Casa da gente janeiro 2016 completo2

12
NITERÓI: BLOCOS E ESCOLAS DÃO O RITMO DA FOLIA Página 3 Bailes, bandas, blocos e festas anunciam a chegada dos festejos de Momo. A programação completa no suplemento CLUBES. Com a garra das comunidades, barracões na fase final e enredos elogiados pela crítica especializada, Cubango, Viradouro e Porto da Pedra prometem dar tudo na disputa do título na Série A. Na foto, Raissa Machado, rainha de bateria da vermelha-e-branca e ensaio de quadra da nação cubanguense. Páginas 8 e 9 O samba atravessa a Baía Hyrinéa Bornéo A Marquês de Sapucaí recebe últimos preparativos para receber o maior show da Terra, protagonizado pelas Escolas de Samba. Liesa, Riotur, Prefeitura, Mectubo e autoridades se unem às agremiações para garantir belas apresentações. Nesta edição do CASA DA GENTE, veja a programação completa do Carnaval 2016 da Série A e do Grupo Especial na Passarela do Samba. Páginas 6 e 7 O BRILHO ESTÁ DE VOLTA ANO IV - EDIÇÃO Nº 74 - JANEIRO DE 2016 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá Divulgação Luana Dias

description

 

Transcript of Casa da gente janeiro 2016 completo2

NITERÓI: BLOCOS E ESCOLAS DÃO O RITMO DA FOLIAPágina 3

Bailes, bandas, blocos e festas anunciam a chegada dos festejosde Momo. A programação completa no suplemento CLUBES.

Com a garra das comunidades, barracões na fase final e enredos elogiados pela crítica especializada,Cubango, Viradouro e Porto da Pedra prometem dar tudo na disputa do título na Série A. Na foto, RaissaMachado, rainha de bateria da vermelha-e-branca e ensaio de quadra da nação cubanguense. Páginas 8 e 9

O samba atravessa a BaíaHyrinéa Bornéo

A Marquês de Sapucaí recebe últimos preparativos para receber o maior show da Terra, protagonizado pelas Escolas de Samba.Liesa, Riotur, Prefeitura, Mectubo e autoridades se unem às agremiações para garantir belas apresentações. Nesta edição do CASA DAGENTE, veja a programação completa do Carnaval 2016 da Série A e do Grupo Especial na Passarela do Samba. Páginas 6 e 7

O BRILHO ESTÁ DE VOLTAANO IV - EDIÇÃO Nº 74 - JANEIRO DE 2016 Circulação: Grande Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

Divulgação

Luan

a Di

as

2 JANEIRO 2016

Mário Dias

Diretor: Mário Dias / Tel.: (21) 99874-0583Editora: Luana Dias

E-mail: [email protected] de Marketing / Hyrinéa Borneo /

[email protected] / (21) 99631-3794 e (21) 3620 0010Designer Gráfico: Renato Figueiredo / Edição: Casa da Gente

Colaboradores: Kakao Figueiredo e Washington Araújo / Gráfica: EditoraEsquema

Fotografias: Luana Dias e fotos divulgaçãoAcesse o nosso facebook: JORNAL CASA DA GENTE

Blog: www.jornalcasada gente.blogspot.com.brSUPLEMENTO CLUBES: Editora: Luana Dias / Contatos: Tel.: (21) 99888-

9666 / [email protected]

Carnaval, Olimpíadas e Eleições

O JORNAL QUE TEM DE TUDO

ANUNCIE NO JORNAL CASADA GENTE

Valores promocionais parao novo caderno SERVIÇOSEntre em contato conosco:

[email protected]

(21) 99631-3794 (21) 3620-0010(21) 99874-0583

Se 2015 deixou como herança uma das maiorescrises que o país já enfrentou, financeira, na saúde,insegurança, desemprego e principalmente na políti-ca, culminando com a corrupção praticamente insti-tucionalizada, que vai seguir no mínimo por todo o1º semestre, 2016 vai ser "atenuado" pelo carnaval,logo no início de fevereiro.

Passada a folia, teremos a fúria dos políticos sedegladiando em Brasília, o que se arrastará nos bu-racos das leis por meses, atingindo todos os setoresdo país, que se prolongará pelos parlamentos e tri-bunais, com reflexo no povo, o mais massacrado.

Sorte, espera-se, vamos ter Olimpíadas interrom-pendo, certamente, os debates entre deputados, se-nadores e a Presidente Dilma Roussef. Se superar-mos essa nevasta caminhada, virão as eleições deoutubro para Prefeitos, Vices e Vereadores. Aí o bi-cho vai pegar em todos os municípios.

O Casa da Gente, como sempre, trata o assuntosem opinar, repercutindo 2016 com analistas e o povo,fazendo assim uma reflexão coletiva. Vamos lá?

O jovem casal de funcionáriospúblicos Leonardo Castro e MartaPaz de Castro dividem a experiên-cia e o desafio de promover umafesta de aniversário diferente parasua filha Manuela, de 5 anos de ida-de. Ao invés das tradicionais casasde eventos, a família decidiu reali-zar a comemoração no Abrigo Ayr-ton Senna, em Vila Isabel, no dia 9de janeiro. A convite do CASA DAGENTE, eles contam e comparti-lham o que se sucedeu naquele sá-bado de sol no Rio de Janeiro.

“Somos uma família festeira.Motivos não faltam: duas filhaslindas, família unida e amigos que-ridos nos fazem querer semprecomemorar os momentos impor-tantes da vida. A última festa foipra celebrar os 5 verões da nossaManuela, e essa foi bem diferentede tudo que já fizemos.

Toda mãe fica pensando notema, no que precisa providenci-ar, quem convidar. Mas não saíada minha cabeça a vontade de fa-zer um aniversário especial. Co-mecei a procurar um local pertode casa, com meninos e meninasque não fossem a três festas porsemana, e que provavelmente nãofossem tão “celebrados” comominhas filhas são sempre. Acheique era a hora da Manuela enten-der além daquelas doações deroupas e brinquedos usados quejá fazíamos. Ela ia experimentar aempatia, solidariedade e partilhabem mais de perto.

Comecei pelo que achei queseria mais difícil. “Filha, eu achoque você tem muitos brinquedose roupas, você concorda? E se noseu aniversário os convidadospresenteassem crianças que qua-se não ganham presentes?” Elaapenas perguntou de volta: “meus padrinhos e avós podem darpresentes pra mim? Só quero es-ses, mãe.” É... Eu fico com a pure-za da resposta das crianças...

Visitamos o abrigo esco-lhido, eu queria ver o espaço, aspossibilidades, o marido queriasaber da cozinha, do que poderí-amos usar e outros detalhes. E acada visita respondia às pergun-tas da Manuela sobre as famíliasdas crianças e porque eles não

Somos todos iguais na fila do picolé

viviam juntos. Foi o primeiro de-safio, transmitir um pouco de rea-lidade sem causar tristeza ou pena,já que ela brincava feliz com osnovos amigos desde a hora quechegava.

Daí partimos pra lista deapadrinhamentos, que fechou emtempo recorde. Já estávamos pre-parados pra presentear todos osque não fossem escolhidos, jáque eram 65 crianças, mas não foipreciso. Ninguém ficaria de fora enossa expectativa já estava a mil!

No dia foi como todas as fes-tas são: um sonho se realizando.Estava comovida de ver todas ascrianças participando da recreação,lanchando, se divertindo. Eramtodos iguais na fila do picolé!

Quando anunciei que os presen-teados seriam os moradores do abri-go, já não tive mais sossego, sem-pre vinha uma criança me pergun-

tando “ até eu vou ganhar?” Foi oponto alto do aniversário : os convi-dados foram apresentados aos seusescolhidos e conduzidos com muitaalegria aos quartos deles, onde abri-am maravilhados seus presentes, en-quanto ofertavam de volta uma ale-gria genuína, a mais pura que existe.

Muitos passaram o resto dafesta colados aos seus padrinhos,conversando e brincando, numatroca linda de se ver, que emoci-onou a todos. Os momentos e asmemórias traduzem o que meucoração sente: não há diferençaentre as crianças. São todos meus,todos seus, todos iguais.

