CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões...

20
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Este caderno tem um total de 50 (cinquenta) questões, distribuídas da seguinte forma: Questões de 01 a 20: Língua Portuguesa; Questões de 21 a 50: Conhecimentos Específicos. Verifique se este caderno está completo. Para cada questão são apresentadas cinco alternativas de resposta (a, b, c, d, e), sendo que o candidato deverá escolher apenas uma e, utilizando caneta esferográfica azul ou preta, preencher o círculo (bolha) correspondente no cartão-resposta. As respostas das questões deverão, obrigatoriamente, ser transcritas para o cartão- resposta, que será o único documento válido utilizado na correção eletrônica. Verifique se os dados constantes no cartão-resposta estão corretos e, se contiver algum erro, comunique o fato imediatamente ao aplicador/fiscal. O candidato terá o tempo máximo de 04 (quatro) horas para responder a todas as questões deste caderno e preencher o cartão-resposta. NÃO HAVERÁ SUBSTITUIÇÃO, sob qualquer hipótese, deste caderno, nem do cartão- resposta. Não serão dadas explicações durante a aplicação da prova. BOA PROVA! COORDENAÇÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PÚBLICOS PROVA ESCRITA DO CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR EFETIVO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA Edital Nº 334/2013, de 05 de novembro de 2013 C C A A D D E E R R N N O O D D E E Q Q U U E E S S T T Õ Õ E E S S » CÓDIGO 81 « MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E NUTRIÇÃO

Transcript of CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões...

Page 1: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Este caderno tem um total de 50 (cinquenta) questões, distribuídas da seguinte forma:

Questões de 01 a 20: Língua Portuguesa; Questões de 21 a 50: Conhecimentos Específicos.

Verifique se este caderno está completo.

Para cada questão são apresentadas cinco alternativas de resposta (a, b, c, d, e), sendo que o candidato deverá escolher apenas uma e, utilizando caneta esferográfica azul ou preta, preencher o círculo (bolha) correspondente no cartão-resposta.

As respostas das questões deverão, obrigatoriamente, ser transcritas para o cartão-resposta, que será o único documento válido utilizado na correção eletrônica.

Verifique se os dados constantes no cartão-resposta estão corretos e, se contiver algum erro, comunique o fato imediatamente ao aplicador/fiscal.

O candidato terá o tempo máximo de 04 (quatro) horas para responder a todas as questões deste caderno e preencher o cartão-resposta.

NÃO HAVERÁ SUBSTITUIÇÃO, sob qualquer hipótese, deste caderno, nem do cartão-resposta.

Não serão dadas explicações durante a aplicação da prova.

BOA PROVA!

COORDENAÇÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PÚBLICOS

PROVA ESCRITA DO CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR

EFETIVO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

Edital Nº 334/2013, de 05 de novembro de 2013

CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS

» CÓDIGO 81 « MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E NUTRIÇÃO

Page 2: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Língua Portuguesa | 1

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15.

TEXTO I

Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia de Brito

Já não existe a profissão de torradeira de café. Ninguém mais escuta falar nessas mulheres que trabalhavam nas casas de família, em dias agendados com bastante antecedência. As profissionais famosas pela qualidade do serviço nunca tinham hora livre. Cobravam caro e só atendiam freguesas antigas. Não era qualquer uma que sabia dar o ponto certo da torrefação, reconhecer o instante exato em que os grãos precisavam ser retirados do fogo. Um minuto a mais e o café ficava queimado e amargo. Um minuto a menos e ficava cru, com sabor travoso. “Pra tudo na vida existe um ponto certo”, diziam orgulhosas do ofício, mexendo as sementes no caco de barro escuro, a colher de pau dançando na mão bem treinada, o fogo aceso na temperatura exata.

Muitos profissionais se especializavam na ciência de pôr um fim: os que mexiam a cocada no tacho de cobre, os que fabricavam o sabão caseiro de gorduras e vísceras animais, os que escaldavam a coalhada para o queijo prensado, os que assavam as castanhas. Nos terreiros de candomblé, onde se tocam para os orixás e caboclos, os iniciados sentem o instante em que a toada e o batuque alcançam o ponto de atuação, o transe que faz o santo descer e encarnar no seu cavalo.

Nenhum movimento é mais complexo que o de finalizar. Nele, estão contidos o desapego e a separação, o sentimento de perda e morte. Sherazade contou suas histórias durante mil e uma noites, barganhando com o esposo e algoz Sheriar o direito de continuar vivendo e narrando. Mil noites é um número finito. O acréscimo de uma unidade ao numeral “mil” tornou-o infinito. Mil e uma noites se estendem pela eternidade. Sobrepondo narrativas, entremeando-as com novos contos, abrindo veredas de histórias que se bifurcam noutras, mantendo os enredos num contínuo com pausas diurnas, porém sem o ponto final, Sherazade adiou o término e a morte. De maneira análoga, Penélope tecia um manto sem nunca acabá-lo, acrescentando pontos durante o dia e desfazendo-os à noite. Também postergava o momento. [...]

Uma artesã do barro de Juazeiro do Norte chora quando proponho comprar a cerâmica representando uma mulher com muletas, uma criança no peito, o feixe de lenha na cabeça. Conta a história que representou naquela peça simples, sente pena de separar-se de sua criatura. O xilogravador Gilvan Samico me apresenta os mais de cem estudos e as provas de autor até chegar à gravura definitiva. Olha para os lados e me confessa que se pudesse não venderia nenhuma das impressões. Confessa os dias de horror vividos até chegar ao instante em que se decide pela prova definitiva, quando o trabalho é considerado concluído e o criador experimenta a estranheza diante do que não mais lhe pertence.

Que valor possui o esposo de Sherazade, comparado à narrativa que a liberta da morte? Talvez apenas o de ser o pretexto para o mar de histórias que a jovem narra ao longo de mil e uma noites. E o que se segue a esse imaginário fim? O que ocupa a milésima segunda noite, supostamente sem narrativas? Eis a pergunta que todos os criadores se fazem. O que se seguirá ao grande vazio? Deus descansou no sétimo dia após sua criação. O artista descansa, ou apenas se angustia pensando se a criatura que pôs no mundo está verdadeiramente pronta, no ponto exato de um grão de café torrado por uma mestra exímia?

