APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do...

25

Transcript of APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do...

Page 1: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para
Page 2: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

APRESENTAÇÃOA realização de um evento no segmento energético, com foco em meio ambiente e sustentabilidade, vem ao encontro das grandes questões que atingem a sociedade como um todo nos dias de hoje: crise no setor elétrico, crise hídrica, crise no petróleo etc.

A ideia deste projeto é promover o encontro dos principais atores da indús-tria geradora de energias renováveis, tais como energia eólica, fotovoltaica, biomassa, através de reprocessamento de resíduos oriundos de diversos segmentos, energia hídrica, energia das ondas, dentre outras, de forma a apresentar para o mercado as oportunidades de geração de energia de fontes focadas no tripé: conscientização ambiental, sustentabilidade e via-bilidade econômico-financeira.

Para tanto, apresentamos um projeto para reunir os principais parceiros e fornecedores de produtos e serviços desta indústria, aliando debates pro-fissionais para discussão sobre as novas tecnologias, estudos, cases de suscesso e, em paralelo, oportunidades de negócios.

Trata-se da Expo Energy Brasil, edição 2017, uma excelente oportunidade para realização de negócios, troca de experiências e vislumbre de novos horizontes, partindo para ações mais pró-ativas no emergente mercado de energias renováveis.

Page 3: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Um dos fundamentos da sustentabilidade econômica de um país é a sua capacidade de prover logística e energia para o desenvolvimento de sua produção, com segurança e em condições competitivas e ambientalmente sustentáveis.

De acordo com o planejamento energético brasileiro de mé-dio prazo, a hidreletricidade sofrerá uma leve queda da parti-cipação, assim como a lenha e o carvão vegetal. Por sua vez, fontes como os derivados da cana-de-açúcar, em especial o etanol, ganharão participação na matriz.

Apesar da previsão de que petróleo e derivados terão aumento da produção nos próximos anos, estima-se uma diminuição da sua fatia na composição da matriz, uma vez que a maior parte da oferta adicional seria voltada para o mercado externo (expor-tação). No que se refere ao mercado interno, a gasolina conti-nuará a ser gradativamente substituída pelo álcool hidratado.

OPORTUNIDADES PARA O SETOR ENERGÉTICONos próximos dez anos, a demanda total de energia do país deverá crescer 5,3% ao ano. A indústria e o setor de trans-portes continuarão a ser os principais responsáveis por esse consumo, com cerca de 67% do total.

A maior taxa de crescimento decenal ocorre, porém, no setor energético: consumo próprio de refinarias e na exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural.

Em 2020, estima-se que o consumo de eletricidade será 61% superior ao ano de 2010, atingindo 730 TWh. A indústria nacio-nal tem importante papel nessa expansão, sendo responsável por 138 TWh dos 277 TWh adicionais de consumo no período.

Outra fonte de energia que se destaca no Brasil é a biomas-sa, pois grande parte do território brasileiro se insere na re-gião do planeta mais propensa à produção desta fonte.

1. Expectativas

Page 4: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Recursos disponibilizados entre 2011 e 2014: R$ 1,2 bilhão.Deste total, R$ 56,7 milhões eram do Ministério do Meio Am-biente (2011 – 2012).

Municípios que declaram possuir planos de gestão integrada de resíduos sólidos: 1.865 municípios.

Municípios que dispõe seus resíduos em lixões ou aterros controlados: 59% dos municípios brasileiros.

Municípios que dispõe seus resíduos em aterros sanitários: 2,2 mil municípios.

Média de lixo produzido por uma pessoa por dia: 1,02 Kg/ habitante/dia.

Dos resíduos coletados: 58% têm destinação em aterros sa-nitários e 13% desse total é reciclado.

18% dos municípios têm coleta seletiva.

0,8% da fração orgânica coletada vão para compostagem.

NÚMEROS EM DESTAQUECustos da instalação dos aterros sanitários- Custos da implantação: 5% do total de investimentos no aterro.- Custos de operação e manutenção: 85% do total de investi-mentos no aterro (em uma vida útil de 20 anos).- Custos de encerramento e pós-encerramento: 10% do total de investimentos no aterro sanitário.