A missão estava cumprida:nos 5 anos da Manu a principallembrança não foi distribuída emsacolinhas, mas ofertada direto aocoração”.

(por Marta Paz de Castro eLeonardo de Castro)

Marta, Leonardo e a aniversariante Manuela

Fotos: Divulgação

Todos entraram na brincadeira

Flahses

Rio Samba e Carnaval é Maurício MattosCriador e editor da Revista Rio Samba e Carnaval,

há décadas o empresário Maurício Mattos é um dosgrandes divulgadores da maior festa brasileira. Inde-pendente da revista, Maurício Mattos mantém um su-per camarote com o mesmo nome na Marquês de Sa-pucaí, recebendo celebridades e homens de negóciosdo mundo inteiro, mas é um autentico folião. Entusias-ta da Portela, mas aplaudindo todas. Abram alas, dei-xem o Maurício passar!

Hyrin

éa B

orné

o

Camila Diuana Martins é a mais nova acadêmicade medicina. Filha do casal Lucia Diuana e ViníciusMartins ela foi aprovada no último Enem para a Uni-versidade Federal Fluminense onde inicia em abril osseus estudos. Formada pelo Colégio Pedro II de Ni-terói, ela fez pré-vestibular no Curso PB do profes-sor Breno Leite. Sua irmã, Marina, parabenizou-a edisse: “estaremos sempre juntas”.

Acer

vo P

esso

al

Rumo a Medicina

3JANEIRO 2016

CARNAVAL DE NITERÓIO Presidente da União das Escolas de Samba e Blo-

cos Carnavalescos de Niterói, André Nogueira, informouque a Rua da Conceição vai ser palco dos desfiles dasEscolas de Samba durante três dias, 7, 8 e 9 de fevereiro,a partir das 20h. A ordem dos desfiles será a seguinte:

GRUPO ESPECIAL DE ENREDODia 7, a partir das 20h

Bem Amado, Unidos do Castro, União do Maruí, BandaBatistão, Galo de Ouro, Grilo da Fonte, Unidos da Ciclovia,Fora de Casa, Unidos do Barro Vermelho e Tá Rindo Por Quê?

GRUPO DE ACESSODia 8, a partir das 20h

Combinados do Amor, Sacramento, Experimenta, Uniãoda Engenhoca, Mocidade de Icaraí, Unidos do Boaçu, Ba-lanço do Fonseca, Bafo do Tigre, e Tá Mole Mas é Meu.

GRUPO PRINCIPALDia 9, a partir das 20h

Souza Soares, Cacique da São José, Magnólia Brasil,Unidos da Região Oceânica, Folia do Viradouro, Império deArariboia, Sabiá, Grupo do Quinze e Alegria da Zona Norte.

Começando dia 23 como “Mancando de Ré”, oschamados blocos avulsose bandas de Niterói, estãoprontos para desfilar alegrianas ruas de Niterói.

No dia 31, domingoque antecede o início ofi-cial da Folia, saem as ban-das, do Clube Central, na

Bandas do Central, Ingá, Sai Tardee Dominó prontos para os desfiles

Praia de Icaraí, às 11h,sendo saudada pela Dire-toria do Regatas Icaraí, naesquina da Rua Miguel deFrias, e do Ingá, às 12h,comandada pelo Verea-dor Luiz Carlos Gallo, como super contingente, maisde 20 mil pessoas, indoaté Charitas.

No dia 4 de fevereiro,quinta-feira, completando35 anos, o “Sai Tarde e Vol-ta Cedo”, presidido por

João Sapatão, concen-trando às 18h, no largo doMarrão. Na sexta-feira, dia5 de fevereiro, o Dominó.

Banda do Ingá

Fotos: Arquivo

Pilotada pelo Presiden-te Jorginho do Bairro, a jo-vem Escola de Samba deNiterói, que vao desfilar do-mingo de carnaval, na Ruada Conceição, tem um com-bustível especial: a emoção!

Com seu tema, “Fora deCasa é muito samba e ale-gria, seu enredo é MárioDias”, contará a vida destepopular jornalista de Niterói,que para estudar, vendeu detudo na infância, ajudandoseus pais, Sebastião e Do-lores, que tiveram 6 filhos.

Fiel devoto de São Jor-ge, herdou do pai a paixãopelo Botafogo. Como jorna-lista, profissão que foi pro-fetizada pela professoraEnezia, ainda na sua adoles-cência, começou em O SãoGonçalo, passando pelo Di-ário Fluminense, A Tribunae Jornal de Icaraí, onde che-gou a direção. Em O Flumi-nense criou uma página paraas comunidades.

Indo para O Dia e A Notí-

“FORA DE CASA”,uma Escola que vai ganhar emoção

cia deu muitas manchetes,onde inclusive ficou 26 anos,dirigido por Chagas Freitas,mas um pouco antes esteve-na Luta Democrática, jornalde Tenório Cavalcante, oHomem da Capa Preta, cujavida virou filme com José Wi-lker. Na mesma ocasião traba-lhou nas rádios Continental eMayrink Veiga, nesta últimano Embalo do Rock AndRoll.Porém ainda adolescente foilíder estudantil e ingressou nomundo do samba, desfilandoem blocos, sendo inclusiveenredo do 2º Clichê, integra-do por jornalistas. Há 50 anos,completados em novembroúltimo, ingressou na Escolade Samba Acadêmico do Cu-bango, uma de suas paixões.Coordenou o carnaval de Ni-terói quando era na AmaralPeixoto, sendo consideradopelo escritor Jorge Amado, o2º maior carnaval do Brasil,perdendo apenas para o Riode Janeiro.

Voltando aos meios de

comunicação, trabalhou naRádio Fluminense, ondecriou o programa Casa doPagode, sendo um dos queincrementou esse movi-mento. Foi para a RedeManchete de televisão, fa-zendo parte da equipe quetransmitiu com exclusivida-de o 1º carnaval da Marqu-ês de Sapucaí. Com o fimdesta emissora, seguiu paraa Rede Globo de Televisão,sendo um dos seus produ-tores, criador do Botequimdo Samba e concursos parao RJTV. Simultaneamente ,apresentou e dirigiu, OCasa da Gente, nos canais30 e 36 da Net. Hoje, dirigecom sua filha Luana Dias,também jornalista, jornalimpresso do mesmo nome.

Um dos fundadores doClube do Samba, ao lado deJoão Nogueira, produziushows com, Roberto Ribei-ro, Jovelina Pérola Negra,Zeca Pagodinho, Jorge Ara-gão, Zé Kéti,Família Clarão,

Sambaí, Monica mac, Ma-ria Menezes, Andrea Beat,Pedro Ivo, Inácio Rios, Gus-tavo Clarão, Almir, Declar eoutros da nova geração. Éum apaixonado pelo samba.

Como escritor, lançou 5livros, dentre os quais, “Mal-ditos repórteres de Polícia”(esgotado); “Rio da Violên-cia Armado com Humor”,este só de cartonistas, pro-duzido com Ikenga e comabertura do consagrado so-ciólogo “Betinho”. Recente-mente, “CTI Antessala daMorte, um passeio pelavida”, sua autobiografia.

Criou o Reveillon daPraia de Icaraí e o Bloco dasPiranhas, que sai no dia 31de dezembro.

ENSAIO GERALDIA 30 NO REGATASSobre ser enredo do

Fora de Casa, diz que foiuma generosidade da dire-toria e integrantes, esperan-do contar no desfile comapoio dos cubanguenses,

jornalistas, devotos de SãoJorge, Botafoguenses etoda uma legião de amigos.

Finalizando afirma: “te-nho certeza que emoção nãovai faltar, pois o samba estámuito bonito e o enredo bemdesenvolvido pela jovemcarnavalesca, Carol Nunes”.O ensaio geral será sábado,dia 30, no Clube Regatas Ica-raí, a partir das 18 horas, comentrada franca.

