Bancário Urgente 170

2
INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PIRACICABA E REGIÃO Edição 170 Maio de 2015 DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO E MANIFESTAÇÕES SINDBAN ADERE À LUTA! Nesta sexta-feira (29), o SindBan aderiu ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações, organizado pelas centrais sindicais de todo o país, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia. Por 1h, dirigentes sindicais paralisaram as agên- cias dos bancos privados da área central de Piracicaba contra o projeto de lei sobre terceirização (PLC 30 no Senado, ex PL 4330 na Câmara), as medidas provisórias que restringem o acesso a direitos trabalhistas e por medidas do ajuste fiscal que incluam setores patronais, em vez de apenas os trabalhadores. Em ato na frente da agência Itaú Centro, o presidente do sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, enfatizou as graves consequências da aprovação do PLC 30. “A terceirização retira direito dos trabalhadores e só traz lucro para as empresas es- pecializadas nessa mão de obra e aumenta o lucro dos bancos”. No caso dos bancários, a terceirização já acontece de vá- rias formas, como por exemplo, os serviços prestados pelas lo- téricas e supermercados que recebem pagamentos de contas. Para o SindBan, o cliente paga taxas pela prestação de serviços aos bancos, mas têm sido atendidos de forma precária por es- sas empresas terceirizadas. Direitos cortados - Com a aprovação do PL 4330 pelos deputados federais, trabalhadores diretos serão demitidos para as empresas contratarem terceirizados em seu lugar, sem direitos, com salário menor e maior carga de trabalho. Os terceirizados serão substituídos por quarteirizados em situação ainda pior. Quais as consequências? Fim do 13º, das férias remuneradas, do FGTS, do Seguro-De- semprego da estabilidade para os servidores pú- blicos, aumento da rotatividade no emprego e das demissões. NÃO AS MPS 664 E 665! PELO DIREITO DOS TRABALHADORES NÃO AO AJUSTE FISCAL! NÃO A TERCEIRIZAÇÃO! EM FAVOR DA DEMOCRACIA

description

Dia Nacional de Paralisação e Manifestações

Transcript of Bancário Urgente 170

Page 1: Bancário Urgente 170

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PIRACICABA E REGIÃOEdição 170Maio de 2015

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO E MANIFESTAÇÕES

SINDBAN ADERE À LUTA!Nesta sexta-feira (29), o SindBan aderiu ao Dia Nacional de

Paralisação e Manifestações, organizado pelas centrais sindicais de todo o país, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia. Por 1h, dirigentes sindicais paralisaram as agên-cias dos bancos privados da área central de Piracicaba contra o projeto de lei sobre terceirização (PLC 30 no Senado, ex PL 4330 na Câmara), as medidas provisórias que restringem o acesso a direitos trabalhistas e por medidas do ajuste fiscal que incluam setores patronais, em vez de apenas os trabalhadores.

Em ato na frente da agência Itaú Centro, o presidente do sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, enfatizou as graves consequências da aprovação do PLC 30. “A terceirização retira direito dos trabalhadores e só traz lucro para as empresas es-pecializadas nessa mão de obra e aumenta o lucro dos bancos”.

No caso dos bancários, a terceirização já acontece de vá-rias formas, como por exemplo, os serviços prestados pelas lo-téricas e supermercados que recebem pagamentos de contas. Para o SindBan, o cliente paga taxas pela prestação de serviços aos bancos, mas têm sido atendidos de forma precária por es-sas empresas terceirizadas.

Direitos cortados - Com a aprovação do PL 4330 pelos deputados federais, trabalhadores diretos serão demitidos para as empresas contratarem terceirizados em seu lugar, sem direitos, com salário menor e maior carga de trabalho.

Os terceirizados serão substituídos por quarteirizados em situação ainda pior. Quais as consequências? Fim do 13º, das férias remuneradas, do FGTS, do Seguro-De-semprego da estabilidade para os servidores pú-blicos, aumento da rotatividade no emprego e das demissões.

NÃO AS MPS 664 E 665!

PELO DIREITODOS TRABALHADORES

NÃO AO AJUSTE FISCAL!NÃO A

TERCEIRIZAÇÃO!

EM FAVOR DA

DEMOCRACIA

Page 2: Bancário Urgente 170

Rua XV de Novembro, 549 - Centro - CEP 13.400-370 - Piracicaba SP (19) 3417-1333Presidente: José Antonio Fernandes Paiva

Coordenadora de Comunicação e Mkt.: Mariana Valadares - MTB 43155/[email protected] - Tiragem 2.500 exemplares

W W W . B A N C A R I O S D E P I R A C I C A B A . C O M . B R

ATO SEGUE EM PASSEATA!

SANTANDER, BRADESCO, ITAÚ E HSBCDIRIGENTES SINDICAIS DIALOGAM COM BANCÁRIOS SOBRE TEMAS ESPECÍFICOS DE CADA BANCO

Após o ato no Itaú, os manifestantes seguiram em passeata até a frente do Santander, onde explicaram tam-bém os problemas da Medida Provisória 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e da MP 665, que dificulta o acesso ao abono sala-rial e ao seguro-desemprego, prejudicando especialmente os mais jovens. Essas medidas preveem profundos cortes no orçamento da União, mas mexem no bolso dos traba-lhadores e dos mais pobres.

“Somos contra quaisquer medidas de ajuste fiscal que tragam prejuízo aos trabalhadores, que pos-sam gerar desemprego, recessão, ou que restrin-jam o acesso a políticas públicas e programas de

inclusão. É preciso taxar os bancos que, mesmo em momento de crise, estão com lucro em alta.”

José Antonio Fernandes Paiva