Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

7
Ano 7 - nº 122 - Araçuaí, 1º a 30 de novembro de 2.013. SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 04/11 - O Sitio Maravilha possui hoje, um cultivo diversificado de culturas. Semanalmente produz aproximadamente 59 (cinquenta e nove) molhos de hortaliças e 151(cento e cinquenta e um) quilograma de alimentos; dentre eles: cenoura, beterraba, mandioca, feijão catador, berinjela, mandioca, banana, e jiló que são destinados ao Projeto Ser Criança e Ação Social. A produção contribuiu com uma alimentação mais saudável e diversificada para crianças e idosos. - 05/11 - Curva de nível em volta do lago para a retirada da enxurrada. Esta técnica evita o acúmulo de água barrenta no lago e a mortalidade dos peixes na época da chuva. - 06/11 - Incorporação da matéria orgânica em 10 (dez) mandalas. O plantio é feito todas as terças- feiras, em escala, com rotação de cultura para que não faltem alimentos para os projetos. - 07/11 - Na chocadeira encontram-se aproximadamente 60(sessenta) ovos de codorna. O plantel de pequenos animais vem aumentando a cada dia. Recentemente nasceram mais 20 (vinte) filhotes. Totalizando 106 (cento e seis) codornas. - 13/11 e 14/11 - A equipe do Sítio Maravilha recebeu a visita de 40 (quarenta) alunos da Escola Estadual Industrial São José e 20 (vinte) da Escola Estadual Frei Rogato. A proposta do grupo era conhecer as tecnologias desenvolvidas no Centro de Referência de Tecnologias Sustentáveis do Vale do Jequitinhonha (Sítio Maravilha) e a importância da preservação no ambiente onde vivem. - A equipe do Sítio está a cada dia se apropriando mais do uso dos alternativos na alimentação, potencializando os recursos disponíveis existentes, possibilitando as mudanças de hábitos e melhorando a alimentação das pessoas. - 18/11 - Catalogação das práticas desenvolvidas em cada zoneamento, com a proposta de avaliar, junto com a equipe, os resultados positivos e 1

description

Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

Transcript of Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

Page 1: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

Ano 7 - nº 122 - Araçuaí, 1º a 30 de novembro de 2.013.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 04/11 - O Sitio Maravilha possui hoje, um cultivo diversificado de culturas. Semanalmente produz aproximadamente 59 (cinquenta e nove) molhos de hortaliças e 151(cento e cinquenta e um) quilograma de alimentos; dentre eles: cenoura, beterraba, mandioca, feijão catador, berinjela, mandioca, banana, e jiló que são destinados ao Projeto Ser Criança e Ação Social. A produção contribuiu com uma alimentação mais saudável e diversificada para crianças e idosos.

- 05/11 - Curva de nível em volta do lago para a retirada da enxurrada. Esta técnica evita o acúmulo de água barrenta no lago e a mortalidade dos peixes na época da chuva.

- 06/11 - Incorporação da matéria orgânica em 10 (dez) mandalas. O plantio é feito todas as terças- feiras, em escala, com rotação de cultura para que não faltem alimentos para os projetos. - 07/11 - Na chocadeira encontram-se aproximadamente 60(sessenta) ovos de codorna. O plantel de pequenos animais vem aumentando a cada dia. Recentemente nasceram mais 20 (vinte) filhotes. Totalizando 106 (cento e seis) codornas.

- 13/11 e 14/11 - A equipe do Sítio Maravilha recebeu a visita de 40 (quarenta) alunos da Escola Estadual Industrial São José e 20 (vinte) da Escola Estadual Frei Rogato. A proposta do grupo era conhecer as tecnologias desenvolvidas no Centro de Referência de Tecnologias Sustentáveis do Vale do Jequitinhonha (Sítio Maravilha) e a importância da preservação no ambiente onde vivem. - A equipe do Sítio está a cada dia se apropriando mais do uso dos alternativos na alimentação, potencializando os recursos disponíveis existentes, possibilitando as mudanças de hábitos e melhorando a alimentação das pessoas. - 18/11 - Catalogação das práticas desenvolvidas em cada zoneamento, com a proposta de avaliar, junto com a equipe, os resultados positivos e

