CCIABM - Relatório de Atividades 2014

22
Relatório das principais atividades desenvolvidas pela CCIABM Ano de 2014 Belo Horizonte Dezembro de 2014

description

Relatório das principais atividades desenvolvidas no ano de 2014 pela Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique - CCIABM.

Transcript of CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Page 1: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Relatório das principais atividades desenvolvidas pela CCIABM

Ano de 2014

Belo Horizonte Dezembro de 2014

Page 2: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Prezado (a) A CCIABM é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar e auxiliar os negócios de nossos associados. Sendo assim, nossa equipe trabalha atuando literalmente como um braço comercial do associado em Moçambique. Para vosso conhecimento, encaminhamos o relatório quadrimestral de 2014 com as atividades desenvolvidas pela Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique. No arquivo estão listadas apenas as nossas principais atividades. Durante o cotidiano do nosso trabalho, estabelecemos relacionamento com inúmeros interessados em Moçambique, fornecendo informações, dados e oportunidades de negócios. Também trabalhamos fortemente em projetos de longo prazo de forma estratégica, o que nos exige diversos contatos, relacionamentos e reuniões em todas as partes do Brasil e de Moçambique. Atenciosamente, Equipe CCIABM

Page 3: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Lista das principais atividades desenvolvidas

• Diretoria da CCIABM reuniu-se em Belo Horizonte para a definição de estratégias de atuação para o ano de 2014.

• CCIABM anuncia parceria de mídia na 4ª Edição da Exposição e Conferência de

Minas, Petróleo & Gás e Geração de Energia de Moçambique.

• CCIABM anuncia parceria de mídia na 2ª Edição da Feira Internacional de Materiais e Tecnologias de Construção em Moçambique.

• Gerente Geral da CCIABM viajou a negócios para o Rio de Janeiro.

• Gerente Geral da CCIABM viajou a negócios para o Espírito Santo.

• CCIABM deu início aos preparativos de lançamento da Revista Brasília Maputo.

• Gerente Geral da CCIABM viajou a negócios para São Paulo.

• CCIABM deu início a sua campanha comercial para a FACIM 2014.

• CCIABM participou de reunião na Prefeitura de Belo Horizonte para alinhamento de ações da Copa 2014.

• Diretores da CCIABM participam da 4ª Edição da Exposição e Conferência de Minas, Petróleo & Gás e Geração de Energia de Moçambique.

• CCIABM lança hotsite de divulgação da FACIM 2014.

• CCIABM comemora 6 anos e presenteia público no dia de seu aniversário

• CCIABM organiza sua agenda de seminários do ano de 2014.

• Gerente Regional da CCIABM em Moçambique realiza vinda ao Brasil.

• Coordenador de Projetos da CCIABM viajou a Moçambique para coordenação de projetos locais.

• CCIABM presta assessoria a produtora brasileira para a realização de documentário em Moçambique.

• CCIABM realizou seminário nas cidades de Curitiba e Salvador.

Page 4: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

• CCIABM possui nova Gerência Regional em Moçambique.

• CCIABM realizou Missão Empresarial para Grupo atuante no setor agroindustrial.

• CCIABM prestou assessoria ao Governo de MG para cooperação entre Universidades.

• Gerente Regional da CCIABM em Curitiba realizou encontro com Governador do Paraná.

• Gerente Regional da CCIABM no Oeste Paulista recebe carta de Graça Machel, viúva de Nelson Mandela.

• CCIABM organiza o Pavilhão do Brasil da FACIM 2014.

• CCIABM recebe visita do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

• CCIABM lança a 5ª edição da Revista Brasília Maputo.

• CCIABM se torna apoiadora do projeto: Escola Familiar Rural de Mecuburi.

• CCIABM se torna apoiadora do projeto da CPLP: Juntos Contra a Fome!

• CCIABM conclui road show do Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique.

• CCIABM participou da 1ª Rodada Internacional de Negócios da cidade de Guarulhos.

