BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

5
REDAÇÃO PROPOSTA 1 Leia os seguintes textos de uma reportagem publicada na "Folha de S. Paulo": "Cerca de 50 mães fizeram ontem às 9h uma manifestação de apoio à Escola Morumbi (Cidade Jardim, zona oeste de SP), que no último dia 17 impediu o menino B. S .L., 6 anos, de assistir aulas por estar usando brinco." "O Colégio Salesiano Santa Teresinha (Santana, Zona norte) decidiu mudar as normas de seu colégio este ano. Antes de fazer a matrícula para 94, os pais foram obrigados a assinar um documento no qual se comprometiam que seus filhos cortariam os cabelos e não usariam brincos." "O presidente da Aipa (Associação Intermunicipal de Pais de SP), Mauro Bueno, 40 anos, critica as escolas que proíbem o ingresso de meninos cabeludos ou com brincos e as classifica de 'preconceituosas'. Para Bueno, as regras das escolas não devem limitar os gostos pessoais dos alunos. ' Se o pai permite que o filho use brinco, não é a escola que tem o direito de impedir ', diz." ("Folha de S.Paulo" - 26/11/94 - p. 1-3) Os trechos da reportagem colocam em evidência a reação dos adultos diante de comportamentos que têm ganho adeptos junto à juventude. Levando em conta a situação apresentada nos trechos de jornal, escreva um texto sobre o seguinte tema: CABELOS GRANDES, BRINCOS E TATUAGENS: O QUE SIMBOLIZAM PARA OS JOVENS? PROPOSTA 2 Na Mostra Comemorativa dos 20 Anos de Anistia no Brasil, foi apresentada a charge a seguir. A partir de sua leitura, escreva um texto, de até 10 linhas, que compare os dois períodos da história recente do Brasil contrapostos na charge, focalizando os contrastes explorados pelo humorista. PROPOSTA 3 Foi publicada na revista ISTO É, em 04/08/99, uma reportagem sobre a previsão de que o mundo acabaria no dia 11 de agosto do mesmo ano. Um trecho da reportagem diz o seguinte: "Cristãos fanáticos acreditam que o eclipse é o indício do 'fim dos tempos' pregado na Bíblia. Seguidores de Nostradamus vislumbram o sinal que deverá marcar a vinda do Grande Rei do Terror, anunciada nas famosas Centúrias. Dizem que os extraterrestres já estariam preparando os terráqueos para uma 'alteração vibracional do planeta'.

Transcript of BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

Page 1: BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

REDAÇÃO

PROPOSTA 1

Leia os seguintes textos de uma reportagem publicada na "Folha de S. Paulo":

"Cerca de 50 mães fizeram ontem às 9h uma manifestação de apoio à Escola Morumbi (Cidade Jardim, zona oeste de SP), que no último dia 17 impediu o menino B. S .L., 6 anos, de assistir aulas por estar usando brinco."

"O Colégio Salesiano Santa Teresinha (Santana, Zona norte) decidiu mudar as normas de seu colégio este ano.Antes de fazer a matrícula para 94, os pais foram obrigados a assinar um documento no qual se comprometiam que seus filhos cortariam os cabelos e não usariam brincos."

"O presidente da Aipa (Associação Intermunicipal de Pais de SP), Mauro Bueno, 40 anos, critica as escolas que proíbem o ingresso de meninos cabeludos ou com brincos e as classifica de 'preconceituosas'.Para Bueno, as regras das escolas não devem limitar os gostos pessoais dos alunos. ' Se o pai permite que o filho use brinco, não é a escola que tem o direito de impedir ', diz."("Folha de S.Paulo" - 26/11/94 - p. 1-3)

Os trechos da reportagem colocam em evidência a reação dos adultos diante de comportamentos que têm ganho adeptos junto à juventude. Levando em conta a situação apresentada nos trechos de jornal, escreva um texto sobre o seguinte tema:

CABELOS GRANDES, BRINCOS E TATUAGENS: O QUE SIMBOLIZAM PARA OS JOVENS?

PROPOSTA 2

Na Mostra Comemorativa dos 20 Anos de Anistia no Brasil, foi apresentada a charge a seguir. A partir de sua leitura, escreva um texto, de até 10 linhas, que compare os dois períodos da história recente do Brasil contrapostos na charge, focalizando os contrastes explorados pelo humorista.

PROPOSTA 3

Foi publicada na revista ISTO É, em 04/08/99, uma reportagem sobre a previsão de que o mundo acabaria no dia 11 de agosto do mesmo ano. Um trecho da reportagem diz o seguinte:

"Cristãos fanáticos acreditam que o eclipse é o indício do 'fim dos tempos' pregado na Bíblia. Seguidores de Nostradamus vislumbram o sinal que deverá marcar a vinda do Grande Rei do Terror, anunciada nas famosas Centúrias. Dizem que os extraterrestres já estariam preparando os terráqueos para uma 'alteração vibracional do planeta'.

