Apresentação do PowerPoint - Coinvalores › arquivos3 › analise › especiais › LCAM... ·...

10
Tel.: (11) 3035 4141 | Fax: (11) 3814 0140 e-mail: [email protected] www.coinvalores.com.br Locamerica Saiba mais sobre: - Fusão com a Auto Ricci S.A. Análise Especial Felipe M. Silveira (CNPI) email: [email protected]

Transcript of Apresentação do PowerPoint - Coinvalores › arquivos3 › analise › especiais › LCAM... ·...

Tel.: (11) 3035 4141 | Fax: (11) 3814 0140 e-mail: [email protected]

www.coinvalores.com.br

Locamerica

Saiba mais sobre:

- Fusão com a Auto Ricci S.A.

Análise Especial

Felipe M. Silveira (CNPI) email: [email protected]

Brasil

Locamerica (LCAM3) voltou, de fato, a consolidar o mercado de terceirização de frotas brasileiro! Após adquirir a carteira de veículos e os clientes da Panda de Itu (publicamos outro relatório, comentando sobre isso), agora a companhia anunciou a fusão com a Auto Ricci S.A.. A seguir destacaremos os pontos mais relevantes dessa nova transação e o que vislumbramos de perspectivas para a empresa.

Sobre a Auto Ricci S.A.. A empresa também tem como atividade principal a terceirização de frotas corporativas, mantendo-se fora da modalidade Rent a Car (RAC), cuja periodicidade se dá por diárias e não por contratos longos. Como atividade acessória, após o encerramento da vida útil econômica dos veículos, a Ricci os vende, permitindo a constante renovação da frota operacional.

O histórico da empresa, resumidamente é: (i) 1994 foi a fundação com uma frota de vinte veículos; (ii) 2006 combinação das operações com a CCR Veículos que resultaria numa frota combinada de 2,9 mil carros, à época; (iii) 2008 fusão com a CCR e a companhia torna-se uma sociedade anônima comandada pelo conselho de administração; (iv) 2009 a 2012 expansão de lojas de seminovos e a frota atinge 8,6 mil veículos; e (v) 2013 a 2015 abertura de mais duas lojas, frota chega a 13 mil carros e torna-se, em dez/14, a oitava maior empresa do setor. Atualmente, a Ricci possui uma frota total de 15,7 mil veículos e seis pontos de venda para o varejo de carros.

Ao lado está o comparativo entre as companhias, valendo ressaltar o elevado grau de complementaridade das operações, especificamente, as lojas de seminovos e sua dispersão geográfica pelo Brasil.

A

02

Fusão com a Auto Ricci S.A.

Fonte: Companhias.

Brasil

Brasil

03

Principais resultados da fusão:

Fusão com a Auto Ricci S.A.

Expectativas com a união. A companhia combinada terá de imediato uma frota de 43,4 mil veículos, o que significa a conquista de um maior poder de barganha junto às principais montadoras do país, especialmente em relação aos preços de compra dos carros, bem como as condições de pagamento. Essa melhora nas negociações com seus fornecedores deverá beneficiar diretamente o fluxo de caixa da empresa. Fonte: Companhias. (¹) Capex somado das empresas.

Fonte: Companhias. (²) Faturamento somado das empresas.

Como pode ser visto nos gráficos, o volume de aquisição de veículos da Locamerica irá aumentar em torno de 60% para 2017 e isso certamente refletirá no preço médio de compra, mas, sem necessariamente, afetar o valor médio de venda. Ou seja, a transação implicará ao longo dos próximos anos um faturamento maior com seminovos, porém sem uma elevação proporcional no capex destinado a renovação da frota da companhia, melhorando a geração de caixa em razão unicamente do significativo ganho de escala.

Além disso, os executivos das empresas esperam capturar outras sinergias operacionais no curto prazo. Em teleconferência, o diretor-presidente da Locamerica, Luis Fernando Memória Porto, afirmou que algumas sinergias podem ser obtidas em até seis meses após as aprovações regulatórias, basicamente o CADE. Dentre essas sinergias operacionais, destacam-se: (i) a otimização da estrutura administrativa das empresas, com eliminação de redundâncias de pessoal; (ii) segmentação da força de vendas; e (iii) diluição de gastos com estrutura de back-office.

Concomitantemente, o maior porte da nova empresa, bem como sua boa estrutura de capital tendem a contribuir para um menor custo de capital e acesso privilegiado ao mercado de crédito e de capitais, fortalecendo seu perfil financeiro (mais detalhado na próxima página).

Diante dessa plataforma operacional mais robusta, abrem-se oportunidades para a exploração de novos serviços, ainda não no segmento de rent a car, segundo os administradores salientaram recentemente. De fato, a estratégia será aumentar a penetração nos mesmos clientes, alavancar a rede de seminovos, buscar novos nichos de atuação (mercado de replacement é alvo) e, principalmente, executar outros movimentos de M&A no setor que ainda é bastante pulverizado.

04

Fusão com a Auto Ricci S.A.

14,2 13,1

9,1

6,4 5,0 5,4

706,3 680,5 516,5

2014 2015 2016 Em

R$

Milh

õe

s

Em m

ilhar

es

de

un

idad

es

Aquisição de Veículos

Locamerica Ricci Capex Veículos ¹

11,6 12,7 12,4 5,0 5,1 5,9

357,1 427,1

494,2

2014 2015 2016

Em R

$ M

ilhõ

es

Em m

ilhar

es

de

un

idad

es

Alienação de Veículos

Locamerica Ricci Venda Seminovos ²

Perfil financeiro. Nos últimos anos a Locamerica fez um grande esforço para equalizar seu endividamento, bem com otimizar sua plataforma operacional e gerar mais caixa aos acionistas. Hoje, a companhia possui uma boa estrutura de capital e ótimos índices de alavancagem financeira, se aproximando bastante dos múltiplos financeiros da Localiza (RENT3). Apenas para ilustrar, o indicador Dívida Líquida/EBITDA 2016 ficou em 2,5x e o endividamento líquido representava 70% do valor da frota versus os 2,1x e 45%, respectivamente, da líder do setor.

E a Ricci tem situação financeira ainda mais confortável que a empresa de locação das Américas. Na mesma ordem de indicadores apresentada anteriormente, em 2016, a Ricci fechou com 2,3x e 60%, além da Dívida Líquida/Patrimônio Líquido de 2,0x. Ou seja, a fusão para os acionistas da Locamerica irá resultar numa companhia menos alavancada! Em teleconferência houve a indicação de que as companhias buscarão reforçar a liquidez, possivelmente através da emissão de debêntures, já no curto prazo. Apresentamos o endividamento de ambas a seguir. Fonte: Companhias.

Múltiplos da transação. Como pode ser visto na ilustração abaixo, o Enterprise Value (EV) da negociação dividido pelo número de carros da Ricci está sendo feito com desconto de 25% em relação ao mesmo indicador atual da Locamerica, além de estar acima da média dos últimos movimentos do setor.

Para efeito de valuation, tanto o EV/EBITDA quanto o Preço sobre Lucro (descrito na imagem como “Price to Earnings”) Ajustado estão inferiores aos patamares de negociação recente da Locamerica e dos outros pares listados em bolsa. Isso só reforça nossa tese de que essa transação tem enorme potencial de agregar valor para os acionistas da Locamerica.

05

Fusão com a Auto Ricci S.A.

205,4 188,6 240,9 212,9 236,4

6,6 17,9

54,6 167,2 122,1 47,1 3,7

Caixa dez/16

2017 2018 2019 2020 2021 2022

Em R

$ m

ilhõ

es

Cronograma de Amortização

Locamerica Ricci

06

Fonte: Companhias.

Fusão com a Auto Ricci S.A.

Etapas societárias da fusão. Haverá a incorporação integral da Ricci pela Locamerica por meio do pagamento em dinheiro, mas também via alienação de ações de emissão da companhia em favor dos acionistas da empresa.

A pretendida combinação de negócios será implementada mediante a aquisição pela Locamerica de 16.873.098 ações da Ricci S.A. representativas de 33,7% do seu capital social pelo valor de R$ 53,9 milhões. Montante este que sairá do caixa da companhia, podendo, eventualmente, ser captado de terceiros. Já o pagamento via ações ocorrerá da seguinte forma. Posteriormente ao recebimento da parcela em dinheiro, os acionistas remanescentes da Ricci receberão um ativo LCAM3 para cada 1,91 ação que possuírem. Isto significa que, ao concluir a operação, os acionistas da Ricci em conjunto terão uma participação acionária na Locamerica de, aproximadamente, 21,1%.

Vale ressaltar que o atual acionista controlador da Ricci será titular de uma participação próxima a 17,7% da companhia, passando a integrar o atual bloco de controle da Locamerica, composto pelos fundadores Luis Fernando Porto e Sergio Resende, e terá os mesmos direitos políticos e econômicos dos demais controladores. Mais informações sobre o passo a passo dessa transação estão detalhadas na imagem ao lado.

