Caderno 1 completo 2

12
ANO IV - EDIÇÃO Nº 71 - OUTUBRO DE 2015 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá Valéria Valenssa: eterna Globeleza lança livro em SG Coluna Compartilha! Página 4 Em entrevista exclusiva ao CASA DA GENTE, os engenheiros Joelson Cunha de Oliveira e Robson Santos Barradas, coordenadores do Curso de Inspeções Prediais e Autovistoria esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto. A Autovistoria visa à análise técnica das condições de conservação, estabilidade e segurança, das edificações, objetivando evitar a ocorrência de acidentes. Página 7 Câmara de Vereadores de Niterói recebe inscri- ções para o Programa que permite a estudantes conhecer de perto a rotina da Casa Legislativa. Página 5 Autovistoria predial previne acidentes e evita tragédias Hyrinea Borneo No caderno CLUBES, os preparativos para o réveillon, a festa dos 75 anos do Aeroclube Charitas e os eventos. Amigos do Curió Clube do Pássaro no Brasil reúne amantes da espécie durante um encontro em Niterói, no dia 18. Página 6 Escola de DEMOCRACIA Divulgação Sergio Gomes ORDEM DOS DESFILES DO CARNAVAL DE NITERÓI Página 11 OAB TEM ELEIÇÃO Página 9 CONTRATO DE NAMORO Página 2

description

 

Transcript of Caderno 1 completo 2

Page 1: Caderno 1 completo 2

ANO IV - EDIÇÃO Nº 71 - OUTUBRO DE 2015 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

Valéria Valenssa: eterna Globeleza lança livro em SGColuna Compartilha! Página 4

Em entrevista exclusiva ao CASA DA GENTE, os engenheiros JoelsonCunha de Oliveira e Robson Santos Barradas, coordenadores do Cursode Inspeções Prediais e Autovistoria esclarecem as principais dúvidassobre o assunto. A Autovistoria visa à análise técnica das condições deconservação, estabilidade e segurança, das edificações, objetivandoevitar a ocorrência de acidentes. Página 7

Câmara de Vereadores de Niterói recebe inscri-ções para o Programa que permite a estudantesconhecer de perto a rotina da Casa Legislativa.Página 5

Autovistoriapredial previneacidentes eevita tragédias

Hyrinea Borneo

No caderno CLUBES, os preparativospara o réveillon, a festa dos 75 anosdo Aeroclube Charitas e os eventos.

Amigosdo Curió

Clube do Pássaro no Brasil reúne amantes daespécie durante um encontro em Niterói, no dia18. Página 6

Escola deDEMOCRACIA

DivulgaçãoSergio Gomes

ORDEM DOS DESFILES DOCARNAVAL DE NITERÓI

Página 11

OAB TEMELEIÇÃO

Página 9

CONTRATODE NAMORO

Página 2

Page 2: Caderno 1 completo 2

2 OUTUBRO 2015

Mário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 99874-0583Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] de Marketing / Hyrinéa Borneo / [email protected] / (21)

99631-3794 e (21) 3620 0010Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da Gente

Colaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo / Gráfica: Editora EsquemaFotografias: Luana Dias e fotos divulgação

Acesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTEBlog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.br

SUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias / Contatos: Tel.: (21) 99888-9666 /[email protected]

É a segunda vez que abordamos a necessidadede ser efetuada autovistorias nos predios, seja nacapital do Estado (Rio de Janeiro); Niterói; SãoGonçalo ou qualquer outro município. A razão émuito clara, com isso evita-se tragédias. Niterói,segundo apurou-se, registra 30 por cento dessaação, índice ainda pequeno. Técnicos apontam pro-vidências e anunciam curso para síndicos.

A iniciativa do "Outubro Rosa" é pra lá de lou-vável, deve ser repetida sempre, promovendo-seexames para detectar o câncer de mama, pois quan-to mais rápido, maior é a possibilidade de ser adoença vencida. Atente para a importância dessaavaliação e de outras medidas preventivas com re-lação a outras doenças.

O reiveillon parece estar longe, mas vale registrara iniciativa dos clubes Naval e Central, parcelando opreço dos convites, possibilitando assim um maiornúmero de participantes no lazer da passagem do ano.

Ainda no setor dos clubes, vi com emoção aspalavras do presidente do Aeroclube Charitas,Paulino Moreira Leite Neto, mostrando a resistên-cia na preservação da agremiação.

O samba de Niterói já tem ordem dos desfiles e noRio de Janeiro, começa o trabalho para ensaios téc-nicos na Sapucaí. A Semana do Samba em Niterói vaiser aberta em 30 deste mês, na Câmara de vereadores.

Estão nesta edição, estes e outros assuntos.

Autovistoria predial, Outubro Rosa,Reveillon e Sorteio do samba

Gravações / Ensaios / Jingles / Trilhas /Sonorizações Masterizações / Arranjos /

Produções / WebSites / Vídeo / DVD /Sistema Digital / Restauração /

Recuperações de Áudio e Video /Shows & Eventos...

http://www.kkostudio.com

(021)2711-310499971-5304

E-mail: [email protected]

O Hospital Estadual Azevedo Lima(HEAL), em Niterói, acaba de formar suaprimeira turma de intérpretes de LínguaBrasileira de Sinais (Libras). A capacitaçãoé mais uma etapa do Seja Mais Você, pro-grama de inclusão social lançado em julhopara ampliar a contratação de pessoas comdeficiência. Com duração de quase trêsmeses e duas aulas semanais no própriohospital, o curso preparou oito profissio-nais de setores diversos para facilitar acomunicação não só com funcionáriosdeficientes auditivos, mas com pacientese usuários em geral da unidade.

“A ideia é criar novas turmas paraque mais funcionários aprendam a lín-gua, contribuindo com a inclusão soci-al e facilitando a comunicação no ambi-ente hospitalar”, diz a enfermeira Adria-na Palla, coordenadora do Núcleo de

Azevedo Lima investe na capacitação em LibrasEducação Permanente do Azevedo Lima,intérprete de Libras e à frente do curso.

No dia a dia, os novos intérpretes tra-balham no Recursos Humanos, Atendi-mento, Protocolo, Comissão de Controlede Infecção Hospitalar, Segurança doTrabalho, Compras e até Contratos, setorda auxiliar Nathalia Emmerick. Por proces-so seletivo, foram classificados 22 pro-fissionais com as mais diversas deficiên-cias, seis deles trabalhando no hospital,como o enfermeiro Flávio Luís do RegoSilva, deficiente auditivo que reforça aequipe da Clínica Médica. Os outros cin-co estão lotados no Núcleo Interno deRegulação (NIR), Farmácia, Psicossocial,Atendimento e Telefonia. Já os outros 16aprovados estão em fase de convocação,quatro deles devendo ser contratadosainda nos próximos dias.

O JORNAL QUE TEM DE TUDO

Atualmente os relaci-onamentos geram preo-cupações nos atores daafetividade, pois algunsacham ser muito tênue adistância entre o Namoroe a União Estável. Semdúvida que o namoro, seefetivamente se cingir auma mera relação de afeto,sem maiores compromis-sos de constituição de umafamília, ou seja, sem aaffec-tioconjugalis (afeição con-jugal) ou aaffectiomaritalis(afeição marital) não terá, demodo geral, repercussãopatrimonial, quando dodeslinde relacional.

