CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

20

description

Programa de atividades, shows e oficinas que o Centro da Juventude oferece no mês de novembro

Transcript of CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

Page 1: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015
Page 2: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

INTRODUÇÃOO mês de Novembro é marcado por duas importantes datas. No dia 20 é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, personagem nacional que dedicou sua vida à abolição da escravatura e faleceu lutando pela liberdade do seu povo. Já o dia 25 foi instituído em 1999, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, e marca o início da campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência sobre as Mulheres, que encerra-se no dia 10 de Dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para propor uma reflexão sobre os temas, o Centro da Juventude traz uma programação dedicada à igualdade e a disseminação da cultura afro brasileira. Através de uma exposição fotográfica, roda de capoeira, filme, contações de histórias, música, culinária, sarau e workshop de beleza afro, vamos conhecer a trajetória de luta e glória de mulheres e afrodescendentes ao longo da história até os dias atuais, somando forças à luta contra a intolerância e a desigualdade.

Muitas das atrações trazem a chancela do Projeto Obatalá, desenvolvido pela Secretaria de Promoção da Cidadania com o objetivo de garantir os processos de equidade para a população negra de São José dos Campos através da valorização e do fortalecimento das manifestações culturais afro-brasileiras.

Vamos escrever juntos uma história de mudança e igualdade! Esperamos você no CJ!

2

Page 3: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

ÍNDICEPROGRAMAÇÃO ..................................................................p.04

| Exposição ......................................................................p.05

| Especial Dia do Riso ........................................................p.09

| Café com Arte Especial ...................................................p.11

OfICINAs E VIVêNCIAs DA PRODUÇÃO CUlTURAl DO CJ..........p.15

OfICINAs DA fCCR.............................................................p.16

PROJETOs......................................................................p.17

EsPAÇOs.........................................................................p.18

3

Page 4: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

“HERÓIs DE TODO MUNDO”

Período de Exposição:de 11/11 a 11/12

local: Espaço ArteHorário: 8h às 21h

Agendamento de visitas monitoradas pelo telefone: (12) 39328631

Chiquinha Gonzaga era negra? O André Rebouças é o do túnel? Diamante Negro não é um chocolate? A resposta é “sim” para todas as alternativas anteriores! No mês da Consciência Negra, o CJ traz uma exposição fotográfica baseada na série “Heróis de Todo Mundo”, do projeto a Cor da Cultura, que apresenta a biografia de 62 cidadãos brasileiros afro-descendentes atuantes na cultura, história, ciência e na vida política do país. Heróis porque quebraram barreiras, venceram apesar dos enormes obstáculos e, principalmente, porque lutaram por uma vida melhor e igualitária para todos.

EXPOsIÇÃO

Candeia

Elizeth Cardoso

Ataulfo Alves

4

Page 5: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

Confira a agenda das atividades do mêsdispostas em ordem cronológica.

PROGRAMAÇÃO

5

Page 6: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

NOssA MÚsICA, NOssA HIsTÓRIAdomingo

DIA 01Neste espetáculo, os personagens contam a história do Brasil, inserindo ao contexto os grandes momentos da música nacional, de maneira lúdica e interativa. Vamos passear por momentos marcantes da história através de canções e brincadeiras. Os personagens explicam aos expectadores como o regime militar influenciou os artistas a usarem a música como forma de protesto e expressão apesar da censura.

Piquenique deleitura

local: Espaço QuiosqueHorário: 10h30

6

Page 7: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

RODA DE CAPOEIRAA capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de

escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.O professor Bahia que ministra a vicência de capoeira do Centro da Juventude, abrirá a roda para que alunos, convidados e o público joguem e conheçam mais sobre esta prática.

