As017 preview

12
Ano II Edição 17 Papanduva (SC), 22 de março de 2014 CDl PAPANDUVA REALIZOU CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1

description

Jornal A Semana de Papanduva, 22 de março de 2014

Transcript of As017 preview

Page 1: As017 preview

1Papanduva (SC), 22 de março de 2014 Ano II Edição 17 Papanduva (SC), 22 de março de 2014

CDl PAPANDUVA REALIZOU CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1

Page 2: As017 preview

2 Papanduva (SC), 22 de março de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho

Diretora comercial: Angela Kohler

Diagramação: JC Publicidades | 47 96561211

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação:

Papanduva

Vou lhes contar um segredo: sempre que o governo diz ser necessário "estimular a economia por meio de um aumento nos gastos públicos", o que ele na realidade está dizendo é que irá aumentar os lucros de alguns empresários privilegiados (ou ineficientes) à custa dos pagadores de impostos.

Os defensores desta doutrina jamais tiveram a coragem moral de colocar as coisas desta maneira. Eles sempre dizem que tudo é apenas uma questão de "criar empregos", de "reaquecer a economia", de "fomentar o crescimento", de "melhorar o tecido social", ou de "ajudar os mais des-favorecidos".

Mas a crua realidade é esta: sempre que você apoiar um aumento nos gastos e um aumento no déficit orçamentário do governo (esqueça a ficção do "superávit primário", uma excrescência sem sentido inventada pelo FMI; o que vale é o défi-cit nominal), você está inevitavelmente defendendo privilégios aos empresários favoritos do governo. Também está de-fendendo a socialização dos prejuízos daqueles empresários incompetentes que não souberam investir corretamente.

Isso vale para todo e qualquer tipo de aumento de gastos. Se o governo disser que irá gastar mais com assistencialismo, os bancos irão financiar o déficit e os pa-gadores de impostos ficarão com os juros. Se o governo disser que irá gastar mais com saúde, além dos bancos, as empresas do ramo médico — desde as grandes for-necedoras de equipamentos caros aos mais simples vendedores de luvas de borracha — também irão lucrar mais.

Por uma questão de justiça, vale dizer que nem todos os keynesianos tentam ocultar o que é evidente. Um de seus mais brilhantes representantes, Hyman Minsky, deixou bem claro em que consistia todo o teatro keynesiano: endividar o contri-buinte para engordar o capitalista. Leiam suas palavras em um de seus livros mais importantes, Estabilizando uma Economia Instável:

Se o déficit público aumentar quando os investimentos privados e os lucros esti-verem diminuindo, os lucros empresariais não irão diminuir tanto quanto diminui-riam na ausência deste déficit. Com efeito, o Grande Governo serve para consolidar os lucros das empresas.

Direto ao ponto. Sem embustes nem rodeios.

A verdade é que não há nenhum mistério nisso. E é estranho que poucos abordem as coisas desta maneira. O estado, quando decide "estimular" a economia por meio de mais gastos, pode fazer duas coisas: ou

ele pode contratar uma empresa privada para fazer algum desatino qualquer (como construir um estádio de futebol), algo que os consumidores não teriam contratado por si mesmos, de maneira que estas em-presas receberão uma injeção de dinheiro público na veia; ou ele pode executar seus dispêndios por meio de alguma estatal, o que inevitavelmente também gerará toda uma série de lucros privados, não apenas em prol de seus empregados, mas também e principalmente em prol de fornecedores, clientes etc.

E, novamente, em ambos os cenários, o déficit do governo será financiado pelos bancos, e os pagadores de impostos arcarão com os juros.

Não há escapatória: quando o estado se endivida e gasta, o que em última instância ele está fazendo é garantindo lucros a seus empresários favoritos, a maioria deles ineficientes.

Não há diferença prática entre o estado aumentar seus gastos para "estimular a economia" e o estado socorrer bancos ou terceirizar a gestão de algum serviço pú-blico para uma empresa privada em regime de monopólio. Em todos eles está havendo transferência de recursos públicos para mãos privadas. A única diferença teórica é que, nestes dois últimos exemplos, vemos com clareza como o dinheiro está sendo transferido dos pagadores de impostos para alguns capitalistas específicos, ao passo que, com os estímulos, muitos se limitam a aplaudir sem perceber que eles próprios estão sendo espoliados.

Por fim, percebam a ironia das ironias: os maldosos liberais defensores da conten-ção dos gastos e do déficit zero são aqueles que, no final, se recusam a socializar os prejuízos privados e a enriquecer vários torpes capitalistas por meio da espoliação dos pagadores de impostos, ao passo que os intervencionistas "defensores do povo" são os principais aliados dos grandes empresários que obtêm grandes lucros simplesmente porque se beneficiam das consequências do aumento dos gastos do governo e do déficit público.

Gastos públicos, lucros privados. É uma lástima que algumas pessoas ainda não tenham entendido de que lado realmente estão e quais interesses privados estão defendendo.

Juan Ramón Rallo é diretor do Instituto Juan de Mariana e professor associado de

economia aplicada na Universidad Rey Juan Carlos, em Madri. É o autor do livro

Los Errores de la Vieja Economía.

Gastos públicos, lucros privados

Marco Civil da Internet : na melhor das hipóteses, mais uma lei burra

Segundo os burocratas, para proteger a privacidade dos brasi-leiros é necessário que as empresas sejam obrigadas a guardar os dados dos usuários em data-centers instalados no Brasil.

Não seria mais franco e honesto dizer algo como "As empresas de acesso à Internet e provedores de conteúdo deverão enviar ao governo federal, diariamente, os registros de acesso feitos no Brasil, com nome de cada usuário, IPs, sites acessados e publi-cações feitas”?