Se você mantém um re-lacionamento sólido, públi-co, notório, monogâmico,com ou sem prole, com ousem coabitação, objetivan-do constituir uma família, éindiscutivelmente uma fa-mília prescrita na Constitui-ção Federal de 1988, deno-minada União Estável, e re-gulamentada no Código Ci-vil de 2002, o qual entrouem vigor em 2003.

Para que os namora-dos se precatem diante

Contrato de NamoroAfonso Feitosa (especial para o CASA DA GENTE)

dos efeitos patrimoniaisda União Estável, cuja re-lação se dá como se casa-dos fossem, há de se ado-tar cautela no envolvimen-to, sem se esquecer queum contrato escrito irá mi-nimizar ou estancar resul-tado patrimonial indesejá-vel e não projetado na re-lação estrita de namoro.Quando se apresentaremsocialmente, ou seja, emqualquer grupo social:meu namorado, minha na-morada, sempre repetido,como um mote.

Nada de conta conjun-ta, nada de compra de bensou serviços em nome dosnamorados, nada de prole,nada de ter endereço co-mum, nada de excesso fu-turista nas redes sociaissobre perspectiva de quepoderá advir uma relaçãode casamento ou união es-tável. O relacionamentoentre o casal de namora-dos pode ser afetivamenteintenso quando juntos,mas sem promessas vãs eirracionais, provocadaspelos momentos de enle-

vo. Nada de gravações.Nada de relações interfami-liares a não ser episódicas.

O namoro em sentidoestrito, se resultar em con-trato escrito, deve ser portempo curto e se necessá-rio pode o contrato ser re-novado com novas datas,sem necessidade de fazermenção sobre a existênciados anteriores.

A liberdade de viajar, depassear de seguir cada umo seu caminho, deve serparte integrante do contra-to ao escopo de descarac-terizar qualquer semelhan-ça com as uniões familiaresformais ou não. O contratode namoro que é uma mani-festação de vontade teráeficácia jurídica se os namo-rados seguirem as regrascontratuais que inibam oselementos que substantiva-muma união informal.

O "casal" de namora-dos se aprofundar o rela-cionamento terá de ter aconsciência, que delibera-damente tornou inócuo ocontrato firmado para seprecaver de reflexos patri-

Divulgação

moniais e alimentícios fu-turos, em caso de rompi-mento. O Contrato de Na-moro deve ser formatadopor especialista em Direi-to das Famílias, no senti-do deque os namorados sesintam seguros neste tipode relacionamento mera-mente afetivo, sem que seconsolide a travessia donamoro para a União Es-tável ao arrepio da vonta-de das partes. Fica paten-te, portanto, no almejadorelacionamento entre aspessoas, que o amor e afelicidade são o alicerce dacaminhada a dois.

(Afonso Feitosa é ju-rista e advogado. Parasaber mais sobre o tema,basta entrar em contato:afonsofeitosaeadvoga-dos @gmail.com)

Jurista Afonso Feitosa

Page 3: Caderno 1 completo 2

CIDADES 3OUTUBRO 2015

A Neltur (Niterói Empresa deLazer e Turismo) tem como novopresidente José Mauro Haddad,que chega com a meta de até 2016dobrar o número de leitos na ci-dade fortalecendo assim o turis-mo no município, como prevê oplano de governo municipal. Onovo presidente da Neltur assu-me o compromisso de seguir todoo plano de gestão traçado pelogoverno, e relembrou o seu tra-balho pela Neltur, em 2010.

"Já trabalhei como Presidentedesta empresa e posso dizer quea conheço, mas hoje tenho gran-de orgulho de voltar a presidi-lanuma composição política novaque só irá acrescentar para nossacidade. O prefeito Rodrigo Nevesousou criando um plano estraté-gico para a cidade na área de tu-rismo com metas até 2016. Issodeixa de ser um plano de governopara ser uma política de Estado evamos colocar Niterói no patamarque ela merece" promete Haddad.

A solenidade contou com apresença do prefeito Rodrigo Ne-ves, a secretária municipal de Pla-nejamento, Modernização da Ges-tão e Controle de Niterói, Giovan-na Victer, o presidente da Câmara

Durante o programa “Prefei-tura Móvel” na Ponta da Areia, oprefeito de Niterói, Rodrigo Ne-ves, visitou o Morro da Penha.Ele se reuniu com moradores eanunciou que a quadra da comu-nidade será reformada, ganhandoum novo alambrado e suporte parabasquete. Disse ainda que have-rá intervenções nas escadarias ecorrimões. A concessionáriaÁguas de Niterói foi acionadapara resolver os problemas deabastecimento de água na partealta da localidade. A NitTrans vairetirar carros que estão abando-nados na comunidade.

O prefeito informou ainda queo Morro da Penha ganhará umnúcleo do PELC (Programa de Es-porte e Lazer em Comunidades).

Rodrigo Neves também estevena sede da Secretaria de OrdemPública (Seop) e afirmou que, noprimeiro semestre do próximo ano,o órgão além da Guarda Municipale do Departamento de Fiscalizaçãoe Postura, serão transferidos para aCidade da Ordem Pública, no Bar-reto, na Zona Norte. No local ocu-pado pela Seop, será instalada umaClínica da Família que fará visita aosmoradores, terá dentistas, clínico

Quarenta candidatos dispu-taram as 15 vagas de ConselhosTutelares de Niterói, cinco paracada um dos Conselhos Titula-res da cidade (Centro-Sul, Re-gião Oceânica e Região Norte),e mais 15 vagas para conselhei-ros suplentes. O pleito desteano foi acompanhado pela Se-cretaria de Assistência Social eDireitos Humanos (SASDH),pelo Conselho Municipal daCriança e do Adolescente(CMDCA) e pelo MinistérioPúblico. Dos 15 novos nomes,sete foram reeleitos – os con-selheiros só podem ser recon-duzidos ao cargo uma única vez.

Os conselheiros tutelarestrabalham com dedicação exclu-siva, com carga horária de 30horas semanais de atuação noConselho, acrescido dos plan-tões de seis horas nos finais desemana e feriados. Há uma es-cala entre os conselheiros paracumprimento dos plantões.

A secretária municipal deAssistência Social e DireitosHumanos, Verônica Lima, expli-ca a importância dessa eleição.

“Os Conselheiros Tutela-res são os principais guardiõesdo Estatuto da Criança e do

Niterói elegeConselho Tutelar

Adolescente. Cabe a eles no diaa dia fazer valer o direito dascrianças e dos adolescentes nacidade de Niterói e no Brasil in-teiro. Por isso é muito importan-te que o processo de escolha seja o mais organizado, o maistransparente possível, para queseja bem-sucedido e a gentepossa optar por pessoas querealmente têm uma trajetória, umcomprometimento e um conhe-cimento do conjunto de leis queprotegem a criança e o adoles-cente”, afirmou Verônica.

