Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e...

20
O Artigo Comentado é um material elaborado pelo COGNITIVO e enviado periodicamente aos alunos dos Cursos de Especialização. Um artigo de relevância é escolhido e comentado por um Professor, sendo os materiais em inglês ou espanhol apresentados em tradução livre na forma de resenha, com os comentários em destaque, bem como trechos ou figuras consideradas importantes. Autor da Tradução Livre e Comentários: Neri Maurício Piccoloto Autores do Artigo Original: Back, B.; Lee, C., Mortensen, E.L. & Simonsen, E. O Artigo HOW DO DSM5 PERSONALITY TRAITS ALIGN WITH SCHEMA THERAPY CONSTRUCTS ? (COMO OS TRAÇOS DE PERSONALIDADE DO DSM5 ALINHAMSE COM OS CONTRUTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA ?, em tradução livre), dos autores Bach, Lee, Mortensen e Simonsen/Universidade de Copenhague, publicado em 2015 no Journal of Personality Disorders trata de como os 25 traços de personalidade descritos no DSM‐5 se alinham com construtos da Terapia do Esquema de Jeffrey Young. A Seção III do DSM‐5 oferece um modelo dimensional dos Transtornos da Personalidade como uma alternativa às 10 categorias diagnósticas clássicas do DSM‐IV‐TR, preservadas na Seção II do novo manual, enquanto a Sessão III apresenta o modelo de pesquisa proposto pelo Grupo de Trabalho da Personalidade e Transtornos da Personalidade do DSM‐5. A Seção III foi desenvolvida para resolver alguns dos problemas empíricos do DSM‐IV e, além de mensurar o funcionamento geral da Personalidade, esse novo modelo dimensional descreve 25 facetas de traços patológicos organizados em 5 Domínios (Afetividade Negativa, Distanciamento, Antagonismo, Desinibição e Psicoticismo). Os 4 primeiros Domínios são semelhantes ao modelo proposto para a próxima edição da CID (CID‐11), sendo o quinto domínio da CID o Anancástico/Obsessivo, divergindo do Psicoticismo descrito no DSM. O sistema de Traços de Personalidade do DSM‐5 foi desenvolvido a partir de modelos e instrumentos existentes, juntamente com discussões em grupos de trabalho e revisões de literatura, resultando Artigo Comentado

Transcript of Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e...

Page 1: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

OArtigoComentadoéummaterialelaboradopeloCOGNITIVO

eenviadoperiodicamenteaosalunosdosCursosdeEspecialização.UmartigoderelevânciaéescolhidoecomentadoporumProfessor,sendoosmateriaiseminglêsouespanholapresentadosemtraduçãolivrenaformaderesenha,comoscomentáriosemdestaque,bemcomotrechosoufigurasconsideradasimportantes.

AutordaTraduçãoLivreeComentários:NeriMaurícioPiccoloto

AutoresdoArtigoOriginal:Back,B.;Lee,C.,Mortensen,E.L.&Simonsen,E.

O Artigo HOW DO DSM‐5 PERSONALITY TRAITSALIGNWITHSCHEMATHERAPYCONSTRUCTS?(COMOOSTRAÇOS DE PERSONALIDADE DO DSM‐5 ALINHAM‐SE COM OSCONTRUTOSDA TERAPIADO ESQUEMA ?, em tradução livre), dosautores Bach, Lee, Mortensen e Simonsen/Universidade deCopenhague,publicadoem2015noJournalofPersonalityDisorderstrata de como os 25 traços de personalidade descritos no DSM‐5 sealinhamcomconstrutosdaTerapiadoEsquemadeJeffreyYoung.

A Seção III do DSM‐5 oferece um modelo dimensional dosTranstornosdaPersonalidadecomoumaalternativaàs10categoriasdiagnósticasclássicasdoDSM‐IV‐TR,preservadasnaSeçãoIIdonovomanual,enquantoaSessãoIIIapresentaomodelodepesquisapropostopelo Grupo de Trabalho da Personalidade e Transtornos daPersonalidadedoDSM‐5.

ASeçãoIIIfoidesenvolvidapararesolveralgunsdosproblemasempíricos doDSM‐IV e, alémdemensurar o funcionamento geral daPersonalidade,essenovomodelodimensionaldescreve25 facetasdetraçospatológicosorganizadosem5Domínios(AfetividadeNegativa,Distanciamento, Antagonismo, Desinibição e Psicoticismo). Os 4primeiros Domínios são semelhantes ao modelo proposto para apróxima edição da CID (CID‐11), sendo o quinto domínio da CID oAnancástico/Obsessivo,divergindodoPsicoticismodescritonoDSM.

OsistemadeTraçosdePersonalidadedoDSM‐5foidesenvolvidoa partir de modelos e instrumentos existentes, juntamente comdiscussõesemgruposdetrabalhoerevisõesde literatura,resultando

ArtigoComentado

Page 2: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

numa lista de 37 traços considerados importantes para descrevervariabilidadesfenotípicaspresentesnosTranstornosdaPersonalidade.Análisesfatoriaisposterioresdetectaramquealgunsdessestraçoseramaltamenteparecidosentresi,resultandonafusãodealgunsitensenataxonomiaatualde25traços.

Abaixooprofessorcomentaristadoartigooptaporapresentara

Tabela do DSM‐5 com os Domínios e Traços (Facetas) dePersonalidadedescritosnaSeçãoIIIdoDSM‐5:

DOMÍNIOAFETIVIDADENEGATIVA(vs.EstabilidadeEmocional)Frequenteseintensasexperiênciasdealtosníveisdeumaamplavariedadedeemoçõesnegativas(p.ex.,ansiedade,depressão,culpa/vergonha,preocupação,raiva)esuasmanifestaçõescomportamentais(p.ex.,autoagressão)einterpessoais(p.ex.,dependência).

LabilidadeemocionalInstabilidadedasexperiênciasemocionaisedohumor;asemoçõessãodespertadasfacilmente,sãointensase/oudesproporcionaisemrelaçãoaosfatoseàscircunstâncias.

AnsiedadeSentimentosdenervosismo,tensãooupânicoemreaçãoadiversassituações;preocupaçãofrequentesobreosefeitosnegativosdeexperiênciaspassadasdesagradáveisepossibilidadesnegativasfuturas;sente‐setemerosoeapreensivoquantoaincertezas;expectativadequeopioraconteça.

InsegurançadeseparaçãoMedodeficarsozinhodevidoarejeiçãopor–e/ouseparaçãode–outraspessoassignificativas,combaseemumafaltadeconfiançanaprópriacapacidadedecuidardesimesmo,tantofísicaquantoemocionalmente.

SubmissãoAdaptaçãodoprópriocomportamentoaosinteressesreaisoupercebidosedesejosdosoutros,mesmoquandofazerissocontrariaosprópriosinteresses,necessidadesoudesejos.

HostilidadeSentimentospersistentesoufrequentesderaiva;raivaouirritabilidadeemrespostaadesprezoeinsultosmínimos;comportamentomaldoso,grosseiroouvingativo.VertambémAntagonismo.

PerseverançaPersistêncianastarefasouemumaformaparticulardefazerascoisasmuitodepoisqueocomportamentocessoudeserfuncionalouefetivo;continuaçãodomesmocomportamentoapesarderepetidosfracassosoudeclarasrazõesparainterrompê‐lo.

Comentado [MP1]: Aquioptamosporinserirabaixoatabelacomos5Domínioseos25TraçosdePersonalidadedoDSM‐5,tambémchamadosdeFacetasdeTraço,paraajudaroleitornoentendimentodoartigo.

Page 3: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

TendênciaàdepressãoVerDistanciamento.

DesconfiançaVerDistanciamento.

Afetividaderestrita(ausênciade)AausênciadessafacetacaracterizabaixosníveisdeAfetividadeNegativa.VerDistanciamentoparadefiniçãodessafaceta.DOMINIODISTANCIAMENTO(vs.Extroversão)Evitaçãodaexperiênciasocioemocional,incluindoretraimentodasinteraçõesinterpessoais(variandodeinteraçõescasuaiscotidianasatéamizadeserelacionamentosíntimos)eexperiênciaeexpressãoafetivarestritas,capacidadedeobtençãodeprazerparticularmentelimitada.

RetraimentoPreferênciaporestarsozinhoaestarcomoutraspessoas;reticêncianassituaçõessociais;evitaçãodecontatoseatividadessociais;ausênciadeiniciativanocontatosocial.

EvitaçãodaintimidadeEvitaçãoderelacionamentosíntimosouamorosos,vínculosinterpessoaiserelacionamentossexuaisíntimos.

AnedoniaFaltadeprazer,envolvimentoouenergiaparaasexperiênciasdevida;déficitsnacapacidadedesentirprazereterinteressenascoisas.

TendênciaàdepressãoSentimentosdeestardesanimado,infelize/ousemesperança;dificuldadedeserecuperardesseshumores;pessimismoquantoaofuturo;vergonhae/ouculpadifusas;sentimentosdedesvalia;pensamentosdesuicídioecomportamentosuicida.

AfetividaderestritaPoucareaçãoasituaçõesemocionalmenteestimulantes;experiênciaeexpressãoemocionaisrestritas;indiferençaedistanciamentoemsituaçõesnormalmenteatraentes.

DesconfiançaExpectativasde–esensibilidadea–sinaisdemásintençõesoudanointerpessoal;dúvidasquantoàlealdadeeàfidelidadedosoutros;sentimentosdesermaltratado,usadoe/ouperseguidopelosoutros.DOMÍNIOANTAGONISMO(vs.Afabilidade)Comportamentosquecolocamoindivíduoemdivergênciacomoutraspessoas,incluindoumsentimentoexageradodaprópriaimportânciaeconcomitanteexpectativadetratamentoespecial,bemcomoantipatiainsensívelemrelaçãoaosoutros,incluindofaltadeconsciênciadas

Page 4: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

necessidadesesentimentosdasoutraspessoasedisposiçãoparausá‐lasaserviçodoautocrescimento.

ManipulaçãoUsodesubterfúgiosparainfluenciaroucontrolarosoutros;usodesedução,charme,loquacidadeoucomportamentoinsinuanteparaatingirseusfins.

DesonestidadeDesonestidadeefraudulência;representaçãodeturpadadesimesmo;embelezamentoouinvençãonorelatodeacontecimentos.

GrandiosidadeAcreditarqueésuperioraosoutrosemerecetratamentoespecial;egocentrismo;sentimentosdeterdireitos;condescendênciaemrelaçãoaosoutros.

BuscadeatençãoEnvolvimentoemcomportamentoconcebidoparaatrairaatençãoetornar‐seofocodaatençãoeadmiraçãodosoutros.

InsensibilidadeAusênciadepreocupaçãopelossentimentosouproblemasdosoutros;ausênciadeculpaouremorsoquantoaosefeitosnegativosouprejudiciaisdasprópriasaçõessobreosoutros.

HostilidadeVerAfetividadeNegativa.DOMÍNIODESINIBIÇÃO(vs.Meticulosidade)Orientaçãoparaagratificaçãoimediata,levandoacomportamentoimpulsivomotivadoporpensamentos,sentimentoseestímulosexternosatuais,semlevaremconsideraçãooaprendizadopassadoouasconsequênciasfuturas.