Page 2: BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

Astrólogos e esotéricos falam em sérias transformações na Terra e no surgimento de uma nova consciência no homem. Tudo isso viria com o eclipse, também citado nas escrituras dos povos celtas e no Vishnu Purana, um dos textos sagrados do hinduísmo. Indiferente ao fato de que a contagem do ano 2000 só exista para o cristão - no calendário dos islâmicos, chineses e judeus não consta mudança de século nos próximos meses -, essa turma de supersticiosos, catastrofistas, milenaristas e fundamentalistas acendeu o pisca-alerta."

O astrofísico Carl Sagan, em seu livro O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS (1995), apresenta o seguinte ponto de vista:

"Durante grande parte da nossa história tínhamos tanto medo do mundo exterior, com seus perigos imprevisíveis, que aceitávamos de bom grado qualquer coisa que prometesse suavizar ou atenuar o terror por meio de explicações. A ciência é uma tentativa, em grande parte bem-sucedida, de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguir um rumo seguro. A microbiologia e a meteorologia explicam hoje o que há alguns séculos era considerado causa suficiente para queimar mulheres na fogueira. (...)

Minha preocupação é que, especialmente com a proximidade do fim do milênio, a pseudociência e a superstição parecerão mais sedutoras a cada novo ano, o canto de sereia do irracional mais sonoro e atraente. Onde o escutamos antes? Sempre que nossos preconceitos étnicos ou nacionais são despertados, nos tempos de escassez, em meio a desafios à auto-estima ou à coragem nacional, quando sofremos com nosso diminuto lugar no Cosmos, ou quando o fanatismo ferve ao nosso redor - então, hábitos de pensamento conhecidos de eras passadas procuram se apoderar dos controles."

Escreva um texto, de até 10 linhas, confrontando a posição dos apocalípticos com o ponto de vista do cientista Carl Sagan.

PROPOSTA 4

Alguns veículos de comunicação, como a revista ISTO É de 25/08/99 e a "Folha de S. Paulo" de 12/09/99, noticiaram a decisão do comitê de educação estadual do Estado de Kansas, EUA, de excluir de seus exames questões sobre a teoria da evolução de Darwin e o modelo do Big Bang, para desencorajar o ensino dessas teorias nas aulas. Um dos argumentos do comitê foi o fato de que ninguém pode voltar no tempo para observar diretamente como a vida ou o Universo se originaram e, por isso, qualquer teoria sobre essas origens é especulação. Esse movimento é impulsionado pelos criacionistas, que procuram justificar a Bíblia como um texto descritivo em ciências naturais, ou seja, que aceitam literalmente as descrições bíblicas das origens do Universo e da vida no Gênese.

Alguns leitores da revista ISTO É, diante das críticas que a reportagem apresentou em relação à decisão tomada pelo comitê, se manifestaram a respeito:

"O autor ignora completamente algumas questões fundamentais. Primeiro: a teoria da evolução ainda é uma mera teoria, porque não pode ser demonstrada. Segundo, que ensinar uma teoria nas escolas públicas, como se fosse já comprovada, é uma imposição grosseira, como as cometidas na Idade Média. Terceiro, crer na teoria evolucionista exige uma dose gigantesca de fé por causa das inúmeras perguntas sem respostas, das incontáveis incoerências internas e das abundantes descobertas científicas que apóiam a explicação criacionista." (J.M.S. - Goiânia/GO)

"É simplesmente absurdo tratar as descobertas de Charles Darwin como teorias. Qualquer biólogo sabe que elas são fatos cientificamente provados e incontestáveis. Situações como esta só provam a ignorância do povo mais rico do planeta." (M.W.S.D. - Brasília/DF)

Page 3: BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

Posicione-se a respeito, escrevendo um texto de até 10 linhas. Qualquer que seja sua opinião, o importante é apresentar argumentos para sustentá-la.

PROPOSTA 5

É bastante freqüente a afirmação de que o inglês é a língua mais falada no mundo. Considerando as informações que aparecem na tabela e no mapa, redija um texto, de até 10 linhas, comentando essa afirmação.

(CRISTAL, David.THE CAMBRIDGE ENCYCLOPEDIA OF LANGUAGE. Cambridge University Press, 1997 p. 361)

LEGENDA

1 - Países em que o inglês é língua oficial ou semi-oficial

2 - China

PROPOSTA 6

Num encarte especial sobre o analfabetismo, a "Folha de S. Paulo" (27/03/2001) publicou uma entrevista com o geógrafo Milton Santos, de onde foi extraído o trecho a seguir.