Conheça a nova composi-ção dos Conselhos Tutelares deNiterói:

No Centro/Zona Sul, forameleitos Alan Carlos Carlos, Ra-phael Lírio Guimarães, Rita deCassia, Juliana de Jesus e Ale-xandre Necco. Na região Oceâ-nica/Pendotiba, André dos San-tos Cordeiro, Adelthan Custó-dio Oliveira, Sérgio Luis Nasci-mento, Joel Marcelo de LimaLeite e Eliana Virgílio deSouza.E na Zona Norte, foramescolhidos Carlos Augusto deSantana, Soraia dos SantosCosta, Jhonatan Costa dos An-jos, Creusa Ramos e NelsonPereira do Nascimento.

Morro da Penha teráClínica da Família

geral e fará o acompanhamento dedoenças crônicas, diabete, pressão,entre outros serviços.

“Nossa meta é que no 1º se-mestre de 2016 a Seop, a Fiscaliza-ção de Posturas e a Guarda Muni-cipal se instalem na Cidade da Or-dem Pública onde funcionava o 4ºGCAM. O espaço terá instalaçõesmodernas e muito positivas de trei-namento e formação. E vamos ade-quar as instalações para a implan-tação de uma Clínica da Família,uma demanda de muitos anos dacomunidade”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Saú-

de, Solange Oliveira, destacou aimportância da implantação daClínica da Família no bairro.

“Seguindo o programa de go-verno de ampliação da atençãobásica, especialmente levar 100%de cobertura do PMF para popu-lação mais vulnerável, implantaruma unidade de saúde na Pontada Areia passa a cobrir a área, emque cerca de três mil usuários se-rão atendidos. A unidade prevêatuação de equipes da saúde dafamília, saúde bucal e algumas ati-vidades que contemplem as de-mandas da região”, declarou.

Prefeito Rodrigo Neves visita a comunidade da Penha

Divulgação/Prefeitura Niterói/Bruno Eduardo Alves

NELTUR tem novo presidente

dos Vereadores Paulo Bagueira efuncionários da Neltur. Durantea transmissão de cargo, o prefei-to Rodrigo Neves ressaltou a vo-cação incontestável de Niterói

para o Turismo, tanto pelas bele-zas naturais, qualidade urbana enível educacional do povo, alémda proximidade com o Rio.

"O turismo é uma indústria lim-

pa que gera emprego e receita. Porisso temos que estimular cada vezmais. Fizemos uma Lei de Hotéis evamos incentivar a criação de no-vas hospedagens. Já ampliamos

em 70 % o número de vagas e va-mos melhorar ainda mais. Provamoscom os grande eventos que esta-mos prontos para receber turistas".

O prefeito citou como exem-plo a Jornada Mundial da Juven-tude quando Niterói recebeu 250mil visitantes ficando abaixo so-mente do Rio de Janeiro. Outraprova incontestável de que a ci-dade está no nível de grandes ro-teiros turísticos lembrou o prefei-to, foi durante a copa do mundoquando o Ministério do Turismoe a Universidade FederalFluminense(UFF), confirmaramque depois do Rio de Janeiro, Ni-terói foi uma das cidades mais vi-sitadas do país.

Para Paulo Bagueira, Presiden-te da Câmara de Vereadores, a ex-periência e capacidade política deJosé Haddad vai conferir uma ges-tão irrepreensível, à frente da em-presa: "Haddad é um homem queconhece e trabalha com afinco naadministração pública, já foi meuChefe de Gabinete e acho queatualmente, com o apoio que temdo governo, tem tudo para reali-zar uma grande administração naNeltur, para isso conta tambémcom o prefeito ao seu lado."

O vereador Paulo Bagueira e o prefeito Rodrigo Neves deram posse a Haddad

Divulgação/Prefeitura Niterói

Page 4: Caderno 1 completo 2

4 OUTUBRO 2015

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP A

RTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

Por Washington Araú[email protected]Ã

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALOOOO O

Aconteceu...

VALÉRIA VALENSSA:A ETERNA GLOBELEZA LANÇA LIVRO NO LAVOURÃO

Numa realização da Se-cretaria de Cultura e Turis-mo, aconteceu no dia 3 deoutubro o encerramento doI Festival Gastronômico deSão Gonçalo denominado“SABORES DE SÃO GON-ÇALO” quando se sagraramcampeões os restaurantesSimplesmente Culinária (1ºlugar), The Souzas (2º) eSintonia Fina (3º). A festateve degustações variadasnos diversos quiosques es-palhados nos jardins doCentro Cultural, e a garota-da se deliciou com as peral-tices e mágicas dos palha-ços do Circo da Alegria.

Na continuidade, o Se-cretário Michel Portugal re-

cebeu a eterna Globeleza,Valéria Valenssa, que lan-çou seu livro “Valeria Va-lenssa, uma vida de so-

https:// www.facebook.com/jornal.casadagente

CASA DA GENTECurta a nossa página no facebook

Fotos: Washington Araujo/Divulgação

Restaurantes e lanchonetes de toda a cidade conhece-ram os ganhadores do evento SABORES DE SÃO GONÇALO. O1º Festival Gastronômico da cidade se encerrou no sábado, 3de outubro, com a divulgação dos ganhadores. “Eu parabenizoos vencedores, Rita de Cássia, Cláudio Márcios, e Fábio Hart-mann. Parabéns aos três e em especial a todos na competi-ção”, afirma Michel Portugal, Secretário de Cultura e Turismo.Idealizador do certame.

A psicóloga e escritora Sílvia Quintan esteve há poucono Programa Fátima Bernardes. Autora do livro “A luta de cadaum”, ela foi mãe de trigêmeos após uma gestação em paz ecom saúde. Mas, um drama pessoal envolvendo os filhosmoveu-a mais tarde a escrever essa obra. Mulher de fibra ecom um propósito social a ponto de chamar a atenção deemissoras como a TV Globo; Sílvia Quintan é um exemplo dedeterminação e perseverança.

Na sexta-feira, 2 de outubro, no encerramento das co-memorações da 2ª Semana Municipal do Peixe; o Secretárioda Pesca Vicenildo Medeiros promoveu a entrega à merendei-ras e pescadores artesanais especialmente convidados certi-ficados alusivos à data. O evento aconteceu no Auditório deMultimeios, no Centro Cultural Joaquim Lavoura em parceriacom a Secretaria de Educação. Jaqueline Coutinho, coordena-dora do Departamento de Alimentação Escolar e Prof. MarcosAlbuquerque, da chefia de gabinete, representaram a ProfªVaneli Chaves, Secretária Municipal de Educação.

nhos”. Acompanhada domarido, o designer HansDonner, ela atendeu commuito carinho o seu públi-

co em memorável tarde deautógrafos, e afirmou “Pos-so dizer que estou colhen-do os frutos daquilo que euplantei lá atrás. Este livroexpressa a minha vida, con-to de tudo, desde o meunascimento, passando pe-las dificuldades, a fama e omaking of da gravação dasvinhetas. O trabalho estámuito bonito”, ressaltou aeterna Globeleza.