Afirmam que a flecha disparada pelo arqueiro zen busca sozinha o alvo. Num estado de absoluta concentração, arqueiro, arco, flecha e alvo se desprendem da energia do movimento e partem em busca do ponto exato. Anos de exercício levam ao disparo perfeito. O escritor trabalha com personagens que o obsedam, alguns chegando a cavalgá-lo como os santos do candomblé. Sonha os sonhos do outro, numa entrega do próprio inconsciente à criação. Enquanto se afoga em paixões, com a mão direita tenta manter-se na superfície e salvar-se; com a mão esquerda anota frases sobre ruínas. Nunca possui a técnica exata de um arqueiro zen, nem a perícia de uma torradeira de café. Dialoga com a morte como Sherazade, mantém a respiração suspensa, negocia adiamentos e escreve.

Num dia qualquer, sem que nada espere e sem compreender o que acontece à sua volta, um editor arranca papéis inacabados de sua mão.

Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/colunas/ronaldocorreiadebrito/2012/03/03/noticiasronaldocorreiadebrito,2794944/sobre-tecnicas-de-torrar-cafe-e-outras-tecnicas.shtml Acesso em 12 jun. 2013. (Texto adaptado).

Page 3: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

2 | Língua Portuguesa

1. No TEXTO I, o autor

a) apresenta a atual situação dos artesãos no Brasil.

b) contesta a desigual valoração para as obras de arte.

c) argumenta em prol da necessidade de se fomentar o fazer artístico.

d) faz analogia entre o trabalho do artesão e o processo criativo do escritor.

e) defende o processo de construção literária como o único capaz de ser concluído.

2. Ao afirmar que “Sobrepondo narrativas, entremeando-as com novos contos, abrindo veredas de histórias que se bifurcam noutras, mantendo os enredos num contínuo com pausas diurnas, porém sem o ponto final, Sherazade adiou o término e a morte.” (parágrafo 3), o autor do texto retrata

a) o poder de sedução dos contos de fada.

b) a capacidade de inventividade narrativa como possibilidade de salvação.

c) a impossibilidade de se concluir uma produção literária em tempos modernos.

d) a indispensável interrelação entre ficção e realidade na concepção da obra literária.

e) a necessidade de se conhecer os clássicos da literatura, a exemplo de Mil e uma noites e a Odisseia.

3. Todas as passagens a seguir se reportam à dificuldade do artista em separar-se de sua obra, EXCETO:

a) “Uma artesã do barro de Juazeiro do Norte chora quando proponho comprar a cerâmica representando uma mulher com muletas, uma criança no peito, o feixe de lenha na cabeça.” (parágrafo 4)

b) “Olha para os lados e me confessa que se pudesse não venderia nenhuma das impressões.” (parágrafo 4)

c) “Confessa os dias de horror vividos até chegar ao instante em que se decide pela prova definitiva, quando o trabalho é considerado concluído e o criador experimenta a estranheza diante do que não mais lhe pertence.” (parágrafo 4)

d) “Conta a história que representou naquela peça simples, sente pena de separar-se de sua criatura." (parágrafo 4)

e) “O escritor trabalha com personagens que o obsedam, alguns chegando a cavalgá-lo como os santos do candomblé.” (parágrafo 6)

4. A referência à técnica desenvolvida pelas torradeiras de café, apresentada no início do texto,

a) denota a predileção do autor por técnicas artesanais, em detrimento das industriais.

b) é uma forma de registrar o reconhecimento, por parte das novas gerações, à cultura popular.

c) surge como uma homenagem do autor aos trabalhadores que conseguiram manter viva uma tradição popular.

d) representa um exemplo da capacidade de certas técnicas rudimentares se perpetuarem ao longo das gerações.

e) constitui-se ponto de partida para a discussão acerca da difícil arte de finalizar uma tarefa, tema retratado no decorrer do texto.

Page 4: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Língua Portuguesa | 3

5. A finalização do processo de produção artística é retratada no texto como algo

a) impessoal, em função das demandas comerciais.

b) definitivo, já que registra o momento tão desejado pelo artista.

c) angustiante e doloroso, por se tratar de uma separação entre criador e criatura.

d) complexo, pelo fato de ser toda obra de arte o resultado de um trabalho coletivo.

e) libertador, pois a conclusão de uma obra de arte instiga o artista a produzir sempre mais.

6. Considerando o texto, aponte, dentre as alternativas a seguir, aquela em que as expressões apresentam relação sinonímica.

a) "fabricavam" – "escaldavam" (parágrafo 2)

b) "adiou" – "postergava" (parágrafo 3)

c) "estendem" – "bifurcam" (parágrafo 3)

d) "impressões" – "estranheza" (parágrafo 4)

e) "descansa" – "angustia" (parágrafo 5)

7. No final do texto, ao comparar o arqueiro zen ao escritor, o autor observa que

a) o arqueiro zen, diferentemente do escritor, dificilmente atinge seu objetivo.

b) o arqueiro zen, diferentemente do escritor, consegue, com exatidão, finalizar seu trabalho.

c) as ações do escritor e do arqueiro zen atingem, simultaneamente, o ponto exato de finalização.

d) o escritor, ao contrário do arqueiro zen, dedica-se com esmero ao processo de produção, antes de finalizar seu trabalho.

e) o escritor e o arqueiro zen não conseguem finalizar seus trabalhos com êxito, por mais que se esforcem.