Folha: A diminuição do analfabetismo entre negros, principalmente nos centros urbanos, pode reduzir a diferença de oportunidades entre eles e os brancos?

Santos: Existem duas questões: primeiro é a da estatística. A outra é: o que é que eu faço com a minha alfabetização? Essa questão é que é importante. Hoje, a educação mínima não é apenas a alfabetização, você precisa ter um índice mais elevado de educação para melhorar. A alfabetização custa barato, custa pouco tempo. Rapidamente, as condições de alfabetização são mais universais. Sobre a pergunta, acho que sim. Mas como o Brasil quer retardar a distribuição de renda, há um esforço para deixar os pobres como pobres. Aí tem esse discurso de glorificação. Não é pela educação sozinha que se vai a algum lugar. Isso é uma balela. Se você compara o Brasil que eu estudei com o atual, dá para ter mais negros na faculdade. Mas para qual faculdade eles irão? E, depois que forem, quantos deles ficarão nos empregos? Muito poucos. E, se ele obtém o emprego, qual será o salário? Acho que essas são as questões. Eu não resolvo isso com a educação.

(Texto adaptado)

Relate, em discurso indireto, seguindo as normas da língua padrão escrita, o conteúdo da pergunta e da resposta, utilizando o máximo de 10 linhas.

Page 4: BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

PROPOSTA 7

O texto a seguir é a síntese de notícias publicadas na "Folha de S. Paulo", em 17/07/2001, e na "Veja", em 25/07/2001.

Morte de fumante ajuda economia, diz Philip Morris

A Philip Morris, gigante americana da indústria do tabaco, divulgou em 16/07/2001, no jornal econômico "The Wall Street Journal", um relatório no qual ressalta os benefícios econômicos do cigarro para as finanças públicas da República Tcheca. O relatório aponta o impacto positivo do tabagismo nas finanças do país, incluindo a economia de gastos na área da saúde em virtude da mortalidade precoce e os ganhos obtidos pela arrecadação de impostos. A morte precoce de fumantes na República Tcheca, segundo o relatório, ajudou o governo a economizar em gastos na área da saúde, em cuidados geriátricos, no sistema de pensão e previdenciário.

Em um texto de até 10 linhas, faça uma crítica aos argumentos usados pela Philip Morris no relatório.

PROPOSTA 8

Elabore um resumo de até 10 linhas do texto a seguir.

Para que Filosofia?

É uma pergunta interessante. Não vemos nem ouvimos ninguém perguntar, por exemplo, para que matemática ou física? Para que geografia ou geologia? Para que história ou sociologia? Para que biologia ou psicologia? Para que astronomia ou química? Para que pintura, literatura, música ou dança? Mas todo mundo acha muito natural perguntar: para que Filosofia?

Em geral, essa pergunta costuma receber uma resposta irônica, conhecida dos estudantes de Filosofia: "A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual". Ou seja, a Filosofia não serve para nada. Por isso, se costuma chamar de "filósofo" alguém sempre distraído, com a cabeça no mundo da lua, pensando e dizendo coisas que ninguém entende e que são perfeitamente inúteis.

Essa pergunta, "Para que Filosofia?", tem a sua razão de ser.

Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.

Por isso, ninguém pergunta para que as ciências, pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade.

Todo mundo também imagina ver a utilidade das artes, tanto por causa da compra e venda das obras de arte, quanto porque nossa cultura vê os artistas como gênios que merecem ser valorizados para o elogio da humanidade. Ninguém, todavia, consegue ver para que serviria a Filosofia, donde dizer-se: não serve para coisa alguma.

Parece, porém, que o senso comum não enxerga algo que os cientistas sabem muito bem. As ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, obtidos graças a procedimentos rigorosos de pensamento; pretendem agir sobre a realidade, através de instrumentos e objetos técnicos; pretendem fazer progressos nos conhecimentos, corrigindo-os e aumentando-os.

Page 5: BANCO DE QUESTÕES REDAÇÃO UFPR

Ora, todas essas pretensões das ciências pressupõem que elas acreditam na existência da verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, na tecnologia como aplicação prática de teorias, na racionalidade dos conhecimentos, porque podem ser corrigidos e aperfeiçoados.

Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.

Assim, o trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da Filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo.

(CHAUÍ, M. "Convite à Filosofia". São Paulo: Ática, 1994. p. 12-13.)

PROPOSTA 9

Exponha de maneira objetiva, em até dez linhas, as informações contidas no gráfico sobre a presença das minorias no sistema de ensino superior brasileiro, em contraposição à maioria branca.