Artes arte egípcia

17
A religião invadiu toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e, conseqüentemente, orientando toda a produção artística desse povo. O fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do rei defunto divinizado, para o qual se erguiam templos funerários e túmulos grandiosos.

Transcript of Artes arte egípcia

Page 1: Artes   arte egípcia

A religião invadiu toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e, conseqüentemente, orientando toda a produção artística desse povo.

O fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do rei defunto divinizado, para o qual se erguiam templos funerários e túmulos grandiosos.

Page 2: Artes   arte egípcia

As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e, foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Page 3: Artes   arte egípcia

Junto a essas três pirâmides está a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o faraó Quéfren, mas a ação erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe, ao longo dos séculos, um aspecto enigmático e misterioso.

Esfinge

Page 4: Artes   arte egípcia

Solidez e durabilidade; 

Sentimento de eternidade; e

Aspecto misterioso e impenetrável

Alameda

Esfinge: representa corpo de leão (força) e cabeça humana (sabedoria). Eram colocadas na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos.

Page 5: Artes   arte egípcia

Mastaba Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos. Divididos em três categorias:Pirâmide - túmulo real, destinado ao faraó; Mastaba - túmulo para a nobreza; e Hipogeu - túmulo destinado à gente do povo.

Page 6: Artes   arte egípcia
Page 7: Artes   arte egípcia

Coluna do templo Templo de Abul Simbel

Page 8: Artes   arte egípcia

Cadeira egípcia Vaso egípcio

Page 9: Artes   arte egípcia

A pintura complementava a escultura ou decorava as grandes superfícies dos edifícios. Não se utilizavam gradação, mistura de tonalidades, nem claro-escuro.

As cores mais comuns eram cinza e azul, além do preto. No teto azul dos templos, as estrelas estão representadas por pequenos pontos luminosos.

Page 10: Artes   arte egípcia

Celebração egípcia Ausência de três dimensões Ignorância da profundidade;  Colorido a tinta lisa, sem

claro-escuro e sem indicação do relevo;

Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.

Hierarquização da figura.

Page 11: Artes   arte egípcia

O Deus azul do Nilo Anubis

Page 12: Artes   arte egípcia

Ritual de culto aos mortos

Funeral de um Faraó

Page 13: Artes   arte egípcia

A escultura egípcia era concebida geralmente como complemento da arquitetura.

Nefertiti

Page 14: Artes   arte egípcia

A principio as estátuas eram muito rígidas, mas chegaram posteriormente a um alto grau de perfeição como o provam o "Escriba Sentado"e o busto policrômico da rainha Nefertiti.

O Escriba

Page 15: Artes   arte egípcia

Para dar a impressão de vida, algumas estátuas eram pintadas e nas pupilas faziam incrustações com cristal.

Page 16: Artes   arte egípcia

A Rainha mãe Ti A escultura egípcia foi antes de tudo animista, encontrando sua razão de ser na eternização do homem após a morte. Foi uma estatuária principalmente religiosa

Page 17: Artes   arte egípcia

Mesmo assim a estatuária produziu obras-primas em madeira e em pedra, dos mais diversos tamanhos, desde esfinges gigantescas até modestas figurinhas.