Boletim - prosaude.org.br · Técnica 17 do Corpo de Bombeiros. A próxima unidade a realizar o...

2
Boletim Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Univer- sidade Federal da Bahia (UFBA), da Umea University – Suécia e da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) – equipe da Colômbia – estiveram no Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), para acompa- nhar de perto o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus Zika e suas repercussões na área materno -infantil”. A visita ocorreu recen- temente e foi acompanhada pelo coordenador da pesquisa, Saulo Duarte Passos. O projeto desenvolvido no HU tem parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e é o único no mundo que desenvolve trabalho com a mãe que contraiu o Zika durante a gestação e, de- pois, com o bebê ao nascer. Atualmente, a pesquisa é realizada com 652 gestantes e 439 recém-nascidos. As futu- ras mamães que participam do projeto fazem exames e o de- senvolvimento do bebê é acom- panhado desde a gestação, nascimento e até completar três anos de vida. A pesquisa teve início em março de 2016 e deve ser concluída em 2020. Durante a visita, os pesquisa- dores tiveram acesso aos dados coletados até o momento, conhe- ceram a equipe de voluntários do projeto, visitaram as dependências do HU e acompanharam parte do desenvolvimento da pesquisa. Edição nº 699 - 20 de fevereiro de 2017 Pesquisadores de instituições renomadas visitam o Hospital Universitário CEIs realizam simulado de abandono em caso de emergência Crianças do CEI Santa Rita, em São Paulo, participaram do primeiro simulado para evacuação do prédio, realizado na sexta-feira, dia 17/2. A atividade, que também irá acontecer nas outras três unidades educacio- nais gerenciadas pela Pró-Saúde na capital, busca preparar a equipe de colaboradores para retirar as crian- ças do prédio em caso de emergência de incêndio. Conduzido pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Se- gurança e em Medicina do Trabalho) da Pró-Saúde, o simulado alcançou o objetivo: todas as 173 crianças foram retiradas com segurança da unidade em 6 minutos e 30 segundos. Antes de realizar o plano de evacu- ação, o SESMT formou brigadas de incêndio composta por colaborado- res, em cada um dos CEIs. Os pais das crianças também foram infor- mados sobre o simulado, que segue as normas contidas na Inscrição Técnica 17 do Corpo de Bombeiros. A próxima unidade a realizar o trei- namento será o CEI Jardim Eliane, em março. Em abril, vai ser a vez do CEI La- geado. Por último, em maio, o simulado será realizado no CEI Jardim São Jorge.

Transcript of Boletim - prosaude.org.br · Técnica 17 do Corpo de Bombeiros. A próxima unidade a realizar o...

Page 1: Boletim - prosaude.org.br · Técnica 17 do Corpo de Bombeiros. A próxima unidade a realizar o trei-namento será o CEI Jardim Eliane, em ... nome completo, data de nascimento e

Boletim

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Univer-sidade Federal da Bahia (UFBA), da Umea University – Suécia e da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) – equipe da Colômbia – estiveram no Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), para acompa-nhar de perto o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus Zika e suas repercussões na área materno-infantil”. A visita ocorreu recen-temente e foi acompanhada pelo coordenador da pesquisa, Saulo Duarte Passos.

O projeto desenvolvido no HU tem parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e é o único no mundo que desenvolve

trabalho com a mãe que contraiu o Zika durante a gestação e, de-pois, com o bebê ao nascer.

Atualmente, a pesquisa é realizada com 652 gestantes e 439 recém-nascidos. As futu-ras mamães que participam do projeto fazem exames e o de-senvolvimento do bebê é acom-panhado desde a gestação, nascimento e até completar três anos de vida. A pesquisa teve início em março de 2016 e deve ser concluída em 2020.

Durante a visita, os pesquisa-dores tiveram acesso aos dados coletados até o momento, conhe-ceram a equipe de voluntários do projeto, visitaram as dependências do HU e acompanharam parte do desenvolvimento da pesquisa.