• CCIABM altera data de realização da Semana do Brasil em Moçambique para Abril de 2015.

• CCIABM se torna apoiadora da escola de samba GRES Nenê de Vila Matilde, para o Carnaval 2015.

• CCIABM encerra 2014 com saldo positivo e nova Equipe para ano de 2015.

Page 5: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Diretoria da CCIABM define estratégias de atuação para 2014 Binacional, além de proporcionar um maior dinamismo e celeridade no desenvolvimento de projetos junto a clientes, parceiros e associados. Além do planejamento estratégico, a CCIABM começou o ano com novos colaboradores na equipe, agregando ao quadro da CCIABM e aumentando os esforços da Câmara no trabalho com seus associados e parceiros.

CCIABM anuncia parceria de mídia na 4ª Edição da Exposição e Conferência de Minas, Petróleo & Gás e Geração de Energia de Moçambique O principal tema da 4ª Edição do MMEC foi: “Utilizar os recursos de Moçambique para o desenvolvimento sustentável e a integração econômica”. CCIABM anuncia parceria de mídia na 2ª Edição da Feira de Materiais e Tecnologias de Construção em Moçambique

A CCIABM, por meio de seu Departamento de Comunicação, se firmou como parceira de mídia e divulgação da 4ª edição do evento MMEC. Este é o evento mais tradicional de Moçambique que cobre os setores de Geração de Energia, Minas e Petróleo & Gás, e que conta com o apoio dos mais altos níveis do setor público e privado.

A diretoria da CCIABM se reuniu na sua matriz operacional no Brasil, em Belo Horizonte, para a definição de estratégias da organização para o ano de 2013. A presença da diretoria durante o planejamento estratégico da CCIABM reforça o comprometimento da organização em integrar as ações e coordenar as atividades desenvolvidas em nível binacional, além de

A CCIABM se firmou como parceira de mídia e divulgação da 4ª edição do evento MozamBuild. A MozamBuild é a principal feira da indústria da construção em Moçambique e, acontece em conjunto com a MozamWater, a primeira feira dedicada a indústria de gestão de recursos hídricos.

Page 6: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Gerente Geral da CCIABM viajou a negócios para o Rio de Janeiro e Espírito Santo

Espírito Santo, as reuniões foram realizadas com a Gerência do Centro Internacional de Negócios da FINDES. As reuniões visavam, em linhas gerais, a articulação de projetos em parceria com as Federações das Indústrias de cada um dos estados, assim como o planejamento de organização de Seminários sobre Negócios em Moçambique, além da definição de metas e estratégias para a atuação regional da CCIABM nos mercados fluminense e capixaba CCIABM deu início aos preparativos de lançamento da Revista Brasília Maputo

Gerente Geral da CCIABM viajou a negócios para São Paulo O Gerente Geral da CCIABM, Sr. Fábio Vale, realizou viagem à cidade de São Paulo para a realização de reuniões comerciais com parceiros e associados. Foram realizadas diversas reuniões, dentre elas, reuniões com as empresas WTC Business Club e Voith, além de instituições financeiras que tenham atuação no mercado africano, dentre elas, Banco Caixa

O Departamento de Comunicação da CCIABM deu início aos preparativos para o lançamento da Revista Brasília Maputo. Em sua 5ª edição, a revista apresentará um especial sobre o boom do setor de Óleo & Gás em Moçambique. Desde o início das suas publicações, no ano de 2010, a revista já distribuiu um total de 8.000 exemplares físicos e 20.000 exemplares enviados eletronicamente, levando até autoridades, políticos, personalidades e empresários dos dois países, os aspectos político-econômicos e as oportunidades de negócios existentes entre Brasil e Moçambique.

