Barquinha Viva 18

24
INFO MAIL Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha Ano VII | # 18 | Jun 06 | Distribuição Gratuita A NOVA CASA DO TURISMO ACTIVO JOÃO PEDRO PAIS E BOSS AC NAS FESTAS SECRETÁRIO DE ESTADO PARTICIPA NO FÓRUM EDUCAÇÃO

description

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 18, de Junho de 2006.

Transcript of Barquinha Viva 18

Page 1: Barquinha Viva 18

INFO MAILPublicação do Município de Vila Nova da BarquinhaAno VII | # 18 | Jun 06 | Distribuição Gratuita

a nova casa do turismo activo

joão pedro pais e boss ac nas festas

secretário de estado participa no

fórum educação

Page 2: Barquinha Viva 18

p_2

ficha técnica

directorMiguel Pombeiro, Presidente da Câmara

redacção, fotografia e paginaçãoPérsio Basso

Gabinete de Informação e Relações Públicas Email: [email protected]

propriedadeMunicípio de Vila Nova da Barquinha

Praça da República2260-411 Vila Nova da Barquinha

Tel.: 249 720350 Fax: 249 720368

internetwww.cm-vnbarquinha.pt/revista

tiragem4000 ex.

impressãoGráfica Almondina

depósito LegaL n.º 181747/02

4 > festas João Pedro Pais, Boss AC, Hands on Approach e Astedixie Band são as principais atracções do programa das Festas do Concelho 2006. A comemorar um ano de existência, o recinto do Barquinha Parque vestiu-se de verde para receber milhares de visitantes.

7 > turismoO Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha está practicamente concluído. Com este equipamento, o concelho entra na rota do turismo activo, através da promoção de actividades ligadas ao recreio e desporto aventura. Será um pólo dinamizador da economia local.

p_2

14 > educaçãoValter Lemos, Secretário de Estado da Educação, participou no Fórum Educação, que se realizou no Centro Cultural de Vla Nova da Barquinha. A iniciativa contou com a presença de vários especialistas na matéria.

18 > LiberdadeForam as comemorações do 25 de Abril mais concorridas de sempre. Realizada pela primeira vez no espaço do Barquinha Parque, a edição deste ano contou com uma participação recorde de participantes em todas as actividades.

13 > acção sociaL O Hotel Rural da Praia do Ribatejo vai ser transformado em Centro de Acolhimento Temporário para Crianças - Pr'Amar. O projecto foi aprovado pela Segurança Social.

sumário

7

4

18PB PB

14

PB

Page 3: Barquinha Viva 18

3p_

Miguel Pombeiro, Presidente da Câ[email protected]

festas 2006 no barquinha parqueAs festas do Concelho deste ano distinguem-se das anteriores por serem as primeiras em que a profunda intervenção na zona ribeirinha se apresenta na sua plenitude.Após anos de trabalho em que se identificou claramente o potencial do concelho, os pilares do seu desenvolvimento e se colocou no terreno uma estratégia para a sua concretização, é com satisfação que verificamos o retorno que esta intervenção específica está a gerar.Pelo Barquinha Parque já passaram milhares de pessoas durante este ano, naquele que é já considerado uma referência em termos de espaços de lazer e multiusos. O Parque Ribeirinho constitui-se não apenas como um espaço verde de lazer mas é já uma efectiva alavanca para outros investimentos, públicos e privados, que necessariamente está a potenciar. Com as festas geramos um momento de grande divulgação do concelho em planos bastantes distintos: damos a conhecer a nossa realidade, as nossas associações e instituições a nossa cultura e costumes e simultaneamente apresentamos engalanado um dos nossos melhores espaços O BARQUINHA PARQUE.

A todas as instituições, associações, escolas, artesãos, forças de segurança, bombeiros e particulares que de uma maneira ou de outra dão o seu contributo neste acto colectivo que são as festas do concelho, o nosso obrigado e o nosso reconhecimento.

Bem Hajam

"O Parque Ribeirinho constitui-se não apenas como um espaço verde de lazer mas é já uma efectiva alavanca para outros investimentos, públicos e privados que necessariamente está a potenciar."

editorial

Page 4: Barquinha Viva 18

p_4

festas

centenária no concelho, terá ainda a participação dos grupos de forcados amadores de Tomar e de Portalegre.Os dias quentes de Junho convidam a um passeio de canoa nos três rios que banham o concelho - Nabão, Zêzere e Tejo – ou um agradável Passeio Fluvial ao Castelo de Almourol, monumento nacional e ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha.Com o envolvimento de dezenas de associações culturais e desportivas, escolas, entre outras entidades do concelho, esta é uma festa a não perder, no recinto do Barquinha Parque, uma área de lazer com cerca de 7 hectares, junto ao rio Tejo.