1

Page 2: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

negativos do trabalho realizado desde o inicio das práticas de Permacultura no Sítio. A partir dessa avaliação o coordenador Celso traçará metas para o ano de 2014. Acontecerá - 20/11 - Plantio de 140(cento e quarenta) mudas de café sombreado. As mudas foram plantadas embaixo dos pés de neem que tem a função de quebra vento. Uma alternativa para aproveitar melhor o sombreamento das árvores, ampliando a produção.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu - Grupo de Estudo sobre o tema Empreendedorismo, ministrado por Ana Paula Borges com o objetivo de contribuir na formação humana e profissional dos jovens em relação ao mercado de trabalho. Tudo ocorreu num clima dinâmico, com discussões sobre os mitos e as verdades sobre o empreendedorismo, entre outros. - A equipe da Dedo de Gente recebeu a visita dos integrantes da Escola Estadual de Santana, Araçuaí,- alunos, coordenador pedagógico, vice diretor e professor de geografia. O propósito do grupo era conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe do Softwares, a metodologia aplicada e o funcionamento do Softwares.

- Inauguração do Banco do Conhecimento com a presença do Secretário de Educação, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, professores do IFNMG, representante da Secretaria Estadual de Cultura, crianças e educadores do CPCD. Após a apresentação do coral Meninos de Araçuaí, o publico presente teve acesso ao acervo do Banco: livros didáticos e literários, revistas, filmes, documentários e aos terminais de pesquisas, com enciclopédias, jogos educativos e tecnologias. Faça-nos uma visita e conheça o nosso acervo. O acesso é livre para estudantes e moradores. Acontece - Pesquisa de novos modelos de móveis rústicos e fino acabamento para serem confeccionados pelos jovens da Marcenaria. Acontecerá - A Dedo de Gente prepara-se para a Mostra de Natal. Em breve novidades em ferro e sucata. Aguardem!

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG - Aconteceu - Finalização do protótipo do site institucional da Dedo de Gente. Ainda em fase de aprovação. A proposta é ter um site mais dinâmico com uma geração de conteúdo moderada, integrando todas as fabriquetas. Acontece - Criação de Ilustrações para o Calendário 2014. Esta versão será em um formato diferente e trará os princípios da Carta da Terra. Acontecerá - Desenvolvimento do site da ArteCarste. Com layout e design definidos, a equipe iniciará a etapa de aplicação e programação do site. O design foi pensado para se adaptar às necessidades do cliente e às novas tendências da web.

2

Page 3: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu - Grupo de Estudo Audiovisual - O grupo realizou mais um momento de estudos e troca de experiências no trabalho. Foi realizada uma semana de estudos para desenvolver o olhar dos jovens para o aprimoramento da técnica e também das discussões de temas e linguagens nas produções. Dentre as atividades tivemos pesquisa, documentários de diretores consagrados e discussões bem fluentes nas rodas, além de procurar executar, na prática, tudo o que estava sendo assistido e discutido pelo grupo. Esses momentos são de suma importância para o grupo, pois a equipe sabe que o aprendizado tem que ser constante e que é preciso buscar boas referências em termos cinematográficos para ir construindo, dia-a-dia, essa identidade para seus trabalhos. - Rodas de inspiração – Diariamente a equipe assiste aos vídeos “Me inspira - Gente - é o que inspira a gente, da Petrobrás. Os vídeos são fonte de inspiração e motivação para os jovens artesãos. Histórias ricas em conteúdo com personagens reais, contando a sua história.

Acontece - Oficina com os adolescentes do projeto Ser Criança. A proposta da equipe Dedo de Gente é disseminar os princípios, as dimensões, as tecnologias e dar aos jovens do projeto a oportunidade de conhecer e identificar-se com o trabalho desenvolvido.