DIA 07sábado

Espaço Aberto

local: Espaço QuiosqueHorário: 17h

sábado

DIA 07 “CAfUNDÓ”Sinopse: João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo, ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para

viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

filme aoAr livre

local: Espaço Quiosque Horário: 18h

Direção: Paulo Betti e Clovis Bueno | Gênero: Drama | Ano: 2005 | Duração: 1h42min | Classificação: 14 anos

7

Page 8: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

domingo

NA MAlA DE ÉbANO, CONTAÇÃO COM MARIANA PERA contadora Mariana Per, além de possuir formação em diferentes linguagens artísticas, é uma das condutoras do Projeto Abena, que propõe encontros para crianças

e adultos com historias e brincadeiras africanas e afro-brasileiras. Para o CJ ela traz ao público a história de uma viajante que passou por vários povos africanos procurando conhecer mais sobre a historia de seus ancestrais, das menores aldeias aos grandes impérios africanos, e encontrou muito mais do que imaginava! Olhando de perto África e Brasil não estão tão distantes assim!

DIA 08Piquenique de

leitura

local: Espaço QuiosqueHorário: 10h30

DOM PEsCOÇOA banda Dom Pescoço nasceu na zona rural da cidade de São José dos Campos - SP. Num espaço junto à natureza o grupo

forjou seu primeiro repertório, prevalecendo a música autoral, somada ao suingue, à energia, à psicodelia e apimentada por ritmos latinos e brasileiros.

segunda

DIA 09

local: Espaço QuiosqueHorário: 20h

segunda noQuiosque

8

Page 9: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

TRAPAlHAÇOsPara celebrar o Dia Nacional do Riso, comemorado no dia 06 de novembro, o CJ apresenta o show dos Trapalhaços, um espetáculo formado por quadros circenses, teatrais cômicos e musicais. Nos diversos quadros que compõem o show, palhaços surpreendem, brincam e interagem com o público, diversão para toda a família.

DIA 15domingo

Piquenique deleitura

local: Espaço QuiosqueHorário: 10h30

ESPECIAL DIA DO RISO

bObÓ DE CAMARÃODe consistência cremosa, o bobó é feito com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco,

misturados no purê de aipim. Uma das muitas delícias desse riquíssimo universo gastronômico formado pela culinária africana e brasileira.

DIA 10terça

local: Cozinha ExperimentalHorário: 19h30

Oficinade Culinária

Inscrições na Central de Atendimento: (12) 3932-8600

9

Page 10: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

16 TONElADAsCom repertório recheado de Tim Maia, Jorge Ben, Seu Jorge, Clube do Balanço, entre outros, tocado com muito swing e balanço, a banda traz ao

público do CJ pérolas do Samba Rock e Soul Funk.A Banda 16 Toneladas é: Mateus Carvalho nos vocais, Fabricio “The Bills” Gaspar no contrabaixo, Henrique Pinheiro na bateria, Felipe Ruffato nos teclados, Rodriguinho Kanaviá na percussão, Wilkner Machado no sax e Anderson Delavéquia no trompete.

DIA 16segunda

local: Espaço QuiosqueHorário: 20h

segunda noQuiosque

10

Page 11: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

GRUPO PÉ NA DANÇAO Grupo Pé na Dança surgiu de uma oficina de Danças Brasileiras, ministrada pela artista popular Ana Maria Carvalho. Suas danças são

voltadas para a pesquisa e transmissão de manifestações da cultura popular, especialmente do norte e nordeste do país. Danças como: cacuriá, quadrilha, bambaê de caixa, ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor de crioula, lelê, entre outras brincadeiras tradicionais. Venha dançar, aprender e se divertir no CJ!

sábado

DIA 21

EsPECIAl - D´ORIGEMFormado por Meire Mc e Preta Ary, com a participação do DJ MD, o grupo D’Origem vem se destacando na cena do hip hop por ser um grupo feminino que aborda

temas cotidianos com muita personalidade e atitude. O grupo nasceu do intuito de expressar-se através da música, relatando suas experiências e trazendo a voz ativa da mulher brasileira e o desenvolvimento como poetizas. Venha conferir uma fusão de ritmos e a eloquência das Mestras de cerimônia, com um repertório ligado às nossas raízes ancestrais.