João Pedro Pais, Boss Ac, Hands on Approach e Astedixie Band (Jazz) são os principais nomes do programa das Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha, que se realizam de 10 a 13 de Junho, no Barquinha Parque. Além dos grandes momentos musicais, o Município preparou um vasto e variado programa de animação onde não falta a gastronomia, o desporto, a tauromaquia, o folclore, as festas religiosas e o artesanato. Vindos de vários pontos do país, são 83 os expositores que participam em mais uma edição da Feira do Tejo, que comemora 20 anos.

As águas do Tejo serão palco de mais uma espectacular etapa do Campeonato Nacional de Motas de Água, a disputar junto ao Barquinha Parque.O Festival de Folclore, as Marchas Populares e as cerimónias religiosas dedicadas a Santo António, o patrono da vila, serão alguns momentos emblemáticos desta festa com tradição.Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e José Manuel Duarte são os cavaleiros que terão a missão de lidar seis toiros da ganadaria de Sommer de Andrade, na Praça de Toiros de Vila Nova da Barquinha, na primeira corrida de toiros do ano. A festa brava, com tradição

1O A 13 DE JUNHO DE 2006

temos

festa

"Boss AC prepara-se para oferecer um espectáculo de poesia urbana, cantada, dita, cuspida com a raiva, a entrega e a tenacidade daquele que será porventura o maior MC português da actualidade" (www.bossac.com) Pé

rsio

Bas

so

Page 5: Barquinha Viva 18

5p_

Pérs

io B

asso

Page 6: Barquinha Viva 18

p_6

parque almourol

Presidente da CCDRLVT visita BarquinhaO Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), Fonseca Ferreira, o Vice-Presidente, Moura de Campos, e o gestor do Programa VALTEJO, António Marques, passaram por Vila Nova da Barquinha no passado dia 29 de Março para uma reunião de trabalho, onde foi feito um ponto da situação dos projectos financiados com fundos comunitários, com especial incidência sobre o Parque Almourol. Neste encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, fez eco do sucesso e do interesse que o Barquinha Parque tem suscitado aos fins-de-semana, com a visita de milhares de pessoas, oriundas de toda a região do Médio Tejo.

Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara, acompanhou Fonseca Ferreira, Presidente da CCDRLVT, e a restante comitiva durante uma visita ao Barquinha Parque

Pérs

io B

asso

Page 7: Barquinha Viva 18

7p_

parque almourol

Está practicamente concluído o Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha, junto ao Barquinha Parque. As obras terminam no início do mês de Junho com a conclusão do edifício de apoio. Esta infra-estrutura servirá para o parqueamento de embarcações de recreio, funcionando como complemento ao edifício principal, concluído em 2005. Com um custo total de 1 milhão de euros, este importante equipamento de apoio às actividades náuticas será gerido em conjunto com o Centro Naútico de Constância, no âmbito das parcerias público-privadas estabelecidas através do projecto intermunicipal Parque Almourol. O Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha insere-se numa política que visa promover a expansão das actividades ligadas ao recreio, lazer e desporto, desenvolvendo oportunidades para a criação de novas empresas e novos empregos, e para uma maior dinamização da economia local, nomeadamente na restauração, no comércio e nos serviços à população.O Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha foi financiado pelo Programa VALTEJO, PIDDAC e pela Câmara Municipal.

Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha em conclusão

concelho na rota do turismo activo

O Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha nasceu num local onde antes existiam dois edifícios degradados

Pérs

io B

asso

Page 8: Barquinha Viva 18

p_8

parque almourol

O Município de Vila Nova da Barquinha está a promover um programa de animação no Barquinha Parque, aos fins-de-semana, entre os meses de Maio e Setembro. Modelação de balões, aluguer de veículos Segway, ateliês de pintura, entre outras actividades direccionadas sobretudo para as crianças, animam os milhares de visitantes que se deslocam a este espaço de lazer, todos os Sábados e Domingos. A animação de fim-de-semana decorre entre as 17h e as 19 horas. Para Junho, está agendada a modelação de balões (dia 4), aluguer de veículos Segway (dias 3, 4, 18, 24 e 25) e um ateliê de moinhos de papel (dia 24).

