Caderno Especial - O Estado de São Paulo

8
HOSPITAL FEST BRASIL 2009 - 1 Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009 - INFORME PUBLICITáRIO Administrador Hospitalar do Ano Paulo Mergulhão Feira de Negócios do Ano Feira Hospitalar A Hospital Fest 2009 celebra hoje os destaques da saúde brasileira. 7ª Hospital Fest www.hospitalbest.com.br O evento, que reúne hospitais, centros de diagnóstico, home care e fornecedores de equipamentos, produtos e serviços para ins- tituições de saúde, além de lideranças e figu- ras gratas ao setor, constitui uma oportunida- de para reconhecer a excelência destacando instituições, personalidades e empresas que fizeram a diferença em 2009. O tema escolhido para a VII Hospital Fest celebra as promessas da Biologia Molecular para a medicina do século XXI. Cinco décadas após a descoberta da dupla hélice do DNA, o campo da biologia molecular vem conhecendo expressivo de- senvolvimento e já exibe um portfólio de soluções que estão transformando não só o diagnóstico e a prática médica como a pró- pria maneira como vemos a vida e o destino da espécie humana sobre o planeta. O evento é uma iniciativa da ABMS - Associação Brasileira de Marketing em Saúde e realização da Revista SaúdeBest e terá lugar no Salão Nobre do Esporte Clu- be Sírio, em São Paulo. O programa tem início as 19h00, com um coquetel de boas vindas. A cerimônia de entrega dos troféus está marcada para as 20h00 e incluí um jantar servido a partir das 21h00. O show de encerramento terá a presença da New Orleans Jazz Band Brasil, que conta com a regência do maestro Missali, compositor, arranjador e band leader internacional- mente reconhecido. Personalidade do Ano Dr. José Luiz Gomes do Amaral Consultor do Ano Prof. Afonso José de Matos Lider em Responsabilidade Social Carlos José Massarenti Executvo Hospitalar do Ano João Sabino Personalidade do Marketing em Saúde Thomas Santos Empresa de Responsabilidade Social Pró-Saúde Diretor Técnico Hospitalar Dr. Antoninho Sanfins Arnoni Dirigente Hospitalar do Ano Valdesir Galvan Liderança Institucional Franco Pallamolla Empresário do Ano José Baptista Portugal Paulin Educador em Saúde Prof. Carlos Eduardo Stempniewski Empreendedora do Ano GIsele Cerqueira A elite hospitalar brasileira tem encontro marcado esta noite na VII Hospital Fest para seu congraçamento anual. AmpliChip CYP450 O novo ícone da Biologia Molecular na Era da Farmacogenética. Produto do Ano Instituições em Destaque Iniciativa Realização Apoio Acompanhamento

description

Caderno especial - Encarte no Jornal o Estado de São Paulo

Transcript of Caderno Especial - O Estado de São Paulo

Page 1: Caderno Especial - O Estado de São Paulo

HOSPITAL FEST BRASIL 2009 - 1Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009 - Informe PublIcItárIo

Administrador Hospitalar do Ano

Paulo mergulhão

Feira de Negócios do Ano

feira Hospitalar

A Hospital fest 2009 celebra hoje os destaques da saúde brasileira.

7ª Hospital Festwww.hospitalbest.com.br

O evento, que reúne hospitais, centros de diagnóstico, home care e fornecedores de equipamentos, produtos e serviços para ins-tituições de saúde, além de lideranças e figu-ras gratas ao setor, constitui uma oportunida-de para reconhecer a excelência destacando instituições, personalidades e empresas que fizeram a diferença em 2009.

O tema escolhido para a VII Hospital Fest celebra as promessas da Biologia Molecular para a medicina do século

XXI. Cinco décadas após a descoberta da dupla hélice do DNA, o campo da biologia molecular vem conhecendo expressivo de-senvolvimento e já exibe um portfólio de soluções que estão transformando não só o diagnóstico e a prática médica como a pró-pria maneira como vemos a vida e o destino da espécie humana sobre o planeta.

