Brasil colonia

10
Brasil colonia: 3. 1500- 1530 periodo pre colonial, Portugal nao se interessou de cara pelo Brasil, ele esta interessado nas indias. O brasil seria como um entreposto para chegar as indias. Exploracao do pau brasil ja acontece nessa fase com a mao de obra indigena livre, que troca com o comerciante portugues atraves do escambo. Regime de estanco: regime economico onde o rei escolhe algumas pessoas que tem o privilegio de fazer esse comercio, monopolio de alguns para comercializar com o indio). Fernando de Noronha era um estanqueiro. 1530- 1532 : Martim Afonso de Souza veio para o Brasil e gracas a ele se inicia a colonizacao do Brasil. O sistema politico da epoca era o sistema de captanias hereditarias ou donatarias. ( esse sistema foi vivido antes em acores, na costa africana) Objetivos das capitanias: povoar a terra, defender, explorar a terra e pagar impostos pro rei. Forma de exploracao: subdivisao das capitanias(sesmarias). Obs: donatarionobre ; sesmeiro qualquer catolico. A partir de 1530 Portugal muda sua visao politica a respeito do Brasil. Os franceses estavam vindo para o Brasil frequentemente, os espanhois haviam achado prata no Peru e na Bolivia o que causou mais interesse dos portugueses aqui com a expectative de achar metal no brasil e o declinio do comercio com as indias e principalmente a Holanda passou a dominar esse comercio, eles nao tinham colonia e investiram pesado em navios para comercializar com as indias. Fracasso das capitanias: ataques indigenas, nao tinham dinheiro para proteger as terras, eles nao investiram dinheiro no Brasil, ataques franceses, falta de capital. Exceto Sao vicente e pernambuco prosperaram porque os donatarios dessas capitanias receberam apoio holandes de plantacao de cana. Em 1549 o rei de Portugal cria o governo geral em Salvador. Exercito, instituicao para cobrar impostos, justica no brasil. Objetivo de auxiliar as capitanias. A Inglaterra forca para que a capital mudasse para o rio de janeiro, em 1750 isso acontece. So com a criacao do governo geral que a cana de acucar vai se expander pelo Brasil, principalmente pelo nordeste.

Transcript of Brasil colonia

Page 1: Brasil colonia

Brasil colonia:

3. 1500- 1530 periodo pre colonial, Portugal nao se interessou de cara pelo Brasil, ele esta interessado nas indias. O brasil seria como um entreposto para chegar as indias. Exploracao do pau brasil ja acontece nessa fase com a mao de obra indigena livre, que troca com o comerciante portugues atraves do escambo. Regime de estanco: regime economico onde o rei escolhe algumas pessoas que tem o privilegio de fazer esse comercio, monopolio de alguns para comercializar com o indio). Fernando de Noronha era um estanqueiro.

1530- 1532 : Martim Afonso de Souza veio para o Brasil e gracas a ele se inicia a colonizacao do Brasil. O sistema politico da epoca era o sistema de captanias hereditarias ou donatarias. ( esse sistema foi vivido antes em acores, na costa africana) Objetivos das capitanias: povoar a terra, defender, explorar a terra e pagar impostos pro rei. Forma de exploracao: subdivisao das capitanias(sesmarias). Obs: donatarionobre ; sesmeiro qualquer catolico.

A partir de 1530 Portugal muda sua visao politica a respeito do Brasil. Os franceses estavam vindo para o Brasil frequentemente, os espanhois haviam achado prata no Peru e na Bolivia o que causou mais interesse dos portugueses aqui com a expectative de achar metal no brasil e o declinio do comercio com as indias e principalmente a Holanda passou a dominar esse comercio, eles nao tinham colonia e investiram pesado em navios para comercializar com as indias.

Fracasso das capitanias: ataques indigenas, nao tinham dinheiro para proteger as terras, eles nao investiram dinheiro no Brasil, ataques franceses, falta de capital. Exceto Sao vicente e pernambuco prosperaram porque os donatarios dessas capitanias receberam apoio holandes de plantacao de cana.