Expressão Corporal aos Domingos de manhãA Câmara Municipal está a promover aulas de Expressão Cultural no BARQUINHA PARQUE, junto ao rio Tejo, em Vila Nova da Barquinha, desde o dia 7 de Maio. As sessões são orientadas por uma profissional da Educação Física, todos os Domingos de manhã, entre as 10 e as 11 horas, destinadas a praticantes de todas as faixas etárias.Estão abertas as inscrições, que podem ser feitas no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha (mediante a apresentação de atestado médico a autorizar a prática de exercício físico). O Município de Vila Nova da Barquinha pretende com esta iniciativa fomentar a prática desportiva, num local bastante aprazível e ao ar livre, em estreito contacto com a natureza.

Actividades ao fim-de-semana

município promove animaçãono barquinha parque

Modelação de balões é uma das actividades promovidas ao fim-de-semana no Barquinha Parque

Page 9: Barquinha Viva 18

9p_

parque almourol

Estão concluídos os trabalhos de construção dos dois novos cais para embarcações turísticas, junto ao Castelo de Almourol. Um situa-se na margem direita do rio Tejo e outro na zona sul da ilha. Os trabalhos terminaram nos primeiros dias de Junho, com a colocação das plataformas de acostagem.Esta empreitada completa a recuperação e criação das infra-estruturas fluviais do concelho, inserida no projecto Parque Almourol. No âmbito deste projecto intermunicipal, foram recuperadas várias infra-estruturas - rampa varadouro do Castelo, rampa de Tancos (junto ao Cais d'El Rei), rampa do Cais da Hidráulica (junto ao Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha) e rampa Dr. Pombeiro (junto ao bar esplanada da Avenida dos Plátanos, em Vila Nova da Barquinha) - e construído um novo cais junto ao Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha. As obras foram financiadas pelo programa VALTEJO, PIDDAC e Município de Vila Nova da Barquinha.

Infra-estruturas para embarcações de recreio

novos cais junto ao castelo de almourol

Pérs

io B

asso

Milhares de pessoas visitam anualmente o Castelo de Almourol, um dos monumentos nacionais mais concorridos do distrito de Santarém

Page 10: Barquinha Viva 18

p_10

ambiente

A realização de queima de sobrantes, entendida como o uso do fogo para eliminar o material lenhoso e outro material vegetal resultante de actividades agro-florestais, bem como a realização de fogueiras, só são permitidas fora do período crítico, compreendido entre os dias 1 de Julho e 30 de Setembro, desde que o índice de risco de incêndio não seja muito elevado e máximo.

Mais se informa que deverão ser observados os seguintes cuidados especiais: 1- Escolha um local abrigado do vento e abra uma faixa de segurança em redor dos sobrantes;2 – Realize a queima de manhã cedo, de modo a terminar antes das 11.00 horas3 – Queime os sobrantes em pequenas quantidades e de modo faseado.4 – Acompanhe sempre a queima a uma distância que permita evitar situações perigosas5 – Alerte de imediato as Autoridades se perder o controlo da queima, através do 117 ou do 249710629 (Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha).Em caso de dúvidas, contacte o Serviço Municipal de Protecção Civil, através do nº 249720377.

O Município de Vila Nova da Barquinha controla mensalmente a água para consumo humano do concelho. O Município está entre um grupo restrito de nove concelhos considerados exemplares no cumprimento da lei nesta matéria, em Portugal, juntamente com Barrancos, Belmonte, Bombarral, Esposende, Santiago do Cacém, Sines, Vila Nova de Gaia e Vila do Conde. De acordo com os dados que constam do relatório anual do Instituto Regulador da Água e dos Resíduos, relativo ao ano de 2005, examinado pela associação ambientalista Quercus, Vila Nova da Barquinha não apresenta qualquer violação dos parâmetros legais, não tendo análises em falta, efectuando mesmo mais análises do que as necessárias.De acordo com a lei, a Câmara Municipal planifica anualmente os locais de colheita da água para análise, sendo este plano submetido para apreciação do Instituto Regulador da Água e dos Resíduos. O decreto-lei 243.º/2001 estabelece as normas, critérios e objectivos relativos à qualidade da água para consumo humano. Ali se determinam as análises que devem realizar-se, a periodicidade de cada uma e os limites de concentração em relação a determinados parâmetros, sejam microbiológicos, químicos ou indicadores.A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha está permanentemente atenta a qualquer parâmetro menos bom nos resultados das análises à qualidade da água fornecida aos munícipes, publicando trimestralmente editais com os resultados para conhecimento da população.O Município controla também, com uma periodicidade bi-mensal, a qualidade da água da Piscina Municipal, cuja avaliação global relativamente ao ano de 2005 foi BOA, conforme os resultados obtidos no Programa de Vigilância Sanitária, de acordo com a Ordem de Sáude Pública nº4/2002.

