Boletim Informativo Freguesia de...

12
Boletim Informativo Freguesia de Carvalhal Ano III - N.º 5 - SEMESTRAL JULHO 08 Moinho – Tatiana, 4 anos Jardim de Infância do Salgueiro

Transcript of Boletim Informativo Freguesia de...

Boletim InformativoFreguesia de CarvalhalAno III - N.º 5 - SEMESTRAL JULHO 08

Moinho – Tatiana, 4 anosJardim de Infância do Salgueiro

2 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 5

Ficha Técnica

Propriedade:Freguesia do CarvalhalRua da Filarmónica, 13-152540-357 Carvalhal-Bombarral

Director:João Manuel Gomes Mendonça

Fotocomposição, paginação e impressão:GTO-2000 - Soc. de Artes Gráficas, Lda.

Tiragem: 1000 exemplares

Distribuição:Gratuita

Freguesia de Carvalhal

Telefone e Fax262 603 351

[email protected]

Atendimento2ª a 6ª feira9h00- 13h00 14h00-17h00

Posto de Internet2ª a 6ª feira9h00- 13h00 14h00-17h00Sábado14h00- 17h00

Telefones Úteis

Biblioteca Municipal 262 609 052

Bombeiros Voluntários 262 601 601

Câmara Municipal do Bombarral 262 609 020

Cartório Notarial 262 603 665 / 609 390

Centro Saúde 262 600 130

Cons. Registo Civil 262 605 711

CTT - Correios do Bombarral 262 609 080

Estação CP (Bombarral) 262 605 601

Gabi. da Juventude e Tempos Livres 262 604 770

GNR do Bombarral 262 605 241

Museu Municipal 262 609 054 / 55

Número Nacional de Socorro 112

Posto de Turismo 262 609 053

Protecção à Floresta 117

Repartição Finanças 262 600 086

Rodoviária do Tejo 262 605 233

Tribunal 262 601 555

(João Manuel Gomes Mendonça)

Caras e caros concidadãos,

Como Presidente da Junta de Freguesia do Carvalhal, quero saudar todos os residentes, e nesta época estival, também os que nos visitam.

Passado que está o 1º semestre de 2008, é tempo de balanço e de lançar novas sementes e novos desafios.

O ano de 2008 tem sido particularmente difícil para todos os portugueses, a conjuntura internacional e nacional não se afigura favorável e as expectativas de melhoria da qualidade de vida dos portugueses têm sido mera ilusão, o aumento das taxas de juros, os aumentos de combustíveis e consequentes aumentos dos bens de primeira necessidade têm deixado muitas famílias à beira do abismo.

Também as autarquias têm sido alvo de fortes restrições o que se reflecte na sua actividade e consequentemente no bem-estar das suas populações. A Junta de Freguesia do Carvalhal apesar da falta de optimismo generalizado continua a encarar o futuro com esperança e acredita que poderá fazer mais e melhor, no quadro das suas competências.

Norteamos os nossos esforços na procura de soluções para os variados problemas do Carvalhal, dar dignidade aos equipamentos existentes, investir os recursos próprios ou pressionar a Câmara Municipal e outras entidades a colmatar as debilidades da nossa Freguesia .Fica claro, para quem está atento, que, temos apenas um único interesse. defender os anseios mais imediatos de todos os cidadãos, de forma neutra, integra e honesta, sem olhar à condição social ou política de cada um ou classe. Pusemos acima de tudo o nosso melhor saber e empenho para trazermos à nossa freguesia as melhores reformas patrimoniais, ambientais e sociais, traduzidas na nossa melhor qualidade de vida.

Seria, no entanto, injusto não fazer uma referência à dedicação e ao empenho dos funcionários da Junta de Freguesia. Afinal muito do que fica feito teve a sua participação activa.

Temos a consciência que damos o nosso melhor a servir a população da Freguesia do Carvalhal, procurando com objectividade as melhores soluções para um vastíssimo leque de problemas com que nos deparamos no dia a dia.

Convido-o a juntar-se a nós nesta caminhada fazendo-nos chegar os seus contributos, apresente-nos os seus problemas, aqueles que mais sente na sua aldeia. Procuraremos fazer mais e melhor!

Com os desejo de um óptimo verão para todos,

O Presidente da Junta de Freguesia

2º Semestre - Julho 2008 3

N o t í c i a s d a E s c o l a

Nesta edição do Boletim da Freguesia do Carvalhal, alunos e professores participaram activamente, dando noticia das suas actividades, visitas e aprendizagens.A Junta de Freguesia agradece a todos a vossa participação.