SÃO JORGE, BOTAFOGO,PIRANHAS E CUBANGO

Na semana passada, emduas ocasiões distintas,durante a Festa dos Compo-sitores na quadra da Cuban-go e no aniversário de Ma-nobo, um dos mestres dabateria da Verde e Branco deNiterói, os compositores daEscola, que desfilará sába-do na Sapucaí, foram con-clamados para desfilarem no“Fora de Casa”, domingo decarnaval, em Niterói.

Os componentes daCubango, usando fantasi-

as e roupas da harmonia,ala de compositores e ou-tras, num setor da home-nagem a Cubango.

Os devotos de São Jor-ge, com calça branca (ho-mens) e camisas com a ima-gem do santo, as mulheresde saias ou calças brancas,sandálias, sapatos ou tênisbranco.

Os botafoguenses, cami-sa do time (sem propaganda),calça branca (homens), sapa-tos ou tênis. As mulheres desaia ou calças brancas. Nãopode ir de bermuda.

O pessoal do Bloco das“Piranhas”, vestidos demulheres, os 50 primeirosque chegarem.

A concentração será às22h, em frente a lanchoneteRequinte, na Avenida Ama-ral Peixoto, no enredo queo Fora de Casa homenageiao jornalista Mário Dias.

Contatos com o Presi-dente Jorginho do Bairro,no telefone (21) 99568-7636.

Carnavalesca Carol Nunes com o marido,o empresário Flávio Nunes

Presidente Jorginho do bairro, rainha da bateria Ana Flavia,Mário Dias e parte da diretoria da agremiação.

Fotos: Hyrinéa Bornéo

Compositores do Samba Enredocom o homenageado

4 JANEIRO 2016

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP

CO

MP A

RTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

ARTI

LHA!

Por Washington Araú[email protected]Ã

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALSÃ

O G

ONÇ

ALOOOO O

SÃO GONÇALO: VEM AÍ O TEATRO MUNICIPAL!Há exatos 107 anos da

inauguração do TheatroMunicipal do Rio, e após 183de fundação do Teatro deNiterói, chegou a vez de SãoGonçalo ter "um teatro parachamar de seu", conformeescreveu o jornalista AlexAlves. Com a presença dediversas autoridades do mu-nicípio, o Prefeito NeiltonMulim afirmou durante a fes-ta de lançamento das obrasde construção do primeiroTeatro Municipal de SãoGonçalo: "Assumimos umcompromisso com a cidade ehoje estamos cumprindo. Éum momento histórico. Bus-camos parcerias e consegui-mos projetar o nosso TeatroMunicipal. Dentro de poucosmeses estaremos assistindoao nosso primeiro espetácu-lo", disse o prefeito, sendoaplaudido pelas dezenas depessoas que prestigiaram oevento. Com capacidadepara 260 pessoas, o futuro

GÊNEROS DE DIVERSIDADES NAS ESCOLAS

teatro terá dois andares e seráconstruído a partir de estru-turas metálicas em uma am-pla área junto à sede da pre-feitura, no Centro.

Ao lado de muitos artis-

https:// www.facebook.com/jornal.casadagente

CASA DA GENTECurta a nossa página no facebook

tas gonçalenses, entre eleso ator Leandro Firmino, oeterno "Zé Pequeno", do fil-me "Cidade de Deus", Neil-ton Mulim garantiu na ma-nhã de quarta, 23 dezembro,

que o projeto atende umaantiga reivindicação da po-pulação e da classe cultural.

O lançamento da obracontou com a apresentaçãoda Orquestra Municipal, balée gaita de fole. O público vi-brou quando o prefeito,acompanhado dos artistas,secretários municipais, vere-adores e demais autoridades,lançou a pedra fundamentaldo empreendimento.

O secretário de Cultura,Michel Portugal, afirmouque a construção do TeatroMunicipal de São Gonçaloé um marco na historia dacidade. "Após 125 anos deemancipação, São Gonçaloterá seu teatro. É uma gran-de conquista para todos nósque respiramos cultura. Osgonçalenses não precisarãomais ir à Niterói ou Rio deJaneiro para assistir uma boapeça teatral, um musical,uma apresentação de dan-ça. Estamos muito felizes".

Sob a coordenação daProfª Shirlei Victorino(foto), teve início no CRE-FCON, em São Gonçalo,uma série de aulas que seestenderá até março, con-forme ela explica: "Sedia-mos a edição compacta doGDE, que é o curso de Gê-neros e Diversidades nasEscolas, da UERJ, do Cen-tro Latino-Americano deSexualidade e Direitos Hu-manos e, o Instituo de Me-

DESAFIOS PARA 2016

O Instituto da CriançaLéo de Sá recebeu ao longode 2015 importantes home-nagens, e vale destacar quesua Presidente Rosemaryde Sá Fructuoso foi dupla-mente congratulada. Ela re-cebeu o Mérito de Mulherdo Ano - Medalha MariaJoaquina (mãe amada dopoeta Casimiro de Abreu) eo Título de Embaixadora In-ternacional da Embaixada daPoesia e Artes.

Ao seu lado, Rosemarycompartilha desafios e vitó-rias com sua equipe, que temtrabalhado incansavelmen-te para que a obra cresça eatenda a muitas famílias. Elafalou da emoção de estar àfrente do instituto e dos de-safios para 2016. "O Institu-to oferece orientações fami-liares, cursos de artesanato,Atendimentos Psicológicos,Terapias, assistência social,teatro, canto, violão, musi-calização, teclado e cavaqui-nho com o Prof. FernandoNunes, além de redação paraconcursos, espanhol entreoutras atividades. Neste

SEMEANDO A PAZNo dia 15 de dezembro,

a Subsecretária de Ensinoe Apoio Pedagógico, Pro-fessora Graciane Rocha Vo-lotão, a diretora do Depar-tamento de Ações Pró Sus-tentabilidade do Poder Ju-diciário do Estado do Riode Janeiro, Rosilea Di Masie a Psicóloga Helena dePaula, firmaram parceria noTribunal de Justiça paraimplementação de projetospara a Rede Pública Muni-cipal de São Gonçalo em2016: "Semeando a Paz"para a Equipe Técnica das

Serão grandes os desafios para o Instituto da Criança Léo deSá, em 2016, e sua diretora conta com a ajuda de todos

ano, almejamos articular jun-to à sociedade civil parce-rias para novos cursos euma efetiva divulgação denossas atividades. Serãograndes os desafios certa-mente, nós não temosmedo e contamos com aajuda de todos!"

No final do ano, o Insti-tuto Léo de Sá realizou naPraça Estephânia de Carva-lho o evento "Amigostransformando o Mundo ",da Disney, em parceria coma Fundação ABRINQ. Tan-to o Instituto como KarlaEduarda Ribeiro foram ga-nhadores da bolsa de estu-dos. O evento contou coma presença de vários volun-tários e o dia 20 de dezem-bro já é um marco na histó-ria de a instituição.

O Instituto da CriançaLéo de Sá fica na Rua Zefe-rino Reis, 324, no centro deSão Gonçalo; próximo aoestacionamento do Shop-ping Boulevard. Querendoligar: 99241-6791, ou 98282-2185. A instituição recebedoações e ajudas.

Divulgação

Prefeito Neilton Mulim: "É um momento histórico. Buscamosparcerias e conseguimos projetar o nosso Teatro Municipal"

Divulgação

Washington Araujodicina Social. E essa ediçãodo curso discutirá temas docotidiano escolar, o que égênero, o que é diversida-de, relações etno-raciais, esexualidade." Na aula inau-gural na UERJ, a especia-lista Profª Vanessa Leite foia convidada. Na segundaaula, coube ao Prof. Andrédiscutir o tema Diversida-de. Haverá mais dois en-contros em fevereiro e ou-tros dois, em março.

Segundo Shirlei Victorino, a idéia do curso é discutir temas docotidiano escolar, inclusive relações etno-raciais e sexualidade

sino Fundamental. Esseprojeto abordará temas di-versos: Constituição Fede-ral; ECA / Direito do Idoso;Violência; Drogas.

Ficou acertado tambémque São Gonçalo receberáo Projeto "Bem me quer"sobre alienação parental,cujo público alvo será osresponsáveis pelos alunos.

E para completar, umgrande evento será realiza-do para os Professores emconjunto com o Sistema degarantia de direitos, a Jor-nada do ECA.

Tribunal de Justiça e Secretaria de Educação de SG firmaramimportante parceria para implementação de projetos sociais

Unidades Escolares; "Uni-duni- Tê, a Justiça é com

você", que contemplará es-tudantes do 9º ano do En-

Divulgação

5JANEIRO 2016

SCALA RIO inicia seus bailesde carnaval no dia 5

Desde o ano passado oScala funciona em novo en-dereço, Rua 13 de Maio, 23– Centro – Rio de Janeirocom muitos turistas e con-vidados especiais, inclusi-ve artistas, personalidadese modelos.

GRANDE FESTANo dia 05, o Baile do Cor-

Um dos responsáveispela montagem do carna-val da Marquês de Sapu-caí e outros grandes even-tos, inclusive do GrandePrêmio Brasil de Fórmula1, o engenheiro Luiz Dias,da Mectubo, manifestou odesejo de “armar o carna-val de Niterói”.

A declaração foi duran-te um encontro de Luiz Diascom o Presidente da Câma-ra Municipal de Niterói, ve-reador Paulo Bagueira, emplena Marquês de Sapucaí,

Momo: Luiz Dias quervoltar a preparar Niterói

após entrega do diploma etroféu Ismael Silva, ao jor-nalista Manoel Alves, daRede Globo de Televisão,pelos relevantes serviçosprestados ao samba.

Luiz Dias, lembrou que nadécada de 70, quando inicia-va sua carreira como profis-sional de eventos, preparoua Avenida Amaral Peixotopara o carnaval, com cama-rotes, arquibancadas e deco-ração especial, que era entãoapontado pelo escritor Jor-ge Amado, um dos jurados

dos desfiles de Niterói, comoo 2º maior do Brasil. “Foramanos de um trabalho que nosdeu muita alegria”, disseDias, emocionado.

Paulo Bagueira, disseao responsável pela Mec-tubo que levaria sua decla-ração à Câmara, Prefeiturae Neltur, objetivando reali-zar a volta de Luiz a Niteróiem 2017, na recuperação docarnaval niteroiense.

A Mectubo também éresponsável pela árvore deNatal do Rio de Janeiro.

Paulo Bagueira e Luiz Dias acompanham os ensaios tecnicos na Sapucai

Foto: Vinícius MartinsApoteose com excelen-

te infra-estrutura, Escolasse profissionalizando, Co-munidades participando:uma ilha que fica ainda maismágica na época do carna-val. Esses são alguns dosingredientes que temperamo carnaval de Florianópolisdepois que a atual gestãoda Liga das Escolas deSamba começou um traba-lho de qualificação dos pre-sidentes, diretores dasagremiações e a força de tra-balho envolvida na produ-ção do carnaval.

Os números do ano pas-sado impressionam. Em2016 a LIESF espera um su-cesso ainda maior. Confor-me o Diretor Comercial,Francisco Marins (ex-presi-dente da Porto da Pedra), aaceitação da nova forma deorganização do carnavalvem obtendo uma respostamuito boa. “Os presidentesdas escolas começaram aconhecer experiências emoutras localidades paraaprimorar suas gestões.Florianópolis reúne umahistória do carnaval muitoconsistente e as pessoasestão focadas na melhoria

Florianópolis se transforma nosegundo “point” da folia do Sul

do espetáculo. Nossa inten-ção é fazer do carnaval deFloripa um destino certo dofolião brasileiro ou estrangei-ro. Para isso, já estaremos

começando o planejamentoestratégico de 2017 já no pró-ximo mês de março que terácomo objetivo principal atrairinvestidores e parceiros”.

Divulgação

Serviços do Scala Os Camarotes terão serviçosde Buffet Incluído Salgadinhos variados, mesas de frutas, comida japonesa,

frango, penne ao salmon, Escalopinho com arroz de passas. Bebidas Camarote Vips:Cerveja, água mineral, caipirinha,

whisky 12 anos. Pista terão serviços de open bar nacional com coquetel

de salgadinhos variados Bebidas Pista: água mineral, refrigerantes, cerveja, caipiri-

nha. Classificação etária 18 anos Todos os Bailes serão animados por Luis Camilo e a

Tradicional Orquestra do Scala Baile Estação Primeira da Mangueira será animado com a

bateria, passista e ritmista. A coordenação geral é de Recarey Jr. Reservas com Bernadete no email:

[email protected] ou nos telefones citados

Pelo 45º ano consecutivo o “Scala Rio”, criado pelo empresário Chico Recarey,relizará seus grandes bailes de carnaval iniciando na sexta-feira, dia 05 de fevereiro

dão do Bola Preta. No dia 06de fevereiro, o Baile da Esta-ção Primeira da Mangueira,tendo a bateria da Verde eRosa como atração especial.

Dia 09, “Scala Gay”, quesempre arrasta mutidão. Ospreços são variados, que po-derão ser informados nos te-lefones: (21) 2239-4448 “ (21)2511-4140 “ (21) 2274-1040.

Divulgação

Scala Rio: tradição e sucesso

6 JANEIRO 2016

100 ANOS DO SAMBA

Tomando como base a gravação “PeloTelefone”, do compositor Donga, em 1917,estamos vivendo 100 anos oficialmente dosamba, o assunto ainda vai render muitoapós o carnaval, mas foi a abertura do su-per show do réveillon em Copacabana, comapresentação do cantor Diogo Nogueira.

Nesta edição, o CASA DA GENTE mos-tra um pouco da história do nosso ritmomaior da música popular brasileira. O Rio deJaneiro é onde o samba se firmou. Conheça,portanto, a origem e evolução do samba:

O samba é um gênero musical, que de-riva de um tipo de dança, de raízes africa-nas, surgido no Brasil e considerado umadas principais manifestações culturais po-pulares brasileiras. Dentre suas caracterís-ticas originais, possui dança acompanha-da por pequenas frases melódicas e refrõesde criação anônima, alicerces do samba deroda nascido no Recôncavo Baiano. Ape-sar de ser um gênero musical resultante dasestruturas musicais europeias e africanas,foi com os símbolos da cultura negra brasi-leira que o samba se alastrou pelo territórionacional. Embora houvesse variadas for-mas de samba no Brasil (não apenasna Bahia, como também no Maranhão,em Minas Gerais, em Pernambuco e em SãoPaulo) sob a forma de diversos ritmos edanças populares regionais que se origina-ram do batuque, o samba como gênero mu-sical é entendido como uma expressãomusical urbana do Rio de Janeiro, então ca-pital do Brasil Imperial, onde chegou duran-te a segunda metade do século XIX levadopor negros oriundos do sertão baiano.

No Rio de Janeiro, a dança praticada pe-

O Casa da Gente lembra que os gran-des “Musos” do carnaval passado foram:

Clovis Bornay, Ewandro Castro Lima,Mauro Rosas, Paulo Varelli, Jesus Henri-que, Marlene Paiva e Wilza Carla, que des-filaram com ricas fantasias nos Hoteis, Pa-lace e Gloria, e em clubes, tendo na organi-zação, Belino Mello e Mauro Montel.

Muitos deles desfilaram também naAvenida, o que hoje destacam-se, Da-vid Brazil e Milton Cunha, entrando as-sim para a grande festa da Sapucaí, masnos carros alegóricos estão sempre fi-gurantes ricamente fantasiados.

Os eternos “musos”

los escravos libertos entrou em contato e in-corporou outros gêneros musicais popula-res entre os cariocas, como a polca, o maxixe,o lundu e o xote, adquirindo um caráter total-mente singular nas primeiras décadasdo século XX. Um marco dentro da históriamoderna e urbana do samba ocorreu em 1917,no próprio Rio de Janeiro, com a gravaçãoem disco de”Pelo Telefone”, considerado oprimeiro samba a ser gravado no Brasil (se-gundo os registros da Biblioteca Nacional).O sucesso alcançado pela canção contribuiupara a divulgação e popularização do sambacomo gênero musical.