IrresponsabilidadeNegligênciacom–oufalhaemhonrar–obrigaçõesfinanceiraseoutrasobrigaçõesoucompromissos;faltaderespeitopor–efaltadecumprimentode–combinaçõesepromessas;negligênciacomapropriedadedosoutros.

ImpulsividadeAçãosoboimpulsodomomentoemrespostaaestímulosimediatos;agirmomentaneamentesemumplanoouconsideraçãodosresultados;dificuldadenoestabelecimentoeseguimentodeplanos;sensodeurgênciaecomportamentodeautoagressãosobangústiaemocional.

DistratibilidadeDificuldadedeconcentraçãoedefoconastarefas;aatençãoéfacilmente

Page 5: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

desviadaporestímulosexternos;dificuldadenamanutençãodecomportamentofocadonosobjetivos,incluindooplanejamentoeaconclusãodastarefas.

ExposiçãoariscosEnvolvimentoematividadesperigosas,arriscadasepotencialmenteprejudiciais,desnecessariamenteesemconsideraçãoquantoàsconsequências;faltadepreocupaçãocomasprópriaslimitaçõesenegaçãodarealidadedeperigopessoal;buscairresponsáveldosobjetivos,independentementedonívelderiscoenvolvido.

Perfeccionismorígido(ausênciade)Insistênciarígidaemquetudosejaimpecável,perfeitoesemerrosoufaltas,incluindooprópriodesempenhoeodosoutros;sacrifíciodeoportunidadesparaasseguraracorreçãoemtodososdetalhes;crençadequeexisteapenasumamaneiracertadefazerascoisas;dificuldadedemudardeideiae/oupontodevista;preocupaçãocomdetalhes,organizaçãoeordem.AausênciadessafacetacaracterizabaixosníveisdeDesinibição.PSICOTICISMO(vs.Lucidez)Exibeumaamplavariedadedecomportamentosecogniçõesestranhos,excêntricosouincomunsculturalmenteincongruentes,incluindoprocesso(p.ex.,percepção,dissociação)econteúdo(p.ex.,crenças).

CrençaseexperiênciasincomunsCrençadeterhabilidadesincomuns,taiscomoleituradamente,telecinesia,fusãodepensamento‐ação,experiênciasincomunsderealidade,incluindoexperiênciassemelhantesaalucinação.

ExcentricidadeComportamento,aparênciae/oudiscursoestranho,incomumoubizarro;terpensamentosestranhoseimprevisíveis;dizercoisasincomunsouinapropriadas.

DesregulaçãocognitivaeperceptivaProcessosdepensamentoeexperiênciasestranhosouincomuns,incluindodespersonalização,desrealizaçãoeexperiênciasdissociativas;experiênciasemumestadomistodesono‐vigília;experiênciasdecontroledopensamento.

Os traços são mensurados principalmente por meio do ThePersonalityInventorytoDSM‐5(PID‐5),massuarelevânciaeutilidadeclínicaaindarequeremmaispesquisas.Emumestudoqueenvolveu337clínicos, incluindo psiquiatras, psicólogos e outros profissionais, oModeloDimensionaldoDSM‐5 foi consideradomaisútil doqueodoDSM‐IV. Essa avaliação incluiu a formulação e planejamento do

Page 6: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

tratamento,bemcomoacomunicaçãocomopaciente.Emoutroestudoverificou‐se que, via de regra, os traços doDSM‐5 combinam comasvariações nas crenças de personalidade patológicas observadas porterapeutascognitivo‐comportamentais.Porexemplo,afacetadetraçodeDesconfiança(DomínioDistanciamento)foifortementeassociadaàscrenças paranoides. Essas descobertas apontam para a utilidade domodelodetraçosnodesenvolvimentodeformasdetratamentoparaosTranstornosdaPersonalidade.

Sendo a psicoterapia considerada a melhor modalidade detratamento,torna‐seimportantecompreendercomoomodelodetraçosse alinha a estratégias psicoterápicas baseadas em evidências. ATerapiadoEsquemaéumaabordagemdetratamentocomevidênciascrescentes e aumento de popularidade entre profissionais de saúdemental, particularmente em países europeus, incluindo influênciaspsicodinâmicasecognitivo‐comportamentais.

Os conceitos‐chavesdessemodelo de terapia são osEsquemasDesadaptativosRemotoseosModosdeEsquema,consideradosvitaisnaconceituaçãoenotratamentodosTranstornosdaPersonalidade.OsEsquemas são representações internas duradouras, compreendendocrençassobresimesmoeosoutros,enquantoosModossãoconjuntosde Esquemas ativados paralelamente que incluem regressõesmomentâneas a estados emocionais infantis desencadeadas porsituaçõesatuaisdeameaçaemocional.Emoutraspalavras,Esquemassãoconsiderados temaspsicológicos subjacentes,enquantoosModossão características momentâneas e flutuantes da patologia dapersonalidade.

OobjetivogeraldaTerapiadoEsquemaédiminuiraintensidade,afrequênciaearigidezdeEsquemaseModosdesadaptativos,eassimfortalecerumaabordagemsaudáveldavida.Essesconceitos‐chavessãomensurados por dois Inventários validados, o Young SchemaQuestionnaire(Young,2005)comoperfilde18Esquemas;eoSchemaModeInventory(Lobbestaeletal.,2010)comoperfilde14modos.Emconcordânciacomsuanatureza,osEsquemassãoavaliadoscombaseemsua intensidade,enquantoosModossãoavaliadosdeacordocomsuafrequência.DeformasemelhanteaostraçosdescritosnoDSM‐5,osEsquemaseosModossãoestáveisaolongodotempo,oqueaproximaascaracterísticasdeambososconceitos.Namedidaemqueostraços

Page 7: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

fornecem uma validação científica para retratar problemas depersonalidade, os autores propõem que esse modelo também podeajudarosterapeutasdeEsquemanaconceituaçãoeindividualizaçãodotratamento.