A visita à Assembleia da República

No dia dois de Abril de dois mil e oito, os alunos do terceiro e quarto anos das escolas de Carvalhal e de São Mamede, foram a Lisboa visitar a Assembleia da República.Quando chegámos à Assembleia, vimos um enorme edifício, com uma grande escadaria, onde estavam dois leões e dois guardas.

A visita à Quinta dos Loridos

Segunda feira, 3 de Dezembro, nós fomos visitar a Quinta dos Loridos.Chegámos lá, entrámos e vimos a adega antiga onde um senhor explicou que a Quinta tem muitos anos e já lá viveu a família Lafetá. Na adega havia um lagar, primeiro foi de azeitona e depois de uva.A seguir descemos as escadas para a cave onde havia buracos nas paredes para pôr 5 mil garrafas de espumante em cada um. As garrafas passam por várias fases e precisam de ser rodadas.Depois vimos a adega nova onde se faz e acaba o espumante.No fim, vimos o jardim da quinta, as vinhas e o jardim com estátuas da China.Foi giro, nós gostámos.

EB1 de Carvalhal

Entrámos no edifício onde fomos recebidos pela Relações Públicas da Assembleia, que nos mostrou todo o edifício e nos explicou a sua história.Aprendemos que a Assembleia da República, antigamente era um mosteiro onde viveram os Monges Beneditinos. Depois o edifício foi sofrendo alterações até à sua forma actual.Visitámos várias salas: sala dos passos perdidos, câmara dos deputados, sala do senado, sala da expansão marítima e uma sala onde antes era a igreja. Também estivemos na varanda.Nós estivemos sentados nas cadeiras dos deputados, onde ouvimos o senhor deputado Feliciano Barreiras Duarte.Terminámos a visita à Assembleia e fomos almoçar ao jardim de Belém.Depois regressámos à Assembleia da República e assistimos a um debate da Assembleia com os seus deputados e vimos o senhor Presidente da Assembleia, o doutor Jaime Gama.Nós adorámos visitar a Assembleia da República e ver os deputados. Assim também nos sentimos deputados por um dia.

Texto colectivo dos alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Carvalhal

Alunos da escola do Salgueiro

4

EB1 do BarrocalvoPreocupações ambientais…O rio Real

O rio Real nasce na serra do Montejunto e vai desaguar na Lagoa de Óbidos. Tem 33 Km de comprimento e tem 250 Km2 de área. Por ano tem uma precipitação média anual de 900mm.Este rio tem alguns afluentes: o rio Bagota, o rio Corga e o rio Galvão.É um rio com muita poluição por causa dos esgotos industriais, resíduos sólidos e também devido à indústria agro-pequária.

Um problema, é também o assoreamento, que acontece devido ao cultivo dos terrenos, na vertical, que faz a água das chuvas arrastarem a terra até ao leito do rio.A vegetação das suas margens tem sido destruída, o que também aumenta a queda de terras para a linha de água.Para além disto, o Rio real também tem excesso de matéria orgânica, porque a sua limpeza não é feita convenientemente.Existe uma associação de defesa do rio Real chamada Real 21, que tem promovido variadas iniciativas para defesa do ambiente e do Rio Real.Vamos todos lutar pelo ambiente: NÃO À POLUIÇÃO!

E.B.1 de Barrocalvo3º e 4º anos

Fevereiro/2008

DESCOBRIR E PINTAR A NOSSA ALDEIA

Nós fomos passear, olhar e descobrir como é a nossa aldeia.A nossa aldeia chama-se Salgueiro.Nós fomos:-Brincar, fazer jogos e jogar à bola ao campo da bola-Ver a torre da igreja que é muito alta e tem um sino-Ao café e comemos lá bombons-Ao moinho, que fica mesmo ao pé da nossa escola-Ao parque das merendas… e comemos lá gelado!-Passear ao campo e descobrir muitos bichinhos e plantasDepois na nossa escola pintámos quadros muito bonitos. Cada um de nós escolheu o que queria pintar.Os nossos quadros estiveram em exposição na escola Fernão do Pó, no Bombarral.Depois nós fomos lá ver a exposição e visitar a escola.

Jardim-de-infância do Salgueiro

P E q u E N o s G r a N d E s P i N t o r E s

Queremos aqui mostrar nestas pequenas páginas as obras primas dos nossos pequenos artistas das Escolas e Jardins de Infância da Freguesia. Pena temos de não ter mais espaço para tão grandes talentos.

