Apostila de Judô - CTJ

download Apostila de Judô - CTJ

of 70

Transcript of Apostila de Judô - CTJ

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    1/70

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    2/70

    Esta apostila foi elaborada visando o judoca facilitar a formação e aprimorar os conhecimentosatravés de novas técnicas e conservar a tradição do judô através do kata.

    Índice

    1.  A Importância do Judô........................................................................

    2.  !s benef"cios do judô para crianças...................................................#

    3.  $io%rafia de Ji%oro &ano e a 'ist(ria do judô.....................................)

    4. *ronolo%ia de vida de &ano.................................................................+

    5. ,rinc"pios -ilos(ficos...........................................................................

    6.

    Esp"rito do judô.................................................................................../06.1. 1isciplina..................................................................................//

    6.2. 'i%iene.....................................................................................//

    7. 2ocabul3rio........................................................................................./4

    8. 5kemis................................................................................................/

    +./. Em *ompetição

    +.4. ,ontuação

    8.3.  As 6r7s -ases para E8ecução de um 9olpe

    9.  *lassificação de -ai8as....................................................................../#

    ./. :umerais

    10.  *lassificação e :ome das 6écnicas................................................../;

    11.  ,ro%rama para E8ame de -ai8a......................................................../<

    11.1.  -ai8a 2inho............................................................................../+

    11.2. -ai8a *in=a.............................................................................../

    11.3. -ai8a A=ul *laro........................................................................40

    11.4.

    -ai8a A=ul Escuro.....................................................................4/11.5. -ai8a Amarela...........................................................................44

    11.6. -ai8a >aranja.............................................................................4

    11.7. -ai8a 2erde...............................................................................4#

    11.8. -ai8a ?o8a................................................................................4;

    11.9. -ai8a @arrom............................................................................4)

    12.   9o&Bo:oCa=a................................................................................4<

    12.1. ?enrakuCa=a...........................................................................4<

    12.2. ?en=oku?en=aCa=a...............................................................4+

    12.3. &aeshiCa=a.............................................................................4+

    12.4. &atameCa=a............................................................................4

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    3/70

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    4/70

    ,odese definir o Judô como a ci7ncia Hue estuda os poderes potenciais do corpo e da menteassim como o modo mais efetivo de aplic3los s atividades de combate. 1a" implica o estudodas leis de %ravidade e dinâmica. Em sua relação com o funcionamento do corpo humano seocupa o estado de interdepend7ncia Hue e8iste entre as açKes e reaçKes de ordem mentalemocional e dos sentidos. Fendo o treinamento constante e cuidadoso.

    ! Judô é um esporte saud3vel Hue pode ser praticado por crianças jovens e adultos deambos os se8os proporcionandolhes um melhor eHuil"brio psicol(%ico. Através da pr3tica doJudô conse%uese o aprimoramento técnico f"sico e espiritual uma ve= Hue o Judô não éapenas aperfeiçoar as técnicas para ser imbat"vel nos campeonatos. Ele envolve a formaçãoespiritual do praticante tomando o judo"sta apto a enfrentar todos os obst3culos da vida deforma honesta e sempre leal.

    ! treinamento de Judô é 3rduo como as dificuldades Hue enfrentamos no nosso diaadia.,ortanto o bemestar dos praticantes é %ratificante e compensador levandoos pelostreinamentos de ataHue e defesa a se aperfeiçoarem e a contribuir com al%o para seu

    pr(8imo sendo Ltil sociedade. Esta é a meta final da disciplina do Judô isto é o Hue realçaa verdadeira bele=a e Hue valori=a o Judô como educação.

    JudôD 2erM lerM aprender. :oçKes $3sicas

    2.  Os benefícios do judô para crianças

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    5/70

    *riado por Ji%oro &ano Hue foi considerado o senhor dos esportes no Japão onde sepreocupava com a educação infantil e Hue se dedicou para Hue isso acontecesse através do judô espalhando sua doutrina para o resto do mundo.

    Ji%oro &ano conse%uiu seu objetivo de educar crianças através do esporte em Hue criou e

    Hue conse%uiu também Hue o mesmo mantivesse sua filosofia até os dias de hoje.

    Nuando decidiu nomear sua nova arte Ji%oro escolheu o nome J51O cujo si%nificado éP*aminho da Fuavidade ou da -le8ibilidadeQ denominação Hue j3 era utili=ada por uma escolada era 6aku%aRa o Lltimo Fho%unato do dom"nio militar. -oi nesse per"odo Hue se formali=ouo $ushido Sc(di%o de conduta e8emplar dos %uerreiros samuraisT sendo Hue a idéia central domestre Ji%oro &ano era a de ressaltar esse mesmo car3ter educativo e moral para a suaescola por fim denominada Judô de &odokan.

     A idéia inicial era meramente a de reformar o Ju U Jitsu e não a de criar um novo método&ano estava ciente dos defeitos mas sentiu eliminando U os o Ju U Jitsu poderia ser benéfico

    ao homem não apenas como arte marcial mas também como uma forma de educação f"sicacomo de treinamento e disciplina espiritual ou seja uma preparação para a vida di3ria.,ortanto sabese Hue ele eliminou as

    “Nada abaixo do Sol é maior do que a educação. Educando uma pessoa e mandando – a para a sociedade, ele contribuirá na extensão de uma centena de eraç!es " sua #rente$.

     “Judô é o camin%o para o mais e#iciente uso da #orça #&sica e espiritual. 'reinando ataques ede#esas, (oc) re#ina o corpo e a alma e a*uda a #a+er do *udô, uma ess)ncia espiritual donosso ser. esse *eito, (oc) estará apto a aper#eiçoar – se e contribuir com alo para omundo. Este é o ob*eti(o #inal da disciplina do Judô$.

    “-ntes e depois de praticar o Judô ou reali+ar um combate, oponentes cumprimentam – se. cumprimento é uma expressão de ratidão e respeito. /om isso (oc) está aradecendo aoseu oponente a oportunidade que ele proporciona de aper#eiçoar sua técnica$ Jigoro Kano(1860 – 1938)

     As lutas são disputadas em Hue os oponentes devem ser sub U jul%ados mediante técnicas eestraté%ias de deseHuil"brio contusKes imobili=açKes ou e8clusKes de um determinadoespaço na combinação de açKes de ataHue e defesa. *aracteri=am U se por umare%ulamentação espec"fica a fim de punir atitudes de viol7ncia e de deslealdade.

     Analisando com atenção a definição da atividade de luta a ser proposta o car3ter peda%(%icode or%ani=ação do Judô &odokan facilita seu aprendi=ado e como boa alternativa atende aHuestKes Huanto a atividades Hue propiciem o reconhecimento e a formação corporal. !utrasHuestKes Hue favorecem sua pr3tica estão li%adas ao %rande desenvolvimento da maioria dos%rupos musculares e também as freHVentes recomendaçKes médicas. EnHuanto métodos deeducação f"sica entre outros benef"cios podem ser citados como o autocontrole ase%urança a perseverança e principalmente a disciplina Hue evidenciam a preocupação coma formação do ser inte%ral.

