CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10 - UniCEUB - Centro Universitário de … · 2016-11-23 · Com base...

40
20 20 20 20 20 17 17 17 17 17 Instruções: 1. Deixe, sobre a carteira, apenas sua identidade e sua Ficha de Inscrição. 2. A posse de qualquer aparelho eletrônico de comunicação acarretará a an ulação da pr o v a; caso você esteja com qualquer equipamento desse tipo, desligue-o e entregue-o ao fiscal de sua sala para guarda até o final da prova. 3. No cartão óptico, preencha completamente o alvéolo correspondente à alternativa que você considerar correta. Use, para isso, apenas caneta esf e- r ográfica azul ou preta: o uso de outro tipo ou cor de caneta compromete a leitura óptica e impede a correção da prova. 4. Ao sair, você poderá levar este caderno. BOM TRABALHO! Redação ........................................................................................... págs. 2 a 5 Língua Portuguesa ........................................................................ págs. 6 a 15 Língua Estrangeira (Inglês) .......................................................... págs. 16 a 21 Ciências ........................................................................................... págs. 22 a 31 Estudos Sociais ............................................................................. págs. 32 a 39 CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:49 1

Transcript of CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10 - UniCEUB - Centro Universitário de … · 2016-11-23 · Com base...

Página 1

20202020201717171717

Instruções:

1. Deixe, sobre a carteira, apenas sua identidade e sua Ficha de Inscrição.

2. A posse de qualquer aparelho eletrônico de comunicação acarretará aanulação da prova; caso você esteja com qualquer equipamento desse tipo,desligue-o e entregue-o ao fiscal de sua sala para guarda até o final da prova.

3. No cartão óptico, preencha completamente o alvéolo correspondente àalternativa que você considerar correta. Use, para isso, apenas caneta esfe-rográfica azul ou preta: o uso de outro tipo ou cor de caneta compromete aleitura óptica e impede a correção da prova.

4. Ao sair, você poderá levar este caderno.

BOM TRABALHO!

Redação...........................................................................................págs. 2 a 5

Língua Portuguesa ........................................................................págs. 6 a 15

Língua Estrangeira (Inglês)..........................................................págs. 16 a 21

Ciências ...........................................................................................págs. 22 a 31

Estudos Sociais .............................................................................págs. 32 a 39

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:491

Página 2

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

Com base nas informações apresentadas nos textos 1 e 2 das páginas 3 e 4faça uma dissertação, com 15 a 30 linhas, sobre o tema:

Muitos afirmam que o jornal impressotem seus dias contados, devido ao uso

da internet. O que dizer sobre isso?

Além de um título, seu texto deverá possuir:

a) Introdução, em que você apresentará seu ponto de vista sobre o tema;

b) Desenvolvimento, em que você apresentará argumentos que sustentem sua opinião;

c) Conclusão, em que você apresentará suas considerações finais.

Seu texto será avaliado de acordo com os seguintes critérios:

1) adequação ao tipo de texto: dissertação;

2) adequação à proposta: a redação deverá ter relação direta com o tema proposto;

3) capacidade de organização dos argumentos que fundamentarão as conclusões do texto;

4) clareza, coerência, coesão e concisão;

5) respeito ao padrão formal da língua portuguesa.

Atenção: Use a página 5 para fazer o rascunho de sua redação.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:492

Página 3

TEXTO 1

(...) Diante desta realidade, importante resgatar as funções do jornal impresso de refletir, analisar,criticar e interpretar a sociedade, fazer a leitura do mundo. A instantaneidade da internet fez avançaro tempo de informação, mas a criticidade é algo que precisa de outros alicerces como a educaçãoformal. Para os indivíduos não críticos não basta ter informação, ela será colocada como umabrisa que passa e não como um bálsamo que fica e que transforma. A internet afirma e informa, ojornal impresso consolida, reflete, explica. E só o indivíduo capaz de interpretar compreende eaplica.

“Os Sentidos do Impresso” - Simone Antoniaci Tuzzo, Pós-Doutora em Comunicação,Professora da Universidade Federal de Goiás.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:493

Página 4

TEXTO 2

Para brasileiro, jornais impressos e televisão têm mais credibilidade

Apesar de o brasileiro passar, em média, cinco horas por dia à frente do computador ou aparelhosdigitais, a internet é o meio menos confiável de busca de informação. Os jornais impressos e atelevisão são os meios que têm mais credibilidade entre a população.

A conclusão é de uma pesquisa da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência,realizada pelo Ibope. O estudo visa identificar os hábitos de consumo de informação e entretenimentoda população brasileira.

O nível de confiança dos jornais aumentou em relação à primeira edição. Agora, 58% dosentrevistados disseram confiar muito ou sempre nos jornais, ante 53% registrados na pesquisaanterior. No caso da TV, 54% confiam muito ou sempre, e, no do rádio, 52% dizem confiar muito ousempre. Dentre os veículos profissionais, a revista é o único que inverte essa equação: 44% confiammuito ou sempre, contra 52% que confiam pouco ou nunca.

Considerados os meios mais confiáveis para se obter informações, os jornais são lidos porquase um quarto da população. Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados leem jornais ao menosuma vez por semana e 7% os leem diariamente.

Segundo a pesquisa, pessoas com maior nível de escolaridade e renda tendem a ler mais os jornais:15% dos leitores com ensino superior e renda acima de cinco salários mínimos leem jornal todos osdias. Entre os leitores com até a 4ª série completa e renda menor que um salário mínimo, os númerossão 4% e 3%.

A leitura de jornais em plataformas digitais ainda é baixa no Brasil. Dos entrevistados que leemos periódicos, 79% ainda preferem fazê-lo na versão impressa enquanto 10% preferem as versõesdigitais.

INTERNET

Recente para boa parte das pessoas, a internet ainda não tem boa credibilidade com a população:71% das pessoas disseram confiar pouco ou nada em notícias veiculadas nas redes sociais; 69%dizem não confiar nas notícias lidas em blogs, e 67% não confiam nas de sites.

Segundo o levantamento, o percentual de pessoas que acessa a internet todos os dias teveaumento de 11 pontos percentuais em um ano, chegando a 37% da população ante os 26%registrados na pesquisa realizada em 2013 e publicada em março de 2014.

(...)

Mariana Haubert, de Brasília - Folha de São Paulohttp://www1.folha.uol.com.br – acesso em 20/08/16

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:494

Página 5

RASCUNHO DA REDAÇÃO

Nota: após fazer o rascunho da redação nesta página, passe seu trabalho para a Folha deRedação Definitiva, usando caneta azul ou preta. Não se esqueça de dar um título para oseu trabalho.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:495

Página 6

Da vocação

Na vocação para a vida está incluído o amor, inútil disfarçar, amamos a vida. E lutamos por eladentro e fora de nós mesmos. Principalmente fora, que é preciso um peito de ferro para enfrentaressa luta na qual entra não só o fervor, mas uma certa dose de cólera, fervor e cólera. Não cortaremosos pulsos, ao contrário, costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas. E tem muita feridaporque as pessoas estão bravas demais, até as mulheres, umas santas, lembra?