Na ocasião, também fo-ram lançados os livros:“Angustiolândia (ou de ba-res, ruas e bordeis)”, deRômulo Narducci, “O Bre-chó das Almas”, de Rodri-go Santos, e “Cindi 2000”,de Célia Trugilho Beckert.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA À DISTÂNCIA É DESTAQUE EM SG

Hans Donner com Valéria Valenssa foram convidados pelo se-cretário Michel Portugal a conhecerem no Auditório Multimeiosa exposição CHACRINHA – O velho guerreiro

Divulgação

Profª Adelaida Maio, coordenadora de cursos on-line da Está-cio: “Os professores que farão o curso semipresencial vão ver-dadeiramente botar a mão na massa!”

Com carga horária de 40horas, em regime semipre-sencial foi criado o curso deformação continuada paraos professores da RedeMunicipal de São Gonçaloem Introdução à TecnologiaAssistiva na Educação In-clusiva aberto preferencial-mente aos professores mu-nicipais, e sem qualquercusto financeiro. Na criaçãodo curso estiveram o Sub-secretário de Tecnologia daEducação, Prof. Cláudio Jo-aquim Braga, o Coordena-dor de Educação InclusivaHumberto Bethoven e aProfª Juliele Ferreira, da Se-cretaria Municipal de Edu-cação. Representando a

Universidade Estácio, a co-ordenadora de cursos onli-ne, Profª Adelaide Maio,além de profissionais de

educação da própria Univer-sidade. Na abertura solene,a Profª Vaneli Chaves para-benizou a todos os profes-

sores que prontamente aten-deram à convocação da SE-MED e ressaltou “o empe-nho do Prof. Cláudio Joa-quim Braga que não mediuesforços juntamente comsua equipe para a criação eexecução do curso, que éuma parceria pioneira daUniversidade Estácio com aSecretaria de Educação”.

Apesar de ser um pro-jeto piloto, a SEMED já re-cebeu propostas de implan-tação desse curso em ou-tros municípios, transfor-mando São Gonçalo em umareferência não só em ensi-no a distância como tambémna formação continuadaatravés da internet.

Washington Araujo

EXPOSIÇÃO COM TEMA “RIO 450 ANOS”Muito bacana a Exposição

Multidisciplinar Interativa deTecnologia organizada pelo Co-légio Odete São Paio, em setem-bro. Centenas de alunos, pais eprofessores interagiram em ma-nhã e tarde de muita criatividadee de revelações. Alguns alunos -nos muitos stands espalhadospelo colégio - apresentaram seustrabalhos em inglês e espanhol.Segundo a diretora geral, Eliza-beth São Paio “as coordenações,os professores bem como todosos alunos estão de parabéns peloempenho, dedicação, garra e ta-lento”. O evento que é anual tevecomo tema este ano Rio 450 anos.

Os colégios co-irmãos Jean Piaget e Odete São Paio realizaram em dois sábados seguidos desetembro, a EMITEC que envolveu centenas de alunos e professores.

Washington Araujo

Page 5: Caderno 1 completo 2

5OUTUBRO 2015

Rua Cel Gomes Machado, 136 - S/Loja - Centro - Niterói - RJ

Tel.: (21) 2719-7322 / 2717-37502621-8217 / 2613-4804www.riomoncao.com.br

OUTUBRO ROSA mobiliza Niterói e SG

Conhecer o trabalho e o papelda Câmara de Vereadores por den-tro, despertando a cidadania dealunos das escolas da rede públi-ca e particular: esta é a ideia doPrograma Escola da Democracia,que já levou mais de 4 mil alunos àsede do poder Legislativo, em Ni-terói. Um café da manhã com dire-tores e professores de escolaspúblicas e privadas serviu paraanunciar a abertura do calendáriooficial do Programa para 2016, dan-

ESCOLA DE DEMOCRACIACâmara de Niterói recebe inscrições para o programa que permite a estudantes conhecer de perto a rotina da Casa Legislativa

do início às inscrições das esco-las para as visitas guiadas.

Criado em 2009 pelo presiden-te Paulo Bagueira, o ProgramaEscola de Democracia acontecetodas as segundas-feiras, quan-do a Câmara abre as suas portaspara que crianças da rede públicae privada de ensino possam visi-tar a Casa, conhecer as suas ins-talações, principalmente o Arqui-vo Público onde está guardadaparte da história de Niterói. Em

seguida eles participam de umasessão simulada.

Acompanhados sempre de umvereador, os alunos debatem temasimportantes sobre a cidade, nasáreas do transporte, educação,saúde e meio ambiente, propondoprojetos que possam melhorar avida da comunidade. Ao término,recebem cartilhas, revistas e infor-mativos sobre a história da Câma-ra, o processo democrático e a ci-dadania. As inscrições podem serfeitas pelo telefone 2613 6765 oupelo emailprogramaescoladedemo-cracia@ gmail.com

Responsável em apresentar oprograma, o vereador Alberto Ie-cin (Betinho) disse que a Escolade Democracia é um programabem sucedido e serve para dar àscrianças noções de cidadania. "Éimportante incentivar a educaçãoe, junto com ela, a cidadania entreas crianças. Esse programa é umsucesso por isso. Dá aos alunos,futuros eleitores, a noção exata dademocracia".

Presente ao encontro, o chan-celer do IFEC (instituto Interameri-

cano de Fomento à Educação, Cul-tura e Ciência), Raymundo Stellingreferendou o programa e disse dasua satisfação em ser um colabora-dor. "O IFEC desde 2009 participado Programa Escola de Democra-cia. Nossas cartilhas de cidadaniasão entregues aos alunos que visi-tam a Câmara e temos muito orgu-lho dessa parceria. A democracia éum importante instrumento de for-mação cidadã", enfatizou.

Já o professor José Henrique

Antunes, presidente da FundaçãoPública Municipal de Educação deNiterói, lembrou da ativa partici-pação da rede municipal no Pro-grama e parabenizou o presidentePaulo Bagueira pela iniciativa.

"Nossa rede municipal partici-pa assiduamente desse programa,refletindo na conscientização dascrianças sobre a importância doprocesso político e democrático dacidade. Estou aqui para parabeni-zar a todos pela iniciativa", afirmou.

Escola Municipal Maralegre

Fotos: Sergio Gomes

Escola Estadual São Domingos Sávio

O movimento conheci-do como Outubro Rosa -que promove a conscienti-zação sobre o câncer demama e compartilha infor-mações sobre a doença -está a todo vapor em Nite-rói e São Gonçalo. Durantetodo o mês haverá ativida-des no município promo-vendo espaços de discus-são sobre o controle da en-fermidade, além de divulgare disponibilizar materiaisinformativos, trazendo qua-lidade para o debate, tantopara os profissionais desaúde quanto para a socie-dade. No dia 17, haverá ummutirão de Ultrassonogra-fia de Mama, com 40 exa-mes para usuárias da áreade abrangência, na Policlí-nica Regional da Engenho-ca, das 08 às 14h . Já no dia

18, será realizada a "Rema-da Rosa - Colorindo o marde Niterói de rosa", na Praiade Icaraí, das 08 às 12h. Umaroda de conversa sobrePrevenção do câncer demama e do colo do úteroserá realizada no dia 19, noMédico de Família do Ma-ravista, às 13h. No dia 21 ,Roda de Conversa - Saúdedas mamas no Auditório daPoliclínica Carlos Antônioda Silva, às 9h. Dia 24, opasseio ciclístico BikeRosa, na Concha Acústica.No dia 31, encerrando as ati-vidades no município deNiterói, haverá a CorridaRosa, com saída em frenteao Tio Sam, às 7h30.