DIA 21segunda

Café com Arte

Café com Arte

local: Espaço QuiosqueHorário: 16h

local: Espaço QuiosqueHorário: 17h

CAFÉ COM ARTE ESPECIAL

11

Page 12: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

MElANINA DO VAlEO empoderamento da mulher negra do Vale do Paraíba é o principal objetivo do “Melanina do Vale”, enaltecendo todas as formas de beleza afro por meio de workshops de maquiagem

em pele negra, cuidados com o cabelo crespo, tranças, amarrações de turbantes, cuidados com a pele, reflexões sobre o negro e a mídia entre outros temas. Vamos falar de turbantes e tranças baseado em suas histórias e conceitos que estão muito além do modismo. Além disso, incentivar a união do povo negro promovendo o entendimento sobre a importância na busca coletiva dos mesmos objetivos e direitos.

local: Auditório do CJ Horário: 14h às 18h

DIA 22

DEGUsTAÇÃO DE lEITURA COM O ACERVO ObATAláNum delicioso e aconchegante espaço, especialmente preparado para esta atividade, toda a família poderá se deliciar com o mundo encantado

da leitura. Neste domingo faremos uma leitura especial dos livros infantis do acervo Obatalá da Biblioteca do CJ, formado por raridades da literatura afro brasileira. Esta atividade visa desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, além de adquirir cultura, conhecimentos e valores.

domingo

domingo

DIA 22Piquenique de

leitura

local: Espaço QuiosqueHorário: 10h30

12

Page 13: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

NOssA RAIZO CJ vai sambar ao som do grupo Nossa Raiz! Os sambistas já se apresentaram em várias casas de shows do Vale do Paraíba e em

algumas capitais do Brasil. Além disso, já abriram os shows de Arlindo Cruz e Fundo de Quintal, sendo a banda de apoio de Mario Sérgio e Tiãozinho da Mocidade. O grupo é composto por Glauce (voz), Val (voz e tantan), Flávio Canhoto (voz e violão), Armando Araújo (voz e cavaquinho), Adailton Malta (voz e pandeiro).

segunda

DIA 23

local: Espaço QuiosqueHorário: 20h

segunda noQuiosque

sARAU DA CAROlINADIA 25quarta

Café com Arte

local: bibliotecaHorário: 19h

A escritora, poetisa e sambista Carolina Maria de Jesus terá parte de sua trajetória contada neste sarau, a partir de seu livro: Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada. A iniciativa

faz parte do projeto das Quilombelas – Núcleo de Mulheres Negras de SJC, que visa dar visibilidade à escritora brasileira. Esta atividade também faz parte da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O sarau ocorre no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres.

ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA

13

Page 14: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

RECREAÇÃORecreadores irão animar a manhã de domingo dos pequenos com muita brincadeira, rodas cantadas e jogos diversos. Festa para a criançada, mas também diversão garantida para toda a família!

domingo

DIA 29Piquenique de

leitura

local: Espaço QuiosqueHorário: 10h30

segunda

CONVERsA AfIADAO Grupo Conversa Afiada homenageia os grandes gênios do choro em seu repertório, com canções de compositores memoráveis como Anacleto de Medeiros, Joaquim

Callado, Pixinguinha, Waldir Azevedo, K.ximbinho, Luiz Gonzaga, Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Hamilton de Holanda dentre tantos outros. Apesar da pouca idade e do jeito irreverente de seus integrantes, o Conversa Afiada traz a vontade de fazer música brasileira de qualidade.

DIA 30

local: Espaço QuiosqueHorário: 20h

segunda noQuiosque

14

Page 15: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

OfICINAs E VIVêNCIAsDA PRODUÇÃO CUlTURAl DO CJ

Novas Turmas e Horários

Importante: Todas as Oficinas e Vivências com exceção da Oficina de Ritmos necessitam de inscrição. Quando menor de idade, comparecer acompanhado do responsável. Informações na Central de Atendimento: (12) 39328600.