Edição nº 699 - 20 de fevereiro de 2017

Pesquisadores de instituições renomadas visitam o Hospital Universitário

CEIs realizam simulado de abandono em caso

de emergênciaCrianças do CEI Santa Rita, em

São Paulo, participaram do primeiro simulado para evacuação do prédio, realizado na sexta-feira, dia 17/2. A atividade, que também irá acontecer nas outras três unidades educacio-nais gerenciadas pela Pró-Saúde na capital, busca preparar a equipe de colaboradores para retirar as crian-ças do prédio em caso de emergência de incêndio.

Conduzido pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Se-gurança e em Medicina do Trabalho) da Pró-Saúde, o simulado alcançou o objetivo: todas as 173 crianças foram retiradas com segurança da unidade em 6 minutos e 30 segundos.

Antes de realizar o plano de evacu-ação, o SESMT formou brigadas de incêndio composta por colaborado-res, em cada um dos CEIs. Os pais das crianças também foram infor-mados sobre o simulado, que segue as normas contidas na Inscrição Técnica 17 do Corpo de Bombeiros.

A próxima unidade a realizar o trei-namento será o CEI Jardim Eliane, em março. Em abril, vai ser a vez do CEI La-geado. Por último, em maio, o simulado será realizado no CEI Jardim São Jorge.

Page 2: Boletim - prosaude.org.br · Técnica 17 do Corpo de Bombeiros. A próxima unidade a realizar o trei-namento será o CEI Jardim Eliane, em ... nome completo, data de nascimento e

/ ProSaude.OrganizacaoSocial @ ProSaude_OSS

O Boletim da Pró-Saúde é produzido pelaGerência de Comunicação.

Envie sua opinião ou sugestão de pauta para:[email protected]

RÁPIDAS

2Edição nº 699 - 20 de fevereiro de 2017

Hospital Yutaka Takeda orienta gestores sobre sistema operacional em Paraupebas (PA).

1

Em Mogi das Cruzes (SP), sugestões de pacientes ajudam a melhorar o atendimento no Hospital Municipal.

2

Hospital Regional do Sudeste do Pará realiza ação de combate ao Aedes aegypti, em Marabá (PA).3

4

2

Em Salvador (BA), 16º Centro de Saúde promove campanha de conscientização e controle da hanseníase.

PS Engenho Novo foca na segurança do pacienteO Pronto-Socorro Engenho Novo,

em Barueri (SP), vai aprimorar uma das formas como o paciente em ob-servação nos leitos é identificado du-rante o atendimento na unidade, até o momento em que recebe alta médica.

Nas próximas semanas, novas placas de identificação serão fixa-das nos 19 leitos da unidade, em substituição aos modelos já exis-tentes. Elas vão permitir maior se-gurança no atendimento.

São três identificadores padro-nizados: nome completo, data de nascimento e número do atendi-

mento. A identificação pontuará se o paciente tem risco de queda, úl-cera por pressão, risco de infecção associada aos cuidados de saúde, tromboembolismo venoso, alergia, flebite, broncoaspiração ou mes-mo se está em jejum.

A identificação correta é uma meta internacional de Segurança do Paciente e está descrita na resolu-ção RDC 36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde, segundo a qual os estabelecimentos de saúde devem implementar ações para a segurança do paciente.

Desde o início deste mês, a equi-pe multidisciplinar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Valéria, em Salvador (BA), com-posta por médicos, farmacêuticos, enfermeiras, nutricionistas e as-sistentes sociais está atuando em conjunto para compartilhar expe-riências profissionais e percepções do quadro clínico de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A visita multidisciplinar tem como objetivo a agilidade no aten-

dimento, melhor evolução clínica e menor tempo de internação. Essa abordagem multiprofissional pro-porciona melhora da qualidade de vida após a alta do paciente.

“A comunicação integrada na equipe traz o resultado de um tra-balho de sucesso. Possuir dados precisos sobre os benefícios e os riscos atrelados a cada prescrição evita ocorrências de efeitos adver-sos”, afirmou a farmacêutica Maira Kurihara.

UPA 24h Valéria implanta visita multidisciplinar