Capelania hospitalar aula de introdu+ç+âo

27
C C apelania apelania H H ospitalar ospitalar Disse Jesus: Disse Jesus: V V inde, benditos do inde, benditos do meu Pai... meu Pai... p p orque estive enfermo, orque estive enfermo, e e me visitastes” me visitastes” (Mt.25:34-36) (Mt.25:34-36) O espírito firme sustém o homem na O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido sua doença, mas o espírito abatido quem o pode suportar? quem o pode suportar? (Pv.18:14) (Pv.18:14) C apelania

Transcript of Capelania hospitalar aula de introdu+ç+âo

Page 1: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

CCapelania apelania HHospitalarospitalar

Disse Jesus:Disse Jesus:

““VVinde, benditos do meu Pai... inde, benditos do meu Pai... pporque estive enfermo, orque estive enfermo,

ee me visitastes” me visitastes” (Mt.25:34-36)(Mt.25:34-36)

O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido quem o pode suportar?o espírito abatido quem o pode suportar? (Pv.18:14)(Pv.18:14)

Capelania

Page 2: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

O que é Capelania HospitalarO que é Capelania Hospitalar

 

O ministério de Capelania Hospitalar consiste na assistência espiritual, solidária, voluntária aos enfermos e ou familiares, hospitalizados ou não, mediante a aplicação do conforto da Palavra de Deus, sem preconceito de raça, cor ou religião.

Capelania

Page 3: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Capelania Hospitalar

1. O atendimento da Capelania é oferecido ao paciente internado no hospital bem como aos seus familiares.

2. O serviço é estendido aos profissionais da saúde e funcionários que o desejarem.

Capelania

Page 4: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Benefícios para o HospitalBenefícios para o Hospital

Os pacientes engajam-se ao tratamento médico, Os pacientes engajam-se ao tratamento médico, aceitam melhor a hospitalização, enfrentam a aceitam melhor a hospitalização, enfrentam a enfermidade com mais esperança e força, tendo enfermidade com mais esperança e força, tendo qualidade de vida e propósito para viver. qualidade de vida e propósito para viver.

““Seja feita a Tua vontade”Seja feita a Tua vontade”

Capelania

Page 5: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Benefícios para o HospitalBenefícios para o Hospital

1. O Hospital conta com a seleção e capacitação de 1. O Hospital conta com a seleção e capacitação de visitadores e capelães devidamente preparados e visitadores e capelães devidamente preparados e orientados com seu acesso controlado.orientados com seu acesso controlado.

2. Os profissionais da saúde também são assistidos 2. Os profissionais da saúde também são assistidos em sua espiritualidade e em seus conceitos em sua espiritualidade e em seus conceitos emocionais, trazendo mais ciência ao atendimento.emocionais, trazendo mais ciência ao atendimento.

Capelania

Page 6: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Projeto de Capelania HospitalarProjeto de Capelania Hospitalar

MissãoMissão

Inspirar “vida” através do amor, consolo, Inspirar “vida” através do amor, consolo, esperança, com seriedade e solidariedade.esperança, com seriedade e solidariedade.

Acrescentar a autoestima e a fé dos Acrescentar a autoestima e a fé dos enfermos hospitalizados e seus familiares.enfermos hospitalizados e seus familiares.

Capelania

Page 7: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Projeto de Capelania HospitalarProjeto de Capelania Hospitalar

VisãoVisão

Promover o crescimento espiritual e fé Promover o crescimento espiritual e fé nas vidas visitadas nos leitos, também nas vidas visitadas nos leitos, também aos familiares. Apoio emocional e aos familiares. Apoio emocional e espiritual ao trabalho das equipes espiritual ao trabalho das equipes hospitalares.hospitalares.

Capelania

Page 8: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Projeto de Capelania HospitalarProjeto de Capelania Hospitalar

ValoresValores

Fé (propósito), ética, espírito voluntário, Fé (propósito), ética, espírito voluntário, comprometimento, respeito, honra, e comprometimento, respeito, honra, e acima de tudo amor.acima de tudo amor.

Capelania

Page 9: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Fundamentação da Capelania hospitalarFundamentação da Capelania hospitalar

AAmor mor

ao ao

PPróximo.róximo.

Capelania

Page 10: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

MetodologiaMetodologia

Visita quando solicitado. Atendimento Visita quando solicitado. Atendimento individual para ouvir, apoiar, orar por individual para ouvir, apoiar, orar por pacientes, propondo assistência aos pacientes, propondo assistência aos familiares e aos colaboradores do hospital. familiares e aos colaboradores do hospital. Oferecer ao paciente literatura cristã.Oferecer ao paciente literatura cristã.

Capelania

Page 11: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Abrangência da Capelania hospitalar

No Hospital De Ávila, aos pacientes, No Hospital De Ávila, aos pacientes, acompanhantes, funcionários e acompanhantes, funcionários e familiares.familiares.

Capelania

Page 12: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Objetivo GeralObjetivo Geral

Prestar Assistência Espiritual, e solidária aos Prestar Assistência Espiritual, e solidária aos enfermos, com ênfase no amparo social aos enfermos, com ênfase no amparo social aos familiares carentes e se necessário também familiares carentes e se necessário também aos profissionais da saúde, sem distinção de aos profissionais da saúde, sem distinção de raça ou credo.raça ou credo.

