As práticas na organização

9
A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Objetivo Geral : Continuidade e evolução da organização, assim como a garantia de competividade no mercado. Objetivos Específicos: Saber o que a organização conhece (mapeamento) Intensificar a utilização do conhecimento na organização Compartilhar conhecimento entre os colaboradores Facilitar a reutilização de conhecimentos pré- existentes em novas situações, facilitando a tomada de decisão Fortalecer a percepção do valor da Organização pelos Clientes Facilitar o estabelecimento de um ambiente de aprendizagem organizacional

Transcript of As práticas na organização

Page 1: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONALObjetivo Geral : Continuidade e evolução da organização,

assim como a garantia de competividade no mercado.

Objetivos Específicos:

– Saber o que a organização conhece (mapeamento)– Intensificar a utilização do conhecimento na organização– Compartilhar conhecimento entre os colaboradores– Facilitar a reutilização de conhecimentos pré-existentes em

novas situações, facilitando a tomada de decisão– Fortalecer a percepção do valor da Organização pelos

Clientes– Facilitar o estabelecimento de um ambiente de

aprendizagem organizacional– Reduzir o impacto quando da movimentação das Pessoas

(demissões, aposentadoria, remanejamentos)

Page 2: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

 A comunicação é algo fundamental nos processos de gestão do conhecimento, criar canais de discussão adequados são sugestões que quebram alguns paradigmas, e se inicia a cultura de levantar problemas e melhorias e de discuti-las, destacando que isso só é possível em organizações onde é permitido um canal livre onde o colaborador tem liberdade em contribuir através de suas ideias.

Page 3: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

A organização deve incentivar, aliando a comunicação, a participação dos colaboradores nos projetos pois no decorrer do aprendizado lições são aprendidas e para que o conhecimento se mantenha, deve-se registrar este momento para que essas lições possam ser compartilhadas novamente, ajudando na resolução de problemas e no desenvolvimento dos demais setores.

Page 4: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

É fundamental analisar os investimentos em capacitação, identificando as áreas especificas de interesse de colaboradores, pois o tempo e o custo para o individuo podem ser altos e inviáveis, mas para a organização serem possíveis.

A organização pode então, transformar o conhecimento individual em organizacional, desenvolvendo o compartilhamento e priorizando sempre os investimentos em quem pode contribuir.

Page 5: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how".Podemos dizer que todos nós possuímos este conhecimento, mas é difícil de explicá-lo e isto se deve a nossa experiência de vida, dos conhecimentosque adquirimos com o passar dos anos, ou seja, é um conhecimento que está lá dentro de nós.

Os colaboradores são considerados o maior ativo da organização pois estes são os que detém o conhecimento tácito, que são os conceitos, ideias, relacionamentos, enfim o conhecimento da empresa e de seus processose produtos.

Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.

Page 6: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Explícito

Tácito

Conhecimento explícito e conhecimento tácito?

Page 7: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Conhecimento Tácito

Conhecimento Explícito

Page 8: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Observamos a seguir como ocorre a internalização do conhecimento (pela experiência e pela ação), além do desenvolvimento de novos conhecimentos através da interação entre o tácito e o explícito, para isto utilizamos o modelo de espiral do conhecimento.

Page 9: As práticas na organização

A GC NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Podemos perceber através da espiral que a internalização ocorre quando novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização e outras pessoas começam a internalizá-los utilizando-o para aumentar, estender e reformular seu próprio conhecimento tácito (explícito para tácito, e a combinação de ambos).