Oobjetivodoestudofoiinvestigaroalinhamentoentreostraçosde personalidade do DSM‐5 (25 facetas) e construtos da Terapia doEsquema (18 esquemas e 14 modos de esquema). Os objetivosespecíficosforam:determinarograuemqueomodelodetraçospodeexplicar a variância de características patológicas nos esquemas emodos;determinarograuemqueostraçosdepersonalidadedoDSM‐5estão significativamente associados aos esquemas e modos; e se osesquemasemodospodemajudaraformarumentendimentoteóricoeumdirecionamentofuturoparaomodeloatualdoDSM‐5detraçosdepersonalidade. Os autores propõem que a descoberta dessasassociaçõespossivelmenteproporcionaaformulaçãodecasosavaliadossegundooDSM‐5ondeosesquemasemodosrelacionadospodemserosprincipaisalvosdotratamento,ampliandoautilidadeclínicadoDSM‐5.Oescopodoartigofoiascaracterísticasconceituaisdapersonalidadedo pontode vista dimensional, e não apenas em seu uso diagnósticoparatranstornos.

Os sujeitos da pesquisa formam uma amostra mista de 662adultos,sendo312pacientesclínicose350sujeitosdacomunidade.Aidadevariouentre18e66anos(médiade29,3edesvio‐padrãode8,76),com78,1%demulheres. Os pacientes clínicos foram recrutados emambulatóriospsiquiátricos,preenchendocritériosparapelomenosumtranstornonãopsicóticodoDSM‐IV‐TRbaseadonaavaliaçãoclínicadeumpsiquiatraoupsicólogo.OsdiagnósticosmaisprevalentesforamumoumaisTranstornosdaPersonalidadedoClusterBouC, juntamentecom quadros de Ansiedade em comorbidade com Depressão eTranstornos Alimentares. Pacientes com suspeita de TranstornoPsicótico atual, Depressão Severa, Transtorno Orgânico, Autismo ouTranstornoInduzidoporSubstâncianãoforamincluídos.

OssujeitosdapesquisaresponderamaoThePersonalityInventoryto DSM‐5 (PID‐5), o Young Schema Questionnaire e o Schema ModeInventory. Nos resultados, foram observadas três principaisdescobertas:

Comentado [MP2]: NessepontoosautoresconsideramapossibilidadedequepacientesdiagnosticadospelomodelodoDSM‐5possamterseuscasosdiretamenteconceitualizadosetratadospelaterapiadoesquema.

Comentado [MP3]: Aamostraéformadaporquase80%desujeitosdosexofeminino,issopodeinfluenciarnosresultadosdoestudo.

Comentado [MP4]: Aexclusãodessescasoséimportanteparaavalidadedasrespostascolocadasnosinventáriosqueoestudoutilizoucomoinstrumentos.

Page 8: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

1) Houve uma sobreposição significativa entre o sistemadimensionaldetraçosdepersonalidadedoDSM‐5eaterapiadoesquema;

2) Corroborandoahipóteselevantadapelosautores,ostraçosdepersonalidade e os esquemas foram alinhados em padrõescoerentesparaainterpretaçãoclínicanonívelde5domíniose25facetasdetraço;

3) Osdiversospapéisdetraçosespecíficosdentrodos5domíniospodemserteoricamenteelucidadospelosesquemasemodos.

Com base nos dois primeiros achados, uma série de esquemas

modospodemseridentificadosediferenciadospormeiodasfacetasdetraços do DSM‐5. Notavelmente, isso se aplica tantos para esquemassubjacentesquantoparaosmodosdeesquemamanifestos.IssosugerequeospsicoterapeutaspossaminterpretareutilizarostraçosdoDSM‐5 como se fosse a expressão de esquemas e modos. Emconjunto,issopodetambémencorajarosprofissionaisautilizaremdeforma vantajosa o modelo de traços de personalidade na avaliaçãopsicoterapêuticaeformulaçãodecasos,alémdemaisespecificamentecomofocosdeintervenção.

ASSOCIAÇÕESDENTRODOSCINCODOMÍNIOSDETRAÇO

OsresultadosencontradosnoníveldeDomíniosdescrevemcomoosesquemas,modoseostraçospodemserviradiferentesfunçõesemdiferentes domínios. Por exemplo, o Modo Protetor DesligadodesempenhadiferentespapéisnaAfetividadeNegativa,DistanciamentoePsicoticismo,respectivamente,deacordocomainterpretaçãobaseadanomodelodetraço.

AAfetividadeNegativacaracterizaumatendênciaàexperiênciaemocional negativa, provocando dificuldades como a Perseverança eproblemas interpessoais relacionados à Insegurança de Separação eSubmissão. No presente estudo, particularmente, o PerfeccionismoRígidoeaTendênciaàDepressãotambémcaracterizaramessedomínio.

Conforme demonstrado na Figura1, indivíduos caracterizadosporesseDomíniosãoaltamentepropensosasesentiremvulneráveis,solitários abandonados, angustiados e privados de ter suasnecessidadesemocionaisatendidas(ModoCriançaVulnerável),oque

Comentado [MP5]: Essaconclusãoémuitoimportante,poissugerequeosterapeutaspodemidentificarnospacientesostraçosdepersonalidadedescritosnoDSM‐5einferirosesquemasemodosquesãomaisassociadosaessestraços.UmapossibilidadederelaçãoentreodiagnósticopeloDSMeaTerapiadoEsquema.

Comentado [MP6]: Segundooestudo,diferentestraçosdepersonalidadepodemestarassociadosaosmesmosesquemasemodos.Essesesquemasemodospodemestarnaorigemdediferentessintomasoucumpriremfunçõesdiferentesemcadatraçodepersonalidade.