São Gonçalo - Em come-moração ao 'Outubro Rosa',até o dia 30 de outubro o Pá-tio Alcântara recebe a expo-

sição 'A Beleza da Supera-ção', com 40 imagens da mo-delo Thallita Melo, que retra-tam toda a sensibilidade e opoder de transformação me-diante a luta pela vida. Amostra é uma idealização dofotógrafo Carlos EduardoSousa Júnior, que reúne fo-tos que mesclam cenário emodelo em uma única forma,a liberdade. O evento é gra-tuito e será realizado no 2°piso do shopping.

"Cheguei a pensar queficar sem cabelo seria o fimdo mundo, mas, para sersincera, não é tão ruim. Abeleza não está somente emdetalhes, como cabelo,unha... Existe um conjuntopor trás disso e mesmo semesses 'detalhes' a essênciada pessoa permanece", re-vela a modelo Thallita Melo.

A Prefeitura de São Gon-çalo também vai aderir aoOutubro Rosa. Todas asações são direcionadas àconscientização da preven-ção pelo diagnóstico preco-ce. O prédio da Prefeitura deSão Gonçalo, no Centro, eas sedes do Centro CulturalJoaquim Lavoura, no bairroEstrela do Norte, e da Clíni-ca Municipal Gonçalense,em Alcântara, receberam ilu-minação na cor rosa.

Exposicao Água

Divulgação

Page 6: Caderno 1 completo 2

6 OUTUBRO 2015

“É muito bonito, emo-cionante e principalmen-te de uma ternura infini-ta, ver o canto de um pás-saro, notadamente quan-do você cuida com todadedicação desde o nas-cimento, vendo-o cres-cer”, afirma MaurícioRangel, que desde crian-ça nutre essa paixão.

Igual a ele tem milha-res em todo o país e aténo exterior. Partindo des-sa premissa e objetivan-do manter a espécie,Rangel como é conheci-do entre os criadores,decidiu, juntamente comoutros aficionados, fun-dar um clube, “Amigos doCurió do Brasil”.

TUDO PELA ESPÉCIEAo lado de Luiz

“AMIGOS DO CURIÓ”criam Clube do

Pássaro no BrasilCláudio Maurício, o po-pular Trovão, foram ali-mentando a ideia, trocan-do experiências, via in-ternet, com outros abne-gados criadores do Bra-sil, buscando especialis-tas em veterinária, apu-rando tudo sobre aqueletipo de espécie, tendocomo objetivo aprimoraros cuidados na criação etratamento dos curiós.

Hoje já chegam a maisde 100 no país. O início foiem Niterói, mas comoafirma Maurício Rangel,“ultrapassamos fronteiras.Não fazemos disso um co-mércio, é um hobbi e prin-cipalmente paixão. No iní-cio do ano que vem sere-mos um clube, Amigos doCurió, se Deus quiser”

Luiz Cláudio Maurí-

cio tem um site, ocriatoriobaluarte.com.br,com mais de 150 mil vi-sitantes.

“Nós, do “Amigos doCurió”, vamos nos reu-nir no dia 18, na Ilha daConceição, em Niterói,

para um churrasco deconfraternização, quandofaremos uma palestrasobre os cuidados e afei-ção que temos por essespássaros e outros. Aces-se o nosso site amigosdocurio.com.br “, afirma.

Fotos: Divulgação

Cuidados com a espécie

Page 7: Caderno 1 completo 2

GERAL 7OUTUBRO 2015

ENTREVISTAEngenheiros Joelson

Cunha de Oliveira e RobsonSantos Barradas respon-dem perguntas.

O que é Autovistoria epara que serve?

Pelas normas legais vi-gentes, é uma inspeção téc-nica realizada por engenhei-ro ou arquiteto legalmentehabilitado pelos seus con-selhos de classe, CREA ouCAU, de modo a atestar asreais condições de conser-vação, estabilidade e segu-rança das edificações. Emcaso de indicação de algu-ma não conformidade técni-ca nos sistemas construtivoscomponentes da edificação,a mesma deverá ser aponta-da no Laudo, inclusive comindicação de prazo para suacorreção. Entretanto, para omunicípio de Niterói, temosuma legislação específica so-bre o tema, consubstanciadana Lei Municipal 2.963/2012,na qual inclui, o aspecto da sa-lubridade dos ambientes com-ponentes das edificações.

Outro ponto de suma im-portância a ser destacadono desenvolvimento da Au-tovistoria é o seu aspectomultidisciplinar, haja vista osvários sistemas omponen-tes das instalações prediais,dentre outros sistemas: Ar-quitetônico, Elétrico, Mecâ-nico e Ar-Condicionado, Hi-drossanitário, Prevençãocontra Incêndio, Estrutural,cada qual com suas particu-laridades e requerendo co-nhecimento específico dosprofissionais envolvidos.

Como vocês agem naação contra acidentes?

A Autovistoria visa àanálise técnica das condi-ções de conservação, esta-bilidade e segurança, dasedificações, de modo, a evi-tar a ocorrência de aciden-tes. Entretanto, caso venhaa ocorrer um acidente gra-ve, o Estado, de forma admi-nistrativa, através do Depar-tamento Técnico da PolíciaCivil, realizada toda a análi-se pertinente visando à iden-tificação das causas que es-tabeleceram o acidente. Emcaso de tal evento ser trans-formado em processo judi-

Cursos para síndicos:

Autovistoria predial evita tragédias muitas vezes fatais

cial, o profissional legalmen-te habilitado pode oferecerseus serviços para a defesatécnica do condomínio den-tro de sua especialidade, emcaso de prova pericial.

Que tipo de períciasvocês fazem?

É importante ressaltarque são duas temáticas dis-tintas: a Autovistoria e a Pro-va Pericial, inclusive contem-pladoras de instrumentos le-gais distintos. Na área cível,a prova pericial pode ser rea-lizada por qualquer profissi-onal de nível superior den-tro de sua especialidade. En-tretanto, na área criminal, ficarestrita ao órgão do Estado,porém, a partir de 2009, osprofissionais de nível supe-rior podem atuar como assis-tente técnico de seus clien-tes nas ações criminais.

A vistoria é feita internae externamente nos prédios?

A vistoria é feita na áreainterna das edificações e áreacomum do condomínio. En-tretanto, em vários edifíciosno Estado do Rio de Janeiro,muitos condôminos não dei-xam os profissionais que re-alizam a Autovistoria entra-rem em sua residência, demaneira errônea, visto que,dentro das edificações exis-tem tubulações de responsa-bilidade do condomínio,como, por exemplo, as tubu-lações componente do sis-tema hidráulico do prédio. Por essas razões, tornam-senecessários os cursos de Au-tovistoria direcionados paraos responsáveis pelos con-domínios, visando correlaci-onar os aspectos técnicoscom os administrativos no

tocante à segurança globaldo prédio e os níveis de res-ponsabilidades dos condô-minos e síndicos.

Quais são as medidas naprevenção anti-incêndio?