Jiu JitsuLocal: Sala de OficinasSegunda, quarta e sexta9h30 às 10h30Kids - (8 à 12 anos)10h30 às 11h30Adulto - (acima de 18 anos)Terça e quinta-feira16h às 17hInfantil - (12 à 14 anos)17h às 18hJuvenil - (15 à 18 anos)18h às 19hAdulto - (acima de 18 anos)

Tai Chi ChuanLivreLocal: Quiosque/Pavilhão/Sala de OficinasSegunda-feira 7h às 8hQuinta-feira 19h às 20h

RitmosLivreNão é necessário fazer inscrição.Local: PavilhãoSexta-feira 19h às 20hSábado 9h às 10h

Dança do Ventre(+16 anos)Local: Sala de OficinasTerça-feira 21h às 22hQuinta-feira 21h às 22h

YogaLivreLocal: Sala de OficinasTerça-feira 7h às 8h (Avançado)Quinta 7h às 8h (Iniciante)

Boxe Chinês (+12 anos)Local: PavilhãoSegunda, quarta e sexta15h30 às 16h30Terça e quinta- feira7h às 8h

CapoeiraLocal: PavilhãoSegunda, quarta 10h às 11h

SlacklineLivreLocal: Pavilhão/QuiosqueQuinta-feira 19h às 20h

Prod

ução

Exec

utiva

15

Page 16: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

OfICINAs DA fCCRBallet Clássico Infantil - 8 a 14 anosSegundas e QuartasSala de Oficinas14h às 15h (11 à 14 anos)15h às 16h (8 à 10 anos)

Ballet Clássico AdultoAcima de 15 anosSexta-feiraSala de Oficinas18h às 20h

Danças UrbanasA partir de 9 anosSábadoSala de Oficinas9h às 11h

Ballet Clássico Baby Class – 4 a 7 anosTerças e QuintasSala de Oficinas8h às 9h9h às 10h

Dança de Salão Acima de 18 anosQuarta-feiraSala de Oficinas18h às 20h20h às 22h

Inscrição Presencial Central de Atendimento 8h às 18h.

16

Page 17: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

Baseado em criar sistemas humanos sustentáveis tendo como princípio o cuidado com a terra, com as pessoas, partilha e redistribuição dos excedentes. Projeto iniciado em 2014 em parceria com Instituto ACEL / PUPA, resultou na realização da Horta Comunitária e a manutenção do Jardim Sensorial.

Nada como começar a semana com boa música. O projeto oferece ao público música de qualidade nos mais diferentes estilos. É um espaço para os artistas da região, mostrarem seu talento ao ar livre num ambiente acolhedor e intimista.

CONHEÇA Os PROJETOs DO CENTRO DA JUVENTUDE

Todos os domingos nos quiosques ou na biblioteca as crianças tem um encontro marcado com a diversão, com a criatividade e com o imaginário dos contos de fadas. Teatros infantis, contações de histórias, oficinas, recreações, leituras entre muitas outras atividades, garantem a toda família um final de semana delicioso.

Cada atividade desta programação faz parte de um projeto, criado de acordo com a demanda do público e seguindo conceitualmente os pilares de atuação do Centro da Juventude: cultura e arte, sustentabilidade, família, qualidade de vida e formação. Saiba mais sobre cada um deles.

Dois pra lá dois pra cá, arrasta-pé ou soltinho, não importa o ritmo ou a idade, as bandas que tocam quinzenalmente no “Baile Aberto” fazem todo mundo cair na dança. Esse projeto tem como objetivo disponibilizar aos apaixonados pela dança um espaço no qual eles possam por em prática suas habilidades nesta arte ou simplesmente se divertirem.

Os dois encontros mensais possibilitam troca de informações e experiências entre pessoas que já atuam profissionalmente ou elegeram como atividade prazerosa a arte culinária. Através de receitas simples, rápidas, práticas e gostosas, num ambiente informal, as oficinas de culinária proporcionam a você um passeio pelos sabores, texturas e aromas dos alimentos.

segunda noQuiosque Permacultura

Piquenique deleitura

baile Aberto

Oficinade Culinária Espaço Aberto

Este novo projeto tem como objetivo dar voz para as mais diversas manifestações artísticas e culturais da cidade. Diferenciando das apresentações mais tradicionais já prestigiadas em outros projetos, foi criado espaço para o eclético e o inusitado caracterizando cada vez mais o Centro da Juventude como diverso, e no qual todas as manifestações de cultura são bem-vindas.

