, sondagens e enquetes de opinião e de avaliação;- supervisionar e executar ações de comunicação, em apoio à ges-tão dos macroprocessos de pes-quisa e desenvolvimento, trans-ferência de tecnologia e gestão administrativa da UD;- supervisionar a integração da UD com a imprensa; as ações de comunicação interna; as campa-nhas institucionais; as campa-

nhas mercadológicas em apoio à transferência de tecnologia; edi-ção e produção de textos e arte para peças de comunicação; edi-ção de publicações institucionais impressas, eletrônicas e digitais;- promover e organizar eventos de caráter político-institucional de interesse da UD, bem como apoiar o planejamento e a reali-zação de eventos técnicos-cientí-ficos e outros eventos de TT;- executar, supervisionar e apoiar ações de relacionamento com ci-dadãos em geral (SAC), Progra-ma Embrapa & Escola, visitas, mídias sociais, entre outras);- assegurar o uso correto da mar-ca e dos demais elementos de identidade visual da Embrapa, fortalecendo a imagem da Em-presa e da UD, cuidando do uso correto da marca e da identidade visual de parceiros;- implementar ações de comuni-cação para a execução de políti-cas públicas;- apoiar a equipe gerencial em assuntos de comunicação.

Atribuições do NCO

Embora as atividades do CLGA, tenham sidas retomadas no 2° semestre do ano, a avaliação foi favorável, segundo a presidente do Comitê, Lilian Sosinski. A última reunião, no dia 07, fez um balanço e um mapeamento dos resultados de cada grupo de trabalho. Ela agradeceu aos co-legas que participaram das ofici-nas. “A identificação e a melho-ria destes processos depende da participação de todos”, concluiu.

Balanço do ano

Reunião G30

A Chefia Geral realizou uma reunião com os integrantes do G30 para avaliar o desempenho da gestão em 2012. Neste ano, o chefe-geral Clenio Pillon valori-zou o planejamento como nor-teador da programação de pes-quisa. “Para 2013, reforçaremos ainda mais o planejamento”, dis-se. Outro reforço feito por Pillon será ao espaço destinado ao Ges-tão à Vista, utilizando outros meios de comunicação, além do Linha Aberta, para compartilhar as ações de administração da UD, assim como reuniões mais dirigidas a determinados gru-pos. As ações estratégicas, dis-cutidas pelo grupo de trabalho para cada linha de pesquisa da UD, foi apresentada na reunião do Balanço de Atividades em 2012 com todos os empregados.

Pau

lo L

anze

tta

Linha Aberta nº 809, de 15/12 a 21/12/2012

Giro pela Unidade

3

A reunião do Fórum da Agricultura Familiar (FAF), realizado no auditório da CEEE, fez um balanço das ações deste ano e identificou arranjos produti-vos de alimentos financiados pelo governo do Esta-do. De acordo com o representante da Embrapa Da-niel Aquini: “o FAF se consolida como um grande espaço para definição de políticas públicas na região”. Em 2012, diversas organizações do Estado e do Gover-no Federal apresentaram parte de suas ações políticas.

A UD foi representada pelo pesquisador João Carlos Costa Gomes no Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Brasília/DF, que teve como objetivo contribuir para a execução da Política Nacio-nal da Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). O pesquisador abordou o tema Epistemologia, Agro-ecologia e Segurança Alimentar e Nutricional: campo complexo de conhecimentos. O evento reuniu 120 pes-quisadores de diferentes Universidades Brasileiras.

A analista Eliana Silveira esteve, em Brasília/DF, parti-cipando do 13º Seminário Ético na Gestão Pública e do 3º Workshop Ética na Embrapa que trataram dos funda-mentos da ética no ambiente de trabalho. “No meio de tantas coisas que precisam melhorar, ver pessoas que batalham, de forma ética, pela melhoria do País, me motiva e me enche de esperança”, comentou. A analista também participou do treinamento de Prevenção do Uso de Álcool e Contra as Drogas no Ambiente de Trabalho.