Nas inspeções do siste-ma de proteção contra incên-dio e pânico, os profissio-nais habilitados e qualifica-dos em tal temática, além daverificação das condições deconservação e operacionaisde todos os componentes,devem solicitar ao Corpo deBombeiro do Estado do Riode Janeiro o Laudo de Exi-gências e o Certificado deAprovação, à medida em que,segundo o próprio órgão,para que uma edificação sejaconsiderada regularizada sãonecessários os dois docu-mentos referenciados.

Rio, Niterói e São Gon-çalo tem em média quan-tos prédios precisando devistoria?

Apesar de atualmentenão termos a nossa disposi-

Hyrinea Borneo

Joelson Barradas

Assunto de reportagemdo CASA DA GENTE naedição de abril de 2012, oalerta para a necessidade deobras nos prédios do Riode Janeiro, Niterói, SãoGonçalo e toda região me-tropolitana, vem sendo ob-jeto de perícias para detec-tar problemas, mas o per-

centual de conservaçãoainda e muito pequeno.

Os engenheiros JoelsonCunha de Oliveira e RobsonSantos Barradas, coordena-dores do Curso de Inspe-ções Prediais e Autovisto-ria concederam uma enbtre-vista exlcusiva ao CASADA GENTE, esclarecendo

as principais dúvidas sobreo assunto. O curso já tevetrês edições realizadas naSobes-Rio – Sociedade deEngenharia de Segurançado Estado do Rio de Janei-ro, bem como em três edi-ções no SARJ- Sindicatodos Arquitetos e Urbanistado Rio de Janeiro.

ção os números consolida-dos dos prédios que já reali-zaram a Autovistoria, estimo,em função da procura doscursos de Inspeções Prediaise Autovistoria que, em média,70% dos prédios ainda faltamfazer a Autovistoria.

Como vai ser esse cur-so para síndicos e quandocomeça?

O curso de Autovisto-ria para os responsáveispelos condomínios objeti-vando a correlação dos as-pectos técnicos e adminis-trativos está em fase de for-matação, em função daspeculiaridades de tais as-pectos. Contudo, seu lan-çamento está previsto parao primeiro semestre de 2016.

Vocês também fazemprevenção de acidentes detrabalho?

Em geral, apesar de nãoser um tópico específico nodesenvolvimento da Auto-vistoria, não podemos es-quecer que a legislação de

Para mais informa-ções e contratação do cur-so de Inspeções Prediaise Autovistoria, basta en-trar em contato com osCoordenadores JoelsonCunha de Oliviera, pelo e-mail: [email protected], e Robson San-tos Baradas, pelo e-mail:rsbarradas@ gmail.com

Divu

lgaçã

o

Divu

lgaçã

o

Niterói consubstanciada naLei Municipal 2.963/2012,determina a análise da salu-bridade. Além disso, por sero condomínio empregador,o mesmo fica submetido aocumprimento da Consolida-ção das Leis do Trabalho –CLT, na qual determina emseu Art. 157, de forma ex-pressa, que as cabe às em-presas instruir os emprega-dos, através de ordens deserviços, quanto às precau-ções a tomar no sentido deevitar acidente do trabalhoou doenças profissionais.

Page 8: Caderno 1 completo 2

8 OUTUBRO 2015

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro - Niterói – RJ – 24.020-125 Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

Luan

a Di

as

Manifesto com indignação, em nome da Diretoria do SENALBA RJ, com sede em Niterói, de abran-gência Estadual, a investida retrógrada, por integrantes do Congresso Nacional, que vem de formaunilateral e perversa retirar do Sistema Ss, 30%( trinta por cento) dos investimentos comprometi-dos para a formação profissional e as atividades sociais, culturais e recreativas que é asseguradaa mais de 7(sete) décadas.

Onde estará assegurada a paz social, qualidade de vida, formação profissional, qualificaçãoprofissional em nome do desenvolvimento e paz social? No Estado do Rio de Janeiro o caos já éidentificado em todos os ramos de atividades atingindo 50% dos serviços prestados diretos e indi-retos.

Vamos unir forças na luta, para que projetos apresentados na Câmara Federal e Senado quevenham inviabilizar o sistema de formação profissional e atividade social não sejam aprovadospelo Legislativo e não comprometam o Sistema Ss, que tem a única estrutura legal com crédito parasustentar a educação profissional.

Serão promovidas em caráter de urgência campanhas no âmbito nacional, no sentido de mobili-zação na defesa da formação profissional, da manutenção das atividades sociais, culturais, lazer ecampanhas de orientação à cidadania praticadas pelo Sistema Ss.

Alcides FreirePres. do Senalba-RJ

CULTURA? RECREAÇÃO?SOCIAL? FORMAÇÃO PROFISSIONAL? (- 50%)

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

@Fãs do Iron Maiden podem ir enchendo o Cofrinhopois vem Show da banda por aqui em 2016, para divulgar onovo disco da banda, "The book of souls". São cincoshows: Rio (na HSBC Arena, em 17 de março); Belo Hori-zonte (na Esplanada do Mineirão, em 19 de março); Brasí-lia (no Ginásio Nilson Nelson, em 22 de março); Fortaleza(na Arena do Centro de Formação Olímpica, em 24 de mar-ço); e São Paulo (no Allianz Parque, em 26 de março).

A banda vai viajar para o Brasil a bordo do Ed ForceOne, Boeing 747-400 Jumbo pilotado pelo vocalista BruceDickinson. Além da banda, o avião, que é customizado como logo do grupo e artes do novo álbum, transporta a equipe,a produção de placo e 12 toneladas de equipamentos.

A Galera com Certeza vai em peso aos Shows.Fique ligado para não perder essa...

@ O músico, cantor e compositor Djavan está com onovo álbum prestes a ser lançado. "Vidas pra Contar" che-ga às lojas a partir de 6 de novembro e é o 23º álbum nacarreira do artista.

"É um disco que tem uma aura de felicidade. É um discopra cima", afirmou o alagoano ao anunciar o álbum. Umadas faixas que compõem o repertório já pode ser ouvida.Ela se chama "Não É um Bolero".

Dja, que receberá uma um prêmio Grammy Latino,pelo seu legado na Música Latina estará em Las Vegas

dia 18 de Novembro recebendo o prêmio.Vamos ouvir a Música " Não é um Bolero" no Youtube

e esperar pelo novo CD do Cantor e Compositor, batendopalmas para essa fera da MPB.

@ A Banda Inglesa Marillion volta ao Brasil em 2016para dois shows. A banda se apresenta em São Paulo, no29 de abril, no Tom Brasil, e no Rio de Janeiro, no diaseguinte, no Vivo Rio.

@ A vinda da banda deve coincidir com o lançamentodo novo disco, ainda sem título, que o Marillion preparapara o primeiro semestre do ano que vem.

O disco, 18º na carreira do grupo, está em pré-venda naplataforma Plege Music, uma plataforma de FinanciamentoColetivo. A banda fez um vídeo interessante e bem humora-do para anunciar o álbum, que você pode assistir na Web.

Essa pré-venda, na verdade, acaba funcionandocomo uma garantia de cobrir custos do álbum, o quemuitas bandas têm feito especialmente quando resol-vem lançar seus discos de forma independente, ou seja,tirando o dinheiro do próprio bolso. Alguns selos tam-bém têm usado o recurso.