A partir de então, esse estilo de sambaurbano surgido no Rio começou a ser pro-pagado pelo país e, no ano de 1930, foialçado da condição “local” à de símboloda identidade nacional brasileira. Inicial-mente, foi um samba associado ao carna-val e posteriormente adquirindo um lugarpróprio no mercado musical. Surgiram mui-tos compositores como Heitor dos Praze-res, João da Baiana, Pixinguinha,Donga e Sinhô, mas os sambas destescompositores eram amaxixados, conheci-dos como sambas-maxixe. Os contornosmodernos desse samba urbano carioca vi-riam somente no final da década de 1920, apartir de inovações em duas frentes: comum grupo de compositores dos blocos car-navalescos dos bairros do Estácio deSá e Osvaldo Cruz e com compositores dosmorros da cidade como em Mangueira, Sal-gueiro e São Carlos. Não por acaso, identi-fica-se esse formato de samba como “ge-nuíno” ou “de raiz”. A medida que o sambano Rio de Janeiro consolidava-se como uma

Depois da fundação da Deixa Falar, ofenômeno das escolas de samba tomou con-ta do cenário carioca. Juntamente comas escolas de samba que galgaram estágiosde aceitação, admiração e paternalizaçãoatravés dos anos, o samba-enredo se tornouum dos símbolos nacionais. Inicialmente, osamba-enredo não tinha enredo, mas issomudou quando o Estado - notadamente du-rante o Estado Novo de Getúlio Vargas - as-sumiu a organização dos desfiles e obrigouo sambas-enredo a ser sobre a história ofici-al do Brasil. A letra do samba-enredo contauma história que servirá de enredo para odesenvolvimento da apresentação da esco-la de samba. Em geral, a música é cantadapor um homem, acompanhado sempre porum cavaquinho e pela bateria da escola desamba, produzindo uma textura sonora com-

plexa e densa, conhecida como batucada.Durante a década de 1930, era costume

em um desfile de escola de samba que, naprimeira parte, esta apresentasse um sam-ba qualquer e, na segunda parte, os melho-res versadores improvisassem, geralmentecom sambas saídos do terreiros das esco-las (atuais quadras). Estes últimos ficaramconhecidos como sambas-de-terreiro. Ini-ciadas nos moldes dos ranchos carnava-lescos, as escolas de samba – inicialmentecom Manguei ra , Por te la , Impér ioSerrano, Salgueiro e, nas décadas seguin-tes, com Beija-Flor,Imperatriz Leopoldinen-se e Mocidade Independente – cresceriamao logo das décadas seguintes até domi-narem o Carnaval carioca, transformando-o em um grande negócio com forte impactono movimento turístico.

ESCOLAS DE SAMBA E OFICIALIZAÇÃO DO DESFILE

expressão musical urbana e moderna, elepassou a ser tocado em larga escalanas rádios, espalhando-se pelos morroscariocas e bairros da zona sul do Rio deJaneiro. Inicialmente criminalizado e vistocom preconceito, por suas origens negras,o samba conquistaria o público de classemédia também.

O samba moderno urbano surgido apartir do início do século XX, no Rio deJaneiro, tem ritmo basicamente 2/4 e anda-mento variado, com aproveitamento cons-ciente das possibilidades dos estribilhoscantados ao som de palmas e ritmo batuca-do, e aos quais seriam acrescentados uma

ou mais partes, ou estâncias, de versosdeclamatórios. Tradicionalmente, esse sam-ba é tocado porinstrumentos de corda(cavaquinho e vários tipos de violão) evariados instrumentos de percussão, comoo pandeiro, o surdo e otamborim. Com opassar dos anos, outros instrumentos fo-ram sendo assimilados, e se criaram novasvertentes oriundas dessa base urbano ca-rioca de samba, que ganharam denomina-ções próprias, como o samba de breque,o samba-canção, a bossa nova, osamba-rock, o pagode, entre outras. Em 2005, osamba de roda se tornou um Patrimônio daHumanidade da Unesco.

Clovis Bornay nas passarelas pelo BrasilDivulgação: Vera Donato

Milton Cunha faz o Glan Gay, dia 27 de janeiro,às 21h, na quadra da Tijuca com concurso defantasias e eleição da Boneca Barracão .

Divulgação

Ismael Silva Donga Diogo Nogueira

DivulgaçãoDivulgação Hyrinéa Bornéo

7JANEIRO 2016

Carnaval e Olimpíadas

Brinque com Harmonia,alegria e muita paz!Carnaval é cultura!Alcides Freire - Presidente do Senalba

Apesar da crise financeira, semesquecê-la, mas tentando driblá-la,o ano de 2016 começa com o Carna-val, o maior espetáculo da terra, logono início de fevereiro, atravessandoa primeira quinzena com as Escolasde Samba do Rio de Janeiro, Niterói,Maricá e de todo o Estado do Rio,usando muita criatividade e reciclan-do ao máximo material dos últimoscarnavais.

A alegria já toma conta da ca-pital do Estado, principalmente naMarquês de Sapucaí, com os en-saios técnicos levando multidões,sábados e domingos, o que tam-bém ocorre em Niterói, na Aveni-da Amaral Peixoto, onde se pre-param a Acadêmico do Cubango,Unidos do Viradouro e enquantoem São Gonçalo a Unidos do Por-to da Pedra, promove ensaios narua Francisco Portela.

Dentre os blocos, a euforia seinstalou, com mais de 500 agremia-ções tomando conta do Rio de Ja-neiro e dezenas de outros em Nite-rói, onde inclusive já teremos des-files nos dias que antecedem ao car-naval, do: Sai Tarde e Volta Cedo,festejando 35 anos; Mancando deRé; Dominó, há mais de 25 anos,Filhos da Pauta, integrado por jor-nalistas; Saias na Folia, compostopor mulheres e do Canto do Rio F.C.,que abre o carnaval dia 06 de feve-reiro. Nos clubes prevalecem asmatinês e nos salões os do ScalaRio, já uma tradição.

Nos Bairros, os preparativosentraram em ritmo acelerado nestaquinzena, com destaque para o Lar-go da Batalha, que reuni mais de 30mil pessoas, coordenado pelo vere-ador Beto da Pipa, tendo como atra-

ções, Gilmar PQD, dos Morenos,Brasilia, desfiles de Blocos e ou-tros; Barreto e Largo da Barradas, afrente o vereador Paulo Bagueira, RioD'Ouro, liderado pelo vereador Pau-lo Henrique, isto em Niterói, em par-ceria com a Neltur.

MARQUÊS DE SAPUCAÍJá praticamente pronto para "o

maior show da terra", o Sambó-dromo terá, como sempre, algu-mas novidades, aprimorando-sesempre cada vez mais, trabalho co-ordenado em perfeita união da LI-ESA - Liga Independente das Es-colas de Samba e Riotur, com oPresidente Jorge Castanheira e doDiretor de Operações da Riotur,Luiz GustavoMostof, acompa-nhando todo o trabalho e os en-saios técnicos. Na montagem domaior palco aberto do mundo, aMectubo, com o engenheiro LuizDias no comando, o que faz tradi-cionalmente.

Pela Liesa, 5 mil homens com-põe o efetivo, utilizando-se a ex-periência do Coronel Celso; Elmodos Santos, coordenação dosdesfiles, Coronel Hélio Motta, naparte de marketing e Vicente Dat-toli, na assessoria de imprensa eo jornalista Paulo Faustino, res-ponsável por todo o credencia-mento, numa sintonia perfeitacom a Riotur.

Segundo o jornalista PauloFaustino, 23 mil pessoas terãoacesso livre a pontos específicos,sendo mais de 3 mil jornalistas,nacionais e internacionais; doismil seguranças e operadores dodesfile; além de serviço médico,Juizado de Menores, Polícia Ci-vil, Militar, Federal e do Corpo deBombeiros.

NOVIDADESMesmo estando preparada em

linhas gerais, a Marquês de Sapu-caí sempre apresenta novidades.Para esse ano, na área da concen-tração, entre o Juizado de Meno-res e os Correios, num container,está sendo montado pela Mectu-bo, um apoio ao trabalho da im-prensa, com 15 pontos de internet,evitando assim a cansativa ida evolta ao centro de jornalismo, queterá 100 acessos liberados pararepórteres que vão trabalhar nacobertura do carnaval, na Sala deImprensa Darci Moreira.