Comentado [MP7]: Perseverançanessecasotemumaconotaçãonegativa,poisserelacionacomaemissãosucessivadomesmocomportamento,mesmoapósváriosfracassosoudeclarasrazõesparainterrompê‐lo.

Comentado [MP8]: AquisãoapresentadososesquemasemodosdeesquemamaisrelacionadosemenosrelacionadoscomoDomínioAfetividadeNegativadoDSM‐5.Osdadosdaanáliseestatísticaestãodemonstradosemtabelasnoartigooriginal.

Page 9: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

é ressaltado pela ausência de estratégiasmaduras de enfrentamento(ModoAdultoSaudável). Alémdisso, a InsegurançadeSeparaçãopodeserprovocadaporumaexpectativapersistentedeperderouserabandonado por pessoas significativas (Abandono). Devido àlabilidade emocional, esses indivíduos provavelmente sentirão raiva(CriançaZangada),mas sãomenospropensosa seremafetivamenterestritos (Inibição Emocional), distanciados (Modo ProtetorDesligado).Pelabaixaauto‐estima,tambéméimprovávelquesesintamsuperiores (Grandiosidade). Por fim, indivíduos caracterizados poresseDomíniosãomaispropensosaseremPerfeccionistasRígidos,quepode resultar da internalização de experiências de figuras deautoridades extremamente exigentes durante a educação (ModoPai/MãeExigentes).

FIGURA1–OalinhamentodeTraçosdePersonalidadedoDSM‐5

e os construtos da Terapia do Esquema em relação ao Domínio daAfetividade Negativa. Os coeficientes do lado esquerdo representamcargadefatorapartirdeanálisedeEFA,enquantoosvaloresadireitarepresentam coeficientes de análises de regressão subsequentesrealizadasparaEsquemas(nosretângulos)eModosdeEsquema(emovais).Osresultadosapresentadossãosomenteparacargasdefatoresprincipaisecoeficientesderegressãosignificativos(p<0,05).

Page 10: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

   

O Distanciamento se caracteriza por uma tendência a serafetivamente restrito, anedônico ou deprimido, fazendo com que oindivíduoseafastedosoutros,eviteintimidadeedesconfie.Conformedemonstrado na Figura 2, esses indivíduos são frequentementeisolados e emocionalmente desconectados (Modo ProtetorDesligado), não demonstrando emoções e espontaneidade (InibiçãoEmocional). Isso é evidenciado pela falta de brincadeiras (ModoCriança Feliz) e Impetuosidade (Modo Criança Impulsiva). Comoseriadeesperar,taispessoasprovavelmentenãotemerãoserdeixadassozinhas (Abandono) e não buscarão o reconhecimento de outros(Busca de Aprovação /Reconhecimento). Além disso, seuscomportamentos podem favorecer uma percepção de isolamento,alienação e não‐pertencimento a um grupo (IsolamentoSocial/Alienação).Analisandoessesprocessos, pode‐se considerarapatologia do desapego como mantida pelos esquemas subjacentes emodos de esquema, que são passíveis de abordagem pela terapia doesquema.

Comentado [MP9]: Paradarmaiordestaque,optamospelatraduçãolivredafiguraepelacorazulparaasrelaçõesapontadaspelosautorescomosignificativasparaoalinhamentodetraços,esquemasemodos.Nacorcinzaestãoasrelaçõesapontadascomonãosignificativas,ouseja,esquemasoumodosmuitorarosouinexistentesnessedomíniodoDSM‐5.

Page 11: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

FIGURA2–OalinhamentodeTraçosdePersonalidadedoDSM‐5e os construtos da Terapia do Esquema em relação ao Domínio deDistanciamento. [NC: na cor azul estão as relações apontadas pelosautorescomosignificativasparaalinhamentodetraços/esquemas‐modoseemcinzaasapontadascomosignificativasparaonão–alinhamento]

OAntagonismocaracterizaindivíduosquesesentemsuperiores

e autossuficientes, sem considerar as necessidades dos outros,envolvendo manipulação, hostilidade, comportamento enganoso ebusca de atenção. No presente estudo também foi encontrado umperfeccionismo rígido relacionado a esse domínio, que poderia servinculado a um subtipo burocrático‐narcisista de TP obsessivo‐compulsivo.Emoutraspalavras,issofrequentementelevaàdominânciasocial, perfeccionismo e vaidade para manter um autoconceito deperfeitoesuperior.ComodemonstradonaFigura3,osindivíduoscomessascaracterísticasestãocomumenteemumestadodeatuaçãocrueleegoísta(ModoHipercompensador–Autoengrandecimento)ligadoaumasensaçãodeterdireitosespeciais(Grandiosidade).Issoéaindamaisacentuadopelareferênciaexcessivaaoutrospelaatençãopositiva(Busca de Aprovação/Reconhecimento). Além disso, indivíduos

DISTANCIAMENTO

Comentado [MP10]: NC:NotadoComentarista

Page 12: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

antagônicosgeralmenteexperimentamraivaquandosuasnecessidadesnãosãoatendidas(ModoCriançaZangada),oquepodeserexpressadopor um comportamento altamente exigente e hostil. Como umatentativa de domínio social, eles podem estrategicamente dominar,intimidarouferiroutros,sendopoucoprovávelquefaçamconcessõesaoutrosparaevitarconsequências(Subjugação).Finalmente,indivíduosantagônicospodemserextremamentealertasparapotenciaisameaçasasuadominânciasocialousuperioridade(Desconfiança).Emgeral,éimprovávelqueessesindivíduossintamtristeza,inutilidadeousolidão(ModoCriançaVulnerável), porque eles tendem a hipercompensaressavulnerabilidadesubjacentepormeiodaexternalização.

