APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

5
Foi lançada pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy em 1937, partindo do pressuposto que há uma integração entre todos os ramos do conhecimento.

description

Foi lançada pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy em 1937, partindo do pressuposto que há uma integração entre todos os ramos do conhecimento. A abordagem sistêmica vê a organização como um todo integrado, constituída de parte que interagem entre si, e inserida numa ambiente com o qual interage permanentemente (LACOMBE & HEILBORN, 2006). TEORIA DE SISTEMAS

Transcript of APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

Page 1: APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

Foi lançada pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy em 1937, partindo do pressuposto que há uma integração entre todos os ramos do conhecimento. 

Page 2: APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

As principais características são: homem funcional (os papéis são mais enfatizados que a pessoa em si), conflitos de papéis (as pessoas não agem em função do que são, mas em função dos papéis que representam), incentivos mistos (equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários), equilíbrio integrado (dada a complexidade, qualquer ação sobre uma unidade da empresa atingirá todas as outras unidades), estado estável - para evitar a entropia, isto é, a tendência ao desgaste, à desintegração e ao aumento da aleatoriedade) (FERREIRA, 2002) (complemente sua leitura no caderno didático)  

Page 3: APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

TEORIA DE SISTEMAS   A abordagem sistêmica vê a organização como um todo integrado, constituída de parte que interagem entre si, e inserida numa ambiente com o qual interage permanentemente (LACOMBE & HEILBORN, 2006).  

 

Page 4: APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

TEORIA DAS CONTINGÊNCIAS  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_6lAYeZlARsA/SqEOEZ9azVI/AAAAAAAAACg/2xas9plEync/s320/ks113236.jpg

Surgiu em virtude das incertezas provocadas pelo ambiente externo na organização. 

Page 5: APRESENTAÇÃO ETEC aula IV 7

TEORIA DAS CONTINGÊNCIAS  A teoria da contingência enfatiza que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa; tudo é relativo, tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são as variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são as variáveis dependentes, dentro de uma relação funcional (Ferreira, 2002, p. 101).(complemente sua leitura no caderno didático)