Nós na visita à exposição a ver os quadros que pintámos.

Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 5

5

JARDIM DE INFÂNCIA DE CRUTOS RECEITA DO BOLO DE BOLACHA

INGREDIENTES:200GR DE MANTEIGA 400GR DE AÇUCAR EM PÓ1 GEMA DE OVOCAFÉ4 PACOTES DE BOLACHA MARIA

COMO SE FAZ:BATE-SE A MANTEIGA COM O AÇUCAR ATÉ OBTER UM CREME, CONTINUANDO A BATER

ACRESCENTA-SE A GEMA DE OVO E UM POUCODE CAFÉ EM PÓ.FAZ-SE CAFÉ, MOLHA-SE AS BOLACHAS E DISPÕEM-SE EM CIRCULO NUM PRATO. DE SEGUIDA BARRA-SE COM UMA CAMADA FINA DE CREME.REPETE-SE A OPERAÇÃO ATÉ SE ACABAREM OS INGREDIENTES.VAI AO FRIGORIFICO.

Campo da bola – Daniel, 4 anos

Casas e café – Mariana, 3 anos

Escola – Micaela, 5 anos

Igreja – Lara, 5 anos

Parque das merendas – Telma, 5 anos

O Campo – Margarida, 4 anos

Tiago Carolina Ezequiel

Margarida

Beatriz

Eduardo

Bernardo

João Pedro

Luis

João Luis

Diogo

2º Semestre - Julho 2008

As pinturas dos “Artistas” do Jardim-de-infância do Salgueiro

66

Realizou-se no passado dia 20 de Junho, no arvoredo do Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, espaço que o Reverendo Padre Faria colocou à nossa inteira disposição. Este ano o evento primou pela diferença, uma vez que a Junta de Freguesia concedeu a oportunidade a uma aluna da Escola Técnica Empresarial do Oeste, residente na nossa freguesia, Adriana Tojal, de realizar a referida festa como trabalho de final de curso.Estava muito bem organizada, tendo sido o recinto

dividido em diferentes actividades que iam desde a modelagem de balões, ao cabeleireiro, às pinturas faciais, à realização de jogos, aos tão desejados insufláveis, entre muitas outras.Também esteve presente o Sr. Dr. Morais,

responsável pelo gabinete da Protecção Civil da Câmara Municipal do Bombarral, que explicou a todas as crianças a forma como deveriam agir em caso de avistarem um incêndio e posteriormente fez uma gincana onde as crianças puderam pôr em prática os conhecimentos adquiridos.A aceitação deste tipo de actividades, quer por parte das crianças, quer por parte das professoras, foi extremamente positiva.Cerca das 12.30 horas foi servido um almoço a todos os presentes, oferecido pela Junta de Freguesia e por volta

das 14.00 horas as crianças foram transportadas para as suas casas, tendo assim terminado o ano lectivo.Foi uma manhã bastante agradável para todos, como se pode observar pela alegria, entusiasmo e

FEsta dE ENcErramENto do aNo lEctivo 2 0 0 7 / 2 0 0 8

Apesar dos fortes condicionalismos económicos com que nos deparamos e como tem sido tradição, não quis este executivo deixar de proporcionar, aos cerca de 125 alunos das escolas da freguesia, a sua Festa de Encerramento do ano lectivo de 2007/2008.

satisfação bem visíveis nas fotografias que juntamos.Aproveitamos para felicitar a Adriana Tojal pelo excelente trabalho realizado e desejar-lhe o maior sucesso profissional.Agradecemos também ao Senhor António Tojal que disponibilizou o som para a festa.

Ser Criança é ...

• Ter Paz. ( Mafalda)• Ser feliz. ( Gonçalo)• Ser amigo. (Liliana)• Ter muita alegria. (Daniel)• Sermos amigos e amigas. ( Alexandra)• É tão bonito ser criança! ( Diogo)

• Poder brincar com os amigos. ( João Pedro)• Ter amigos, ser feliz, ter alegria e respeitar os outros. (Patrícia)• Emprestar comida aos outros. (Vera)• Sentir amor e solidariedade. (João Cláudio)• Ser amigo de todos. (Francisca)• Podermos brincar e divertir. (Ricardo)

EB1 de Carvalhal - Turma 1( Actividades de encerramento do ano lectivo)

Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 5

71º Semestre - Abril 2008

A 6 de Agosto de 1808 uma força expedicionária inglesa, sob o comando do general Wellesley, desembarcava na baía de Lavos (Figueira da Foz), junto à foz do rio Mondego, com o objectivo de marchar sobre Lisboa. Esse efectivo foi confrontado pelas tropas francesas sob o comando do general Delaborde, na Batalha da Roliça, concelho do Bombarral, a 17 de Agosto. O saldo do embate foi favorável aos britânicos e portugueses, tendo as tropas francesas retirado para Torres Vedras, onde se reuniram às tropas do general Junot.A intervenção militar inglesa, tão desejada desde o início da ocupação só ocorre numa fase já adiantada da campanha restauracionista. Mas, na realidade, a força das armas de um exército organizado e temido foi decisivo para acelerar a expulsão das tropas napoleónicas.Por pressão do novo embaixador em Londres, D.Domingos de Sousa Coutinho, uma expedição com cerca de 10000 homens sob o comando do general Wellesley, futuro duque de Wellington, parte de Inglaterra com destino

a Portugal em meados de Julho de 1808. Depois de conferenciar com a Junta do Supremo Governo do Reino, no Porto, e com uma esquadra estacionada no Tejo dirigida pelo comandante Cotton, Wellesley decide desembarcar a sua força na costa de Lavos, junto à foz do Mondego, a 1 de Agosto de 1808. Antes de avançar para sul, com destino à capital o general Inglês dirige uma solene proclamação aos Portugueses.Em desacordo com os planos do general Inglês, o comandante das tropas portuguesas, Gomes Freire de Andrade, não se junta ao exército aliado, que contava todavia com o apoio de cerca de 2500 homens que entretanto se tinham organizado.Por Leiria, Alcobaça, Caldas da Rainha, o exército Inglês aproximou-se de Lisboa. Ao sul das Caldas da Rainha, nas colinas da Roliça, a 17 de Agosto de 1808, uma divisão comandada pelo general Francês Delaborde tentou combater este avanço mas, depois de um combate contra as forças do exército anglo-luso foi forçado a retirar indo juntar-se ao grosso do exército Francês que já estava em Torres Vedras.Esta vitória permitiu que quatro dias depois com a Batalha do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, se desse a machadada final nas invasões francesas.

A Batalha da Roliça

Apontamentos de História

Agosto de 1808

200 Anos

8

• Bolsas de Incentivo ao Ensino Superior

Pelo segundo ano consecutivo a Junta de Freguesia do Carvalhal teve o prazer de entregar duas Bolsas de Estudo de incentivo ao ensino superior, no valor de qui-nhentos euros cada. Este ano as

• Dia da Criança

As crianças das Escolas e Jardins de Infância da Freguesia do Carvalhal receberam a visita do Sr. Presidente da Junta, para assinalar o dia da Criança. Para assinalar a efeméride a todos foi entregue uma lembrança. Com muita alegria e entusiasmo comemoraram o seu dia.

• Habitação Social

No passado dia 29 de Junho, dia do nosso Concelho, pelas 17h foram entregues as novas habitações sociais construídas no Salgueiro. Essencial para muitas famílias da nossa freguesia foi um momento marcante para os que desde agora podem usufruir de uma habitação com todas as condições e conforto. Para a cerimónia oficial contámos com a presença do Sr. Presidente da Câmara do Bombarral, Presidente da Assembleia Municipal, Senhores Vereadores e com o Presidente da Junta que se mostrou muito satisfeito com esta obra social.

actividadEs Educativas E sociais

Este executivo não tem endividado esforços para apoiar a população da freguesia quer na educação quer no apoio social. Temos plena consciencia que é essa aposta que trará num futuro próximo, mais qualidade de vida e prosperidade para todos.

Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 5

merecedoras destas bolsas são a Susana Catarina Ferreira Andrade do Bom Vento e Raquel Filipa Car-doso Pereira Luís do Salgueiro.Muitos parabéns e votos de mui-tos sucessos académicos.