Valores estimados para implantação- Aterro de pequeno porte (100 t/dia): 5,2 milhões.- Aterro de médio porte (800 t/dia): 18,4 milhões.- Aterro de grande porte (2.000 t/dia): 36,2 milhões. (Fonte: FGV/ABETRE 2007 – corrigido pelo INCC até 6/2014)

Catadores de Materiais Recicláveis- Número de catadores: cerca de 600 mil catadores.- Cooperativa ou associações: foram identificadas 1.175 coo-perativas ou associações de catadores, distribuídas em 684 municípios brasileiros e totalizando 30.390 trabalhadores (Fonte: Ipea, 2011).

2. Números relevantes

Page 5: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

As usinas eólicas brasileiras aumentaram em 114% a produ-ção de energia no primeiro semestre de 2015, quando com-parado com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétri-ca (CCEE), a geração média nos seis primeiros meses deste ano foi de 1.831 MW médios frente aos 856 MW médios al-cançados no mesmo período do ano anterior.

O Rio Grande do Norte segue como principal produtor de energia elétrica por fonte eólica no país. No primeiro semes-tre de 2015, as usinas eólicas potiguares geraram 642 MW médios de energia, montante 142% maior do que o produ-zido nos seis primeiros meses do ano passado. Na sequên-cia, aparece a Bahia, que quase triplicou sua geração eólica, com 391 MW médios (+283%), o Ceará com 363 MW médios (+48%) e o Rio Grande do Sul com 288 MW médios, aumen-to de 91% em relação ao montante gerado no mesmo perío-do de 2014.

A geração eólica também ganhou mais representatividade na

VENTO A FAVORmatriz energética brasileira neste primeiro semestre. No fim de junho do ano passado, a fonte era responsável por 1,4% do total gerado de energia no ano no Sistema Interligado Na-cional – SIN. Atualmente, ela representa 3% de toda a ener-gia produzida no SIN no ano 2015.

A capacidade instalada de usinas eólicas no Brasil chegou a 6.183 MW ao final do primeiro semestre de 2015, quase o do-bro em relação ao mesmo período do ano passado, quando a capacidade era de 3.106 MW. Atualmente o Rio Grande do Norte segue na liderança em capacidade instalada da fonte, com 2.243 MW, seguido por Ceará (1.233 MW), Rio Grande do Sul (1.300 MW) e Bahia (959 MW).

De janeiro a julho de 2015 entraram em operação cerca de 1.437 MW de usinas eólicas, e ainda estão previstos cerca de 1.636 MW até o final do ano. Para o ano 2016 já estão previstos cerca de 3.100 MW e para 2017 cerca de 1.985 MW, contribuindo para ampliação da fonte eólica e a diver-sificação da matriz de energia elétrica brasileira.

3. Energia eólica

Page 6: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em todo o território e, em locais longe dos cen-tros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a procura nestes e a consequente perda de energia que ocor-reria na transmissão por grandes distâncias.

Atualmente há vários projetos para o aproveitamento da energia solar no Brasil, particularmente por meio de sis-

SOL, FONTE DE LUZ E ENERGIAtemas fotovoltaicos visando ao atendimento de comunida-des isoladas da rede elétrica e ao desenvolvimento regio-nal. São 4.228 empreendimentos em operação, totalizando 138.286.277 kW de potência instalada. Está prevista para os próximos anos uma adição de 41.232.382 kW na capa-cidade de geração do país, proveniente dos atuais 182 em-preendimentos em construção e mais 711 com construção não iniciada.

Fonte: Associação Europeia da Indústria Fotovoltaica.

Países que mais produzem

Alemanha EUA República TchecaItália Espanha Bélgica

BrasilJapão China Austrália

24.700 MW 4.200 MW 2.000 MW

12.500 MW 4.100 MW 1.500 MW

2 MW

4.700 MW 2.700 MW 550 MW

Info

gráfi

co: M

onte

negr

o

4. Energia fotovoltaica

Page 7: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

A Expo Energy Brasil oferece oportunidades de negócios e networking sem igual. Representantes das principais em-presas do setor de energia do Brasil e internacionais es-tarão presentes, assim como o governo, os operadores de centrais, reguladores, consultores, institutos de pesquisa, fabricantes, prestadores de serviços, clientes / usuários e a mídia especializada.

Em uma área de 2.350m² os expositores têm a oportunida-de de apresentar para um público selecionado e qualificado o estado da arte em seus respectivos segmentos, gerando grande volume de negócios.

Este arranjo comercial / técnico, aliás, é certamente o maior diferencial do evento, possibilitando excelentes re-sultados para todos os atores envolvidos.