Ao menos nos pouparia de toda essa enrolação.No que mais, raciocinemos nos termos deles. Hoje não há ne-

nhuma lei que determine a neutralidade rede. Portanto, pela lógica dos intervencionistas, as empresas já deveriam estar oferecendo pacotes extremamente restritos, daqueles em que os usuários finais podem acessar apenas "e-mails, redes sociais ou vídeos".

Ficam então as perguntas: por que as malditas empresas já não fazem isso? Será que alguma empresa seria estúpida o suficiente para oferecer algo assim?

Pior: seria o consumidor pateta o suficiente para comprar uma porcaria dessa? É óbvio que não. Ninguém em sã consciência con-trataria um serviço desses; o grande atrativo do acesso à Internet é justamente a amplitude de sites, serviços e aplicativos que se pode acessar. Essa ameaça pintada pelos políticos é uma falácia difícil de dimensionar.

Eles estão, na verdade, usando esse argumento infantil para desviar o verdadeiro objetivo da imposição da neutralidade de rede, que é bagunçar ao máximo possível todos os contratos entre empre-sas de rede (Net, Oi, Speedy, Claro etc.) e empresas geradoras de tráfego, criadoras de conteúdo (Netflix, Skype, Youtube, Facebook).

Paulatinamente, os consumidores ficarão insatisfeitos, os casos de judicialização dos contratos aumentarão sobremaneira, fazendo com que a “opinião pública”, ingênua e distraída, demande cada vez mais regulação do estado sobre a Internet.

Em pouco tempo, a espiral intervencionista ganhará força. O es-tado passará a ser o ente central de toda a rede. Adeus Internet livre.

Como eles mesmos estão dizendo, a neutralidade de rede é uma questão intocável, inegociável. Não tenham dúvidas, eles sabem bem o potencial de estrago que essa medida tem.

Luiz Henrique Saliba Filho

Page 3: As017 preview

3Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Vereadores vão passar pente-fino na gestão da Associação da Microbacia Rio Floresta

Alois Mikalovicz – PP, Cezar Augusto Bussularo dos Santos – PP, Djana Paula Matioski – PDT e Valdecir Vaneski – PSB moveram requerimento para o prefeito Tuca, para sua irmã secretária Elicir Schicovski e para Rosane Rauen Ribas pedindo as prestações de contas da Associação de Desenvolvimento da Microbacia de Rio Floresta, dos meses de novembro e dezembro de 2013, bem como os extratos bancários referentes aos meses de julho a dezembro de 2013, referente aos recursos repassados (auxílio financei-ro), a esta entidade. Segundo os vereadores, a Associação tem a obrigação de prestar contas aos vereadores sobre o dinheiro público que foi e que está sendo investido na Associação, o que não tem feito.

Vereadores querem cópias de todas as portarias e decretos da prefeitura

Os Vereadores Alois Mikalovicz – PP, Cezar Santos – PP, Djana Matioski – PDT e Valdecir Vaneski – PSB querem cópias de todas as Portarias e Decretos do exe-cutivo municipal. Segundo os vereadores não é possível acompanhar tais informações por meio do site oficial do município (papanduva.sc.gov.br), já que a prefeitura não estão disponibilizando, desrespeitando a publicidade dos atos. “É necessário que esta Câmara de Vereadores, bem como o povo papanduvense, tome conhecimento desses atos extremamente importantes para a população”, diz o requerimento.

Péssima conservação das estradas motiva ações de vereadores

- Djana Paula Matioski – PDT quer que a prefeitura faça cascalhamento e compactação na entrada da propriedade do Senhor Nivaldo Holles, na Localidade da Pratinha, pois segundo o morador, os caminhões que realizam o transporte de fumo estão encalhando.

- Djana Paula Matioski – PDT, Alois Mikalovicz – PP, Cezar Augusto Bussularo dos Santos – PP, Girseliano Mo-reira da Silva – PSD e Valdecir Vaneski – PSB querem que a prefeitura cumpra com o cascalhamento e compactação da estrada que inicia na Igreja Ortodoxa até a Vila dos Oracz, na Localidade da Pratinha. Houve até encalhamento do caminhão de leite da Cooperativa da Agricultura Familiar de Papanduva - COAFAPA na estrada.

- Valdecir Vaneski – PSB indica que é urgente o cascalha-mento, na estrada que dá acesso a propriedade do senhor Severo Koaske, na Localidade de Rodeiozinho. Os acessos à referida propriedade estão sem a mínima condição de tráfego

- Djana Paula Matioski – PDT indica a necessidade da prefeitura realizar patrolamento, cascalhamento e compac-tação na estrada que dá acesso as propriedades de Mari Veiga Kuchiner, Solange Neisse, Aristeu Neisse e Alenir Odeli, na Localidade de Gramados. Segundo os moradores há tempos não é realizada nenhuma manutenção na estrada, sendo que a mesma está cheia de valetas e sem cascalho, dificultando o acesso dos moradores em dias de chuva.

- Valdecir Vaneski – PSB indica a necessidade da confec-ção de duas lombadas na Rua Governador Jorge Lacerda, sendo uma na frente do Castelo Supermercado e a outra na frente da Clínica Santo Antonio. A indicação se faz necessá-ria, tendo em vista que nos referidos locais tem um grande fluxo de pessoas e de veículos estacionando e é eminente o risco de acidente em virtude de alguns motoristas trafegar em velocidade acima do permitido no local.

Page 4: As017 preview

4 Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Geral

Rua Governador Pedro Ivo Campos, 1314 - São Cristóvão - Papanduva

CDl PAPANDUVA REALIZOU CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1

A CDL de Papanduva reali-zou nesta última quinta-feira dia 20/03 uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em parceria com a empresa IMUNIZAR VACINAS, que está entre as maiores clínicas do país no serviço de aplicação de vacinas contra gripe em empresas.

