Bookletcaloiro

21

Transcript of Bookletcaloiro

Page 1: Bookletcaloiro
Page 2: Bookletcaloiro

Bem-vindo à maior aventura da tua vida!

Com que então estás aqui para estudar? Ainda por cima no De-partamento de Física… Fazes ideia do que te espera? Teme! De-sespera! A tua sanidade tem os dias contados...

Calma. Não és o primeiro. Muitos já cá passaram e todos sobre-viveram. Ah, e nos dias que correm a sanidade está muito sobre-valorizada. Não te garantimos que a mantenhas, mas uma coisa é certa: depois da viagem para que hoje partes, nada mais será igual.Estás aqui para estudar, é um facto, mas muito mais te espera. Esta etapa é rica em oportunidades, e cabe-te a ti tirar delas o melhor partido. Cresce! Aprende! Intervém! Abre a tua mente e diverte-te com tudo isto.

O Núcleo de Estudantes do Departamento de Física dá-te as bo-as-vindas. Da nossa parte, podes contar com todo o apoio que precisares. E não hesites em procurar-nos, mesmo que não pre-cises de nada, pois nós também precisamos de ti.

Boa sorte nesta epopeia e que a Fortuna te sorria!

(E não te preocupes, só dói a primeira vez.)

O NEDF/AAC

Page 3: Bookletcaloiro

O teu núcleo encontra-se dividido em pelouros, de forma a dis-tribuir as tarefas a realizar de acordo com o perfil dos colabora-dores. Em baixo podes ficar a conhecer melhor cada um deles e, caso haja algum pelouro em que gostasses de participar, sente-te à vontade para te juntares a nós!

Cultura

A cultura é um dos pilares centrais da civilização, desempenhan-do um papel fulcral na evolução das sociedades e da percepção do mundo. Estamos todos numa fase crucial de consolidação da nossa instrução, mas também do nosso carácter e competências pessoais. A principal motivação do Pelouro da Cultura é o enri-quecimento da experiência extra-curricular dos alunos do Depar-tamento em todas as suas valências. Pretendemos complementar o currículo académico, alargar horizontes e contribuir para uma comunidade mais culta, mais aberta e mais dinâmica.

[email protected]

Desporto

O pelouro do desporto NEDF 2011/2012 terá como foco um dos principais ideais defendidos pelo projecto: a união do departamen-to através da proximidade dos três cursos que este representa. Esta união será assegurada de forma quase inconsciente: como é sabido, o desporto tem a capacidade de atrair multidões e unir povos. É com o objectivo de criar momentos de lazer/amizade/união que este pelouro regerá os seus esforços, de modo a pro-porcionar momentos memoráveis para todo o departamento.

[email protected]

Divulgação

O Pelouro da Informática e Divulgação tem como principal ob-jectivo estabelecer uma ligação constante entre o NEDF e todos os estudantes deste Departamento, uma vez que o núcleo existe para todos e é criado com a ajuda e opinião de todos. As nossas funções estendem-se à divulgação de todas as iniciativas e activi-dades do NEDF com o intuito de promover a proximidade entre to-dos. É ainda da nossa competência divulgar quaisquer iniciativas exteriores ao NEDF/Departamento com interesse para os alunos do Departamento.

[email protected]

Formação e Saídas Profissionais

Acabaste de chegar ao DF. Vão começar as aulas, as noites de produtivo estudo e tudo o que vem incluído na vida académica. No entanto, cedo irás perceber que é preciso mais do que aulas para sobreviver no mundo actual, particularmente no mercado de trabalho. É aqui que entra o pelouro de Formação e Saídas Pro-fissionais.Vamos ajudar-te a conhecer empresas, estágios e percursos pos-síveis através de informações de oportunidades e organização de palestras. Há vida para além do Departamento de Física… e queremos mostrar-ta!Além disso, iremos tornar-te mais próximo das secções da Aca-demia, organizar workshops de hard e soft skills e divulgar activi-dades que te permitam entrar em contacto com novas realidadesextra-curriculares.

[email protected]

P e l o u r o s

Page 4: Bookletcaloiro

Gabinete de Apoio ao EstudanteO Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE) tem como missão pro-mover a integração e a interacção dos novos alunos do departa-mento de física no seio da comunidade universitária, criando um ambiente familiar no qual os novos estudantes se sintam bem.Vai estar à disposição na sala do núcleo(B.13) uma vasta gama de material de apoio (Sebentas, Livros, Apontamentos, Exames Resolvidos, etc.)O GAPE estará disponível para ajudar a resolver os problemas dos estudantes, além de um e-mail, existirá uma linha de apoio ao estudante do Departamento de Física.Qualquer dúvida não hesites em perguntar!

