Casa da gente dezembro 2015 red

12
ANO IV - EDIÇÃO Nº 73 - DEZEMBRO DE 2015 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá TOCA DA GAMBÁ AINDA MAIS FORTE Página 11 Respondendo a esta pergunta, pessoas dos mais variados segmentos analisaram para o CASA DA GENTE como foi 2015. Eles depositaram esperança de melhores dias para o Ano Novo, mas a maioria está preocupada com a crise econômica, o crescimento da violência e as questões da Saúde. Página 7 ANO NOVO. VOCÊ ACREDITA? No caderno CLUBES, Natal, Réveillon, confraternizações e férias, o guia completo dos eventos e atividades que estão acontecendo nas agremiações. Confira a programação do Rio de Janeiro e Niterói para a chegada de 2016. Em Copacabana, uma das atrações principais é o espetáculo: "SamBra, 100 anos de Samba", comandado pelo músico Diogo Nogueira.Página 6 Saiba como foi a gravação do DVD que marca os 10 anos de carreira do grupo Sambaí, realizado no Clube Português de Niterói. Página 3 De São Gonçalo para a Casa Branca Pedro Oliveira Venanci é um dos 50 finalistas do Programa Jovens Embaixadores criado pela Embaixada Americana no Brasil. Coluna Compartilha! Página 4 Fé, shows e eventos marcam o roteiro de Natal. Num shopping, as princesas da Disney (foto) fazem a alegria das crianças. Página 5 Hyrinéa Bornéo O espírito natalino está no ar Divulgação Divulgação/Guto Costa

description

 

Transcript of Casa da gente dezembro 2015 red

Page 1: Casa da gente dezembro 2015 red

ANO IV - EDIÇÃO Nº 73 - DEZEMBRO DE 2015 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

TOCA DA GAMBÁ AINDA MAIS FORTEPágina 11

Respondendo a esta pergunta, pessoas dos mais variados segmentos analisaram para o CASA DA GENTE como foi 2015. Eles depositaram esperança demelhores dias para o Ano Novo, mas a maioria está preocupada com a crise econômica, o crescimento da violência e as questões da Saúde. Página 7

ANO NOVO. VOCÊ ACREDITA?

No caderno CLUBES, Natal, Réveillon, confraternizaçõese férias, o guia completo dos eventos e atividades que estãoacontecendo nas agremiações.

Confira a programação do Rio de Janeiro e Niterói para a chegada de 2016.Em Copacabana, uma das atrações principais é o espetáculo: "SamBra, 100anos de Samba", comandado pelo músico Diogo Nogueira.Página 6

Saiba como foi a gravação do DVD que marca os 10 anos de carreira dogrupo Sambaí, realizado no Clube Português de Niterói. Página 3

De São Gonçalo para a Casa BrancaPedro Oliveira Venanci é um dos 50 finalistas do Programa Jovens Embaixadores criado pela Embaixada

Americana no Brasil. Coluna Compartilha! Página 4

Fé, shows e eventos marcam o roteiro de Natal. Num shopping, as princesas da Disney (foto) fazem a alegriadas crianças. Página 5

Hyrinéa Bornéo

O espírito natalino está no arDivulgação

Divulgação/Guto Costa

Page 2: Casa da gente dezembro 2015 red

2 DEZEMBRO 2015

Mário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 99874-0583Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] de Marketing / Hyrinéa Borneo /

[email protected] / (21) 99631-3794 e (21) 3620 0010Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da Gente

Colaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo / Gráfica: EditoraEsquema

Fotografias: Luana Dias e fotos divulgaçãoAcesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTE

Blog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.brSUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias / Contatos: Tel.: (21) 99888-

9666 / [email protected]

QUEDA DE LUZ E DESCASO

O JORNAL QUE TEM DE TUDO

ANUNCIE NO JORNAL CASADA GENTE

Valores promocionais parao novo caderno SERVIÇOSEntre em contato conosco:

[email protected]

(21) 99631-3794 (21) 3620-0010(21) 99874-0583

Ao final de mais um ano legisla-tivo, o vereador Bruno Lessa(PSDB) fez um balanço de seu man-dato. Incansável na luta pela trans-parência do poder público, apresen-tou vários projetos de lei, requeri-mentos de informação, além de re-presentações ao Ministério Públi-co. Ao todo, foram apresentados47 projetos de lei, 92 requerimentosde informação e 54 indicações.

Entre os projetos, destaca-seo que determina a publicação nosite da Prefeitura de Niterói detodos os contratos, e seus aditi-vos, bem como os editais de cer-tame licitatório, em seu inteiro teor,feitos pelo Poder Público. Outroprojeto de lei estipula prazo máxi-mo para atendimento nas unida-des públicas de saúde de Niteróipara pacientes idosos, crianças,gestantes e portadores de defici-ência. São 15 dias para consulta; 30 dias para cirurgias eletivas etrês dias para consultas a idosos,quando não houver necessidadede internação imediata. Para por-tadores de doenças graves e cri-anças com idade inferior a dezanos, os prazos serão a metadedos demais pacientes.

Outra proposta apresentadapelo parlamentar, e que causougrande polêmica, foi a emenda àLei Orgânica do Município queprevê a redução do número deSecretarias Municipais de 47 para20. Foi aprovado um projeto delei que obriga a divulgação, emplacas fixadas nas entradas de ci-nemas, teatros, boates, casas de

Vereador Bruno Lessa fazbalanço de seu mandato

diversões, entre outros, o direitoao pagamento da meia-entradaaos jovens com idade de até 21anos, conforme lei estadual n°3.364/2000. Além disso, o “Dia doPoeta” foi instituído em 29 demarço pelo projeto de lei nº 38/15,em comemoração ao nascimentodo jornalista, poeta e escritor LuísAntônio Pimentel. Por fim, tevetambém aprovado o Projeto de Lei285/13, que assegura vagas pró-ximas da entrada em estaciona-mentos de shoppings, supermer-cados, centros comerciais paragestantes e pessoas com crian-ças de colo, com idade de até doisanos, conforme já previsto à ido-sos e deficientes.

Já entre os diversos requeri-mentos, destaca-se o encaminha-do à Fundação Municipal deEducação (FME), que solicita ex-plicações sobre a dispensa de li-citação da compra de botijões degás por R$ 197.395,80. Para inves-tigar todos os contratos firmadosentre a Prefeitura de Niterói com aTranslar e a Arkitec, Lessa, apre-sentou o requerimento de núme-ro 137/15 com um pedido de ins-tauração de uma Comissão Parla-mentar de Inquérito (CPI).

Lessa também foi o proponen-te de duas importantes audiênci-as públicas da cidade. A primeiradiscutiu a implantação do CentroIntegrado de Segurança Pública(CISP) na Região Oceânica e asegunda, a construção da gara-gem subterrânea em Charitas.

No Ministério Público Estadu-

al, o parlamentar entrou com umarepresentação contra a Prefeitura deNiterói por não ter elaborado umplano de mobilidade urbana, con-forme Lei federal nº 12.587/2012, oque inviabilizou o município rece-ber verbas do Orçamento Geral daUnião para mobilidade urbana.

A compra de filé de Linguadocongelado, destinados a meren-da escolar, por R$ 48,19, um pre-ço 20% acima do valor de merca-do, feita Fundação Municipal deEducação também foi alvo de umarepresentação no MP.

Na Lei Orçamentária Anual(LOA) para o exercício financeirode 2016, apresentou 63 emendas.Dentre as propostas apresentadasdestacam-se: o passe livre parauniversitários de instituições pú-blicas, implantação de alimentosorgânicos e a criação do programade reaproveitamento de água plu-vial nas escolas públicas munici-pais, implantação de sinais detrânsito adaptados para portado-res de deficiência visual e moder-nização da guarda municipal.

Para o próximo ano, Bruno afir-mou que continuará desempe-nhando o mesmo trabalho quevem realizando: “este ano foi pro-dutivo. Tivemos importantes vo-tações no legislativo e acreditoque ano que vem não será dife-rente. Continuarei firme no exer-cício do meu mandato, defenden-do os interesses da populaçãoniteroiense, fiscalizando as açõesdo executivo e legislando em fa-vor de nossa cidade.”, finalizou.

Divulgação

Basta 15 minutos de temporal, raios e ventos umpouco mais fortes, que ocorrem apagões no sistemade energia elétrica em Niterói. A queda de luz é umaconstante, mesmo em dias normais, causando sériosprejuízos com a queima de aparelhos eletrodomésti-cos, como geladeiras e televisores, além de lâmpa-das e luminárias.

Os bairros mais atingidos na ultima chuva do fimde semana, foram, Santa Rosa, Icaraí e Pendotiba.Na rua Abel, moradores tiveram sérios danos, de-vendo ingressar com pedido de indenização a Am-pla, mesmo aqueles que pagam a um atendimento deprofissionais, fora das já majoradas taxas pelo pés-simo fornecimento de energia.

Mas para amenizar esse problema, vamos lembrarque 2016 está chegando, com esperança de um novotempo, muita saúde, paz, segurança e mais empre-sas, para todas as classes trabalhadores, muita luzdos que estão em Brasília, fazendo parte de uma cor-rente negativa, clareando suas mentes e com atitu-des decentes.

Que venha 2016!

Page 3: Casa da gente dezembro 2015 red

CIDADES 3DEZEMBRO 2015

https:// www.facebook.com/jornal.casadagente

CASA DA GENTECurta a nossa página no facebook

A alegria foi contaginate noClube Português, durante a tradi-cional feijoada do Grupo Sambaí.O evento, que é realizado há seisanos, teve um tempero especialnessa edição, a gravação do DVDque marca os 10 anos de carreira,encarando o samba com respeito.

Sob a direção musical de Bo-ris, “Sambaí 10 anos”, tem seu lan-çamento, em conjunto com o CD,previsto para abril, traz cançõesinéditas –”Tsunami de Prazer”,“Céu de Dubai”, “Querendo aten-ção”, “Sem você”, “Flashback”,“Gosto Assim”, “Tá Faltando ho-mem”, “Sexta-feira”, – e contacom as participações especiais deAna Clara e o Grupo Bom Gosto.

Formado no inicio de 2005, oSambaí ganhou diversos prêmioscom a música “Mensageiro Bra-sil”. Composto atualmente por:Jefferson (cavaco e voz), Messias(banjo e voz), Thiago Carvalhal(surdo e vocal), Bebeto (pandeiroe vocal), e Romulo (percussão evocal), o grupo, dono de um beloentrosamento musical que tantoencanta seu público, faz tremer asrodas de samba e pagode de todopais, principalmente em Niterói.

‘Falando com os Astros’, ‘Pen-sa Bem’, ‘Colcha de Algodão’,‘Ilha da Felicidade’, ‘Céu e Firma-mento’ e ‘Mensageiro Brasil’, es-tão entre as músicas que ficarama um bom tempo nas mais pedi-das das principais rádios do Riode Janeiro e foram sucesso tam-bém pelo Brasil afora fazendo doSambaí sucesso de público e crí-tica, fruto da parceria com o pro-dutor musical Wilson Prateado.

Em 2010 o grupo entrou em es-túdio para gravar seu CD “Na Fé”

com o produtor musical LeandroSapucahy. Lançado em 2011 o CDcontém outras canções que empla-caram nas rádios do Rio de Janeirocomo “Desejo me chama”, “O tem-po me fez enxergar”, “Amor e Poe-ta” e “Quatro Cantos”.

Em outubro de 2011, o grupoiniciou uma nova história em suacarreira gravando seu primeiroDVD “Na Fé – Ao vivo” sob ocomando do renomado produtor

Bira Haway, recebendo a sambis-ta Leci Brandão como convidadaem uma de suas faixas.

“Nesses 10 anos de carreira doSambaí foi tudo feito, sempre, commuito amor e profissionalimo! E nes-se trabalho não poderia ser diferen-te, 10 anos de Sambaí sendo come-morado com um DVD! A gente sótem a agradecer todo carinho dopúblico com a gente! Ei, psiu... SAM-BAÍ!”, conclui Thiago Carvalhal.

Fotos: Hyrinéa Bornéo

Thiago incrementou na percursão

Público participou inteiramente

Cantora Ana Clara fez participação especial

Page 4: Casa da gente dezembro 2015 red

4 DEZEMBRO 2015

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP A

RTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

Por Washington Araú[email protected]Ã

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALOOOO O

Aconteceu...

DE SÃO GONÇALOPARA A CASA BRANCA

O gonçalense Pedro Oli-veira Venanci é um dos 50finalistas do Programa Jo-vens Embaixadores criadopela Embaixada Americanano Brasil. O jovem, que dis-putou a vaga com 13.800candidatos de todo o Brasil,foi recebido pela secretáriade Educação, Vaneli Chaves.

Fotos: Washington Araujo

Gêneros e Diversidades emdiscussão nas escolas

Sob a coordenação da Profª Shirlei Victorino (foto), teveinício no CREFCON, em São Gonçalo, uma série de aulas que seestenderão até março/2016, conforme ela explica: "Sediamos aedição compacta do GDE, que é o curso de Gêneros e Diversi-dades nas Escolas, da UERJ, do Centro Latino-Americano deSexualidade e Direitos Humanos e, o Instituto de Medicina Soci-al. E essa edição do curso discutirá até março do ano que vem,temas do cotidiano escolar, o que é gênero, o que é diversidade,relações etno-raciais, e sexualidade", conta. Haverá mais doisencontros em fevereiro e dois, em março de 2016.