Os Shows vão ser dia 29 e 30 de Abril de 2016 emSampa e no Rio.

Vamos Aguardar e Prestigiar

Fotos: Divulgação

Page 9: Caderno 1 completo 2

GERAL 9OUTUBRO 2015

O processo sucessório dasubseção de Niterói da OAB, amaior do Estado, tem promovidouma grande movimentação nosmeios jurídicos. Três chapas de-vem disputar a eleição para a sub-seção (16ª) da OAB-Niterói, nodia16 de novembro. Uma encabe-çada pelo advogado Claudio Vi-anna, que reuniu mais de 150 ad-vogados no seu lançamento, ou-tra com Antonio José Barbosa,que busca o 4º mandato, após verseu nome preterido para vice-pre-sidente da OAB-RJ e a última, ain-da em formação.

Por ocasião do lançamentooficial da candidatura de CláudioVianna, vários advogados fizeramuso da palavra, dentre eles Mar-celo Funes, Fernando Tinoco eFernanda de Tolla, destacando “aunião por uma ordem dos advo-gados cada vez mais forte, já queNiterói detém uma sub-seção acre-ditada no Estado”.

O CASA DA GENTE abordanesta edição as pretensões deClaudio Vianna, advogado militan-te em nossa cidade há 23 anos. Elejá esteve à frente da OAB Niterói,na qualidade de Diretor Tesourei-ro, quando notoriamente exerceusua função de forma íntegra, retri-buindo a confiança que lhe foi de-positada. Conhece internamenteos desafios que envolvem a Insti-tuição. sendo especializado nasáreas cível e trabalhista, sabe bemtodas as problemáticas que cercama militância e infringência às prer-rogativas dos advogados, e poresta razão entende que a luta emdefesa da advocacia envolve com-prometimento e espírito aguerrido,como forma de combate aos abu-sos e dificuldades que se tem en-frentado no exercício efetivo da

OAB Niterói movimenta advogadosprofissão. É imperioso destacarque a atuação da OAB não se limi-ta à defesa da classe, mas tambémao comprometimento com as lutasque envolvemos direitos humanose sociais de Niterói.

TRAJETÓRIANascido na cidade de Niterói

no ano de 1969, Claudio Viannatraz no sangue o amor pela advo-cacia. Seu pai, Cesar Romero Vian-na, fundou o escritório que levaseu nome há mais de 35 anos, alémde ter sido um dos mais ilustresadvogados da cidade de Niterói.

Claudio começou sua vidaacadêmica no Instituto La SalleAbel e no Colégio São Vicentede Paulo. Logo em seguida, em1988, ingressou no curso de di-reito na Universidade Gama Fi-lho, formando-se em 1991.

No mesmo ano de sua forma-ção, Claudio Vianna passou a in-tegrar a sociedade do escritóriode seu pai, e começou sua ativi-dade nas áreas cível e trabalhista,destacando-se no meio jurídico esocial da cidade.

Além de destacar-se na lutapelo exercício legítimo da advo-cacia, agindo de forma ostensivana defesa das prerrogativas doadvogado, tornou-se professorde Direito Processual Civil, tendolecionado na ESA - Escola Supe-rior de Advocacia. Ocupou o car-go em diversas comissões na Or-dem dos Advogados do Brasil, eem 2004 foi eleito Diretor Tesou-reiro na OAB/Niterói.

Atualmente, é membro da AFAT(Associação Fluminense de Advo-gados Trabalhistas) e AFACC (As-sociação Fluminense de Advoga-dos Civilistas e Criminalistas), sen-do esta como membro fundador.

Hélio Considera, Eduardo Guimarães, Claudio Vianna, Fernanda de Tolla e Ralph Andrade, da Nova OAB,Em Defesa da Advocacia, primeira Chapa inscrita no RJ

Dr. Fernando Guedes, Claudio Vianna e Fernanda de Tolla Nova OAB reunida: Fernanda de Tolla, Felipe Santa Cruz e Claudio Vianna

Fotos: Divulgação

Page 10: Caderno 1 completo 2

GERAL10 OUTUBRO 2015

O ingresso do empresárioPaulo Moisés Lourenço no PPSfoi saudado por dezenas de pes-soas de diferenciados seguimen-tos da sociedade, em cerimôniasimples, no Clube Português deNiterói, onde ele está presidenteaté o ano de 2017, eleito pela se-gunda vez para o cargo.

Coube ao deputado estadualComte Bittencourt confirmar a filia-ção de Paulo Moisés ao PPS, fri-sando que “aquele momento dei-xava claro o novo caminho que opartido busca: pensando no futurodo Brasil, começando por Niterói,uma cidade sempre de vanguarda”.

Antes, o presidente do PPS emNiterói, José Haddad, ressaltou aimportância daquele ato, “pois Pau-lo Moisés é um dos mais aplicadosdirigentes de clubes de Niterói, ci-dade onde também desenvolve o tu-

Paulo Moisés ingressa no PPSrismo e outros empreendimentos”.

Outro que se pronunciou sobrea ocasião foi o Cônsul de Portugalem Niterói, advogado FernandoGuedes, que disse: “A importânciadesse momento é a certeza que asfamílias luso-brasileiras estão agorabem representadas na política e cadavez mais no campo social, empresa-rial e recreativo, pois Paulo Moisésé um legítimo defensor de todos”.

O desportista Paulo Hage, pro-fessor de Natação de Niterói, ten-do centenas de alunos, um dosresponsáveis pela ida de PauloMoisés para o PPS, enfatizou:“Estamos convictos da capacida-de de Paulo Moisés na luta parti-dária, pois está sempre voltadopara o bem coletivo”.

Paulo Moisés, logo após as-sinar a ficha do partido fez umagradecimento emocionado,

“agradeço a confiança de todos,deixando evidente que cada vezcresce meus compromissos com

a cidade de Niterói, onde tenhominha família e verdadeiros ami-gos. Não irei decepcioná-los”.

Logo depois participaram de umalmoço que acontece mensalmen-te no Clube Português de Niterói.

Fotos: SB Reportagens

Paulo Moisés assina ficha do PPS cercado por amigos e autoridades

O Comandante do 12ºBPM, Cel.Salema, participou da confraternização no Clube PortuguêsMuitos abraços ao novo integrante

A filiação de Paulo Moisés recebeu apoio geral

Page 11: Caderno 1 completo 2

CULTURA 11OUTUBRO 2015

No ano em que Dorival Caym-mi completaria 101 anos, Diogo VillaMaior assina a direção do monó-logo musical "Quem vem pra beirado mar", baseado nas canções docantor e compositor baiano. O es-petáculo faz curta temporada noTeatro Popular Oscar Niemeyer, emNiterói, de 30 de outubro a 1º denovembro, sexta, às 21h, sábado,às 20h, e domingo, às 19h. Depois,segue em turnê nacional por cida-des que vão de Brasília a Sousa,no interior da Paraíba.

A peça entrelaça trechos dascanções de Caymmi com a históriade um homem que caminha à beirado mar, ainda na madrugada do diade Iemanjá. Enquanto prepara suaoferenda, ele revive a história de seugrande amor, Maria Amélia. "Li to-das as letras e ouvi todas as músi-cas durante um mês", conta o dire-tor, que também assina a dramatur-gia original. "Foi um trabalho arte-sanal para encontrar uma história quepartisse das próprias canções."