Costurar as feridas e amar os inimigos que odiar faz mal ao fígado, isso sem falar no perigo daúlcera, lumbago, pé frio. Amar no geral e no particular e quem sabe nos lances desse xadrez-chinês imprevisível. Ousar o risco. Sem chorar, aprendi bem cedo os versos exemplares, não choresque a vida / é luta renhida. Lutar com aquela expressão de criança que vai caçar borboleta, ah,como brilham os olhos de curiosidade. Sei que as borboletas andam raras, mas se sairmos decasa certos de que vamos encontrar alguma... O importante é a intensidade do empenho nessabusca e em outras. Falhando, não culpar Deus, oh, por que Ele me abandonou? Nós é que Oabandonamos quando ficamos mornos.

Lygia Fagundes Telles – A disciplina do amor.

1 - De acordo com o texto, leia as afirmativas abaixo e as classifique como Verdadeiras (V) ouFalsas (F). Depois assinale a alternativa correta.

( ) A autora apresenta, no 2º parágrafo, ações que podem ser praticadas pelas pessoas pararesolver as questões mostradas no 1º parágrafo.

( ) As borboletas andam raras porque as crianças vivem a caçá-las com os olhos brilhando decuriosidade.

( ) A expressão “peito de ferro” representa uma grande força e resistência necessárias paraenfrentarmos os problemas do dia a dia.

( ) As mulheres, umas santas, estão bravas demais e cortam os pulsos com fervor e cólera.

a) V – F – V – Fb) V – V – V – Fc) F – F – V – Vd) V – V – F – Ve) F – F – F – F

2 - Leia os excertos abaixo e classifique sintaticamente os verbos em destaque.

I - “Sei que as borboletas andam raras, mas se sairmos de casa certos de que vamosencontrar alguma...”

II - “Não cortaremos os pulsos, ao contrário,...”III - “E lutamos por ela dentro e fora de nós mesmos.”

a) I. Verbo de Ligação / II. Verbo Transitivo Direto e Indireto / III. Verbo Transitivo Diretob) I. Verbo de Ligação / II. Verbo Transitivo Direto / III. Verbo Transitivo Indiretoc) I. Verbo Intransitivo / II. Verbo Transitivo Indireto / III. Verbo de Ligaçãod) I. Verbo Transitivo Direto / II. Verbo Transitivo Direto / III. Verbo Intransitivoe) I. Verbo de Ligação / II. Verbo Transitivo Indireto / III. Verbo Transitivo Indireto

Texto para as questões 1, 2, 3 e 4.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:496

Página 7

3 - Ao ler o excerto abaixo, observe os pronomes em destaque e assinale a alternativa queapresenta assertivas verdadeiras em relação a sua classificação.

“Falhando, não culpar Deus, oh, por que Ele me abandonou? Nós é que O abandonamos quandoficamos mornos.”

I - Há dois pronomes pessoais do caso reto: “ele” e “nós”II - Existem dois pronomes do caso oblíquo: “me” e “o”III - Todos os pronomes em destaque são do caso reto.

a) III está correta: I e II estão incorretasb) I está correta; II e III estão incorretasc) II e III estão corretas; I está incorretad) I e II estão corretas; III está incorretae) todas estão incorretas

4 - A escritora Lygia Fagundes Telles – indicada no início de 2016 para o Prêmio Nobel deLiteratura, pertence ao movimento literário denominado Pós-Modernismo. Assinale aalternativa cujos autores façam parte do mesmo período.

a) Clarice Lispector e Ruben Fonsecab) Machado de Assis e Vinícius de Moraesc) Jorge Amado e Castro Alvesd) Dalton Trevisan e Mário de Andradee) José de Alencar e Guimarães Rosa

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:497

Página 8

5 - Observe os trechos de 1 a 5 retirados da literatura, e os relacione à figura de linguagemque corresponde a cada um deles. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) pleonasmo( ) personificação( ) anáfora( ) eufemismo( ) comparação

1 - (...) Num dia a chuva parava, e o sol, vingando-se das nuvens que lhe taparam o rosto pegandofogo, brilhava em cima dos matos como nunca.

(José Lins do Rego, Menino de Engenho)

2 - E na minha’alma o nome iluminou-seComo um vitral ao sol, (...)

(Florbela Espanca – Sóror Saudade)

3 - Alma minha gentil, que te partisteTão cedo desta vida, descontente,Repousa lá no céu eternamente(...)

(Luís de Camões – Soneto 2)

4 - (...)E em seu louvor hei de espalhar meu cantoE rir meu riso e derramar meu prantoAo seu pesar ou seu contentamento(...)

(Vinícius de Moraes – Soneto da Fidelidade)

5 - (...)Nem um minuto se passa,Nem um inseto esvoaça,Nem uma brisa perpassaSem uma lembrança aqui;(...)

(Fagundes Varela – Juvenília)

a) 4, 2, 1, 3, 5b) 3, 2, 4, 5, 1c) 4, 1, 5, 3, 2d) 1, 3, 2, 5, 4e) 1, 5, 4, 3, 2

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:498

Página 9

Texto para as questões 6, 7, 8 e 9

Boiadeiro Sem Boiada

Falado:

Esta é a história de um velho boiadeiroQue começou desde cedo a trabalhar com boiada;Era seu mundo cavalgar estrada aforaSem respeitar dia e hora e sem tempo de parar.Nas patas do seu cavalo tinha asas do ventoE a força de seu braço, a força do pensamento.Porém, hoje já cansado, sentindo-se abandonadoSegue sozinho na estrada, pois a idade lhe traiuE de repente se viu boiadeiro sem boiada.

Cantado:

Boiadeiro sem boiadaSem partida e nem chegada carrega o peso da idade;Cavalgando sem destinoPorque não é mais menino sente a dor de uma saudade.Do tempo em que foi criançaE trabalhava na estância ajudando a rapaziada -,E com eles foi peãoAprendendo a profissão da xucra lida da estrada.

Quando escuta lá distanteO repique de um berrante seus olhos pegam a chorarPois seu corpo ainda é forteSente que nem mesmo a morte é capaz de sufocar.O gosto de ser peãoE seguir a profissão sem ver o fim da jornada -Porém não tem condiçãoPorque estão em outras mãos as rédeas dessa boiada.

Boiadeiro, o tempo curtoE domar cavalo xucro às vezes encurta mais -Não é qualquer moço forteQue vai ter a sua sorte por isso volte pra trás.Você tem obrigaçãoDe mostrar com precisão a quem ficar no seu posto - .O que se aprende com a idadeEnsine o que você sabe e apague o tempo do rosto.

Sérgio Reis

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:499

Página 10

6 - A personagem principal da canção de Sérgio Reis é um

a) homem velho que tinha alimentado desde criança o sonho de ser um boiadeiro, sem nunca tê-lorealizado.

b) velho boiadeiro que, com o avançado da idade, já não pode mais cavalgar.c) homem que desde criança foi peão de boiadeiro, mas ao envelhecer perdeu as forças, ficou

fraco e teve que abandonar a profissão.d) velho boiadeiro que, com a idade avançada, foi substituído por outro boiadeiro mais jovem.e) boiadeiro que “perdeu o gosto” pela profissão por não ter conseguido obter sua própria boiada.

7 - Observe as palavras em destaque do excerto a seguir e assinale a alternativa cujaclassificação morfológica esteja correta.