Projeto Pilares Café com Arte

Tem o intuito de transformar os pilares do Pavilhão em verdadeiras telas para manifestação da arte urbana. Em meio os diversos praticantes de esportes radicais, esta proposta ocorre quase como uma intervenção de tamanha que é a integração dos frequentadores com a arte ali expressa.

Novo projeto que cria oportunidade para apresentações musicais autorais ou não, danças folclóricas, declamação de poesias ou uma simples roda de viola e contação de “causos”. Um espaço para homenagear e resgatar a cultura regional de forma despretensiosa e regada a muito café de bule.

17

Page 18: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

Espaço ArteHORáRIO: 8h às 21h

Aconchegante e acolhedora, a biblioteca é uma ótima opção para leituras, pesquisas e estudos. Além de fazer parte da rede de bibliotecas inclusivas do Governo Federal tem um acervo diversificado que consiste em livros de literatura infanto juvenil, adulta, acervo de cultura Afro Brasileira, acervo em Braile, internet e um grande número de títulos de filmes em DVD.

HORáRIO:8h às 17h (segunda-feira)8h às 20h (terça a sexta)8h às 12h (sábados, domingos e feriados)

biblioteca doCentro da Juventude

Localizado em espaço nobre, o hall de entrada do prédio principal do complexo, o Espaço Arte recebe mensalmente as mais diversas exposições, sempre abertas para a visitação dos frequentadores diariamente.

EsPAÇOsConheça e usufrua dos espaços do Centro da Juventude que são abertos ao público.

HORáRIO: 8h às 21h

O brincar para as crianças é fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades motoras, bem como a formação de hábitos de convívio social. O espaço oferece um parquinho ecológico abrigado à sombra de ipês amarelos, com piso em grama natural e ao lado do Jardim Sensorial. Criado inicialmente para as crianças, tornou-se ponto de encontro para toda a família.

Espaço brincar

18

Page 19: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015

Troca de livrosHORáRIO: 8h às 21h

Vários títulos de livros são distribuídos em caixas recicladas para que os frequentadores possam ler no local, levar os livros para casa como também doar exemplares. As caixas para doação e troca estão localizadas em todos os quiosques e na entrada da biblioteca.

Pista de skate

HORáRIO: 6h às 21h

O jardim sensorial abriga diversas ervas e temperos identificados por placas, oferecendo aos visitantes uma experiência muito agradável pelo universo dos sentidos. Após as podas que são feitas quinzenalmente as ervas e temperos são disponibilizados gratuitamente para os frequentadores.O dia e horário da distribuição são divulgados pelo facebook na página “amigosdocentrodajuventude”.Já a horta comunitária é cuidada pela equipe formada pelos frequentadores que participaram da capacitação em permacultura. Periodicamente o curso é novamente oferecido propiciando a entrada de novos integrantes ao grupo. Espaço aberto para visitação.

Espaços Plantar Jardim sensorial e Horta Comunitária

Uma das melhores do Brasil, a pista de esportes radicais é uma atração à parte para os praticantes dessas modalidades. Para sua utilização é necessário equipamentos de segurança completo e cadastro. Já para os iniciantes, o Pavilhão abriga obstáculos de baixo impacto, sendo uma ótima opção para todas as modalidades e idades.

HORáRIOs7h às 22h (segunda a sexta: livre)7h às 12h (sábado: skate, in line, scooter)12h às 18h (sábado: bMX, in line, scooter) 7h às 12h (domingo: bMX, in line, scooter)12h às 18h (domingo: skate, in line, scooter)18h às 22h (sábado e domingo: livre)

19

Page 20: CENTRO DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2015