FIGURA3–OalinhamentodeTraçosdePersonalidadedoDSM‐5

e os construtos da Terapia do Esquema em relação ao Domínio deAntagonismo.[NC:nacorazulestãoasrelaçõesapontadaspelosautorescomo significativasparaalinhamentode traços/esquemas‐modos e emcinzaasapontadascomosignificativasparaonão–alinhamento]

Page 13: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

A Desinibição descreve indivíduos que tipicamente sãoirresponsáveis,negligentes,distraídoseimpulsivos.OestudoencontrouTendência a Depressão e Desconfiança relacionadas a esse domínio.Indivíduos desinibidos podem ser particularmente envolvidos emambientesdealtorisco,ondeaDesconfiançatorna‐seumanecessidade.Conforme demonstrado na Figura 4, indivíduos desinibidosfrequentementetentamsatisfazersuasnecessidadesdeformaimediatae quase infantil, sem considerar as consequências (Modo CriançaImpulsiva). Em apoio a isso, é improvável que tenham padrõeselevadosinternalizadosdesuaeducação(ModoPaisExigentes).Istoéaindamaisevidenciadopordificuldadessubjacentescomperseverançae gratificação retardada (Autocontrole/AutodisciplinaInsuficientes),bemcomoafaltadecertospadrõesdecomportamento,produtividadeedesempenho(PadrõesInflexíveis).Essasdeficiênciaspodemsemanifestarpormeiode agressãoou intimidaçãode outros(ModoBully&Atack).Deacordocomacaracterísticadecorrerriscos,é improvável a percepção de que coisas ruins aconteçam(Negativismo/Pessimismo), no entanto, como observadoanteriormente,desconfiamdasaçõesdosoutros(Desconfiança).Essadesibinição pode levar os indivíduos a experimentar sucessivasderrotas pessoais, o que poderia explicar sentimentos de inutilidade(Defectividade) e, possivelmente, também a dificuldade de se sentircompreendido,valorizadoeseguro(ModoCriançaFeliz).

FIGURA4–OalinhamentodeTraçosdePersonalidadedoDSM‐5e os construtos da Terapia do Esquema em relação ao Domínio deDesinibição.[NC:nacorazulestãoasrelaçõesapontadaspelosautorescomo significativasparaalinhamentode traços/esquemas‐modos e emcinzaasapontadascomosignificativasparaonão–alinhamento]

Page 14: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

O Psicoticismo caracteriza indivíduos com comportamentosexcêntricoseàsvezesbizarrosagravadosporcogniçõesepercepçõesdisfuncionais, juntamente com crenças e experiências incomuns. Nopresente estudo também se verificou que a distratibilidade estáenvolvida nesse domínio, possivelmente relacionada ao papel dadistraçãonadisfunçãocognitivaeperceptiva.TendoemvistaaterapiadoesquematersidoprojetadaparaosTranstornosdaPersonalidadedosGruposBeCdoEixoIIdoDSM‐IV,semconsiderarexplicitamenteoTranstornodaPersonalidadeEsquizotípico,nãoseesperaquequalquerconstrutodaterapiadoesquemasejaparticularmenteassociadoaessedomínio. No entanto, como mostrado na Figura 5, este domíniocertamente é influenciado por desconexão emocional associada àdespersonalização e ao vazio (Modo Protetor Desligado). EssadescobertapodeaumentarautilidadedoPsicoticismoaodescreverasexperiências de dissociação, por exemplo, do Transtorno daPersonalidade Borderline. Além disso, indivíduos caracterizados porpsicoticismosãosuscetíveisasesentiremsuperiores(Grandiosidade)eé improvávelquesesintam inferiores(Defectividade),oquepode

Page 15: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

estarrelacionadoàexcentricidadeecrençaseexperiências incomunssobre ter habilidades especiais, como por exemplo a leitura mental,telecinesia e fusãopensamento‐ação. Issopoderia tambémexplicar asensação de ser brincalhão (Modo Criança Feliz) associado a essedomínio. A experiência de ser extraordinariamente sensível podetambém envolver experiências de perigo superdimensionadas(VulnerabilidadeaoDano).Noentanto,não foipossíveldeterminaruma interpretação clara de raiva neste domínio (Modo CriançaZangada).

FIGURA5–OalinhamentodeTraçosdePersonalidadedoDSM‐5e os construtos da Terapia do Esquema em relação ao Domínio dePsicoticismo.[NC:nacorazulestãoasrelaçõesapontadaspelosautorescomo significativasparaalinhamentode traços/esquemas‐modos e emcinzaasapontadascomosignificativasparaonão–alinhamento]

 

ASSOCIAÇÕESNONÍVELFACETADETRAÇO

OsresultadosapontamparaarelaçãoentrefacetasespecíficasdetraçodoDSM‐5eesquemasemodosespecíficosdaterapiadoesquema,oqueéexplicitamenteútilparaospsicoterapeutas.

Isso se aplica particularmente à relação entre o traço deGrandiosidade eo esquemadeGrandiosidade/Arrogância, o traçodeSubmissãoeoesquemadeSubjugação,otraçodePerfeccionismo

Comentado [MP11]: Nessepontoosautoresapresentamrelaçõesentreasfacetasdetraçoeosmodoseesquema,demonstrandoarelaçãoentreosconstrutosdiagnósticosdoDSM‐5eosdaterapiadoesquema.

