Bibliotim_Fev

4
Boletim Informativo da Biblioteca Agrupamento Vertical de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” Escola E.B. 2,3 de Penedono Serviços de Biblioteca Ano IXNº 14 Mensal Fevereiro 2010 Distribuição Gratuita 1 16 de Fevereiro, dia de Carnaval Sabias que… O dia carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa (que se comemora no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera -no hemisfério norte). O carnaval antecede a quaresma, período de jejum e privações, por isso é uma espécie de uma despedida com alegria e grande festa . Tradicionalmente, as pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas, pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas. Carnaval começou no Brasil em 1723, tendo sido levado de Portugal . Em Veneza (Itália) A máscara branca é um elemento essencial nas fantasias típicas do car- naval de Veneza. As pessoas vestem-se com trajes ricos, capa com capuz e um chapéu de três pontas. Nesta altura do ano, milhares de turistas visitam a cidade e aproveitam para se divertir, comprando máscaras feitas de "cartapesta" (mistura de gesso e pasta de papel) ou bem mais caras, feitas com metal e decora- das com prata e ouro. Em Nova Orleães (Estados Unidos da América) Nova Orleães é uma cidade muito especial por toda a mistura de cultu- ras (francesa, espanhola, inglesa e negra). No Carnaval, a que eles chamam "Mardi Gras" (a expressão francesa para "terça-feira de Carnaval", "terça-feira gorda"), têm multidões a brincar nas ruas, a beber, a provar a excelente comida local, a observar espectá- culos de rua, a ouvir música, e a ver passar os desfiles durante todo o dia e toda a noite! Praticamente todas as pessoas que desfilam nos carros alegóricos usam máscaras e muitas das que estão nas ruas também. Em Portugal Em Portugal existem muitos festejos de Carnaval com muita força e tradição: Ovar, Torres Vedras, Alcoba- ça, Loulé e muitos mais. Por todo o lado as pessoas brincam, fantasiam-se, enterram o entrudo e organizam festejos e bailes de Carnaval. Os caretos de Trás-os-Montes Cobertos de colchas coloridas, usam grandes chocalhos pendurados e um pau. Correm e saltam pelas aldeias, chocalham e assustam as pessoas. Como é Carnaval, ninguém leva a mal! Máscaras de madeira, do Carnaval de Lazarim, Lamego

description

Bibliotim_Fev

Transcript of Bibliotim_Fev

Page 1: Bibliotim_Fev

Boletim Informativo da Biblioteca Agrupamento Vertical de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço”

Escola E.B. 2,3 de Penedono – Serviços de Biblioteca Ano IX– Nº 14 – Mensal – Fevereiro 2010 Distribuição Gratuita

1

16 de Fevereiro, dia de Carnaval

Sabias que… O dia carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa (que se comemora no primeiro

domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera -no hemisfério norte).

O carnaval antecede a quaresma, período de jejum e privações, por isso é uma

espécie de uma despedida com alegria e grande festa .

Tradicionalmente, as pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas, pois

estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas.

Carnaval começou no Brasil em 1723, tendo sido levado de Portugal .

Em Veneza (Itália) A máscara branca é um elemento essencial nas fantasias típicas do car-naval de Veneza. As pessoas vestem-se com trajes ricos, capa com capuz e um chapéu de três pontas. Nesta altura do ano, milhares de turistas visitam a cidade e aproveitam para se divertir, comprando máscaras feitas de "cartapesta" (mistura de gesso e pasta de papel) ou bem mais caras, feitas com metal e decora-das com prata e ouro.

Em Nova Orleães (Estados Unidos da América) Nova Orleães é uma cidade muito especial por toda a mistura de cultu-ras (francesa, espanhola, inglesa e negra). No Carnaval, a que eles chamam "Mardi Gras" (a expressão francesa para "terça-feira de Carnaval", "terça-feira gorda"), têm multidões a brincar nas ruas, a beber, a provar a excelente comida local, a observar espectá-culos de rua, a ouvir música, e a ver passar os desfiles durante todo o dia e toda a noite! Praticamente todas as pessoas que desfilam nos carros alegóricos usam máscaras e muitas das que estão nas ruas também.

Em Portugal Em Portugal existem muitos festejos de Carnaval com muita força e tradição: Ovar, Torres Vedras, Alcoba-ça, Loulé e muitos mais. Por todo o lado as pessoas brincam, fantasiam-se, enterram o entrudo e organizam festejos e bailes de Carnaval.

Os caretos de Trás-os-Montes Cobertos de colchas coloridas, usam grandes chocalhos pendurados e um pau. Correm e saltam pelas aldeias, chocalham e assustam as pessoas.