A campanha teve o objeti-vo de imunizar o quadro de

funcionários das empresas da cidade, mas também foi aberta ao público em geral.

A dose da vacina contra a H1N1 foi aplicada ao preço de R$49,00 cada. Foram vacina-das mais de 120 pessoas acima de 9 anos de idade.

A CDL realizará mais uma campanha em parceria com a IMUNIZAR VACINAS prevista para dia 15 de maio. Nesta

segunda campanha também será oferecida vacinas para menores de 9 anos.

Andréia Simões da Silva, Gestora Executiva do CDL informou ao jornal A Semana que a população em geral adorou a campanha, visto que em outros anos tinham que se deslocar a cidades vizinhas para receber a dose da vacina H1N1. –“A receptividade da população foi melhor que o es-perado” – comentou Andréia.

Os sintomas de uma pessoa com gripe comum e com a gripe H1N1 são muito parecidos. O quadro abaixo compara as duas formas de gripe e poderá auxiliar você leitor no diagnóstico.

A recomendação do Minis-tério da Saúde é para se evitar locais com aglomeração de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença.

De acordo com a Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmis-são não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies con-taminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.

Page 5: As017 preview

5Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Geral

Por Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM

Na Liturgia católica dos ucra-nianos do rito oriental, embora nas celebrações se diferenciando do rito latino, tem sentido teológico muito significativo e profundo, seja durante a Quaresma, tempo pascal ou todas as celebração durante o ano. Esse rito se distingue nos seus gestos, celebrações, com muitos sinais e símbolos contendo sempre um espírito muito místico. A liturgia evoca para profunda concentração e recolhimento.

Breve explanação dos mesmos da Quaresma e Páscoa:

Quaresma, tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para melhor se preparar para a maior festa da cristandade, a Páscoa. É tempo de arrependimento dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores, viver mais identificados com Cristo e convivência com o próximo.

A Quaresma dura 40 dias; tem seu início na Quarta Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo fazemos esforço para aprofundar ou recuperar a vida em Deus, com o próximo e fazer lim-peza na nossa alma e assim vivermos mais autênticos filhos de Deus.

Quaresma, tempo de:- Conversão, converter-se a

discípulos de Cristo e melhores evangelizadores.

Meios para conversão: . Sacra-mento da Confissão ao qual todos os católicos deveriam se aproximar du-rante o tempo pascal. O católico deve confessar –se no mínimo uma vez por

ano para preparar –se para a Páscoa. Mas somos também obrigados a se aproximar da confissão toda vez que cometemos um pecado mortal. Mas para estarmos sempre na Graça de Deus,o ideal é que freqüentemente nos confessemos. Papa Francisco disse que confessa cada 15 dias.

. Penitência, jejum, abstinência, obras de caridade como Campanha da Fraternidade e outros gestos caritativos.

. Celebrações litúrgicas que consistem, além da Divina Liturgia, na Via-Sacra, hora Santa, Parastás (celebração pelos falecidos), vésperas e matinas.

Algumas especialidades da Qua-resma dos ucranianos: durante a Quaresma fazemos grandes pros-trações, inclinação até o chão, sinal de arrependimento dos pecados e humildade diante do Jesus Sofredor, com a seguinte oração a cada pros-tração: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, que sofreste por nós a paixão, tende piedade de nós”. Esse tipo de oração é preservado nas celebrações litúrgicas e nas orações em famílias.

Esses itens são colocados em vivência de modo mais profundo no tempo da Quaresma que resultam na celebração da Páscoa de grande júbilo, sabor e alegria.

PÁSCOA palavra que carrega em si profundos significados cristãos. Palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa passagem. His-toricamente passagem da escravidão à libertação do povo hebreu. A Igreja católica adotou essa palavra dando novos significados:

- passagem da morte para a vida – ressurreição de Jesus Cristo, vida nova. Em Jesus Cristo desde já de antemão celebramos a nossa passagem para ressurreição, como professamos no símbolo da nossa fé:

“creio na ressurreição dos mortos e na vida eterna”.

Páscoa será celebrada e não so-mente comemorada, isto é celebrar na igreja e continuar a viver celebrando no ambiente familiar.

Termnadas as celebrações na igreja as pessoas regressam às casas paternas, juntam-se com suas famílias iniciando a refeição com os alimentos bentos.

A Benção dos Alimentos - cha-mamos as de pásca -. É um elemento quase obrigatório para os ucranianos. Acontece no Sábado de Aleluia. As pessoas trazem para as igrejas ou nos locais já programados, cestas cobertas com bordados ucranianos, cheias de produtos como: linguiça, carne de porco, manteiga, queijo, khrin, sal. Também destacam-se nas cestas a presença das pêssankas, os famosos ovos decorados com símbo-los milenares, mas o símbolo principal é, túmulo que dentro contem vida. É claro que nas sextas enfeitados com bordados ucranianos, sempre com uma vela acesa. As pessankas são dadas de presente aos parentes e amigos respeitados.

Esses alimentos, chamados de Pásca, o sacerdote benze com longas orações e asperção com água benta.

No início e no final de todas as celebrações litúrgicas se canta: "Cris-to ressuscitou dos mortos, venceu a morte com morte, e deu a vida para aqueles que estavam mortos". A partir deste dia as pessoas cumprimentam--se com as palavras "Cristo ressusci-tou! (Chrestós Voskrés) - Em verdade ressuscitou!" (Voísteno Voskrés). As-sim se cumprimentam até à véspera da Ascenção do Senhor.