     6endo em vista ainda Hue o judô seja um dos esportes com maior nLmero de praticantesfederados no mundo e Hue a maior parte destes encontra U se em idade escolar supKem U se

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    6/70

    então ser fundamental Hue os profissionais de Educação -"sica devam estar preparados nom"nimo para orientar adeHuadamente esse pLblico.

    Esta arte marcial de diferencia das outras artes marciais porHue conse%ue atender crianças detodas as fai8as et3rias.

    Especificamente em idade pré U escolar as crianças estão descobrindo o mundo seu corpo esuas capacidades. :esta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança.

    •  Através do judô a criança pode e8perimentar movimentos novos e diferentesM• ,ode melhorar a coordenação motoraM• *onse%ue ter um dom"nio corporal melhor para e8ecutar os movimentos e conse%ue

    ampliar o seu PacervoQ motor com essas e8peri7ncias.

    Essa possibilidade de conhecer novos movimentos melhorar a coordenação e e8plorar odom"nio corporal tem uma influ7ncia direta com aprendi=ado escolar. 9eralmente criançascom bom dom"nio corporal boa ima%em motora e Hue e8ploram suas habilidades corporaismelhoram a sua auto U estima sua autoconfiança e conseHVentemente isso refletepositivamente no rendimento escolar a criança est3 mais apta para receber e assimilar osest"mulos tanto motores como intelectuais. ,or isso crianças Hue tem estimulação positivanesta idade muito positivamente serão adultos com bons desenvolvimentos motoresdinâmicos ponderados soci3veis enfim pessoas de bom senso além disso o Judôconse%ue interferir no car3ter do praticamente uma ve= Hue esta arte tem sua filosofia voltadapara o bem estar f"sico mental e social.

    ! Judô também au8ilia Huelas crianças Hue são e8tremamente t"midas e tem dificuldade desociali=ação. Apesar de ser uma modalidade individual o Judô priori=a o trabalho em %rupo aami=ade e a disciplina. ! judô nesse caso deve ser usado como um meio para desenvolver acriança tendo como objetivo final vencer a timide= e melhorar os relacionamentos. !utrocuidado Hue se deve ter com a pr3tica não s( desta modalidade mas de todas é com acompetição precoce o objetivo maior nessa idade é incentivar e fa=er com Hue a criança tome%osto pelas atividades f"sicas e principalmente pela modalidade.

    ! Judô atua desta forma como um meio para au8iliar o desenvolvimento das crianças e suapr3tica deve refletir em casa na escola e na vida social possibilitando Hue seus praticantes

    tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.

    3.  Biografia de Jigoro Kano e a História do judô

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    7/70

    Ji%oro &ano nasceu em /+ de !utubro de /+)0em @ika%e no Japão. Era de bai8a estaturamedindo /;0 metros e seu peso proporcional a altura não ia além de ;0 Huilos o Huedificultava o seu in%resso na maioria dos esportes. Feus pais Hueriam Hue se%uisse a carreirade diplomata ou pol"tico mas Jigoro Kano preferiu o ma%istério e em /+

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    8/70

    novo esporte inau%urando a primeira escola chamada Judô &odokan Sum lu%ar para estudar ocaminhoT.

    Ji%oro kano transformou a arte marcial do anti%o Jujitsu no Xcaminho da suavidadeX em Hue

    através do treinamento dos métodos de ataHue e defesa podeUse adHuirir Hualidades maisfavor3veis vida do homem sob tr7s aspectosD condicionamento f"sico esp"rito de luta eatitude moral aut7ntica.

     A primeira Hualidade condiçKes f"sica é obtida pela pr3tica do esporte Hue e8i%e esforçof"sico e8tenuante de forma ordenada e met(dica para proporcionar um corpo forte e saud3vel.,ois todas as funçKes corporais tornamse melhor adaptada pela atividade Hue promoveaumento de força muscular %eral da resist7ncia da coordenação da a%ilidade e do eHuil"brio.1evido ao treinamento ri%oroso também o indiv"duo tende a tomar mais cuidado com a suasaLde prevenindo doenças e condicionando a rea%ir refle8ivamente para evitar acidentes.

     A se%unda Hualidade esp"rito de luta si%nifica Hue pela pr3tica das técnicas do Judô e pelaincorporação dos princ"pios filos(ficos durante os treinamentos o indiv"duo se tornamentalmente condicionado a prote%er seu pr(prio corpo em circunstâncias dif"ceisdefendendose Huando ameaçado peri%osamente. *om o treinamento adHuire autoconfiançae autocontrole não para fu%ir do peri%o mas para adotar medidas e iniciativas em HualHuersituação. Em outras palavras o Judô é uma arte para a autoproteção total.

    ,or Lltimo a atitude moral aut7ntica é concebida através do ri%or do treinamento Hue indu= ahumildade social a perseverança a tolerância a cooperação a %enerosidade o respeito acora%em a compostura e a cortesia. As e8peri7ncias obtidas durante o treinamento portentativa e erro e pela aplicação das re%ras de luta impKem mudanças de atitudes elevando

    o poder mental da ima%inação redobrando a atenção e a observação e firmando adeterminação. Nuanto falhas do conhecimento social e de moralidade constituemse emproblemas um método de ensinar a cortesia entre as pessoas e melhorar a atitude socialtornase importante e por isso o Judô desempenha papel relevante nesse conte8to comoinstrumento de formar e lapidar os verdadeiros caracteres morais do ser humano.

    Ji%oro &ano faleceu em # de maio de /+ de pneumonia aos

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    9/70

    18 / 10 / 1860 - 1ata de nascimento

    1877 - In%ressa na 5niversidade Imperial de 6(Huio 6ornase aluno do @estre -ukuda SJujitsuT

    1878 - -unda o primeiro clube de basebol do Japão

    1881 - >icenciado em letras 6ornase aluno da escola de &ito SJujitsuT

    1882 - -ormase em *i7ncias Estéticas e @orais Em fevereiro funda a sua Escola da Hual deu o nome Judô&odokan Em a%osto é nomeado professor no *olé%io dos :obres

    1884 - :omeado adido do ,al3cio Imperial

    1886 - :omeado vicepresidente do *olé%io dos :obres

    1889 - 2iaja Europa como Adido da *asa Imperial

    1899 - 6ornase ,residente do $utokukai S*entro de estudo de artes militaresT

    1907 - Elabora os tr7s primeiros &atas de Judô

    1909 - 6ornase membro do *omit7 !l"mpico Internacional como primeiro representante do Japão

    1911 - Eleito presidente da -ederação 1esportiva do Japão

    1922 - ,assa a 6er assento na *âmara Alta do ,arlamento Japon7s

    1924 - :omeado ,rofessor 'onor3rio da Escola :ormal Fuperior de 6(Huio

    1928 - ,articipa da Assembléia 9eral dos Jo%os !l"mpicos de Amsterdã

    04/05/1938 - @orre a bordo do navio Hue transportava ao *airo onde se reali=ava a Assembléia %eral do *omit7

    Internacional dos Jo%os !l"mpicos.