O Gerente Geral da CCIABM, Sr. Fábio Vale, viajou aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo para a realização de reuniões comerciais com parceiros e associados. No Rio de Janeiro, as reuniões foram realizadas com a Gerência do Centro Internacional de Negócios da FIRJAN, além do Gerente de Trade Finance do BNDES para Moçambique e o Gerente Regional da CCIABM no estado fluminense, Sr. Luiz Carlos Corrêa. Já no

Page 7: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Geral, Banco BPN e Standard Bank, e também diversas associações de classe que tenham África como mercado focal. CCIABM deu início a sua campanha comercial para a FACIM 2014 Sendo então, uma excelente ocasião para consolidar presenças estabelecidas e acolher novas empresas de diversos setores de atividade, se caracterizando como um importante meio de contato com o empresariado moçambicano. A presença oficial do Brasil na FACIM já é tradicional, e a Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique – CCIABM, no âmbito de organizadora do Pavilhão do Brasil, com o apoio do Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Moçambique, propõe-se a ampliar e dinamizar a presença de empresas brasileiras na FACIM 2014, assumindo por mais um ano a organização do pavilhão brasileiro, que neste ano contará com cerca de 25 stands.

CCIABM participou de reunião na Prefeitura de Belo Horizonte para o alinhamento de ações da Copa do Mundo 2014

A reunião visava, em linhas gerais, o alinhamento com as Câmaras de Comércio e os Consulados Honorários, quais serão as ações e políticas a serem aplicadas pela Prefeitura durante a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014, em Belo Horizonte.

A FACIM é uma feira multissetorial com periodicidade anual, e constitui o maior evento comercial de dimensão internacional em Moçambique, e um dos maiores de toda África. O principal objetivo da FACIM – Feira Internacional de Maputo, é o de promover as trocas comerciais, estimular a produção e o consumo, e integrar Moçambique juntamente com a economia mundial.

Sendo inaugurada pelo prefeito de Belo Horizonte, Sr. Marcio Lacerda, e, conduzida em conjunto pela Secretaria de Relações Internacionais, SECOPA, Secretaria do Turismo e Policia Militar de Minas Gerais. A reunião contou com a presença de mais de 15 Cônsules Honorários e representantes das Câmaras de Comércio presentes na capital.

Page 8: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Vale ressaltar que, Belo Horizonte abrigará três seleções durante a Copa. Uruguai, Argentina e Chile ficarão hospedadas na cidade e realizarão seus treinos em diferentes Centros de Treinamento na capital mineira. Membros da CCIABM participaram da 4ª Edição da MMEC A MMEC é atualmente o maior evento de Moçambique que cobre os setores de Energia, Mineração e Petróleo & Gás. No ano de 2014 a CCIABM foi parceira de mídia e divulgação do evento.

CCIABM lança hotsite de divulgação da FACIM 2014

Os membros da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique, Sr. Paulo Rage e Sr. Flávio Sotelo, participaram da 4ª Edição da Conferência e Exposição sobre Minas, Petróleo & Gás e Energia de Moçambique – MMEC. O principal tema do evento este ano é: “Utilizar os Recursos de Moçambique para o Desenvolvimento Sustentável e a Integração Econômica”. Participaram também do evento, diversas autoridades moçambicanas como, o Presidente da República de Moçambique, Exmo. Armando Guebuza, e o Primeiro Ministro da República de Moçambique, Exmo. Alberto Vaquina, além da presença de diversos empresários do setor privado.

A Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique - CCIABM, na condição de organizadora oficial do Pavilhão Brasileiro na Feira Internacional de Maputo – FACIM 2014, lançou o hotsite de divulgação da feira. Atualmente, o site é o único que contém informações exclusivas da FACIM 2014, representando assim, o comprometimento da CCIABM com a organização do Pavilhão do Brasil.

Page 9: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

CCIABM comemora 6 anos e presenteia público no dia de seu aniversário

exatos 6 anos, nascia a CCIABM, através da iniciativa do então Embaixador da República de Moçambique no Brasil à época, Sr. Murade Murargy.

Para comemorar seus 6 anos de história, a CCIABM resolveu presentear seu público, realizando um sorteio por meio de suas redes sociais. O ganhador foi presenteado com uma linda escultura de jacarandá-africano, arte típica do sudeste africano.

CCIABM organiza sua agenda de Seminários do ano de 2014

Neste ano, contarão com a realização do seminário, as cidades de Curitiba – PR; Salvador – BA; Vitória – ES, Florianópolis – SC; Rio de Janeiro – RJ e Belo Horizonte – MG.

Diretor da CCIABM em Moçambique realiza vinda ao Brasil

O Diretor da CCIABM em Moçambique, Sr. Flávio Sotelo veio ao Brasil para alinhamento de ações da organização, além de reuniões com associados e parceiros. A presença do Sr. Flávio Sotelo na matriz operacional em Belo Horizonte, reforça o comprometimento da organização em integrar as ações e coordenar as atividades desenvolvidas em um nível binacional, além de proporcionar um maior dinamismo e celeridade no desenvolvimento de projetos junto a clientes, parceiros e associados.

O mês de março representou um grande marco para a Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique – CCIABM. Há

CCIABM organizou sua agenda anual de realização do Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique. Os seminários têm como objetivo expor para o público empresarial das cidades escolhidas, as principais oportunidades de negócios que Moçambique tem a oferecer, utilizando como exemplo, os cases de sucesso de nossos parceiros associados.

Page 10: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Coordenador de Projetos da CCIABM viajou a Moçambique para organização de projetos locais Para além das reuniões, ressaltamos como principais realizações, a coordenação da organização do Pavilhão Brasileiro da Feira Internacional de Maputo – FACIM 2014, a prospecção de potenciais empresas para participarem da 5ª Edição da Revista Brasília Maputo, o atendimento de demandas de empresas associadas CCIABM, a prospecção de novos associados e parceiros locais, o levantamento das demandas e suprimentos dos principais projetos, a fim de atualizar nosso Banco de Oportunidades de Moçambique, além da realização de treinamento com nova equipe local. A presença local do Sr. Lucas reforça a dedicação e o comprometimento da organização na integração de seus projetos e atividades desenvolvidas tanto no Brasil quanto em Moçambique, proporcionando dessa forma um maior alinhamento entre as equipes de cada país. CCIABM presta assessoria à produtora brasileira para a realização de documentário em Moçambique

Entre os dias 14 de abril e 25 de maio, o Coordenador de Projetos da CCIABM, Sr. Lucas Barbosa, realizou ida a Moçambique com o objetivo de coordenar os projetos locais da Câmara no país. Na oportunidade, foram realizadas diversas reuniões com parceiros, associados e prospects comerciais.

A CCIABM realizou um projeto de assessoria para a BDT Produtora. O projeto visava a assessoria na obtenção de documentação e acreditação de jornalistas brasileiros em Moçambique. A BDT Produtora irá a Moçambique para a gravação de um documentário em formato de seriado. O documentário será desenvolvido com um cunho socioeconômico, com episódios mostrando diversos programas de apoio a cultura e projetos de desenvolvimento na área da saúde e educação. A equipe CCIABM, sabendo da importância do desenvolvimento de tais projetos, se sentiu honrada em poder cooperar no desenvolvimento do mesmo.

Page 11: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

CCIABM realizou, nas cidades de Curitiba – PR e Salvador – BA, o Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique

Já em Salvador, o seminário foi realizado em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIEB e contou com a presença de cerca de 40 pessoas, dentre elas, representantes empresariais e governamentais do estado da Bahia. O Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique tem como principal objetivo, expor para o público empresarial dos estados as oportunidades de negócios que Moçambique tem a oferecer, apresentando cases de empresas brasileiras que já atuam no país africano. CCIABM possui nova Gerência Regional em Moçambique

Sua chegada veio em excelente momento, pois os projetos CCIABM em Moçambique estão se intensificando a cada ano e as demandas cada vez mais aumentando.