Assim sendo a programação da Quaresma e Páscoa, que já deu seu início na quarta feira de cinzas, é o seguinte:

QUARESMA E PÁSCOA NA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO EM PAPAANDUVA

PROGRAMAÇÃO PARA QUARESMA E PÁSCOA NO COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO E BOM JESUS EM RODEIOZINHO

Além da Divina Liturgia aos sábados às 18h00 e aos domingos às 8h30, na Quaresma ainda: todas as quintas-feiras, às 19h00, se realiza retiros, dirigido pelas Irmãs Servas da Imaculada; nas sextas-feiras, às 19h00, Via Sacra; aos domingos, no final da Divina Liturgia, celebramos “Parastás”, orações pelos falecidos das famílias.

Dias 05, a partir das 17h00 e 06, de abril, a partir das 7h00, os padres atenderão as Confissões.Dia 13 de abril, Domingo de Ramos, às 08h00 Divina Liturgia, procissão e Benção dos Ramos.Dia 17 de abril, às 19h00, Instituição da Eucaristia, Divina Liturgia com Lava-pés.Dia 18 de abril, PAIXÃO DO SENHOR, às 10h00 – Vésperas, procissão e adoração do Sudário, dia todo.-às 18h00, Matinas de Jerusalém.Dia 19 de abril, Sábado de Aleluia, BENÇÃO DOS ALIMENTOS:-13h00 – Na família do Snr José Kossar-15h00 – São Tomás-16h30 – Na família da Ana Krochmalni-17h00 – na igreja Santo Antônio-18h00- Divina Liturgia, procissão e Benção dos Alimentos na comunidade Bom Jesus em Rodeiozinho-20h00 – Procissão, Matinas, Divina Liturgia e Benção dos Alimentos na igreja Santo Antônio. Na Divina Liturgia da Ressurreição a Palavra de Deus, o Evangelho, será proclamado em cinco idiomas: português, ucraniano, inglês, italiano e grego.Depois da benção final todos, em fila, se aproximam para beijar: o crucifixo, Bíblia Sagrada, Estátua do Cristo ressuscitado e o ártos (pão bento o qual permanecera no altar até próximo domingo quando será fatiado e partilhado com todos). Terminada as celebrações todos com calorosos e alegres abraços desejando Feliz Páscoa dizendo: "Cristo ressuscitou! (Chrestós Voskrés) – ouvindo a resposta, Em verdade ressuscitou!" (Voísteno Voskrés).

Page 6: As017 preview

6 Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Espaço MulherFabiane [email protected]

Coleções outono-invernoOlá Meninas!!! O verão está dando uma trégua, e

logo logo começa a esfriar... O assunto dessa semana são as coleções outono-inverno que já estão por ai estampadas em todas as vitrines.

O universo da moda é muito amplo e são muitas as opções de modelos e marcas. O Espaço Mulher separou 3 grandes marcas de vestuário para ajudar vocês leitoras a se produzirem, e saírem por aí arrasando!

A primeira marca que separei é a GATABAKANA. Uma marca Sensual, Extrovertida, Vibrante e Determinada. As mulheres que vestem GATABAKANA encantam com sua ginga e irradiam com sua beleza. A GATABAKANA valori-za as características da mulher, com modelagens que se ajustam ao corpo, prezando sempre, pelos acabamentos refinados e a qualidade.

A TRICOMALHAS recebeu a nova coleção GATABAKA-NA, com peças exclusivas para você arrasar no look! O Inverno 2013 traz com ele o estilo Barroco, que desta vez une o exagero, mas de uma forma mais sofisticada. Caracterizado por muitos bordados, rendas adornos, cores vivas, tecidos brocados, prints florais e arabescos, foi super tendência nas passarelas em roupas, acessórios, sapatos e bolsas. Puro glamour e luxo.

A Segunda marca que o Espaço Mulher recomenda é a DUDALINA. Está há 50 anos no mercado e já che-gou à marca de 50 milhões de camisas produzidas. A história da Dudalina é fruto do amor sincero de um jovem casal e do empre-endedorismo vanguardista de uma mulher que, além de mãe zelosa de seus 16 filhos, dedicou-se intensa-mente no trabalho e deixou sua marca na história da confecção brasileira.

A DUDALINA é sucesso mundial, e com certeza o que mais chama a atenção é o seu símbolo: a Flor de Lis. Símbolo emblemático da nobreza, do luxo, de cidades italianas como Florença, berço do Renascentismo, distintivo do escotismo mundial, emblema da mo-narquia francesa, entre outras representações, também foi adotado pela DUDALINA para represen-tar as camisas mais perfei-tas do mundo!

Hoje, o uso da Flor de Lis em camisaria é exclusivo da DUDALINA, seja bordada ou em Swarovski.

Page 7: As017 preview

7Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Fabiane [email protected]

Espaço MulherAtenção para os lançamentos

Meninas, vocês podem encon-trar toda a coleção MIAMI outono--inverno da DUDALINA, na FOR MEN! E uma novidade, ATENÇÃO! Em breve a FOR MEN estará rece-bendo também a coleção completa da DUDALINA MASCULINA, para ho-mens modernos e contemporâneos.

E a terceira marca da semana

é a LANÇA PERFUME. Muito mais que um case de sucesso, a Lança Perfume é uma das marcas mais de-sejadas pelas mulheres brasileiras. Tem, em seus fundamentos, a vida noturna, a sensualidade e a atitude fashion de quem conhece muito bem o poder transformador da moda. A Lança Perfume é surpreen-

dente, irreverente, feminina, jovem e ousada. Essa marca realmente é um espetáculo! Você encontra a coleção completa outono-inverno LANÇA PERFUME na BODEGA DA MODA.

Dá só uma olhadinha nesse look que as meninas prepararam espe-cialmente para o Espaço Mulher:

Arrase com esse look LANÇA PERFUME da coleção outono inverno 2014: Camisa com estampa de Arabesco e um leve toque romântico nas mangas de renda + saia + bota luz da lua!!! Perfeito para balada!!!! Uma ótima dica para quem quer arrasar na Field Club nesse sábado!