Queimadas e Fogueiras

evite os incêndios

Análises da água para consumo humano

barquinha dá o exemplo

PB

Page 11: Barquinha Viva 18

11p_

ambiente

A Junta de Freguesia de Atalaia iniciou no passado mês de Maio um novo serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos, vulgarmente conhecidos por “monstros domésticos”.Com esta iniciativa, a autarquia atalaiense complementa a recolha efectuada pela Câmara Municipal, na 3.ª segunda-feira de cada mês, passando a haver recolha semanalmente, todas as segundas-feiras. Para o efeito, a Junta de Freguesia local adquiriu um tractor com atrelado para o transporte dos resíduos.Se vive na Atalaia e quiser utilizar este serviço, só terá de se deslocar à Junta de Freguesia das 09h00 às 13h00 e das 16h às 18h, ligar para o telefone 249710619, ou escrever para o e-mail [email protected] e fazer a marcação. Ajude a preservar o ambiente.

Cerca de 600 vasos floridos foram distribuídos à população de Tancos, no dia 31 de Março. A iniciativa da Junta de Freguesia contou com a participação de cerca de 20 alunos do Jardim-de-Infância e Escola do 1º Ciclo local. As crianças distribuíram os vasos floridos porta a porta, distribuindo também sorrisos e boa disposição aos habitantes daquela vila ribeirinha. A Junta de Freguesia de Tancos pretende com esta acção anual continuar o trabalho de embelezamento contínuo de uma das localidades mais floridas da Europa, sensibilizando a população para a preservação do meio ambiente e do património. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

atalaia recolhe "monstros"

Tancos Florido

crianças distribuem flores

PB

Page 12: Barquinha Viva 18

p_12

acção social

A Câmara Municipal e o Sub-Núcleo de Vila Nova da Barquinha da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) celebraram, no passado mês de Abril, um Protocolo de Cooperação, com vista ao financiamento do projecto técnico da “Casa do Moinho de Vento”. Trata-se da construção de uma Residência Temporária para adultos com deficiência e de um Centro de Actividades Ocupacionais, para a qual já existe terreno. Após a conclusão do projecto, a APPC irá apresentar uma candidatura à Segurança Social para o financiamento da obra. A “Casa do Moinho de Vento” deverá ser erguida num espaço cedido pela Fábrica da Igreja da Paróquia de N.ª Sr.ª dos Remédios, junto ao antigo Jardim-de-Infância de Moita do Norte.O acordo estabelecido entre o Município e a APPC prevê a conjugação de esforços no sentido da promoção e desenvolvimento de acções que visem a prevenção integração familiar e sócio-educativa de indivíduos portadores de deficiência. Para já, a Câmara Municipal atribuiu a esta entidade um subsídio de 1600 euros, sem prejuízo de ajudas posteriores, além do apoio logístico e técnico. A autarquia compromete-se também a disponibilizar gratuitamente espaços para actividades dos utentes da “Casa do Moinho de Vento”, e promover a eliminação de barreiras arquitectónicas nos locais públicos.

Protocolo de Cooperação com a APPC

município apoia “casa do moinho de vento”

EmendaPor lapso, no número 17 da revista Municipal Barquinha Viva (Abril de 2006), na legenda da foto publicada na página 7, o nome do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha não está correcto. Assim, onde se lê “Hélder Silva”, deve ler-se “Capitão Manuel Coelho”.

Local onde se pretende construir a futura residência temporária para adultos com deficiência

PB

Page 13: Barquinha Viva 18

13p_

acção social

O Hotel Rural da Praia do Ribatejo vai ser convertido num Centro de Acolhimento Temporário de Crianças – PR’AMAR. Este centro poderá acolher crianças dos 0 aos 10 anos de idade, em situação de risco ou de emergência social, por um período transitório não superior a 6 meses, proporcionando condições para a definição do seu projecto de vida e adequado encaminhamento.

O projecto vai ser financiado com cerca de 560 mil euros pela Segurança Social, após a aprovação de uma candidatura promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ao Programa para a Inclusão e Desenvolvimento (Progride), no final do mês de Março deste ano.