[email protected]

Intervenção Cívica e Acção SocialO Pelouro da Intervenção Cívica e Acção Social foca-se não só no planeamento mas também na divulgação de iniciativas que pro-movam o envolvimento do estudante universitário em causas que visam um bem maior. Assim, é permitido que o estudante ponha em prática e que aprimore as suas qualidades humanas. Propor-cionamos oportunidades para que haja uma participação activa de cada um de nós na sociedade, dando o nosso contributo para que esta se torne um pouco melhor. No âmbito da Acção Social, defendemos o acesso igualitário ao Ensino Superior. Como tal, é objectivo deste Pelouro desenvolver esforços para apoiar e de-fender todos os estudantes, em especial aqueles que necessitam de Apoios Sociais para a prossecução dos seus estudos.

[email protected]

PedagogiaNo Pelouro da Pedagogia poderás encontrar ajuda para as mais variadas questões. Desde saberes quando abrem determinadas inscrições à defesa dos interesses dos estudantes, nós analisa-remos todo o tipo de documentação relativa ao Ensino Superior para que possamos informar-te sobre tudo o que te possa afectar directa e indirectamente.Poderás também tirar todas as tuas dúvidas sobre o curso, como por exemplo, os mestrados de continuidade e os que não o são, o menor mais indicado para o mestrado que estás a pensar seguir…Além do Pelouro da Pedagogia poderás também contar com os representantes do teu curso que poderão ajudar em situações mais específicas como uma questão a resolver com determinado professor. Tens ainda o coordenador de curso que é também, em muitas situações, fundamental na resolução de problemas.Estaremos aqui para ouvir as tuas dúvidas, sugestões, reclama-ções…Tudo o que possa servir para melhorar o funcionamento de cada curso e do próprio departamento.

[email protected]

Relações ExternasNesta sociedade marcada pela globalização torna-se indispen-sável interactuar com entidades externas ao nosso meio. Assim, este pelouro será responsável pela elaboração de uma agenda de contactos úteis ao NEDF e aos estudantes do nosso departa-mento. Começaremos também a preparar o Physics Twinning, um programa de mobilidade que possibilitará aos estudantes que, por exemplo, pretendam fazer Erasmus, terem uma pré-experiência sobre a cidade destino, a sua cultura e a sua tradição e, a partir daí, tomarem uma decisão mais conclusiva. Então, se precisares de algum contacto ou informação sobre uma instituição externa não hesites em contactar-nos!

[email protected]

P e l o u r o s

Page 5: Bookletcaloiro

Conhece a tua nova casa!BIF(1)Local: Andar 1 – Piso DLocalizado no 1º piso, o Bar Interactivo das Físicas, por todos co-nhecido como BIF, é o local de convívio dos alunos e professores do departamento. Seja para tomar um café ou comer um pequeno snack entre aulas, este é o ponto ideial para aproveitares as tuas pausas.

Biblioteca(2)Local: Andar 0 – Piso C; Sala C16AHorário: 9:00h - 12:30h e 14:00h – 17:30hNa biblioteca do departamento encontrarás grande parte dos liv-ros que vais precisar. Tens também espaço para estudo individual e/ou colectivo. E ainda terás o apoio dos vários funcionários que estarão sempre prontos para te apoiar.

Secretaria(3)Local: Andar 3º – Piso F; Sala F16Horário: 9:00h - 12:30h e 14:00h – 17:30hNa secretaria podes obter informações sobre o departamento e a tua senha de acesso aos computadores e a outros serviços do departamento. Caso precises de alguma ajuda ou indicação que diga respeito ao funcionamento do departamento não hesites em contactar os funcionários deste serviço.

B 13, Sala do Núcleo(4)Local: Andar -1 – Piso BUm espaço para todos. Não só um local de trabalho, mas também uma sala de convívio onde se pode estar a vontade com os ami-gos.Aparece cá!

Sala dos computadores(5)Local: Andar 2 – Piso E; Sala E10A sala dos computadores, no piso E, é um espaço dinâmico com vários computadores onde podes trabalhar ou aceder à internet. Podes utilizar o espaço para estudar ou então fazer um rápido jogo de xadrez com um colega na sala de estudo. É um espaço de trabalho mas também um local de convívio para os alunos do departamento.

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

Page 6: Bookletcaloiro

Roteiro HistóricoQuando não estiveres ocupado a estudar (coisa que farás a maior parte do tempo) ou a divertir-te (será algo que nem terás muita vontade de fazer, mas lá haverão alturas onde não há volta a dar...), porque não explorar melhor a cidade onde vives, conhe-cendo a sua rica cultura? Foi com isto em mente que organizá-mos este roteiro cultural, onde aliada à descrição de cada um dos monumentos, está um número que tem uma correspondência no Google Maps, permitindo assim que encontres o monumento mais facilmente.Esperamos que aproveites!

Biblioteca Joanina(1)Construída entre 1717 e 1728 durante o reina-do de D. João V (monarca ao qual deve o seu nome), é um dos ex-líbris da Universidade. De estilo barroco, alberga nas suas três salas sump-tuosamente decoradas mais de 250 mil volumes, entre os quais algumas obras extremamente ra-ras.