Em 1549 o rei de Portugal cria o governo geral em Salvador. Exercito, instituicao para cobrar impostos, justica no brasil. Objetivo de auxiliar as capitanias. A Inglaterra forca para que a capital mudasse para o rio de janeiro, em 1750 isso acontece. So com a criacao do governo geral que a cana de acucar vai se expander pelo Brasil, principalmente pelo nordeste.

4. Acucar ( 1530-1660)

O acucar e plantado no brasil tendo como referencia o plantation. Escravidao ( ate 1600 a escravidao e indigena negro)

Por que escravidao? Populacao portuguesa era pequena, havia no Brasil excesso de terras que elas eram dadas, ninguem queria ser assalariado, por isso nao tinha mao de obra entao os indios foram obrigados a ser escravos, trabalho compulsorio.

Por que a escravidao negra? A igreja catolica cria uma organizacao de cataqueze do indio da America(cia de Jesus) e comeca a mandar gente pra ca para catequiza-los, porque o indio tem alma( nao podia ser escravo, so podia trabalhar pra igreja). JOGO DE INTERESSES; estabeleceu acordos coms os reis portugues e espanhol e com a burguesia para acabar com a escravidao indigena e lucrar com trafico negreiro.

5. Presenca holandesa no Brasil: 1530-1580

Page 2: Brasil colonia

De maneira indireta, financiamento dos engenhos, transporte do acucar, refino do acucar na europa e sua destribuicao

De 1580-1630 : os holandeses sao impedidos de vir ao Brasil ( excluidos do negocio do acucar) Periodo da uniao iberica, o rei da espanha proibe a presena holandesa no Brasil. Os holandeses revoltados tentam invader Salvador em 1620, mas sao expulsos.

1630-1654 : invasao holandesa no nordeste. Presenca agora direta, porque no inicio ela so ganha dinheiro mas nao via aqui, depois ela foi excluida e agora ela tinha presence direta no territorio. ( Nassau) . Os holandeses controlam o acucar e o trafico negreiro, eles invadem varios postos de venda da Africa.

Em 1654 os Holandeses sao expulsos fogem do Brasil e vao para as antilhas e iniciaram a producao de cana. Acucar mais barato e de melhor qualidade que o brasileiro( porque os holandeses sabiam refinar o açucar atraves de ossos de animais e a destribuiçao para Europa era mais facil, porque era mais perto e os holandeses tinham seus proprios navios) , o que faz que o acucar brasileiro entra em crise. Apoio economico da Inglaterra para Portugal expulsar os holandeses.

6- A expulsao holandesa- consequencias economicas

Concorrencia antilhana queda dos preços do açucar no mercado internacional.Aumento da oferta faz com que o preços do açucar caia muito. Em sao vicente a capitania se empobreceu depois da concorrencia antilhana porque era ainda mais longe da europa.

Busca de novas atividades economicas. A partir de 1654, para substituir o açucarBandeirantismo = Caça do Indio, mineração, sertanismo. Expedicao paramilitar( individuos armados) que penetra o interior do Brasil. Quando os bandeirantes tentam conquistar os indios eles vao entrar em atrito com os jesuitas, que defendiam os indios. Sertanismo de contrato era o contrato do bandeirante para caçar negros. Eles acham ouro e diamantes na regiao de Minas gerais.

7- Comparação entre economia sociedade

Açucareira- Século XVI e XVII; Mão de obra escrava, inicialmente indigena, e depois passa a ser negra devido ao lucro. Economia rural. Sociedade bipolarizada( classe senhorial ou escravo). Sociedade estamental, logo é estatica. Patriarcal, sociedade machista. Economia rural, mercado externo. Não há lei.

Mineradora- Século XVIII; Mão de obra escrava, desde o inicio negra, para extração do ouro. Mas tinha outras atividades como agricultura, atividades militares, profissionais liberais que a mão de obra era de brancos livres. Nao há latifundios, predomina o sistema de sesmarias, ouro de aluvião. Mobilidade social( primeira vez) , existencia da classe média( burocracia portuguesa), predominio de mini fundios, economia urbana, existencia de mercado interno. O ouro era tirado pela bateia, tipo uma peneira. Vida muito curta no Brasil( durou 80 anos) , diferente do açúcar. Mais democratica que a açucareira,

Page 3: Brasil colonia

predominava o império da lei, controle externo muito forte evitar o contrabando de ouro. Mas essas leis eram extremamente rigorosas e a maior parte das pessoas nao eram cidadãos, porque muitos eram escravos. Elas são imposta de fora “democracia” .