Brasil

Conclusão. Iniciamos a cobertura da Locamerica em 2013, um anos após o seu IPO, e temos observado a consistente evolução nos seus números no decorrer do processo de reestruturação do negócio promovido nesses últimos anos. Entendemos que estamos diante de uma companhia com um modelo de negócios simples, porém que tem mostrado ser muito eficaz e, cada vez mais, rentável. As operações em ambos os segmentos já conquistaram relevante market share, mesmo com o acirramento da concorrência via “guerra de preços”, e possuem boas perspectivas de crescimento, seja este orgânico, através de novos nichos de mercado ou com novas aquisições.

Consideramos que a companhia trata-se de um case de small cap bastante atrativo em bolsa, reforçando a recomendação aos investidores de compra para seus papéis. Posteriormente, publicaremos o relatório com a revisão das nossas projeções, tendo em vista a entrada da carteira da Panda de Itu e a incorporação da Ricci, com o nosso preço alvo para os ativos LCAM3 atualizado.

Contudo, colocando na conta esses movimentos e suas implicações positivas para a geração de caixa da companhia, seguimos indicando aos investidores o posicionarem em seus papéis.

07

Fusão com a Auto Ricci S.A.

Importante Este material foi elaborado em nome da Coinvalores CCVM Ltda., para uso exclusivo no mercado brasileiro, sendo destinado a pessoas físicas e jurídicas residentes no país, e está sujeito às regras e supervisão da Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central do Brasil, estando em conformidade aos aspectos regulatórios contidos na Instrução da CVM n° 483/10. Destaca-se que os Comentários, Análises e Projeções contidas neste trabalho foram elaboradas de forma absolutamente independente das posições detidas por esta instituição, refletindo a opinião pessoal dos analistas que as avaliam. Este trabalho é fornecido a seu destinatário com a finalidade exclusiva de apresentar informações e os valores mobiliários de que trata, não se constituindo numa oferta de venda ou uma solicitação para compra de ações. As informações utilizadas para sua elaboração foram obtidas de fontes públicas e/ou diretamente junto à(s) companhias(s), objeto da análise. Consideramos tais fontes confiáveis e de boa fé, porém não há nenhuma garantia, expressa ou implícita, sobre sua exatidão. As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança. As opiniões aqui contidas a respeito da compra, venda ou manutenção dos papéis das companhias em análise ou a ponderação de tais valores mobiliários numa carteira teórica expressam o melhor julgamento dos analistas responsáveis por sua elaboração, porém não devem ser tomados por investidores como recomendação para uma efetiva tomada de decisão ou realização de negócios de qualquer natureza. Desta forma, a Coinvalores e os analistas envolvidos em sua elaboração não aceitam responsabilidade por qualquer perda direta ou indireta decorrente da utilização do conteúdo deste documento. De acordo com a Instrução CVM 483/10 é declarado que os analistas da Coinvalores CCVM Ltda possuem posições de investimento em cotas de Fundos e Clubes de Investimento administrados e geridos ou não, por esta instituição, os quais poderão sofrer influência indireta das análises e opiniões dos mesmos. A analista Sandra Peres, cônjuge ou companheiro, detêm (na data de publicação deste relatório), direta ou indiretamente, em nome próprio ou de terceiros, ações de emissão das companhias BM&FBovespa (BVMF3), Bradesco (BBDC4), Brasil Ecodiesel (ECOD3) e Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3).

EQUIPE COINVALORES – ANÁLISE ANALISTA CHEFE Sandra Peres (CNPI) [email protected] 3094-7873 r. 442 ANALISTAS DE INVESTIMENTOS Felipe Martins Silveira (CNPI) [email protected] 3094-7872 r. 443

08

Analistas / Discloser

SETORES ACOMPANHADOS – ANÁLISE Açúcar e Álcool - Sandra Peres (CNPI) Agrícola / Fertilizantes – Sandra Peres (CNPI) Alimentos / Abatedouros - Sandra Peres (CNPI) Alimentos / Massas e Farináceos - Sandra Peres (CNPI) Aluguel de Veículos / Frota – Felipe Martins Silveira (CNPI) Autopeças Felipe Martins Silveira (CNPI) Bancos de Nicho - Felipe Martins Silveira (CNPI) Bancos de Varejo - Felipe Martins Silveira (CNPI) Bebidas – Sandra Peres (CNPI) Bens de Capital / Infraestrutura – Felipe Martins Silveira (CNPI) Calçados - Sandra Peres (CNPI) Call Center – Felipe Martins Silveira (CNPI Cias Aéreas – Felipe Martins Silveira (CNPI) Comércio Farmacêutico - Sandra Peres (CNPI) Concessões em Infraestrutura - Felipe Martins Silveira (CNPI) Construção Civil - Felipe Martins Silveira (CNPI) Distribuição de Óleo e Gás - Sandra Peres (CNPI) Educacional - Felipe Martins Silveira (CNPI) Eletroeletrônicos - Sandra Peres (CNPI) Energia / Distribuição Sandra Peres (CNPI) Energia / Geração - Sandra Peres (CNPI) Energia / Integradas - Sandra Peres (CNPI) Energia / Transmissão - Sandra Peres (CNPI) Fertilizantes - Sandra Peres (CNPI) Hardware / Software – Felipe Martins Silveira (CNPI) Higiene / Farma / Limpeza - Sandra Peres (CNPI)