8. A coesão de um texto se dá através da conexão entre vários enunciados e da relação de sentido existente entre eles. Em relação à coesão presente no texto, o termo destacado encontra-se devidamente justificado em:

a) “Ninguém mais escuta falar nessas mulheres que trabalhavam nas casas de família, *...+” (parágrafo 1). O termo em destaque indica uma referência à expressão “freguesas antigas” (parágrafo 1).

b) “Nele, estão contidos o desapego e a separação *...+” (parágrafo 3). O termo em destaque faz referência a “nenhum movimento” (parágrafo 3).

c) “*...+ quando o trabalho é concluído e o criador experimenta a estranheza diante do que não mais lhe pertence.” (parágrafo 4). O conectivo “e” indica uma progressão semântica que acrescenta um dado novo.

d) “*...+ a jovem narra ao longo de mil e uma noites.” (parágrafo 5). O vocábulo em destaque caracteriza uma referência mais específica em relação ao termo a que se refere: “Sherazade”.

e) “*...+ alguns chegando a cavalgá-lo *...+” (parágrafo 6). O termo destacado substitui a expressão “santos do candomblé”.

Page 5: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

4 | Língua Portuguesa

9. Em “Nos terreiros de candomblé, onde se tocam para os orixás e caboclos, os iniciados sentem o instante em que a toada e o batuque alcançam o ponto *...+” (parágrafo 2), as vírgulas utilizadas

a) evidenciam a expressão vocativa.

b) indicam uma oração de valor comparativo.

c) demarcam uma explicação acerca do espaço.

d) determinam a introdução de expressão da fala do autor.

e) marcam a opinião do autor em relação à informação anterior.

10. Analise as proposições a seguir:

I. As palavras “desapego” e “separação” pertencem ao mesmo campo semântico.

II. O prefixo na palavra “infinito” exprime sentido de negação.

III. O termo sublinhado em “O escritor trabalha com personagens que o obsedam” tem como referente a expressão “escritor”.

É CORRETO o que se afirma apenas em

a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

11. O termo destacado em “Enquanto se afoga em paixões, com a mão direita tenta manter-se na superfície e salvar-se *...+” (parágrafo 6), pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:

a) Porque

b) Para que

c) Porquanto

d) Contanto que

e) Ao mesmo tempo que

12. Os conectivos ou partículas linguísticas de ligação, além de exercer funções coesivas, manifestam ainda diferentes relações de sentido entre os enunciados. Aponte, dentre as alternativas a seguir, aquela em que a relação estabelecida pelo conectivo em destaque está CORRETAMENTE indicada entre parênteses.

a) “Uma artesã do barro de Juazeiro do Norte chora quando proponho comprar a cerâmica”. – (Proporção).

b) “Enquanto se afoga em paixões, com a mão direita tenta manter-se na superfície e salvar-se;” – (Consequência).

c) “Dialoga com a morte como Sherazade, [...]” – (Comparação).

d) “Olha para os lados e me confessa que se pudesse não venderia nenhuma das impressões.” – (Finalidade).

e) “Num dia qualquer, sem que nada espere e sem compreender o que acontece à sua volta [...]” – (Adversidade).

Page 6: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Língua Portuguesa | 5

13. Por vezes, a omissão de palavras ou expressões não acarreta alteração no sentido de orações ou

períodos, já que tal omissão pode ser depreendida do contexto. Há, dentre as alternativas a seguir,

uma ocorrência assim caracterizada. Aponte-a.

a) "Mil e uma noites se estendem pela eternidade". (parágrafo 3)

b) "O que se seguirá ao grande vazio?" (parágrafo 5)

c) "Deus descansou no sétimo dia após sua criação". (parágrafo 5)

d) "Nunca possui a técnica exata de um arqueiro zen, *...+” (parágrafo 6)

e) "[...] a flecha disparada pelo arqueiro zen busca sozinha o alvo". (parágrafo 6)

14. Analise as proposições a seguir, acerca da pontuação, e assinale (V), para o que for verdadeiro, e (F),

para o que for falso.

( ) No trecho “De maneira análoga, Penélope tecia um manto *...+", a vírgula é utilizada para

separar uma expressão adverbial disposta no início do período.

( ) Em “Dialoga com a morte como Sherazade, mantém a respiração suspensa, negocia adiamentos

e escreve.”, as vírgulas são utilizadas para separar orações coordenadas.

( ) Em “Enquanto se afoga em paixões, com a mão direita tenta manter-se na superfície e salvar-

se; *...+”, não há razão linguístico-gramatical que justifique a presença da vírgula na sentença.

Assim, seu uso é facultativo.

A sequência que completa CORRETAMENTE os parênteses é

a) V V F

b) V F F

c) F V F

d) V V V

e) F F V

15. A regência verbal em destaque na frase “mulheres que trabalhavam nas casas de família” é a

mesma do verbo destacado em

a) “Anos de exercício levam ao disparo perfeito.”

b) “Deus descansou no sétimo dia após sua criação.”

c) “Muitos profissionais se especializavam na ciência de pôr um fim: *...+”

d) “O xilogravador Gilvan Samico me apresenta os mais de cem estudos: *...+.”

e) “*...+ o criador experimenta a estranheza diante do que não mais lhe pertence.”

Page 7: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

6 | Língua Portuguesa

As questões de 16 a 18 referem-se ao TEXTO II, a seguir:

TEXTO II

Capítulo I

− Muito trabalho, mestre Zé?

− Está vasqueiro. Tenho umas encomendas de Gurinhém . Um tangerino passou por aqui e

me encomendou esta sela e uns arreios. Estou perdendo o gosto pelo ofício. Já se foi o tempo em

que dava gosto trabalhar numa sela. Hoje estão comprando tudo feito. E que porcarias se vendem

por aí! Não é para me gabar. Não troco uma peça minha por muita preciosidade que vejo. Basta

lhe dizer que seu Augusto do Oiteiro adquiriu na cidade uma sela inglesa, coisa cheia de

arrebiques. Pois bem, aqui esteve ela para conserto. Eu fiquei me rindo quando o portador do

Oiteiro me chegou com a sela. E disse, lá isto disse: “por que seu Augusto não manda consertar

esta bicha na cidade?” E deu pela sela um preção. Se eu fosse pedir o que pagam na cidade, me

chamavam de ladrão. É, mestre José Amaro sabe trabalhar, não rouba a ninguém, não faz coisa de

carregação. Eles não querem mais os trabalhos dele. Que se danem. Aqui nesta tenda só faço o

que quero.

REGO, José Lins do. Fogo Morto. Record: Rio de Janeiro, 2003.

16. Pelo disposto acima, é CORRETO afirmar sobre o Mestre José Amaro:

a) Mostra-se insatisfeito com os resultados de seus últimos trabalhos.

b) Prefere trabalhar para clientes de fora, pois estes valorizam seu trabalho.

c) Orgulha-se do esmero com que desenvolve seu trabalho e da qualidade que lhe imprime.

d) Embora se envaideça de seu ofício, preocupa-se com o fato de não poder mais executá-lo da

melhor forma.

e) Questiona a qualidade do trabalho de outros seleiros, mas reconhece o valor dos novos

materiais industrializados.

17. “É, mestre José Amaro sabe trabalhar, não rouba a ninguém, não faz coisa de carregação. Eles não

querem mais os trabalhos dele. Que se danem. Aqui nesta tenda só faço o que quero”. A fala final

de Mestre José Amaro revela

a) certa resignação diante das novas demandas do mercado.

b) revolta por desenvolver seu ofício numa região de parcas condições.

c) a decisão de não mais confeccionar produtos para o senhor Augusto do Oiteiro.

d) a sua disposição em manter-se fiel ao trabalho de qualidade que sempre desenvolveu.

e) a determinação por continuar tentando convencer os vaqueiros da qualidade de suas selas.

Page 8: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Língua Portuguesa | 7

18. Atente para a seguinte passagem: “Eles não querem mais os trabalhos dele.”

Agora, considere as seguintes afirmações acerca da expressão em destaque:

I. Retoma um termo expresso anteriormente.

II. Refere-se diretamente aos moradores e comerciantes da cidade.

III. Embora não se refira a nenhum elemento textual anterior, o contexto possibilita a recuperação do termo referente.

Está(ão) CORRETA(S):

a) III apenas

b) I e II apenas.

c) I e III apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II e III.

19. Leia a seguir:

I. “Declaração fundamentada em ponto de vista a respeito de um fato ou negócio.”

II. “É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e funcionamento de serviço e praticam outros atos de sua competência.”

III. “Modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”

As descrições dizem respeito, respectivamente, a

a) Parecer – Portaria – Memorando .

b) Ofício – Relatório – Parecer.

c) Parecer – Ofício – Portaria.

d) Memorando – Ofício – Declaração.

e) Portaria – Requerimento – Relatório.

20. Pela própria natureza, a redação oficial deve apresentar uma linguagem que obedeça a critérios específicos. Todas as características a seguir devem compor a redação oficial, EXCETO:

a) Impessoalidade e clareza.

b) Uso da linguagem padrão.

c) Tratamento linguístico formal.

d) Concisão e transparência de sentido.

e) Presença de conotação e da criatividade do emissor.

Page 9: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

8 | Código 81 « Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição « Conhecimentos Específicos

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS » MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E NUTRIÇÃO | CÓDIGO 81 «

21. Adaptação é a resposta do organismo ao exercício físico. As adaptações acontecem em todo o período do treinamento e são específicas ao tipo e à fase do treinamento. O ganho inicial de força secundário ao treinamento resistido sofre grande influência de fatores neurais. Sobre as adaptações do sistema nervoso ao treinamento de força, é CORRETO afirmar que a capacidade de recrutamento das unidades motoras

a) agonistas aumenta enquanto a ativação das unidades motoras antagonistas diminui.

b) agonistas não se altera enquanto a ativação das unidades motoras antagonistas diminui.

c) agonistas aumenta enquanto a ativação das unidades motoras antagonistas não se altera.

d) agonistas diminui enquanto a ativação das unidades motoras antagonistas aumenta.

e) agonistas e antagonistas não se alteram.

22. Uma das principais adaptações ao treinamento de força é o aumento da massa muscular

promovido pelo planejamento adequado e pela implementação do treinamento. A síntese e a

degradação protéicas, a hipertrofia e a hiperplasia musculares são fatores importantes para o

aumento da massa muscular. Sobre esses fatores é CORRETO afirmar:

a) A hiperplasia é o aumento no tamanho das fibras musculares.

b) A hipertrofia é o aumento no número de fibras musculares.

c) A síntese protéica não tem relação com a hipertrofia muscular.

d) A degradação protéica promove a hiperplasia muscular.

e) A síntese protéica predomina sobre a degradação, quando há aumento da massa muscular.

23. O oxigênio é essencial para produção de ATP em quantidades suficientes para manutenção do trabalho biológico. Entretanto, o oxigênio é o principal gerador de radicais livres dentro das células. Diante do exposto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo:

(cc) O oxigênio promove efeitos bons e ruins para o organismo.

(cc) O exercício físico, se praticado de maneira moderada, promove um aumento também

moderado de radicais livres.

(cc) Os radicais livres não podem modificar a estrutura do DNA.

(cc) Pessoas que praticam exercício físico em excesso apresentam maior risco de produção de

radicais livres.

(cc) O organismo humano não produz antioxidantes endógenos.

A sequência CORRETA é:

a) V V V V F b) V V F V F c) V F F V F d) F V F V F e) V V F V V

Page 10: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Conhecimentos Específicos » Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição » Código 81 | 9

24. O estresse oxidativo (OxS) pode ser definido como danos oxidantes às biomoléculas provocados por uma produção de espécies reativas de oxigênio superior a nossa capacidade de proteção antioxidante. Linus Pauling, um dos maiores nomes da química do século passado, acreditava que o estresse oxidativo seria o principal responsável pelo envelhecimento. Em consequência disso, Linus Pauling passou a consumir altas doses diárias de vitamina C, uma vitamina antioxidante. Linus Pauling morreu em 1994 aos 93 anos e muitos atribuem sua longevidade ao consumo de vitamina C. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE outra maneira de promover a defesa contra os radicais livres pelo organismo.

a) A prática de overtraining.

b) Algumas horas de suplementação com oxigênio hiperbárico (100% de oxigênio) após cada treino.

c) O sedentarismo.

d) A prática moderada de atividade física.

e) Fumar.

25. O metabolismo basal corresponde ao consumo mínimo de energia necessário à sobrevivência do indivíduo e sofre influência de vários fatores internos (psicosomáticos) e externos (ambientais, nutricionais). Preconiza-se a obtenção de 45 a 65% do total de calorias ingeridas provenientes dos carboidratos, 20 a 35% das gorduras e 10 a 35% das proteínas (POWERS; HOWLEY, 2009). Ante o exposto, assinale (V) para alternativas verdadeiras e (F) para falsas:

( ) A ingestão de carboidratos antes do exercício é necessária aos processos de gliconeogênese hepática.

( ) Suplementação de carboidrato pré-treino, efetuada com uma hora de antecedência ao treinamento, deve ser, preferencialmente, com fontes de alto índice glicêmico.

( ) O consumo de carboidratos associado a proteínas durante o exercício retarda a fadiga e melhora o desempenho.

( ) A ingestão pós-treino de carboidratos associados a proteínas ajuda a repor as reservas de glicogênio e a proteína perdida no decorrer do treino.

( ) O consumo de carboidratos com alto índice glicêmico durante o exercício não provoca aumento da insulinemia como ocorreria durante o repouso.

A sequência CORRETA é:

a) V F V V V

b) V V F F F

c) F V F V V

d) F F V V V

e) F F F V V

Page 11: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

10 | Código 81 « Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição « Conhecimentos Específicos

26. A α-actinina 3 (ACTN3) é uma proteína de ligação a actina presente na linha Z do sarcômero que está presente apenas em fibras musculares esqueléticas de contração rápida. Vários estudos têm associado esta proteína com o alto rendimento nas modalidades desportivas em que o recrutamento das fibras de contração rápida seja essencial ao bom desempenho do atleta. Uma mutação em apenas uma base nitrogenada, a troca de uma citosina (C) por uma timina (T), na região que codifica o aminoácido 577 do gene da ACTN3, gera uma proteína inativa, porque onde haveria um códon da arginina (R) passa a acontecer um códon de término (X), interrompendo a cadeia protéica e gerando uma proteína inativa. É CORRETO afirmar que a mutação na região 577 do gene que codifica a ACTN3 é uma mutação:

a) Do tipo indel.

b) Cromossômica.

c) De sentido trocado.

d) Sinônima ou silenciosa.

e) Sem sentido.

27. Observe a figura abaixo:

A figura acima mostra os resultados de um trabalho publicado em 2003 por Yang e cols, no qual foi observado que apenas portadores do gene não mutante (R), ou seja, com configuração genética RR ou RX para ACTN3, obtiveram o êxito de participar de provas olímpicas de velocidade, como os 100 metros rasos. Este trabalho classifica os portadores do alelo R (RR e RX) como aptos ao alto rendimento em provas de sprint e os não portadores do alelo R (XX) como inaptos para estas provas. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a percentagem de possibilidade de um homem com padrão genético RX e uma mulher XX gerarem filhos aptos para provas olímpicas de 100 metros rasos:

a) 100%

b) 50%

c) 0%

d) 25%

e) 75%

Page 12: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Conhecimentos Específicos » Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição » Código 81 | 11

28. Considere o gráfico abaixo:

O queniano David Lekuta Rudisha quebrou o recorde mundial dos 800 metros rasos ao conquistar a medalha de ouro em prova realizada na última olimpíada. A marca do africano foi de 1 minuto, 40 segundos e 91 centésimos, 10 centésimos de segundo mais rápido que a marca anterior. Considerando que o metabolismo bioenergético de David Lekuta Rudisha esteja totalmente representado no gráfico acima, é CORRETO afirmar que a fonte de energia predominante durante a corrida é:

a) O sistema ATP- creatina fosfato.

b) A glicólise anaeróbica.

c) A glicólise aeróbica.

d) A glicólise anaeróbica e a aeróbica.

e) O sistema ATP- creatina fosfato e a glicólise aeróbica.

29. As carnes vermelhas e brancas, utilizadas como alimento, contêm cerca de 5 gramas de creatina, enquanto o corpo produz, diariamente, de 1 a 2 gramas desse composto orgânico. A suplementação com creatina é bastante popular entre os praticantes de atividade física. Muitos usuários de creatina adotam uma sobrecarga diária de 20 a 30 gramas durante 5 a 7 dias, seguida de uma fase de manutenção diária com apenas 2 a 5 gramas, aumentando assim a disponibilidade de fosfocreatina muscular por meio da reação catalisada pela creatina cinase: creatina + ATP fosfocreatina + ADP. Considerando que o aumento da disponibilidade de fosfocreatina promove uma diminuição da dependência da glicólise anaeróbica durante o exercício de curta duração, é CORRETO afirmar que a suplementação com creatina:

a) Promove o aumento na produção de lactato durante a atividade física de curta duração.

b) Promove a diminuição na produção de lactato durante a atividade física de curta duração.

c) Não interfere na produção de lactato durante a atividade física de curta duração.

d) Não interfere na produção de piruvato durante a atividade física de curta duração.

e) Promove o aumento na produção de piruvato durante a atividade física de curta duração.

Fon

tes

de

ATP

du

ran

te a

tivi

dad

e in

ten

sa

Tempo em segundos

Glicose a lactato

ATP-Creatina fosfato

Sistema O2

Page 13: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

12 | Código 81 « Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição « Conhecimentos Específicos

30. O treinamento pode modular a proporção entre fibras de contração rápida e lenta no músculo esquelético humano. Um atleta de alto rendimento em maratona apresenta, portanto, uma maior proporção de fibras de contração lenta em sua musculatura do que um não atleta ou um atleta dos 100 metros rasos. Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a razão pela qual as fibras musculares de contração lenta possuem uma maior quantidade de mitocôndrias.

a) As mitocôndrias são o ambiente de síntese protéica, um evento metabólico essencial à hipertrofia muscular

b) As mitocôndrias são o ambiente de síntese de glicogênio, um evento metabólico essencial ao armazenamento de glicose para uso durante a atividade física.

c) As mitocôndrias são o ambiente da fosforilação oxidativa, um evento metabólico essencial à produção de ATP para a viabilidade do trabalho muscular aeróbico.

d) As mitocôndrias são o ambiente da glicólise anaeróbica, um evento metabólico essencial à produção de ATP para a viabilidade do trabalho muscular anaeróbico.

e) As mitocôndrias são o ambiente de utilização da creatina fosfato como fonte de ATP, um evento metabólico essencial à atividade física de curta duração.

31. Durante a atividade física são mobilizados carboidratos da dieta ou das reservas corporais, que servem como fontes de energia para viabilidade da contração muscular. Essa mobilização sofre uma grande influência dos hormônios. Assim sendo, analise atentamente a tabela abaixo e assinale a alternativa CORRETA sobre a liberação dos hormônios durante a atividade física:

Via metabólica Substratos Produtos finais Hormônios ativadores

Gliconeogênese Lactato, piruvato, outros Glicose Glucagon, cortisol

Glicogenólise Glicogênio Glicose-1-P; Glicose Adrenalina, glucagon

noradrenalina

Glicogênese Glicose Glicogênio Insulina

a) A insulina tem sua produção aumentada durante a atividade física, porque aumenta a disponibilidade de glicogênio no músculo para geração de ATP.

b) O cortisol e o glucagon não são liberados durante a atividade física, porque reduzem a quantidade de glicose no músculo, disponível para geração de ATP.

c) A adrenalina e a noradrenalina são hormônios importantes durante o repouso, porque aumentam as reservas de glicose no músculo, que irão ser utilizadas durante a atividade física.

d) Os hormônios glucagon, cortisol, adrenalina, noradrenalina e insulina não interferem na concentração de glicose a ser utilizada para produção de ATP, durante a atividade física.

e) Os hormônios glucagon, cortisol, adrenalina e noradrenalina têm sua produção aumentada durante a atividade física, porque aumentam a disponibilidade de glicose no músculo para geração de ATP.

32. Além de promover a hipertrofia muscular secundária ao treinamento resistido, os esteróides anabolizantes produzem efeitos significativos sobre a diferenciação sexual. Em usuários do sexo feminino, é INCORRETO afirmar que os esteróides anabolizantes promovem:

a) Modificação na distribuição de pelos.

b) Alterações nas cordas vocais (distonia).

c) Redução do tamanho do clitóris.

d) Alterações no ciclo menstrual.

e) Calvície em usuárias geneticamente propensas.

Page 14: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Conhecimentos Específicos » Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição » Código 81 | 13

33. Existem vários transportadores de glicose (GLUT). Os transportadores de glicose tipo 4 (GLUT-4), presentes no músculo esquelético, músculo cardíaco e tecido adiposo, estão estocados em vesículas no interior das células, onde não podem fazer o transporte de glicose. Quando a insulina liga-se ao seu receptor, presente na membrana das células do coração, músculo esquelético e tecido adiposo, uma cascata de sinais é desencadeada no interior das células para promover a fusão das vesículas com a membrana biológica, aumentando a concentração de transportadores na membrana celular e possibilitando a entrada de glicose na célula. O GLUT 1, presente no eritócito, o GLUT 2, presente no fígado e no cérebro e o GLUT 5, presente no intestino, não precisam de insulina para o transporte de glicose para o interior da célula. Dessa forma, uma pessoa que sofre diabetes tipo 1 tem o transporte de glicose prejudicado para:

a) O músculo esquelético, o músculo cardíaco e o tecido adiposo.

b) O fígado, o cérebro e o intestino.

c) O fígado, o cérebro e o tecido adiposo.

d) O fígado, o cérebro e o eritrócito.

e) O intestino, o eritrócito e o músculo esquelético.

34. O emagrecimento do diabético ocorre em virtude da falha no mecanismo da lipogênese, com a consequente depleção das reservas energéticas do tecido adiposo. Em caso de descompensação, apresenta-se acidose metabólica devido à excessiva formação de corpos cetônicos, que se acumulam no líquido extracelular, reduzindo o pH. Com base nestas afirmações, é correto afirmar que:

a) A síntese de proteínas está aumentada.

b) Há aumento do catabolismo.

c) Observa-se um incremento substancial nos processos reparativos teciduais.

d) A polidipsia desfavorece a execução de exercícios aeróbicos.

e) A mobilização de gorduras como fonte energética potencializa o treinamento anaeróbico.

35. O tecido adiposo participa ativamente na regulação da energia corporal, principalmente através de uma rede de sinais endócrinos, parácrinos e autócrinos, que permitem que o adipócito exerça um importante papel metabólico em tecidos como cérebro, fígado e músculo. Dentre os fatores hormonais liberados do tecido adiposo é CORRETO referir:

a) Hormônio do crescimento, leptina, vasopressina.

b) Hormônio tireoideano, estrogênio, progesterona.

c) Testosterona, hormônio do crescimento, vasopressina.

d) Leptina, estrogênio, adiponectina.

e) Insulina, vasopressina, cortisol.

36. A crescente demanda de indivíduos obesos tem refletido um problema de saúde pública mundial. De etiologia multifatorial, tem como principal característica a ingestão do excesso de calorias sem a contrapartida do gasto em atividade metabólica. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:

a) No hipocampo encontra-se o centro regulador da ingestão alimentar.

b) A maior ativação de mecanoreceptores intraorais sinaliza o volume de alimentos a ser ingerido,

atuando como fator orexígeno.

c) O aumento do consumo de ácidos graxos deprime a sensação de fome pela ativação de

liporeceptores hipotalâmicos.

d) A elevação da temperatura corporal imediatamente após a ingestão alimentar estimula o

hipotálamo e aumenta a sensação de fome.

e) A colecistocinina liberada pelo hipotálamo aumenta a sensação de fome.