O evento é uma iniciativa da ABMS - Associação Brasileira de Marketing em Saúde e realização da Revista SaúdeBest e

terá lugar no Salão Nobre do Esporte Clu-be Sírio, em São Paulo. O programa tem início as 19h00, com um coquetel de boas vindas. A cerimônia de entrega dos troféus está marcada para as 20h00 e incluí um jantar servido a partir das 21h00. O show de encerramento terá a presença da New Orleans Jazz Band Brasil, que conta com a regência do maestro Missali, compositor, arranjador e band leader internacional-mente reconhecido.

Personalidade do Ano

Dr. José luiz Gomes do Amaral

Consultor do Ano

Prof. Afonso José de matos

Lider em Responsabilidade Social

carlos José massarenti

Executvo Hospitalar

do Ano

João Sabino

Personalidade do Marketing em Saúde

thomas Santos

Empresa de Responsabilidade Social

Pró-Saúde

Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Antoninho Sanfins Arnoni

Dirigente Hospitalardo Ano

Valdesir Galvan

Liderança Institucional

franco Pallamolla

Empresário do Ano

José baptista Portugal

Paulin

Educador em Saúde

Prof. carlos eduardo Stempniewski

Empreendedorado Ano

GIsele

cerqueira

A elite hospitalar brasileira tem encontro marcado esta noite na VII Hospital Fest para seu congraçamento anual.

Amplichip cYP450

O novo ícone da Biologia Molecular na Era da

Farmacogenética.

Produto do Ano

Instituições em Destaque Iniciativa Realização ApoioAcompanhamento

Page 2: Caderno Especial - O Estado de São Paulo

2 - HOSPITAL FEST BRASIL 2009 Informe PublIcItárIo - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Por estabelecer uma mudança de para-digma nos exames de Biologia Molecu-lar e da Farmacogenética, o AmpliChip

CYP450 foi escolhido para receber o Prêmio HOSPITAL BEST 2009 como o Produto do Ano.

A personalização da medicina é o reconhe-cimento de que existem diferenças biológicas entre as pessoas. Somos semelhantes, mas não somos iguais. Cada um de nós é um indivíduo único, geneticamente falando. Embora todos compartilhemos do mesmo genoma, já foram identificadas mais de 2,3 milhões de variações nas seqüências no genoma humano. Por ter-mos uma combinação única de genes, cada um de nós é singular em sua individualidade genética. Por essa razão cada um de nós reage de maneira particular diante dos males que nos afligem pela nossa condição humana.

Durante muito tempo se imaginou que o remédio que curava um devia curar todos. E era desalentador para o médico constatar, a todo o instante, que não era bem assim que muitos medicamentos funcionavam. Algo de capricho-so devia haver na biologia molecular que se in-terpunha até no mais cuidadoso planejamento terapêutico e não raro frustrava as expectativas do mais meticuloso dos médicos.

Então, na década de 50 do século XX, co-meçamos a desvendar os mistérios que enco-briam o comportamento imprevisível da mãe natureza no que diz respeito ao metabolismo das drogas e dos fármacos.

A partir da descoberta do DNA e do pa-pel fundamental dos genes na composição do chamado livro da vida ficou claro que o perfil genético de um indivíduo podia não determi-nar necessariamente o destino genético de seu portador, mas estabelecia limites e ditava o contexto de seu desenrolar. Precisávamos aprender a ler seu conteúdo e a entender sua mensagem. Tínhamos que aprender a lidar com as regras de sua expressão e descobrir maneiras de circunscrever as limitações que figuram em nosso destino genético.

A FArmAcogenéticA e AerA dA medicinA sob medidAPreconizada desde a última década do século XX, a medicina sob medida requeria avanços da biologia molecular e o desenvolvimento de técnicas diagnósticas específicas. Para ser efetiva, a medicina personalizada precisa levar

em conta não apenas os polimorfismos e o metabolismo de cada paciente, mas também se valer dos conhecimentos da biologia mo-lecular com a finalidade de orientar a conduta terapêutica e contribuir na seleção e prescri-ção dos medicamentos.

Segundo o médico Ismael Dale Cotrim Guerreiro da Silva, oncologista, com pós dou-torado em Biologia Molecular e coordenador do Centro de Biologia Molecular do Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica, a medicina personalizada compreende o campo da Far-macogenética, a qual diz respeito à forma como respondemos a diferentes fármacos.