Sala dos Capelos (2)Também conhecida como Sala Grande dos Ac-tos, fora sala do trono do Paço Real até 1544, aquando da fusão de todas as faculdades no palácio. Desde então, tem sido utilizada para as mais solenes e importantes cerimónias da aca-demia, tais como a investidura dos Magníficos Reitores, a abertura do ano lectivo ou a realiza-ção de doutoramentos.

Capela de São Miguel (3)Foi construída entre 1517 e 1522 em estilo ma-nuelino, substituindo uma capela anterior. Alber-ga um imponente órgão barroco desde 1733 que ainda funciona com regularidade. Entre várias obras artísticas, pode admirar-se uma escultura de Santa Catarina, padroeira dos estudantes.

Via Latina (4)Foi edificada no século XVIII. Trata-se de uma colunata neoclássica onde podem ser observa-dos o busto de D. José I e duas figuras alegóri-cas.

Torre da Universidade (5)Esta torre de 34 metros de altura, erigida entre 1728 e 1733 segundo o estilo barroco mafrense, é morada de um dos símbolos da universidade: o sino que ficou conhecido como “Cabra” e que, por muitos anos, regulou a vida académica e a própria praxe.

Page 7: Bookletcaloiro

Roteiro HistóricoSé Nova (9)

Um pórtico majestoso do estilo maneirista, cons-truído em 1633. Constitui a entrada nobre no recinto do Paço das Escolas. Figuram, em dois nichos, as estátuas de D. Dinis, fundador da uni-versidade, e D. João III, o responsável pela loca-lização definitiva da universidade em Coimbra.

A sua construção iniciou-se em 1598, tendo sido inau-gurada apenas 100 anos depois. Foi Colégio dos Je-suítas até 1759 (também conhecido como Colégio das Onze Mil Virgens), aquando da expulsão da ordem re-ligiosa do país pelo Marquês de Pombal, tendo passa-do a sede episcopal de Coimbra em 1972. Evidencia uma fusão de elementos barrocos e maneiristas, sen-do um edifício imponente e muito amplo.

Escadas de Minerva (7)Concluída em 1725, esta escadaria em estilo barroco mais provincial destinava-se à comuni-cação entre o Paço Real das Escolas e a zona exterior a sudoeste. Encimando o portal pode contemplar-se a figura da Sapiência, popular-mente associada à deusa latina da sabedoria, Minerva.

Foi mandada construir por D. Afonso Henriques após a Batalha de Ourique (1139) e o estabelecimento da capital do reino em Coimbra, embora os trabalhos principais só tenham terminado no início do sé-culo XIII. É a única catedral românica da época da Reconquista a ter sobrevivido relativamente intacta até aos dias de hoje. Sofreu ao longo dos tempos diversas remodelações e ampliações, resultando numa curiosa sobreposição de épocas e estilos. O adro é cenário clássico das serenatas coimbrãs por ocasião da Queima das Fitas.

Igreja de São João de Almedina (11)Situado em frente ao Jardim Botânico, este mo-numento remonta a um aqueduto romano que abasteceria a localidade, tendo sido reconstruí-do durante o reinado de D. Sebastião, no final do século XVI. No topo do Arco de Honra figuram as esculturas de São Roque (do lado norte) e São Sebastião (a sul).

A referência mais antiga a esta igreja original-mente românica data de 1083. Foi sujeita a uma campanha de obras durante o século XII e pos-teriormente reconstruída no final do século XVII, conferindo-lhe então o actual aspecto. Integra o conjunto do antigo Paço Episcopal de Coimbra.

Porta Férrea (6)

Aqueduto de São Sebastião (Arcos do Jardim) (8)

Sé Velha (10)

Page 8: Bookletcaloiro

Roteiro HistóricoEscadas Monumentais (12) Associação Académica de Coimbra (15)

Foram construídas no âmbito de uma intervenção urbanística duran-te a década de 50 (prolongando-se até à década de 60) que destruiu grande parte do centro histórico de Coimbra. No seu lugar existia uma escadaria mais pequena conhecida como Escadas do Liceu. São caracterizadas pelo estilo grandioso e austero do Estado Novo. Du-rante a Crise Académica de 1969, foram um dos palcos da contesta-ção estudantil e da repressão autoritária. Muitas histórias e lendas se contam a propósito da passagem por estas famosas escadas.

É a maior e mais antiga associação de estudan-tes de Portugal, tendo sido fundada em 1887. O actual edifício que a alberga foi inaugurado em 1961. Fruto de um espírito de luta, desenvolve diversas actividades culturais, desportivas e so-ciais, nunca esquecendo a importância que pos-sui na representatividade dos estudantes.

Jardim Botânico (13) Penedo da Saudade (16)Tem 13,5 hectares de área e foi fundado em 1772 aquando da reforma pombalina da universidade. A partir de 1791, a sua direcção foi assumida pelo famoso professor de Botânica e Agricultura Avelar Brotero que, em 1809, ampliou considera-velmente o jardim. É hoje lar de inúmeras espé-cies oriundas de todo o mundo.

Espaço verde romântico e idílico, é um dos mais belos mi-radouros de Coimbra, de onde se avista a parte oriental da cidade até ao Mondego, a Serra do Roxo e a Serra da Lousã. Foi construído em 1849 e está hoje generosamente decorado com inúmeras placas comemorativas de even-tos académicos e poemas de ex-alunos da universidade. Serviu de refúgio a muitos poetas dos séculos XIX e XX que aí têm imortalizadas pequenas amostras da sua obra.

Parque de Santa Cruz (Jardim da Sereia) (14) Penedo da Meditação (17)Foi no século XVIII que o jardim surgiu na sequên-cia da reforma do Mosteiro de Santa Cruz com o objectivo de criar um parque adequado à con-templação. À sua entrada ostenta três estátuas que representam a Fé, a Caridade e a Esperança. Com influências do barroco francês, destacam-se a escultura da Virgem no corpo central, a Fonte da Nogueira e o recinto para o jogo da péla.

Foi lugar de inspiração de poetas como José Ré-gio, António Nobre e Eugénio de Castro, e ainda hoje convida à contemplação e ao sonho. Do alto dos seus 50 metros pode avistar-se uma extensa região florestal e montanhosa, assim como a fu-são de uma cidade em expansão com a natureza que a circunda.

Page 9: Bookletcaloiro

Roteiro HistóricoColégio de Santo Agostinho (18) Palácio de Sub-Ripas (21)

Estabelecido em 1552 pelo então bispo de Coim-bra, a sua construção decorreu entre 1593 e 1604. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o edifício passou a ser património da Mi-sericórdia. É de destacar o claustro principal e o grande frontão triangular onde figura a imagem de Santo Agostinho. Actualmente alberga a Fa-culdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Foi construído aproveitando uma das antigas tor-res da muralha e é constituído por dois corpos distintos: a Casa de Cima (ou Casa do Arco), edificada em 1514 em estilo manuelino; e a Casa de Baixo (ou Casa da Torre), terminada em 1547 em estilo renascentista. Actualmente, a Casa de Baixo pertence ao Instituto Arqueológico da Fa-culdade de Letras.

Torre e Arco de Almedina (19) Mosteiro de Santa Cruz (22)A sua construção remonta ao século XI, embora tenha sido reformada no início do século XVI por ordem de D. Manuel I. A torre estava enquadrada na antiga muralha da cidade, e a porta que enci-mava constituía o principal acesso civil e militar. Na torre está hoje instalado o Arquivo Histórico Municipal.

Fundado em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, o edifício original foi erigido até 1223 em estilo români-co. Mais tarde, em 1507, D. Manuel I ordenou extensas reformas, deixando uma marca manuelina no edifício. O arco triunfal data do século XIX. Estão aqui sepultados os dois primeiros reis de Portu-gal, pelo que lhe foi reconhecido o estatuto de Panteão Nacional em 2003. A qualidade e diversidade da obra que contém faz dele um dos principais monumentos históricos e artísticos do país.

Torre de Anto (20) Jardim da Manga (23)Trata-se de uma antiga torre da cerca me-dieval da cidade. Foi transformada em habi-tação no século XVI e foi ainda morada do célebre poeta António Nobre enquanto estu-dante. Integra actualmente o Núcleo Muse-ológico da Memória da Escrita.

Uma das primeiras obras inteiramente renascen-tistas feitas em Portugal, remonta à antiga Fon-te da Manga pertencente ao Mosteiro de Santa Cruz, erguida em 1528. Caracteriza-se por um corpo central assente em oito colunas e rodeado por quatro pequenas capelas. Merecem relevo os jogos de água inspirados na arquitectura ára-be.

Page 10: Bookletcaloiro

Roteiro HistóricoFonte Nova (Fonte dos Judeus) (24) Colégio da Graça (27)

Já existia em 1137 com a designação de Fonte dos Judeus. Foi remodelada em estilo barroco, tendo terminado os trabalhos em 1725. As es-cadas de Montarroio, anexas à fonte, datam do final do século XX.

Fundado em 1543 por D. João III, pertenceu à Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agosti-nho. O seu desenho renascentista serviu de mo-delo a outras obras da cidade. Foi desactivado no século XIX e ocupado pelo Exército.

Igreja de São Tiago (25) Colégio de São Tomás (28)Esta grande obra do românico foi erigida entre os séculos XII e XIII. A igreja foi sujeita a amplia-ções e mutilações ao longo dos tempos, tendo sido particularmente afectada em 1861 aquando do alargamento da actual Rua Visconde da Luz. São ícones do românico coimbrão as portas prin-cipal e lateral sul.