Gincana premia alunos comvisita ecológica ao Piscinão

O dia 9 dezembro foi diferente para dezenas de alunos(foto) da Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Verme-lho. Duas turmas devidamente orientadas pelo coordenadorde Educação Ambiental Lauro Nobre foram vencedoras da gin-cana que envolveu toda a escola e teve um caráter educacio-nal eficaz. Durante 30 dias os alunos arregaçaram as mangase realizaram coletas de embalagens de alimentos trazidas decasa e dos vizinhos. A iniciativa foi um sucesso com pais eprofessores procurando ajudar e, conforme afirmou o ambien-talista, "isso é o que denominamos educação reversa, quandoas crianças educam os pais", explica o ambientalista.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA REÚNE ESPECIALISTAS NA UERJA Coordenação de Edu-

cação Inclusiva sob o co-mando do Prof. HumbertoBethoven auxiliado por Ra-quel Gonçalves e SullenD'Estéfano realizou a 3ªMostra Experiências Educa-tivas Especiais. No dia 3 dedezembro, o evento teve lu-gar no auditório do Centrode Formação de Professo-res, no Campus da UERJ, noPatronato.

Neurocientistas, taiscomo Drª Bianca Fonseca eAlexandre Borges, e profis-sionais da Educação comoDrª Anelice Ribeiro (UERJ),

Mônica Santos (UFRJ) eJoão Ricardo (Diretor do IBC)

mediados pela Profª HelenSílvia da SEMED; destaca-

ram em suas oportunidadesna mesa redonda temas como"Formação Continuada naDeficiência na Educação Es-pecial", "A importância dospolos como ferramenta naformação dos professores"e Capacitação de professo-res na Educação Especial.

Várias escolas e profissi-onais da Rede Municipal deEnsino apresentaram desafi-os e soluções, a partir de exi-bição em datashow de suasrealizações, e também fez par-te do evento números musi-cais e teatrais com os alunosemocionando a todos.

ODETE SÃO PAIO E JEAN PIAGETVENCEM CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY

Prof. Humberto - ao lado de sua equipe e com a Profª CarlaCristiane - segue incansável consolidando a Educação Inclusi-va no município de São Gonçalo

Dupla honra para SãoGonçalo, os ColégiosOdete São Paio, no Colu-bandê, e Jean Piaget, emJardim Catarina, consa-graram-se campeões naci-onais de futebol societynas categorias masculinoe feminino, respectiva-mente. As etapas finaisforam no sábado, 5 dezem-bro, no Estádio do Mo-rumbi, em São Paulo.

A final feminina contrao Futiec, e com resultado de1X0 teve momentos críticoscom direito a bola na travenos últimos segundos. Já os

PROERD CERTIFICA MIL ALUNOSO Programa Educacional de Resistência

às Drogas e à Violência (PROERD) tem comobase o DARE. (Drug Abuse Resistance Edu-cation), e foi criado pela Professora RuttyHellen em conjunto com o Departamento dePolícia, nos Estados Unidos em 1989. Presen-te em 58 países, o PROERD chegou ao Brasilem 1992.

No dia 2 de dezembro, o Clube Tamoio deSão Gonçalo foi literalmente tomado por cer-ca de mil alunos do 5º ano da Rede Municipalde Ensino de São Gonçalo. Eles participaramda formatura e entrega dos certificados doPrograma Educacional de Resistência às Dro-gas e à Violência (PROERD). A Secretária deEducação Profª Vaneli Chaves participou dafesta e com ela estiveram também Shirlei Vic-torino, Vanda Nicácio e outros assessores daSEMED. O Projeto é uma parceria da PolíciaMilitar do Estado do Rio de Janeiro com aSecretaria Municipal de Educação.

Acompanhado pelospais, Elana e Agnaldo Go-mes, Pedro falou com a Se-cretária sobre suas expec-tativas e destacou que ape-nas três jovens, em todo oEstado do Rio de Janeiro,conseguiram chegar à final.E ele acredita ser o únicode São Gonçalo.

Durante três semanas, Pedro Venanci visitará museus, o SenadoFederal e se hospedará num lar americano, enquanto aguarda atão sonhada visita a Casa Branca quando, possivelmente, seencontrará com Barack Obama

meninos, venceram o NotreDame por 2X1. "Em ambasas finais, mostramos nossasuperioridade no toque debola e na preparação física.A estratégia adotada pelacomissão técnica foi terposse de bola, o tempo in-teiro para ter a iniciativa dojogo ficando nossos adver-sários sem chance paraequilibrar as partidas", de-clarou o Prof. Marcelo, pro-fessor de Educação Física.

Parabéns aos nossosatletas, professores e aospais que acompanharammais essa vitória!

Os times Jean Piaget e Odete São Paio, em frente ao Estádio doMorumbi, momentos antes de se sagrarem campeões nacionais

Divulgação

Washington Araujo

Washington Araujo

Parceria da PMRJ e SEMED, o PROERD premiou a aluna Milene Gomes, doCIEP 411 - Doutor Armando Leão Ferreira, autora da melhor redação de 2015

Washington Araujo

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 5: Casa da gente dezembro 2015 red

5DEZEMBRO 2015

Paulo Soares ImóveisAdvocacia - Administração

Compra e Venda

Rua Professor Martins Teixeira, 30 Casa 2 - Santa Rosa - Niterói - RJ

Tel: (21) 2719 - 9270 e 99978 4850E-mail: [email protected]/ Site: www.paulosoaresimoveis.com.br

Durante todo o mês dedezembro, Niterói vive o cli-ma natalino a todo vapor:Papai Noel vem “chegan-do” em diversos pontos dacidade; apresentações mu-sicais de Natal e persona-gens de desenhos anima-dos fazem a alegria de es-pectadores de todas as ida-des, além da tradicional no-vena de Natal e Missas,mantendo vivo o significa-do religioso da data.

No Solar do Jambeiro,vem acontecendo durante

O espírito natalino está no arFé, música e atrações especiais para as crianças são os destaques em Niterói

todos os sábados e do-mingos de dezembro Con-certos de Natal gratuitos.No dia 19 de dezembro, olocal recebe Vanja Ferrei-ra às 20h. A harpista iráapresentar o show “Natalcom a corda toda!”, reu-nindo canções folclóricase cânticos tradicionais na-talinos, do século XIII aoséculo XX.

No dia 20, o Solar doJambeiro terá duas ses-sões musicais: uma às 17h,com a apresentação do

grupo “Jazz Total”, e às20h, com “Amantes daMúsica”. Com regência deWagner Leão, os “Aman-tes da Música” prometemapresentar um repertóriovariado e alegre.