A CCIABM realizou nos dias 20 e 27 de maio, na capital paranaense e na capital baiana, o Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique. Na cidade de Curitiba, o seminário foi realizado em parceria com a empresa Consult Markesport e o Instituto da Comunidade Afro-Brasileira (ICAB) e contou com o público de mais de 70 pessoas, dentre elas, representantes do setor público e privado do Paraná.

A CCIABM começou o segundo trimestre do ano de 2014 com mais um novo membro em sua equipe local de Moçambique. A Sra. Talitha Rezzaghi agora ocupa o cargo de Gerente Regional de nossa unidade em Maputo, Moçambique. Graduada em Direito e vivendo em Moçambique há 2 anos, agregará com o conhecimento da cultura e do relacionamento local já construído ao longo deste período.

Page 12: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

CCIABM realizou Missão Empresarial para Grupo atuante no setor agroindustrial CCIABM prestou assessoria ao Governo de MG para a cooperação entre Universidades A Cooperação Técnica entre universidades brasileiras e moçambicanas representa grande importância no que se refere a transmissão de conhecimento entre as diferentes instituições, especialmente para dois países como Brasil e Moçambique, que possuem tantas semelhanças históricas e culturais. Gerente Regional da CCIABM em Curitiba realizou encontro com Governador do Paraná

Na oportunidade, a CCIABM foi procurada pelo Governo do Estado de MG para a realização de assessoria em um projeto de cooperação entre universidades. O projeto consistia-se de efetuar a aproximação da Fundação João Pinheiro, universidade brasileira de administração pública, com diversas universidades de Moçambique.

O Gerente Regional da CCIABM em Curitiba, Sr. Alexandre Cezar, participou de um encontro com o Governador do Estado do Paraná, Sr. Beto Richa, e com o Senador pelo Estado do Paraná, Sr. Álvaro Dias, além de demais representantes do governo estadual. Na oportunidade foram prestados os agradecimentos junto ao Governador Beto Richa, em apoio de cooperação técnica,

A CCIABM realizou, no mês de junho, uma missão empresarial em Moçambique para um Grupo Empresarial atuante no setor agroindustrial. Na oportunidade, foram realizadas reuniões com diversas empresas moçambicanas que poderiam se interessar na compra dos grãos ofertados pelo Grupo.

Page 13: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

realizado nos anos de 2012/2013, realizado por meio de missões empresariais da Secretaria de Estados das Cidades do Paraná junto à cidade de Maputo, capital moçambicana. Gerente Regional da CCIABM no Oeste Paulista recebe carta de Graça Machel, viúva de Nelson Mandela

responsável pela representação da organização em todo o oeste paulista. CCIABM organiza o do Pavilhão do Brasil da FACIM 2014 A presença oficial do Brasil na Feira internacional de Maputo – FACIM já é tradicional, sendo a CCIABM a organizadora oficial desse pavilhão há dois anos consecutivos. Durante a realização da FACIM 2014, os empresários participantes, além de participarem como visitantes ou expositores na feira, possuem o benefício de poderem realizar o agendamento de reuniões comerciais com empresas moçambicanas. A presença brasileira foi marcada, por diversas empresas atuantes nos mais diversos setores de mercado, como: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Apex-Brasil, CRV Lagoa, AgroExport, Gold Seeds, In Vitro Brasil, Cine Group, Cilix Software, TopDown Sistemas, Jaguar Plásticos, FEVA e W Uniformes.