Que começou desde cedo a trabalhar com boiada

“Desde” e “cedo” são, respectivamente,

a) conjunção e advérbiob) preposição e advérbioc) conjunção e substantivod) preposição e adjetivoe) interjeição e advérbio

8 - Considerando-se a existência das formas “por que”, “por quê”, “porque” e “porquê”,assinale a alternativa em que o uso correto é semelhante ao do excerto abaixo.

Porque estão em outras mãos as rédeas dessa boiada.

a) ................... vocês chegaram tão tarde?b) Ele estudou muito para a prova. Foi mal ...................?c) Eu não sei o ................... de tanta confusão!d) Esta é a razão ................... pretendo me mudar.e) As crianças ficaram felizes ................... foram ao cinema.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4910

Página 11

9 - Passe o fragmento abaixo para a segunda pessoa do singular e assinale a alternativacorreta.

Você tem obrigaçãoDe mostrar com precisão a quem ficar no seu postoO que se aprende com a idade

a) Tu tens obrigaçãoDe mostrares com precisão a quem ficar no teu postoO que se aprende com a idade

b) Vós tendes obrigaçãoDe mostrar com precisão a quem ficar no vosso postoO que se aprende com a idade

c) Tu tendes obrigaçãoDe mostrar com precisão a quem ficar no teu postoO que se aprendes com a idade

d) Você tens obrigaçãoDe mostrar com precisão a quem ficar no teu postoO que se aprende com a idade

e) Tu teríeis obrigaçãoDe mostrar com precisão a quem ficardes no vosso postoO que se aprende com a idade

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4911

Página 12

Texto para as questões 10, 11, 12 e 13

Pensar é Transgredir

Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção denós mesmos – para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que aindaestamos vivos.

Mas compreendi, num lampejo: então é, então é assim. Apesar dos medos, convém não serdemais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres,mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taçaque se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou

eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixodas águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lemareconfortante: “parar para pensar, nem pensar!”

(...)Lya Luft

10 - De acordo com o texto, assinale a alternativa que contém assertivas verdadeiras.

I - Segundo a autora, é necessário sair de nossa zona de conforto. Devemos gerar novasideias e encontrar novos objetivos e interesses.

II - A autora sente medo de se tornar uma pessoa fútil e acomodada.III - A partir de nossas ideias podemos ultrapassar os limites e nos realizar.

a) II está correta; I e III estão incorretasb) I está correta; II e III estão incorretasc) I e III estão corretas; II está incorretad) III está correta; I e II estão incorretase) I e II estão corretas; III está incorreta

11 - Assinale a alternativa que apresenta linguagem denotativa.

a) “Apalpar, no nevoeiro de quem somos...”b) “Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada.”c) “Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano.”d) “Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres”e) “A vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia...”

12 - Todas as palavras retiradas do texto apresentam significado correto, exceto

a) banalidade – trivialidade, futilidadeb) fútil – que valoriza o que é superficialc) lampejo – clarão momentâneo, inspiração súbitad) sorvida – bebida lentamentee) lema – meta a ser alcançada

13 - Das alternativas abaixo, assinale a que indica a circunstância incorreta para o advérbiocorrespondente.

a) já – intensidadeb) não – negaçãoc) depois – tempod) muita – intensidadee) cedo – tempo

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4912

Página 13

Texto para as questões 14 e 15.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto

Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta apartir de onde os pés pisam.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário sabercomo são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugarsocial de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, emque trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperançaso animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.

Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor. Porque cada um lê e relê com os olhosque tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.”

Leonardo Boff – A águia e a galinha

14 - Assinale a alternativa que possui assertivas verdadeiras sobre o texto lido.

I - Toda leitura depende do ponto de vista do leitor estar identificado com o autor, o que otorna um coautor.

II - O contexto social no qual se enquadra o autor interfere na forma como vai ocorrer ainterpretação do leitor.

III - A forma de o leitor interpretar um texto vai sempre depender do seu próprio contextosocial, com quem convive, que tipo de experiências tem.

a) I e II estão corretas; III está incorretab) I está correta; II e III estão incorretasc) II está correta; I e III estão incorretasd) III está correta; I e II estão incorretase) todas estão corretas

15 - O excerto abaixo apresenta uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que adenomina corretamente.

... como assume os dramas da vida e da morte

a) metonímiab) metáforac) catacresed) anacolutoe) antítese

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4913

Página 14

I - Pode-se afirmar que a linguagem utilizada na tirinha é coloquial.II - Nos primeiros dois quadrinhos existem vocativos.III - Nota-se claramente o uso da norma culta, pois todos os quadrinhos seguem as regras

gramaticais.

a) III está correta: I e II estão incorretasb) I está correta; II e III estão incorretasc) I e II estão corretas; III está incorretad) II e III estão corretas; I está incorretae) todas estão incorretas

17 - Analise sintaticamente a oração abaixo e assinale a alternativa incorreta.

Eu te conto todos os meus problemas, Garfield...

a) conto – verbo transitivo direto e indiretob) te – objeto diretoc) eu – sujeito simplesd) os meus – adjunto adnominale) garfield – vocativo

Texto para as questões 16 e 17.

16 - De acordo com a tirinha, assinale a alternativa que possui assertivas verdadeiras.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4914

Página 15

18 - De acordo com seus conhecimentos acerca da Literatura, observe os fragmentosapresentados e associe-os aos Movimentos Literários a que pertencem.

I - ...se desmorono ou se edifico,Se permaneço ou me desfaço,- não sei, não, não sei se fico ou passo.

II - Se geme o bufo agoureiro,Só Marília me desvela,Enche-se o peito de mágoa,E não sei a causa dela.

III - Soluçou o peito ardente,Sentiu que a alma dementeLhe desmaiava a tremer:

Embriagou-se de enleio,No sono daquele seioPensou que ele ia morrer!

a) I - Pós-Modernismo / II - Arcadismo / III - Romantismob) I - Pré-Modernismo / II - Naturalismo / III - Arcadismoc) I - Realismo / II - Barroco / III - Romantismod) I - Simbolismo / II - Arcadismo/ III - Parnasianismoe) I - Concretismo / II - Modernismo / III - Trovadorismo

Texto para as questões 19 e 20.

Caracteriza-se como movimento de cunho marcadamente racionalista, buscando na arte aexpressão de um geometrismo extremo. Assim, o poema viu destituído o verso em seu interior, emfavor do aproveitamento pleno da folha de papel e da exploração máxima de seus possíveispreenchimentos, bem como de seus vazios. Segundo tais preceitos, forma e conteúdo não maisdeveriam corresponder a diferentes planos de apreensão da literatura, mas sim a um contínuo aser explorado pelo artista.

Fonte: educaçãoglobo.com – acesso em 27 de agosto de 2016

19 - Leia o texto acima e indique o movimento literário ao qual as características apresentadascorrespondem.

a) Naturalismob) Romantismoc) Parnasianismod) Barrocoe) Concretismo

20 - Assinale a alternativa que apresenta dois autores pertencentes ao movimento literário aque se refere o texto.

a) Bernardo Guimarães e Graciliano Ramosb) Paulo Leminski e Décio Pignataric) Raul Pompeia e Castro Alvesd) Gregório de Matos e Rachel de Queiroze) Gil Vicente e Fernando Pessoa

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4915

Página 16

INGLÊS

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4916

Página 17

Test Instruction: answer the questions from 21 to 24 according to the text 1.

