Anotações

2
Idiossincrasia - s.f. Maneira de ver, sentir, reagir peculiar a cada pessoa. No trabalho em equipe, tratar as pessoas como objetos ou números, distanciar-se dos problemas, não considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas, são características de um comporta- mento defensivo denominado  Despersonalização do relacionamento A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas levando a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização. Comportamentos defensivos - Evitar a ação: 1.Superconformação: interpretação estrita de suas responsabilidades. A adesão rígida a regras, políticas ou precedentes evita a necessidade de serem consideradas as nuances de um caso; 2.Transferência de responsabilidade: transfere-se a outra pessoa a responsabilidade pela execução de uma tarefa ou tomada de decisão; 3.Fazer-se de bobo: estratégia de não colaboração. Você evita uma tarefa indesejada fingindo ignorância ou incapacidade; 4.Despersonalização: você passa a tratar as pessoas como objetos ou números, distanciando-se dos problemas e evitando considerar as particularidades de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas; 5.Esticar e suavizar: prática de prolongar uma tarefa para você sempre parecer ocupado; 6.Protelação: requer que você pareça razoavelmente apoiador em público, enquanto não faz nada ou quase nada particularmente.  Evitar a culpa: 1.Formalização: refere-se à prática de documentar rigorosamente as atividades para projetar uma imagem de competência de seriedade; 2.Segurança: evadir-se de situações que possam ter reflexos desfavoráveis; 3.Justificativas: inclui explicações que reduzam sua responsabilidade por um resultado negativo; 4.Bode expiatório: colocar a culpa por um resultado negativo em fatores externos, que nem sempre estão envolvidos; 5.Falsificação de imagem: manipulação de informações po r meio de distorções, embelezamento, fraude, apresentação seletiva ou ofuscação.

Transcript of Anotações

Idiossincrasia - s.f. Maneira de ver, sentir, reagir peculiar a cada pessoa.No trabalho em equipe, tratar as pessoas como objetos ou nmeros, distanciar-se dos problemas, no considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas, so caractersticas de um comporta- mento defensivo denominadoDespersonalizao do relacionamentoA burocracia tem como uma de suas caractersticas a impessoalidade no relacionamento entre os funcionrios, j que enfatiza os cargos e no as pessoas levando a uma diminuio das relaes personalizadas entre os membros da organizao.Comportamentos defensivos- Evitar a ao:1.Superconformao: interpretao estrita de suas responsabilidades. A adeso rgida a regras, polticas ou precedentes evita a necessidade de serem consideradas as nuances de um caso;2.Transferncia de responsabilidade: transfere-se a outra pessoa a responsabilidade pela execuo de uma tarefa ou tomada de deciso;3.Fazer-se de bobo: estratgia de no colaborao. Voc evita uma tarefa indesejada fingindo ignorncia ou incapacidade;4.Despersonalizao: voc passa a tratar as pessoas como objetos ou nmeros, distanciando-se dos problemas e evitando considerar as particularidades de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas;5.Esticar e suavizar: prtica de prolongar uma tarefa para voc sempre parecer ocupado;6.Protelao: requer que voc parea razoavelmente apoiador em pblico, enquanto no faz nada ou quase nada particularmente. Evitar a culpa: 1.Formalizao: refere-se prtica de documentar rigorosamente as atividades para projetar uma imagem de competncia de seriedade;2.Segurana: evadir-se de situaes que possam ter reflexos desfavorveis;3.Justificativas: inclui explicaes que reduzam sua responsabilidade por um resultado negativo;4.Bode expiatrio: colocar a culpa por um resultado negativo em fatores externos, que nem sempre esto envolvidos;5.Falsificao de imagem: manipulao de informaes por meio de distores, embelezamento, fraude, apresentao seletiva ou ofuscao.

No trabalho em equipe, a comunicao deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradvel para a outra, mas de maneira que no seja ameaadora nem ofensiva.Assertividade ir direto ao ponto sem embromar nem deixar espao para a dvida, que gera insegurana e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicao assertiva virtude, mesmo que isso signifique dizer no e desagradar ao outro.Chefes assertivos tambm podem ser duros por dizer coisas "na lata" - embora no latam. Eles so rgidos e no ces ferozes pronto a te tragar, por isso podem chocar os que preferem enrolar, estes tm medo de magoar e preferem dar uma de subentendido, em vez de dar informaes na "lata da assertividade".Outra vantagem do bom comunicador que ele nunca d margem dvida. Para ele, prefervel esgotar todos os assuntos a gastar seu tempo e eficincia goela abaixo.J o oposto da comunicao assertiva a comunicao mitigada que d margem dupla interpretao, prprio das pessoas inseguras ou despreparadas. Mas cuidado! No confunda assertividade com crueldade.