Não perca esta grande oportunidade, reserve o seu espaço!

UMA OPORTUNIDADE IMPACTANTE

5. A feira

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Data 22-24 de novembro de 2017

Local Riocentro - Pavilhão 5

Endereço Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Website www.expoenergybrasil.com.br

Área 2.350m²

Idioma Português, com tradução nas palestras de convidados internacionais

Benefícios aos inscritos

Conteúdo e apoio ao desenvolvimento profissional, social e ambiental

ProgramaçãoPalestras, painéis e debates temáticos.Conteúdo técnico-científico diferenciado. Livraria técnica especializada.

Page 8: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Promover contatos entre as empresas ligadas ao setor de infraestrutura e meio ambiente

Propiciar um ambiente ideal para a troca de informações sobre tecnologias, equipamentos e serviços na busca do desenvolvimento sustentável

Estimular e reforçar a troca de experiências entreprofissionais e pesquisadores do Brasil e do exterior

Networking - presença de gestores públicos e privados junto a potenciais investidores nacionais e internacionais

Fechamento de negócios

O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.

RESULTADOS ESPERADOSO mais qualificado evento de sustentabilidade, meio ambiente e energia alternativa do Brasil.

Evento unificado e ponto de encontro entre todos os envolvidos na cadeia produtiva do segmento.

Seminário em paralelo com os principais palestrantes do setor.

Presença de empresas e entidades responsáveis pelas grandes obras no país.

Público qualificado – grande percentual de compradores.

POR QUE EXPOR?

1

2

3

4

5

5. A feira

Page 9: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

PERFIL DO VISITANTERepresentantes de órgãos municipais, estaduais e fede-rais das áreas de resíduos sólidos, saneamento e meio ambiente.

Técnicos do setor ambiental e segmentos afins de compa-nhias de água e esgoto.

Técnicos do setor elétrico e segmentos afins.

Profissionais de empresas de meio ambiente.

Prestadores de serviços de saneamento, meio ambiente e energia.

UM PÚBLICO EM SINTONIA COM AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Executivos de organismos internacionais e nacionais, com foco na realização de negócios com pessoas-chaves no setores de energia alternativa, resíduos sólidos, sanea-mento, meio ambiente e áreas afins.

Executivos formadores de opinião, com alto poder de compra.

Professores, pesquisadores e estudantes de instituições de ensino superior e centros de pesquisas.

6. Público-alvo

Page 10: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

7. Planta

Page 11: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Linhas de financiamento para projetos de energia reno-vável e sustentabilidade ambiental.

Gestão institucional e empresarial do setor: regulação, regulamentação, eficiência empresarial, organização e qualidade.

Direito ambiental, legislação e tributação.

Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação.

Modelos cooperativos como soluções para energia re-novável no Brasil e no exterior.

Educação e recursos humanos: formação, gestão e ca-pacitação de pessoas e educação ambiental.

Meio ambiente: gestão e controle ambiental, avalia-ções de impacto ambiental, normas e padrões ambien-tais, gestão costeira, análises de risco, produção mais limpa, mudanças climáticas e créditos de carbono.

Soluções de impacto em energias eólica e solar.

TEMAS EM DEBATEEnergia, eficiência energética e controle de perdas: gestão, controle e redução de consumo.

Efluentes sanitários e industriais: caracterização, cole-ta, tratamento, disposição, reuso, lodos e biossólidos.

Resíduos sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, dis-posição final e aterros sanitários; geração de biogás.

Recursos hídricos: planejamento, gestão, aprovei-tamento, controle da poluição, políticas e estudos avaliativos.

Saúde pública: doenças, controle de vetores, epide-miologia, vigilância sanitária e salubridade ambiental.

Irrigação, drenagem urbana, controle da erosão, águas subterrâneas e águas fluviais: hidrologia urbana, trata-mento e gestão.

Controle da poluição do ar: odores, ruídos, radiações e material particulado.

Outros.

8. O seminário

15

9

10

11

12

13

14

16

1

2

3

4

5

6

7

8

Page 12: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

UM TIME DE PRIMEIRA

9. Palestrantes

NOMEBreve currículo dopalestrante convidado,dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante a ser indicado, dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante a ser indicado, dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante convidado,dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante a ser indicado, dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante a ser indicado, dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante convidado,dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante a ser indicado, dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

NOMEBreve currículo dopalestrante a ser indicado, dentre personalidadesrenomadas nos segmentosdo evento.