No dia 25 de dezembro,o “Natal da Cidade” vai en-cantar o público. A partir das18h, em frente ao Palácio dosCorreios, no Centro de Nite-rói, haverá show de luzes,projeção mapeada e apre-sentação dos cantores ToniGarrido e Zélia Duncan, en-

tre outras atrações.Na Catedral de Niterói,

acontece no dia 19 o sor-teio do Cestão de Natal, com51 itens natalinos. A entre-ga será no dia 22, logo apósa missa das 18h30. No dia20, às 16h, haverá o encer-ramento da Novena de Na-tal. Como já tradicional, nodia 24, terá a Missa de Na-tal, às 20h. Já no dia 25, ha-verá missa às 10h e as 18h30.

Fantasia - até o dia 6 dejaneiro, o Plaza ShoppingNiterói recebe um projeto dedecoração natalina em par-ceria com a Disney. As Prin-cesas trarão todas as meni-nas de Niterói para os gran-des contos de fadas e a ani-mação “Carros”, prometemuita aventura e diversãopara os meninos da região.As duas faces da decoraçãosão interativas e integradas,onde uma grande e rica ár-vore de Natal permitirá quetodas as crianças circulempelos dois mundos.

Do lado da aventuraCarros, os meninos podemconhecer o personagemmais famoso da série: overmelhinho LightningMcQueen estará em exibição eterá uma interação com opúblico graças a uma sériede efeitos especiais. Alémdisso, uma pista de corridae um pódio estarão na áreapara deixar a experiênciaainda mais completa.

No shopping Bay Market,a decoração de natal tem o tema de ‘Brinquedos Natali-nos’. Esse ano o shoppingoptou por colocar o cenárioprincipal da decoração na en-trada, onde os clientes encon-tram dois ursos de 3m de al-tura, além da cenografia es-pecialmente planejada para le-var ao público um espaço demagia e encantamento, ondepode-se interagir e tirar fotos.

Uma programação gra-tuita acontece às quintas,sextas, sábados e domin-gos, além de apresentaçãode corais nas terças.

VanjaFerreira

Amantes da Musica - Carla Campos

Fotos: Divulgação

Desejamos a clientese amigos, um Bom Natal

e Feliz Ano Novo!

Page 6: Casa da gente dezembro 2015 red

6 DEZEMBRO 2015

Uma das festas da vira-da mais celebradas do mun-do, o Réveillon de Copaca-bana irá homenagear doisdos maiores acontecimen-tos que estão previstospara o ano de 2016: os 100anos do Samba e os JogosOlímpicos. O tema da festadeste ano é “Rio, CidadeOlímpica” e o espetáculo daqueima de fogos - que irádurar 16 minutos - vai sau-dar a chegada do ano novonas cores verde, violeta elaranja. O destaque fica porconta dos fogos batizadoscomo “fantasminhas” e“palmeiras kamuro”, alémdas “bombas de repetição”em que os fogos se abrem ese repetem, como confetesbrilhantes e flutuantes.

A festa terá também di-versas atrações musicais:Arlindo Cruz, Dudu Nobre,Jorge Ben Jor e Zeca Pago-dinho são alguns dos artis-tas confirmados. Haverátambém uma novidade: pelaprimeira vez, será apresen-tado ao público um espetá-culo musical. “SamBra, 100anos de Samba” será coman-

RÉVEILLON 2016: Rio e Niterói temshows de samba, rock e pop nacionais

dado pelo músico e compo-sitor Diogo Nogueira, e vailevar aos espectadores auma viagem à cultura musi-cal carioca e brasileira. Asescolas de samba Acadêmi-cos do Salgueiro, Acadêmi-cos da Grande Rio e BeijaFlor de Nilópolis vão esquen-tar ainda mais a festa.

Em Niterói, a programa-ção musical do Réveilloncomeçará às 20h, com o gru-po de pagode Vou Zuar. Comcomposições próprias gra-vadas por consagrados no-mes como o cantor Belo, ogrupo tem em seu repertóriosucessos como “Rebola”,“Voyeur”, e lançou em 2015o seu mais novo trabalho,#VemproSalseiro, com 5 fai-xas produzidas por JulinhoSantos. Além da regravaçãoda música “Assim que sefaz”, muito conhecida na vozda cantora Luciana Mello, ogrupo gravou outras 4 fai-xas inéditas e, uma delas,

“Salseiro”, já está tocan-do em diversas rádios doestado do Rio de Janeiro.

Logo em seguida, será avez do rock invadir a Praia de

Icaraí, com show de “Os Uni-cos Quem”, resultado da jun-ção de duas bandas que mar-caram os anos 60, em Nite-rói: “Os Quem”, e “Os Úni-cos”. Após 40 anos, eles re-solveram se reunir em 2013neste novo projeto e a partirdaí nunca mais pararam. Norepertório, Rock & Roll anos60, 70 e 80 e músicas mais re-centes deste mesmo estilo.

A seguir, será a vez dabanda Faixa Etária, com umaproposta de trazer músicaspara todas as idades. Esco-lhida como a melhor banda depop rock do Domingão doFaustão, a Faixa Etária con-quistou também o primeirolugar no Nova Schin RockFestival e ganhou uma pági-na no livro de Celebridadesda Rede Globo, de Sérgio Ma-dureira, depois de animar fes-tas de abertura dos grandesespeciais da TV. O grupo éformado por quatro músicos:Alexandre Brito (baixo), Fabrí-cio Araújo (bateria), MárciaPalmar (vocal) e Philipe Nu-nes (guitarra). A vocalistaMárcia Palmar é a mais novaintegrante da banda.

Para encerrar a festa, foiconvidada a banda mineiraJota Quest. Comemorando afase de sucesso, o grupo irátrazer para Niterói o “Baileda Pesada”, com uma ondadançante, com reletiruas su-ingadas de seus antigos su-cessos, além das novas mú-sicas “mandou bem”, “Wai-ting for you”, “Dentro de umabraço” e a recém lançadaparceria com a banda Nati-rus, “Reggae Town”.

Zeca Pagodinho

Jorge Ben Jor

Divulgação/Guto CostaDivulgação

Divulgação

Banda Faixa Etária

“Os Unicos Quem”

Divulgação

“SamBra, 100 anos de Samba”

Ainda em Icaraí, a quei-ma de fogos terá duração pre-vista de 15 minutos. Serão 14mil bombas, de calibres entre

3 e 10 polegadas, que serãodisparadas de cinco balsas -três grandes intercaladas porduas menores. Os fogos po-

dem chegar a 550 metros dealtura e apresentarão diversosefeitos como coração, cande-la romana e coqueiro.

Divulgação

Page 7: Casa da gente dezembro 2015 red

GERAL 7DEZEMBRO 2015

ANO NOVO: você acredita?Respondendo a esta indagação, pessoas dos mais variados segmentos analisaram para o CASA DA GENTE como foi 2015. Como sempre, eles depositaram

esperança de melhores dias para o novo ano, mas a maioria está preocupada que a crise econômica, a violência, a questão da saúde atravessem o ano.