      #rincípios $i!osóficos

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    10/70

     A aHuisição daHuelas Hualidades citadas anteriormente tem como alicerce os tr7s princ"piosfilos(ficos definidos por Ji%oro kano Hue como ditado por ele mesmo evidenciam a principaldiferença entre o J51O &!1!&A: e o anti%o Jujitsu D X o Judô pode ser resumido como aelevação de urna simples técnica a um principio de viverX SJitsu Y técnicaM 1o Y princ"pioT.Esses princ"pios mesmo não sendo conscientemente esclarecidos e compreendidos estão

    presentes em todos os atos e atividades do praticante de judô. ,or outro lado Huando opraticante tiver fi8ado e tomar consci7ncia dos princ"pios Hue norteiam o judô podeseverificar Hue não são restritos ao 1ojô mas são i%ualmente v3lidos em HualHuer atividade davida di3ria Huando se pretende atin%ir um determinado objetivo.

    !s tr7s princ&pios do judô sãoD

    J% Y suavidade&'I()OK%*+',*)O Y @38ima efici7ncia com m"nimo esforço

    JI-A*K)O'I Y $em estar e benef"cios mLtuos

    ! princ"pio da m38ima efici7ncia é aplicado elevação ou perfeição do esp"rito e do corpona ci7ncia do ataHue e da defesa e8i%e primeiramente ordem e harmonia de todos osmembros de uma coletividade e isto pode ser atin%ido com o au8"lio e as concessKes entre sipara atin%ir a prosperidade e os benef"cios mLtuos.

    ! esp"rito final do judô por conse%uinte é de incutir no "ntimo do homem o respeito pelosprinc"pios da m38ima efici7ncia da prosperidade e benef"cios mLtuos e da suavidade parapoder atin%ir individualmente e coletivamente seus estados mais elevados e ao mesmo tempomais desenvolvidos na arte de ataHue e defesa.

    ! professor &ano afirma o se%uinteD XAinda Hue eu considere o Judô dualisticamente a

    prosperidade e benef"cios mLtuos pode ser vista como sua finalidade Lltima e a m38imaefici7ncia como meio para atin%ir esse fim. Essas doutrinas são aplic3veis a todas ascondutas do ser humanoX.

    5.  ! Esp"rito do Judô

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    11/70

    PNuem teme perder j3 est3 vencidoQ

    PFomente se apro8ima da perfeição Huem a procura com consci7ncia sabedoria e sobretudohumildadeQ

    PFe al%uém empurrar voc7 pu8eoM se lhe pu8arem empurreo. :unca devemos oporresist7ncia a uma força sempre acompanh3laQ

    PAprender a cair é o b73b3 desta lutaQ

    X *onhecerse e dominarse é triunfar P.

    X Nuem teme perder j3 esta vencido X.

    X Fomente se apro8ima da perfeição Huem a procura com constância sabedoria e sobretudohumildade X.

    X Nuando verificares com triste=a Hue nada sabes ter3s feito teu primeiro pro%resso noaprendi=ado X.

    X :unca te or%ulhes de haver vencido um advers3rio. ! Hue venceste hoje pode derrotarteamanhã. A Lnica vit(ria Hue perdura é a Hue se conHuista sobre a pr(pria i%norância X.

    X ! Judoca não se aperfeiçoa para lutar luta para se aperfeiçoar X.

    X ! Judoca é aHuele Hue possui inteli%7ncia para compreender aHuilo Hue lhe ensinampaci7ncia para ensinar o Hue aprender aos seus semelhantes e fé para acreditar naHuilo Huenão compreende X.

    X Faber cada dia um pouco mais e us3lo todos os dias para o bem é o caminho doverdadeiro judoca X.

    X,raticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e e8atidão bem como o corpo aobedecer com juste=a. ! corpo é uma arma cuja efici7ncia depende da precisão com Hue seusa a inteli%7ncia.X  Jigoro Kano

    ;./. 1isciplina

    ! aluno deve sempreD

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    12/70

    • @anter sil7ncio• Fentarse corretamenteD A%ura ou Zarei• *umprimentar ao entrar e sair o dojô• ,edir autori=ação do professor para sair do dojô• ?espeitar o professor e os cole%as•  Ajoelhar em ordem Huando da che%ada do professor • Estar atento as instruçKes do professor • *onservar o 1ojô sempre limpo e em ordem• :ão treinar em outra academia sem a autori=ação do professor !bs.D ,ontualidade é um h3bito Hue deve ser se%uido ri%orosamente nas aulas assimcomo nas competiçKes.

    ;.4. 'i%iene

    ! aluno de judô deve sempre estar comD• 5nhas cortadas• ,és limpos• *abelo preso. !bsD prendedores de el3sticos• Judo%ui sempre limpo e passado• :ão estar portando objetos como pulseira anel colar torno=eleira etc.

    @anter a hi%iene previne os alunos de se machucar e estar sempre limpo. A hi%iene é uma das Hualidades Hue um judoca deve possuir.

    6.   2ocabul3rio

    Agura: sentado com a perna cru=ada

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    13/70

    Arigato: !bri%adoArigato-Gozaima!itaD muito obri%adoA!i: pé perna"angai: %rupo de fai8as antes da preta"o#$: lu%ar onde se pratica judôM sala de aula

    %ai: Fim pronto%a#im&: começar %i'ari: EsHuerdaJigotai: ,osição de 1efesaJu'$: caminho da suavidadeJu'ogui: roupa para praticar judôM &imonoKata: FeHV7ncia de %olpes combinados em sérieKa&: ,rojeçãoKiai: união do Esp"ritoM %rito usado pelos lutadoresKo!i: HuadrilKuzu!i: 1eseHuil"brio

    a&: frenteat&: ,arar ou esperar igui: direitaorot&: se%urar com as duas mãosuuo: @editação*+i: fai8a*n&gai-,!imau: ,or -avor an'ori: E8erc"cio livre treino livre&i: cumprimento saudaçãoitu-r&i: Faudação em pé,&n&i: ,rofessor 

    ,&m.ai: Fuperior ,ut&mi: Facrif"cioat&: >evantar &: mão braçoori: Judoca ativa aHuele Hue ataca&: Judoca passivo aHuele Hue é atacado&miD ?olamento Hueda!i-omi: entrada de %olpes oo: ladoar&i: sentado de joelho saudação de ajoelhadoori: chinelou+on: *alça Sdo judôTagui: casaco Sdo judôT

    7.  5kemis SNuedas e[ou rolamentosTD

    a&-u&mi: Nueda ou rolamento para frente

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    14/70

    !iro-u&mi: Nueda ou rolamento para tr3s

     oo-u&mi: Nueda lateral

    &m.o-ait&n-&mi: Nueda com %iro frontal.

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    15/70

    !$F.D A fai8a cin=a \ uma intermedi3ria para criança Hue não tem < anos.

    @ukBu $ranca aranja #] &iu

    FankBu 2erde ] kiu:ikBu ?o8a 4] &iuIkkBu @arrom /] &iu

       u'an Fuperior aia r&ta  &o 1ansha

     Fhodan /] 1an ?okudan )] 1an Svermelha e brancaT:idan 4] 1an Fhichidan

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    16/70

    AG-AA - ;nia '& .ro#&%-AA  6écnicas aplicadas em pé  aT 6ECAZA 6écnicas de mãos  bT &!F'ICAZA 6écnicas de Huadris

      cT AF'ICAZA 6écnicas de pernas

    2) - ,-AA  6écnicas de sacrif"cios  aT @AF56E@ICAZA 6écnicas de sacrif"cios frontal  bT G!&!F56E@ICAZA 6écnicas de sacrif"cios lateral

    KAA-AA * -AA  6écnicas de dom"nio.

    /T *,,A-AA  6écnicas de imobili=ação

    4T ,%?-AA  6écnicas de estran%ulamentoT KA,,-AA  6écnicas de chaves de braço

    ,O1' 2A& -3,IA& 

    1) AG-AA

    A,%-AA

    !F!6!9A?I!5*'I9A?I&!5*'I9A?I&!F!6!9A?I&!F!6!9A&EFAFFAE6F5?I&!@IAF'I!&5?IAF'I$A?AI'IZA95?5@A!F!6!95?5@A'A?AI6F5?I&!@IAF'I1EAF'I$A?AI!95?5@A AF'I95?5@A&!5*'I@A&I&!@I

    K*,%-AA

    !9!F'I&!F'I95?5@A'A?AI9!F'I5*'I@A6A5&I9!F'I'A:E9!F'I6F5?I&!@I9!F'IF!1E6F5?I&!@I9!F'I5F'I?!9!F'I56F5?I9!F'I56F5F'I9!F'I&E:&E:5*'I@A6A6F5?I9!F'I

    -AA

    FE!I:A95EI,,!:FE!I:A95EE?IFE!I:A95EFE!I!6!F'I6AI!6!F'I&A6A95?5@AF5&5I:A95E5&I!6!F'I@!?!6E9A?IF5@I!6!F'I6^95?5@A&5*'I&I6A!F'I&I$IFF59AEF'I

     

    A-,-AA

    6!@!E:A95EF5@I9AEF'I5&ICAZA5?A:A95E

     *K*-,-AA

    G!&!95?5@AG!&!9A&EG!&!!6!F'IG!&!CA&A?E

     

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    17/70

    6ACA?A9AEF'I!$I6!?I9AEF'IF!6!@A&I&!@I'A:E@A&I&!@I

    5*'I@A6A@A&I&!@I6A:I!6!F'I

     

    AK-KA-AA (t;nia '& &@Bnia '& goC.&)

    E8emploD!5*'I9A?I ,ara FE!I:A95E

     

    KA,%-AA (;nia '& >ontra GoC.&)

    E8emploD&!F!6!9A&E Aplica 5*'I@A6A

     

    2) KAA-AA ou -AA:

    *,,A-AA

    &EFFA9A6A@E&5Z5?E&EFFA9A6A@E5F'I?!&EFFA9A6A@E&5Z5?E5F'I?!&EFFA9A6A@EG!&!F'I?!9A6A@E&5Z5?EG!&!F'I?!9A6A@E&A@IF'I?!9A6A@E&5Z5?E&A@IF'I?!

    9A6A@E6A6^F'I?!9A6A@E&5Z5?E6A6^F'I?!9A6A@E@A&5?A&EFFA9A6A@E&A6A9A6A@EFA:&A&59A6A@E

    ,%-AA

    &A6AJ5JIJI@E:A@IJ5JIJI@E95IA&5J5JIJI@E!&5?IE?IJI@E&A6A'AJI@E6F5&!@IJI@E'A1A&AJI@EFA:&A&5JI@E:I95I?IJI@EF!1E95?5@AJI@E

    KA,,,-AA

    51E'IF'I95I51E9A?A@I51E'IF'I95I51E9A6A@E51E'IF'I95IJ5JI9A6A@E51E'IF'I95ICA&I9A6A@E51E'IF'I95I'A?A9A6A@E

    'IZA9A6A@E AF'I9A?A@I

    01. #rograma #ara '4ame de $ai4a

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    18/70

    ,ara promoçKes de fai8a serão e8i%idos os se%uintes conhecimentosD

    &5i6e*Hontai   em pé com pernas afastadas.

    -ai*&aba7i   @ovimento do corpo&5intai @aneira de andar deslocamento

    Kumi*Kata  @aneira de se%urar pe%ada.

    1evem ser demonstradas as formas de deslocamento sobre os tatames salientando osse%uintes detalhesD

    ADumi-A!i:  ,asso normalM andar descontraidamente mantendo os joelhos e torno=elosfle8"veis sem cru=ar os pés.

    uri-A!i: ,asso emendadoM acompanhar os passos de seu oponente isto se este avançaro pé direito recuar o esHuerdo se recuar o pé direito avançar o esHuerdo.

    10.1. $ai4a 8in5o

    ,ague*9a6a :-/cnica de #rojeç.o;

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    19/70

    /. !Foto9ari 4. !5chi_%ari . &oshi%uruma

    Katame*9a6a :-/cnica de Imobi!i6aç.o;

    /. 'on&essa9atame

    ?olamentosD• @ae5kemi• 5shiro5kemi

    2ocabul3rioD

    - ,&n&i U ,rofessor - at& U ,arar - %a#im& U *omeçar - *+i U fai8a- Ju'ogui U ?oupa para praticar judô &imono Ju'$ U *aminho da suavidade

    01.2. $ai4a in6a

    ,ague*9a6a :-/cnica de #rojeç.o;

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    20/70

    /. !Foto9ari 4. !5chi_%ari . &oshi%uruma#. IpponFeoi:a%ue

    Katame*9a6a :-/cnica de Imobi!i6aç.o;

    /. 'on&essa9atame4. GokoFhiro9atame

    ?olamentosD• @aeukemi• 5shiroukemi• Zempokaitenukemi

    2ocabul3rioD

    - ,&n&i U ,rofessor - at& U ,arar - %a#im& U *omeçar - *+i U fai8a- ori U *hinelo- Ju'ogui U ?oupa para praticar judô kimono- Ju'$ U *aminho da suavidade- A!i U ,é perna- Ko!i U Nuadril- & U @ão $raço

    10.3. $ai4a A6u! !aro

    ,ague*9a6a :-/cnica de #rojeç.o;

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    21/70

    /. !Foto9ari 4. !5chi_%ari . &oshi%uruma#. !9oshi ;. IpponFeoi:a%ue

    Katame*9a6a :-/cnica de Imobi!i6aç.o;

    /. 'on&essa9atame4. GokoFhiro9atame. &amiFhiro9atame

    ?olamentosD• @aeukemi• 5shiroukemi• Gokoukemi• Zempokaitenukemi

    !bsD :( de fai8aM 1obrar Judo%ui

    2ocabul3rioD

    - ,&n&i U ,rofessor - at& U ,arar - %a#im& U *omeçar - *+i U fai8a- ori U *hinelo- "o#o U >u%ar onde se pratica o judô- Ju'$ U *aminho da suavidade- A!i U ,é perna- Ko!i U Nuadril- & U @ão $raço- Ju'ogui U ?oupa para praticar judô &imono- Agura U Fentado com as pernas cru=adas

    - ar&i U Fentado de joelho saudação de ajoelhado

    01.3. $ai4a A6u! 'scuro

    ,ague*9a6a :-/cnica de #rojeç.o;

    /. !Foto9ari 

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    22/70

    4. !5chi_%ari . &oshi%uruma#. !9oshi ;. IpponFeoi:a%ue

    Katame*9a6a :-/cnica de Imobi!i6aç.o;

    /. 'on&essa9atame4. GokoFhiro9atame. &amiFhiro9atame#. 6ateFhiro9atame

    (enra7u* Hen7a* 9a6a :&eo!pes;

    1E !5chi9ari ` IpponFeoi:a%ue2. !5chi9ari ` &oshi9uruma3E &oshi9uruma ` 'on&essa9atame

    Kaes5i*9a6a :-/cnicas de ontra >o!pe;

    /. !Foto9ari ̀ !Foto!toshi 4. &oshi9uruma ` 6ani!toshi 

    ?olamentosD• @aeukemi• 5shiroukemi• Gokoukemi• Zempokaitenukemi

    !bsD :( de fai8aM 1obrar Judo%ui

    2ocabul3rioD idem ao da fai8a a=ul claro.

    01.4. $ai4a Amare!a

    ,ague*9a6a :-/cnica de #rojeç.o;

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    23/70

    /. 1eAshi'arai 4. &o5chi9ari . 'arai9oshi #. @oroteFeoi:a%ue;. 6ai!toshi 

    Katame*9a6a :-/cnica de Imobi!i6aç.o;

    1. &u=ure6ateFhiro9atame4. 5shiro&essa9atame. &u=ureGokoFhiro9atame#. &u=ure&amiFhiro9atame

    (enra7u* Hen7a* 9a6a :&eo!pes;

    1. 'arai9oshi ` !Foto9ari 4. IpponFeoi:a%ue ̀ &o5chi@akikomi . &o5chi9ari ` IpponFeoi:a%ue

    Kaes5i*9a6a :-/cnicas de ontra >o!pe;

    /. !Foto9ari ̀ !Foto!toshi 4. &oshi9uruma ` 6ani!toshi . 1eAshi'arai ` 6subame9aeshi 

    #. !5chi9ari ` !5chi9aeshi 

    01.5. $ai4a ?aranja

    ,ague*9a6a :-/cnica de #rojeç.o;

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    24/70

    /. Fassae6suri&omiAshi 2. 'i=a9uruma!kurAshi'arai . 5chimata#. EriFeoi:a%ue;. 6suri&omi9oshi 

    ). 6omoe:a%ueKatame*9a6a :-/cnica de Imobi!i6aç.o;

    /. @akura&essa9atame4. &u=ure&essa9atame. &ata9atame

    &5ime*9a6a :-/cnica de estrangu!amento;

    /. 'adakaJime

    4. :amijujiJime. &ataJujiJime4. 9BkuJujiJime

    Kansetsu*9a6a :-/cnica de c5a"e de braço;

    /. Juji9atame

    (enra7u* Hen7a* 9a6a :&eo!pes;

    1. !5chi9ari ` @oroteFeoi:a%ue2. !5chi9ari ` &o5chi9ari 3. !5chi9ari ` 5chi@ata4. 6ai!toshi ` 6ai!toshi 5. 'arai9oshi ` !Foto9ari 6. 'arai9oshi ` Juji9atame

    Kaes5i*9a6a :-/cnicas de ontra >o!pe;

    1. 5chi@ata ` 6ai!toshi 2. &o5chi9ari ` Fassae6suri&omiAshi 3. !kuri  Ashi'arai ` 6subame9aeshi 4. !5chi9ari ` 6omoe:a%ue

    01.6. $ai4a 8erde

    ,ague*,o*Kata :@ s/rie;

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    25/70

    'e78a+a

    /. 5ki!toshi 4. IpponFeoi:a%ue. &ata9uruma

    >o*Ko

    /. &oFoto9ari 4. &oFoto9ake. Ashi9uruma#. !9uruma;. 5shiro9oshi 

    ). Fode6suri&omi9oshi o!pe;

    1. !Foto9ari ` 6e9uruma2. 'arai9oshi ` &oFoto9ake3. 5chi@ata ` 6e9uruma4. 1eAshi'arai ` 'i=a9uruma

    01.9. $ai4a (o4a

    ,ague*,o*Kata :@ e C s/rie;

    'e78a+a

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    26/70

    /. 5ki!toshi 4. IpponFeoi:a%ue. &ata9uruma

    :os%i78a+a

    /. 5ki9oshi 4. 'arai9oshi . 6suri&omi9oshi 

    >o*Ko

    /. Foto@akikomi 2. 'ane@akikomi . 'arai@akikomi 

    #. 5tsuri9oshi ;. Goko!toshi ). Fumi9aeshi 

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    27/70

    'e78a+a

    /. 5ki!toshi 4. IpponFeoi:a%ue

    . &ata9uruma

    :os%i78a+a

    /. 5ki9oshi 4. 'arai9oshi . 6suri&omi9oshi 

     -s%i78a+a

    /. !kuriAshi'arai 4. Fassae6suri&omiAshi . 5chi@ata

    >o*Ko

    /. 6omo:a%ue4. 5ra:a%ue

    . Fumi9aeshi #. Goko9ake;. Goko9uruma). 5kiCa=a

    11. >o Ko ,o 9a6a

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    28/70

    "ai Do (1F gru.o)/. 1e ashi 'arai4. 'i=a 9uruma. Fasae 6surikomi Ashi#. 5ki 9oshi

    ;. ! soto 9ari). ! %oshi

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    29/70

    @CDCD (en6o7u* Hen7a* 9a6a :'ncadeamento de -/cnicas;

    1F ,;ri&

    1e Ashi 'arai ` ! Foto 9ari! 5chi 9ari ` &o 5chi 9ari6omoe :a%ue ` &essa 9atamei

    2F ,;ri&

    @orote Feoi :a%ue ` Feoi !toshi! 9oshi ` 5ki 9oshi! 5chi 9ari ` &o Foto 9ake

    3F ,;ri&6suri &omi 9oshi ` 6ai !toshi6ai !toshi ` 5chi @ataharai 9oshi ` 6suri &omi 9oshi

    4F ,;ri&Ippon Feoi :a%ue ` &ata 9uruma&o Foto 9ari ` 6ani !toshi! Foto 9ari ` ! Foto 9uruma

    5F ,;ri&&o 5chi 9ari ` ! 5chi 9ariFumi 9aeshi ` 6ate Fhiro 9atame&o Foto 9ari ` &o Foto 9ake

    6F ,;ri&6ai !toshi ` &ata 9uruma&o 5chi 9ari ` &o 5chi @akikomi'i=a 9uruma ` &o Foto 9ari

    @CDGD Kaes5i*9a6a :-/cnicas de ontra >o!pe;

    1F ,;ri&6suri &omi 9oshi ` 5shiro 9oshi5chi @ata ` 6ai !toshi&o 5chi 9ari ` Fassae 6suri &omi Ashi

    2F ,;ri&! 5chi 9ari ` 6omoe :a%ue&o Foto 9ake ` 5chi @ata! Foto 9ari ` ! Foto !toshi

    3F ,;ri&! 5chi 9ari ` ! 5chi 9aeshi5chi @ata ` 6e 9uruma'arai 6suri &omi Ashi ` &o Foto 9ake

    4F ,;ri&&ata 9uruma ` 'ikikomi 9aeshi6ai !toshi ` Goko 9uruma&oshi 9uruma ` 5tsuri 9oshi

    5F ,;ri&!kuri Ashi 'arai ` 6subame 9aeshi1e Ashi 'arai ` 1e Ashi 'aria'arai 9oshi ` 5tsuri 9oshi

    6F ,;ri&6suri 9oshi ` &o Foto 9ake! Foto 9ari ` 6e 9uruma&oshi 9uruma ` Goko 9uruma

    7F ,;ri&'ane 9oshi ` ko Foto 9ake

     Ashi 9uruma ` 6ani !toshi'arai 9oshi ` 6an !toshi

    8F ,;ri&

    Fassae 6suri &omi Ashi ` &o Foto 9ake'arai 9oshi ` 6e 9uruma&o 5chi 9ari ` 'i=a 9uruma

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    30/70

    @CDD Katame*9a6a :-/cnicas de so!o;

    1F ,;ri&'on &essa 9atame9Baku Juji Jime5de 9atame

    2F ,;ri&Goko Fhiro 9atame'adaka JimeCaki 9atame

    3F ,;ri&&ami Fhiro 9atame

    !kuri Eri JimeJuji 9atame

    4F ,;ri&6ate Fhiro 9atame

    :ami Juji Jime5de 9arami

    5F ,;ri&&u=ure &essa 9atame&ata Juji Jime'i=a 9atame

    6F ,;ri&5shiro &essa 9atameFode 9uruma Jime6sukomi Jime

    7F ,;ri&&ata 9atame?Bote Jime@akura &essa 9atame

    8F ,;ri&&u=ure Goko Fhiro 9atameFankaku Jime&ataha Jime

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    31/70

    /4.:a%ue:o&ata/4./. / Férie U 6eCa=a

    5ki!toshi

    Feoi:a%ue

    &ata9uruma

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    32/70

    /4.4. 4 Férie U &oshiCa=a

    5ki9oshi

    'arai9oshi

    6suri&omi9oshi

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    33/70

    /4.. Férie U AshiCa=a

    !kuriAshi'arai

    Fassae6suri&omiAshi

    5chi@ata

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    34/70

    /4.#. # Férie U @aFutemiCa=a

    6omo:a%ue

    5ra:a%ue

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    35/70

    Fumi9aeshi

    /4.;. ; Férie U GokoFutemiCa=a

    Goko9ake

    Goko9uruma

    5kiCa=a

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    36/70

    0;. ,A>%'*9A+A

    /./. A!i-aza

    * ,oto Gari

     * !i Gari

     

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    37/70

    "& A!i %arai

    %iza Guruma

    Ko ,oto Ga&

    Ko ,oto Gari

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    38/70

    Ko !i Gari

    i'an Ko ,oto Ga&

    i'an Ko ,oto Gari

    *uri A!i %arai

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    39/70

    * ,oto Ga&

    * ,oto *to!i

    ,aa& t!uri Komi A!i

    !i ata

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    40/70

    * !i Ga&

    Ko ,oto Gama

    A!i Guruma

    * ,oto Guruma

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    41/70

    %arai uri Komi A!i

    u+am& Ga&!i

    /.4. &-aza

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    42/70

    orot& ,&oi agu&

    ,&oi *to!i

    Kata Guruma

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    43/70

    Ki+iu Ga&!i

    ..on ,&oi agu&

    ai *to!i

    i *to!i

     ama-Ara!i

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    44/70

    ,umi *to!i

    ,uui agu&

    /.. Ko!i-aza

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    45/70

    Ko!i Guruma

    * Go!i

    * Guruma

    %an& Go!i

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    46/70

    %arai Go!i

    ,o'& uri Komi Go!i

    uri Go!i

    uri Komi Go!i

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    47/70

    i Go!i

    !iro Go!i

    turi Go!i

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    48/70

    Ku!ii ao!i

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    49/70

    /.#. a-,ut&mi-aza

    omo& agu&

    ,umi Ga&!i

    ra agu&

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    50/70

    aara Ga&!i

    *+i ori Ga&!i

    '& Ga&!i

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    51/70

    /.;. oo-,ut&mi-aza

     oo *to!i

    ani *to!i

    %an& aiomi

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    52/70

    ,oto aiomi

    i aza

     oo aar&

     oo Guruma

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    53/70

     oo Ga&

    %an& aiomi

    %arai aiomi

    !i ata aiomi

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    54/70

    Ko !i aiomi

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    55/70

    03. ,'*9A+A/#./. *a&-Komi-aza

    %on K&a Gatam& oo ,!iro Gatam&

    Kuzur& K&a Gatam& Kuzur& K&a Gatam&

    !iro K&a Gatam&Kami ,!iro Gatam&

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    56/70

    at& ,!iro Gatam& Kuzur& at& ,!iro Gatam&

    Kuzur& Kami ,!iro Gatam& aura K&a Gatam&

    Kata Gatam&

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    57/70

    /#.4. ,!im&-aza

    %a'aa Jim& Kata!a Jim&

    *uri ri Jim&

    ,anau Jim&

    ,o'& Guruma Jim&

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    58/70

    uomi Jim& Jigou Jim& Dot& Jim&

    ami Ju#i Jim&

    Kata Ju#i #im&

    GDau Ju#i Jim&

    /#.. Kan&tu-aza

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    59/70

    Ju#i-Gatam& ,anau Gatam&

    ,anaau Gatam& '& Garami

    '& Gatam& %ara Gatam&

    ai Gatam& %iza Gatam&

    /;.&H&rBnia Ii+CiogrHia

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    60/70

    I*'I&ACA !.M JudôD >er ver aprenderM :oçKes b3sicasF'I:!'A?A @.M @anual de JudôM Fão ,aulo 4000

    *A>>EJA >. *.M JudôM *aderno técnico did3tico*A@A?9! *.*.M @anual $3sico de JudôM 6écnicas 'ist(ria e -ilosofia-ederação ,aulista de JudôM *aderno 6écnico de 'ist(ria e -ilosofia de JudôM Fão ,aulo400#

    RRR.%estelsejudoclub.nl[houd%reep[houd%reep.htm httpD[[RRR.judoinfo.comRRR.meutatame.com.br[RRR.%eocities.com[...[vieRfiles[kata.htmlRRR.manbastos.hp%.i%.com.br[%olpesdejudo.htmRRR.jssm.or%[combat[/[/)[-/.htm

    httpD[[pt.Rikipedia.or%[Riki[Ji%oro_&anohttpD[[judoiec.sites.uol.com.br[historiadojudo.htmhttpD[[fpj.com.br[historia[historia/.phpRRR.kai%an.fi[judo[tekniikkalista.htmlhttpD[[RRR.kodokan.pl[httpD[[RRR.ucd.ie[judoclub[%radin%[$lue.html