Page 13: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

COMO SE INSCREVER INVESTIMENTO

Passaporte para os três dias R$ 1.200,00

Inscrição para um dia R$ 500,00

- Almoço e coffee break inclusos- Convite para o jantar de confraternização- Certificado de Participação- Desconto para grupos de uma mesma empresa

Inscrição pelo site www.expoenergybrasil.com.br.

Inscrições10.

Page 14: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Direito a inserir a logomarca do patrocinador nos se-guintes itens:

Site do evento; APP do evento; Boletim digital; Totem de patrocinadores; Secretaria do congresso, Fundo de palco do auditório; Fundo de palco das salas de painel; Pórtico de entrada do evento e animação de abertura do evento; capa de TNT para fixação nas cadeiras do auditório.

Participação de representante na solenidade de abertura.

Menção de agradecimento na solenidade de abertura.

Exibição de vídeo com duração máxima de 3 minutos na solenidade de abertura.

Projeção de logomarca no telão das salas de conferências.

Nomeação de uma das salas de conferência com o nome da empresa patrocinadora.

CONTRAPARTIDAS

Área livre para construção de estande de 200m² situado em área privilegiada da feira, conforme planta anexa.

30 inscrições no Seminário.

30 convites para o jantar de confraternização.

Reportagem especial na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.

Anúncio na 4ª capa da revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.

Anúncio digital no site do evento.

Inserção de encarte ou material de divulgação nas bol-sas dos participantes do Seminário.

Sala de 100m², equipada e decorada como lounge ou auditório de reuniões, durante os três dias do evento.

Inserção de logo nos anúncios institucionais do evento nos veículos especializados do setor.

1

9

2

10

3

115

136

147

158

4

12

INVESTIMENTO - R$ 500.000,00

PatrocínioDiamante11.

Page 15: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

1. Área livre para construção de estande de 150m² situado em área privilegiada da feira, conforme planta anexa.2. 25 inscrições no Seminário.3. 25 convites para o jantar de confraternização.4. Reportagem especial na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.5. Anúncio na 2ª ou 3ª capa da revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.6. Anúncio digital no site do evento.7. Inserção de encarte ou material de divulgação nas bolsas dos participantes do Seminário.8. Menção de agradecimento na solenidade de abertura.9. Exibição de vídeo com duração máxima de 3 minutos na solenidade de abertura.10. Inserção de logo nos anúncios institucionais do evento nos veículos especializados do setor.

CONTRAPARTIDAS11. Inserção de logo no quadro de patrocinadores a ser veiculado nos seguintes itens: a. Site do evento b. APP do evento c. Boletim digital d. Totem de patrocinadores e. Secretaria do congresso f. Fundo de palco do auditório g. Fundo de palco das salas de painel h. Pórtico de entrada do evento i. Animação de abertura do evento.

12. Menção de agradecimento na solenidade de abertura.13. Projeção de logomarca no telão das salas de conferências.14. Nomeação de uma das salas de conferência com o nome da empresa patrocinadora.

INVESTIMENTO - R$ 300.000,00

PatrocínioOuro11.

Page 16: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

1. Área livre para construção de estande de 100m² situado em área privilegiada da feira, conforme planta anexa.2. 20 inscrições no Seminário.3. 20 convites para o jantar de confraternização.4. Reportagem especial na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.5. Anúncio de página na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.6. Anúncio digital no site do evento.7. Inserção de encarte ou material de divulgação nas bolsas dos participantes do Seminário.8. Inserção de logo no quadro de patrocinadores a ser veiculado nos seguintes itens:

CONTRAPARTIDAS a. Site do evento b. APP do evento c. Boletim digital d. Totem de patrocinadores e. Secretaria do congresso f. Fundo de palco do auditório g. Fundo de palco das salas de painel h. Pórtico de entrada do evento i. Animação de abertura do evento.

9. Menção de agradecimento na solenidade de abertura.10. Projeção de logomarca no telão das salas de conferências.

INVESTIMENTO - R$ 200.000,00

PatrocínioPrata11.