“A saúde do brasileiropassou 2015 no CTI - Centrode Tratamento Intensivo, noshospitais públicos e particu-lares. Os planos de saúde ti-raram nota zero sem exceção.Fizemos milagres, pois traba-lhamos sem material e compouquíssimos recursos. Es-pero que 2016 recuperemos otempo perdido para não per-dermos mais vidas. Reiteroaqui o que disse há meses noClube dos Advogados, emNiterói, na 16ª Subseção daOAB”. Herval Latinni, mé-dico cirurgião

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

“Tanto na Força Sindical, quanto na Federação dosMetalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, temos efetua-do reuniões permanentes cobrando das autoridades umasolução para os terríveis efeitos da péssima gestão nasquestões da Economia, Saúde, Segurança, Educação e odesemprego, que fizeram de 2015 “o ano macabro” para opaís. Como sou resistente, brigaremos mais forte ainda em2016. É só esperar para ver, não daremos trégua”. Francis-co Dal Prá, presidente da Força Sindical do Estado doRio de Janeiro e da Federal dos Metalúrgicos.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

“Classifico 2015 como o ano que não vai acabar tãocedo, pois seus problemas terão tentáculos imprevisíveis.Ninguém estava preparado para esta avalanche de crisesem todos os setores, categorias e classes, sem distinçãode rico, pobre ou projeções dos analistas. Daí, nem queropensar ainda em 2016” - Claro Nunes, presidente daAssociação Fluminense de Jornalistas.

“O ano acabou. 2015 acabou! O ano acabou e eunem senti!

O ano passou tão rápido que eu nem me dei contado inverno. Aliás, não tivemos inverno. A chapa aquiesteve tão quente que nem o frio se manifestou.

Sim...mas, tivemos manifestações! Tivemos algunsempresários e politicos brasileiros roubando nossosdireitos à saúde, direitos à educação, direitos à segu-rança, direitos à cidadania etc. Tivemos muitos mas-sacres pelo mundo.

Tivemos perdas irreparáveis. Tivemos balas perdi-das. Sim, tivemos muitas balas perdidas. Dezenas depoliciais assassinados. Ainda tivemos alguns policiaispactuando com traficantes. Professores e médicos es-pancados.

Preconceitos, violência e sacanagem. Dezenas demulheres submetidas a socos, torturas e assassina-tos. Isto tudo em pleno ano de 2015.

O ano acabou. Agora estão tentando acabar comos progressos dos anos passados, que ajudamos aconstruir, e futuros e esperançosos anos que nao seise existirão. Mas se existirem, desejo a todos um anode paz, saúde, dignidade e um longo e tranquilo inver-no”. Mauro Costa Jr., músico

“O ano de 2016 será umano de realizações de meusplanos na minha vida pessoaltanto quanto na vida profis-sional. Estamos com algunsprojetos culturais e sociais aserem realizados via o Restau-rante Sintonia Fina em parce-ria com o Curso Márcia Gam-barine. Nos unimos em umprojeto arrojado para promo-ver cidadania e bem estar nomunicípo de São Gonçalo. So-mos dois gonçalenses de co-

ração, apaixonados pela nossa cidade e a nossa sociedadeem geral, compreendemos perfeitamente a atual situaçãosócio-econômica em que estamos vivendo e mais ainda anossa posição como empresários de uma cidade de aproxi-madamente hum milhão e duzentos mil habitantes, e nãopodemos ficar alheios às dificuldades que a população denossa cidade tem enfrentado.!!!

Espero também que os governantes passem a traba-lhar em prol do povo e não em benefício próprio” FábioHartmann, empresário e produtor cultural.

“Não acredito que ocorranada cósmico que faça comque as coisas mudem. Acre-dito que seja um momento dereflexão, onde analisamosnossas atitudes durante oano, que tipo de conquista ti-vemos, onde erramos e o queteremos que mudar para rea-lizar nossos sonhos no pró-ximo ano. Em 2016, eu espe-ro que para o bem do Brasil,tenhamos uma renovação to-tal na politica, serviços pú-

blicos que funcionem, ética, decoro e moral. Que os culpa-dos paguem pelos seus erros e sirvam de lição para quemgovernará daqui para frente. Espero que as vitimas de ca-tástrofes, violência e ausência do poder publico possamsuperar as dificuldades e rumar em direção a um futuro me-lhor. Um abraço e que Deus abençoe a todos. Feliz 2016 !!!”,Fernando Almeida, empresário na área de informática.

“Espero um ano com mui-ta dificuldade em quase todosos segmentos da economia.Porém é nessa hora em queaparecem a criatividade parasuperar os desafios. Eu acre-dito que o mercado por si sóvai se adequar para que opaís não pare. Creio que ocomportamento empreende-dor do brasileiro vai ficar maisaguçado e novos negóciosvão surgir, principalmente nosegmento das pequenas em-presas. É hora de ficar atentoe se qualificar.

Em particular, o Rio de Janeiro poderá ter um ano diferentedas outras cidades. Teremos as Olimpíadas acontecendo eum grande número de turistas circulando por aqui. Um belachance de transformar dificuldade em oportunidade.

Até o momento, cerca de 700 empresas de pequenoporte conseguiram fazer negócios com o Comitê Rio 2016nas áreas de consultoria, lavanderia, prestação de servi-ços de limpeza, fornecimento de gelo, móveis, gráficas,eventos entre outros. Até o momento, o Portal de Supri-mentos como um todo conta com o cadastramento de 7.750empresas nacionais e internacionais. Desse total, cerca de5.000 são pequenos empreendimentos”. Francisco JoséMarins Ferreira, economista e Coordenador Nacionaldo Programa Sebrae no Pódio (SEBRAE)

“Eu acreditoque a presidentaDilma não sofreráimpeachment e oEduardo Cunhaserá deposto e irápara cadeia e comele todos os cul-pados”. Ykenga -cartunista

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Fotos: Arquivo Pessoal

Page 8: Casa da gente dezembro 2015 red

8 DEZEMBRO 2015

A Sociedade Fluminen-se de Fotografia (SFF) re-cebe até o dia 22 de janeiroa exposição “iPhoneandopor aí...”, com imagens dofotógrafo Livio Campos, naGaleria Jaime Moreira.

Através do iPhone, odia-a-dia das pessoas comquem esbarra nas suas an-danças vem sendo mostra-do por Lívio numa visãoinovadora e contemporâ-nea. Seu trabalho busca,além da beleza plástica, re-velar uma estreita relaçãocom os objetos de suas fo-tos, expondo sempre algumsentimento, alguma situa-ção em que o aspecto hu-mano seja preponderante.

Vindo de uma tradicionalfamília de fotógrafos, com pai,mãe e irmãos atuantes nessaárea, desde muito cedo Liviodesenvolveu sua apuradatécnica, mas, especialmente,o olhar fotográfico, o que otornou um dos mais respei-tados profissionais brasilei-ros da atualidade.

