Centro-Dia Vila Santa Isabel

7
CENTRO-DIA VILA SANTA ISABEL

Transcript of Centro-Dia Vila Santa Isabel

CENTRO-DIAVILA

SANTA ISABEL

O projeto complexo da Paróquia Santa Isabel Rainha, Vila Santa Isabel, nos anos 1950, idealizado pelo Monsenhor Ciro Turino, envolvia a torre, a cúpula, ambas, as maiores da América Latina, o salão paroquial e o Hospital Rainha Santa, na Rua Picinguaba, 345.Destes, o último não chegou a ser concluído, tornando-se um escombro sombrio de três andares, atualmente, ocupado por famílias que lá passaram a viver com o tem-po, sem nenhuma espécie de retribuição financeira.Com isso, o entorno da Rua Picinguaba, área onde está a porta de entrada do que seria o projeto do hospital se degradou, assim como o seu entorno.Torna-se, mais do que necessário, um projeto de saúde que não apenas venha a resgatar a finalidade original do projeto do Hospital Rainha Santa, transformando o local em uma área dedicada à saúde pública, bem como seu caráter social.

UM HOSPITAL ABORTADO

1

UMA “CRECHE DO IDOSO”ABORTADA

Em meados de 2006, época em que o subprefeito Aricanduva/Formosa era Vicente Marques, foi proposta a construção de um Centro-Dia do Idoso na Rua Lutécia, Vila Santa Isabel.A proposta teve animada acolhida por parte do subprefeito e outros setores da so-ciedade. Um projeto para a construção foi feito e o Centro de Referência ao Idoso começou a ser construído.No entanto, pouco tempo depois, houve a decisão de transformá-lo numa escola municipal, a atual EMEF Gilmar Taccola.Essa nova escola não teve inauguração e, para obter alunos, determinou-se que fos-sem transferidos alunos de outra escola municipal, a três quarteirões de distância, a EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão.O projeto do Centro de Referência ao Idoso foi congelado, ficando pendente essa importante demanda.

Local onde seria construído o Centro de Referência do Idoso.

2

3

CENTRO-DIAVILA SANTA ISABEL

Implementando-se o Centro-Dia do Idoso Vila Santa Isabel, contempla-se quatro demandas: 1) Retomada do projeto proposto em 2005-2006;

2) Ajuda-se a Paróquia Santa Isabel Rainha a dar um destino decente ao local onde seria instalado o Hospital Rainha Santa, atualmente, invadido e em péssimo es-tado de conservação. O projeto proporcionará a viabilização de uma reforma, o que também irá revitalizar a rua, degradada sob o “escombro” que se tornou este prédio;

3) Atende-se a uma região que tem a maior concentração de habitantes da tercei-ra idade da Cidade de São Paulo;

4) Reforça-se o nome do bairro de Vila Santa Isabel, dando-lhe representatividade. Há algumas décadas, o mercado imobiliário tem investido, sob omissão da Prefei-tura e com a conivência dos Correios, em apagar o nome do bairro. Com isso, 80% das ruas originais do bairro, que antes constavam como pertencentes à Vila Santa Isabel, passaram a constar como pertencentes ao bairro de Vila Carrão e Vila Fer-nandes.

Estado atual do prédioonde seria instaladoo Hospital Rainha Santae onde será instalado oCentro de Referência do Idoso, restaurando o local, revitalizando a rua e o bairro.

4

Vivemos uma mudança sem precedentes na composição etária da populaçãobrasileira. De acordo com o último Censo IBGE, houve diminuição dos gruposetários menores de 20 anos e crescimento da população com 60 anos ou mais.As projeções sobre o envelhecimento populacional no Brasil e especialmente emSão Paulo - atualmente com 5,3 milhões de idosos e onde haverá cerca de 7milhões já em 2020 (segundo dados da Fundação SEADE) - impressionam pelomodo acelerado como este fenômeno está ocorrendo, mas também porquedescortinam uma nova realidade.

