Apresentação1

5
Esconde-esconde A tradicional brincadeira de "Cadê? Achou!" é sempre um sucesso. Esconda seu rosto com as mãos ou com um pedaço de pano e brinque bastante. Se o bebê não ficar irritado, vale também esconder o rostinho dele. Além de divertir, seu filho aprenderá que quando algo desaparece, não significa que deixa de existir. O objeto vai e volta. E isso vai ajudá-lo inclusive a aprender que você também vai e volta. Brincadeiras para bebê

Transcript of Apresentação1

Page 1: Apresentação1

 Esconde-esconde

A tradicional brincadeira de "Cadê? Achou!" é sempre um sucesso. Esconda seu rosto com as mãos ou com um pedaço de pano e brinque bastante. Se o bebê não ficar irritado, vale também esconder o rostinho dele. Além de divertir, seu filho aprenderá que quando algo desaparece, não significa que deixa de existir. O objeto vai e volta. E isso vai ajudá-lo inclusive a aprender que você também vai e volta.

Brincadeiras para bebê

Page 2: Apresentação1

 Pisca-pisca

Use os olhos para piscar! Pisque devagar, depois rápido, revire os olhos, feche e abra em velocidades diferentes. Os bebês adoram ficar observando essas ações e com o tempo tentarão imitar.

Page 3: Apresentação1

Aproxime os brinquedos

Colocar o bebê sentado no edredom com vários brinquedos em volta é sempre bom. Mas sente ao seu lado, mostre os brinquedos, ensine como eles funcionam. Procure colocar alguns objetos que cabem nas mãozinhas do bebê para ele segurar. Mas nada muito pequeno - o mais seguro é usar o tamanho de uma bola de pingue-pongue como referencia. 

Page 4: Apresentação1

faz de conta

A criança é um ser em desenvolvimento e é na interação com as pessoas e com os objetos, especialmente os brinquedos e as brincadeiras, que ela vai se estruturando. A atividade de brincar começa desde o seu nascimento. Pela brincadeira, a criança constrói sua experiência com o mundo de forma ativa, vivenciando situações.A brincadeira é uma atividade que estrutura e impulsiona o desenvolvimento infantil. No mundo da brincadeira, o faz-de-conta se constitui em um importante recurso para a criança expressar suas aprendizagens. Dos 3 aos 7 anos, a brincadeira do faz-de-conta é a que desperta o seu maior interesse. É uma atividade que enriquece a identidade da criança, pois ela passa a viver e experimentar outras formas de ser ao interpretar outros personagens.

Page 5: Apresentação1

A criança, ao brincar, cria e recria seus espaços, seus cenários, dá vida e função aos objetos. Neste ato de brincar, ela interpreta a experiência que vive em seu meio com os seus valores e crenças já incorporados. A criança constrói a sua própria versão sobre os padrões sociais que lhe são transmitidos pelas pessoas com quem convive, e, neste brincar, nesta interação, resignifica os valores que terão grande contribuição para a sua vida.Ela começa a desenvolver habilidades para compreender a si e aos outros. Este jogo lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança. A linguagem, o pensamento, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, a concentração e a curiosidade são estimulados.