Page 17: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

1. Área livre para construção de estande de 50m² situado em área privilegiada da feira, conforme planta anexa.2. 15 inscrições no Seminário.3. 15 convites para o jantar de confraternização.4. Reportagem especial na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.5. Anúncio de página na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.6. Anúncio digital no site do evento.7. Inserção de encarte ou material de divulgação nas bolsas dos participantes do Seminário.8. Inserção de logo no quadro de patrocinadores a ser veiculado nos seguintes itens:

CONTRAPARTIDAS a. Site do evento b. APP do evento c. Boletim digital d. Totem de patrocinadores e. Secretaria do congresso f. Fundo de palco do auditório g. Fundo de palco das salas de painel h. Pórtico de entrada do evento i. Animação de abertura do evento.

9. Menção de agradecimento na solenidade de abertura.10. Projeção de logomarca no telão das salas de conferências.

INVESTIMENTO - R$ 100.000,00

PatrocínioBronze11.

Page 18: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

1. Área livre para construção de estande de 40m² situado em área privilegiada da feira, conforme planta anexa.2. 10 inscrições no Seminário.3. 10 convites para o jantar de confraternização.4. Reportagem especial na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.5. Anúncio de página na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.6. Anúncio digital no site do evento.7. Inserção de encarte ou material de divulgação nas bolsas dos participantes do Seminário.8. Inserção de logo no quadro de patrocinadores a ser veiculado nos seguintes itens:

CONTRAPARTIDAS a. Site do evento b. APP do evento c. Boletim digital d. Totem de patrocinadores e. Secretaria do congresso f. Fundo de palco do auditório g. Fundo de palco das salas de painel h. Pórtico de entrada do evento i. Animação de abertura do evento.

9. Projeção de logomarca no telão das salas de conferências.

INVESTIMENTO - R$ 80.000,00

PatrocínioVIP11.

Page 19: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

1. Área livre para construção de estande de 30m² situado em área privilegiada da feira, conforme planta anexa.2. 5 inscrições no Seminário.3. 5 convites para o jantar de confraternização.4. Anúncio de página na revista oficial do evento, a ser distribuída aos participantes.6. Anúncio digital no site do evento.7. Inserção de encarte ou material de divulgação nas bolsas dos participantes do Seminário.8. Inserção de logo no quadro de patrocinadores a ser veiculado nos seguintes itens:

CONTRAPARTIDAS a. Site do evento b. APP do evento c. Boletim digital d. Totem de patrocinadores e. Secretaria do congresso f. Fundo de palco do auditório g. Fundo de palco das salas de painel h. Pórtico de entrada do evento i. Animação de abertura do evento.

9. Projeção de logomarca no telão das salas de conferências.

INVESTIMENTO - R$ 60.000,00

11. PatrocínioEspecial

Page 20: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Área livre- Área de exibição livre mínima de 9m² (3m x 3m)- Carpete aplicado sobre o piso do local- 1 ponto de energia

Investimento por m² - R$ 400,00

Área com Montagem básica- Área de exibição mínima de 9m² (3m x 3m)- Carpete aplicado sobre o piso do local- Testeira com aplicação do nome da empresa- Mesa de reunião com tampo de vidro e 4 cadeiras- Armário - 1 ponto de energia

Investimento por m² - R$ 900,00

Área com Montagem Especial- A ser definido com a Montadora Oficial do evento.- Investimento mediante definição de projeto.

EsPAÇOS DISPONÍVEIS

2,20

m

3,0 m

3,0

m

Estandes12.

Imagem meramente ilustrativa. Adesivação não inclusa

Page 21: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

PARCEIROS OFICIAIS

PARCEIROS13.

Page 22: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

A Cidade Maravilhosa ganha mais um evento de porte in-ternacional, que promete reunir executivos, empresários, li-deranças ambientais, formadores de opinião, estudantes e estudiosos dos temas Energia Alternativa, Consciência Am-biental e Sustentabilidade.

A relevância da cidade do Rio de Janeiro é reforçada com a sua vocação turística bem consolidada e experiência de hospedar grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Para além disso, uma metrópole que se urbanizou rapidamente no século 20 e hoje possui 12 milhões de habitantes, o Rio é um mosaico complexo e cheio de contrastes tanto urbanos, entre as favelas e o as-falto, como naturais, entre as montanhas e o litoral.

Uma cidade verde que, sem interromper seu progresso e crescimento, soube preservar sua beleza natural, seja no li-

CIDADE MARAVILHOSA, ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL

toral de mais de 90 quilômetros de praias, seja por abrigar a maior floresta urbana do mundo, cachoeiras, seja por propor-cionar uma integração sem par entre as grandes metrópoles.