O edifício, cuja construção data do início do século XIX foi entretanto adaptado para unidade hoteleira, mas nunca chegou a ser utilizado com essa funcionalidade. O Hotel Rural da Praia do Ribatejo, propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, irá ser cedido através de um protocolo à Fundação Dr. Francisco Cruz, entidade que irá executar o projecto, entre 2006 e 2009.A remodelação do edifício incidirá principalmente no seu interior. O projecto prevê a colocação de um elevador no edifício de três pisos, para facilitar acesso a deficientes. Além de 7 quartos para crianças e instalações de apoio como cozinha, sala de refeições, sala de estar e gabinete médco, o edifício irá dispor de berçário e de uma biblioteca.As obras de implementação do Centro de Acolhimento Temporário de Crianças PR’AMAR iniciaram-se nos primeiros dias do mês de Junho.

Hotel Rural da Praia do Ribatejo

segurança social aprova centro de acolhimento para crianças

PB

O Centro PR'AMAR ficará apto para receber crianças entre os 0 e os 10 anos de idade

Page 14: Barquinha Viva 18

p_14

educação

Fórum Educação no Centro Cultural

Secretário de Estado participa no debate sobre EducaçãoNos dias 12 e 13 de Maio realizou-se no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha o Fórum Educação 2006, uma iniciativa cujo tema aglutinador foi “Educação e Formação”. Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação, participou na sessão de abertura, ao lado do Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro. O fórum contou com a presença de vários especialistas nacionais na área da educação, como Júlio Pedrosa, Presidente do Conselho Nacional de Educação e ex-Ministro da Educação, entre outros.Com centenas de participantes nos dois dias de debate, o Fórum debateu os temas “Escola inclusiva”, “Ensino Superior – Processo de Bolonha”, “Escola de Qualidade para todos” e “Novos desafios para a Educação”. O Governador Civil do Distrito de Santarém, Paulo Fonseca, encerrou o último dia de trabalhos.No dia 12 realizou-se uma Noite Cultural, com a representação da peça “A Casa de Bernarda Alba” pelo grupo de teatro da Escola D. Maria II (Vila Nova da Barquinha), dança pelo grupo da Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas), poesia e fado.Durante o fórum esteve patente ao público na Galeria de Arte do Centro Cultural a exposição de fotografia “Olhar, Sentir, Ser”, uma mostra dos trabalhos do 1.º Concurso Nacional de Fotografia Maria Lamas.Com organização da CIVILIS (Associação para a Cidadania e Desenvolvimento), esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Escola Secundária de Maria Lamas (Torres Novas) e das Edições Cosmos.

Maria José Viseu, Presidente da Confederação Nacional das Ass. de Pais, Júlio Pedrosa, Presidente do Conselho Nacional de Educação e ex-Ministro da Educação, João Morgado Fernandes, Director Adjunto do Diário de Notícias, e Mariana Freire Cascais, ex-Secretária de Estado da Educação

Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação, durante a visita à Exposição de Fotografia "Olhar, Sentir, Ser", na companhia de Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, entre outros convidados

Page 15: Barquinha Viva 18

15p_

educação

Aires Marques, Presidente da Civilis, discursa na sessão de abertura, acompanhado pelo Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, e pelo Presidente da Câmara, Miguel Pombeiro

Fado

Exposição de Fotografia "Olhar, Sentir, Ser"

Momento de Poesia

O Fórum Educação proporcionou 2 dias de debate, em 4 painéis com centenas de participantes

Fotos: Pérsio Basso

Page 16: Barquinha Viva 18

p_16

obras

No âmbito das suas competências de manutenção do parque escolar do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha procedeu à pintura do interior das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Praia do Ribatejo, Tancos, Vila Nova da Barquinha, Cardal e Moita do Norte nº1. Esta intervençaõ realizou-se no mês de Abril, durante o período de férias escolares, e melhorou significativamente os espaços frequentados diariamente por centenas de alunos.

Manutenção dos recintos escolares

pintadas de frescoTancos

Moita do Norte nº 1

Barquinha

Cardal

Praia do Ribatejo

Foto

s: P

érsi

o Ba

sso

Page 17: Barquinha Viva 18

17p_

Animação na BibliotecaA Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha está a promover durante os meses de Maio, Junho e Julho, um programa de actividades de animação e apoio à

leitura, destinado ao público infanto-juvenil.Para os meses de Junho e Julho, a iniciativa prevê a realização várias actividades como a “Hora do Conto” (17 de Junho),”Ateliê de Pintura em Vidro” (24 de Junho),

“À descoberta da Biblioteca” (1 Julho) e “Estórias com Fantoches” (8 Julho).As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha,

através do telefone 249720373, ou do e-mail: [email protected].

