Aula 07

50
Músculo Esquelético: Músculo Esquelético: Estrutura e Função Estrutura e Função

description

aula de fisiologia

Transcript of Aula 07

Page 1: Aula 07

Músculo Esquelético: Músculo Esquelético: Estrutura e FunçãoEstrutura e Função

Page 2: Aula 07

EsqueléticoMúsculo voluntário; controle conscienteMais de 600 ao longo do corpo

CardíacoAutomatismo na contração com modulação

do sistema nervoso e endócrinoSomente no coração

LisoMúsculo involuntário; controle inconsciente Nas paredes de vasos sanguíneos e órgãos

internos

Tipos de Músculo

Page 3: Aula 07

Estrutura Macroscópica do Estrutura Macroscópica do Músculo EsqueléticoMúsculo Esquelético

Níveis de organização:Níveis de organização:a)a) Músculo esqueléticoMúsculo esqueléticob)b) Fascículos Fascículos c)c) Fibra muscularFibra musculard)d) Miofibrilas Miofibrilas e)e) MiofilamentosMiofilamentosf)f) Tecidos conjuntivos: endomísio, perimísio, Tecidos conjuntivos: endomísio, perimísio,

epimísio e tendão.epimísio e tendão.

Page 4: Aula 07
Page 5: Aula 07
Page 6: Aula 07

Estrutura Macroscópica do Estrutura Macroscópica do Músculo EsqueléticoMúsculo Esquelético

Composição química:Composição química:a)a) 75% água75% águab)b) 20% proteína20% proteínac)c) 5% sais minerais e outras substâncias.5% sais minerais e outras substâncias. Suprimento sanguíneo:Suprimento sanguíneo:a)a) SedentárioSedentário3 a 4 capilares por fibra.3 a 4 capilares por fibra.b)b) AtletasAtletas5 a 7 capilares por fibra.5 a 7 capilares por fibra.c)c) Atletas de enduranceAtletas de endurance 40% de capila- 40% de capila-

res.res.

Page 7: Aula 07

Ultra-Estrutura do Músculo Ultra-Estrutura do Músculo EsqueléticoEsquelético

SarcômeroSarcômerounidade funcional da fibra unidade funcional da fibra muscular. Estrutura:muscular. Estrutura:

a)a) Linha zLinha zdivide o meio da faixa I e adere divide o meio da faixa I e adere ao sarcômero para proporcionar estabili-ao sarcômero para proporcionar estabili-dade estrutural.dade estrutural.

b)b) Faixa IFaixa Ifilamentos de actina.filamentos de actina.c)c) Faixa AFaixa Afilamentos de actina e miosina.filamentos de actina e miosina.d)d) Zona HZona Hfilamentos de miosina.filamentos de miosina.e)e) Faixa MFaixa Mdivide ao meio a porção central divide ao meio a porção central

da zona H.da zona H.

Page 8: Aula 07
Page 9: Aula 07
Page 10: Aula 07

Sarcômero

Page 11: Aula 07

O Filamento de ActinaO Filamento de Actina

O filamento de actina é composto por O filamento de actina é composto por monômeros globulares de actina (monômeros globulares de actina (G-G-actinaactina) que se ligam uns aos outros ) que se ligam uns aos outros duplamente entrelaçados – duplamente entrelaçados – F-actinaF-actina..

Os outros dois componentes do filamento Os outros dois componentes do filamento fino, a fino, a troponinatroponina e a e a tropomiosinatropomiosina, , localizam-se nas fendas formadas pelos localizam-se nas fendas formadas pelos cordões entrelaçados.cordões entrelaçados.

Page 12: Aula 07

O Filamento de ActinaO Filamento de Actina

As tropomiosinas são moléculas com for-As tropomiosinas são moléculas com for-mato de bastão, localizados em cada uma mato de bastão, localizados em cada uma das fendas formadas pelo entrelaçamento das fendas formadas pelo entrelaçamento dos cordões de F-actina.dos cordões de F-actina.

