Apostila elementos visuais 2013

10
1 COLÉGIO PEDRO II UNIDADE CENTRO ARTES VISUAIS Coordenadora: Greice Cohn Professora: Tatiana Caldeira de Oliveira Aluno(a): ________________________________________________ Turma: _______ ELEMENTOS VISUAIS 1 Os elementos básicos da expressão plástica são: o ponto, a linha, a forma, o espaço e a cor – este último já estudamos em nossa primeira apostila, sobre as cores. O PONTO É o elemento primeiro da composição plástica: é a menor partícula da forma, ou seja, a menor expressão plástica possível. Podemos distinguir dois tipos de ponto: ponto gráfico e ponto físico. O ponto gráfico é o resultado do toque do lápis, caneta ou pincel sobre a superfície do papel. Exemplos: 1 - Adaptado da apostila elaborada pela profa. Leila Gross/ Unidades Humaitá e Engenho Novo. 6º ano /

description

 

Transcript of Apostila elementos visuais 2013

Page 1: Apostila elementos visuais 2013

1

COLÉGIO PEDRO IIUNIDADE CENTROARTES VISUAISCoordenadora: Greice CohnProfessora: Tatiana Caldeira de Oliveira

Aluno(a): ________________________________________________ Turma: _______

ELEMENTOS VISUAIS1

Os elementos básicos da expressão plástica são: o ponto, a linha, a forma, o espaço e a cor – este último já estudamos em nossa primeira apostila, sobre as cores.

O PONTO

É o elemento primeiro da composição plástica: é a menor partícula da forma, ou seja, a menor expressão plástica possível.

Podemos distinguir dois tipos de ponto: ponto gráfico e ponto físico.

O ponto gráfico é o resultado do toque do lápis, caneta ou pincel sobre a superfície do papel.

Exemplos:

O ponto físico é palpável, você pode pegar. É, por definição, todo o corpo esférico no espaço que nos circunda. Sendo tridimensional, é mais usado pelos escultores. Um exemplo da representação tridimensional de um ponto é a bola de gude.

Podemos fazer uma composição utilizando apenas pontos e cores, ou seja, sem usar linhas ou formas. Um artista explorou bastante este tipo de expressão – seu nome era Seurat e a técnica de suas obras ficou conhecida como pontilhismo.

Vamos também tentar?

No espaço a seguir, faça uma composição colorida utilizando apenas pontos:

1 - Adaptado da apostila elaborada pela profa. Leila Gross/ Unidades Humaitá e Engenho Novo.

6º ano / 2013

Page 2: Apostila elementos visuais 2013

2

A LINHA

A linha é um ponto em movimento. Ao movermos um ponto, passamos do estático (parado) para o dinâmico (movimento), e o resultado desta ação é a linha.

Com a linha podemos criar:

Formas: Volume: Luz:

As linhas podem ser gráficas ou físicas.

A linha gráfica é a usada para desenhar, é a que resulta do deslocamento de um ponto. Ela pode ser reta ou curva, simples ou complexa, grossa ou fina. Veremos adiante alguns exemplos.

A linha física é palpável, você pode tocá-la, senti-la. É tridimensional, ocupa um lugar no espaço físico que nos cerca. É muito usada pelos escultores.Exemplos: barbante, fio, arame, etc.

As linhas podem ser classificadas quanto ao seu formato, quanto a sua posição e quanto a sua expressividade.

Page 3: Apostila elementos visuais 2013

3

Quanto ao formato:

Quanto à posição:

Quanto a sua expressividade:

Dinâmicas – são aquelas que nos transmitem a sensação de movimento e ação. São elas: inclinada, curva, poligonal, sinuosa e mista.

Exemplo:Composição com linha poligonal:

Estáticas – São aquelas que se caracterizam pela ausência de movimento. São as linhas horizontais e as verticais.

Exemplo:

Linhas simples

Poligonais

Sinuosas

Mistas

Curvas

Retas

Linhas complexas

Linhas retas

Horizontais

Verticais

Inclinadas

Faça no espaço abaixo uma composição com linhas dinâmicas sinuosas:

Page 4: Apostila elementos visuais 2013

4

Se você deslocar o ponto sempre na mesma direção, você vai traçar uma linha reta. Vimos que a linha reta pode estar em três posições: horizontal, vertical e inclinada. Cada uma destas posições transmitirá diferentes sensações na composição.

Linha reta horizontal: quando está muito presente nas composições, transmite a impressão visual de tranqüilidade, repouso, amplitude e descanso.

Linha reta vertical: traz a sensação visual de alerta, equilíbrio, estabilidade, espiritualidade e ascensão.

Linha reta inclinada ou oblíqua: esta linha nos transmite a sensação visual de radiação, instabilidade, movimento e dispersão.