Page 15: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

14 | Código 81 « Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição « Conhecimentos Específicos

37. Dentre as funções do Sistema Nervoso, verifica-se a busca constante pela homeostasia, caracterizada pelo equilíbrio do meio interno em relação às variações do meio externo. Tendo em vista que nem todo estímulo percebido é propagado pelas vias nervosas, muitas informações sensoriais deixam de ser integradas e, portanto, respondidas pelo Sistema Nervoso. Ante o exposto, marque a alternativa VERDADEIRA:

a) A somação temporal consiste na soma de vários Potenciais Excitatórios Pós-Sinápticos oriundos de vários neurônios pré-sinápticos.

b) A transmissão do impulso nervoso em sinapses elétricas envolve a propagação unidirecional de voltagem de um neurônio para outro.

c) Uma vez atingido o limiar de excitabilidade da membrana, ocorre a fase de repolarização do potencial de ação.

d) A fase de platô do potencial de ação é caracterizada pelo fechamento de canais de cálcio voltagem dependentes.

e) O potencial pós-sináptico depende da quantidade de neurotransmissores liberados, do número de receptores ativados, da inativação na fenda sináptica e sua recaptação pelo terminal pré-sináptico.

38. Com relação às vias de transmissão de sinais no Sistema Nervoso Central, é CORRETO afirmar:

a) Fibras nervosas mielinizadas propagam aferências sensitivas na modalidade de tato grosseiro.

b) A dor crônica é transmitida por fibras do tipo A.

c) Receptores térmicos propagam potenciais de ação através de fibras nervosas do tipo β.

d) Sensações de vibração são propagadas por fibras nervosas do tipo C.

e) Informações sensoriais de posição, provenientes das articulações, são transmitidas por fibras nervosas do tipo A.

39. As fibras de contração rápida da musculatura esquelética estão em maior quantidade em atletas que praticam modalidades anaeróbicas, como os 100 metros rasos, enquanto praticantes de maratona possuem uma maior quantidade de fibras de contração lenta. Com base nessas informações é CORRETO afirmar que as fibras musculares esqueléticas de contração lenta possuem uma

a) maior quantidade de mitocôndrias, mioglobina e vascularização que as fibras de contração rápida.

b) menor quantidade de mitocôndrias, mioglobina e vascularização que as fibras de contração rápida.

c) maior quantidade de mitocôndrias, menor quantidade de mioglobina e de vascularização que as fibras de contração rápida.

d) menor quantidade de mitocôndrias, maior quantidade de mioglobina e maior vascularização que as fibras de contração rápida.

e) menor quantidade de mitocôndrias, maior quantidade de mioglobina e menor vascularização que as fibras de contração rápida.

Page 16: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Conhecimentos Específicos » Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição » Código 81 | 15

40. Dentre as principais características morfofuncionais diferenciais dos músculos corporais, destacam-se a presença de estrias transversais e de junções elétricas em sua estrutura, as diferentes localizações anatômicas e os diferentes tipos de controle da contração muscular. Considerando o arranjo histológico dos músculos esquelético, liso e cardíaco, assinale a alternativa CORRETA:

a) A propagação do potencial de ação dentre as fibras musculares lisas ocorre de forma lenta e gradual.

b) Os sincícios atrial e ventricular permitem rápida propagação do potencial de ação por causa das áreas de alta impedância na membrana da fibra muscular cardíaca.

c) O peristaltismo permite a propagação de ondas contínuas e bidirecionais.

d) A organização histológica da fibra muscular esquelética favorece a realização de movimentos amplos, rápidos e de controle involuntário.

e) A elevada excitabilidade, característica da membrana do nó sinoatrial, determina a ritmicidade da frequência de batimentos cardíacos.

41. A comunicação entre os neurônios, células integrantes do Sistema Nervoso, é realizada através da transmissão sináptica de potenciais de ação ao longo das vias nervosas. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

a) A propagação do potencial de ação em sinapses neuroquímicas é bidirecional e envolve a liberação de neurotransmissores, que são substâncias químicas de natureza excitatória ou inibitória.

b) Na hiperpolarização ocorre abertura de canais de potássio voltagem dependentes.

c) Receptores ionotrópicos têm velocidade mais lenta de propagação do impulso nervoso.

d) A bomba Na+K+ATPase contribui com a geração do potencial de repouso, por permitir o efluxo de 3 íons K+ e o influxo de íons Na+ na membrana da fibra nervosa.

e) Os Potenciais Inibitórios Pós-Sinápticos se caracterizam pela abertura de canais de sódio voltagem dependentes na membrana pós-sináptica

42. Minutos após uma aula de natação para adultos jovens, o professor percebeu que um de seus alunos insistiu em permanecer na água e havia submergido sem retornar à superfície. Após chamar o aluno sem ser atendido, retirou-o da água, verificou seus sinais vitais e observou a ausência de batimentos cardíacos e de respiração. Em seguida, colocou o aluno em decúbito dorsal, verificou que não havia qualquer objeto obstruindo suas vias respiratórias e iniciou os procedimentos básicos para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) da seguinte maneira:

I. O RCP foi iniciado com 30 compressões seguidas de 2 ventilações.

II. A frequência de compressões foi de pelo menos 100/min.

III. A profundidade de compressão foi de pelo menos 5 cm, alternando as pessoas que aplicaram as

compressões a cada 2 minutos.

IV. A relação compressão-ventilação foi de 30 compressões para cada 2 ventilações.

De acordo com a recomendação de 2010 da American Heart Association, estão CORRETOS os

procedimentos apresentados em

a) I e II apenas.

b) I, III e IV apenas.

c) I, II, III e IV.

d) II e IV apenas.

e) II, III e IV apenas.

Page 17: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

16 | Código 81 « Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição « Conhecimentos Específicos

43. A figura abaixo representa o diagrama esquemático de uma junção neuromuscular.

Fonte: FOX, Stuart I. Fisiologia Humana. 7 ed. 2007 Manole.

Com base nos eventos que ocorrem durante a propagação de um potencial de ação na junção neuromuscular, marque a alternativa CORRETA:

a) A propagação dos potenciais de ação pelos túbulos transversos ocasiona maior liberação de cálcio para o citosol.

b) Potenciais sublimiares ocasionam a liberação de vesículas de neurotransmissores inibitórios na fenda sináptica.

c) A acetilcolina interage com receptores muscarínicos na fibra muscular esquelética.

d) A recaptação da acetilcolina pelo terminal pré-sináptico, efetuada por receptores ionotrópicos, interrompe a propagação do potencial de ação.

e) A dopamina, liberada na junção neuromuscular, promove a contração do músculo esquelético.