O exame AmpliChip CYP 450 da Roche, recentemente introduzido no Brasil pela Salo-mão & Zoppi Medicina Diagnóstica, mostra a velocidade do processamento dos fármacos, que pode variar de pessoa para pessoa. Para efeitos práticos, o metabolismo divide-se em quatro categorias:

Metabolismo Ultra-RápidoMetabolismo ExtensivoMetabolismo IntermediárioMetabolismo Pobre

Para classificar em que categoria se encai-xa um dado paciente a técnica se vale de um “chip” de aplicação biológica. Esse “chip”, que, diga-se, não tem parentesco com os “chips” de computador, dispõe de um micro-tabuleiro onde as “casas” microscópicas são ocupadas por sequencias de DNA. Esse tabuleiro, que recebe o nome de “microarray”, ou de micro-arranjo, recebe fragmentos do DNA do paciente e, por meio de um complexo processo de ab-sorção seletiva, permite identificar 28 polimor-fismos ou mutações do gene CYP2D6 e dois polimorfismos do gene CYP2C19.

Esses genes, de nomes complicados e que parecem ter saído do filme “Guerra na Estrelas”, são fundamentais para o metabolis-mo dos medicamentos. O gene CYP2D6, por exemplo, participa da metabolização de cerca de 25 por cento de todos os medicamentos utilizados clinicamente. Quer dizer, um em cada quatro medicamentos expostos na pra-teleira da farmácia depende diretamente deste gene para funcionar no organismo humano.

Assim, se o paciente for um pobre meta-bolizador, as doses usuais dos medicamentos metabolizados pelo gene poderão alcançar concentrações muito altas e produzir efeitos

colaterais indesejáveis. Se, ao contrário, ele for um metabolizador ultra-rápido, as doses usuais poderão ser insuficientes e não produ-zir os efeitos terapêuticos esperados. Portanto a presença de polimorfismos no DNA do pa-ciente pode alterar significativamente a ma-neira como ele vai reagir aos medicamentos que são metabolizados pelo gene.

A lista de medicamentos que dependem do gene CYP2D6 inclui antiarrímicos, beta-bloqueadores, antidepressivos, antipsicóticos e outros. O CYP2D6 também exerce um papel importante no caso de muitos pró-fármacos, ou seja, de drogas que precisam ser trans-formadas no organismo para se converterem nas substâncias ativas. Um exemplo é o ta-moxifeno, um antiestrogênico largamente utilizado no tratamento e prevenção do câncer de mama. Essa substância, entretanto, precisa ser transformada em outra para alcançar sua eficácia. A substância ativa é, na verdade, o endoxifeno. Esse é que vem a ser o metabolito que efetivamente atua contra o câncer.

Evidentemente, se o médico toma conheci-mento da dificuldade do paciente em converter o tamoxifeno em endoxifeno, ele poderá compen-sar esta deficiência ajustando a dosagem, usan-do outros fármacos ou mesmo utilizando uma abordagem terapêutica diferente. A prática usual ainda é a de ajustar a dosagem dos medicamen-tos na base da tentativa e erro. Até recentemente não havia mesmo outra alternativa. Com o ad-vento do novo exame de famacognética, entre-tanto, passou a ser possível conhecer o genótipo do paciente antes de iniciar o tratamento. A van-tagem é que, além de reduzir o risco de eventos adversos, é possível ganhar tempo e atingir a terapia ideal mais rapidamente. Sem dúvida, um beneficio particularmente desejável em doenças de progressão rápida como é o caso do câncer.

Com o novo exame, trazido ao Brasil pelo Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica, a me-dicina sob medida começa a se tornar realida-de. Os custos ainda limitam sua adoção mais extensiva, mas a tendência é que eles caiam rapidamente e passem a ser patrocinados pe-las operadoras de saúde. É possível, portanto, que muito breve o nome dos genes CYP2D6 e CYP2C19 deixe de soar intergaláctico e se incorpore ao dia a dia de uma medicina mais personalizada e mais capaz de oferecer a cura certa para as pessoas certas.