TEXT 1

‘Brain-Controlled Robotics’ Re-engage SpinalCord Nerves in Patients With Paralysis

Deborah BrauserAugust 12, 2016

Weekly training with brain-machine interface (BMI) technology can eventually re-engage spinalcord nerves injured by trauma that led to lower-limb paralysis – even in patients who have been1

paralyzed for more than a decade, new research suggests.The multistage BMI-based neurorehabilitation program used virtual reality, touch technology

sleeves, robotic walkers, and a custom-designed “brain-controlled robotic exoskeleton.”Although2 the study was small, with only eight patients, investigators say the results were huge.

All eight experienced partial improvements in pain localization and fine/crude touch sensation after12 months of training. They also regained voluntary muscle control in areas below the level of thespinal cord injury (SCI), leading to an improved walking index.

In addition3, half of the patients were upgraded from a diagnosis of complete to incompleteparalysis.

One of the more dramatic findings involved a woman who had been4 paralyzed for 13 years. Butafter a year of training, she could “walk” using braces and a body-weight support system. At the startof training, the patient couldn’t even stand with the braces.

“Watching these patients has been the most touching experience of my career, and I’ve been inscience for 33 years,” principal investigator Miguel A.L. Nicolelis, MD, PhD, professor of neurobiologyat Duke University, Durham, North Carolina, and co-director of the Duke Center forNeuroengineering, said to Medscape Medical News.

The study was published online August 11 in Scientific Reports.Dr Nicolelis noted that the results were a wonderful surprise to the entire team.“Nobody expected we would see what we found: which is partial neurological recovery of

sensorimotor and visceral functions,” he said in a statement. “Until now, nobody has seen recoveryof these functions in a patient so many years after being diagnosed with complete paralysis.”

Adapted from www.medscape.comAcessed on August 15, 2016

21 - Choose the letter that best defines the clause marker Although2 in the text:

a) timeb) concessionc) cause and effectd) resultse) purpose

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4917

Página 18

22 - Choose the words that best keep the meaning of the original sentence if they aresubstituted for the underlined words.

In addition3, half of the patients were upgraded from a diagnosis of complete to incomplete paralysis.

a) except forb) on the other handc) as a resultd) moreovere) instead

23 - According to the Text 1, which of the following is Not true?

a) After a year of training, a patient who had been paralyzed for 13 years was able to recover somemovements using the BMI technology.

b) This study is about a long-term rehabilitation using brain-machine interfaces, resulting in a partialneurological recovery in chronic paraplegic patients.

c) Considering the study was small, with only eight patients, investigators say the results wereinsignificant.

d) Dr Nicolelis and the entire team were amazed to see the partial recovery of locomotor function insome patients.

e) The eight patients recovered voluntary muscle control in areas below the level of the spinal cordinjury (SCI) as well.

24 - Circle the letter that correctly identifies the verb tenses used in have been1 and hadbeen4.

a) Present Tense and Past Tenseb) Present Continuous and Present Perfect Continuousc) Present Tense and Past Perfect Tensed) Present Perfect Tense and Past Perfect Tensee) Future Tense and Future Perfect Continuous tense

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4918

Página 19

Test Instruction: answer the questions from 25 to 26 according to the text 2.

TEXT 2

The Key to a Superior SaladBy DAVID TANIS AUG. 12, 2016

Anyone can see that a salad rises and falls on the quality of its ingredients. A withered leaf oflettuce, a tasteless tomato and a slapdash dressing do not a thing of delight make.

It’s a little easier to attain perfection with a green leafy salad. You make sure the greens (one typeor many) are clean, crisp and dry; you nail the vinaigrette; you dress it lightly.

With a vegetable salad, especially a raw vegetable salad1, the provenance, freshness and flavorof the individual ingredients are absolutely critical. Consider this summer mix. The list is short:corn, avocado, cucumber, cherry tomato and radish. (O.K., botanically speaking, avocados aretechnically berries; cucumbers and tomatoes are fruits; and corn is a grain. But they’re vegetablesin common parlance.)

This is a very easy, and sensational, salad to make, as long as you’re willing to do a little hunting.And sometimes being finicky is what it’s all about.

Adapted from The New York Times

25 - It is stated in the text that

a) a salad is only as good as the quality of the ingredients you use to prepare it.b) vegetables and fruits are an important part of a healthy diet, but avocado may increase your risk of

certain chronic diseases.c) the best salad greens and other raw vegetables are contaminated with a variety of microorganisms.d) cucumber, tomatoes and their cruciferous cousins are among the things you can’t eat without cooking.e) salad with lettuce and tomato is tasteless, but it is critical in a summer mix.

26 - Choose the letter that best defines the phrase raw vegetable salad1 in the passage.

a) Preparing by the use of heat, as by boiling, baking, or roasting.b) Cooking or heating by embedding in hot coals to roast chestnuts.c) Becoming hardened into a solid body; changing from the liquid to the solid state by loss of heat.d) Cooking vegetables in boiling water or cooking by dry heat in an oven.e) Not having undergone processes of heating, boiling, or roasting.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4919

Página 20

Test Instruction: answer the questions from 27 to 30 according to the text 3.

TEXT 3

There’s a new way to make strong passwords – andit’s way easier than what you’ve been doing

By Todd C. Frankel and Andrea PetersonAugust 11; 2016

People tend to hate computer passwords, that often nonsensical jumble of letters, numbers andspecial keystrokes said to be essential for digital security. The secret codes seem impossible toremember. It’s why every login page ____________1 a “Forgot password?” life preserver. The struggleeven has a name: Password rage.

Now, a new standard ____________2 for passwords, backed by a growing number of businesses andgovernment agencies — to the relief of computer users everywhere. No longer must passwords be changedso often, or include an incomprehensible string of special characters. The new direction is one thatchampions less complexity in favor of length.

Passwords that once looked like this: W@5hPo5t!can now be this:mycatlikesreadinggarfieldinthewashingtonpost.

Requiring longer passwords, known as passphrases, usually316 to 64 characters long, is increasingly4

seen as a potential escape route from our painful push toward logins that only a cryptographer couldlove.

A series of studies from Carnegie Mellon University confirmed that passphrases are just as goodat online security because hacking programs are thrown off by length nearly as easily as randomness.To a computer, poetry or simple sentences can be just as hard to crack. Even better: People are lesslikely to forget them.

One sign of change came this year from the federal agency overseeing government computerpolicy. The National Institute for Standards and Technology issued draft recommendations that calledfor a password overhaul 5 – encouraging longer passwords and ending the practice of forcing newones every 60 or 90 days.

It was an acknowledgment that current password practices are a pain.Of course, most experts say passwords of any kind are outdated. Many have been pushing two-

factor verification, where users have to prove their identity by entering a code sent to their emailaddress or cellphone number. This standard is being more quickly adopted than passphrases.

In the meantime, experts caution against using popular song lyrics or poetry lines in passphrases.So no Beyoncé or Wallace Stevens. Hackers can download libraries of information to try commonphrases. Mazurek suggested typing in your passphrase into a Google search bar and seeing if thesearch engine can auto-complete it — signifying that it’s a common phrase.