Dentre as inúmeras implicações causadas por esta transição demográfica, ouseja, em face de uma sociedade cada vez mais envelhecida, apresentam-se novosdesafios para o Estado na elaboração de políticas públicas que atendam estapopulação, além da necessidade de repensar o espaço urbano e da adaptação darede de serviços.

O Centro Dia do Idoso, em consonância com a Política de Assistência Social, éum equipamento destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial deMédia Complexidade, classificado como Serviço de Proteção Social Especial paraPessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias na Tipificação Nacional dosServiços Socioassistenciais, aprovada pelo Conselho Nacional da AssistênciaSocial, conforme resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009: O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoriada qualidade de vida das pessoas participantes. Deve contar com equipeespecífica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. Aação da equipe será sempre pautada no reconhecimento do potencial da família edo cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.

PÚBLICO ALVO

Idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situaçãode vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

O mercado imobiliário decidiu que ¨Vila Santa Isabel¨ não era um nome atrativo para seus em-preendimentos e decidiu bani-lo do mapa de São Paulo.Com apoio de políticos, parceria dos Correios e omissão da Prefeitura, a Vila Santa Isabel foi perdendo a maior parte de seu território, incorporado à Vila Carrão e à uma recém-criada Vila Fernandes. A maioria dos moradores desconheciam essa iniciativa que agride a história de São Paulo. Um bairro tradicional, dono de uma rica história de mais de 80 anos.É chegado o momento de se resgatar a Vila Santa Isabel, recolocá-la no mapa e proporcionar ini-ciativas de revitalização do bairro. É preciso de iniciativas que resgatem o seu potencial turístico e que façam com que seja respeitado pelo mercado imobiliário.Mais do que o país, o estado e a cidade, é o bairro que nos define como pessoas, como cidadãos, independentemente de estarmos ou não morando no lugar.Um dos maiores patrimônios de um bairro são: a sua história, seus fundadores, seus moradores e, principalmente, o seu nome.

VILA SANTA ISABEL:APAGANDO UM BAIRRO,

5

6

A Vila Santa Isabel é um bairro tão tradicional quanto a Mooca. Ambos da Zona Leste paulistana. Localiza-se entre as vilas Formosa e Carrão. Não existe pessoa que, conhecendo o bairro, deixe de tê-lo guardado em um lugar no coração. O ar de cidade do interior ainda fascina moradores e vis-itantes. Esta é a história da Vila Santa Isabel, fundado em 5 de agosto de 1931, resumida em fatos que falam por si:No bairro começou a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé.É onde está localizada a maior igreja da América Latina, projetada por Benedito Calixto Neto, o mesmo arquiteto da Basílica de Aparecida.No bairro há um minizoológico que trata de ani-mais feridos, em parceria com o Ibama.A Vila Santa Isabel realizava procissão com ta-petes de serragem, antes dessas festas serem realizadas por municípios vizinhos. Os eventos da Vila Santa Isabel atraía turistas de todas as partes do Brasil, chegando a ter mais de 150 mil visitantes, entre turistas e romeiros.A Vila Santa Isabel possui 4 escolas públicas e um colégio particular. O bairro tinha delegacia de polícia, posto de saúde, agência dos Correios, cinema e um inten-so comércio.A Vila Santa Isabel realiza um Concurso de Ban-das e Fanfarras.Tem o Dia Municipal do Bairro de Vila Santa Isa-bel (Lei Municipal 13.090-2000).Antes de seu bairro vizinho, a Vila Formosa, che-gou a ter asfalto e seaneamento básico. Na Vila Santa Isabel foram rodados três filmes de longa-metragem: ¨Contra Todos¨, ¨Bom Dia, Eternidade¨ e ¨Touro¨.Em breve, terá uma sala de teatro, nas dependên-cias do Colégio Santa Isabel.

UMA BELA E RICA HISTÓRIA