Hoje, depois de muitocarregar o peso dos tradici-onais equipamentos profis-sionais, Livio inauguraessa primeira exposição defotos totalmente produzi-

Exposição “iPhoneando por aí...” acontece na SFF

das com o discreto apare-lhinho, principal compo-nente dos seus planos parao futuro. Um iLivio! “OiPhone tornou-se a minha

A exposição fica em cartaz até dia 22 de janeiro

câmera predileta e compa-nheira de todos os momen-tos” declara Lívio.

A Sociedade Fluminen-se de Fotografia fica na rua Flagrante de um banho de balde

Livio e Iphone

Foto

s: Di

vulga

ção/

Livio

Cam

pos

Dr. Celestino, 115, no Cen-tro de Niterói. A exposiçãofica aberta à visitação desegunda a sexta, das 9h às20h, e sábado das 9h às 17h.

FormaturaA família Padilha está em

festa: acaba de se graduar emMedicina, Henrique PadilhaNeto. O pai, (advogado) Hen-rique Padilha Filho, a mãe, (ge-rente banária), Claudia e airmã, Mariana (advogada)eram só alegria! A missa, decolação de grau e festa acon-tecerão em janeiro. Parabéns!

"Au-migo" oculto○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Uma pet-shop em Icaraí aderiu à onda de confraternizações de final de ano de umaforma diferente: os clientes de quatro patinhas realizam um amigo oculto, promovendo oencontro entre os caninos e os seus donos. Esta foto foi enviada pela leitora RosangelaBrasil, que levou o seu "filho" Bill Brasil para a festa!

Social

Foto

s:Ace

rvo

pess

oal

Page 9: Casa da gente dezembro 2015 red

“Que neste Natal elevemosnossos pensamentos ao

menino Jesus, e que em 2016estejamos com nossas forças

renovadas para que juntos,fortes e unidos, possamos dar

continuidade aos nossosmelhores projetos em defesada Advocacia e da Sociedade

de Niterói, buscando umFuturo melhor”.

Claudio Vianna

GERAL 9DEZEMBRO 2015

Tomou posse como vereador,o suplente Luís Roberto Noguei-ra Saad, o Beto Saad (PTdoB).Aos 49 anos, casado, formadoem Direito e Administração deEmpresas, recebeu 1.884 votospela Coligação Niterói PodeMais, formada por PTdoB ePSDB. Filho do ex-deputadoestadual Michel Salim Saad, queexerceu o mandato de 1948 a1954, e que também foi secretá-rio de Governo e de AssistênciaSocial e procurador-geral de Ni-terói, promete lutar pela manuten-ção da família durante o tempoem que estiver na Câmara.

Beto Saad foi candidato a de-putado estadual em 2002 e, comoadvogado, trabalha atualmenteno Tribunal de Justiça (TJ) doEstado. Pai de três filhos, Michel,de 19 anos, Sarah, de 18, e Gio-vana, 8, é nascido em Niterói, ten-do crescido nos bairros do Fon-seca e Vital Brazil e hoje mora emPiratininga. Ele assume a vagadeixada por Andrigo de Carva-lho (SDD) que pediu licença paraassumir a Secretaria Municipaldo Idoso, criada pela atual admi-nistração para traçar políticas

Câmara de Niterói tem novo vereador

voltadas à terceira idade.“Pretendo ouvir a população e

os meus eleitores; quero estreitar arelação entre os cidadãos e o Poder

Público. Tive a oportunidade departicipar da elaboração de planosde governo e estratégico para diver-sas cidades do Estado do Rio. Essa

participação, ao lado da luta por cau-sas populares, rendeu o convite deamigos e correligionários para colo-car em prática os projetos elabora-

dos no plano de governo dos muni-cípios”, conta Beto Saad.

Analista judiciário na especi-alidade oficial de justiça avalia-dor do TJ, o novo vereador jáatuou na área de Educação, ten-do sido subsecretário em Nite-rói. No município de São Pedroda Aldeia (Região dos Lagos), foisecretário municipal de Fazenda.De hábitos simples, gosta de vi-ajar com a família nas horas defolga e reunir amigos para des-contrair. Beto Saad é militante dotrabalhismo e pertenceu aos qua-dros do antigo Partido Trabalhis-ta Brasileiro, o PTB.

Beto Saad é o nono suplentea assumir na atual legislatura. An-tes já haviam ocupado uma cadei-ra o vereador Carlos Macedo, navaga de Lucio do Nevada; o Pas-tor Ronaldo, na vaga de Macedo;Jayme Suzuki, na vaga de DanielMarques; Betinho, no lugar deTânia Rodrigues; Bira Marques,na cadeira de Verônica Lima; Vi-tor Junior, com a eleição de Wal-deck Carneiro; Carlos Magaldi, emlugar de Milton Cal; e Renatão doQuilombo, durante a viagem dePaulo Eduardo Gomes.

Beto Saad e o Presidente da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Bagueira no momento da posse

Divulgação: Sérgio Gomes

“Que neste Natal elevemosnossos pensamentos ao

menino Jesus, e que em 2016estejamos com nossas forças

renovadas para que juntos,fortes e unidos, possamos dar

continuidade aos nossosmelhores projetos em defesada Advocacia e da Sociedade

de Niterói, buscando umFuturo melhor”.

Claudio ViannaAdvogado

Page 10: Casa da gente dezembro 2015 red

GERAL10 DEZEMBRO 2015

Fotos: Divulgação

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

@2015 foi para o saco, ou encheu o saco, acabou, finito... Vamos festejar, comemorar as vitórias conseguidas e rezar,pedir, sonhar, com um 2016 melhor para esse país, que continua de Pé, mesmo depois de tanta corrupção. Que a Justiçaseja feita e que a música possa encher nossas almas de alegria e Esperança! Vamos falar nessa última coluna do ano demúsicos que continuam a sonhar e a trazer alegrias para as nossas noites. Feliz 2016!

@ Fim de ano com muita alegria e o prazer de ter feito omelhor. Fazendo o que gosta, o pianista e compositorMarvio Ciribelli termina o ano com o Ibitipoca Choro eBossa. Tocando com o saxofonista americano, Tom Berge-ron, o bandolinista e violonista Sérgio Chiavazzoli e o bai-xista Adalberto Miranda. No final de semana anterior aoNatal, dias 18 e 19 de dezembro. Vale a pena assistir essesótimos shows e se hospedar no Serra do Ibitipoca Hotelde Lazer, que fica entre a Vila e o Parque Estadual de Ibiti-poca, um dos lugares mais bonitos do planeta.

Logo depois, Marvio fecha o ano em Mauá fazendoum Réveillon imperdível. Vale se programar para comemo-rar a passagem de ano no terra da Luz Jazz Club: serãoshows com o pianista acompanhado de Luiz Lima (Japão-percussão), Adalberto Miranda (baixo) e convidados, comoa jovem cantora Larissa Piris e Rodrigo Camará. Showsnos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. Feliz Ano Novo,moçada!

@ Uma banda que agitou e continua agitando as noi-tes cariocas é a BR80. Tocando grandes sucessos dosAnos 80 e 90, os rapazes alegram qualquer evento e festa.Barão Vermelho, Legião, Capital, Paralamas, Skank, O Ra-ppa, Jota Quest, Cidade Negra, Los Hermanos, Tim Maia,Jorge Benjor, e muito mais fazem parte desse show. SávioHeidenfelder (guitarra e voz), Marcelo Freitas (bateria evoz), Bruno Mello (baixo) e Rodrigo Santana (teclado evoz), formam o quarteto, que por onde passam deixam suamarca registrada.

@ Uma banda de samba e pagode que vem se desta-cando entre Niterói, Rio e São Gonçalo é a Banda Sempre+. Claudio Henrique (voz principal), Fernando Pereira (vio-lão e teclado), Luan Figueiredo (pandeiro e percussão),Marcos Junior ( tantan , percussão e vocais) e Werleson (bateria), "tocam o terror" por onde passam , alegrando agalera e botando todo mundo para sambar. Sax, flauta, bai-xo e cavaco estão também sempre presentes nos shows. Abanda promete muitas novidades para 2016.

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro - Niterói – RJ – 24.020-125 Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

Luan

a Di

as

Venho em nome da diretoria desta entidade sindical, representando no Rio deJaneiro os segmentos que fazem a diferença para o desenvolvimento do nossoestado, com desdobramento em âmbito nacional. Atividades fins: “culturais, re-creativas, de assistência social, de orientação e formação profissional”, estatuta-riamente definida desde 28 de dezembro de 1965 – Carta Sindical.

Cinco décadas presente em todas as transições políticas, econômicas e especial-mente as que se referem ao direito do trabalho no campo coletivo e individual.

O movimento sindical, institucionalmente vem cumprindo seu papel, com tare-fas árduas, visando o equilíbrio, a paz social, autoestima, manutenção do empre-go, garantia do direito alimentar e desenvolvimento.

Boas Festas!Muita Paz...

Alcides FreirePresidente-SENALBA/RJ

Aos Associados e integrantes da categoria:

50 Anos

Page 11: Casa da gente dezembro 2015 red

CULTURA 11DEZEMBRO 2015

TOCA DA GAMBÁ ainda mais forte

Se 2015 foi de casa lotada, umsucesso em todos os eventos, aToca da Gambá prepara uma pro-gramação bem mais forte para2016, mantendo a tradição mastrazendo novidades, informa oempresário Jairo Pacheco, o po-pular “Jairinho”, que comanda olocal há 10 anos, completadosagora, mas que teve 20 outros coma responsabilidade de seu pai, dequem herdou o nome e a continu-ação da casa de shows.

Independente das ativida-

des, a “ Toca da Gambá” temsido locada para festas de ani-versários, comemorações de em-presas e atividades culturais,sempre com boa música e totalsegurança, sendo o respeito umaconstante da Casa.

Além de prestigiar os artistasde Niterói, dentre eles, MônicaMac, Adriana Dutra, Andrea Beat,Maíra Santafé, Pedro Ivo, InácioRios, Bruno Barreto Declar, AlmirSodré, Hernane do Cavaco, entreoutros, mantém nomes consagra-

dos no Brasil e exterior, dentre osquais, Diogo Nogueira, Monarco,Marquinho Diniz, Xande de Pila-res, agora traz os novos talentos,como grupo de samba do Caci-que de Ramos, seguidores doFundo de Quintal; Gabrielzinho doIrajá; Mosquito e Andréa Café.

Abrindo o ano, a Toca daGambá começa o mês de janeirouma programação especial e di-versificada com o melhor dosamba, e valorizando também osartistas niteroienses. Dessa for-

ma abrimos a temporada no do-mingo, dia 3 de janeiro, com Carli-nhos 7 cordas (músico da BethCarvalho), Branka e Rafael Caçu-la. Nos dias seguintes a progra-mação contará ainda com RioSam-batuque, liderado pelo talentosocavaquinista e compositor DanielScisnio, em seguida , diretamentede Olaria o grupo do Cacique DeRamos, Grupo Arruda, TemperoCarioca e a Roda do “XA” coman-dada por Xande de Pilares e coma participação de Gilson Bernine

do Quintal do Zeca e Helinho doSalgueiro. Está previsto ainda nomês de janeiro a apresentação doClube do Samba, do saudoso JoãoNogueira, que tem como organi-zadora Angela Maria Nogueira. ARoda do Xá, Xande de Pilaresacontecerá no domingo 17/1, às17 h. A roda do Clube do Samba& convidados está previsto prasábado dia 30, às 16h. Para ficarpor dentro da programação com-pleta, acesse:

www.tocada gamba.com.br

Grupo de Samba do Cacique de Ramos Marquinho Diniz, Jairinho, Mosquito e Gabrielzizho do Irajá

Fotos: Hyrinéa Bornéo

HOMENAGEMA Semana do Samba, iniciada em Niterói no dia 30 de

novembro, com homenagens a várias personalidades, teveum momento especial na avenida Marquês de Sapucaí, ondeo tradicional produtor de Carnaval da Rede Globo de Televi-são, Manoel Alves, recebeu das mãos do presidente da Câ-mara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, o troféu Is-mael Silva, além do Diploma Carlos Magaldi, antes do iníciodos ensaios técnicos da Acadêmicos da Rocinha, Alegriada Zona Sul e Unidos de Vila Isabel.

Ainda se restabelecendo de um problema de saúde, Ma-noel Alves não pôde comparecer a Niterói, durante o DiaNacional do Samba, razão porque a homenagem foi transfe-rida para a Sapucaí. No ato, estavam presentes dirigentes daLiesa, da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, e ainda aRainha de Bateria da Unidos do Viradouro, Raíssa Macha-

SAPUCAÍ E AMARAL PEIXOTO JÁ VIVEM CLIMA DE CARNAVAL

CORTE MOMESCAEsta é a corte momesca para o carnaval 2016 de

Niterói: Rei Momo Thiago Gomes, a Rainha Ma-ryanne Hipólito, a 1ª Princesa Andressa Ramos e a2ª Princesa Danielle do Nascimento. Eles prometemdar um show de energia durante a apresentaçãodas escolas de samba e blocos de Niterói, além doscarnavais de bairro!

Divulgação

Luana Dias

do, Ana Alves, esposa do homenageado, Milton Cunha,carnavalesco e animador cultural, Mestre Ciça, Diretor deBateria, Jornalista Mario Dias, Teteu José, Elmo dos San-tos, coordenador de desfile da LIESA. entre outros. A hon-raria é pelos relevantes serviços que Manoel Alves prestaao Samba e ao Carnaval Brasileiro.

Na Amaral Peixoto, aossábados, a Acadêmicos doCubango vem realizando osseus ensaios técnicos, comconcentração às 17h. No do-mingo, é a vez da Unidos doViradouro invadir a avenida,com concentração também apartir das 17h.

Na Sapucaí, o cronogra-ma de ensaios teve inicio nodomingo, dia 13 de dezem-bro, com a apresentação daAcadêmicos da Rocinha,Alegria da Zona Sul e Uni-dos de Vila Isabel. No dia 20de dezembro, domingo, seráa vez da União do ParqueCuricica (19h), Estácio de Sá(20h), Estação Primeira de

Mangueira (21h). Após apausa de final de ano, os en-saios reiniciam no dia 9 dejaneiro, com a Unidos doPorto da Pedra (19h), Acadê-micos de Santa Cruz (20h) eRenascer de Jacarepaguá(21h30); já no domingo, dia10, ensaiam Inocentes de Bel-ford Roxo (19h), União da Ilha(20h) e Mocidade (21h30). Nodia 16, fazem sua preparaçãoCaprichosos de Pilares (19h)e Império da Tijuca (20h). Nodia 17, Paraíso do Tuiuti (19h),Unidos da Tijuca (20h) e Por-tela (21h30). No dia 23, Aca-dêmicos do Cubango (19h);Império Serrano (20h), Unidosde Padre Miguel (21h30). Dia24: Unidos do Viradouro(19h), Grande Rio (20h), Sal-

gueiro (21h30). No dia 30 dejaneiro, sábado, São Clemen-te (19h) e Imperatriz (20h). Jáno dia 31,haverá a tradicio-nal lavagem do Sambódro-mo, às 19h. Às 20h, teste desom e luz e às 21h30, Beija-Flor de Nilópolis.

Fotos: Luana Dias

Por Luana Dias

Page 12: Casa da gente dezembro 2015 red

12 DEZEMBRO 2015

A microcefalia é uma anomaliacongênita, que se manifesta an-tes do nascimento e pode ser re-sultado de uma série de fatoresde diferentes origens, como assubstâncias químicas, agentesbiológicos (infecciosos), comobactérias, vírus e radiação. Emcoletiva de imprensa realizada emnovembro, o Ministério da Saúdeinformou que uma das possibili-dades que está sendo considera-da por alguns especialistas seriaa transmissão vertical do víruszika - diagnósticos laboratoriaisdo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que constatarama presença do genoma do víruszika em amostras relativas a duasgestantes do estado da Paraíba.Ou seja, a malformação poderiaestar relacionada à infecção pelovírus zika em gestantes nos pri-meiros meses de gestação.

O vírus zika muitas vezes é con-fundido com dengue e chikun-gunya. No Brasil, desde abril de 2015temos a presença desses três vírus.Mas ainda há a necessidade de seampliar a divulgação sobre os sinto-mas e, principalmente, as diferenças

Zika, chikungunya e dengue:entenda as diferenças

entre essas três infecções.Dengue, chikungunya e zika

são transmitidas pelo mesmo ve-tor, o mosquitoAedes aegypti. E,embora zika, chikungunya e den-gue apresentem sinais clinicamen-te parecidos, como febre, dores decabeça, dores nas articulações,enjoo e exantema (rash cutâneo oumachas vermelhas pelo corpo), háalguns sintomas marcantes que asdiferem. A principal manifestaçãoclínica de chikungunya, por exem-plo, são as fortes dores nas articu-lações, a artralgia. Essa artralgiapode se manifestar em todas asarticulações, mas, em especial, nasdos pés e das mãos, como dedos,tornozelos e pulsos. Na chikun-gunya, essas dores são decorren-tes de um processo inflamatórionas articulações e podem ser acom-panhadas de edemas e rigidez.

Também é possível haver essetipo de dores na dengue e no zika,mas a diferença está, segundoespecialistas, na intensidade dador. Enquanto o paciente comdengue ou zika pode apresentardores de leves a moderadas, opaciente infectado com chikun-

gunya apresenta dores de nívelelevado, tendo como consequên-cia a redução da produtividade eda qualidade de vida. Na fase su-baguda ou crônica da doença, asdores podem persistir por mesesou até mesmo anos, particular-mente em pacientes mais velhos.Segundo dados do Instituto Pas-teur, um estudo sobre os casosocorridos na África do Sul rela-tou que pacientes ainda sofriamde dores intensas nas articulaçõesde 3 a 5 anos após a infecção agu-da de chikungunya

Com relação à febre, dengue echikungunya são marcadas pelafebre alta, geralmente acima de39°C e de início imediato. Já ospacientes de zika apresentam fe-bre baixa ou, muitas vezes, nemapresentam febre. Os sintomasrelacionados ao vírus zika costu-mam se manifestar de maneirabranda e o paciente pode, inclu-sive, estar infectado e não apre-sentar qualquer sintoma. Mas umamanifestação clínica que podeaparecer logo nas primeiras 24horas e é considerada uma marcada doença é o rash cutâneo e o

prurido, ou seja, manchas verme-lhas na pele que provocam inten-sa coceira. Há, inclusive, relatosde pacientes que têm dificuldadepara dormir por conta da intensi-dade dessas coceiras.

Outro sintoma que pode servirnos diagnósticos clínicos dessasdoenças é a vermelhidão nos olhos.Enquanto a dengue provoca doresnos olhos, o paciente infectado comzika ou chikungunya pode apresen-tar olhos vermelhos, com uma con-juntivite sem secreção.

Dentre as três doenças, den-gue tem sido considerada a maisperigosa pelo número de mortes.Segundo boletim epidemiológicodo Ministério da Saúde, divulga-do em outubro deste ano, já são693 mortes por dengue confirma-das apenas em 2015. Mortes rela-cionadas à chikungunya são mui-to raras e ocorrem por complica-ções em pacientes com doençaspré-existentes. E, embora aindanão se tenha relato de morte rela-cionada à infecção por zika, essevírus é o único dentre os três quetem sido associado a complica-ções neurológicas, conforme re-

latado durante epidemias simul-tâneas de zika e dengue na Poli-nésia Francesa.

O diagnóstico clínico feitopelo médico ou profissional desaúde é essencial, uma vez que éo método mais rápido e o pacien-te já pode iniciar o tratamento maisadequado.

Para investigar os casos demicrocefalia que têm sido notifica-dos no Brasil, o Ministério da Saú-de está realizando exames clínicos,de imagens e laboratoriais commães e bebês, além de entrevistase investigação do histórico do pré-natal e obstétrico. Ainda não hávacina para nenhuma das três do-enças. A prevenção para dengue,zika e chikungunya é o combateao mosquito Aedes aegypti e o usode repelentes. Como a cocircula-ção dos três vírus na nas Améri-cas é recente, ainda são necessá-rios muitos estudos, especialmen-te com relação à coinfecção e oefeito da infecção sequencial des-ses diferentes vírus.

(Pamela Lang/Agência Fio-cruz de Notícias / AFN)