Meninas! Esperam que tenham gostado da matéria! Saber um pouco mais sobre a história das marcas é imprescindível

para escolher determinados looks, pois a roupa que vestimos reflete a nossa personalidade! Mulheres bem informadas são

mais atraentes SEMPRE! Nunca se esqueçam disso! Grande beijo a todas e obrigada pelo carinho!

Page 8: As017 preview

8 Papanduva (SC), 22 de março de 2014

SaúdeSocial

Dr. Anderson

Zeczkowski

MédicoCRM-SC 13025

MAIS MÉDICOS NO BRASIL E A PROVA DO REVALIDA

AniversariantesASemana

17/03/14- Gianne M.Falchetti, Jaíne F.Stemposki, Ana M. Ulbrich.

18/03/14- Larissa Portela.19/03/14- Laudi Kovalski20/03/14- Rosani Sembalista.21/03/14- Juliane Alves, Fabricio Alves Corrêa.22/03/14- Eunice de Luca Ciupka e Rubiana Rodrigues.23/03/14- Lidia Magrin ,Tania Kosteski e Day Grein.

O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, afirmou em nota que acredita que a população brasileira corre o risco de ser atendida por pessoas com formação médica insuficiente e incompleta. “Se essa intenção fosse séria, o governo traria médicos preparados para fazer cirurgias, trabalhar em UTI’s e atender casos de alta complexidade. Não há médicos pela metade e é isso que está sendo proposto. Se o médico ‘importado’ sem revalidação receber um caso grave, cruzará os braços.”

O temor da entidade surgiu devido à pos-sibilidade de que os médicos estrangeiros sejam dispensados de fazer o Revalida, exame nacional para revalidação de diplomas obtidos no exterior. O ministério cogita a alternativa porque quem é aprovado na avaliação recebe registro permanente e pode atuar dentro de sua especialidade em qualquer região do país, mas a idéia do novo programa é que os profis-sionais de fora tenham permissão temporária de três anos para trabalhar apenas nos campos considerados de prioridade, como o de atenção básica em saúde. Segundo a assessoria do minis-tério, portanto, a dispensa está sendo pensada justamente para limitar a área de atuação dos estrangeiros, evitando que migrem para postos mais atrativos e compitam com profissionais brasileiros.

O CFM não abre mão do Revalida. Ele apóia a entrada de médicos, desde que sejam subme-tidos a esse exame e sejam qualificados para trabalhar no Brasil, independentemente de sua nacionalidade”, afirma o vice-presidente da entidade, Carlos Vital. O Ministério da Saú-de enfatiza que a dispensa não significa que

os estrangeiros estarão isentos de avaliação. “Ainda não está definido de que maneira eles vão ser avaliados, mas já é sabido que eles vão precisar falar português, serão provenientes de faculdades reconhecidas pelos países de origem e obrigatoriamente haverá triagem, que poderá ser feita por meio de exame prático ou análise curricular.”

O CFM, porém, em seu argumento nos da-dos oficiais da subcomissão que acompanha a aplicação do Revalida, mostrou que no ano de 2011, 536 médicos graduados no exterior se submeteram ao exame, e somente 65 (12%) foram aprovados. Em 2012, o resultado foi pior: de 884 médicos avaliados, 77 (8,7%) foram aprovados.

Para Carlos Vital, vice-presidente do CFM, a má distribuição de profissionais brasileiros não é reflexo do desinteresse dos médicos, e sim um problema muito mais grave. “Os médicos bra-sileiros até migram para essas regiões, mas se deparam com uma cidade sem infra-estrutura. Não há hospitais, não há UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) nem UBS’s (Unidade Básica de Saúde). Não há transporte, ou seja, não há o mínimo de condições para atender a população. O médico se sente impotente dian-te de uma situação como essa. Ele vai fazer o quê, sem um local para atender? Só prescrever medicamento? O problema tem uma base com-plexa que não pode ser resolvida simplesmente com a vinda de médicos estrangeiros. O Brasil precisa primeiro, melhorar as condições de infra-estrutura de saúde.”

Dúvidas: [email protected]

Faleceu de forma trágica Cergio Olinto de Souza

Em um terrível aci-dente na br-116 no dia 15 de março, faleceu o comerciante Cergio Olinto de Souza. Cergio era pro-prietário de uma lavação de automóveis que admi-nistrava junto a sua família. Cergio perdeu o controle de seu carro e bateu de frente com um caminhão IVECO, na ponte sobre os trilhos no Passo Ruim, no km 47. O acidente ocorreu aproximadamente a meia noite.

A família e amigos de Cergio Olinto de Souza, que encontrem nas boas lembranças força para continuar a caminhada. “Lembrem – se... Separados de corpo, mais unidos em pensamentos seremos a prova de nossa eterna existência”... Recebam as sinceras condolências de toda a equipe do Jornal A Semana!

A família enlutada convida parentes e amigos para missa de 7º dia que será realizada neste sábado dia 22/03 ás 18 horas na Igreja Matriz São Sebastião.

Page 9: As017 preview

9Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Empreendedorismo

Facebook – Vitrine Virtual

O Facebook é uma rede social fundada em fevereiro de 2004 por Mark Zu-ckerberg. Surgiu para ser utilizado como um canal de comunicação entre amigos de escola. Em pouco tempo o Facebook explodiu por todo o mundo e hoje é a rede social mais utilizada por usuários ativos mensais. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, desde sua criação. O website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners, destaques patrocinados no feed de notícias e grupos patrocinados. Só no último trimestre de 2012, empresa lucrou US$ 1,3 bilhão de dólares vindos de propagandas.

Muitas empresas fazem vitrine de produtos no Facebook. Trata-se de um marketing sem custo, que atingi um grande número de pessoas (grupo de pessoas segmentadas por região e interesses distintos) e de fácil manutenção.

Para criar uma vitrine virtual da sua empresa no Facebook, basta você criar um perfil com o nome da sua loja, e criar álbuns e colocar informações sobre os produtos ou marcas. Lembre-se de deixar aberto para o público, para que qualquer pessoa na rede social possa ter acesso. E também um meio de contato (pode ser telefone, e-mail, site ou até mesmo por mensagem). Se quiser que as pessoas comentem ou não sobre os produtos, basta mexer nas configurações de privacidade.

Outra maneira de evidenciar sua empresa e gerar lucros e vendas é realizar campanhas pagas. No Facebook, você pode direcionar os seus anúncios exata-mente para as pessoas com as quais gostaria de se conectar e decidir quanto gostaria de gastar. Depois que seus anúncios estiverem no ar, o Gerenciador de anúncios mostra como está seu desempenho para que possa continuar a investir em anúncios que trazem o melhor resultado.

Segundo uma reportagem da revista Galileu, da editora Globo, foi enco-mendado pelos administradores da rede social, uma análise de 60 campanhas publicitárias no Facebook. 70% delas deram à marca anunciante o triplo do dinheiro gasto com propaganda na rede social – em metade das campanhas analisadas o retorno foi 5 vezes maior que o valor investido.

Mas lembre-se o Facebook é apenas um meio de investimentos de marke-ting, para atingir os resultados esperados é necessário realizar uma campanha bem estrutura. Dica: não utilize apenas o facebook como principal meio de comunicação, aproveite as oportunidades de divulgação em jornais, rádios, revistas de sua cidade e conquiste melhores resultados!

SUCE$$O E TRABALHO

Aparício Silva Netto OAB/SC 28.819

Rua Ten. Ary Rauen, 975.

Papanduva/SC.Tel. (47) 3653-1484

Cel. (47) 9156-9604 / 9151-7656

O crime de Injúria Racial está alocado no artigo 140, §3º, no Título I, capítulo V, da Parte Especial do Código Penal Brasileiro – “Dos Crimes Contra a Honra”. Crimes contra a honra são todos aqueles que atingem o conjunto de atributos intelectuais, físicos e morais de uma pessoa, desmerecendo o seu apreço pela coletividade e despromovendo a sua auto-estima. A honra pode ser distinguida em subjetiva e objetiva. A honra subjetiva abrange o juízo que o a pessoa faz de si mesma, enquanto que a honra objetiva representa o que os outros pensam de determinada pessoa.

Os crimes contra a honra são classificados como delitos formais, ou seja, àqueles cujos quais não há necessidade da consumação para causar danos efetivos à reputação da pessoa ofendida. Atribuição de qualidade negativa à determinada vítima que seja ofensiva à honra subjetiva e que esteja constituída de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem. O bem protegido é a honra subjetiva da vítima, ou seja, a própria dignidade que tenha sido atingida por ofensas de cunho racial. Pode ser prati-cada por qualquer meio, sendo em tese comissiva e havendo a necessidade de chegar ao conhecimento da vítima, mesmo que através de terceiros.

A questão mais debatida no meio jurídico é a distinção entre injúria racial e racismo, onde uma começa e a outra termina. A questão é mais simples do que se pensa. Há a injúria racial quando as ofensas de conteúdo discriminatório são empregadas a pes-soa ou pessoas determinadas, por exemplo, quando alguém é chamado de negro safado, nordestino va-dio, polaco burro, entre outro. Já o crime de racismo constante do artigo 20 da Lei nº 7.716/89 somente será aplicado quando as ofensas não tenham uma pessoa ou pessoas determinadas, e sim venham a menosprezar determinada raça, cor, etnia, religião ou origem, agredindo um número indeterminado de pessoas. Poderia citar como exemplos, impedir acesso de índios a determinado estabelecimento ou impedir entrada de negros em um shopping, etc. O preconceito racial em nosso país tem que acabar e as pessoas que ainda o praticam devem ser punidas, mas é sempre interessante analisarmos no momento em que estivermos de frente com tais situações as

causas e os meios que vieram a originar a ofensa, pois, não são poucas as decisões dos Tribunais que declinam competência em relação às penas, que extinguem a punibilidade por decadência do lapso temporal de seis meses para o exercício de queixa por parte da vítima ou que então declara nulidade do processo por não haver legitimidade de proposição de ação penal. A necessidade de que haja punição é para que tais ilícitos não mais venham a ocorrer no meio social (como exemplo, o caso do árbitro agredido com palavras ofensivas, no estádio de Papanduva). Finalmente, mister que a vítima procure exercer o seu direito, exigindo a reparação civil frente a humilhação sofrida, a pu-nição nos termos da lei penal e, ainda, a retratação pública por parte do ofendido. Lembrem-se, somos todos iguais, sem qualquer distinção perante a Lei e, devido a isso, sempre devemos manter a máxima divina “não fazei ao próximo, o que não queres que contigo seja feito”.

Espaço JurídicoInjúria Racial e Preconceito – Breves Explanações

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especia-lista em Marketing Empre-sarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Co-aching pela Comece a Vi-ver®. Empresário, Consul-tor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

Page 10: As017 preview

10 Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Talentos de nossa Terra

O Talentos da Nossa Terra desta Semana trás a história de Joãonatam Santana da Silva, 37 anos, pai de três filhos e que a aproximadamente 18 anos coloca todo seu sentimento na arte que enche de beleza e a alegria mo-mentos tão importantes na vida das pessoas.

AS- Angela- Quando você começou seu trabalho com de-coração?

Joãonatam: Com o nascimen-to do meu primeiro filho, comecei a minhas primeiras decorações. Descobri que quando a gente trabalha com o que ama, o reco-nhecimento acontece de forma natural. Então comecei a cuidar

da organização e decoração de outros. No começo os eventos eram mais simples, mas fazia o máximo pra que os detalhes ficassem perfeitos.

AS-Angela- Você trabalha só com festas infantis?

Joãonatam: Gosto do encanto e da riqueza dos temas infantis. Entretanto decoro qualquer tipo de festa, sejam debutantes, casa-mentos ou formaturas.

AS-Angela: Oque te realiza mais nesta profissão?

Joãonatam: Minha maior paixão é esculpir poder dar forma a algo.

Por mais tradicional que seja

Minha maior paixão é esculpir poder dar forma a algo

o tema, há sempre algo diferente. Quando começo a produzir um tema busco trazer à realidade, a mágica dos contos infantis. Os eventos se tornam um aconte-cimento muito prazeroso, tanto para os pais, quanto para os filhos, que vivenciam por algumas horas a alegria de encarar seu persona-gem favorito, fazendo parte de um

universo totalmente particular.Quer conhecer os trabalhos de

Joãonatam? Entre em contato na Rua Pedro Povaluck, 81, telefone (47) 9250-7575 ou 9740-3492.

Se você quer mostrar seu talento, entre em contato com

o e mail [email protected]. Até a próxima A Semana!

Maisa Adriele BosseGraduanda em Engenharia de Alimentos

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.Cel: (48) 99289298

Email: [email protected]

Por Espaço Mulher

Olá pessoal! As últimas notícias de adulterações no leite são assustadoras! Existem muitas normas da legis-lação brasileira de produção e comercialização de leite frequentemente infligidas. Isso mesmo! Para o leite e todos os produtos alimentícios comercializados há normas de produção e muitos pré-requisitos a serem cumpridos como: as porcentagens máximas de certos corantes, aci-dez máxima, entre outros antes de chegar às prateleiras.

As exigências para produção de leite variam de acordo com a raça do animal que o produziu e o tipo de leite a ser comercializado, existem 3 tipos de leite: A, B e C. Essa classificação é dada pelo Ministério da Agricultura (Instr. Norm. 51 de 2002). Trata-se, na verdade de uma classifi-cação dos produtores de leite e se aplica principalmente na qualidade do leite cru.

O processamento do leite requer muitos cuidados, pois quanto menos higiene houver, maior será a contaminação do leite e menor sua duração. Esse é o principal motivo pelo qual indústrias adulteram o leite, focando somente em seus lucros e não na saúde do consumidor, que é muito prejudicada ao consumir produtos com soda cáustica, uréia, formol, água oxigenada, entre outros, que apenas mascaram a má qualidade do leite.

Para você que ficou muito preocupado com o leite que ingere, minha dica é: coloque aproximadamente 200 mL de leite em um copo e deixe coberto apenas com um pano

limpo na temperatura ambiente, de 24 a 36 horas. Caso não coalhar ou azedar, este é provavelmente um leite que contém algum conservador extremamente prejudicial à saúde. Lembre-se, o leite é um alimento muito rico em nutrientes, desde que sem aditivos.

Para você ficar muito atento na hora de adquirir o leite o Cantinho Gourmet informa as marcas não recomendadas para consumo:

Page 11: As017 preview

11Papanduva (SC), 22 de março de 2014

Agricultura

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, foi empossado pela presidenta Dilma Rousseff na segunda feira dia 17 de março ,como novo ministro da pasta no lugar do atual

titular, Antônio Andrade. Neri Geller esteve à fren-

te da Secretaria de Política Agrícola (do Mapa) desde janeiro do ano passado, período no qual participou ativamente da elaboração do Plano Agrícola e Pecuá-rio 2013/14, considerado

um dos mais abrangentes já lançados pelo governo federal.

Agricultor e empresário, o gaúcho do município de Selbach, Neri Geller está na região de Lucas do Rio Ver-de, em Mato Grosso, desde 1984. Desenvolve atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade. Tam-bém tem empresa no setor de combustíveis e foi vice--presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja), além de deputado federal em 2007 e 2011. Exerceu, ainda, mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).

O novo ministro da Agri-cultura, Neri Geller, durante cerimônia de transmissão do cargo, disse que sua atuação será pautada na lealdade, transparência e ética e focada no bem-estar da sociedade, a partir do fortalecimen-to econômico da atividade agropecuária do país. Geller ressaltou que pretende re-estruturar alguns setores críticos do ministério, como o Departamento de Logística e a Secretaria de Defesa Agrope-cuária e ter um vínculo forte com os fiscais agropecuários, reforçando a área. O ministro citou os pilares que devem nortear sua atuação à frente do Ministério da Agricultura. Além das restruturações de determinadas áreas, ele citou a discussão e o fortalecimento do Plano Safra 2014/2015, além da ampliação e abertura de mercados para a agroin-

dústria, ou seja, produtos industrializados com valor agregado, “para que o mundo possa, efetivamente, sentir confiança no Brasil e sentir que a grande segurança ali-mentar passa necessariamen-te pela produção nacional. Ela (a agricultura) vai agregar valor, gerar emprego e vai for-talecer a economia do nosso país”. Geller criticou a demora

na liberação, pela Agência Na-cional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da comercialização de defensivos agrícolas ne-cessários para a proteção da safra e disse que dará aten-ção especial ao tema. “Não é possível alguns registros que podem ser liberados com mais eficiência e rapidez levarem de dois a quatro anos para serem liberados”, disse o ministro, enfatizando sua disposição para enfrentar o problema internamente, den-tro do governo. O ministro, que recebeu apoio da bancada parlamentar de Mato Grosso e da maior parte das entidades ligadas ao agronegócio, assu-miu no lugar do ex-ministro Antônio Andrade (PMDB--MG), que deixou o cargo para se candidatar às eleições de outubro deste ano.

