Apostila de química 2 col

17
APOSTILA DE QUÍMICA -2 COL 1BIM EEPROF.ÂNGELO GOSUEN PROF. VALNEI

Transcript of Apostila de química 2 col

Page 1: Apostila de química  2 col

APOSTILA DE QUÍMICA -2 COL1BIM

EEPROF.ÂNGELO GOSUEN

PROF. VALNEI

Page 2: Apostila de química  2 col

Água: Importância e propriedades da água

Page 3: Apostila de química  2 col

A Terra é o único planeta do Sistema Solar onde existe água na forma líquida (segundo os conhecimentos atuais). Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem organismos vivos apenas na Terra.

A maior parte da água no planeta está nos oceanos e mares. Só 3% estão nos rios, lagos, nas geleiras e nos glaciares. A água doce encontra-se também debaixo da superfície do solo - é o que se chama lençol freático.

Conforme o lugar, formam-se verdadeiros rios subterrâneos. O ser humano faz perfurações profundas em alguns locais para captar água - são os poços artesianos.

Page 4: Apostila de química  2 col

Solvente universal: a água é capaz de quebrar substâncias como açúcar ou sal, por exemplo, em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal.

Tensão superficial: Por causa das características físicas e químicas da água forma-se uma tensão superficial. É uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas e alguns insetos, não conseguem romper essa camada. Por essa razão, não afundam, e às vezes nem se molham.Os vegetais, que têm água em sua composição, conseguem absorver a radiação solar (para realizar a fotossíntese) sem se queimarem. A transpiração, tanto nos vegetais quanto nos animais, tem o mesmo efeito: auxilia o resfriamento do corpo, pois a água, quando evapora, absorve uma grande quantidade de calor do meio onde está.

Page 5: Apostila de química  2 col

TIPOS DE CONCENTRAÇÃOConcentração é o termo que utilizamos para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução. As quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, etc.Observe: m1= 2gn2 = 0,5molV = 14LCada grandeza tem um índice. Utilizamos índice:1 = para quantidades relativas ao soluto 2 = para quantidades relativas ao solventenenhum índice = para quantidades relativas à soluçãoExemplos:massa de 2g do soluto NaCl: m1= 2gnúmero de mols de 0,5mol do solvente água: n2 = 0,5molvolume da solução de 14L: V = 14LAs concentrações podem ser:

Concentração ComumMolaridade

Page 6: Apostila de química  2 col

Concentração Comum (C)

É a relação entre a massa do soluto em gramas e o volume da solução em litros.

Onde:

C = concentração comum (g/L)

m1= massa do soluto(g)

V = volume da solução (L)

Exemplo:

Qual a concentração comum em g/L de uma solução de 3L com 60g de NaCl?

Page 7: Apostila de química  2 col

Molaridade (M)

A molaridade de uma solução é a concentração em número de mols de soluto e o

volumede 1L de solução.

Onde:

M = molaridade (mol/L)

n1= número de mols do soluto (mol)

V = volume da solução (L)

Page 8: Apostila de química  2 col

Concentração de soluções no vestibular

(PUC – SP) O soro fisiológico é uma solução de cloreto de sódio a 0,9%. A quantidade, aproximada, em mols de cloreto de sódio consumido por uma paciente que recebeu 1.500 ml de soro fisiológico é:Dados: M (NaCl) = 58,5 g/mola) 0,12b) 0,23c) 0,46d) 1,35e) 13,5

GABARITO: LETRA “B”1500 ml ------------ 100% X = 13,5 ml

X ------------ 0,9%Em 13,5 ml, temos: C = 13,5 ÷ 58,5 = 0,2307 mols

Page 9: Apostila de química  2 col

(Fuvest) A concentração de íons fluoreto em água de uso doméstico é de 50.10−6

mol/litro. Se uma pessoa tomar 3 litros dessa água por dia, calcule, ao fim de um dia, a

massa de floureto, em miligramas,que ela ingeriu (Dado: massa molar do fluoreto é de

19g/mol).

GABARITO: 2,85 mg

50.10−6 --------------- 1 litro

X --------------- 3 litros X = 150. 10−6 mols

19g --------------- 1 mol

Y --------------- 150. 10−6 mols Y = 2850.10−6 mols

Como o examinador pede em miligramas, chegamos a 2,85. 10−3g ou 2,85 mg

Page 10: Apostila de química  2 col

Porcentagem em Massa (?%) *

Observe a figura abaixo, em que é dada a

porcentagem em massa do cloreto de sódio de

uma solução de soro fisiológico:O soro fisiológico, usado no tratamento de desidratação, contém uma porcentagem em massa de cloreto de sódio de 0,9%

Nesse caso, significa que em cada 100 g ou 100 unidades dessa solução, há 0,9 g ou 0,9% de soluto, isto é, do cloreto de

sódio (NaCl – sal de cozinha).

Page 11: Apostila de química  2 col

Também conhecida pela sigla DBO, a Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Essa unidade de medida avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em miligramas (mg), equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica.

Entende-se por biodegradável a matéria que pode ser consumida como alimento, ela vai alimentar e ser fonte de energia aos microorganismos que existem na água. Sendo assim, a DBO pode ser considerada como um parâmetro para avaliar a qualidade da água, onde a poluição orgânica é quantificada. O processo ocorre da seguinte forma: inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2 e depois para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-). Essas transformações são essenciais na determinação da DBO, que se divide em demanda carbonácea (presença de CO2) e demanda nitrogenada (nitratos e nitritos).

O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com esses valores é possível calcular qual a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar essa matéria orgânica nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).

Page 12: Apostila de química  2 col

Tratamento de Água

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.- Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Page 13: Apostila de química  2 col

Dicas de como economizar água (consumo consciente de água)

- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;- Reutilizar a água sempre que possível;- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.

Page 14: Apostila de química  2 col
Page 15: Apostila de química  2 col

(Enem/2009 - Prova anulada) Na atual estrutura social, o abastecimento de água tratada desempenha um papel fundamental para a prevenção de doenças. Entretanto, a população mais carente é a que mais sofre com a falta de água tratada, em geral, pela falta de estações de tratamento capazes de fornecer o volume de água necessário para o abastecimento ou pela falta de distribuição dessa água.

Page 16: Apostila de química  2 col

No sistema de tratamento de água apresentado na figura, a remoção do odor e a desinfecção da água coletada ocorrem, respectivamente, nas etapas:A) 1 e 3

B) 1 e 5C) 2 e 4D) 2 e 5E) 3 e 4

Resolução:O carvão ativo tem o papel de retirar as substâncias responsáveis pelo odor da água, enquanto o cloro tem ação desinfecção.Resp.: D

Page 17: Apostila de química  2 col

http://www.blogdovestibular.com/2012/03/questao-do-dia-aborda-tratamento-da.html

http://www.profpc.com.br/

http://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-quimica-do-brasil/