A direção musical ficou nas

Um Dorival eletrizado no Teatro PopularMusical inédito leva ao palco mais de vinte canções de Caymmi

Em uma grande festarealizada na quadra da Aca-dêmicos do Cubango, naZona Norte de Niterói, aDiretoria-Executiva daUnião das Escolas de Sam-ba e Blocos Carnavalescosde Niterói (Uesbcn) definiua ordem de desfiles dasagremiações filiadas à enti-dade para o Carnaval de2016. O sorteio foi uma dasúltimas etapas do trabalhoque vem sendo desenvol-vido desde abril com vistaa festa, que será realizadanas noites de 6,7 8 e 9 defevereiro do ano que vem,no Centro de Niterói.

A Uesbcn foi a vence-dora do chamamento públi-co realizado pela prefeiturade Niterói para escolher aentidade organizadora dosdesfiles oficiais na cidade,que está previsto paraacontecer, pela décima pri-meira vez consecutiva, naRua da Conceição. Os sam-bistas de Niterói aguardampara esse mês a entrega donovo barracão para iniciar

mãos de André Siqueira, que játocou com Danilo Caymmi, filhode Dorival. "Demos uma leituracontemporânea aos arranjos ori-ginais. Combinamos a sujeira daguitarra elétrica sintetizada com osom ancestral dos atabaques",explica André, que já trabalhou

com diretores como João Fonse-ca e Charles Möeller. "O resulta-do é inimaginável."

É o primeiro musical de VillaMaior, que no começo do ano es-treou "Cronópio", inspirado nocélebre personagem do escritorargentino Julio Cortázar. "Sempre

quis montar um musical. Gostomuito do gênero, mas pouco doque vejo", conta o diretor, quetambém resistiu a um perfil bio-gráfico de Caymmi. "Quis sair doformato padrão e pensar a músicacomo parte da dramaturgia, nãocomo um show à parte."

Em cena, o ator e dançarinoMárcio Moura canta mais de 20canções de Caymmi. "A cada cenanova que o Diogo escrevia, nosencontrávamos e eu lia o textopara ele", conta Márcio, um dosfundadores da companhia de mí-mica Etc e Tal, que circula há maisde 20 anos no Brasil e no exterior."O desafio foi me aproximar, nafala, da mesma naturalidade deCaymmi quando canta."

A montagem foi contempladapelo edital de patrocínio dos Correi-os e do Banco do Nordeste. O figu-rino é assinado por Fernanda Sabi-no, da Artesanal Cia. de Teatro, e acenografia é de Vinícius Lugon.

"Quem vem pra beira do mar"será apresentado nos dias 30 e 31de outubro, e 01 de novembro,sendo sexta, às 21h; sábado, às20h; e domingo, às 19h. O TeatroPopular Oscar Niemeyer fica narua Jornalista Rogério CoelhoNeto s/n, no Centro de Niterói. Osingressos estão sendo vendidosa R$20 (inteira) e R$10 (meia).

Divulgação

PROCURANDO UMA ASSESSORIAPARA CUIDAR DA SUA EMPRESA?

Tel. (21) 3608-7538www.conceitoae.com.br

NITERÓI SHOPPING, SALA 2406CONTRATE NOSSA ASSESSORIA E TENHA ACESSO

A UM SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO.

Assessoria Contábil Assessoria Jurídica Assessoria Financeira

NITEROI JÁ TEM DEFINIDA A ORDEM DOS DESFILES

O sorteio com a ordemde desfiles abrangeu dezagremiações do Grupo Es-pecial de Enredo, que de-verão se apresentar no do-mingo. O plano de desfilestambém prevê a passagem

de dez escolas do Grupo deAcesso na Segunda e ou-tras dez do Grupo Principalna terça-feira. A diretoria-executiva da Uesbcn tam-bém pleiteia a retomada dosdesfiles no sábado de Car-naval para a apresentaçãodos blocos de embalo.

Nessa data, outras atra-ções também poderão serconvidadas para qualificarainda mais o espetáculo. Nosorteio, os intérpretes dasagremiações filiadas à Ues-bcn cantaram os hinos dasagremiações, acompanha-dos pela bateria “RitmoFolgado”, da Cubango. Averde e branca, que desfilano Grupo de Acesso doCarnaval Carioca, cedeu aquadra para o sorteio eabriu o espetáculo cantan-do o hino oficial para o Car-naval 2016. “Ficamos felizesem ver os sambistas da ci-dade unidos aqui. Brigamospor um lugar no Grupo Es-pecial do Rio, mas notamosque o samba de Niteróiestá cada vez mais fortale-

os trabalhos de montagemdas alegorias que serãousadas nos desfiles. Paraessa finalidade, um galpãona Avenida Feliciano Sodré,no Ponto Cém Reis, estásendo alugado pela prefei-tura e terá as dependênciasdivididas entre as desfilan-tes. Esse local substituirá oantigo ponto que era usa-do no extinto quartel doExército no Barreto, ondeestá sendo construída anova sede da Guarda Mu-nicipal. Segundo secretá-rio de Participação Socialde Niterói, Anderson JoséRodrigues, o “Pipico”, osúltimos detalhes estão sen-do definidos para a entregado imóvel nos próximosdias. O governo municipaltambém deverá repassar,até o fim do ano, a primeiraparcela da subvenção a serdestinada para a prepara-ção das agremiações. Osvalores ainda estão sendodiscutidos. “Mais uma vez,queremos contar com oapoio das autoridades para

avançar o plano de prepa-ração do Carnaval 2016. Sóassim, conseguiremos pro-porcionar um espetáculocom a tradicional qualida-de”, afirmou o presidente daUesbcn, André Nogueira.

cido”, afirmou o presidenteda Cubango, Olivier Lucia-no Viera, o Pelé.

Na ordem de apresenta-ção, temos o Grupo Especi-al de Enredo, no domingode carnaval, às 20h: BemAmado, Unidos do Castro,União do Maruí, Banda Ba-tistão, Galo de Ouro, Griloda Fonte, Unidos da Ciclo-via, Fora de Casa, Unidosdo Barro Vermelho e Tá Rin-do Por Quê. Já o Grupo deAcesso, na segunda-feira,às 20h, terá o Combinadosdo Amor, Galo de Ouro, Sa-cramento, Experimenta,União da Engenhoca, Mo-cidade de Icaraí, Unidos doBoaçu, Balanço do Fonse-ca, Bafo do Tigre e Tá MoleMas é Meu. O Grupo Prin-cipal desfila na terça-feira,às 20h com Souza Soares,Cacique da São José, Mag-nólia Brasil, Unidos da Re-gião Oceânica, Folia do Vi-radouro, Alegria da ZonaNorte, Império de Araribóia,Sabiá Grupo do Quinze eAlegria da Zona Norte.

Mario Dias editor do CASA DA GENTE será homenageadopelo enredo do Fora de Casa em 2016

Foto

s: M

arcio

Lom

ba

Page 12: Caderno 1 completo 2

12 OUTUBRO 2015