CCoonnvveerrtteeii--vvooss,, eppooiiss oo RReeiinnoo dde...

2

Click here to load reader

Transcript of CCoonnvveerrtteeii--vvooss,, eppooiiss oo RReeiinnoo dde...

Page 1: CCoonnvveerrtteeii--vvooss,, eppooiiss oo RReeiinnoo dde ...pscj-conchal.com.br/wp-content/uploads/2016/11/2... · solando os aflitos, busquemos. ... Escuta, ó Israel, Javé teu

MMiissssaa ddoo 22ºº DDoommiinnggoo ddoo AAddvveennttoo

““CCoonnvveerrtteeii--vvooss,, ppooiiss oo RReeiinnoo ddee DDeeuuss eessttáá pprróóxxiimmoo”” Conchal/SP - Diocese de Limeira - 04 de Dezembro de 2016

Preparar em destaque a coroa do Advento com as velas apagadas nas cores Verde, Branca, Rosa, Vermelha.

Ornamentação Orquídeas Roxa todo o Tempo do Advento, colocar um tronco perto da Coroa com ramo de orquídea Roxa. (Significado da vela branca - Fé de Abrão e Patriarcas.)

2° Domingo entrar uma Mulher criança recém-nascida com seu Esposo com uma Lamparina ou Vela - acender a vela Branca, a vela verde deve já estar acessa.

No Presépio Acrescentar nesse final de Sema-na, a BÍBLIA na manjedoura.

RITOS INICIAIS 1. Mantra Mesmas trevas não são trevas para ti, a noite é luminosa como o dia.

Animador: Acolhendo-nos uns aos outros no amor, glorificamos a Deus, que em Cristo cumpre a promessa de fazer nascer entre nós o doador da justiça e da paz sem fim. João Batista nos convida a preparar os caminhos do Senhor. Celebremos a páscoa de Jesus, a qual se realiza nos corações dedicados a receber com bons frutos a chegada do salvador da humanidade. Iniciemos cantando.

2. Procissão de Entrada (Canto n°6 - Liturgia IV)

Eis que de longe vem o Senhor, para as nações do mundo julgar. E os corações alegres estarão, como numa noite em festa a cantar. 1. Do Egito uma vinha arrancaste com amor; com cuidado a replantaste, fun-das raízes lançou e por sobre a terra toda sua sombra se espalhou. 2. Mas, Senhor, o que fizeste? Por que teu amor se agasta? Derrubaste as suas cercas, todo mundo agora passa, cada um invade e rouba, quebra os ramos e devasta. 3. Senhor Deus, ouve, escuta: do teu povo és o Pastor, do teu trono de bon-dade faze-nos ver o esplendor. Teu poder desperta e vem, vem salvar-nos, ó Senhor.

3. Sinal da Cruz (por conta do presidente)

4. Saudação/Acolhida

5. Ato Penitencial (Cantado) Presidente: O Senhor disse: Quem dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutualmente do fundo do coração.

(pausa). Arrependidos peçamos perdão a Deus. Cantando.

Kyrie Eleison, Kyrie Eleison (2x)

Crystie Eleison, Crystie Eleison (2x) 1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Kyrie Eleison, Kyrie Eleison (2x) 2. Cristo, que sois a verdade que ilumi-na os povos, tende piedade de nós. Crystie Eleison, Crystie Eleison (2x) 3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós. Kyrie Eleison, Kyrie Eleison (2x)

Presidente: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Todos: Amém.

6. Oração da Coleta Presidente: OREMOS: Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encon-tro do vosso filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Se-nhor Jesus. Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA 7. Entrada da Família acender vela Animador: Acendamos hoje a segunda vela da Coroa do Advento, A vela branca que significa a fé de Abraão e dos Patriarcas! Cantando.

Outra vela, na coroa, acendemos Peni-tentes nos caminhos do Senhor. Con-solando os aflitos, busquemos. Novos céus e nova terra, com ardor! Meus irmãos, penitência e oração! Arrumemos nossa casa co’alegria! Logo a ela, o Senhor vai chegar pelo ventre imaculado de Maria!

(Entra a Família nesse momento e acen-de a vela Branca o Presidente reza esta Oração)

Presidente: “Bendito seja, Deus da Paz, pela luz de Cristo, sol de nossa vida a quem esperamos com toda a ternura do Coração”.

8. Refrão meditativo Escuta, ó Israel, Javé teu Deus quer falar! (bis) Fala, Senhor Javé, Israel quer te escutar! (bis)

9. Primeira Leitura (Is 11,1-10) Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naqueles dias: Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra, ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desma-mado não temerá pôr a mão na toca da serpente. Não haverá danos nem mor-tes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada. Palavra do Senhor.