Literatura na InternetA Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha promoveu nos dias 22 e 23 de

Maio uma acção de formação intitulada “Literatura na Internet”.Concebida e realizada por Isabel Coutinho, esta acção reuniu mediadores de leitura, professores, animadores entre outros interessados pelo universo literário e a sua

confluência com as novas tecnologias.

O museu do Senhor B No dia 6 de Maio, realizou-se na Biblioteca Infanto-Juvenil de Vila Nova da Barquinha o Ateliê “O museu do Senhor B”, destinado ao público Infanto-Juvenil

(entre os 7 e os 10 anos de idade), mediadores de leitura e técnicos de biblioteca.O Sr. B. é o mais antigo Bibliotecário do país. Um velhinho simpático que contou com a ajuda de cerca de 25 crianças para organizar um Museu da sua Biblioteca. Um Espectáculo e uma Exposição com uma importante componente plástica e musical, em que o diálogo com o público o levou a pesquisar e descobrir, entre outros, alguns dos contos de Hans Christian Andersen. Com concepção e realização de

João Lizardo, esta iniciativa teve o apoio do IPLB.

Ciclos de TeatroNo âmbito da iniciativa Ciclos de Teatro 2006, realizou-se durante o mês de Maio, mais um espectáculo. No dia 7 de Maio, o Centro Cultural e Desportivo Limeirense foi palco para a peça “Viva a Revista” - levada à cena pelo Grupo de Teatro Paio de Pelle, de Praia do Ribatejo. Os Ciclos de Teatro reúnem anualmente as companhias de teatro do concelho, proporcionando espectáculos ao longo do ano. A edição 2006 arrancou no dia 18 de Março no Centro Cultural e Desportivo Limeirense, com a

Grande Noite de Talentos, pelo Grupo de Teatro do Bombeiros da Barquinha.

Feira de ÉpocaO artesanato, a venda de produtos da terra e a gastronomia foram os principais atractivos da II Feira de Época, que se realizou nos dias 6 e 7 Maio, no Barquinha Parque, em Vila Nova da Barquinha. Alem da venda dos produtos com origem no concelho, como os deliciosos bolos de noz, nêsperas, laranjas, batatas, chás e licores, houve lugar ainda para um programa de animação, com a actuação da banda Sex

Appeal e da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Barquinha.

O ponto da partidaNo passado dia 19 de Abril realizou-se no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, com o apoio do IPLB, um workshop sobre animação à leitura para crianças e jovens através da obra de arte. Com concepção e realização de Paulo Lages, a acção “O ponto da partida”, contou com a participação de cerca de 20 participantes, entre os quais mediadores de leitura, Professores, Educadores de

Infância, bibliotecários, técnicos de biblioteca e animadores sócio-culturais.

cultura

Animação na Biblioteca Infanto-Juvenil

PB

Feira d'Época

PBPB

Ateliê "O ponto da partida"

Page 18: Barquinha Viva 18

p_18

Centenas de pessoas participaram nas Comemorações do 25 de Abril, que se realizaram, pela primeira vez, no Barquinha Parque. A iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, que decorreu entre os dias 22 e 25 de Abril, promoveu várias actividades, como cinema, música, teatro, atletismo, canoagem, slide, tiro com arco, paintball e pintura ao ar livre.No dia 25, o Barquinha Parque acolheu várias centenas de visitantes de todas as idades. As crianças tiveram oportunidade para experimentar as sensações dos insufláveis, enquanto pais e avós descansavam à sombra dos plátanos centenários.Nas provas desportivas, registou-se um número recorde de inscrições, com mais de uma centena de atletas a disputarem as várias corridas realizadas na zona relvada do Parque.

p_18

25 abril

25 de Abril atrai centenas ao ParqueFotos: Pérsio Basso

Hastear da Bandeira

InsufláveisAtletismo

Atletismo

SlideBarquinha Saudosa

Page 19: Barquinha Viva 18

19p_

19p_

25 abril

Atletismo

Sardinhada

Paintball

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Barquinha

Iniciação à canoagem

Escalada

Coro Infanto-Juvenil de Tancos

SlideTiro com arco

Page 20: Barquinha Viva 18

p_20

desporto

A primeira selectiva Nacional de Maratonas em Canoagem realizou-se nos dias 6 e 7 de Maio, no Cais da Hidráulica, junto ao Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha.Esta prova teve como objectivo seleccionar os melhores atletas para representar Portugal na Taça do Mundo desta especialidade, que se realiza nos dias 10 e 11 de Junho em Zamora, Espanha.Este evento foi uma organização da Federação Portuguesa de Canoagem e da Associação de Canoagem do Distrito de Santarém, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

escola de natação renova inscriçõesEstá a decorrer até ao próximo dia 30 de Junho o período de renovação de inscrições para o próximo ano lectivo 2006/2007, da Escola de Natação Municipal de Vila Nova da Barquinha. Para o efeito, os utentes devem dirigir-se à secretaria da Piscina Municipal, em Moita do Norte.

