ARTIGO CCI de PVH

3
O PERFIL DO IDOSO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO “ROSALINA” DE PORTO VELHO – RO Alison Ângelo Viana¹ Fábio Santos¹ Lauriane Rodrigues¹ Maiara Rocha¹ Marcilaine Agostinho¹ Pedro Carmo² RESUMO O Centro de Convivência do Idoso “Rosalina” de Porto Velho – RO foi inaugurado no dia 29 de março de 2012, com um espaço físico amplo e totalmente novo, contando com salas de cursos, salas de estar, sala de dança, salas administrativas, cozinha, banheiros masculinos e femininos, piscina, um grande salão, espaço com mesas de damas fixas e aparelhos para ginástica, além de pequeno estacionamento. O respectivo Centro de Convivência oferece aos seus usuários, serviços sociais de acolhimento e inserção do referido público em atividades socioeducativas e principalmente de lazer. O CCI tem atualmente pouco mais de 600 idosos cadastrados e atende cerca de 120 idosos por dia. Apresenta-se aqui como proposta para esse estudo a importância de se traçar o perfil do idoso que frequenta o local e avaliar se os cuidados e serviços prestados àquela clientela atende devidamente suas necessidades reais e reflete no bem-estar físico e psicológico da mesma. PALAVRAS-CHAVES: Idoso, perfil, enfermagem. [COLOCAR AQUI O RESUMO EM INGLÊS]

description

Centro de Convivencia do Idoso de PVH

Transcript of ARTIGO CCI de PVH

Page 1: ARTIGO CCI de  PVH

O PERFIL DO IDOSO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO “ROSALINA” DE PORTO VELHO – RO

Alison Ângelo Viana¹Fábio Santos¹

Lauriane Rodrigues¹Maiara Rocha¹

Marcilaine Agostinho¹Pedro Carmo²

RESUMO

O Centro de Convivência do Idoso “Rosalina” de Porto Velho – RO foi inaugurado no dia 29 de março de 2012, com um espaço físico amplo e totalmente novo, contando com salas de cursos, salas de estar, sala de dança, salas administrativas, cozinha, banheiros masculinos e femininos, piscina, um grande salão, espaço com mesas de damas fixas e aparelhos para ginástica, além de pequeno estacionamento. O respectivo Centro de Convivência oferece aos seus usuários, serviços sociais de acolhimento e inserção do referido público em atividades socioeducativas e principalmente de lazer. O CCI tem atualmente pouco mais de 600 idosos cadastrados e atende cerca de 120 idosos por dia. Apresenta-se aqui como proposta para esse estudo a importância de se traçar o perfil do idoso que frequenta o local e avaliar se os cuidados e serviços prestados àquela clientela atende devidamente suas necessidades reais e reflete no bem-estar físico e psicológico da mesma.

PALAVRAS-CHAVES: Idoso, perfil, enfermagem.

[COLOCAR AQUI O RESUMO EM INGLÊS]

INTRODUÇÃO

Idosos, do ponto de vista cronológico e legal, que os classificam no contexto brasileiro, são pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003). Uma pessoa é considerada idosa ao completar 65 anos de idade em um país desenvolvido e, nos países em desenvolvimento, aos 60 anos (referencia).

Page 2: ARTIGO CCI de  PVH

O PERFIL DO IDOSO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO “ROSALINA” DE PORTO VELHO – RO

Surgiu-se a curiosidade de fazer-se um estudo a cerca das características holísticas dos idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho, visto que o Centro foi inaugurado recentemente, podendo este estudo, ser favorável e norteador das ações que os administradores do local possam vir a desenvolver junto a seu público-alvo. Sabe-se que a população mundial é composta, atualmente, por uma parcela bastante expressiva de idosos, e que esse dado tende a aumentar. Por isso, as pesquisas acerca da “terceira idade” são cada vez mais bem-vindas.

OBJETIVOS

Traçar o perfil dos idosos que frequentam o CCI de Porto Velho e avaliar a contribuição da instituição para a melhora da qualidade de vida desses idosos, servindo de fundamento para os profissionais que prestam seus serviços ao público da unidade.

METODOLOGIA

Para a realização de tal estudo utilizou-se a pesquisa de campo, através de entrevistas com 20 idosos, os quais responderam a um questionário simples e objetivo, além de terem seus sinais vitais verificados, para uma melhor captação de características definidoras. Todo o processo iniciou-se após autorização da administradora do local, a partir de então foram feitas quatro visitas pelo grupo de acadêmicos no mês de outubro de 2012, nas quais se iniciaram as entrevistas. Os idosos entrevistados foram escolhidos aleatoriamente e mostraram-se bastante receptivos, sendo x mulheres e x homens, com idades entre x e x anos. Cada entrevista durou em média 40 minutos. Além da entrevista com o público de interesse, foram coletados dados do Centro, tais como o Regimento Interno, o Cronograma Semanal de Atividades, a fim de fundamentarmos nossa pesquisa.

DESENVOLVIMENTO