Page 16: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

RígidoeoesquemadePadrõesRígidos/Inflexíveis,o traçoBuscadeAtençãoeoesquemaBuscadeAprovação/Reconhecimento,otraçoDistratibilidade e o esquema Autodisciplina/ AutocontroleInsuficientes, o traço Afetividade Restrita e o esquema InibiçãoEmocional, o traço Tendência à Depressão e o esquemaNegativismo/Pessimismo, o traço Retraimento e o esquemaIsolamento Social/Alienação, o traço Desconfiança e o EsquemaDesconfiança/Abuso e, finalmente, o traço Insegurança deSeparaçãoeoesquemaAbandono.

EmtermosdeModosdeEsquema,issoseaplicaparticularmenteao traço de Hostilidade e modo Criança Zangada, ao traçoImpulsividade emodoCriança Impulsiva, traçoDistratibilidade emodo Criança Indisciplinada, traço Irresponsabilidade e modoCriança Indisciplinada, traço Submissão e modo CapituladorComplacente, traço Anedonia e modo Protetor Desligado, traçoGrandiosidadeemodoHipercompensadordeAutoengrandecimento,traço Insensibilidade e modoHipercompensador Bully & Atack e,finalmente,traçoPerfeccionismoRígidoemodoPai/MãeExigentes.

Em resumo, 15 das 25 Facetas de Traços do DSM‐5 foramsignificativamente associadas aos Esquemas e Modos da Terapia doEsquema,enquantoasdemaispodemestarassociadasdeformaindiretaoumenosassociadas.Assim,alémdeumacontinuidaderazoávelcomascategoriasdoEixoIIdoDSM‐IV,ostraçosdepersonalidadedoDSM‐5tambémtêmcontinuidadecomconstrutospsicoterápicosreconhecidos.Consequentemente, os terapeutasdeEsquemapodemser capazesdeutilizar as facetas de traço do DSM‐5 para detectar a presença deesquemasemodosespecíficos,evice‐versa.

IMPLICAÇÕESPARAAPSICOTERAPIA

Alguns autores argumentaram que a abordagem descritiva eteórica domodelo de traço do DSM‐5 não tem aplicabilidade clínicaefetiva.Noentanto,pelofatodeseremdescritoresateóricos,elesdevemser aplicáveis a diferentes estruturas de psicoterapia, incluindo aterapia do esquema, o que é adequado para um sistema diagnósticooficial.Ostraçosdepersonalidadesãocomumenteconsideradoscomodescritoresdecomportamentoseatitudes,queporsuavezsãovistoscomomanifestaçõesdeprocessossubjacentes.Nopresenteestudofoi

Page 17: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

demonstrado que a maioria dos traços do DSM‐5 são fortementeassociados a esquemas e modos conceitualmente relevantes. IssosugerequeospsicoterapeutaspossaminterpretareutilizarostraçosdoDSM‐5 como se fossem esquemas, modos ou conceitos similares.Juntamente com estudos anteriormente mencionados, isso podeadicionarmaiscompreensãoclínicaeutilidadeparaomodelodetraçosdo DSM‐5 por dois motivos: Primeiro, construtos clínicos comoesquemasemodossãoteoricamente fundamentadoseprecisamosdeumateoriaparanosguiar;segundo,conhecimentodeesquemas,modose construtos similares já existem entre os clínicos. Essas condiçõespodem ser aplicadas aos traços doDSM‐5 que se sobrepõem comosesquemasemodosdaterapiadoesquema.

IMPLICAÇÕESPARAOSTRAÇOSDODSM‐5

Devidoaodesenhotransversaldopresenteestudo,nãoestáclarose os traços do DSM‐5 ou os construtos da terapia do esquema sãoprimários. No entanto, os traços doDSM‐5 estavammais fortementeassociadosaosmodosdoqueaosesquemas.DeacordocomYoungetal.,avariaçãonoschamadosestilosdeenfrentamentopodeexplicaressepadrão porque os modos representam uma forma mais pura desintomas que expressam os estilos de enfrentamento e ativação dosesquemas subjacentes. Assim sendo, os traços do DSM‐5 parecemrefletirmodosdepatologiadepersonalidademanifestadosapartirde esquemas subjacentes. Uma possível implicação disso é que osclínicosemgrandemedidadevemadicionarsuacompreensãoteóricaprópriadosprocessossubjacentesparainterpretarperfisdetraçosdoDSM‐5individuais.Noentanto,paraexaminarissomelhor,énecessáriaumapesquisalongitudinal.

OestudotambémdemonstrouqueosmodosCriançaVulneráveleCriançaZangadaforamsignificativamenterelacionadosaodomínioAfetividadeNegativa. Issoé consistente coma ideiadequeomodoCriançaZangadamuitasvezesrefleteavozexternalizantedaCriançaVulnerável e deve ser tratado de acordo com essa percepção. Alémdisso,ambososmodosestavamrelacionadosaodomínioAntagonismo,umarelaçãopositivaparaomodoCriançaZangadaenegativaparaomodoCriançaVulnerável.

Comentado [MP12]: Ametodologiadoestudonãopermiteinferirseosesquemasemodosdãoorigemaostraçosouvice‐versa.Amaiorassociaçãocomosmodosdoquecomosesquemas,noentanto,permitesuporqueosmodossejamumaexpressãodesentimentosquedãoorigemaossintomas,tendoosesquemascomobaseetiológica.Futurosestudoslongitudinaispoderãojogarmaisluzsobreessaquestão.

Page 18: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

OpapelsignificativodomodoCriançaZangadanaAfetividadeNegativaenoAntagonismoécondizentecomofatodequeafacetadetraçoHostilidadeestápotencialmenteligadaaambososdomíniosdoDSM‐5. Em conjunto, isso sugere que a Afetividade Negativa e oAntagonismopossivelmentecaracterizamdoistiposdistintosderaiva.