Canoagem

selectiva nacional na barquinha

Pérs

io B

asso

Page 21: Barquinha Viva 18

21p_

i

juventude

I Jornadas da JuventudeA Câmara Municipal promoveu, no passado dia 16 de Maio, a primeira edição das Jornadas da Juventude do concelho de Vila Nova da Barquinha, sob o lema “Estilos de Vida Saudáveis”.A iniciativa realizou-se na Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha e na Escola EB 2.3 de Praia do Ribatejo e contou com a presença de Hugo Cristóvão, Delegado Regional de Santarém do IPJ.Com a organização do Pelouro da Juventude, esta acção contou a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos para debater as temáticas relacionadas com a alimentação, alterações do comportamento alimentar, percepção da imagem do corpo, auto-estima e stress.As I Jornadas da Juventude do concelho de Vila Nova da Barquinha tiveram o apoio do Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha e Delegada da Associação Nacional de Farmácias.

Pérs

io B

asso

Rosa Garrett, Vereadora da Juventude da Câmara Municipal, e Maria Elisa Vicente, Enfermeira Chefe do Centro de Sáude de Vila Nova da Barquinha participaram num painel alusivo ao tema "Percepção da Imagem do Corpo e Auto-estima", na Escola D. Maria II

Page 22: Barquinha Viva 18

p_22

iSe vive fora do concelho e deseja receber gratuitamente na sua Caixa de Correio a revista municipal Barquinha Viva, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para:

município de vila nova da barquinhagab. informação e relações públicaspraça da república2260 - 411 vila nova da barquinha fax: 249 720358

Nome .................................................................................

..........................................................................................

Morada ..............................................................................

..........................................................................................

.........................................................................................

E-mail ................................................................................

Telemóvel ...........................................................................

câmara municipalPraça da República2260-411 Vila Nova da Barquinhatelefones Geral: 249 720350 Atendimento: 249 720372 Serviço de Piquete: 96 6180545 Protecção Civil: 249 720377 Relações Públicas: 249 720373 Serviço de Águas: 249 720357 Tesouraria: 249 720361Fax: 249 720368Email: [email protected]: www.cm-vnbarquinha.pt

atendimento públicoserviços municipaisSegunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00

miguel arnaut pombeiro, presidente da câmaraSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

maria de fátima capela, chefe div. mun. urbanismoSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

biblioteca| espaço internet > barquinhaDias úteis: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00Tel.: 249 720373

biblioteca| espaço internet > praia do ribatejoTerça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00Tel.: 249 733069

galeria de arteDias Úteis: 14h00 - 17h30Sábados: 15h00 - 18h00Tel./Fax: 249 720358

piscina municipalDias úteis: 8h00 - 12h00 / 15h00 - 17h00Sábados: 10h00 - 12h00Tel.: 249 720360

comissão de protecção de crianças e jovensCentro Cultural de Vila Nova da BarquinhaLargo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da BarquinhaTel./Fax: 249 720358

telefones

juntas de freguesiaAtalaia: 249 710619Moita do Norte: 249 712099Praia do Ribatejo: 249 733940Tancos: 249 712094Vila Nova da Barquinha: 249 710705

serviços públicosCartório Notarial: 249 710814Repartição de Finanças: 249 710226Registo Civil: 249 710433Correios Barquinha: 249 720300Correios Atalaia: 249 710619Correios Praia do Ribatejo: 249 733112

segurançaBombeiros Voluntários: 249 710629GNR: 249 710274

saúde / serviços sociaisCentro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666Extensão de Limeiras: 249 733885Posto Médico de Atalaia: 249 710547Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469Segurança Social: 249 710450

farmáciasAtalaia: 249 710695Praia do Ribatejo: 249 733328

Vila Nova da Barquinha: 249 710493

ensinoEsc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048

escolas 1.º cicloAtalaia: 249 711777Cardal: 249 711811Limeiras: 249 733091Moita do Norte: 249 711800Praia do Ribatejo: 249 733092Tancos: 249 711754Barquinha: 249 710519

informações úteis

Page 23: Barquinha Viva 18

23p_

obras

sms municipaLReceba no seu telemóvel informações sobre eventos culturais e desportivos, notícias e informações úteis sobre alterações no trânsito, cortes no abastecimento de água ou luz, ou alterações no funcionamento dos serviços municipais.Envie um SMS para o número 965 064 238, com a palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com a palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento.