O Gerente Regional da CCIABM no Oeste Paulista, Sr. Samora Machel, cujo nome foi dado por seus pais em homenagem ao primeiro presidente de Moçambique, recebeu de Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, uma carta prestando homenagem à comemoração dos 77 anos da cidade de Andradina (SP), onde Samora reside. A cidade de Andradina completou 77 anos em julho de 2014 Além disso, a cidade de Andradina abriga uma filial CCIABM, que é

Page 14: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

CCIABM recebe visita do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) No mês de agosto, a CCIABM teve a honra de receber, a visita do Exmo. Sr. Murade Murargy, ex-embaixador de Moçambique no Brasil, atual Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Presidente Honorário da CCIABM. A visita foi realizada na matriz operacional da CCIABM, em Belo Horizonte (MG), acompanhada de um café da manhã e um bate papo sobre as atividades realizadas pela organização neste ano. Vale ressaltar também, que neste ano, o Sr. Murade participou de uma entrevista para a 5ª edição da Revista Brasília Maputo, revista de publicação própria da CCIABM, onde tratou acerca dos fomentos de negócios entre os países de língua portuguesa. CCIABM lança a 5ª edição da Revista Brasília Maputo

A CCIABM publicou a 5ª Edição da Revista Brasília Maputo. Os exemplares físicos foram apresentados pela primeira vez em Moçambique durante a realização da Feira Internacional de Maputo (FACIM 2014) e no Brasil foram apresentadas no dia 04 de setembro no Seminário de Oportunidades de Negócios, realizado em parceria com o Sistema FIEMG, na cidade de Belo Horizonte. Além das entrevistas e artigos com o BNDES, com o Sindicato da Indústria Mecânica de Minas Gerais (Sindmec) e com a

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a CCIABM elaborou um caderno especial sobre o Gás Natural de Moçambique, que contou com a participação de especialistas e empresas do setor de Óleo & Gás em Moçambique. CCIABM se torna apoiadora do projeto: Escola Familiar Rural de Mecuburi

O Projeto: Escola Familiar Rural de Mecuburi, trata-se de uma escola comunitária cuja função é o ensino básico (8ª a 10ª serie) e formação profissionalizante em agropecuária. Está inserido no movimento nacional das Escolas Profissionais Familiares Rurais de Moçambique. Tem como objetivo a formação em agropecuária dos jovens da zona rural para o

Page 15: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

auto emprego, aquisição das bases de vida social (formação integral) e o conhecimento do seu ambiente. A Escola desenvolve um ensino completo dos jovens e obedece a pedagogia de alternância para aferir melhor as sensibilidades da comunidade local na área agrícola, facilitando assim, a integração e a incorporação das novas técnicas onde se encontra inserida. CCIABM se torna apoiadora do projeto da CPLP: Juntos Contra a Fome! A Campanha “Juntos Contra a Fome!”, é uma iniciativa desenvolvida em parceria pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o objetivo de mobilizar a sociedade para o processo de construção de uma Comunidade de povos livre da fome. A Campanha “Juntos contra a Fome!”, procura tornar visível a realidade de uma insegurança alimentar que afeta cerca de 28 milhões de pessoas dos 250 milhões de pessoas que fazem parte dos países da CPLP, e despertar nos cidadãos o apoderamento da informação sobre um direito que a todos é exigido, apelando para a contribuição para um fundo que permitirá a implementação imediata de projetos de apoio às comunidades mais vulneráveis. CCIABM conclui road show do Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique

Nos meses de junho a setembro a CCIABM realizou nas cidades de Curitiba (PR), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), o Seminário de Oportunidades de Negócios em Moçambique. Tradicionalmente, o evento é realizado em parceria com as Federações das Indústrias dos principais estados

brasileiros, visando expor para o empresariado brasileiro as Oportunidades de Negócios existentes em Moçambique na atualidade. Na cidade de Vitória (ES) o seminário foi realizado em parceria com o Centro Internacional de Negócios do Sistema FINDES. Estiveram presentes diversas empresas do setor de

Page 16: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Comércio Exterior e Trading do estado capixaba. Na oportunidade, a empresa mineira MIB Shipping apresentou uma palestra sobre os aspectos do comércio exterior com Moçambique.