Perto do fim de cada molécula de tropo-Perto do fim de cada molécula de tropo-miosina, fica uma molécula de troponina, miosina, fica uma molécula de troponina, a qual é composta de 3 subunidades: a qual é composta de 3 subunidades: TnC, TnI e TnT.TnC, TnI e TnT.

Page 13: Aula 07
Page 14: Aula 07
Page 15: Aula 07

O Filamento de MiosinaO Filamento de Miosina

O filamento de miosina apresenta uma O filamento de miosina apresenta uma cauda e uma cabeça globular que se cauda e uma cabeça globular que se estendem perpendicularmente, para inte-estendem perpendicularmente, para inte-ragir com os filamentos de actina.ragir com os filamentos de actina.

As caudas das duas cadeias pesadas As caudas das duas cadeias pesadas enrolam-se uma na outra, enquanto as enrolam-se uma na outra, enquanto as duas extremidades globulares juntas duas extremidades globulares juntas formam a cabeça.formam a cabeça.

Page 16: Aula 07
Page 17: Aula 07
Page 18: Aula 07

Sistemas de Túbulos Sistemas de Túbulos IntracelularesIntracelulares

A fibra muscular possui um sistema de A fibra muscular possui um sistema de tubos transversais e longitudinais.tubos transversais e longitudinais.

O túbulo T é uma invaginação do sarcole-O túbulo T é uma invaginação do sarcole-ma.ma.

O retículo sarcoplasmático são tubos lon-O retículo sarcoplasmático são tubos lon-gitudinais localizados na fibra muscular.gitudinais localizados na fibra muscular.

Vesículas os cisternas terminais armaze-Vesículas os cisternas terminais armaze-nam cálcio.nam cálcio.

TríadeTríadetúbulo T + vesículastúbulo T + vesículas

Page 19: Aula 07
Page 20: Aula 07
Page 21: Aula 07

Placa MotoraPlaca Motora

É a junção do NMP com a fibra muscular.É a junção do NMP com a fibra muscular. Estruturas básicas:Estruturas básicas:1.1. Membrana pré-sináptica.Membrana pré-sináptica.2.2. Fenda sináptica.Fenda sináptica.3.3. Sarcolema.Sarcolema.

Page 22: Aula 07
Page 23: Aula 07
Page 24: Aula 07
Page 25: Aula 07

Mecanismo da Contração Mecanismo da Contração Muscular: Modelo do Muscular: Modelo do Filamento DeslizanteFilamento Deslizante

A teoria propõe que um músculo se A teoria propõe que um músculo se encurta ou alonga porque os filamentos encurta ou alonga porque os filamentos espessos e finos deslizam uns sobre os espessos e finos deslizam uns sobre os outros, em verdade sem qualquer modifi-outros, em verdade sem qualquer modifi-cação em seu comprimento.cação em seu comprimento.

Page 26: Aula 07
Page 27: Aula 07
Page 28: Aula 07

..\Sinapse.exe

Page 29: Aula 07
Page 30: Aula 07
Page 31: Aula 07
Page 32: Aula 07

Ciclo da Contração MuscularCiclo da Contração Muscular

Page 33: Aula 07
Page 34: Aula 07
Page 35: Aula 07
Page 36: Aula 07
Page 37: Aula 07

Contração Muscular..\Fisiologia\Mecanismo de Contracao.exe

Page 38: Aula 07

Geração de ForçaGeração de Força

O espasmo muscular é dividido em 3 O espasmo muscular é dividido em 3 fases:fases:

1.1. Período de latênciaPeríodo de latênciadura 5 ms e ocorre dura 5 ms e ocorre imediatamente após os estímulo.imediatamente após os estímulo.