*(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada tarifário)

A Tagusgás iniciou no passado dia 22 de Maio os trabalhos de construção da Rede de Distribuição de Gás Natural de Vila Nova da Barquinha. Durante o ano de 2006, a Tagusgás prevê construir cerca de 8 quilómetros de rede, distribuídos pelas freguesias de Atalaia, Moita do Norte e Vila Nova da Barquinha, esperando servir aproximadamente 700 famílias e instituições do concelho. Nos próximos meses, o gás natural irá chegar à Rua Salgueiro Maia (EN 3), Rua Cidade Rio Maior, Rua de Dissay, Rua José Filipe Rebordão, Rua da Cardiga, Rua da Misericórdia, Rua de Santa Maria, Rua de S. Matias, Urbanização da Torrinha, Estrada do Cardal, Urbanização do Cardal e Rua Vale e Azevedo.O Gás Natural apresenta inúmeras vantagens representando uma significativa melhoria da qualidade de vida no concelho. É transportado por gasoduto, desde a origem até ao consumidor, não implicando o poluente transporte rodoviário. Não é um produto proveniente de transformações industriais poluentes, mas sim igual ao que se encontra na natureza. O Gás Natural

Tagusgás constrói 8 quilómetros de rede de distribuição em Atalaia, Moita e Barquinha

gás natural chega ao concelho

Pérs

io B

asso

Construção da rede de gás natural na Rua Capitão Salgueiro Maia, em Vila Nova da Barquinha

chega aos consumidores 365 dias por ano e 24 horas por dia, sem riscos de falhas devidas ao reabastecimento por garrafas ou re-enchimento de depósitos. Para além disso, e não apenas para os consumidores, mas para toda a comunidade, aumenta os níveis de segurança no abastecimento de energia, reduzindo riscos que podem afectar todos, e não apenas os consumidores de Gás Natural, e isto porque o Gás Natural é distribuído a uma pressão de 20 milibar, e comparativamente a outros gases combustíveis canalizados a sua pressão de distribuição é praticamente metade, diminuindo o risco de eventuais fugas; é mais leve que o ar, não se acumulando no solo em caso de fuga e garantindo uma dissipação segura; dispensa armazenagem (garrafas ou depósitos) na vizinhança dos imóveis, diminuindo totalmente o risco existente na manipulação e substituição de garrafas ou no enchimento dos depósitos; o serviço de distribuição de Gás Natural da Tagusgás incorpora a tecnologia mais moderna e segura disponível a nível mundial na distribuição de gás combustível canalizado.

Page 24: Barquinha Viva 18

Ajude a equipar um BombeiroEm caso de incêndios urbanos, fogos florestais, e acidentes graves, o Corpo de Bombeiros

Voluntários de Vila Nova da Barquinha será sempre um dos primeiros a ser chamado a intervir.Considerando as insuficiências de material existentes, e para que de algum modo se possa salvaguardar o que de mais importante existe em qualquer organização, ou seja, o capital

humano, ajude a equipar o seu Corpo de Bombeiros com equipamento de protecção individual de qualidade, para que possam melhorar o seu desempenho – fatos, capacetes, aparelhos

respiratórios, fardas e botas. Só com homens bem equipados, é que se conseguirão minimizar os prejuízos resultantes das tragédias.

Porque o socorro nunca será posto em causa, vamos salvaguardar a vida dos nossos bombeiros voluntários.

Além do Corpo de Bombeiros, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha mantém no seu seio, há mais de 80 anos, a Banda de Música. Cheia de tradição e juventude, é um motor da cultura no concelho de Vila Nova da Barquinha. Queremos

modernizá-la e garantir a sua operacionalidade. Ajude a fardar a nossa banda, comprar instrumentos musicais, partituras, assim como uma

carrinha para transportar os músicos.

Deposite já o seu donativo nas seguintes contas bancárias:Corpo de Bombeiros Voluntários – 0035 0876 0001 2414 3304 7

Banda de música – 0035 0876 0001 2415 1307 2

Faça-se sócio. Ajude os bombeiros!