AmpliChip CYP450: Produto do Ano

Amplichip cYP450

Celso skrabe

Page 3: Caderno Especial - O Estado de São Paulo
Page 4: Caderno Especial - O Estado de São Paulo

4 - HOSPITAL FEST BRASIL 2009 Informe PublIcItárIo - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

O tema central da VII Hospital Fest cele-bra a maturidade científica e tecnoló-gica da Biologia Molecular e o seu ex-

traordinário potencial de contribuições para fazer do Século XXI o século da Saúde.

A descoberta, em 1953, da estrutura de dupla hélice do DNA provocou uma revolu-ção nas ciências biológicas. O impacto só agora está começando a ser apreciado em toda a sua extensão.

Dado o progresso extraordinário dos últimos cinquenta anos, o que podemos esperar para o futuro?

Um conhecido site voltado para o apoio das pesquisas em biologia molecular nos Estados Unidos apresenta em seu cabeça-lho uma frase que sintetiza as esperanças depositadas na ciência do DNA: “Não exis-te a fonte da juventude. Mas quem sabe existe um gene...”

Em 221 AC, o Imperador Qin Shi Huang, conhecido pela construção da Grande Muralha da China, procurou en-contrar o “elixir da vida”. Em 1513, Ponce de Leon viajou para o que é hoje o Estado da Flórida, nos Estados Unidos, em bus-ca da “fonte da juventude”.

Muito embora descobrir uma fonte da qual jorre a promessa de uma vida sem morte não esteja no horizonte visível, não é com facilidade que aceitamos os fatos inescapáveis da vida: nascemos, enve-lhecemos e, no final, morremos. Bilhões são gastos no planeta a cada ano tentan-do adiar o inevitável.

Auspiciosamente, do lado da ciência, existe um número crescente de cientistas que vem tentando encontrar uma “fonte da juventude” de origem genética. Alguns cientistas imaginam que será possível, para as novas gerações contemporâneas, alcan-çar uma expectativa de vida de 120 anos ainda no presente sáculo. Biologicamente não parece haver impedimento. O médico, fisiologista e biólogo Dr. Alexis Carrell, lau-reado com o Nobel de Medicina, já dizia em seu tempo que “a célula é imortal... tanto

quanto sabemos, a pulsação da vida poderia durar para sempre”. A Biologia Molecular está à procura de respostas e, quem sabe, irá encontrar o gene que guarda a chave para prolongar a vida, já que não se pode cogitar, ao menos à luz dos conhecimen-tos atuais, na derrota definitiva da morte. A boa notícia, entretanto, é que a evolução do conhecimento na área da biologia mo-lecular permite descortinar possibilidades fantásticas em áreas que vão dos diagnós-ticos mais precisos ao combate ao câncer e mesmo ao desenvolvimento de órgãos para reposição. Não está longe o dia em que será possível controlar o câncer de tal maneira que morrer da doença passará a ser algo raro. Não que os casos de câncer venham a desaparecer. O que deverá acon-tecer é que o controle da doença vai evoluir a ponto de prometer que, mesmo nos casos

em que não se obtenha a cura, muito pro-vavelmente se irá morrer com câncer e não de câncer.

A ProteômicA – no rumo de melhores drogAs e terAPiAs

Agora que a Biologia Molecular já é uma realidade no cotidiano da medicina os pesquisadores estão se voltando para as pesquisas com o proteoma humano. Trata-se do extenso universo de proteínas produ-zidas pelas células e tecidos do corpo.

O genoma, o conjunto completo da informação genética no organismo, con-tém apenas as receitas para a produção de proteínas. São as proteínas, entretanto, que constituem os tijolos e a argamassa das células.

A enormidade do novo desafio está em que o proteoma é muito mais complexo do

que o genoma e muito mais difícil de estu-dar. Enquanto o alfabeto do DNA compre-ende quatro “letras” básicas, adenina (A), citosina (C), guanina (G) e tiamina (T), uma proteína é construída por até 20 diferentes blocos de construção, os “aminoácidos”.

Sendo a principal área funcional da genômica, a proteômica tende a fazer a ponte entre os genes e os seus produtos, as proteínas.