Construído no século XVI, foi comprado no sé-culo XIX pelo Conde do Ameal que o adaptou a residência. Já no século XX foi novamente re-modelado e convertido no Palácio da Justiça. Conserva ainda o claustro original, onde pode apreciar-se uma colecção de enormes painéis de azulejos da autoria de Jorge Colaço.

Igreja de São Bartolomeu (26) Igreja de Santa Justa (29)Sabe-se que já existia no século X, embora te-nha sido reedificada no século XII em estilo ro-mânico. O seu actual aspecto data de obras de reconstrução no século XVIII que lhe conferiram um estilo mais barroco.

A sua primeira edificação, situada num local di-ferente do actual, remonta ao século XII e foi destruída em cheias. A construção da igreja que hoje existe iniciou-se em 1710. O interior, de nave única, alberga um imponente retábulo de talha joanina.

Page 11: Bookletcaloiro

Roteiro HistóricoPátio da Inquisição (30) Mosteiro de Celas (33)

Este deve o seu nome ao conjunto de edifícios de valor histórico e arquitectónico onde funcio-nou, de 1566 a 1821, o Tribunal do Santo Ofício. Funcionou também neste local o primitivo Colé-gio das Artes. Após obras de escavação e adap-tação, funciona aí desde 2003 o Centro de Artes Visuais.

Pertencente à Ordem de Cister, foi fundado no século XIII pela Beata Sancha de Portugal, filha de D. Sancho I. O crescimento da ordem religio-sa determinou as sucessivas expansões a que foi sujeito, em especial nos séculos XVI e XVIII.

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (31) Igreja de Santo António dos Olivais (34)Fundado no final do século XIII e apadrinhado pela Rainha Santa Isabel, é um exemplar do es-tilo gótico nacional. A proximidade do rio obrigou a sucessivas intervenções e ao seu abandono definitivo em 1677. Foi objecto de um enorme projecto arqueológico no final do século XX, co-locando a descoberto secções inferiores do edifí-cio e permitindo recolher um valioso espólio.

Começou como uma pequena capela dedicada a Santo Antão. No século XIII foi ali fundado um convento da Ordem dos Frades Menores, aban-donado poucos anos depois. A capela foi amplia-da no século XV, remontando o pórtico a esta data. Foi novamente remodelada no período bar-roco, mantendo desde então o aspecto.

Convento de Santa Clara-a-Nova (32) Quinta das Lágrimas (35)Foi construído no século XVII em substituição do antigo mosteiro medieval. Na rica igreja manei-rista repousam os restos mortais da Rainha San-ta Isabel. O grande claustro foi construído já no século XVIII por ordem de D. João V.

A sua primeira edificação, situada num local di-ferente do actual, remonta ao século XII e foi destruída em cheias. A construção da igreja que hoje existe iniciou-se em 1710. O interior, de nave única, alberga um imponente retábulo de talha joanina.

Page 12: Bookletcaloiro

Roteiro NocturnoLembras-te quando referimos em cima que por vezes não há mesmo volta a dar e o divertimento é mesmo necessário? Bem, para que esses momentos não sejam tão maus e entediantes, o NEDF/AAC deixa-te uma pequena selecção de bares/cafés que não podes deixar de visitar!Tal como em cima, os números têm correspondência no Google Maps. Diverte-te!

(Café Snack-Bar) Académico (36)Local: Praça da Republica, nº33 3000-343 CoimbraHorário: 9:00h às 2:00h – Encerra ao DomingoDescrição: Bar / Café com um bom ambiente, sempre repleto de estudantes, com esplanada e favaíto (moscatel do Douro) barato.

(Café) Tropical (37)Local: Praça da Republica, 35; 3000-343 Coimbra (ao lado do aca-démico)Horário: todos os dias das 8:00h às 2:00hDescrição: Café agradável com esplanada, boa música e bom am-biente.

Cartola (38)Local: Praça da Republica, 300-343Horário: todos os dias das 8:00h às 2:00hDescrição: Café com esplanada, frequentado maioritariamente por estudantes, no centro da Praça da Republica. Um dos ícones nocturnos desta cidade, onde não deves deixar de ir!

BAAC (39) Local: Edifício da Associação Académica de Coimbra, Rua Padre António Vieira, 3000-315, CoimbraHorário: Todos os Dias das 9:00h às 4:00hDescrição: O bar da AAC, sempre repleto de estudantes, onde po-des passar um bom bocado, num ambiente estudantil e divertido.

Bigorna Bar (40)Local: Rua Borges Carneiro, 9-11; 300-079 Coimbra (junto à Sé Velha)Horário: Todos os dias das 22:00 às 4:00hDescrição: Boa Música (Rock), Bom Ambiente, grandes pro-moções e certamente a cerveja (e outras bebidas) mais barata de Coimbra!