Falta aula de sexta

Aula 10 de Agosto

Evolução economica do Brasil no seculo XIX

1 reinado( 22 a 31): Aquisição da independencia, crise economica ( produção)e financeira( dívida externa para pagar a nossa independencia)

2 reinado( 31 a 89)- Regencial (31-40) ; DP II ( 1840 a 1889) recuperação economica( café e industria), mas tem uma continuidade da crise financeira, especialmente a dívida externa que aumenta e a moeda desvaloriza nessa época.

O CAFÉ:

Vale do paraíba (1830 a 1860) padrão colonial: continuava usando o plantation (monocultura,latifundio,escravidão, exportação). Realizada sem nenhuma tecnologia, plantado extensivamente. Tendencia de decréscimo da produção, porque o solo foi se empobrecendo.

Oeste Paulista ( 1860...) Percebendo que o solo estava emboprecido a plantação do café migra para o Oeste paulista, que tem um solo melhor para a plantação, a famosa terra roxa, o relevo era melhor, plano, e o clima não era tão violento quanto no vale do Paraíba, chuvas destribuidas ao longo do ano. A Desvantagem era que o porto era mais distante do que do vale do paraíba. Ao inves de exportar pelo rio foi exportado pelo porto de Santos. Economia cafeeira sofre uma alteração radical: latifundio, monocultura,exportação, MAS a mão de obra vai ser LIVRE( principalmente do imigrante). religiao, clima, lingua( italianos). PRINCIPAL TRANSFORMAÇÃO SOCIO-ECONOMICA no Brasil. Meação( semelhante a servidão) mas não deu certo porque os meeiros se individavam com os latifundiarios porque eles chegavam aqui sem dinheiro, e assalariamento( salário por jornada). capitalismo.

Os latifundiarios nao queriam abandonar a escravidão no Brasil. A mudança de mão de obra está ligada a Inglaterra, pressões inglesas.

Motivos da transição da mão de obra escrava para livre no Brasil:

Pressões inglesas motivos: necessidade de mercados( consumidores para seus produtos), concorrencia desleal( porque havia tb escravidão infantil, entao o produto brasileiro ficava mais barato), humanitarismo(pensamento iluminista).

Page 4: Brasil colonia

Como seu deu a pressão inglesa sobre o Brasil? País mais forte se impondo sobre outro.1844- vantagens alfandegarias inglesas no Brasil chegam ao fim. Cria a tarifa Alves Branco, elevação das alfandegas, dificulta as importações.1845- Bill Aberdeen; lei que pribe o trafico negreiro no atlantico. Permite o aprisonamento de navios negreiros. Retaliação internacional a tarifa Alves Branco. Ela não foi obedecida pelo Brasil, o trafico aumentou depois dessa lei. Movimento especulativo, estocavam negro para vender mais caro mais tarde, se caso a lei for obedecida. A Inglaterra ameaça o Brasil de guerra.1850- Lei eusébio de queiros, proibe o trafico negreiro no Brasil. O trafico negreiro é extinto.---x----

Textos 3- Fatores do exito da emprea agricola:Desfavoraveis: alto custo de defesa das terras, alto custo de transporte, saturação do trigo, alto custo de mao de obra, desconhecimento do mercado consumidor europeu.Favoraveis: especiaria( cana, açúcar), conhecimento previo da produção, mercado consumidor,clima brasileiro,conhecimento do mercado de escravos africanos, financiamento holandes.

Texto 4- A grande propriedade ruralFornecer para Europa generos tropicais Monocultura: açúcar: Maos de obra escrava( indio e negro) posse da terra( sesmarias)Problemas com mao de obra: semi- escravidao brancaSemi-escravidao vermelhaCasa grandeSenzala Casa de engenho: produção de açúcar(qualitário do engenho de açúcar)

Texto 5. A região das minasBusca pelo ouro no interior do continenteMinifundios( proprietarios de pequeno e medio porte-maioria)A economica ourifera introduz uma regiao de vida economica integralmente voltada para o mercado( moeda de troca)Qualidade dos solos e topografia contribuiam para a nao diversificação das atividadesDecadencia da “abertura externa” – distancia e transporte internoIncentivo da métropole que combatia outras atividades. ----x----

Aula 11 de Agosto

1850- A lei Eusebio de Queiros condena a escravidão, mas ela só acabou MESMO com a lei aurea(1888).