Finalizado o evento em Vitória, foi a vez da cidade da cidade natal da CCIABM, a cidade de Belo Horizonte (MG) receber o seminário. No dia 04 de setembro, o mesmo foi realizado em parceria com o Sistema FIEMG, por intermédio de seu Centro Internacional de Negócios e contou com um público de cerca de 40 empresários mineiros. Na oportunidade, a empresa parceira da CCIABM, a Forship

Engenharia apresentou uma palestra falando sobre seu case de sucesso de realização de negócios em Moçambique. Por fim, o road show teve sua conclusão no dia 10 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Realizado em parceria com o Sistema FIRJAN, por intermédio do seu Centro Internacional de Negócios, o seminário foi realizado na sede da instituição no Rio de Janeiro, recebendo um público com mais de 90 empresários e executivos. CCIABM participou da 1ª Rodada Internacional de Negócios da cidade de Guarulhos O Diretor da CCIABM participou da 1ª Rodada Internacional de Negócios, organizada pela Prefeitura de Guarulhos no mês de setembro de 2014. A atividade é parte da agenda da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local (UTDEL) da Rede Mercociudades, entidade que o município integra desde 1999. A meta do evento é promover o intercâmbio entre empresas do município e fornecedores do exterior e de outras regiões do Brasil, ampliando a possibilidade de negócios, prospecção de novos mercados e produtos por meio de potenciais fornecedores.

Page 17: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

CCIABM altera data de realização da Semana do Brasil em Moçambique para Abril de 2015 A CCIABM gostaria de informar a alteração de data da realização da Semana do Brasil em Moçambique. Informamos que o evento será realizado entre os dias 11 a 18 de abril de 2015. A Missão contará com uma delegação de empresários brasileiros e a participação na mesma é uma excelente oportunidade para o networking com e a promoção de negócios entre empresas brasileiras e moçambicanas. O participante da missão, contará com diversos benefícios como introdução ao mercado moçambicano, ampliação do conhecimento acerca da realidade moçambicana e do setor de interesse, acompanhamento da agenda de eventos e reuniões, assessoria consular para emissão de vistos, apoio logístico e facilidades de viagem, dentre outros. CCIABM se torna apoiadora da escola de samba GRES Nenê de Vila Matilde, para o Carnaval 2015 Esta parceria abre uma grande oportunidade para as empresas e demais associados da CCIABM participarem do Carnaval de São Paulo, apresentarem sua marca para mais de 180 países e usufruírem dos benefícios de investirem parte de seus impostos na Cultura, através da Lei Rouanet. No carnaval de 2015, a Nenê de Vila Matilde apresentará como enredo o tema “Moçambique: A Lendária Terra do Baobá Sagrado”. O samba enredo terá como destaque o Baobá, uma árvore sagrada para o povo africano e apresentará ao mundo todo o potencial de Moçambique e toda sua evolução.

Page 18: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

CCIABM encerra 2014 com saldo positivo e nova Equipe para ano de 2015 O ano de 2014 na CCIABM foi acompanhado de muito sucesso no desenvolvimento de nossos projetos, eventos e compromissos profissionais. A reestruturação da Equipe CCIABM, assim como a presença de todos os membros durante o Planejamento Estratégico reforça o comprometimento da organização em integrar suas ações e coordenar as atividades em nível binacional, além de proporcionar um maior dinamismo e celeridade no desenvolvimento de projetos junto a clientes, parceiros e associados. A Equipe CCIABM passou a contar com uma nova Gerente Geral. A Srta. Liz de Abreu Lacerda passa a assumir o cargo no lugar do Sr. Fábio Vale, que por sua vez passa a compor o quadro da diretoria da organização. Na segunda quinzena do mês de dezembro, a Diretoria da CCIABM irá se reunir em sua matriz operacional em Belo Horizonte – MG, para desenvolver o Planejamento Estratégico de 2015, que definirá quais serão as diretrizes e estratégias a serem seguidas pela organização no ano de 2015.