Adapted from The Washington Post

27 - The functions of the underlined words usually3 and increasingly4 are:

a) prepositionsb) conjunctionsc) nounsd) adjectivese) adverbs

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4920

Página 21

28 - Circle the letter that correctly completes the blanks 1 and 2 using the right form of theverbs.

a) has / is emergingb) have / is emergingc) have / are emergingd) has / are emergede) had / is emerged

29 - The underlined words in the text a password overhaul 5 is closest in meaning to

a) a considerable shortening in the passwordb) a useless rectification in the passwordc) a dispensable revision in the passwordd) a necessary change in the passworde) a significant reduction in the password

30 - All the following sentences about the text 3 There’s a new way to make strong passwords –and it’s way easier than what you’ve been doing are true EXCEPT:

a) People tend to dislike complex computer passwords that are absurd and difficult to remember.b) From now on passwords have to be changed every fortnight due to lack of online security.c) Poetry or simple sentences cannot be clearly recognized by a computer. Besides, people are able

to memorize them.d) It is widely known the suffering the use of passwords currently brings.e) The standard in proving the users’ identity by email address or cellphone is being more quickly

accepted by consumers than passphrases.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4921

Página 22

CIÊNCIAS

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4922

Página 23

31 - O gráfico representa, para x > 0, a curva de y = log(x). O valor da área da região hachuradaserá

a) Log(4) + 2 log(6)b) 3 log(2)c) 6 log(2)d) Log(2) + 2 log(6)e) 2 log(3)

32 - Considere o círculo abaixo com as cordas AB e CD tendo interseção no ponto P. Asmedidas dos segmentos AP, PB e CD são, respectivamente, 4cm, 9cm e 15cm. Podemosafirmar que o produto dos possíveis valores positivos do segmento PD será

A

B

C

D

P

a) 36 cm

b) 12 cm5

c) 15 cm

d) 39 cm5

e) 20 cm3

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4923

Página 24

33 - Em uma amostra de um fóssil, foi determinado que a massa de carbono 14 restante erade 20% da massa inicial. Como a massa M do carbono 14 varia com o tempo de acordo coma expressão (tempo em anos) é correto afirmar que a idadeestimada desta amostra é de

a) 1.146 anos.b) 4.005 anos.c) 7.580 anos.d) 13.300 anos.e) 24.760 anos.

34 - Antônio e José trabalham em uma linha de produção, executam o mesmo serviço erecebem o mesmo salário. Ao final do mês, Antônio já gastou 3/4 do salário em adiantamentose José já antecipou 5/8 do total de seu salário. Ao receberem o saldo do salário Antôniorecebeu R$ 380,00 a menos que José. Somando os saldos de ambos, eles receberam

a) R$ 2.280,00b) R$ 1.900,00c) R$ 1.520,00d) R$ 760,00e) R$ 381,40

35 - No plano de Argand-Gauss abaixo, w representa um vetor. O número complexorepresentado no gráfico pode ser identificado como sendo

Dado: log 2 = 0,301

a) 1 + 3 i

b) 2 + i

c) 2 + 2 i

d) 2 + 3 i

e) 3 + i

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4924

Página 25

36 - Observe as figuras 1 e 2:

Na figura 1 temos um decaimento

a) alfa, que produz partículas altamente ionizantes, mas com penetração mínima por possuírem umamassa praticamente nula; logo são inofensivas ao ser vivo. Já na figura 2, temos um decaimentobeta com partículas muito penetrantes por possuírem massa e carga elétrica pequenas; elas sãomenos ionizantes, porém acarretam gravíssimos danos aos seres vivos.

b) beta, que produz partículas pouco ionizantes e que têm penetração mínima (alguns centímetros dear), logo são inofensivas ao ser vivo. Já na figura 2, temos um decaimento alfa com partículas muitopenetrantes por possuírem massa e carga elétricas pequenas; elas são pouco ionizantes, masacarretam gravíssimos danos aos seres vivos podendo levar ao óbito.

c) alfa, que produz partículas fracamente ionizante que têm penetração mínima por possuírem umamassa praticamente equivalente a quatro prótons; logo, são inofensivas ao seres vivos. Já na figura2, temos um decaimento beta com partículas muito penetrantes por possuírem uma grandevelocidade, pequena massa e alta carga elétrica; eles são ionizantes e acarretam gravíssimosdanos aos seres vivos podendo levar ao óbito.

d) alfa, que produz partículas altamente ionizantes que têm penetração mínima (alguns centímetros dear), mas são nocivas aos seres vivos. Já na figura 2, temos um decaimento beta com partículasmuito penetrantes que atravessam até 1mm de alumínio (têm maior velocidade); elas possuemmassa e carga elétrica pequenas e são menos ionizantes do que as partículas alfa.

e) beta, que produz partículas altamente ionizantes, mas que têm penetração mínima por possuíremuma massa praticamente nula; logo são inofensivas aos seres vivos. Já na figura 2, temos umdecaimento alfa com partículas muito penetrantes por possuírem grande massa; com carga elétricapequena elas são pouco ionizantes.

Figura 1: Decaimento do Urânio 238 Figura 2: Decaimento do Césio 137

23892U 234

90 Th + x 13755Cs 137

56Ba + y

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4925

Página 26

a) 0,03 Jb) 0,06 Jc) 0,22 Jd) 2,50 Je) 6,90 J

38 - A figura abaixo representa uma barra homogênea horizontal apoiada em dois pilares A eB. Sabendo-se que a massa da barra é de 40 kg, que seu comprimento é de 8 m e que areação do pilar A é de 160 N, o valor da distância x para que a barra permaneça em equilíbrioestático na mesma posição em que se encontra é mais compatível com

a) 0 mb) 1 mc) 2 md) 3 me) 4 m

Adote: Aceleração da gravidade 10 m/s2 .

37 - Observando os dados anotados no capacitor da figura abaixo, podemos afirmar que aenergia potencial acumulada por ele vale, por volta de

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4926

Página 27

39 - Um pequeno fragmento de limalha de ferro de massa m = 2××××× 10-4 g ,inicialmente neutro,foi eletrizado até ficar com uma carga negativa Q = 1,6 ××××× 105 C. Após este processo a massafinal do fragmento de limalha passa a ser

a) 2,1 × 10 -4 gb) 3,0 × 10 -4 gc) 2,6 × 10 17 gd) 1,0 × 10 4 ge) 2,0 × 10 4 g

40 - Observe o desenho abaixo. O satélite artificial não sai pela tangente de sua órbita circularporque a força resultante é a força

Adote:Massa do elétron: me = 1 ××××× 10 -31 kg.Carga do elétron: e = 1,6 × × × × × 10 -19 C.

a) centrífuga atuando no planeta.b) tangencial à órbita atuando no sentido oposto à mesma.c) cinética que é perpendicular à radial do planeta.d) gravitacional.e) oposta de acordo com a terceira Lei de Newton, logo é zero.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4927

Página 28

41 - A transmutação nuclear ocorre quando núcleos de átomos estáveis são bombardeadospor partículas, formando um novo nuclídeo.Observe as seguintes reações de transmutação:

33

75As + X 33

76 As + p (próton)

7

14 N + 2

4 ααααα9

17 F + Y

Nas equações acima, X e Y, representam respectivamente as partículas

a) deutério e nêutronb) alfa e betac) elétron e prótond) beta e prótone) beta e deutério

42 - A variação de solubilidade de um determinado soluto em água em função da temperatura,pode ser expressada pelo gráfico abaixo:

A análise desse gráfico permite a seguinte conclusão:

a) os pontos A e B representam soluções saturadas.b) o ponto D (sobre a curva) representa uma solução saturada.c) o ponto B representa uma solução insaturada.d) se baixarmos a temperatura da solução representada por D ela passa a ser saturada.e) se baixarmos para 30ºC a temperatura da solução B ela ficará saturada.