Linhas CurvasSe você deslocar o ponto mudando sempre de direção, sem formar bicos, você

estará traçando uma linha curva. Esta linha pode nos transmitir sensualidade, suavidade, alegria ou tristeza, leveza ou peso.

Composição - Mondrian

Linha curva côncova Alegria, leveza

Linha curva convexa Tristeza, peso

Page 5: Apostila elementos visuais 2013

5

Linha Sinuosa ou Ondulada – Surge da sequência de linhas curvas.Exemplo:

Linha espiral ou espiralada – é um outro modo de trabalharmos com as linhas curvas.Exemplo:

Linha Quebrada ou Poligonal – Surge da sequência de linhas retas deslocadas em várias direções formando bicos, quebras. Transmite-nos a sensação visual de força e de agressividade.Exemplo:

Linhas mistas: Surgem da combinação de linhas retas e curvas ao mesmo tempo.Crie no espaço abaixo uma composição com linhas mistas:

Obs: TODAS as linhas que você acabou de conhecer podem ser leves (finas) ou pesadas (grossas), dependendo da intensidade do traço que for feito.

Page 6: Apostila elementos visuais 2013

6

Exemplo:

A FORMA

O ponto gera a linha e a linha, por sua vez, gera a forma. A forma delimita um ser qualquer no espaço que nos cerca.

A forma pode ser figurativa ou abstrata.

Forma figurativa – É aquela reconhecida como parte de nosso mundo visível e cotidiano. Em uma obra figurativa, é possível descrever aquilo que foi representado.Exemplos:Forma abstrata – É aquela que se distancia da realidade. Por isso, é também chamada não-descritiva, já que não descreve coisas, paisagens ou cenas da realidade.

O artista quando usa formas abstratas pode empregar pontos, linhas, cores, texturas, etc., para se expressar – sem a intenção de representar a realidade externa.

A arte abstrata pode ser geométrica ou não-geométrica.

Arte abstrata geométrica: o artista usa formas geométricas organizando-as com certa regularidade, deixando o espaço em equilíbrio, distribuindo o peso de cada forma de maneira proporcional pela área de que dispõe.

A estudante (1917) – Anita Malfatti

Ouro Preto (1950) - Guignard

Page 7: Apostila elementos visuais 2013

7

Exemplo:

Arte abstrata não-geométrica: o artista aqui utiliza formas “desenhadas à mão livre” e,

mesmo que utilize formas geométricas, estas ficam dispostas de uma maneira irregular pelo espaço, ou seja, é uma organização mais livre do espaço.

Exemplo:

As formas podem ainda ser classificadas quanto as suas dimensões.Uma forma pode ter duas ou três dimensões.

Bidimensional: é a forma que possui apenas comprimento e altura, como, por exemplo, a pintura:

Têmpera sobre tela (dec 70) - Volpi

Movimento I (1935) - Kandinsky

Page 8: Apostila elementos visuais 2013

8

IMPORTANTE:A obra bidimensional pode ter uma subdivisão: pode ser plana ou com ilusão de profundidade. Observe com atenção os exemplos em sala para entender a diferença.

Tridimensional: é a forma que possui, além do comprimento e da altura, uma largura, que lhe dá volume. Exemplos de formas tridimensionais: escultura, arquitetura.

TEXTURA

Textura é a qualidade de uma superfície. Uma superfície pode ser áspera, macia, granulada, enrugada, ondulada, etc.

As texturas podem ser táteis ou gráficas. As táteis podem ser tocadas, estão presentes na superfície dos objetos. Você pode encontrar diferentes texturas ao tocar nas cascas das árvores, em diferentes tipos de papéis e de tecidos, na casca do abacaxi e de outras frutas, na superfície lisa do mármore, na superfície ondulada de uma pasta de plástico, enfim, são infinitas as texturas táteis que se encontram a nossa volta.

Já as texturas gráficas são aquelas que criamos no papel, e são importantes para nossas aulas de artes porque com elas podemos valorizar um desenho ou uma pintura. Podemos obter uma superfície no papel por meio de decalque da superfície (ex.: quando passamos o giz de cera por cima de uma superfície rugosa) ou podemos desenhá-la, seja observando uma textura real, seja inventando nossa própria textura.

Frutas e Flores - Pedro Alexandrino

Pense em uma grande superfície de areia, como em uma praia. Os grãos de areia estão dispostos de forma aleatória, não é mesmo? Pense agora como seria a melhor forma de representá-los – isso inclui também a escolha das cores. Faça ao lado esta textura, que lembre areia, preenchendo todo o retângulo ao lado.

Procure agora fazer no espaço ao lado uma textura que lembre uma superfície macia – como a do algodão, por exemplo.Que linhas você acha que transmitirão melhor esta sensação de maciez?

Page 9: Apostila elementos visuais 2013

9

* * * * *