Piano Negro (41)Local: Rua Borges Carneiro, nº19 3000-079 Coimbra (ao lado do Bigorna)Horário: Todos os dias – 22:00h às 4:00hDescrição: Espaço calmo, agradável, com boa música e uma grande selecção de boas cervejas estrangeiras. Moelas (42)Local: Rua dos Coutinhos, nº14; 3000 Coimbra (na rua da facul-dade de psicologia)Horário: 21:00h às 4:00h – Encerra ao DomingoDescrição: um dos bares mais tradicionais e conhecidos pela comunidade estudantil de Coimbra, com bom ambiente, grande variedade de shots (e de outras bebidas) e as famosas Sandes de Moelas!

Pop Fresh (43)Local: Rua Alexandre Herculano nº16 r/ch Praça da República, CoimbraHorário: 10:00 às 4:00h (encerra ao Domingo)Descrição: bar com bom ambiente, grandes DJ’s, música Drum’N’Bass (e outros estilos), bebidas a preços acessíveis.

Page 13: Bookletcaloiro

Feito – Conceito (44)Local: Rua Alexandre Herculano, nº16, 1ºandarHorário: Aberto todos os dias das 12:00h às 4:00h (aos sábados só abre às 16h e aos domingos das 20 às 24h)Descrição: Bar Alternativo, com boa música e boas tostas e caip-irinhas.

Pintos (45)Local: Rua do Loureiro (junto ao largo de S. Salvador)Horário: 8:00h às 24:00h (encerra ao Domingo)Descrição: O bar do Sr. Pinto, um dos mais tradicionais e con-hecidos pela estudantada coimbrã, cuja especialidade é o aba-fadinho, o traçadinho e para os mais corajosos, o Bagaço!

Club de Rugby (46)Local: Rua Castro Matoso, 300-104 CoimbraHorário: Todos os dias das 22:00h às 4:00hDescrição: Bar moderno e agradável, muito frequentado por es-tudantes.

Alex’s Bar: (47)Local: Avenida Sá da Bandeira nº67 r/c, 3000-351 Coimbra, Por-tugalHorário: Todos os dias das 22:00h às 4:00hDescrição: Bar animado e com boa música muito frequentado por estudantes de Erasmus e com festas temáticas regulares.

Tapas Bar (48)Local: Av. Sá da Bandeira, 80 3000-000 CoimbraHorário: Todos os dias – 10:00h Às 4:00hDescrição: Espaço agradável, com música variada e muito fre-quentado por pessoal do departamento.

Shots Bar (49)Local: Rua de Saragoça, Coimbra – PortugalHorário: Segunda a Sábado das 22:00h às 4:00hDescrição: Um dos bares mais conhecidos de Coimbra, cuja es-pecialidade é, como o nome indica, os Shots.

Museu Bar (50)Local: Rua da Matemática, 3020 Coimbra, PortugalHorário: 22:00h às 4:00 h – Encerra ao DomingoDescrição: Bar agradável e tradicional, Particularmente conhe-cido pelas grades de minis, canecas de cerveja e pelos temidos shots do Sr. Nuno!

Bar Couraça de Lisboa (51)Local: Rua Couraça de Lisboa, nº30 3000-434 CoimbraHorário: 9:00h às 2:00h – Encerra ao DomingoDescrição: Bar agradável, sempre repleto de estudantes, com snacks variados, refeições a preços acessíveis e bebidas baratas.

NL (Noites Longas) (52)Localização: Rua Almeida Garrett, nº9 3000-021 CoimbraHorário: aprox. 24:00h às 6:00h – Encerra ao DomingoDescrição: Bar/ Discoteca com grande ambiente; música rock, techno ou alternativa, bebidas baratas e sandes, hamburgers e outros snacks para comer fora de horas.Nota: consumo mínimo de 2,50 € (a maioria das vezes)

NB (53)Local: Rua Venâncio Rodrigues nº11 a 17, 3000 CoimbraHorário: Aberto Às Terças, Quintas, Sextas e Sábados das 11:45h às 6:00hDescrição: Uma das discotecas mais conhecida de Coimbra, com a presença regular de DJ’s nacionais e música maioritari-amente House.Nota: Tem consumo mínimo, variável consoante o dia e a presença ou não na Guest list.

Roteiro Nocturno

Page 14: Bookletcaloiro

Theatrix (54)Local: Avenida Sá da Bandeira, (junto ao Centro Comercial Ave-nida) Horário: Variável consoante os eventos que alberga.Descrição: Discoteca / Sala de Espectáculos bastante conhecida em Coimbra. Conta regularmente com diversos eventos, contan-do com a presença regular de variados DJ’s.Nota: Tem consumo mínimo, variável conforme as noites.

Comida fora de horas: Porque nunca se sabe quando nos dará aquele aperto no estômago!

República (55)Local: Rua Venâncio Rodrigues, junto ao NB.Horário: Todos os dias das 11h às 4h (excepto ao fim de semana que abre às 18h)Descrição: Bar/ restaurante agradável onde podes comer re-feições quentes / ou snacks a um preço acessível toda a noite.

Mr. Pizza (56)Local: Praça da RepúblicaHorário: todos os dias desde a hora de almoço até às 2:00hDescrição: Pizzaria conhecida pelas mega fatias de pizza por 1,80€!

Bar Couraça de Lisboa (51) ver na secção acima.

Cantinas Amarelas (Snacks) (57)Local: Rua Dr. Oliveira Matos e Venâncio Rodrigues, CoimbraHorário: de segunda à sexta das 12:00h às 3:00hDescrição: Os tradicionais snacks das cantinas amarelas, onde podes comer baguetes, hamburgers ou cachorros a qualquer hora, por um preço bastante acessível.

Barraca do Psicológico e do Estudante (58) Local: No parque de estacionamento do outro lado do rio, depois de atravessar a ponte de Sta Clara.Horário: todos os dias pela noite adentroDescrição: As conhecidas barracas do Psicológico e do Es-tudante, onde podes encher o estomago com um cachorro ou um kebab a qualquer hora da noite!

Mimosa (59)Local: Rua da moeda, CoimbraHorário: de Segunda à Sexta a partir da 1:30hDescrição: uma das mais famosas padarias de Coimbra, onde toda à noite (e manhã) podes comer pão e bolinhos bem baratos e quentinhos!

NL (52) ver NL na secção bares

After Hours (60)Local: Rua Bernardo de Albuquerque, nº 25Horário: de Segunda à Sexta das 12:00h às 04:00h e Sábado das 19:00h às 04:00, encerra ao Domingo.Descrição: Comida Mexicana e hambúrgueres disponível até de madrugada.

Roteiro Nocturno

Page 15: Bookletcaloiro

Museus e TeatrosPara finalizar as nossas sugestões, seguem alguns museus e te-atros que valem sempre a pena visitar!

Museu da Ciência (61)O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é um museu interactivo de ciência que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir de colecções de instrumen-tos científicos da Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e actividades que envolvem o visitante.

LocalizaçãoLaboratório ChímicoLargo Marques de Pombal

HorárioTerça a Domingo, das 10h às 18h

PreçoGeral (3€) / Estudantes da UC (grátis)

TAGV (62)O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) em Coimbra é des-de a sua fundação uma das estruturas mais emblemáticas da Universidade de Coimbra e da cidade no âmbito da formação, promoção e difusão cultural. Este espaço é constituído por um Auditório e Café Teatro. Ao longo dos anos, aí se têm realizado inúmeros ciclos, festivais e espectáculos de teatro, dança, cin-ema, música clássica e contemporânea, jazz, ópera. No café é possível encontrar inúmeras exposições e assistir a debates.

LocalizaçãoPraça da Republica

HorárioSegunda a Sexta (9h30 – 1h)Sábado e Domingo (14h – 1h)

Teatrão (63)O Teatrão é uma companhia profissional de teatro que desen-volve a sua actividade desde 1994 na cidade de Coimbra. Ini-cialmente constituída como companhia de teatro para a infância, dedica, no momento actual, a sua actividade maioritariamente à criação e acolhimento de espectáculos para públicos de todas as idades, área pedagógica do Teatro com o projecto “Classes de Teatro”, iniciado em 2002 e desenvolvido por profissionais qualificados na área do Teatro e Educação.

LocalizaçãoRua Pedro Nunes, Quinta da Nora

Centro de Artes Visuais – CAV (64)Inaugurado em Fevereiro de 2003 este espaço nasceu dos afamados Encontros de Fotografia de Coimbra, dinamizados por Albano Silva Pereira. Restaurado e redesenhado pelo Arquitecto João Mendes Ribeiro, o centro tem cerca de 1000 m2 de área expositiva. As exposições acolhem anualmente não só fotografia contemporânea mas também obras noutros suportes.

LocalizaçãoPátio da Inquisição nº10

HorárioTerça a domingo das 14h às 19h

Page 16: Bookletcaloiro

Museus e TeatrosMuseu Nacional de Machado de Castro (65)Recentemente remodelado, este museu apresenta diversas temporárias e tem também um criptopórtico romano visitável.

LocalizaçãoLargo Dr. José Rodrigues

HorárioTerça a Domingo das 10h às 18h, com alterações entre Outubro e Março

Museu da Física (66)Museu que possui uma colecção valiosa de instrumentos cientí-ficos e didácticos de Física dos séculos XVIII e XIX. O espólio do Museu é exclusivamente constituído por instrumentos utilizados no Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coim-bra desde a sua origem em 1772.

LocalizaçãoColégio de Jesus situado no Largo Marquês de Pombal

HorárioTerça a Domingo das 10h às 18h

Museu Zoológico (67)Local onde se podem ver diversas colecções da História Natural que durante séculos pertenceram a particulares.