Na parte de cima, no 2º andar,setores reservados para a G1; sitesde maior número de repórteres, den-tro os quais, o de Sidney Rezende.A exemplo do ano passado, aloja-mentos para descanso dos coorde-nadores do carnaval, inclusive oPresidente da Liesa, que precisamchegar cedo ou estar quase 24 ho-ras na passarela. Outra novidadeserá a montagem de uma nova tor-re dos repórteres cinematográficose fotojornalistas, que aumentou de8 para 12 metros de altura, um pou-co antes da Apoteose.

A Marquês de Sapucaí tem 700metros e quatro áreas destinadas aosjulgadores, sendo 3 do lado esquer-do e 1 do lado contrário do trajetodos desfiles. Além da Mectubo queé também responsável pela monta-gem das cabines de rádios, está notrabalho de limpeza permanente daSapucaí a empresa Heisder, com1.500 pessoas trabalhando em todasas áreas dos desfiles, camarotes, fri-sas e cadeiras de pista. No Sambó-dromo, garis da Comlurb e na parteelétrica, técnicos da Rioluz.

É o espetáculo mais bem or-ganizado do Brasil.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE DESFILES NA SAPUCAÍ

Série ASexta, dia 5 de fevereiro: Acadêmicos da Rocinha, Alegria da Zona

Sul, Porto da Pedra, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos do Viradouro,Renascer de Jacarepaguá e Império da Tijuca.

Sábado, dia 6 de fevereiro: União do Parque Curicica, Paraíso doTuiuti, Inocentes de Belford Roxo, Império Serrano, Caprichosos dePilares, Unidos de Padre Miguel e Acadêmicos do Cubango.

Grupo EspecialDomingo, dia 7 de fevereiro: Estácio de Sá; União da Ilha; Beija-

Flor; Grande Rio; Mocidade e Unidos da Tijuca.Segunda, dia 8 de fevereiro: Vila Isabel; Salgueiro; São Clemente;

Portela; Imperatriz e Mangueira.

Luana Dias/Arquivo

Tudo pronto para a Folia

Jorge Castanheira,Presidente da Liesa

Publico da Sapucaí: um show a parte

Hyrinéa BornéoHyrinéa Bornéo

8 JANEIRO 2016

Contabilidade

"Para o bom gerenciamento de uma empresa e tomada de decisões é necessário oacompanhamento e informações precisas sobre a legislação em vigor na área da Contabilidade".

Tels. (21) 3620 0010; (21) 998889665 (Vivo) (21) 999947999 (Vivo) e 990111877 (Claro)

Oferecemos o serviço de: Abertura, encerramento e legalização de Empresas;Assessoria contábil, fiscal e de pessoal. Declaração de IRPF e Jurídica."

Com 56 anos de funda-ção, a Escola de SambaAcadêmicos do Cubango,última a desfilar na Série A,no sábado de carnaval naSapucaí, vai buscar na ener-gia do mar e de seus 2500figurantes, o caminho paraa vitória que a levará pela1ª vez ao Grupo Especial.

O Presidente Olivier-Pelé, disse ao CASA DA

Ficha Técnica - ACADÊMICOS DO CUBANGO

CUBANGO canta o mar buscando a vitória

Presidente ........................... Olivier Luciano Vieira(Pelé)Presidente de honra ................................. Marcelo KalillCarnavalesco ............................................. Cid CarvalhoIntérprete oficial ......................................... Hugo JúniorDiretor de carnaval ...................................... Jorge RiperDiretor de harmonia .................................. Décio BastosDiretor de bateria ................................... Mestre MaurãoRainha da bateria ................................... Cristiane AlvesMestre-sala e porta-bandeira ........................................................................... Diego Falcão e Jaqueline Gomes

Coreógrafo ............................................... Márcio Moura

PORTO DA PEDRA bota o Circo na Avenida

Ficha Técnica - UNIDOS DO PORTO DA PEDRA

Presidente ............................................ Fabio MontibeloCarnavalesco ........................................... Jaime CezárioComissão de Carnaval ..................................................Miguel Sobrinho, Amauri de Oliveira, Godzila, Paulo Bran-dão e Alex Santos.Intérprete oficial ...................................... Anderson PazDiretor de social .................................. Miguel SobrinhoDiretor de harmonia .......................... Amauri de OliveiraDiretor de bateria ................................... Mestre CelinhoRainha da bateria .................................. Veronica AraujoMestre-sala e porta-bandeira ................................................................................... José Roberto e Thais Romi

Coreógrafo ........................................... Patrick Carvalho

GENTE que “os ensaiostécnicos na Avenida Ama-ral Peixoto, assim como naquadra Mãe Tiana, na RuaNoronha Torrezão, bairroque dá nome a Escola, temdeixado evidente a garra evontade dos componen-tes, cantando o samba,evoluindo e mostrandoque vai para o desfile de-terminada”.

A Rainha de Bateria,Cris Alves, tem ensaiadotodos os dias, às quintasna quadra e sábados naAmaral Peixoto, fazendo omesmo com os passistas,com entusiasmos especi-ais. “Vamos com certezabrilhar mais uma vez, poissempre tivemos perto davitória. Agora, apesar derespeitar as coirmãs, tra-

remos o título”.Simbolizando o pensa-

mento de toda a escola, ostradicionais componentes,a maioria com mais de 50anos de escola, dentre eles,Nilton Bastos, Ney Ferreira(fundador da Cubango),Mário Dias, Jair, Ary Sérgioe Beto 7 letras, frisaram auma só voz: “daremos nos-so sangue na Sapucaí”.

Cris Alves, Rainha da Bateria da Cubangoe o Presidente Olivier Pelé

Festa dos compositores reuniutradição e juventude

Fotos: Hyrinéa Bornéo

Presidente Fábio Montibelo, a primeira dama e diretores

Fotos: Ana Cristina Victória

Tendo como tema a fi-gura do palhaço “Carequi-nha”, que completaria 100anos, a Unidos do Porto daPedra promete botar literal-mente o circo na rua, poispraticamente todo contigen-

Rainha da Bateria Verônica Araújo

te da Escola vai se transfor-mar num artista circense.

O Carnavalesco JaymeCesário tem afirmado para aimprensa que “faremos umdesfile alegre e que com cer-teza vai contagiar o público,

trazendo-o para dentro doSambódromo, através dosamba, as alegorias e o mo-vimento de cada ala”.

A Porto da Pedra, que aexemplo da Viradouro já es-teve no Grupo Especial,

também tem um objetivo,voltar para o convívio dasgrandes escolas, acentua oPresidente Fábio Montebe-lo, um dos principais entu-siastas da vermelho e bran-co de São Gonçalo.

Ensaio alegre na Quadra Mãe Tiana

Ensaio na Quadra do Trigre

9JANEIRO 2016

Advogado

VIRADOURO só pensando em voltar ao Especial

Os componentes, a Di-retoria, Presidente Gustta-vo Clarão e todos da Uni-dos do Viradouro só têmum pensamento: "vamosvoltar para o Grupo Espe-cial. Ano passado desa-bou um temporal sobre

nossas cabeças, mas ago-ra vamos com toda a forçapara a Sapucaí".

Gusttavo faz questãode frisar que "além da po-tência da nação vermelhoe branco, o enredo refleteo pensamento positivo da

Viradouro, que a seu vertem um samba imbatível,com a bateria super empol-gada no reforço de MestrePaulinho", acrescentando,"aqui respeitamos nossacomunidade, portanto osucesso é garantido".