10. Salmo Responsorial 79(80) Nos seus dias a justiça florirá. 1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, * vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, * com equidade ele julgue os vossos pobres. R. 2. Nos seus dias a justiça florirá * e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio,* e desde o rio até os confins de toda a terra! R. 3. Libertará o indigente que suplica, * e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, * e a vida dos humildes salvará. R. 4. Seja bendito o seu nome para sem-pre! * E que dure como o sol sua me-mória! Todos os povos serão nele abençoados, * todas as gentes canta-rão o seu louvor! R.

Ano A - Cor Roxa - Missal p. 407

Page 2: CCoonnvveerrtteeii--vvooss,, eppooiiss oo RReeiinnoo dde ...pscj-conchal.com.br/wp-content/uploads/2016/11/2... · solando os aflitos, busquemos. ... Escuta, ó Israel, Javé teu

11. Segunda Leitura (Hb 15,4-9) Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos: Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, te-nhamos firme esperança. O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Je-sus. Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos aco-lheu, para a glória de Deus. Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos que praticam a circuncisão, para honrar a veracidade de Deus, confirmando as promessas feitas aos pais. Quanto aos pagãos, eles glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia, como está escrito: 'Por isso, eu vos glorificarei entre os pagãos e cantarei louvores ao vosso nome'. Palavra do Senhor.

12. Procissão do Evangeliário (Canto n°12 – Pg 13 - Liturgia IV)

Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! Voz que clama no deserto (bis) Preparai-lhe um caminho (bis) Uma estrada ao Senhor (bis)

13. Evangelho (Mt 3,1-12) + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 'Con-vertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.' João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: 'Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!' João usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafa-nhotos e mel do campo. Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. Confes-savam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: 'Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos que provem a vossa conversão. Não penseis que basta dizer: 'Abraão é nosso pai', porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e

jogada no fogo. Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará num fogo que não se apaga.' Palavra da Salvação.

14. Homilia

15. Profissão de fé

16. Oração da Assembleia Presidente: Deus quer contar conosco para fazer florescer nomeio da humani-dade o seu reino de justiça e de paz. Rezemos com confiança, dizendo.

Resposta: Vinde, Salvar vosso povo, Senhor! (Pode haver outras preces da comunidade)

Presidente: Tudo isso, ó Deus, vos apresentamos. Por Cristo, nosso Se-nhor. Todos: Amém!

17. Procissão das oferendas (Canto n°9 - Liturgia IV)

A nossa oferta apresentamos no altar e te pedimos: Vem, Senhor, nos libertar! 1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão, a planta deu flor e fruto, do trigo se fez o pão. 2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho. Da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho. 3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus, serão, pela tua graça, pão vivo, que vem dos céus.

18. Apresentação das Oferendas

19. Oração sobre as oferendas Presidente: OREMOS: Acolhei, ó Deus, com bondade nossas humildes preces e oferendas, e, como não po-demos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa mise-ricórdia. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

LITURGIA EUCARÍSTICA

20. Prefácio

(Prefácio do Advento IA)

21. Oração Eucarística III Missal p.483.

22. Santo (Cantado) (por conta da equipe de canto)

23. Pai Nosso

24. Abraço da Paz

25. Fração do Pão (Rezado)

26. Procissão da Comunhão

(Canto n°10 - Liturgia IV)

Ouço uma voz lá no deserto a gritar: uma estrada preparai para o senhor! Endireitai os seus caminhos pois ele vem e logo mais avistareis o salva-dor! 1. Louva, Jerusalém, louva o senhor teu Deus: tuas portas reforçou e os teus abençoou. Te cumulou de paz e o pão do céu te traz. 2. Sua palavra, envia, corre veloz sua voz. Da névoa desce o véu, unindo a terra e o céu. As nuvens se desman-cham, o vento sopra e avança. 3. Ao povo revelou palavras de amor. A sua lei nos deu e o mandamento seu. Com ninguém fez assim, amou até o fim. 4. A virgem mãe será, um filho à luz dará; seu nome: Emanuel "conosco Deus do céu”. O mal desprezará, o bem escolherá.

27. Pós-Comunhão (pode repetir o mantra ou então executar um outro canto-mensagem de acordo com a equipe de canto)

28. Oração depois da Comunhão Presidente: OREMOS: Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

RITOS FINAIS

29. Avisos

30. Bênção Solene Missal p. 519

31. Despedida Presidente: Irmãos e irmãs, cedamos nosso coração para acolher o Menino Jesus que vai nascer em nossa Vida. SERVI ao Senhor com alegria e que ele vos acompanhe! Todos: Graças a Deus!

31. Despedida 1. Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá Aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao pastor que a ti virá. Emanuel, Deus Conosco, vem ao nosso mundo, vem! 2. Ouve, ó pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! 3. Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhe tens! 4. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou!