Antenado ED04

12
ANTENADO: VOCÊ ATUALIZADO E POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO SEU MUNDO. Gradus Unimonte p. 4 Turismo de aventura em Santos? Sim... p. 2 Este ou esse? p. 8 Universitários Solidários p. 6 ano 1 número 4 novembro de 2009

description

Publicação da Unimonte

Transcript of Antenado ED04

Page 1: Antenado ED04

ANTENADO:VOCÊ ATUALIZADOE POR DENTRO DETUDO O QUE ACONTECE NO SEUMUNDO.

Gradus Unimonte

p. 4

Turismo de aventura em

Santos? Sim...p. 2

Este ou esse?p. 8

UniversitáriosSolidários

p. 6

ano

1 nú

mer

o 4

nove

mbr

o de

200

9

Page 2: Antenado ED04
Page 3: Antenado ED04

ANTENADO

É ASSIM QUE É

GENTE QUE RALA

DESCOMPLIQUE

GRADUS UNIMONTE

universitáriossolidários

este ou esse?

Turismo de avenTura

eXeRCÍCIO DeMAIS= PeRIGO!

TRABALHO DUROE BENEFICENTE

ANTENE-SE

FALA AÍ

TÁ BOMBANDO! 2

Antenado é uma publicação do Centro Universitário

Monte Serrat – Unimonte. Editado pelo setor de Marketing,

Comunicação e Relações Corporativas (Marcorp). Av. Senador

Feijó, 421 – CEP 11015-505, Santos – SP. Tel.: (13) 3228-2044.

Diretor de Marketing: Fábio Ribeiro. Gerente de Comunicação:

Marli Ribeiro – MTb 24.357/SP. Jornalista Responsável: Wellido

Teles – MTb 45.308/SP. Reportagens: Wellido Teles e Camilla

Yung – MTb 54.222/SP. Colaboração: Ivan Belmudes. Fotos:

Isabela Carrari – MTb 46.648/SP. Diagramação: é! propaganda.

E-mail: [email protected]. Portal: www.unimonte.br.

Tiragem: conteúdo online.

768

54

Page 4: Antenado ED04

2

Quem disse que você precisa via-jar até a Amazônia para curtir a nature-za ‘in loco’ e vivenciar uma das maiores biodiversidades do mundo. Essa opor-tunidade pode estar mais perto do que você imagina e numa área que a maioria dos moradores da região não conhece. Estamos falando da Área Continental de Santos, que com cerca de seis vezes o tamanho da área insular da cidade, ain-da consegue manter preservada grande parte da vegetação original da Mata Atlântica.

Segundo a professora de Turismo da Unimonte, Milene Correa de Oliveira, essa parte do município guarda imensas surpresas para os seus visitantes. “Ela está em pleno desenvolvimento turístico e ain-da possui vegetação da Mata Atlântica e uma biodiversidade impressionante”, re-lata a professora.

Milene explica ainda que por se tratar de uma área de proteção ambien-tal, a Prefeitura Municipal de Santos limita a visitação de turistas a quatro grandes áreas particulares. Conheça um pouco mais do que cada uma oferece:

Fazenda do CabuçuOs turistas podem desfrutar de

três ecossistemas diferentes: manguezal, restinga e a mata de encosta, onde é pos-sível desfrutar de uma cachoeira e uma piscina natural. “Esse é, hoje, o local mais procurado para passeios na área continen-tal e permite uma grande interação com a natureza”, pontua a profissional.

Turismo de aventura em Santos? Sim...

TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO!

Page 5: Antenado ED04

3

Turismo de aventura em Santos? Sim...

TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO! TÁ BOMBANDO!

Estância DianaLocal que abriga bú-

falos e plantas ornamentais.

JurubatubaÉ possível fazer uma

trilha a pé ou de canoa, na área pertencente a Sabesp. “No Jurubatuba, a trilha é mais fácil por possuir uma pequena estrada de terra que garante a passagem dos turistas”.

Mirante do Caetê Nada mais é do que

um morro com 1.200 metros de altura. “O local permite uma vista de todo o Porto de Santos, além de grande parte das maravilhas ecológicas da área continental”.

Para conhecer ainda mais sobre essas maravilhas da região, os interessados devem agendar passeios em uma das agências de turismo licenciadas pela Prefeitura Municipal de Santos. Para saber mais, entre em contato com a Secretaria de Turismo de Santos, pelo telefone (13) 3201-8000.

Ainda desconhecida por grande parte dos santistas, área continental de Santos guarda maravilhas da natureza, e ali bem pertinho de você

Page 6: Antenado ED04

4

Gradus Unimonte

É ASSIM QUE É / É ASSIM QUE É / É ASSIM QUE É / É ASSIM

Cursos de graduação tecnológica com duração média de 2 anos formam profissionais para atuarem em áreas específicas do mercado de trabalho

O mundo está cada vez mais rápido, dinâmico. Em um minuto, milhares de mensagens on-line são troca-das entre pessoas de todas as partes do mundo. De den-tro da sua casa, também em pouco tempo , você pode co-nhecer desde o bairro vizinho até o Museu do Louvre, na França.

E acompanhando essa tendência, de agilidade e pra-ticidade, a Unimonte inova e apresenta uma nova proposta para os cursos tecnológicos. É o Gradus Unimonte, que pro-mete fortalecer os atributos diferenciados deste tipo de segmento de ensino superior que cresce a cada dia. Hoje, a Unimonte oferece mais de 10

cursos nessa área e tem aproximada-mente 2 mil universitários.

As opções que compõem Gradus Unimonte possuem ca-racterísticas únicas que propiciam aos alunos uma formação específica para diversos eixos do mercado de trabalho, como ressalta o diretor do Instituto Tecnológico da Unimonte, Vitor Bicalho.

Outro diferencial fica por conta das certificações intermediárias. A cada módu-lo concluído no curso, o aluno receberá um Certificado de Qualificação Profissional, que é valorizado pelo mercado de trabalho enquanto comprovação das competências adquiridas.

Processo Seletivo Contínuo: A Unimonte passa a adotar uma dinâmica diferente para o ingresso dos alunos aos cursos tecnológicos. Além de serem sub-metidos a uma prova, os interessados em

estudar nessa modalidade de graduação deverão apresentar também informações referentes ao seu currículo profissional. De acordo com Bicalho, esta modalidade deve interessar aos alunos, já que muitos deles já estão no mercado de trabalho. Além disso, pela análise do histórico pro-fissional será possível orientar o candidato na escolha do melhor curso.

Mais do que isso, assim que o aluno for aprovado para ingressar no ensino superior, a Unimonte oferecerá, de maneira gratuita, um módulo do curso de nivelamento nas disciplinas de Português e Matemática. “É uma ma-neira do futuro aluno já se aproximar da vida acadêmica numa instituição de en-sino superior e também já se familiarizar com as ferramentas on-line que utilizamos no dia-a-dia”, explica Bicalho.

Quer saber mais sobre o Gradus Unimonte? Acesse já www.unimonte.br/gradus

Page 7: Antenado ED04

5

Exer

cíci

o de

mai

s =

Perig

o!ANTENE-SE ANTENE-SE ANTENE-SE ANTENE-SE ANTENE-SE

O excesso de atividade física, ao invés de ajudar a moldar um corpo perfeito, pode causar graves problemas à saúde

Com a chegada do verão, a tempe-ratura sobe e nos vemos obrigados a nos resfriar usando roupas mais leves e menores que evidenciam o biotipo do nosso corpo.

Nessa época do ano, as academias de musculação ficam lotadas de pessoas que tentam correr contra o tempo para en-trar em forma e não fazer feio na estação mais alegre do ano.

O problema é que muitas vezes essa busca incessante pelo corpo perfeito acaba se tornando uma obsessão, uma doença. Conhecida como vigorexia, a disformia muscular, ou Síndrome de Adônis, é a in-capacidade da pessoa em aceitar o próprio corpo. As pessoas passam a realizar exercí-cios cada vez mais fortes e prolongam de maneira exaustiva o período de treinos nos centros esportivos.

Segundo a psicóloga e professora da Unimonte, Teresa Schiff, a doença surge quando a pessoa perde o limite do exer-cício saudável e busca uma mudança no corpo a todo custo. “Pessoas que sofrem com este problema passam a realizar mais exercí-cios do que podem, não conseguem enxergar mudanças no corpo após os treinos e sempre acham que precisam de mais atividades para conseguirem melhorar a aparência”, pontua a especialista.

Teresa explica que o portador da vigorexia, acaba transformando o exercício

físico, que deveria ser uma prática saudável em algo no-civo à própria saúde. “A pes-soa perde a noção da real fun-ção do exercício físico e passa a exagerar nas doses. O esporte tem que ser algo que faz par-te da vida das pessoas e não algo que provoque mudanças instantâneas em períodos do ano”, salienta.

Para a coordenadora do curso de Educação Física da Unimonte, a especialista em musculação, Lara Mattos, os treinos exagerados podem levar a consequências sérias para a saúde de quem os pra-tica. “Todo e qualquer tipo de treino nas academias deve seguir a orientação de um pro-fissional de Educação Física, que pode sempre indicar um melhor caminho para a pessoa que pratica o exercício”, conta a professora.

Para você, jovem es-perto, fica a dica de saúde!

Page 8: Antenado ED04

6

Feche os olhos e ima-gine a cena de cerca de 100 jovens se divertindo num final de semana ensolarado numa cidade litorânea, como Santos. Com certeza o cená-rio imaginado foi o das areias de uma das praias de nosso li-toral, milimetricamente dispu-tadas nos sábados e domingos por dezenas de pessoas ávidas por um momento de descanso. Pois é! Mas não é essa situação que queremos retratar nas pala-vras acima.