Ficha Técnica - UNIDOS DO VIRADOURO

Presidente ............................................ Gusttavo ClarãoCarnavalesco ................................................Max LopesIntérprete oficial .................................... Zé Paulo SierraDiretor de carnaval .......................................... WilsinhoDiretor de harmonia ... Miltinho Souza e Gabriel SequeiraDiretor de bateria ................................. Mestre PaulinhoRainha da bateria .................................Raíssa MachadoMestre-sala e porta-bandeira ........................................................................................ Marquinhos e Giovanna

Coreógrafo ........ Sylvio Lemgruber e Fernanda MisailidisEnredo ........ O Alabê de Jerusalém: A Saga de Ogundana

A Rainha de BateriaRaissa Machado, é outraque acredita com muitafé: "voltaremos ao GrupoEspecial de onde nuncadeveríamos ter saído.Aguardem o show da Vi-radouro".

A Rainha Raissa Machado Presidente Gusttavo Clarão

Fotos: Divulgação

MECTUBO monta o palco doCarnaval e maiores eventos brasileiros

Há 32 anos – desde a fundaçãodo Sambódromo – a MECTUBOEstruturas Tubulares trabalha namontagem do super palco do “Mai-or Espetáculo da Terra”, o Carna-val do Rio de Janeiro, por onde pas-sam mais de 500 mil pessoas, entreos desfilantes das escolas de sam-ba e assistentes da festa, que ocor-re oficialmente durante cinco dias,além de ser mostrada para milhõesde pessoas no mundo inteiro.

Com sede no Rio de Janeiro, aMECTUBO faz também outrosmega eventos, dentre os quais o

GP Brasil de Fórmula 1, em SãoPaulo, há 24 anos. A árvore deNatal da Lagoa Rodrigo de Frei-tas e a montagem do Fashion Rio,Fashion Rock, Projeto Aquarius,Corpus Christi e inúmeros outros.

O PRAZER DE FAZERPrincipal responsável pelos

projetos e montagens, o portuguêsLuíz Dias afirma: “trabalhamos comsistemas mais rígidos e menos ar-ticulados, com a superfície de en-gastamento maior. Isso nos permi-te executar com perfeição, rapideze facilidade os nossos projetos.Também devemos ressaltar a ques-tão do transporte facilitado domaterial e menos danificável, ofe-recendo maior segurança e resis-tência para a estrutura”.

Quando comenta os trabalhos,Luíz Dias se emociona e deixa cla-ro o prazer de realiza-los. Na Mar-quês de Sapucaí, é comum vê-lomisturado aos operários – sãocentenas – entre técnicos, e prin-cipalmente “peões”, que demons-tram o respeito por ele, conside-rando-lhe um companheiro na re-alização do evento. Dias fiscalizapessoalmente todos os detalhes.

OS SERVIÇOSPalcos, coberturas e tendas,

estruturas para som, plataformas,barricadas, cercas, cadeiras, estan-des, pórticos, arquibancadas, to-tens, plataformas, camarotes, frisas,áreas dos jurados, cabines de rá-dio, estúdios para emissoras de rá-dios e televisão, reservados da se-gurança, judiciário, diretoria, pos-tos médicos, setor de limpeza, ba-res, restaurantes, praça de alimen-tação e coordenação geral do even-to, mantendo plantões de pessoalpara qualquer eventualidade.

Todos os eventos da MECTU-BO são avaliados ao final de cadarealização, buscando junto a cadaocasião mais perfeição e moderni-dade. A empresa, com sede no Riode Janeiro, mantém grandes áreaspara depósito de todo material.

No Sambódromo, a MECTU-BO tem um perfeito entrosamen-to com a RIOTUR, a LIESA – LigaIndependente das Escolas deSamba do Rio de Janeiro, e todosos serviços. “Nós trabalhamos emconjunto”, finaliza Luíz Dias.

Para conhecer mais os servi-ços da MECTUBO, basta acessaro site: www.mectubobrasil.com.br

Luiz Dias

GERAL10 JANEIRO 2016

Fotos: Divulgação

Música no ArSom, Áudio e Tecnologia KAKAO Figueiredo

www.kkostudio.com Tel.: (21) 2711-3104

@ O Bloco do Rock também se apresenta dia 9 mas sóque na Praça Tiradentes e a partir da 14hrs. É um bloco ondeclássicos do Rock´n Roll são interpretados e executadospor uma equipe formada por cantores, baixistas e guitarris-tas que seguem a clássica formação das bandas do gênerojuntamente com uma furiosa bateria de samba de quadraformada por ritmistas criados em nosso bloco e ritmistasoriundos da escola de coração do nosso bloco o G.R.E.S.União da Ilha do Governador e todos juntos lançados nes-se panelaço de influências produzem um som único, pode-roso, ousado, falando de amor, de felicidade, de rock, sambae carnaval. Rolling Stones, Creedance Clearwater Revival,

@ É Carnaval, alegria geral e Circo para o povo!O Poder espera que os oprimidos e achatados se esqueçam para sempre dos problemas e da corrupção! Vamos

brincar e mostrar que não esquecemos.Vamos protestar sorrindo! Escancarar com o deboche, fantasias e máscaras de políticos corruptos! Esperar que o ano

comece depois da Festa de Momo com força e correção! Feliz Ano Novo de Novo! Vamos a alguns blocos que valem a pena...

@ A Orquestra Voadora se apresenta no Aterro do Fla-mengo dia 09/02 as 15hrs. Ela traz em sua formação músi-cos que se apresentavam em diversos blocos carnavales-cos do Rio de Janeiro. Decididos a inovar no repertório,passaram a misturar as tradicionais marchinhas comsambas, rock'n roll, trilhas sonoras de filmes e desenhosanimados e música pop em geral.

Uma metaleira bem ensaiada somada a uma percussãoajeitada, alegram todos presentes.

Niterói e principalmente o Rio de Janeiro vaimostrar sua garra a partir de agora.

Vem aí o carnaval, o maior show da terra, oca-sião propícia para mostrarmos nossa garra e ener-gia do povo brasileiro. Vamos cantar e sambarnos Blocos e Escolas de Samba, provando quenenhuma crise derruba o povo brasileiro.

Niterói sempre foi pioneira nos movimentosorganizados, seja na área cultural, política e ad-ministrativa. Daí, nossa fé numa arrancada rumoao caminho das vitórias, neste primeiro momentocom a força do carnaval.

Logo depois vamos ter as olimpíadas, rece-bendo no Rio de Janeiro e por extensão, Niterói,São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, toda a região me-tropolitana. O mundo vai estar de olho no Brasil.

Acredito, com a certeza e a convicção de quemnunca fugiu a luta, que nossa gente irá demons-trar que somos ordeiros, unidos e principalmenteresistentes. Daí, respeitem o Bloco dos nossos

guerreiros, que sofrem, gritam, mas jamais fogem a luta, usando o conhecido lema:"sem perder a ternura jamais".

Não tem crise que aguente o rodo compressor do povo brasileiro, notadamente decariocas e fluminenses.

Abram alas, tá na hora da virada. Bom carnaval e vamos arrancar para as olim-píadas com a fé dos vencedores.

Alcides Freire

Presidente-SENALBA/RJ

Tá na hora da virada!

Beatles, Steppenwolf, Ozzy Osbourne, AC/DC, Kiss, IronMaiden, Guns´n Roses, Outfield, Legião Urbana, Pitty, Ca-zuza, Raimundos dentre outros estão no Repertório! Vale apena a festa da rapaziada. O Som é Animado e Vigoroso!

@ O Bloco Exagerado vem homenageando Cazuza eoutros no dia 9 de Fevereiro as 16hrs na Praça 15 no Cen-tro. Os ensaios do bloco tem sido animados e concorridos.Os blocos temáticos inspirados no trabalho de cantores ebandas dos mais diferentes estilos musicais há temposanimam o Carnaval do Rio de Janeiro. Homenageando umlegítimo carioca, brincalhão e amante da música brasileira,o Exagerado chega esse ano como uma das boas novida-des da cidade, mostrando que Cazuza e a festa de Momotêm muito mais afinidades do que podemos imaginar.

“Por que a gente assim?”, “Brasil”, “Malandragem” e“Codinome Beija-flor” são alguns exemplos dos sucessosque agitam os foliões. Além desses, estão no repertórioclássicos de outros compositores que foram imortalizadosna voz do poeta, como “O Mundo é um Moinho”, de Car-tola e “Vida Louca Vida”, de Lobão.