2.2. ContraçãoContraçãodura cerca de 40 ms.dura cerca de 40 ms.3.3. RelaxamentoRelaxamentoo músculo retorna ao seu o músculo retorna ao seu

comprimento inicial dura aproximadamen-comprimento inicial dura aproximadamen-te 50 ms.te 50 ms.

Page 39: Aula 07
Page 40: Aula 07

Curva Comprimento do Curva Comprimento do SarcômeroSarcômero

Existe um comprimento ótimo do sarcô-Existe um comprimento ótimo do sarcô-mero que permite desenvolver uma mero que permite desenvolver uma tensão máxima devida a interação tensão máxima devida a interação adequada entre os filamentos de actina e adequada entre os filamentos de actina e miosina.miosina.

Page 41: Aula 07
Page 42: Aula 07

Unidade MotoraUnidade Motora

Número de fibras musculares inervadas Número de fibras musculares inervadas pelo NMP. pelo NMP. Neurônio motor alfaNeurônio motor alfa..

O número de fibras por NMP depende do O número de fibras por NMP depende do grau de habilidade e precisão do grau de habilidade e precisão do movimento.movimento.

As fibras musculares de uma UM não As fibras musculares de uma UM não estão todas adjacentes umas às outras.estão todas adjacentes umas às outras.

Page 43: Aula 07
Page 44: Aula 07
Page 45: Aula 07

Unidade MotoraUnidade Motora

Se as fibras de UM estivessem todas Se as fibras de UM estivessem todas adjacentes umas às outras quanto adjacentes umas às outras quanto ativadas, apenas uma porção ou parte do ativadas, apenas uma porção ou parte do músculo pareceria estar em ação.músculo pareceria estar em ação.

Page 46: Aula 07

Unidade MotoraUnidade Motora

Ativação da UM e o princípio do tamanho:Ativação da UM e o princípio do tamanho: A ordem na qual as UM são recrutadas, A ordem na qual as UM são recrutadas,

na maioria dos casos, é relativamente na maioria dos casos, é relativamente constante.constante.

As UM de baixo limiar (baixo nível elétrico As UM de baixo limiar (baixo nível elétrico necessário à ativação) são primeiramente necessário à ativação) são primeiramente recrutadas.recrutadas.

A UM com baixo limiar de excitabilidade A UM com baixo limiar de excitabilidade são compostas de fibras musculares tipo são compostas de fibras musculares tipo I.I.

Page 47: Aula 07

Unidade MotoraUnidade Motora

Ativação da UM e o princípio do tamanho:Ativação da UM e o princípio do tamanho: A UM com alto limiar de excitabilidade são A UM com alto limiar de excitabilidade são

compostas de fibras musculares tipo II.compostas de fibras musculares tipo II. Ordem do recrutamento:Ordem do recrutamento:

UM tipo IUM tipo IUM tipo IIaUM tipo IIaUM tipo IIbUM tipo IIb..

Page 48: Aula 07
Page 49: Aula 07

Fatores que Influenciam na Fatores que Influenciam na Geração da Força MuscularGeração da Força Muscular

Quantidade de unidades motoras Quantidade de unidades motoras ativadasativadasdiretamente proporcional.diretamente proporcional.

Tipo das unidades motoras ativadasTipo das unidades motoras ativadasCR CR apresenta mais força por U.M.apresenta mais força por U.M.

Tamanho do músculoTamanho do músculo diretamente diretamente proporcional.proporcional.

Comprimento inicial do músculo Comprimento inicial do músculo disten-disten-são do músculo a 20%, maior a força final.são do músculo a 20%, maior a força final.

Page 50: Aula 07

Fatores que Influenciam na Fatores que Influenciam na Geração da Força MuscularGeração da Força Muscular

Ângulo articularÂngulo articularExiste um ângulo ade-Existe um ângulo ade-quado para a geração da força muscular.quado para a geração da força muscular.

Velocidade da ação muscularVelocidade da ação muscularInversa-Inversa-mente proporcional.mente proporcional.