Acontecerá - A equipe da Dedo de Gente iniciará as filmagens na Escola Família Agroecológica de Araçuaí. A proposta é produzir um vídeo com a história da EFA, a sua importância em Araçuaí, em especial para os moradores locais. - Produção de roteiros e vídeos de 1 Minuto - A equipe produzirá alguns vídeos de 1 minuto com temas variados. Esse exercício é muito importante para o processo produtivo do grupo, pois, além de muita conversa, desperta a criatividade e olhares para a criação de novos temas e personagens. Os vídeos serão postados nas mídias sociais e a equipe poderá inscrevê-los em festivais. Aguardem! Em breve os links para acesso.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - Em foco

Acontecerá - Estudo da Carta da Terra com texto, vídeo e jogos, com participação de todos os jovens da Dedo de Gente.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 12/10 - Lançamento do novo cd Presente de Vô. O espetáculo aconteceu no Corredor Cultural da escola de música Bituca em Barbacena e nos dias 08 e 09/11 apresentação do Coral no teatro Alfa em Paulo. - 04/11 - O grupo Coração Civil realiza pesquisa lúdica nas enciclopédias “Grandes Personagens de Nossa História” como a de Cabral, Tiradentes, Fernão Dias, Aleijadinho. Algumas curiosidades que descobriram sobre os personagens como Tiradentes é que seu corpo foi esquartejado, tendo sido os pedaços enviados para diversos cantos do país, para expiação. Um dos braços foi para Paraíba do Sul, outro para Barbacena, as pernas para outras localidades. A Ouro Preto coube a cabeça, enviada dentro de um barril, mergulhada em forte salmoura.

3

Page 4: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

- 04 a 06/11 - A equipe do Programa AÇÃO da rede Globo, esteve no Projeto Ser Criança, produzindo a reportagem sobre O Coral Meninos de Araçuaí, o cotidiano no Ser Criança e as viagens do coro. A reportagem será exibida na terceira semana de dezembro. - 05/11 - Produção de 48 (quarenta e oito) mudas de caju e manga pelos grupos Colibri e Coração Civil. Algumas mudas frutíferas foram plantadas no quintal de Larissa e duas de neen na porta da casa. O objetivo é incentivar as famílias a cuidar do seu quintal e da rua para que todos tenham uma vida mais saudável.

- O grupo Amigos da Natureza e Estrelinhas (crianças de 06 e 08 anos) trabalha suas dificuldades através da pedagogia do biscoito escrevido. A partir dos ingredientes e do modo de fazer, as crianças aprendem a matemática e português. Sem contar a alegria e auto estima de poderem superar suas dificuldades e comerem o biscoito que eles mesmos fizeram. Esta é mais uma tecnologia de aprendizagem, aprender brincando e valorizar os saberes de nosso povo.

- O grupo Cultura Sempre criou o jogo “Adivinhe a Ação” um jogo de mímica que trabalha a percepção e que pode ser desenvolvido com vários temas, de acordo com a necessidade. - 08/11 - Cortejo e brincadeiras do Boi Manhoso com meninos do Ser Criança, Josino Medina e os alunos da Educação Infantil do Colégio Nazareth. Foi um momento de muita alegria e interação entre as crianças, educadores e professores do colégio. - 11/11 - 15 (Quinze) adolescentes e 06 monitores da AIPA - Assistência Intermunicipal de Proteção ao Adolescente, passaram o dia no Ser Criança, acompanhando a equipe e conhecendo a metodologia, através das atividades. Participaram da roda, das oficinas de brinquedoteca, brincadeiras, tinta de terra, avaliação e almoço. Dessa maneira disseminamos o nosso jeito de fazer e de valorizar o saber de cada um. - 16/11 - As crianças estão animadas com o plantio de mudas, 50 (cinquenta) mudas são produzidas semanalmente. Parte das mudas serão doadas às mães, no programa Uma Criança Uma Vida e o restante será plantado na rua adotada pelo projeto. Acontece - 250 (duzentos e cinquenta) livros foram lidos pelas crianças e educadores durante o mês de outubro. - Os grupos utilizam as enciclopédias virtuais para pesquisas escolares e outros tipos como ritmos do Brasil, focando os de maior relevância para ser trabalhado nas atividades de música com as crianças. Acontecerá - 28/11 - Viagem da coordenadora do Ser Criança Ana Paula para a Cerimônia de premiação do Prêmio Itaú Unicef, em São Paulo. O Projeto Ser Criança de Araçuaí foi o vencedor da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, na categoria Grande Porte- Regional Minas Gerais. O Projeto agora é finalista para a premiação nacional!