As versões tocadas pelo bloco foram compostas apartir da base das músicas originais e para dar o clima dosdiferentes ritmos, como samba, frevo, reggae e forró, cho-calhos, surdos, triângulos e tamborins também dão seushow. Vale a Pena acompanhar!

Luan

a Di

as

SENALBASetor Administrativo – Senalba RJ

Rua XV de Novembro, 182, Centro - Niterói – RJ – 24.020-125Tels. 21 2717-5603/21 2721-1344

CIDADES 11JANEIRO 2016

A Secretaria da MesaDiretora da Câmara fechouo balanço da produção daCâmara de Vereadores refe-rente ao ano legislativo de2015. Um total de 253 proje-tos de lei foram apresenta-dos, sendo que 209 encon-tram-se em tramitação. Até omomento foram aprovados44, sendo 35 sancionados enove aguardando publica-ção do Poder Executivo.

Já entre os projetos dedecreto legislativo foram apre-sentados 190. Noventa e doisdizem respeito à concessãode medalhas, 64 são diplomasde Personalidade do Samba,

No dia 18, a detonaçãode 50 quilos de explosivosna área do Preventório deuprosseguimento às obrasdo lado Charitas do túnelque ligará a Zona sul da ci-dade à Região Oceânica,dentro do projeto da Tran-sOceânica. Foi a sétima de-tonação no bairro desdenovembro de 2015, a quar-ta de 2016. Uma novidadeem relação à anterior foi quea área de evacuação foi re-

Túnel da TransOceânica:obras seguem em Charitas

Câmara de Niterói realizou 39audiências públicas em 2015

A Campanha “Não Crie Mos-quito em Casa” foi lançada pela Pre-feitura de Niterói em janeiro. Umagrande ação, que envolve váriassecretarias e órgão municipais, serárealizada na cidade. As duas prin-cipais ferramentas serão uma par-ceria com a Fiocruz, que terá Niteróicomo o foco de uma pesquisa queusa mosquitos infectados por umabactéria que atua como uma vacinacontra o Aedes, e o lançamento doaplicativo “Sem Dengue”. Atravésdo app, a população poderá tirarfotos de possíveis criadouros domosquito. O anúncio foi feito noauditório da Prefeitura com a parti-cipação de representantes de todasas secretarias.

“Quero pedir a cada um aqui,representantes de todos os ór-gãos, a mobilização e o engajamen-to de todos neste trabalho, paraenfrentarmos esse mosquito. Te-mos uma performance muito posi-tiva nesta crise, e a questão maisimportante é a mobilização e a co-municação com a população. Hojeestamos lançando este aplicativoSem Dengue, com o qual o cida-dão tem a possibilidade denunciarcasas, prédios que estejam com ris-co de serem ou se tornarem cria-dores do mosquito. Além disso, eujá assinei um decreto que permiteà Secretaria de Ordem Pública, com

criado esse ano em homena-gem ao vereador Carlos Ma-galdi; 32 são títulos de cida-dão niteroiense e dois prêmi-os de certificado de ecologia.

Entre as indicações legis-lativas, um dos instrumentosutilizados pelos vereadores,foram encaminhadas 2.048, amaioria solicitando obras demelhorias diversas em bair-ros da cidade. Um total de180 requerimentos de infor-mação foram protocoladosao Executivo e 740 moçõesde congratulação e aplausosentregues às mais diversaspersonalidades.

“Apesar de atravessar-

mos um ano difícil politica-mente, com uma crise econô-mica muito forte, não paramosde debater, de buscar solu-ções. As audiências públicas,que são instrumentos queaproximam os vereadores dapopulação, chegaram a umtotal de 39 realizadas. Demo-craticamente, ouvindo todosos segmentos da sociedade,ouvindo Governo e oposi-ção, avançamos. Em 2016não será diferente. O calen-dário eleitoral não vai inter-ferir no trabalho da Câmara”,garante o presidente PauloBagueira (SDD). (TextoEduardo Garnier)

Sessão Plenária: vereadores sempre atentos

Divulgação: Sergio Gomesduzida em um terço.

A próxima detonação emCharitas acontecerá na pró-xima quarta-feira, dia 20 dejaneiro. A partir daí, as deto-nações serão diárias, sem-pre às 14h30. No lado doCafubá, as escavações dotúnel chegam, atualmente, a800 metros de extensão (400metros em cada um das duasgalerias). Lá as implosõesocorrem diariamente, trêsvezes ao dia.

Obra mais importantedos últimos 40 anos em Nite-rói, a TransOceânica terá 9,3quilômetros de extensão ebeneficiará cerca de 80 milpessoas por dia. Na primeiradetonação do túnel pelo ladode Charitas, o prefeito anun-ciou que as galerias do túnelterão os nomes do historia-dor e jornalista Luís AntônioPimentel, que morreu esteano, e do ex-prefeito JoãoSampaio, falecido em 2011.

Divulgação: Luciana Carneiro

Detonação em Charitas

Niterói tem pacote de ações contra o Aedes aegypti

o auxílio da Polícia Militar, aden-trar em residências particularesonde o proprietário não tome pro-vidências quanto à limpeza do es-paço. Com esse aplicativo e com essa mobilização de toda a Prefei-tura, a gente vai intensificar nospróximos dias essa ação, tudo issocombinado, sobretudo, com a mo-bilização de vocês. É fundamen-tal que a gente tenha como focoesse trabalho, para que continue-mos a ser uma referência positivana prevenção contra a dengue”,disse o prefeito Rodrigo Neves.

Através do novo aplicativode celular, a população poderá ti-

rar fotos de possíveis criadourosdo mosquito transmissor da den-gue, da zika e da Chikungunya.Como o Sem Dengue é georrefe-renciado, identificará automatica-mente o endereço do local foto-grafado pelo cidadão. A denún-cia do foco será enviada pela in-ternet para a prefeitura e vão aju-dar o trabalho dos agentes decontrole de endemias.

Gratuito, o app está disponívelpara usuários do sistema Android.Quem tiver smartphone com siste-ma IOS poderá baixar a partir de 23de janeiro. O aplicativo foi desen-volvido pelo Colab, rede colabora-

tiva já utilizada pela prefeitura. A campanha terá ainda a dis-

tribuição de panfletos, cartazes,divulgação nas mídias sociais euma página especial no Portal daPrefeitura (www.niteroi.rj.gov.br/contradengue). Além do foco naeliminação dos criadouros, a inici-ativa informará a população sobreos sintomas das doenças. Em Ni-terói, as pessoas já podem denun-ciar possíveis focos de Aedes peloDisque Dengue (21) 2621-0100.

CASOS NA CIDADEDe janeiro a 4 de dezembro do

ano passado, foram notificados

488 casos de dengue e dois dezika em Niterói. O município nãoregistrou casos de Chikungunya.Dados do Ministério da Saúdedivulgados em novembro mostra-ram que 1,1% dos domicílios dacidade tinha focos do mosquito.O risco de epidemia é alto quan-do o índice é maior que 4%.

Os bairros de Viradouro, Cacho-eira e Vital Brazil, que apresentarama maior concentração de criadou-ros, já receberam os mutirões espe-ciais que os agentes de controle deendemias do município vêm fazen-do nos fins de semana, além do tra-balho de rotina, que acontece desegunda a sexta-feira. Os próximosmutirões serão realizados nos dias16 (Preventório), 23 (Engenho doMato) e 30 (Comunidade do Aba-caxi/ Jonatas Botelho).

O Aedes aegypti se desen-volve na água limpa e na paradaem até cinco dias. Nessa corridacontra o tempo, algumas açõessão fundamentais e fazem toda adiferença, como: manter caixasd’água fechadas, limpar calhas,encher os pratinhos de vasos deplanta com areia até a borda, nãodeixar que garrafas e outros reci-pientes acumulem água, guardarpneus em locais abrigados dachuva, não jogar lixo em terrenos,manter latas de lixo tampadas.

Com o Vice, Axel Grael e o Secretário de Imprensa, André Felipe, Prefeito Rodrigo Neves trata da campanha

Divulgação

12 JANEIRO 2016