No espetacular cenário que se pode des-cortinar para as ciências biológicas dos próxi-mos decênios, o desenvolvimento da proteô-mica se mostra um dos mais promissores. Ao contribuir para a elucidação do controle gené-tico e dos processos moleculares complexos a proteômica deverá ter um papel central no desenvolvimento de novos medicamentos, de diagnósticos mais precisos e na esperada vi-tória final sobre o câncer.

Celebrando as promessas da Biologia Molecular

Page 5: Caderno Especial - O Estado de São Paulo
Page 6: Caderno Especial - O Estado de São Paulo

6 - HOSPITAL FEST BRASIL 2009 Informe PublIcItárIo - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Na Hospital Fest de 2003 comemoramos os 50 anos do DNA com um parabéns a você cantado por mais de mil pessoas no palco do Olympia. Na ocasião, representando os cientistas brasileiros que participaram do Projeto Genoma, homenageamos o cientista Emmanuel Dias Neto, atual pesquisador do Hospital AC Camargo (HACC) e professor do MD Anderson Cancer Center - University of Texas, MDACC, Estados Unidos.

Emmanuel Dias Neto, ao fazer seu pro-

nunciamento, previu que um dia, no futuro, a farmacogenômica e a farmacogenética iriam permitir o surgimento da medicina personalizada.

Em 2009, apenas seis anos depois, o Brasil chega ao futuro e hoje, na VII Hospí-tal Fest, estamos celebrando a chegada da era da farmacogenômica e da farmacogené-tica, um novo tempo para a Biologia Mole-cular, a Medicina Personalizada e para os tratamentos sob medida.

O futuro chegou PERSONALIDADE DO ANO Dr. José Luiz Gomes do Amaral

HOSPITAL DO ANO Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

REDE HOSPITALAR DO ANO Hospitais Camilianos de São Paulo

EMPRESA DO ANO FANEM

INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DO ANO IBCC

CENTRO DE DIAGNOSTICOS DO ANO Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica

CENTRO DE DIAG. EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica

CENTRO DE DIAG. LABORATÓRIO DE IMAGEM Fleury

CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DE MEDICINA NUCLEAR Cedimen Centro Diagnósticos em Medicina Nuclear S/C Ltda

LABOR. DE ANÁLISES CLÍNICAS (PATOLOGIA CLÍNICA) Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica

CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DE BIOLOGIA MOLECULAR E FARMACOGENÉTICA

Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica

LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica

LABORATÓRIO DE APOIO Hermes Pardini

HOSPITAL DE CUIDADOS PALIATIVOS Premier

DAY HOSPITAL Hospital Israelita Albert Einstein

DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES RIMED

DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS DO ANO FG Farma

CONSULTORIA HOSPITALAR Pró-Saúde

HOME CARE DO ANO Dal Ben Home Care

LABORATÓRIO FARMACÊUTICO DO ANO Roche

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR TERCEIRIZADAPró Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

FEIRA DE NEGÓCIOS DO ANO Feira Hospitalar

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO ANO Bradesco

CONSULTORIA FINANCEIRA HOSPITALAR Planisa

SEGURADORA DE SAÚDE DO ANO Bradesco Saúde

EMPRESA DE RESPONSABILIDADE SOCIALPró Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

HEMOCENTRO Hemocentro São Lucas

DIRETOR TÉCNICO HOSPITALAR DO ANO 2006 Dr. Antoninho Sanfins Arnoni

EMPRESÁRIO DO ANO José Baptista Portugal Paulin

EXECUTIVO HOSPITALAR DO ANO João Sabino

DIRIGENTE HOSPITALAR DO ANO Valdesir Galvan

ADMINISTRADOR HOSPITALAR DO ANO Paulo Mergulhão

LIDERANÇA INSTITUCIONAL Franco Pallamolla

EDUCADOR EM SAÚDE Professor Carlos Eduardo Stempniewski

CONSULTOR DO ANO Professor Afonso Matos

PRODUTO DO ANO AmpliChip CYP 450 (Roche)

DESTAQUE DE MÍDIA EM SAÚDE Guia OESP

LíDER EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Carlos José Massarenti