Page 5: Brasil colonia

O fim da escravidão no Brasil:

Lei do Ventre livre- todo escravo nascido a partir dessa data é livre a partir dos 21 anos. ( o dono recebia indenização).

Lei dos sexagenarios- Essas duas leis são inócuas. Todo escravo a partir de 65 anos era livre. ( o dono recebia indenização)

Lei aurea – 1888, abolição, escravos são libertos. ( sem indenização).

Problema social: integração social do negro. Não houve essa integração, eles ficaram sem rumo, vão para o rio de janeiro e se instalam em baixo de árvores chamadas favelas no alto dos morros. Eles ficam a margem da sociedade.

2º surto industrial brasileiro: Era Mauá ( 1850-1870)

Obs. O 1º surto foi em 1808 e 1809 com a permissão de Don João VI deu a instalação de fábricas no Brasil, não deu certo devido a concorrencia inglesa.

Estrutura de análise de Furtado

Por que surgiu o ciclo em questão? Quais condições precisava existir para que a colonia pudesse se engajar nessa atividade?Que efeito teve o ciclo sobre a economia da colonia? Qual o fluxo de renda gerada e que tipo de

efeito multiplicador isso teve?Como o ciclo acabou e o que aconteceu com a dinâmica interna da economia?

A partir de 1930 o Brasil vai ter uma economia auto sustentada.

Analise no século XVI : A ocupação do Brasil foi causada por expansão comercial e não pressão demográfica--> nada estava forçando os europeus para virem para o Brasil, mas as pessoas olhavam pra America e viam atrativos comerciais aqui. Ex: No século XIX os italianos vieram para o Brasil por pressão demográfica, eles vieram por estarem desempregados, sem pespectiva, para substituir o negro. Acontece também na Inglaterra na epoca da rev. industrial e foram para os EUA.

Cap. 1 Da expansão comercial a empresa agrícola:

A descoberta do Brasil de iunicio pareceu ser episódio secundario--> Portugal estava mais interessado com o comércio com as Indias, deixando o Brasil de segundo plano. Alem disso, ocupar o Brasil significava um alto custo de oportunidade( porque o Brasil é muito extenso, o povo daqui não conhecia agricultura, não tinha cidades, nem ouro fácil.)

No entanto o ouro nas colônias espanholas(Mexico e Peru) mantém o interesse português. Outros países também passam a querer ocupar terras no Mundo Novo. ( invasões francesas no início do sec.

Page 6: Brasil colonia

XVI, e holandesas no sec. XVII).

A descoberta de ouro levou a Espanha a empreender uma ocupação concentrada.Contrafatuais: ( hipoteses)E se Portugal tivesse encontrado ouro desde o início? provavelmente haveria uma concentração na preocupação da região que tinha ouro. Mas como isso não aconteceu, Portugal foi plantando açúcar em quase todo o litoral brasileiro. Colonização dispersa.E se não tivesse descoberto ouro no Mundo novo? Provavelmente a nossa historia se assemelharia a da Africa, que só foi colonizada no sec. XIX, eles iam permanecer tentando explorar as Indias.

Ocupação de terras no Brasil:Os tratados não eram obedecidos, só ocupação gerava posse. Valor das terras era quase nulo. Elas eram dadas para qualquer pessoa. Pau Brasil foi a primeira atividade econômica, MAS o que faz Portugal se interessar pelo Brasil era a expectativa de achar ouro - Miragem do ouro mantém interesse português e força Portugal a defender sua posse.

Produção de açucar:Se não tivesse sido possível produzir açúcar dificilmente Portugal teria tido como resistir a pressão dos outros países. Produção de açúcar no Brasil foi a primeira produção agrícola na América. Antes havia extração, espoliação ou comércio.

Condições que fizeram Portugal querer ocupar o Brasil:Ocupação( portugueses vindo pra ca) e posse( terra passou a ser de Portugal)Terra sem valorEsperança de achar ouroCusto de oportunidade, apesar de ser caro alguma pessoas vieram pra ca porque havia esperança de melhores possibilidades.Medo de ocupação estrangeira

Condições necessárias, porém não suficientes, para que fosse possível produzir açúcar economicamente no Brasil.

Celso Furtado

Cepal ( anos 50- JK;Jango)

Problema da américa latina é o subdesenvolvimento.

Guerra fria- anos 50. A Cepal propõe a ideia de não alinhamento, o Brasil não tem que fazer uma opção, nem pelo bloco capitalista nem pelo bloco socialista. Origem do 3 bloco. Os problemas brasileiros não são problemas de países socialistas ou capitalista. Os problemas são fome, desigualdade de renda e

Page 7: Brasil colonia

desigualdade regional.

Criação da SUDENE- super intendendecia de desenvolvimento do nordeste. O brasil só ia crescer se todo o Brasil crescesse. Proposta da CEPAL. E mais tarde foi criado a SUDAM desenvolvimento da amazonia. O brasil nunca vai ter um desenvolvimento autonomo, se ele nao levar desenvolvimento para o resto dos seus Estados.

Pq alguns paises desenvolveram muito e outros não?

Auto sustentado- capacidade do país sustentar seu processo de crescimento derivado de um impulso externo, mesmo quando cessa este impulso. --> O brasil recebe um estimulo externo( Europa estimulou o Brasil a produzir açúcar no sec. xvi) Se a europa parasse de querer açucar o Brasil deveria continuar produzindo açúcar( auto sustentado). Mas o açúcar nao era algo auto sustentado, porque o Brasil dependia do mercado europeu, a prova disso é que quando a europa começou a comprar da Holanda, a economia açucareira entrou em crise no Brasil.

Crescimento economico depende do volume anual de gastos autonomos. Gastos autonomos sao exportações, investimentos, consumo, ou gastos do governo. Depois de 30 o Brasil se torna gradualmente auto sustentado. Estes gastos aumentam o produto e a renda: diretamente,produto maior que insumo, e indiretamente,efeito multiplicador. Quando um pais é auto sustentado, ele produz mais riqueza( se multiplica entre os setores da sociedade) do que ele gasta. o pais auto sustentado a riqueza fica dentro do pais, o nao auto sustentado ela vai pra fora do pais.

Até 1930 as nossas riquezas não ficavam aqui dentro. Depois de 30 a riqueza ficou aqui porque a industria gerou um efeito multiplicador.

10- Os bandeirantes começaram na intenção de buscar negros fugidos que iam para o interior, mas também tinham a intenção de conhecer melhor a região do interior da colonia, foram responsaveis pela elaboração de novos mapas. Talvez a maior contribuição dos bandeirantes tenha sido a descoberta de ouro na região das minas gerais,o ouro de aluvião era de facil exploração, e até o momento não havia se achado ouro na colonia portuguesa.

11- As ideias iluminstas que se desenvolviam na Europa chegavam com força na colonia. No estagio que se encontravam na epoca era uma colonia politizada e urbana, mas que nao tenha liberdade politica da metropole, e acabava pagando impostos exorbitantes a mesma. Diante desse cenario, os moradores mais politizados das regiões das minas, infectados pelo espirito de liberdade, igualdade e fraternidade, iniciaram um movimento de libertação da colonia, que ficou conhecido como Incofidencia mineira.

13- Abertura dos portos as nações amigas, uma vez na colonia, a familia real desejava continuar com o comercio ingles, o que levou a abrir os portos. Liberação das industrias, afim de aumentar o comercio e a economia. Criação do Banco do Brasil, pela primeira vez trans bancarias podera ser feitas no Brasil.

14- A independencia brasileira foi articulada para elite brasileira e com a ajuda do proprio imperador regente, que administrava o Brasil na ausencia do pai, por esse motivo, muito do antigo sistema

Page 8: Brasil colonia

continou a vigorar, quando a forma de governa, instituições e etc. As representações politicas continuavam nas maos dos influentes e ricos, sem o surgimento de nenhum outro grupo.