Imobiliário - Felipe Martins Silveira (CNPI) Ind. Aeronáutica - Sandra Peres (CNPI) Locação Comercial - Felipe Martins Silveira (CNPI) Logística / Transportes - Felipe Martins Silveira (CNPI) Material de Construção – Sandra Peres (CNPI) Material de Transporte - Felipe Martins Silveira (CNPI) Metalurgia - Felipe Martins Silveira (CNPI) Mineração - Felipe Martins Silveira (CNPI) Papel e Celulose - Sandra Peres (CNPI) Petróleo - Felipe Martins Silveira (CNPI) Petroquímico - Felipe Martins Silveira (CNPI) Planos de Saúde - Felipe Martins Silveira (CNPI) Plataformas de Negociação – Felipe Martins Silveira (CNPI) Programas de Fidelidade - Felipe Martins Silveira (CNPI) Saneamento Básico - Sandra Peres (CNPI) Seguros - Felipe Martins Silveira (CNPI) Serviços de Engenharia - Felipe Martins Silveira (CNPI) Serviços Financeiros - Felipe Martins Silveira (CNPI) Shopping Center - Felipe Martins Silveira (CNPI) Siderurgia – Felipe Martins Silveira (CNPI) Telecom - Felipe Martins Silveira (CNPI) Terminais Portuarios - Sandra Peres (CNPI) Turismo / Entretenimento - Felipe Martins Silveira (CNPI Varejo de Vestuario – Sandra Peres (CNPI) Varejo Geral - Sandra Peres (CNPI)

ALUGUEL DE AÇÕES – BTC

11 3035-4154 Marcelo Milani [email protected] Wagner Soares de Andrade [email protected]

GESTÃO DE INVESTIMENTOS

11 3035-4164

Tatiane C.C. Pereira [email protected] Valeria Landim [email protected]

DIRETORIA

11 3035-4151

Fernando Ferreira da Silva Telles [email protected] Francisco Candido de Almeida Leite [email protected] Henrique Freihofer Molinari [email protected] José Ataliba Ferraz Sampaio [email protected] Paulino Botelho de Abreu Sampaio [email protected]

ATENDIMENTO HOME BROKER

11 3035-4162

Jaime Nascimento [email protected] Marcio Espigares [email protected] Deborah Bloise [email protected] Cristiano Batista Ribeiro [email protected]

FUNDOS DE INVESTIMENTO/ CLUBES/CARTEIRAS ADMINISTRADAS

11 3035-4163 Jussara Pacheco [email protected] Marcelo Rizzo [email protected] Paulo Botelho A. Sampaio Neto [email protected] Carlos Eduardo Campos de Abreu Sodré [email protected] Fabio Katayama [email protected]

FUNDOS IMOBILIÁRIOS 3035-4163

11 3035-4163 Maria de Fátima Carvalheiro Russo [email protected]

MESA DE BM&F

11 3035-4161

Mauricio M. Mendes [email protected] Paulo Nepomuceno [email protected] Jayme Kannebley [email protected]

MESA DE RENDA FIXA

11 3035-4155

Mauricio M. Mendes [email protected] Roberto Lima [email protected] Natanael Fernandes [email protected] Emilio Carlos Barbosa de Carvalho [email protected] Luiz Carlos Brandão [email protected]

FORA DE SÃO PAULO

0800 170 340

09

Analistas / Discloser

MESA DE OPERAÇÕES / BOVESPA

11 3035-4160 Carlos Alberto de Oliveira Ribeiro [email protected]

Gênesis Rodrigues [email protected] João Pinto Braga Filho [email protected] João Paulo de Souza Angeli Dias [email protected] José Antonio Penna [email protected] Leonardo Antonio Sampaio Campos [email protected] Luiz Carlos Camasmie Gabriel [email protected] Marco Tulli Siqueira [email protected] Mario Ruy de Barros [email protected] Mauricio Gomes de Souza [email protected] Sergio Aparecido da Costa [email protected] Paulo Cesar Pinto da Silva [email protected]

Av. Brig. Faria Lima, 1461 – 10º andar – CEP 01452-921 – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3035 4141 | Fax: (11) 3814 0140

www.coinvalores.com.br