Page 19: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Novos associados e parceiros da CCIABM em 2014

Gapso Analytics: A Gapso é uma empresa brasileira, que desenvolve sistemas analíticos de planejamento, que auxiliam decisores a definir estratégias, planejar operações, reduzir custos e diminuir riscos. A Gapso é a escolha das empresas que buscam se diferenciar pela gestão da complexidade. Website: www.gapso.com.br

Bonds Club: Sediada em Belo Horizonte – MG, a Bonds é uma comunidade de compra mundial. Criada para fornecer a clientes de todo o Mundo, o benefício de ter dinheiro de volta a toda compra realizada em lojas participantes. Website: www.bondsclub.com.br

Austral Seguros: A Austral é uma empresa moçambicana, que desenvolve a atividade de seguradora e resseguradora do ramo não vida. Seus produtos e serviços tem como finalidade garantir a cobertura de riscos através da disponibilização de serviços eficientes e sua estratégia de atuação consiste na oferta de soluções inovadoras com foco na satisfação e criação de valor para seus clientes. Website: www.australseguros.co.mz

Banco Caixa Geral – Brasil: é uma instituição de atacado que atende clientes do grupo CGD no país, focada em dar soluções de banco de investimento para empresas da Península Ibérica com interesses comerciais no Brasil e grupos brasileiros com negócios na Europa, Estados Unidos, África e extremo Oriente. Website: www.bcgbrasil.com.br

Page 20: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

IRB Brasil RE: O Instituto de Resseguros do Brasil é uma sociedade anônima brasileira, que tem por objetivo exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão. Website: http://www.irbbrasilre.com/

Banco BCI: O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) é um banco moçambicano atuante há mais de 15 anos no mercado, criado com a missão de contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social de Moçambique, criando valor e gerando satisfação para Clientes, Acionistas, Colaboradores, Parceiros e Comunidade em geral, de modo socialmente responsável e sustentável. Website: https://www.bci.co.mz/

MCel: A MCel é a empresa líder da telefonia móvel em Moçambique. Fundada em 1997, a MCel tem sido responsável pelo crescimento do serviço de telefonia móvel celular de Moçambique e é a única operadora que assegura a cobertura de Norte a Sul de Moçambique, através de mais de 750 antenas, cobrindo atualmente cerca de 60% do território geográfico e acima de 75% da população do País. Website: http://www.mcel.co.mz/

Bpartner: A Bpartner é uma empresa dedicada ao aluguel de espaços de trabalho e prestação de serviços de apoio às empresas. Os serviços de apoio às empresas prestados pela Bpartner permitem uma leitura profissional do mercado moçambicano e o acesso a informação e contatos empresariais privilegiados. Seus serviços fomentam melhor gestão de recursos e sinergias entre parceiros e clientes. Website: http://www.bpartner.co.mz/

Page 21: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Radar: A Radar Importação e Exportação Ltda. é uma empresa brasileira com matriz em Vitória, no Espírito Santo, que trabalha com a importação e exportação de uma diversa gama de produtos, cujos principais são mármores e baritina. Website: http://radarexport.com/

Arabras: A Arabras é uma empresa importadora e exportadora fundada no ano de 2006 com o objetivo de aumentar a presença de empresas brasileiras no mercado externo, como fornecedores de produtos industrializados, matéria-prima, máquinas, equipamentos e tecnologia. É distribuidora no inovador produto “My Water”, filtro pessoal que garante o consumo de água potável. Website: http://www.arabras.com/

Page 22: CCIABM - Relatório de Atividades 2014

Para maiores informações: Escritório Brasil: - Alameda da Serra 119, Sala 1202, Vila da Serra, Belo Horizonte – MG|+55-31-3243-3012 Escritório Moçambique: - Avenida Marginal, 4159 - Maputo|+258-84-146-1019 Website: www.cciabm.com

E-mail: [email protected]

Equipe CCIABM