    2

    http://www.gestelsejudoclub.nl/houdgreep/houdgreep.htmhttp://www.judoinfo.com/http://www.geocities.com/judochikara/view-files/kata.htmlhttp://www.manbastos.hpg.ig.com.br/golpesdejudo.htmhttp://www.jssm.org/combat/1/16/F1.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kanohttp://judoiec.sites.uol.com.br/historiadojudo.htmhttp://fpj.com.br/historia/historia1.phphttp://www.kaigan.fi/judo/tekniikkalista.htmlhttp://www.kodokan.pl/http://www.ucd.ie/judoclub/grading/Blue.htmlhttp://www.gestelsejudoclub.nl/houdgreep/houdgreep.htmhttp://www.judoinfo.com/http://www.geocities.com/judochikara/view-files/kata.htmlhttp://www.manbastos.hpg.ig.com.br/golpesdejudo.htmhttp://www.jssm.org/combat/1/16/F1.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kanohttp://judoiec.sites.uol.com.br/historiadojudo.htmhttp://fpj.com.br/historia/historia1.phphttp://www.kaigan.fi/judo/tekniikkalista.htmlhttp://www.kodokan.pl/http://www.ucd.ie/judoclub/grading/Blue.html

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    61/70

     A*,A >*A

    **GA "*, *, ,A"*, * J"L A"MN*

    ont&: >omuni'a'& Ju'$ – *rut*rganiza

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    62/70

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    63/70

    1E "iionrio '& .aCaOra &m #a.onB ua'a no #u'$:Agura U posição sentado com as pernas cru=adasA!i U pé pernaA!igarami U pernas entrelaçadas chave de pernasA!iaza U técnica de pernasAtama U *abeçaIarai U vide haraiIaami U vide hasamiIu'o U caminho marcial SliteralmenteD caminho do %uerreiro. 2ide e8plicação no item pr(prioTIu#utu U artes marciais S2ide e8plicação no item pr(prioT>!u'an U :"vel médio Sdo pescoço até cinturaT>!uga&ri U cambalhota para frente para amortecer a Hueda>!ui U penalidade por infração média Sou 4] shidoT U eHuivale a um Buko para o advers3rio"an U :"vel %rau Scinto ne%roT"o#im& U apertar o corpo com as pernas"o#o U >ocal de treino de $udon#i U cotovelori U pescoço colaru&nga!i U vencer por aus7nciaGa&!i U vide kaeshi

    Ga& %anchoGari U ceifaGarami U torção chaveGatam& U vide katameG&'an U :"vel bai8o Sda cintura para bai8oTGo!i vide koshiGuruma U vide kurumaGDau U contr3rio inverso%a'aa U nu sem roupa%a#im& U começar Sdo verbo hajimeruT%an& U salto mola%anouma& U desclassificação penalidade por infração %rav"ssima Sou #] shidoT U eHuivale a um ippon para oadvers3rio%ant&i decisão

    %ara U barri%a ventre%arai S+araiT U varrida%aami S+aamiT U tesoura%i'ari esHuerda%i#i U cotovelo Smesmo Hue PenjiQT%iia& U empate%i!igi U esma%amento deslocamento%iza U joelho%on U fundamental b3sico ..on U um ponto[pontuação m38imaJigou U infernoJigotai U posição de defesa em péJim& U vide shimeJo&i respons3vel da mesa centralJu'o U caminho da suavidadeJu'ogi U Sl7se Pjudô%uiQT kimono pr(prio para o judôJu'oa U Sl7se Pjudôk3QT praticante de judôJu#i U cru=ado em forma de ` Sa forma do kanji Pde=QTJutu U técnica arteKa!i U Sl7se PkatiQT vit(riaKa&!i Sga&!iT U reverso contraataHue torçãoKagato[Kaato U saltoKait&n rolamentoKama& U posição de defesaKama&t& U ordem para assumir posiçãoKami U cabeça topo parte superiorKani caran%uejo

    Kannui U travamento parafuso trava Santi%a de portaTKan&tu U junta articulaçãoKan&tuaza U técnica de chaveKata U ombroKata U forma coreo%rafia

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    64/70

    Kata!a U um ombro SKata!a #im& U estran%ulamento com um ombroTKatam& Sgatam&T U imobili=açãoKaazu U sapoK&iou U penalidade por infração %rave Sou ] shidoT U eHuivale a um Ra=aari para o advers3rioK&a U P%ravataQ Saplicar umaTKi+iu U saltoKi&nga!i U vit(ria por desist7ncia

    Kimono U si%nifica ProupaQ em japon7s. W incorreto chamar o uniforme do judô de kimono mas sim de Pjudo%iQKin!i U proibido Kiotu& U atenção SPki Ro tsukeQ literalmenteD juntem seus esp"ritosTKo U peHuenoKo!ai U aluno menos e8periente Soposto de PsenpaiQTKoa U pontuação m"nimaKo!i Sgo!iT U HuadrilKo!iaza U técnica de HuadrilKu+i U pescoçoKumiata U pe%ada Kuruma SgurumaT U roda %iroKuzur& U deformado colapso separaçãoa& U frenteai enrolaraiomi U enrolamento envolveraura U travesseiro apoio de cabeçaata U parte interior da co8aatt& U pare espereigi direitaouo U >iteralmenteD não pensar. Atitude de concentração e8ecutada durante o cerimonial de in"cio e final dapr3tica de $udoorot& U ambas as mãosun& peitoag& U arremessoag&aza U técnica de projeçãoami U ondaM comumanam& U dia%onal&aza U técnica de solo

    P U %rande Sl7se PooQ como na palavra P=ôoQT*+i U cinta fai8a*uri U 1esli=ar*uria!i U -orma de andamento em Hue a perna da frente se move em primeiro lu%ar*a& U imobili=ação*a&omi U in"cio da conta%em de imobili=ação no solo*u U forma comum de cumprimento entre praticantes de artes marciais*to!i U movimento de cima para bai8o Huedaan'ori U combate livre&i U saudaçãoitur&i U saudação em péDot& U ambas as mãos,anau triân%ulo,aa& U suporte apoio

     ,&iza U Fentar na posição de joelhos,&n.ai U aluno mais e8periente Soposto de PkohaiQT ,&n&i professor,&oi U de PseouQ carre%ar nas costas,&oinag& U ou Pshoina%eQ atirar arremessar por sobre o ombro SIpponD um braçoM @oroteD dois braçosT,!i'o U penalidade por infração leve U eHuivale a um koka para o advers3rio,!i!an U mestre professor de %rau elevado,!i!o U Huatro lados todas as direçKes,!im& S #im&T U estran%ulamento,!ita+ai U calça do judo%i,!iz&n!otai U posição natural,!iz&ntai U posição fundamental natural,o'& U man%a Sda roupaT

    ,ogoga!i U vit(ria composta,onomama U não se me8am,or&ma'& U fim do combate SliteralmenteD Paté a"QT,oto U fora,umi U canto ân%ulo

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    65/70

    ,ut&mi U sacrif"cio abandono do corpo técnica em Hue o e8ecutante se dei8a cair para projetar o advers3rioai U corpoani U valeatami U tapete at& verticalaara U bala de arro= saco de arro=& U mão

    o&ta U imobili=ação desfeita omo& U circularori U Huem aplica o %olpe u+am& abismouomi U tamanho volumeuuri U *ontato se%unda fase de e8ecução de uma técnica uriomi U levantamento pescar Smovimento de lançar a rede com as duas mãosT!i U dentro'& U braço Sou parte superior do braçoT'& garami U chave de braço& U passivo Huem recebe o %olpe&mi U Hueda Svide e8plicação mais detalhada no "tem PHuedasQ mais adianteTi U flutuarra U as costas o reverso o lado oposto!iro U atr3sturi U mudança troca agi U parte de cima do judo%iaar& U separaçãoai U parte lateral do peito a8ilaaza U técnicaazaari U Huase ipponazaariaa&t&i..on U 4] Ra=aari Sse converte em um ipponT ama U montanha SGama arashi U tempestade na montanhaT aum& U !rdem de descontrair oi U !rdem de atenção oo U lado lateral o!i U continuar 

      uo U Huase Ra=aari a-r&i U Faudação em sei=a&n.o U para frenteu+on U calça do judo%i