Pesquisadores, técnicos da Emater/RS e representantes de diferentes segmentos voltados à cadeia produtiva do feijão reuniram-se, na Sede, para discutir a conjuntura regional do feijão e avaliar a implementação das ações para 2013. Além do trabalho de fortalecimento da cadeia e do produto Pomerano, desenvolvido no município de São Lourenço do Sul/RS, os compromissos assumidos pelo Governo do Estado, junto aos produtores do grão, foram alguns dos temas abordados na Reunião Técnica.

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

11/12 - Reunião FAF

07/12 - Cadeia do feijão em expansão

04 a 06/12 - Seminário SAN

19 a 28/11 - Ética na Embrapa

Arq

uivo

pes

soal

Linha Aberta nº 809, de 15/12 a 21/12/2012

4

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Cristiane Betemps (7418RS) Diagramação: Manuelle Motta. Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps, Laco Afonso (15785RS); Manuelle Motta (estagiária). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

15/12 - Cíntia Brenner Franco

15/12 - João Jorge P. Aires

15/12 - Santiago Vianna Cuadra

16/12 - Amanda Ortiz Barros

16/12 - Carlos Rogério de Souza

18/12 - Edith Elizabeth Schmid

19/12 - Denilson Anthonisen

19/12 - Omar Furtado de Souza

Premiação

Agenda

Aniversários

Mar

cel.

C. A

lves

Natal da Cidadania 2012

A 9ª edição do Natal da Cida-dania, realizado no dia 10 no par-que Dom Antônio Zattera, promo-veu diversas atividades voltadas ao entretenimento e cultura, além de prestação de serviços aos visitantes.

A UD, apoiadora do evento, distribuiu 50 caixas de pêssegos e amoras à comunidade, que pres-tigiou a apresentação das bandas das escolas Franklin Olivé Lei-

te, Antônio Leivas Leite, Parque do Obelisco e Independência, além das exposições de artesana-to, feira de roupas usadas e em-belezamento de cabelos e mãos, com profissionais da Maximu’s.

O evento, promovido pelo COEP Pelotas, CONER e 5ª CRE, ofereceu ainda atividades pedagó-gicas, brincadeiras, brinquedos in-fláveis e serviços de enfermagem.

17 a 20/12 - Curso “Atendimen-

to ao Cliente” (Sede)

18/12 - Culto Ecumênico de

Celebração de Graças (ETB)

18/12 - Curso Processamento

de alimentos (EEC)

19/12 - Reunião G30 (ETB)

19/12 - Reunião Técnica Batata

(São Lourenço do Sul/RS)

21/12 - Dia de Campo Pera

(Arroio do Padre/RS)

Instituições engajadas no de-senvolvimento sustentável e agro-ecológico dos assentamentos no Estado reuniram-se, nos dias 03 e 04, para uma Jornada Técnica que abordou o tema Sistematiza-ção de Experiências. “Foi um mo-mento de análise crítica sobre os processos de produção nos assen-tamentos, valorizando o conheci-mento do dia a dia desenvolvido pelas equipes de Ates (Assistência Técnica Social e Ambiental)”, des-

tacou o coordenador do Confie e analista da UD, Alberi Noronha.

As experiências agroecoló-gicas identificadas pelos técnicos vão compor um banco de infor-mações, que serão reproduzidas em outros assentamentos assisti-dos pelo Confie. A atividade foi realizada na EEC e reuniu pes-quisadores da UD, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ATP´s (Incra/UFSM), Incra/RS, Emater/RS e MST.

Sistematização de ExperiênciasO DGP divulgou um levantamento preliminar indi-cando que cerca de 40% dos em-

pregados ainda não formaliza-ram a adesão ao PCE ajustado. O Departamento alerta que a decisão é individual e o em-pregado que optar pelo PCE ajustado deve assinar o temo de adesão no SGP até 31/12, prazo esse que não será pror-rogado. Os que optarem pela não adesão permanecerão regi-dos pelo PCE atual.Maiores informações acesse: in-tranet.embrapa.br/administra-ção_geral/comunicação_social/comunicação-interna-1/revisão-do-plano-de-carreiras-da-em-brapa-pce/

Arq

uivo

CO

EP