Universitários solidários

Jovens santistas mostram que estão sim preocupados

com o mundo ao seu redor e transformam, em dois dias,

realidade dos moradores do bairro da Alemoa, na Zona

Noroeste, em Santos

GENTE QUE RALA GENTE QUE RALA GENTE QUE RALA

E sim do Oasis Unimonte, iniciativa promovida pela Instituição no Bairro da Alemoa, em Santos, nos dias 12 e 13 de setembro último. Com o propósito de construir sonhos e transfor-mar de maneira positiva o cotidiano dos moradores dessa região, a ‘empreitada’ reuniu universitários de diversos cursos da Unimonte, professores e voluntários, além da ajuda de moradores da própria comunidade.

Mais do que ajudar os moradores, o projeto visou transfor-mar espaços físicos e realizar anseios comunitários que irão ajudar na renovação dos laços afetivos daquela comunidade, contando com o próprio envolvimento dos moradores na promoção das ações.

Após dois dias de trabalho duro, os ‘oasianos’ (como são cha-mados os participantes desse projeto) presentearam a comunidade da Alemoa com 6 grandes construções: cantinho do idoso, campo de futebol, arena artística, pintura de um grande muro, sala de mus-culação e revitalização de um parque infantil. Vale lembrar que a Unimonte disponibilizou aos estudantes, transporte de ida e volta, além de lanche durante os dois dias.

Page 9: Antenado ED04

7

Agora veja os motivos que levaram jovens da sua idade a trocarem um final de sol com seus amigos na praia por tra-balho duro e beneficente numa comuni-dade carente de Santos, além de saber o que passa dentro da cabeça de uma pes-soa engajada socialmente.

“Estava curioso para ver o projeto Oasis Unimonte. Fazer em dois dias uma área mal aproveitada virar um espaço de lazer para a comunidade, que não tinha nenhuma opção do tipo por perto, foi muito gratificante. Dava pra ver que um espaço como aquele estava fazendo falta pela ansiedade das crianças em ajudar e ver tudo pronto. Gostei muito de ter feito parte do projeto”.

Sérgio Duarte, 27 anos, formado em Design Gráfico

“Eu não tinha ideia do que era. E foi maravilhoso ver nos olhos de to-das aquelas crianças a felicidade de ter um parquinho, um campo novo para brincarem”.

Valéria de Freitas Aldeia, 18 anos, Gastronomia

“O Oasis Unimonte foi mais uma oportunidade que tive de ajudar outras pessoas e a mim mesmo. Quando ajuda-mos nos tornamos mais humanos, mais empáticos, e isso nos faz pessoas cada vez melhores.

Fala aí!Foi maravilhoso ver

tudo aquilo construído em apenas 2 dias. Nem haví-amos acabado de construir tudo e as crianças já joga-vam bola e se balançavam na gangorra.”

Leonardo Gomes Reis, 21 anos, Publicidade e Propaganda

“Estava decidida a participar do projeto desde o momento que recebi a no-tícia que ele aconteceria. A vontade de participar ficou ainda maior quando conhe-ci um pouco mais sobre a realidade da comunidade. Foi um fim de semana fan-tástico que apesar do traba-lho, só trouxe mais energia para querer fazer mais. A felicidade das pessoas foi o pagamento maior que pode-ríamos receber! ”.

Ariany dos Santos Silva, 21 anos, Propaganda e Marketing

Page 10: Antenado ED04

8

Quem nunca teve dúvidas sobre o em-prego do ‘este’ ou ‘esse’ ao escrever um texto? O emprego dessas palavras é um dos principais di-lemas na hora da escrita de uma redação e não são poucas as pessoas que acabam escorregando na hora de utilizá-las.

‘Esse’ ou ‘este’ são pronomes demons-trativos que tem suas formas variáveis de acordo com o número ou gênero. Quando falamos em pronomes demonstrativos (assim como o nome deixa claro) falamos de palavras que são utiliza-das para indicar a posição dos seres no tempo e espaço em relação às pessoas do discurso.

Para o emprego dos pronomes demons-trativos ‘este’ e ‘esse’ a regra é simples:

1ª pessoa = este, esta, isto2ª pessoa = esse, essa, isso 3ª pessoa= aquele, aquela, aquiloDe forma simples podemos dizer que

este, esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, é usado no presente.

Ex: Este computador que estou usan-do é meu.

Já esse, essa, isso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala, ou seja, da 2ª pessoa (tu, você). Em relação ao tempo é usado no passado ou futuro.

Ex: Muito bom esse seu novo penteado.

Caso a dúvida sobre usar ‘esse’ ou ‘este’, ainda não tenha te abandonado lembre-se: ‘este’ (perto de mim, presente) e ‘esse’ (longe de mim, passado e futuro).

Uso este ou esse?

DESCOMPLIQUE DESCOMPLIQUE DESCOMPLIQUE DESCOMPLIQUE

O segredo para este dilema é prestar atenção no tempo e proximidade dos objetos citados no texto

Fonte: site brasilescola.com

Page 11: Antenado ED04
Page 12: Antenado ED04

Acesse o portal UNIMONTE>> unimonte.br