EMPREENDEDOR DO ANO Gisele Cerqueira

PERSONALIDADE DO MARKETING EM SAÚDE Thomas Santos

Projeto Gráfico/ProduçãoFlavio Della Torre

Colaboradores Adélia Kinjo

Carlos Lescovar

Administração e FinançasNeide Fernandes

Atendimento a ClientesRenato José Rodrigues

Secretaria Geral da ABMSMária Lúcia de O. Neves Skrabe

Web SiteVictor Skrabe

Ricardo Rodrigues da Silva

exímia comunIcação ltda.R. Cardoso de Almeida, 60 - cj. 32

05013-000 - São Paulo-SPT: (11) 3872-2190 - F: (11) 3872-2523

EditorCelso Skrabe

Veja o ranking completo no site: www.hospitalbest.com.br

Prêmio Hospital Best 2009 - Destaques Especiais

comemoração dos 50 anos da descoberta do DnA - Hospital fest 2003

Destaques RegionaisCE HOSPITAL REGIONAL UNIMED FORTALEZA

ES HOSPITAL SANTA RITA DE CÁSSIA - ES

PE HOSPITAL SANTA JOANA

RJ REDE D´OR DE HOSPITAIS

RS COMPLEXO HOSPITALAR SANTA CASA

neW orleAns JAZZ bAnd brAsil faz o show de encerramento da Vii hospital Fest.

A New Orleans Jazz Band Brasil apresenta o típico jazz da Louisiana. A banda é reconhecida no exterior e seu estilo musical é apreciado internacionalmente por sua linguagem artística universal, baseada principal-mente no sentimento, na intuição e na técnica musical. A banda é dirigida pelo maestro e band leader Missali.

Page 7: Caderno Especial - O Estado de São Paulo

3,1 milhões de atendimentos por ano.Para nós, cada um deles é único.

Rede de Hospitais São Camilo.

Atendimento humanizado, 24 horas por dia.

• Urgência e emergência

• Consultas com hora marcada

• Equipamentos modernos

• UTI adulto e infantil

• Centro de diagnósticos completo

• Profi ssionais qualifi cados isis

AcoAcoAcoAcoAcoocooomodmodmodmodmodmodmodmodaçõaçõaçõaçaçõaaça es es eses conconconconononffoforforf távtáváváveiseieiseii

ResResResResResRResssssosooResResResResResRResRessonsonsonsonsonsonsonnnâncâncâncâncncâncâ ia ia ia ia ia ia magmagmagmagmm nétnétnétnétnétét cicaicaicacacacc

CenCenCenCenCenCenCCC trotrotrorotroroo ci ci rúrrúrúrúrrúrúrrgicgicgicgicgicgicg oooo

Sempre Pronto. Sempre Perto.

www.saocamilo.com(11) 3677-4444 • Pompeia(11) 2972-8000 • Santana(11) 2066-7000 • Ipiranga

Res

p. t

éc.:

Fábi

o P

eter

lini

, CR

M 5

4.28

9

SCM10327038-An_Rev_SaudeBest_237x260.indd 1 12/11/09 5:52:32 PM

Page 8: Caderno Especial - O Estado de São Paulo

8 - HOSPITAL FEST BRASIL 2009 Informe PublIcItárIo - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Prêmio Hospital Best 2009 - A marca das boas marcas

www.hpev.com.br www.lsz.com.br

www.ppv.com.br

www.planisa.com.br

www.hospitalsantarita.com.br www.mha.com.br

www.planitrade.com.br

www.fanem.com.br www.biocardio.com.br

www.soniclear.com.br

www.prolim.com.br www.fatorrh.com.br

www.imftec.com.br

www.unimedfortaleza.com.br

www.prosaude.org.br www.rdibender.com.br www.fiat.com.br

www.newset-ar.com.br

www.nucleora.com.br

www.deltronix.com.br

www.theoto.com.br

www.santajoana.com.br

www.bace.com.br www.lifetex.com.brwww.nextsaude.com.br

www.screenline.com.br

www.hospitalsaocamilo.com.br

[email protected] www.rimed.com.br

www.eurocentro.com.br

www.grauengenharia.com.br

www.fademac.com.br

www.bomi.com.brwww.bionexo.com.br

Conheça todas as empresas premiadas no site: www.hospitalbest.com.br