44. Com relação à estrutura morfohistofuncional cardíaca, é CORRETO afirmar:

a) O sincício atrial está conectado ao ventricular por tecido fibroso.

b) O nodo atrioventricular é o marcapasso cardíaco.

c) As células dos átrios ou dos ventrículos se contraem em uníssono devido à presença de junções elétricas dentre as células musculares cardíacas.

d) As fibras de Purkinje servem para acelerar a transmissão do impulso elétrico por todo átrio.

e) As válvulas cardíacas, 2 localizadas na entrada dos átrios, 2 entre átrios e ventrículos e 2 na saída dos ventrículos, têm a função de impedir o retorno sanguíneo.

Page 18: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Conhecimentos Específicos » Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição » Código 81 | 17

45. A organização anátomo histológica da fibra muscular esquelética permite a execução de ampla variedade de movimentos, com diferentes intensidades e amplitudes. As estrias transversais, representadas pelo entrecruzamento dos filamentos protéicos de actina e miosina, possuem um mecanismo molecular delicado de deslizamento, ativado pelo aumento da concentração de cálcio intracelular. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:

a) A interação entre actina e miosina contribui para o relaxamento muscular.

b) A ação do canal de Rianodina e o receptor de diidropiridina contribui para o relaxamento muscular.

c) A cálcio ATPase, presente na membrana do retículo sarcoplasmático, contribui para a contração muscular.

d) O complexo troponina, interagindo com o cálcio, contribui para a contração muscular.

e) A tropomiosina, quando ativa, contribui para a contração muscular.

46. A figura abaixo mostra um corte histológico do miocárdio e destaca os discos intercalados, que são membranas descontínuas e permitem a passagem de íons de uma fibra cardíaca à outra.

Sobre os discos intercalados é CORRETO afirmar que:

a) Os discos intercalados servem para separar os átrios dos ventrículos, permitindo a contração independente dos mesmos.

b) Os discos intercalados servem para unir os átrios aos ventrículos, permitindo a contração coordenada de ambos como uma unidade.

c) Os discos intercalados isolam as fibras impedindo que o potencial de ação se propague de uma fibra para outra, promovendo a contração independente de cada fibra cardíaca.

d) Os discos intercalados promovem a comunicação entre as fibras cardíacas, permitindo que o potencial de ação se propague entre as fibras, que se contraem como uma unidade.

e) Os discos intercalados não têm relação com o potencial de ação.

Page 19: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

18 | Código 81 « Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição « Conhecimentos Específicos

47. O badmotropismo, caracterizado pela elevada excitabilidade das células autoexcitáveis cardíacas, possibilita a geração espontânea de potenciais de ação. Assim sendo, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o evento que é resultado do aumento da corrente de influxo de sódio.

a) Repolarização do potencial de ação nas fibras de His Purkinje.

b) Platô do potencial de ação do músculo ventricular.

c) Fase rápida de despolarização do potencial de ação no nodo sinoatrial.

d) Despolarização do potencial de ação do músculo ventricular.

e) Repolarização do potencial de ação no nodo sinoatrial.

48. Praticantes de treinamento resistido, com finalidade de hipertrofia, frequentemente, fazem uso de derivados de esteróides anabolizantes para facilitar a hipertrofia muscular e a diminuição do percentual de gordura, secundária ao treinamento. O uso de esteróides anabolizantes não proporciona apenas os efeitos desejados pelo praticante. Um efeito colateral, associado ao seu uso indiscriminado, consiste em alterações na morfologia do coração e aumento do risco de cardiopatias. Ante o exposto, assinale a alternativa CORRETA para as modificações cardíacas em resposta ao uso excessivo de anabolizantes:

a) O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes promove uma hipertrofia do ventrículo esquerdo, aumentando a assimetria no tamanho dos ventrículos cardíacos.

b) O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes promove uma hipertrofia do ventrículo esquerdo, diminuindo a assimetria no tamanho dos ventrículos cardíacos.

c) O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes promove uma atrofia do ventrículo esquerdo, aumentando a assimetria no tamanho dos ventrículos cardíacos.

d) O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes promove uma hipertrofia do ventrículo esquerdo, diminuindo a assimetria no tamanho dos ventrículos cardíacos.

e) O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes promove uma hipertrofia do ventrículo esquerdo e do ventrículo direito, promovendo uma assimetria no tamanho dos dois ventrículos.

49. As queimaduras representam lesões teciduais provocadas por agentes físicos, químicos ou biológicos. Podem ser superficiais (1º grau; atingindo a epiderme); moderadas (2º grau; atingindo a derme) e profundas (3º grau; atingindo tecido subcutâneo, músculo e ossos). Com base no enunciado, assinale a alternativa CORRETA:

a) Nas queimaduras de 2º grau, devemos remover os resíduos do agente causador da queimadura e limpar a superfície com soro fisiológico gelado.

b) A aplicação de bicarbonato de sódio alivia a sensação de ardor local.

c) A ruptura das lesões bolhosas, com consequente aplicação de corticóide, alivia os sintomas da queimadura.

d) Deve-se resfriar as lesões da queimadura com panos limpos, molhados em água corrente.

e) É recomendada a colocação de pomadas analgésicas nas áreas circunvizinhas às lesões, com o objetivo de minimizar a dor.

Page 20: CCAADDEERRNNOO DDEE QQUUEESSTTÕÕEESS · 2014. 2. 6. · Leia o Texto I e responda às questões de 01 a 15. TEXTO I Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas Ronaldo Correia

IFPB » Concurso Público | Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico » Edital Nº 334/2013

Conhecimentos Específicos » Morfologia, Fisiologia, Bioquímica e Nutrição » Código 81 | 19

50. Os indivíduos politraumatizados apresentam alteração dos sinais vitais em consonância com a gravidade do caso. Num caso de hemorragia interna, pode-se observar:

a) Aumento da temperatura corporal.

b) Redução da frequência respiratória em resposta a broncodilatação.

c) Sudorese intensa pelo aumento do tônus simpático.

d) Taquicardia reflexa em consequência da redução da volemia.

e) Palidez facial por aumento da vasoconstricção periférica.