Capelania

Page 13: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

PARA ESTA OBRA PRECISAMOS DEPARA ESTA OBRA PRECISAMOS DE

1. Ter a certeza e a convicção da chamada de Deus 1. Ter a certeza e a convicção da chamada de Deus para o Ministério – Jô 15.16para o Ministério – Jô 15.16

2. Ser dedicado a oração e leitura da palavra de 2. Ser dedicado a oração e leitura da palavra de Deus – Os 6-3Deus – Os 6-3

3. Ser cordial amável e humilde e atencioso 3. Ser cordial amável e humilde e atencioso

Mateus 11-29Mateus 11-29

4. Ser amigo dos profissionais da área da saúde no 4. Ser amigo dos profissionais da área da saúde no hospital.hospital.

Capelania

Page 14: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

A pessoaA pessoa

5. Estar sempre disponível a atender o 5. Estar sempre disponível a atender o chamado do hospital e familiares.chamado do hospital e familiares.

6. Procurar apresentar-se sempre bem 6. Procurar apresentar-se sempre bem higienizado e com boa aparência.higienizado e com boa aparência.

7. Procurar estar sempre sorrindo e de bom 7. Procurar estar sempre sorrindo e de bom humor para com todos. Ml. 3-18.humor para com todos. Ml. 3-18.

Capelania

Page 15: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

A pessoa doente no hospitalA pessoa doente no hospital

8. Lembrando sempre que as pessoas doentes 8. Lembrando sempre que as pessoas doentes estão fragilizadas e muitas vezes angustiadas e estão fragilizadas e muitas vezes angustiadas e sem esperançasem esperança

9. A capelania está no hospital para levar uma 9. A capelania está no hospital para levar uma palavra de conforto, fé e esperança. palavra de conforto, fé e esperança.

Capelania

Page 16: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Legislação da Capelania Legislação da Capelania

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:propriedade, nos termos seguintes:

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosaassistência religiosa nas entidades civis e militares de nas entidades civis e militares de internação coletiva.internação coletiva.

Constituição Federal de 1988

Capelania

Page 17: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

LEI FEDERAL Nº 9.982, DE 14/JULHO/2000LEI FEDERAL Nº 9.982, DE 14/JULHO/2000

Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas Dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares

O P R E S I D E N T E  D A  R E P Ú B L I C A - O P R E S I D E N T E  D A  R E P Ú B L I C A - Faço saber que o Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1Art. 1oo Aos religiosos de todas as confissões assegura- Aos religiosos de todas as confissões assegura-se o acesso aos hospitais da rede pública ou privada, se o acesso aos hospitais da rede pública ou privada, bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou militares, para dar atendimento religioso aos militares, para dar atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com estes, ou internados, desde que em comum acordo com estes, ou com seus familiares no caso de doentes que já não mais com seus familiares no caso de doentes que já não mais estejam no gozo de suas faculdades mentais.estejam no gozo de suas faculdades mentais.

Capelania

Page 18: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Parágrafo únicoParágrafo único. (Vetado). (Vetado)

Art. 2Art. 2oo

Os religiosos chamados a prestar assistência nas Os religiosos chamados a prestar assistência nas entidades definidas no art. 1entidades definidas no art. 1oo deverão, em suas deverão, em suas atividades, acatar as determinações legais e atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar ou normas internas de cada instituição hospitalar ou penal, a fim de não pôr em risco as condições do penal, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar ou paciente ou a segurança do ambiente hospitalar ou prisional.prisional.

Capelania

Page 19: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Lei Federal...Lei Federal...

Art. 3Art. 3oo (Vetado) (Vetado)

Art. 4Art. 4oo O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de noventa dias.de noventa dias.

Art. 5Art. 5oo Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 14 de julho de 2000; 179Brasília, 14 de julho de 2000; 179oo da Independência e 112 da Independência e 112oo da República.da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSOFERNANDO HENRIQUE CARDOSO

José Gregori, Geraldo Magela da Cruz Quintão, José SerraJosé Gregori, Geraldo Magela da Cruz Quintão, José Serra

Capelania

Page 20: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

O doente em fase terminal: estágiosO doente em fase terminal: estágios Capelania

Page 21: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Como proceder na visitação na UTIComo proceder na visitação na UTI Capelania

Page 22: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Assistindo a família e acompanhantesAssistindo a família e acompanhantes Capelania

Page 23: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

A pessoa do visitadorA pessoa do visitador Capelania

Page 24: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

A pessoa do visitador na UTIA pessoa do visitador na UTI Capelania

Page 25: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

A pessoa do visitadorA pessoa do visitador

Pergunte se ele deseja que faça uma Pergunte se ele deseja que faça uma oração?oração?

Ore baixo, lentamente e suave, não mude Ore baixo, lentamente e suave, não mude o tom da vóso tom da vós

Evite tocar no doente, todavia se ele Evite tocar no doente, todavia se ele desejar, e suas mãos estão limpas, deve desejar, e suas mãos estão limpas, deve tocar suavementetocar suavemente

Capelania

Page 26: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

Parabéns à você!Parabéns à você!

Glória a Deus por sua vida, Glória a Deus por sua vida, pelo seu chamado pelo seu chamado

objetivando servir seu objetivando servir seu próximo, que portas sejam próximo, que portas sejam abertas neste ministério abertas neste ministério

que Deus te chamaque Deus te chama

Capelania

Page 27: Capelania hospitalar   aula de introdu+ç+âo

O Senhor vos abençoe!O Senhor vos abençoe!

Favo de mel são as Favo de mel são as palavras agradáveis. palavras agradáveis. Doçura para a alma e Doçura para a alma e

saúde para saúde para os ossos.os ossos.

(Pv.16:24).(Pv.16:24).

Capelania