9

Numa organização da Associação de Xadrez de Leiria e Academia Xadrez do Bombarral, terminou no em Abril a Fase Preliminar do Campeonato Distrital Absoluto de Leiria da época 2007/08, que decorreu no simpático Centro Cultural, Desportivo, Recreativo e Social de A-dos-Ruivos, freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral. Disputaram a prova 25 jogadores de 7 clubes do distrito.A prova decorreu nos dias 6, 13 e 20 de Abril 2008.Este evento contou com os apoios da Junta de Freguesia do Carvalhal, Apolomática, Oeste TV, Bomportal, «Área Oeste», Marcas e Pegadas, Pastelarias Real, «Notícias do Bombarral» e Câmara Municipal do Bombarral. A prova decorreu em ambiente de grande espírito competitivo e muito saudável. Temos de agradecer de forma efusiva à Junta de Freguesia do Carvalhal e à Direcção do Centro Cultural, Desportivo, Recreativo e Social de A-dos-Ruivos, que nos receberam da melhor forma possível. Venceu a prova Jorge Bastos.Para ilustrar o ambiente vivido nada melhor que dar a palavra a quem veio de fora:«Venho dar os meus mais sinceros

parabéns pela organização da Fase Preliminar do Torneio Distrital de Xadrez. O cuidado que tiveram até nos pormenores (por ex. as indicações de trajecto, com o cuidado nas curvas...), até ao modo como decorreram as sessões, ao apoio na hora de almoço, com visitas guiadas, oferta do último almoço. Um salutar convívio. (…), Carlos Martins, pai do jogador João Martins.«Porque são obra do Homem, organizações perfeitas e sem falhas não há… mas convém sublinhar que do sonho nasce a realidade e assim este campeonato da A. X. Leiria, apadrinhado pela A. X. Bombarral. Foi com muito gosto que quatro atletas da A. E. F. C. R. Penichense participaram na fase preliminar do distrital, competentemente organizado e com muita entrega, disponibilidade, hospitalidade e amizade por parte de quem o proporcionou. O nosso “MUITO OBRIGADO” aqui endereçado a todos aqueles que directa ou indirectamente proporcionaram três domingos com a família do xadrez. Estão, pois, de parabéns!», Direcção da Secção de Xadrez da A. R. Penichense.

Classificação Final (6 primeiros e que serão apurados para a Fase Final):Jorge Bastos - BeneditaAntónio Diogo - PenichenseHugo Santos - PenichenseAntonio Seferino - BombarralJosé Bray - MarinhenseJoão Martins - Sismaria

Xadrez: Campeonato Distrital Absoluto Fase Preliminar

Um êxito organizativoPor Carlos Maximiano Baptista

Material oferecido à Academia de Xadrex de Bombarral

Encontro de Bandas

Teve lugar um encontro de bandas Filarmónicas no Carvalhal. Organizado pela Filarmónica Carvalhense. Destacamos as novas fardas da Filarmónica, que para tal, contou com o apoio desta Junta de Freguesia.

2º Semestre - Julho 2008

10 Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 2

A varredora da Câmara Municipal esteve na Freguesia para auxiliar na limpeza e asseio das aldeias desta Freguesia, que são uma constante preocupação desta Junta.

maNutENção E coNsErvação dE EsPaços

actividadEs culturais E rEcrEativas

Mais uma vez o Presidente da Junta esteve presente num Congresso da ANAFRE em defesa dos interesses da Freguesia. Este ano na região autónoma da Madeira.

Informamos que se já se iniciaram os passeios de verão promovidos pela Junta de Freguesia.

Arranjo dos tanques de água no Barro Lobo. Limpeza e manutenção de caminhos vicinais.

A tradicional Procissão de Nossa Senhora de Fátima realizou-se no dia 13 de Maio.

O executivo desta Junta de Freguesia continua o seu trabalho na manutenção de caminhos e estradas, desta feita na aldeia do A dos Ruivos.

Boletim Informativo F. Carvalhal - N.º 5

1111

O Núcleo de Cultura, Desporto e Melhoramentos do Carvalhal desenvolveu nos últimos meses variadas actividades de cariz recreativo, cultural e desportivo, das quais damos noticia neste boletim.

actividadEs das colEctividadEs

Destacamos também o “Abril Musical Mil”, no Sobral do Parelhão, organizado pela Sociedade Recreativa Sobralense. Actividade que dá voz à Música, também contou com o apoio desta Junta de Freguesia.

O Nucleo realizou também a festa de S. António e as Marchas de S. Pedro

Nos dias que correm a principal preocupação de todos nós é a crise económica que nos afecta. Nos últimos tempos foi a crise dos combustíveis que nos deixou quase paralisados.

Mas como aos portugueses não falta imaginação … Qual biodisel !!! Na nossa freguesia optou-se pelo BIO TRANSPORTE !!!