Solubilidade(g/100 g de água)

50

40

30

20

10

10 20 30 40 50 60 Temperatura ( oC )

B * C *

D *

A *

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4928

Página 29

43 - Na industria alimentícia de pães, bolachas, biscoitos e bolos, um dos fermentos químicosmais utilizados é o bicarbonato de amônio, devido a sua fácil decomposição pelo calor doforno e pela maciez e crocância que ele proporciona aos produtos finais. A decomposiçãodo bicarbonato de amônio pode ser representada pela seguinte equação:

NH4HCO3(s) NH3(g) + CO2(g) + H2O(v)

Considerando-se a decomposição completa do bicarbonato de amônio, para se produzir 45Litros de gás carbônico, medidos nas CNTP, serão necessários aproximadamente

a) 45 g de NH4HCO3

b) 79 g de NH4HCO3

c) 158 g de NH4HCO3

d) 6 x 1023 moléculas de NH4HCO3

e) 5 mol de NH4HCO3

44 - A aspirina, nome comum do analgésico e antitérmico mais utilizado no mundo, tem suahistoria ligada a jesuítas na America do Sul, que relatavam que cascas de algumas árvoreseram utilizadas pelos índios como remédio. Sua sintetização, hoje, ocorre em laboratório enão mais utiliza cascas de árvores. Sua estrutura é assim representada:

Dados:C – 12 uN – 14 uO – 16 uH – 1 uVM = 22,4 Litros nas CNTP

Nessa estrutura observam-se as funções

a) fenol e éterb) álcool e ésterc) fenol e acido carboxílicod) fenol e cetonae) ester e ácido carboxílico

45 - Uma amostra de suco gástrico possui pH = 1,35 enquanto que uma amostra de sangueapresenta pH = 7,35. Sobre estas amostras podemos concluir que

a) ambas as soluções são ácidas.b) o sangue é bem mais ácido que o suco gástrico.c) por ter pH menor, o suco gástrico pode ser considerado de caráter básico.d) uma solução aquosa incolor de fenolftaleína ficará rósea se for gotejada por suco gástrico.e) a concentração de íons H3O

+ do suco gástrico é 1.000.000 de vezes maior do que no sangue.

O

C

O

CH

C CH3

Oaspirina

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4929

Página 30

46 - ‘Floresta digital’ permite agilizar pesquisa sobre biodiversidade.

Um dos argumentos mais usados para se preservar a biodiversidade - além do valor dela por sisó e dos serviços que presta - é que nas matas do País podem estar escondidas riquezas na formade moléculas com potencial para virar remédios, cosméticos ou outros produtos de interessecomercial. Mas até hoje isso pouco vingou. Em parte porque a pesquisa é mesmo complexa, oacesso é difícil e também porque ainda estamos atrasados em um ponto básico: mapear o queestá nas florestas. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro estáinovando esse processo. Eles adotaram um método de sequenciamento de genoma simplificadopara agilizar a investigação da biodiversidade. O trabalho piloto começou com o mapeamento de50 espécies de plantas da Mata Atlântica encontradas na reserva Legado das Águas, da Votorantim,no Vale do Ribeira, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. E, com esse esforço inicial,já declaram ter o maior banco de dados genéticos da Mata Atlântica.

O Estado de S. Paulo, 15/08/2016

As pesquisas com o sequenciamento do genoma de animais e plantas só foram possíveisporque os pesquisadores Watson e Crick, em 1953, desvendaram a estrutura do DNA,molécula responsável pela transmissão das características hereditárias. A partir desse estudonovas descobertas foram feitas até atingirmos um estágio em que podemos manipular oDNA, alterando-o ou, até, introduzindo-o em células de diferentes espécies, como é feitocom os vegetais transgênicos. Isso tudo devido a sua estrutura única, constituída por

a) bases nitrogenadas que são responsáveis pela codificação de todas as moléculas orgânicasconstituintes dos seres vivos.

b) nucleotídeos, formados por fosfato, pentose e bases nitrogenadas, que codificam as proteínasconstituintes dos seres vivos.

c) aminoácidos que são responsáveis pela codificação das proteínas constituintes dos seres vivos.d) bases nitrogenadas, que são responsáveis por codificar os esteróides que constituem as

membranas das células.e) proteínas, responsáveis por formar as membranas celulares.

47 - Um casal apresenta coagulação normal, mas o pai da mulher é hemofílico. O casal temum filho hemofílico e, pensando em ter outro filho, procuraram um serviço de aconselhamentogenético para saberem a probabilidade disso acontecer. A resposta foi a seguinte:

a) 100 % de probabilidade de terem um filho ou uma filha hemofílicos.b) 50 % de probabilidade de terem um filho ou uma filha hemofílicos.c) 50% de probabilidade de terem um filho hemofílico e nenhuma probabilidade de terem uma filha

hemofílica.d) 50% de probabilidade de terem uma filha hemofílica e 100% de probabilidade de terem um filho

hemofílico.e) não há probabilidade de terem um novo filho hemofílico, uma vez que já tiveram um filho com o

problema.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4930

Página 31

48 - O sistema circulatório humano é constituído por vasos (artérias e veias) e uma bombaque mantem o sangue circulando (o coração). O bombeamento cardíaco faz com que o sanguecircule para todo o corpo e para os pulmões, onde ocorrerá a hematose, convertendo osangue venoso em sangue arterial. O sangue venoso chega ao coração e é bombeado paraos pulmões seguindo o trajeto

a) veias cava inferior e superior – átrio direito – ventrículo direito – tronco pulmonar – artériaspulmonares

b) artéria aorta – átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – tronco pulmonar – artérias pulmonaresc) veias cava inferior e superior – átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – tronco pulmonar – artérias

pulmonaresd) artéria aorta – átrio esquerdo – ventrículo esquerdo – veias pulmonarese) veias pulmonares – átrio direito – ventrículo direito – artérias pulmonares

49 - O encontro do óvulo com o espermatozoide resulta na formação de um zigoto. Essacélula totipotente passará por seguidas divisões celulares até formar uma bola maciça decélulas. O tipo de divisão celular que o zigoto sofrerá, o nome desse processo e a estruturaformada são

a) meiose, clivagem e mórula.b) mitose, clivagem e gástrula.c) meiose, segmentação e gástrula.d) mitose, segmentação e mórula.e) mitose, clivagem e blástula.

50 - Um zoólogo estava investigando a respiração de alguns animais. O primeiro animalestudado apresentava respiração pulmonar e cutânea, o segundo apresentava apenasrespiração pulmonar e o terceiro apresentava apenas respiração branquial. Podemos afirmarque ele estava estudando um

a) mamífero, um anfíbio e um réptil.b) réptil, um anfíbio e um peixe.c) mamífero, um peixe e um réptil.d) réptil, um mamífero e uma ave.e) anfíbio, um réptil e um peixe.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4931

Página 32

ESTUDOS SOCIAIS

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4932

Página 33

51 - Leia o texto:

“Nas excursões mais curtas, os preadores alimentavam-se da caça e da coleta de frutas e melsilvestre. Já para as expedições mais abrangentes, eram estabelecidos pequenos arraiais ou roças,situados em pontos estratégicos, com vistas a abastecer os sertanistas. Ás vezes, alguns índioseram despachados com antecedência para plantar os alimentos que serviriam para sustentar ocorpo principal da expedição e os cativos na viagem de regresso. Eventualmente, alguns dessesarraiais desenvolveram-se em povoados, sobretudo nas rotas para Minas Gerais, Goiás e MatoGrosso”.

(John Manuel Monteiro)

O autor do texto acima se refere a um movimento acontecido na história do Brasil. A respeitodeste movimento, assinale a alternativa correta.

a) Foi um movimento ocorrido no Norte brasileiro, no período colonial, protagonizado pelos sertanistasque caçavam índios na floresta amazônica.

b) As “excursões” a que o texto se refere são o que se convencionou chamar de bandeiras. Ossertanistas são os vicentinos que entravam no sertão, a partir do planalto, para prear índios,principalmente para trabalhar nas suas lavouras. Essas “excursões” foram importantes para criarpovoados que, posteriormente, se tornaram importantes cidades.

c) O texto se refere ao massacre de Canudos, quando sertanistas, ajudados por índios do interiorda Bahia, destruíram o arraial de Antônio Conselheiro.

d) Refere-se às peregrinações religiosas, comuns no período colonial, quando os jesuítas realizavamgrandes expedições, incluindo os indígenas e os homens do sertão. Como as rotas para MinasGerais, Goiás e Mato Grosso eram distantes, os “homens de Deus” mandavam os índios na frente,para organizarem roças de alimentos, para que não faltasse comida aos peregrinos.

e) Foi um movimento importante de interiorização dos sertanistas no “sertão” da colônia. Estaocupação do interior, com o objetivo de caçar escravos fugitivos, acabou por permitir o surgimentode vários arraiais, ocupando aos poucos o imenso território da colônia portuguesa.

52 - No dia 5 de agosto de 2016 houve a abertura das Olímpiadas no Rio de Janeiro. Numdeterminado momento, Gisele Bündchen atravessou o tablado ao som da música Garota deIpanema.

Olha que coisa mais linda,Mais cheia de graça,É ela meninaQue vem e que passa...

Sobre essa música, assinale a resposta correta.

a) Trata-se de uma canção de bossa nova, movimento surgido no final da década de 1950,amplamente ouvido pelo público norte-americano.

b) A música é um maxixe da década de 1920 e fez muito sucesso no exterior, pela originalidade desua composição.

c) Foi criada para Carmem Miranda cantar em homenagem à mulher carioca. A música tem ritmoxote e foi gravada, inclusive, por Frank Sinatra.

d) A música é um autêntico samba urbano da década de 1930, de autoria de Noel Rosa emundialmente conhecida como a verdadeira música brasileira. Por isso foi tocada na aberturadas Olimpíadas.

e) A originalidade desta música está na introdução da guitarra ao samba. Na época, o uso da guitarraera muito criticado, pois representaria uma invasão cultural imperialista.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4933

Página 34

53 - A industrialização do Brasil foi tardia, comparada a de outros países, como a dosEstados Unidos. Alfred Chandler atribui o sucesso da indústria norte-americana à criaçãode um mercado interno robusto, propiciado pela expansão ferroviária, no decorrer doséculo XIX. Das alternativas abaixo, assinale a que possuir elementos relacionados àsorigens da industrialização do Brasil.

a) Tal qual a experiência norte-americana, a ferrovia foi fundamental para o desenvolvimento dasindústrias no Brasil.

b) A grande empresa, que produzia em escala e escopo, foi a responsável pela formação domercado interno brasileiro.

c) Imigrantes europeus, que trabalhavam com a importação de produtos estrangeiros, passarama produzir no Brasil os artigos mais procurados pelos brasileiros.

d) A escravidão foi importante para a industrialização do Brasil, pois permitia alta lucratividadeaos empresários, já que não tinham custos com a mão de obra.

e) A crise de 1929 levou vários produtores de café a abandonar a cafeicultura e investir na indústriade bens de produção.

54 - A cidade de Esparta era atípica no mundo grego. Dentre as alternativas abaixo existeuma que apresenta particularidades espartanas, que as outras cidades-estados nãopossuíam. Assinale-a.

a) Esparta tinha uma língua diferente das outras, assim como seus deuses.b) A mão de obra utilizada pelos espartanos era a escrava e seu governo era oligárquico.c) Diferentemente das outras cidades gregas, em Esparta existia a figura do hilota, que não era

um escravo comprado num mercado, mas sim, servos do Estado aprisionados durante asguerras de conquistas .

d) A igualdade entre os cidadãos espartanos não existia nas outras cidades. Por isso podemosafirmar que ali existia uma verdadeira democracia.

e) Em todas as cidades gregas o comércio só podia ser realizado por cidadãos, diferente deEsparta, onde quem realizava o comércio era o estrangeiro, que não possuía direitos políticos.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4934

Página 35

55 - O historiador Eric Hobsbawm escreveu que um dos fatores que mais contribuiu para osucesso da Revolução Industrial na Inglaterra, foi que nela a política já estava engatada aolucro. Referia-se à Revolução Gloriosa ocorrida em 1688. Das alternativas abaixo, assinale aque corresponde aos eventos citados acima.

a) Apesar de a Revolução Industrial ter iniciado na França, a Revolução Gloriosa na Inglaterra foifundamental para o desenvolvimento do capitalismo nestes dois países, pois a burguesia inglesainiciou um intenso comércio com a França, vendendo a ela grandes quantidades de lã, fundamentalpara a produção de tecidos.

b) A Revolução Industrial começou na Inglaterra no século XVIII, pois nela o campo já passara poruma transformação, podendo alimentar cidades cada vez maiores. Também nela, a burguesia jáestava no poder, através da Revolução Gloriosa, o que facilitava a superação de obstáculos àexpansão do capitalismo, auferindo grande lucratividade.

c) O holandês Guilherme de Orange assume o governo na Inglaterra, em 1688, e se submete àsdecisões da Câmara dos Comuns, majoritariamente formada de whigs, burguesia mercantil quecriou leis protegendo o comércio e a indústria.

d) A Revolução Gloriosa holandesa permitiu a “explosão” da Revolução Industrial na Inglaterra, porqueo rei que assumiu o poder na Holanda, Guilherme de Orange, acabou por também assumir o tronoInglês, levando para a Ilha as ideias revolucionárias.

e) O produto que permitiu a explosão da Revolução Industrial foi o tecido de lã. A Inglaterra há temposjá havia realizado os enclosures act, e ampliado sensivelmente sua produção de lã. Quando oscriadores de ovelhas chegaram ao poder na Inglaterra, derrubaram todos os obstáculos aodesenvolvimento do capitalismo.