Fonte - Agência Brasil

NERI GELLER TOMA POSSE COMO MINISTRO DA AGRICULTURA

Frango e Costela assada todos os domingos sob encomenda

pelo Tel: (47) 9272-3178

Novo ministro da Agricultura fala em reestruturação de setores críticos

Treinamentos para o CAR (Cadastro Ambiental Rural)

Para auxiliar os proprietá-rios rurais catarinenses a se adequarem ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) programa criado pelo Governo Federal - o Governo do Estado iniciou na quarta-feira, dia 19, uma série de treinamentos. O objetivo é orientar sobre o preenchimento do cadastro. De acordo com o engenheiro agrônomo e servidor da Epa-gri, Fernando Driessen, para conseguir cadastrar as cerca de 350 mil matrículas do Estado em um período de um ano serão necessárias mais de 1.400 pessoas treinadas para operar o sistema. A partir desse levantamento, foram planejados quatro encontros regionais para capacitar ini-cialmente 120 pessoas, entre representantes do Estado, prefeituras e entidades de classe.

“A responsabilidade pelo preenchimento do Cadastro Ambiental Rural é exclusiva do proprietário rural. No en-tanto, o Governo do Estado vai prestar esse apoio para

facilitar o acesso. O CAR é vantajoso porque reduz custos e elimina etapas burocráticas. A partir do cadastro, o agricultor não precisará mais registrar em cartório a reserva legal exis-tente em sua propriedade. Com o CAR, que é gratuito, o proprietário rural vai eco-nomizar tempo e recursos”, avalia o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrô-nico, obrigatório para todos os imóveis rurais. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o objetivo é unifi-car informações sobre APPs (Áreas de Preservação Per-manente), áreas de Reserva Legal, florestas e remanes-centes de vegetação nativa, Áreas de Uso Restrito e áreas consolidas das propriedades e posses rurais do país. A partir dessa base de dados, o Governo Federal terá condi-ções de fazer um diagnóstico da situação ambiental no país e definir políticas públicas

socioambientais com mais segurança.

FACILIDADEO CAR deve facilitar a

vida do proprietário rural na obtenção de licenças ambien-tais, pois a regularidade da propriedade será comprovada com a aprovação do cadastro. Os que não fizerem a adequa-ção ao CAR poderão sofrer sanções como advertências ou multas, além de ficarem im-pedidos de obter autorização ambiental ou crédito rural.

Os proprietários terão prazo de um ano para se ade-quarem a partir da publicação de instrução normativa da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ainda sem previsão, conforme a asses-soria do ministério. “Embora seja necessário aguardar pela publicação da instrução, o Governo do Estado está se planejando para agilizar os procedimentos e oferecer maior velocidade, facilitan-do a vida dos agricultores”, ressalta o chefe da Casa Civil.

Averbação de reserva legal em cartóriosEm 2010, o Governo do

Estado, por meio Fatma, firmou termo de cooperação técnica com o Ministério Público, o Tri-bunal de Justiça e a Associação dos Titulares de Cartório de Santa Catarina para garantir a averbação da reserva legal nos imóveis rurais do Estado. A averbação da reserva legal é a indicação, no registro de matrícula feito no Cartório, de que existe uma área no interior da propriedade rural que deve ser preservada para garantir, entre outros fatores,

o uso econômico e sustentável dos recursos naturais, a con-servação da biodiversidade, e o abrigo e proteção da fauna e da flora.

Com o novo Código Flo-restal Brasileiro, a averbação passou a não ser mais necessá-ria. Agora, os produtores rurais devem inscrever a propriedade no CAR. No entanto, como o sistema ainda não foi efeti-vamente implantado no país, os proprietários têm dúvidas sobre o procedimento corre-to. Para apontar uma diretriz

conjunta, o Poder Executivo se reuniu com o Judiciário e Ministério Público em feve-reiro deste ano. Na avaliação do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, a obrigação da averbação em cartório já estaria dispensada em razão da alteração na legislação. No entanto, o Executivo aguarda um posicionamento do Tribunal de Justiça e Ministério Público para definir a questão.

Fonte Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado da

Casa Civil de Santa Catarina

Page 12: As017 preview

12 Papanduva (SC), 22 de março de 2014

II FEIRÃO DE PÁSCOA – LOJA GABITCHANa última quarta feira

19/03 inaugurou na cidade o II Feirão de Páscoa da Loja Gabitcha que separou o que há de mais gostoso para você nessa Páscoa!

Você vai encontrar uma variedade de marcas como Cacau Show, Lacta, Arcor, Ferrero Rocher, Kinder Ovo,

Treze Tilhas, entre outras, além de muitos coelhinhos de pelúcia, cestas maravilho-sas, vinhos, licores, e muitas outras guloseimas que você poderá escolher para sua cesta de Páscoa ficar ines-quecível!

Thays, proprietária da loja Gabitcha lembra a todos

os seus clientes que persona-liza a cesta de Páscoa confor-me seu gosto e o seu bolso! Você cliente pode montar sua cesta agora e retirá-la so-mente na semana da Páscoa. Antecipe-se para não perder as novidades que vão acabar rapidinho!!

O II Feirão da Loja Ga-

bitcha está localizado no centro da cidade, ao lado da Samae. O horário de funcio-namento será de segunda à sexta das 09 às 19h, e sábados das 09 às 15h, sem fechar para o almoço! A pro-prietária Thays e suas fun-cionárias Michele e Cristiane esperam por vocês!