Nopresenteestudo,oPerfeccionismoRígidodesempenhouumpapelimportantenosdomíniosAfetividadeNegativa,AntagonismoeDesinibição.Issoécoerentecomapropostadequeoperfeccionismonão é simplesmente uma característica fundamental do transtornoobsessivo‐compulsivo, mas pode funcionar com um aspecto queimpulsionaoureforçatambémcaracterísticasdeoutrostranstornosdapersonalidade.Ospadrõesdistintosdeesquemasemodosdentrodostrêsdomíniospodemlevaraumentendimentodosdiferentespapéisdoperfeccionismorígido.Assim,nodomíniodeAfetividadeNegativa,osesquemas Negativismo/Pessimismo e Vulnerabilidade ao Dano,juntamente com o modo Pai/Mãe Exigente internalizado poderiaconduzir ao perfeccionismo como um esforço árduo para aderir asregras, constantemente duvidando de si mesmo e temendo não tersucesso. No domínio Desinibição o esquema Padrões Inflexíveispoderia explicar o perfeccionismo em termos de característicaspuritanas.Finalmente,dentrododomíniodeAntagonismo,oesquemadeGrandiosidade/Arrogânciapoderiaexplicaroperfeccionismoemtermosdevaidadeedesejodecontrolaredominar.Essadiferenciaçãoé consistente com os subtipos de personalidade compulsiva comodefinidoporMillon.

Finalmente, o esquema de Auto‐Sacrifício não teve nenhumacorrelação significativa comqualquer das facetas de traçodoDSM‐5,enquanto o esquema de Subjugação e o modo CapituladorComplacentepareceramsermaisoumenosrelacionadosà facetadeSubmissão.

LIMITAÇÕESEDIRECIONAMENTOSFUTUROS

Aforçadopresenteestudoéograndenúmerodeparticipantesclínicos incluídos (47,1%daamostra total)eoaltonúmerode fortesassociações interpretativas. No entanto, certas limitações erecomendaçõesparapesquisasfuturasdevemserenfatizadas.

Page 19: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

O viés de amostragem pode ser um problema porque aconfiguração clínica envolveuuma alta prevalência deTranstornodaPersonalidadeBorderline.Noentanto,avariaçãonosescoresdaescalae as características demográficas variaram em geral, levando a umaamostramista heterogênea. Amaioria dos participantes era do sexofemininoeestudantesque,nãoobstante,sãobastanterepresentativasdeumapopulaçãoclínicacomtranstornosnão‐psicóticosnaDinamarca.Em segundo lugar, foram utilizadas exclusivamente formas de auto‐relatoemtodasasmedidasaplicadas.Assim,osautoresrecomendamqueseinvestiguempropriedadessimilarespormeiodeinformantesourelatosclínicosdetraçosdepersonalidadedoDSM‐5.

OstraçosdoDSM‐5compreendemsomenteumapartedomodeloalternativo doDSMpara Transtornos da Personalidade. Assim, comouma extensão do presente estudo, seria de interesse para os clínicosexaminar o valor do critério A (nível de funcionamento dapersonalidade) para descrever os esquemas e modos de esquemasubjacentes. Consequentemente, a gravidade de certos esquemas emodospodesermelhorrepresentadapeloníveldefuncionamentodapersonalidade.

VáriosestudosmostramqueotratamentodaTerapiadoEsquemacorresponde amudanças em esquemas emodos. Consequentemente,pesquisas prospectivas destinadas a avaliar o grau em que ascaracterísticasdoDSM‐5coincidemcommudançasnosconstrutosdeterapiadoesquemaseriamúteisparaaexploraçãodaviabilidadeclínicaemtermosdeavaliaçãodotratamento.

Finalmente, tendoopresenteestudoseconcentradoapenasemconstrutos de terapia de esquema, propomos que futuros estudosinvestiguemcomoostraçosdoDSM‐5sealinhamcomoutrosconceitose estruturas usados por psicoterapeutas, incluindo mecanismos dedefesa, estilos de enfrentamento, distorções cognitivas, desregulaçãoafetiva,relaçõesdeobjetointernalizadas,modelosinternosdetrabalho,funcionamento reflexivo e confiança epistêmica. Essas avaliaçõesdeveriamconfirmaracompatibilidadedostraçosdoDSM‐5,permitindoumamploespectrodeabordagensteóricasnainterpretaçãodasescalascorrespondentes.

Comentado [MP13]: Comoemqualquerestudo,algumaslimitaçõesmetodológicasdevemserconsideradas,comoaaltaprevalênciadosexofemininonaamostraeaaltaprevalênciadeTranstornodaPersonalidadeBorderlinenogrupoclínico.Alémdisso,ostrêsinstrumentosaplicadossãopreenchidospelosprópriossujeitosdoestudo.Pesquisasfuturaspoderãoreuniroutrasformasdeavaliação,comoentrevistascomossujeitosefamiliares.

Comentado [MP14]: Osesquemaspodemvariardeintensidade,segundoJeffreyYoung,aolongodeumalinhadecontinuidade.Damesmaforma,ostraçosdepersonalidadedoDSM‐5sãoapresentadosemummodelodimensional,queconsiderafundamentalmenteaintensidadedasuaexpressão.OcritérioAdessemodeloavaliaoníveldefuncionamentodapersonalidadeeosautoressugeremqueissopodeestarrelacionadoàgravidadedosesquemassubjacentesaossintomas.

Page 20: Artigo Comentado COGNITIVO 01 Artigo Comentado COGNITIV… · passadas desagradáveis e possibilidades negativas futuras; sente‐se temeroso e apreensivo quanto a incertezas; expectativa

 

ReferênciaBibliográfica:

Back, B.; Lee, C.; Mortensen, E.L.; Simonsen, E. How do DSM‐5personality traits align with schema therapy constructs. Journal ofPersonalityDisorders,29,2015.

www.cognitivo.com