56 - No final de junho de 2016, a abertura do novo canal já é considerada uma revolução notransporte mundial devido ao aumento da capacidade de movimentação de carga por navios.No canal construído há pouco mais de cem anos podiam passar embarcações com capacidadepara transportar no máximo 6.000 contêineres de 20 pés. Agora, com a nova passagem, acapacidade é para 14.000 contêineres de 20 pés.

O texto acima faz referência ao

a) Canal de Suez, que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Índico e com a nova capacidade vaipermitir maior intensificação das relações comerciais entre Europa e Sudeste Asiático.

b) Canal do Panamá, que aumentará a capacidade de comércio entre os Oceanos Atlântico ePacífico, o que tende a diminuir o preço do frete barateando o custo dos produtos importados eexportados.

c) O Canal da Mancha, que ligando o Mar do Norte ao Oceano Atlântico permitirá nova rota entre aspotências europeias e a América, reduzindo o tempo do trajeto e gerando redução nos custos dosprodutos exportados por países de ambos os continentes.

d) O Canal de Ormuz, no Golfo Pérsico, que pela importância geoestratégica, ligando os países quesão os maiores produtores e exportadores de petróleo com o restante do mundo, ganhará maiorimportância pela quantidade do recurso que passará a circular entre os continentes.

e) O Canal de Gibraltar, principal rota comercial desde o princípio do Mercantilismo, possibilitarámaior fluxo de pessoas e mercadorias entre a região mais desenvolvida da Europa e os demaiscontinentes.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4935

Página 36

57 - Observe o mapa abaixo para responder à questão.

I - A comparação entre as regiões da Anatólia, onde está a maior parte do território daTurquia, e a da Califórnia nos Estados Unidos, nos permite afirmar que ambas são zonasde alta vulnerabilidade à ocorrência de terremotos e aguardam aquilo que os estudiososchamam de “Big One”, ou “O Maior”, provocando imensa destruição nas cidadeslocalizadas sobre ou próximas às falhas.

II - Tanto no território turco quanto no estadunidense, a presença de placas divergentesestá provocando a ruptura e o afastamento de uma parte dos territórios, o que,inevitavelmente, causará a subducção de um dos lados.

III - As falhas de San Andreas (EUA) e da Anatólia do Norte (Turquia), são as duas únicasfalhas que separam placas com movimentos transformantes no planeta, e que, emborasejam zonas de frequentes abalos sísmicos, não correm riscos de ruptura total nosterritórios.

IV - Nas duas regiões ocorrem encontros convergentes de placas tectônicas que produzem,além da instabilidade sísmica, forte atividade vulcânica.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas I é verdadeira.b) apenas II é verdadeira.c) apenas III é verdadeira.d) apenas IV é verdadeira.e) Todas as anteriores são verdadeiras.

Comparação entre as falhas de Anatólia do Norte e San Andreas

Sequência de terremotos 1939/1992

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4936

Página 37

58 - Analise o gráfico abaixo.

Sobre a questão apresentada, é INCORRETO afirmar que

a) o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, e essa desigualdade se expressa de váriasmaneiras, sendo que uma das suas manifestações é a segregação espacial, onde a oferta deserviços públicos, moradia, saneamento básico e acesso a mobilidade pública, seja distribuídade maneira desigual pelo território de uma única cidade.

b) a desigualdade no Brasil é caracterizada também por aquelas [desigualdades] que não sãoproduzidas pelas cidades, que são questões associadas à própria renda e ao mercado de trabalho.

c) apesar das desigualdades evidentes, os avanços em saneamento básico estão permitindo umauniversalização da água e do esgoto, evitando que o país seja separado em “ilhas” onde hajaconcentração na oferta desses serviços.

d) a falta de saneamento é um elemento que compõe um quadro de desigualdade social, na medidaem que expõe parte da população a um ambiente que facilita a transmissão de doenças comodengue, zika, cólera e hepatite, à contaminação do solo, a deslizamentos e inundações.

e) mesmo nas regiões com mais cobertura de saneamento, essa desigualdade se apresenta dentrodas próprias cidades cujos serviços recebem grandes investimentos e atendem a maior parte dapopulação.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4937

Página 38

59 - Localizado em Ghatkopar, um subúrbio de Mumbai, o local agora funciona como um campode ajuda humanitária para 350 famílias que deixaram suas aldeias na zona rural de Maharashtradevido à seca, a pior em 100 anos. [...] Mais de 330 milhões de indianos, cerca de um quarto dapopulação do país, estão sendo afetados pela seca. Neste Estado do oeste, onde mais da metadeda população depende da economia rural, os efeitos são severos. Uma média de cerca de noveagricultores por dia cometeu suicídio no ano passado, principalmente por causa de dívidas ligadasà perda das plantações. Os indianos rurais estão ficando para trás, enquanto os indianos urbanosdesfrutam de prosperidade sem precedente. E as tragédias que atingem os pobres beneficiam osmais ricos. Forçados a migrar para as cidades, os agricultores deslocados têm pouca opção a nãoser se juntar à enorme força de trabalho desorganizada que serve à classe média urbana comotrabalhadores domésticos ou de construção.

The International New York Times. Sonia Faleiro,Mumbai (Índia) 19/06/2016

As severas secas que assolam a Índia ocorrem durante

a) os verões, resultado dos efeitos do El Niño, que assim como no sertão brasileiro, provocamsecas no oeste do território indiano.

b) o verão, período de estiagem naquela região, e que estão sendo muito acentuados peloaquecimento global.

c) o inverno, período em que o regime de monções na região sul e sudeste da Ásia provoca aestação de seca.

d) o verão, por causa das monções de verão que provocam intensas chuvas nas áreas mais aonorte do território indiano enquanto que o sul sofre com as secas.

e) o inverno, resultado dos efeitos da La Niña, que diferentemente do El Niño, diminui os níveis deevaporação do Oceano Índico e provoca secas mais rigorosas.

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4938

Página 39

60 - Observe o gráfico e depois responda à questão.

Durante o ano de 2016 fomos bombardeados com notícias sobre a alta nos preços do feijão,elemento essencial na alimentação da população brasileira. Assinale a alternativa que foiapresentada para justificar essa alta.

a) A intensa geada e índices de chuva muito acima da média na região Sul do país, efeito provocadopelo El Niño que, especialmente neste ano, foi muito forte.

b) A estiagem em regiões do Brasil que também produzem a leguminosa, pelos efeitos do El Niñoque provocam desequilíbrio na distribuição das chuvas.

c) A doação feita pelo governo federal de parte da safra para Cuba e Venezuela que estão passandopor uma crise de abastecimento alimentar.

d) A substituição das áreas de plantio de alimentos por culturas mais viáveis economicamente e queatendem aos interesses do agronegócio.

e) A pouca disponibilidade de terras com as características de solo apropriadas à cultura do feijão.

Figura 6 - Área Colhida de Arroz, Cana-de-açúcar, Feijão, Milho e Soja, Região Sudeste, Brasil, 2011 a 2013.Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA,

2011-13. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em <http://ibge.gov.br>. Acesso em: jun. 2013.

Arroz

Cana-de-açúcar

Feijão

Milho

Soja(milh

ão d

e h

a)

2011 2012 2013

(ano)

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4939

Página 40

RASCUNHO

CEUB OUTUBRO 2016 - alt 17-10.pmd 10/17/aaaa, 21:4940