4

Page 5: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

O Prêmio é uma iniciativa do Programa Educação & Participação, da Fundação Itaú Social e do UNICEF. Seu objetivo principal é identificar, reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, em parceria com a escola pública, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, por meio do desenvolvimento de projetos socioeducativos que qualificam e fortalecem a ação pública. Os projetos vencedores nacionais serão anun-ciados em evento de premiação no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo. CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí Aconteceu - Apresentação do III Sarau da Escola Família Agroecológica de Araçuaí. Através de teatros, poesias e exposição de painéis os jovens interpretaram o texto da obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina. Participaram do evento pais dos alunos, monitores e parceiros locais. - 02/11 - Visita dos alunos do 2º e 3º anos da EFA à Chapada do Lagoão. Através da participação do Sr. Zezé, morador local, os alunos conheceram a chapada, a sua história, os Pontos Luminosos e Nascentes. Com intuito de fortalecer a chapada foram plantadas 50(cinquenta) mudas de pequi, araticum e mangaba. Essas ações têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. - 05/11 - Apresentação de projetos pela turma de alunos do 3º ano. As apresentações fazem parte das atividades de conclusão do curso técnico em Agropecuária. Com segurança, motivação e apropriação os alunos apresentaram propostas coerentes com a formação adquirida dentro e fora da escola. As propostas de Projeto tiveram como objetivo gerar autonomia na vida das famílias

através da agricultura familiar e todo potencial existente nas comunidades.

- 07/11 - Doação de 172(cento e setenta e duas) mudas frutíferas retiradas do viveiro do Sitio Maravilha para as famílias da comunidade Baixa Quente. As mudas foram plantadas nos quintais com o objetivo de potencializar a produção de frutas na comunidade. 04 (quatro) alunos da EFA que residem na Baixa ajudaram na distribuição. No contato com essas famílias fortalecemos a parceria que acontece com a escola e a importância de cada uma delas no processo de transformação do lugar.

5

Page 6: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

- 08/11 - Encontro com os representantes da APA com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas no decorrer deste ano. Embora ainda existam metas a serem cumpridas houve uma avaliação positiva na implantação das ações do entorno da APA. Os conselheiros apontaram a participação assídua dos parceiros e moradores, como incentivo no desenvolvimento sustentável da região. 17 (dezessete) pessoas entre conselheiros e representantes das entidades locais estavam presentes. - 12/11 - Plantio de mudas de neem na praça da comunidade. Um dos desejos dos moradores é a restauração da praça. Para isso estamos contando com a participação dos alunos da EFA que residem na Baixa e alguns moradores locais. Garrafas pet estão sendo coletadas pelos alunos para construção do jardim que irá deixar o espaço bonito e aconchegante.

- 14/11 - Doação de 40 (quarenta) mudas frutíferas do viveiro do Sítio Maravilha para ampliação do pomar da escola. As mudas foram plantadas com intuito de aumentar a diversidade de frutas existentes e ao mesmo tempo criar mais um espaço de aulas práticas para os alunos. Acontece - Construção do IQP (índice de qualidade do Projeto) nas comunidades e com alguns alunos da EFA. Essa avaliação nos permite medir os impactos positivos que o trabalho causa na vida das pessoas e nos lugares onde atuamos. Acontecerá - 20/11 - Plantios de mudas frutíferas nos quintais dos alunos da EFA que residem na Baixa Quente. A atividade tem como objetivo a ampliação dos pequenos pomares já existentes em suas casas. Este informativo contou com a contribuição de Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Ana Paula Aparecida Silva, Edilúcia B. Luiz, Gislane Sena e Simone Cecília.

6

Page 7: Circulando Arassussa - ano 7 - nº 122

7