LocalizaçãoLargo Marquês de Pombal

HorárioSegunda a Sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

Page 17: Bookletcaloiro

CCVRCO CCV-RC (Centro Ciência Viva – Rómulo de Carvalho) é um Centro Ciência Viva a funcionar na Universidade de Coimbra comcaracterística de centro de recursos para o ensino e aprendizagemdas ciências e a difusão da cultura científica.

Disponibiliza um espaço agradável para a leitura, zonas de tra-balho, está equipado com oito computadores com acesso livre e gratuito à internet e possui cerca de 3000 livros de diversas áreas do conhecimento e inúmeras revistas na área da ciência, cultura e sociedade. Poderá ainda ter à sua disposição uma colecção de CDs e DVDs com software e filmes.

No âmbito da difusão científica, o centro desenvolve actividades de variados temas de interesse para a comunidade académica.

Localização: Departamento de Física da Universidade de Coim-bra - Piso 0Horário: De 2ª a 6ª feira, das 10h às 18hTelefone: 239 410 699E-Mail: [email protected]: http://nautilus.fis.uc.pt/rc/?cat=29

Page 18: Bookletcaloiro

PraxeA praxe académica consiste num conjunto de costumes e rituais que, ao longo da história da universidade, se acumularam e in-stituíram como práticas tradicionais na vida académica. Está reg-ulada no Código da Praxe da AAC.

História da praxe

A praxe nasceu em Coimbra, remontando pelo menos ao século XIV. A polícia universitária da altura mantinha um controlo rígido na vida da universidade, fiscalizando horários de estudo e recolher obrigatório. Ao mesmo tempo, foram-se estabelecendo práticas exercidas pelos Veteranos (alunos mais velhos) sobre os Novatos (novos alunos), as chamadas Investidas, algumas das quais vio-lentas e opressivas. Estas práticas chegaram a ser proibidas por decreto de D. João V, mas no século XVIII já tinham recuperado a sua dimensão.Com a extinção da polícia universitária em 1834, a comunidade estudantil procurou manter de alguma forma a sua tradição, tendo surgido nesta altura as trupes organizadas. Estas práticas volta-ram a ser abolidas aquando da Implantação da República, para logo serem retomadas em 1919. Houve nova interrupção durante

a Crise de 1969, hiato que duraria até à transição para a década de 80. Desde então, e com um sentido renovado e muito mais amplo, a praxe tornou a ganhar adeptos em grande número.

Viver a praxe

Actualmente, a praxe pode ser divertida e interessante para todos os estudantes, novos e velhos. É neste sentido que achamos im-portante alertar os novos alunos para alguns aspectos da praxe:A praxe não é, de modo algum, obrigatória.Ninguém pode ser coagido a participar nalguma actividade da praxe.Não aceitar a praxe não é sinónimo de marginalização nem ex-clusão da vida académica.Se decidires aderir à praxe, lembra-te que a dignidade humana e o respeito pelo outro estão acima de qualquer coisa.Se te sentires abusado ou humilhado, não hesites em reagir e denunciar.

Com os votos de uma experiência rica e gratificante,o NEDF/AAC

Page 19: Bookletcaloiro

Contactos ImportantesTelefone Morada

PSP Coimbra 239797640 Avenida Elísio de Moura

Bombeiros Volun-tários de Coimbra 239822323 Avenida Fernão de

Magalhães, 179

Politáxis 239499090 Rua Padrão

Caso te partas todo e nenhum dos contactos anteriores ajude liga para o 112 e cura-te.

SASUC – Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, http://www.uc.pt/sasuc

Telefone e-mail MoradaGabinete do

administrador 239 855 950 [email protected]

Rua Dr. Guil-herme Moreira

Bolsa 239 855 953 [email protected]

Rua Dr. Guil-herme Morei-

ra, nº 12

Alojamentos 239 825 847/101 282

[email protected]

Rua Oliveira Matos nº 27

Serviços Mé-dicos Universi-

tários239 851 720 gap@sas.

uc.pt

Rua Oliveira Matos, n.º 1

e 2 Centro Cul-

tural D. Dinis 239 838 593 [email protected] Largo D. Dinis

Departamento de Fisica – Rua Larga, http://www.fis.uc.pt

Telefone e-mailContacto Geral 239 410 600/100 [email protected] da

Direcção 239 410 601 [email protected]

Biblioteca 239 410 605 [email protected] Informática 239 410 686

Museu de Física 239 410 600 [email protected]

Serviço de Gestão Académica 239 859 900 ga @ uc.pt

IMPORTANTE

Além destes contactos mais oficiais, gostaríamos de destacar ainda o site oficial do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física - www.nedf.org - e o seguinte número de telefone - 917080163. Este é o número de apoio ao caloiro do NEDF/AAC e está sempre disponível para quando precisares. Usa e abusa dele =)

Por último, podes encontrar o mapa com todos os pontos de inter-esse referidos indo a www.novoaluno.nedf.org.

BOA SORTE!

Page 20: Bookletcaloiro
Page 21: Bookletcaloiro