    *+&rOa

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    66/70

    5E Ru&'a (u&mi)

    :a verdade a palavra PukemiQ não si%nifica literalmente PHuedaQ. W a junção de PukeQ Spassivo aHuele Hue recebeT ePmiQ Scom o corpoT ou seja aHuele Hue recebe com o corpo e no conte8to do judô conseHuentemente é aHuele Huecai.

    a& u&mi U Hueda para frente!iro u&mi U Hueda para tr3s oo u&mi U Hueda lateral&n.o ait&n u&mi U Hueda com rolamento para frente

    7E om& 'o goC.&

    A!i guruma U %iro na perna"ai aar& U levantar e separar"&a!i+arai U varrida com o pé avançando%an&go!i U arremesso de Huadril mola de Huadril%an&maiomi U arremesso de enrolamento%araigo!i U varrida com o Huadril%araimaiomi U varrida com enrolamento

    %araituriomia!i U >evantamento com varrida do pé%iiomiga&!i U pu8ada invertida%iza guruma U %iro no joelho..on ,&oinag& U Arremesso por sobre o ombro com um braçoKata guruma U %iro no ombroKi+iu ga&!i U salto invertidoKo!i guruma U %iro no HuadrilKooto ga& U peHueno %ancho por foraKooto gari U peHuena ceifa[foice por foraKou!i ga& U peHueno %ancho por dentroKou!i gari U peHuena ceifa[foice por dentroKou!i ga&!i U peHuena invertida por dentroorot& ,&oinag& U Arremesso por sobre o ombro com dois braços

    *+i oto!i U derrubar com Susando aT fai8a

    * go!i U %rande arremesso com o Huadril* guruma U %rande %iro*uria!i+arai U varrida com o pé desli=ando*oto ga& U %rande %ancho por fora*oto gari U %rande ceifa[foice por fora*oto guruma U %rande %iro por fora*oto oto!i U %rande Hueda por fora* u!i ga&!i U %rande invertida por dentro* u!i ga& U %rande %ancho por dentro* u!i gari U %rande ceifa[foice por dentro,aa& turiomi a!i U levantamento com apoio do pé ,&oi oto!i U Hueda carre%ando nas costas,o'& turiomi go!i U levantamento com o Huadril usando a man%a

    ,oto maiomi U enrolamento por fora,uui nag& U arremesso escavando,umi oto!i U Hueda de cantoai oto!i U Hueda do corpo ani oto!i U Hueda no valeaara ga&!i U reversão do saco de arro=& guruma U %iro com a mãoomo& nag& U arremesso circularu+am& ga&!i U reversão do abismouri go!i U levantamento de Huadriluriomi go!i levantamento de Huadril!i maiomi U enrolamento por dentro!i mata U parte interna da co8ai go!i U flutuar com o Huadril

    i oto!i U Hueda flutuantei aza U técnica de flutuarra nag& U arremesso para tr3s!iro go!i U Huadril para tr3s

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    67/70

    turi go!i U arremesso mudando de Huadril ama ara!i U tempestade na montanha oo ga& U %ancho lateral oo guruma U %iro lateral oo oto!i U Hueda de lado oo aar& U separação lateral

    8E ;nia '& mo+iCiza

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    68/70

    //. >!aO& '& .&o% , * U !bservaçKesD*'I U é falado como o PtiQ da palavra PtimeQ6F5 U não e8iste o som PtuQ em japon7s em seu lu%ar o correspondente é PtsuQ

    A * U nenhuma dificuldade%A % % %* U !bservaçKesDNuanto s letras 'A 'I 'E '! são faladas com som de ? como nas palavras PratoQ PricoQ PrepresaQ e ProuboQ

    respectivamente. A Lnica dificuldade é com relação letra P-5Q. :ão e8iste o som de P'5Q e sim P-5Q Hue também não é faladoe8atamente como na palavra PfutebolQ. W mais um intermedi3rio entre o Hue seria o nosso PfuQ e PhuQ é falado e8piradocom a boca entreaberta.A * U sem dificuldades

    2

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    69/70

     A * U sem dificuldades. :ão e8istem as letras PBeQ ou PBiQ.A * U falados respectivamente como nas palavras Pba?AlhoQ Pca?InhoQ Pba?5lhoQ Ppa?EdeQ eP%a?!toQ

    A * U !bservaçKesDCA U é pronunciado P5Q como na palavra in%lesa PRaterQ mas com o A bem aberto.C! U não é utili=ado em nenhuma palavra apenas como part"cula Hue desi%na na frase o objeto direto. 1e HualHuer

    forma não se pronuncia P5OQ mas simplesmente POQ. E8emploD P&i Ro tsukeQ SPJuntem seus esp"ritosQ ou PJuntem suaener%iaQ. 6radu=se normalmente por PatençãoQT

     U é a Lnica letra não acompanhada de vo%al. Aparece em palavras como Pho:daQ e Psa:Q Além desses e8istem sinais orto%r3ficos Hue mudam o som destas letras. Assim ocorrem as se%uintes mudançasD&A &I &5 &E &! se transformam respectivamente em 9A 9I 95 9E 9! Sobservação Hue 9I e 9E se pronunciamcomo em P95InadaQ e Pfo95EteQTFA F'I F5 FE F! se transformam respectivamente em ZA JI Z5 ZE Z! Sobservação Hue JI é pronunciado P1JIQT6A *'I 6F5 6E 6! se transformam em 1A JI 1Z5 1E 1! Seste JI também se pronuncia P1JIQT'A 'I -5 'E '! se transformam em $A $I $5 $E $! Ssem dificuldadesT ou ,A ,I ,5 ,E ,! SidemT AHui cabe esclarecer Hue muitas ve=es as palavras Hue começam com uma dessas letras Hue recebem o sinalorto%r3fico mudam de som ao serem combinadas a uma anterior. W por isso Hue palavras como P&5?5@AQ SHuesi%nifica PcarroQ ou no judô P%iroQT Huando combinada com a palavra P&A6AQ SombroT pronunciase P&A6A95?5@AQ e não PkatakurumaQ. !utros e8emplosD &!F'I SHuadrilT U hane9!shiM 'A?AI SvarridaT U de ashi $AraiMF'I@E Sestran%ulamentoT U jujiJIme.

    *utra o+&rOa

  • 8/18/2019 Apostila de Judô - CTJ

    70/70

    16E >r;'ito6odo este material foi retirado da comunidade Judô do !rkut sendo do autor todos os créditos por ter or%ani=ado esteconteLdo em um s( t(pico da comunidade. W poss"vel acessar a versão ori%inal através do link abai8oD

    2