Segundo a International Congress and Convention Asso-ciation – ICCA, o Rio de Janeiro está em segundo lugar no ranking das cidades mais procuradas para a realização de congressos internacionais nas Américas.

Considerando-se todos estes aspectos, o Rio é o melhor ce-nário para seu evento. Como foi para Conferência das Na-ções Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, quando aqui vieram 122 chefes de estado e governo, ou a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas para o Desen-volvimento Sustentável, em 2012, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que foram sucesso de participantes de todo o mundo em 2016.

Rio de Janeiro, vocação naturalpara eventos13.

Page 23: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

Sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil, o Riocentro passou por uma completa reestruturação que abrangeu simultaneamente as instalações e o modelo de gestão, implementada pela operação brasileira da GL Events, um dos maiores grupos do setor de eventos do mundo, com sede na França, que assumiu a gestão do centro de conven-ções carioca em 2006.

O programa de investimentos consumiu R$ 400 milhões, apli-cados na reforma das instalações, com obras de moderniza-ção, novas infraestruturas e a construção de um hotel. Trans-formado em um grande e completo complexo para eventos, o Riocentro dispõe dos mais modernos equipamentos e ofere-ce infraestrutura comparável aos maiores e melhores espa-ços do mundo.

Em paralelo, a GL events aplicou um novo modelo de gestão que inclui a prospecção intensiva de eventos nacionais e in-

O MAIOR CENTRO DE CONVENÇÕES DO BRASIL

ternacionais. Os resultados já começaram a aparecer com a confirmação de eventos até então inéditos no Rio de Janeiro e reservas confirmadas até 2020.

O programa de obras abrangeu a reforma dos pavilhões, que receberam climatização e wi-fi, e a construção de no-vas estruturas fixas. Também incluiu a construção do Grand Mercure Riocentro, hotel com 306 apartamentos localizado no terreno do centro de convenções, com acesso direto aos pavilhões e inaugurado em abril desse ano, oferecendo con-forto, praticidade e eficiência.

O Riocentro está localizado em uma área amplamente aten-dida pelas opções de transporte público. Com duas estações do BRT Transolímpica em frente, o Riocentro também se co-necta com o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aero-porto do Galeão, na Ilha do Governador, e é uma das princi-pais obras viárias da cidade.

Local do evento14.

Page 24: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para

O projeto Expo Energy Brasil é organizado e promovido pela Montenegro Feiras e Eventos, uma empresa integrante da Montenegro Grupo de Comunicação, uma agência dinâmica, com forte atuação em comunicação empresarial, especializa-da em eventos corporativos, feiras, congressos, seminários, conferências, fóruns, encontros empresariais, rodadas de ne-gócios, palestras etc., atendendo a empresas privadas, órgãos públicos e instituições de classe, dentre outros, com mais de 28 anos de experiência no mercado brasileiro.

Dentre alguns eventos promovidos pela Montenegro, des-taque para a Expotáxi Brasil, Salão do Táxi Rio de Janei-ro, Expotáxi RJ, Nutrishow, Jantar Anual dos Corretores de Seguros, Rio Coop Show, Participação do Sistema OCB/

MONTENEGRO FEIRAS E EVENTOSSescoop-RJ na Rio+20, Participação da Agevap no Encob 2013 e muitos outros.

A Montenegro Feiras e Eventos cuida de toda a logística na produção de eventos corporativos, sendo responsável des-de a concepção, criação e elaboração do projeto, criação e produção de identidade visual; gerenciamento de staff, supervisores, mestres de cerimônias, cerimonialistas e de-mais assistentes; seleção de palestrantes; relacionamento com fornecedores e terceirizados; gerenciamento de mídias digitais; assessoria de comunicação corporativa e impren-sa; marketing e comunicação estratégica; cenografia, sono-rização, filmagem e fotografia; captação de recursos; dentre outras ações.

Entre em contato com nossos consultores para mais infor-mações sobre como participar do projeto Expo Energy Brasil.

MAIS INFORMAÇÕESTel.: (21) 2215-9463 - [email protected]@expoenergybrasil.com.brwww.expoenergybrasil.com.brfacebook.com/Expoenergybrasiltwitter.com/Expoenergybrasil

Realização, organizaçãoe promoção15.

Page 25: APRESENTAÇÃO · Direito ambiental, legislação e tributação. Seguro ambiental, regulação do mercado e obrigatorie-dade, legislação. Modelos cooperativos como soluções para