Como é Carnaval, ninguém leva a mal! Máscaras de madeira, do Carnaval de

Lazarim, Lamego

Page 2: Bibliotim_Fev

2

14 de Fevereiro, dia dos namorados

O Cupido

Cupido desempenhou desde sempre um papel importante

nas celebrações do amor. Ele é normalmente retratado como uma criança traquina, com asas. Diz a lenda que Cupido teve um grande amor, Psi-que, e que se dedicou a unir os corações, por ele próprio ter tido grandes dificuldades em consumá-lo com a sua bela mortal. Por ciúme da beleza de Psique, Vénus ordenou a Cupido que fizesse com que a jovem se apaixonasse por um monstro feio. Em vez disso, Cupido enamorou-se de Psique e colocou-a num palácio, onde a visitava regularmente, apenas com uma condição: por ser mortal, a jovem não podia olhar para ele. Movidas pelo ciúme as irmãs de Psique disseram-lhe que ele era um monstro e iria devorá-la. Certa noite Psique pegou numa lamparina e iluminou o quarto para ver Cupido adormecido. Excitada diante da visão de sua beleza, ela deixou cair sobre Cupido uma gota do óleo da lamparina, despertando-o. Ressentido pela sua desobediência, o deus abandonou-a. Sem palácio e sem amante, Psique procurou Cupido por toda a parte mas só encontrou o tem-plo de Vénus, onde a deusa lhe deu várias tarefas, na promessa de a unir com Cupido. Psique cumpriu-as todas com a excepção de uma: numa caixa dada por Vénus, ela deveria guardar alguma da beleza de Perséfone (mulher de Hades), que se encontrava no mundo dos mortos.

Depois de vários conselhos para não realizar a tarefa e não abrir a caixa, Psique abriu-a e em vez de entrar a beleza de Perséfone, saiu um sono profundo e mortal que encobriu a jovem. Cupido encontra-a tomba-da e já sem vida. Valendo-se dos seus poderes divinos, ele retira o sono mortal que preenchia o corpo da sua amada e deposita-o nova-mente na caixa, trazendo-a de vol-ta à vida e perdoando-a. Comovidos pelas acções e perseverança da jovem, os deuses fizeram dela também uma deusa, para que pudesse passar a eternida-de junto do seu amor, Cupido.

Cupido e Psique, de Rodin

Page 3: Bibliotim_Fev

3

Escritor do mês

Almeida Garret João Baptista da Silva Leitão de Almeida, vis-

conde de Almeida Garrett, nasceu no Porto, em

Fevereiro de 1799. Foi um escritor e dramaturgo

romântico, grande impulsionador do teatro em Portu-

gal.

Foi uma das maiores figuras do romantismo português,

distinguiu-se no jornalismo e na politica, como deputa-

do e ministro. Propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação

do Conservatório de Arte Dramática.

Faleceu a 9 de Dezembro de 1854

Obras 1819 - Lucrécia 1821 - O Retrato de Vénus; Catão (representação); Mérope (representação) 1822 - O Toucador 1825 - Camões 1826 - Dona Branca 1828 - Adozinda 1829 - Lírica de João Mínimo; Da Educação (ensaio) 1830 - Portugal na Balança da Europa (ensaio) 1838 - Um Auto de Gil Vicente 1841/1842 - O Alfageme de Santarém 1843 - Romanceiro e Cancioneiro Geral - tomo 1; Frei Luís de Sousa (representação) 1845 - O Arco de Sant'Ana - tomo 1; Flores sem fruto 1846 - Viagens na minha terra; D. Filipa de Vilhena (inclui Falar Verdade a Mentir e Tio Simplício) 1848 - As profecias do Bandarra; Um Noivado no Dafundo; A sobrinha do Marquês 1849 - Memória Histórica de J. Xavier Mouzinho da Silveira 1850 - O Arco de Sant'Ana - tomo 2; 1851 - Romanceiro e Cancioneiro Geral - tomos 2 e 3 1853 - Folhas Caídas 1871 - Discursos Parlamentares e Memórias Biográficas (antologia póstuma)

Soluções Casais Famosos a)9; b)8; c)5; d)7; e)6; f)11;g) 10; h)1; i)4; j)2; k)3

Page 4: Bibliotim_Fev

4

Em Fevereiro

Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul

Morreu Gustav Klimt Gustav Klimt foi um artista austríaco, nascido em 1862 e falecido a 6 de

Fevereiro de 1918. O seu trabalho inicial consistiu essencialmente em grandes murais para teatros, num estilo naturalista, de entre os quais se destaca o tecto do Burgtheater de Viena.

Pintou essencialmente a mulher, os seus quadros compõem-se de mosai-cos, cores quentes, motivos florais e animalescos e, claro, de mulheres sen-suais de corpos desnudados.

Das suas obras mais conhecidas destaca-se O Beijo, uma pintura a óleo

sobre tela, datada de 1907-1908, onde o artista pinta um par romântico.

PARA DIVERTIR Casais famosos

Seguem-se alguns casais famosos da história e da literatura que foram separados. Tenta juntá-los.

a) Romeu Dafne 1

b) Marco António Isolda 2

c) D. Pedro I Guinevere 3

d) Abelardo Eurídice 4

e) Adão Inês de Castro 5

f) Sansão Eva 6

g) Ulisses Heloisa 7

h) Apolo Cleópatra 8

i) Orfeu Julieta 9

j) Tristão Penélope 10

k) Lancelot Dalila 11

Nelson Mandela nasceu em 1918, na África do Sul. Dedicou grande parte

da sua vida à luta contra o apartheid (regime que vigorou durante

muitos anos na África do Sul e que separava os brancos, detentores do poder, dos negros). Em 1993 ganhou prémio Nobel da Paz, partilhado com o Presidente sul-

africano, Frederik de Klerk, pela luta contra a segregação racial.

A 9 de Fevereiro de 1994, ganhou as primeiras eleições multirraciais para a Presidência da República da África do Sul.